Sei sulla pagina 1di 7

(http://www.edpgassu.pt/index.php?

id=365) Simplicidade de regulao e de manuteno, rpida subida de temperatura, economias substanciais, so algumas das vantagens do gs natural, especialmente para a Indstria Txtil.

Produo de vapor
Caldeira de tubo de gua com vaporizao instantnea A gua percorre sob presso um corpo de aquecimento monotubo situado na cmara de combusto, transformando-se rapidamente em vapor. Estas caldeiras de pequena dimenso oferecem capacidades que vo de 100 Kg/h a 7.500 Kg/h de vapor e so de fcil instalao, podendo ser colocadas diretamente nos locais de utilizao. Permitem uma adaptao rpida e precisa da produo de vapores a necessidades irregulares, atingindo a potncia mxima em menos de 4 minutos. Apresentam um bom rendimento quando se recupera a energia contida na gua extrada no separador e uma boa relao produo/atravancamento. Gama de potncia: 70 kW a 5.000 kW. Rendimento: 90% do PCI. Potncia necessria: cerca de 700 kW por Kg/h de vapor.

Caldeira com tubos de exausto Os produtos de combusto restituem um mximo de calor, efectuando-se um percurso duplo ou triplo em tubos permutadores situados a jusante da cmara de combusto. Este tipo de equipamento disponibiliza um grande volume de vapor. Tem a grande vantagem de necessitar de um pequeno investimento, sendo a explorao geralmente com presena intermitente. Potncia de vaporizao: at 20.000/25.000 Kg/h de vapor a 20 bar. Potncia total: at 18 MW. Potncia absorvida: cerca de 700 kW por 1.000 Kg/h de vapor. Rendimento: superior a 90% do PCI.

Economizar e recuperar
Economizador possvel instalar um permutador fumos/gua de alimentao da caldeira na sada do desgasificador quando a gua de alimentao tem uma temperatura suficientemente baixa (inferior a 100C). Este sistema justifica-se, do ponto de vista econmico, para caldeiras de elevada potncia. O pr-aquecimento da gua de admisso destinada a compensar as perdas dos condensados, pode ser assegurado por um segundo permutador colocado a jusante do economizador. Aproveitam-se, assim, ao mximo os produtos de combusto:

Ganho de 4% a 5% do rendimento; Ganho de 12%, se a gua de admisso for abundante e fria.

Recuperador de produtos de combusto Consiste em arrefecer os produtos de combusto, aquecendo a ar comburente. A cada aumento de 20C na temperatura deste ar, corresponde um ganho de rendimento de um ponto. O recuperador dos produtos de combusto recomendado para caldeiras com um consumo superior a 20.000 MWh/ano e que estejam em funcionamento mais de 6.000 h/ano. Este equipamento pode tambm ser associado a um economizador. Obtm-se um ganho de 7% de rendimento, quando a temperatura do ar comburente elevada a 140C utilizando gases de combusto a 220C.

Secagem e Polimerizao
Secagem por ar quente com gs directo Um queimador linear, ou em cortina de ar, assegura o aquecimento directo do ar necessrio secagem dos produtos. Apresenta uma grande flexibilidade de utilizao, proporcionada pela modulao dos queimadores de 1 a 50.

Com a secagem por ar quente com gs direto obtm-se, em 10 minutos, a temperatura

desejada ao longo de toda a rmula (180C a 200C segundo o tipo de produtos). Para o mesmo efeito, um permutador a vapor demora 1h 30m, para uma temperatura mxima de 160C. Este equipamento proporciona uma extraordinria rapidez na elevao da temperatura, mantendo em simultneo a homogeneidade das temperaturas. Possibilidade de responder a qualquer necessidade por justaposio de queimadores. Potncia necessria, em secador tnel: cerca de 1,3 kW/h por kg de gua evaporada. Caldeira de fludo trmico Baterias de produo de ar quente so alimentadas por uma caldeira de fludo trmico. Utiliza-se um fludo trmico, como os leos minerais e de sntese, que podem atingir temperaturas de ebulio muito elevadas (cerca de 350C) presso atmosfrica. A caldeira de pequena dimenso pode ser instalada junto do secador a alimentar. A caldeira de fludo trmico possibilita o alcance de altas temperaturas, com grande preciso de afinao, sem corroso nem calcificao. Gama de potncia: de 80 kWh a 7.000 kWh.

A caldeira de fludo trmico pode ser substituda por uma caldeira de vaporizao instantnea, para temperaturas de secagem limitadas a 160C. O gerador assim instalado ser mais compacto para potncia idntica.

Queimador de cortina de ar O aquecimento do ar feito por mistura directa com os produtos de combusto. O queimador colocado na manga ou na conduta de distribuio que serve de cmara de combusto. Destina-se a todas as aplicaes de secagem, dispondo de temperatura de ar de 20C a 750C. As suas vantagens so:

Excelente estabilidade da chama e qualidade da combusto; Controlo muito preciso da temperatura, atravs da modulao de 1 a 20; Homogeneidade das temperaturas;

Inexistncia de inrcia; Rendimentos elevados; Economias de investimento; Ganho de espao.

Possibilidade de responder a qualquer necessidade por justaposio de queimadores. Rendimento prximo de 100%.

Queimador Linear Este equipamento composto por dois tubos concntricos de alimentao de ar e de gs. Estes fludos misturam-se no nariz de injectores justapostos formando uma linha de chama. Ideal para a secagem directa de txteis e madeiras. A potncia deste equipamento rigorosamente repartida por toda a superfcie de queima. A modulao da potncia de 20% a 100% permite um controlo muito preciso da temperatura. Potncia de 50 kW a 300 kWh (PCI) por metro linear.

Queimador Linear com Largura de Aquecimento Varivel Este equipamento compe-se de dois tubos concntricos de alimentao de ar e de gs. Estes fludos misturam-se no nariz de injectores justapostos formando uma linha de chama. A obteno de uma largura de aquecimento varivel feita por pistes que controlam a chegada de gs ao longo do tubo de alimentao. Destina-se essencialmente a aplicao nos txteis, em cilindros de secagem. Das caractersticas deste tipo de queimador destacam-se:

Regulao da largura de aquecimento; Potncia rigorosamente repartida por toda a superfcie de queima; Controlo muito preciso da temperatura, atravs da modulao da potncia de 20% a

100%;

Regulao da largura de aquecimento at 3 metros.

Potncia de 50 kW a 300 kWh (PCI) por metro linear.

Queimador com baixo teor de NOx Os queimadores, com andares de combusto, asseguram uma concentrao de oxignio mais baixa na zona de combusto, reduzindo, assim, a formao de NOx. Consegue-se desta forma reduzir as emisses destes compostos em 50%, sem afectar o rendimento trmico. O teor dos produtos de combusto assim obtidos contm cerca de 70 mg/m3 destes compostos, respeitando as regulamentaes europeias (350 mg/m3 para potncias superiores a 50 MW).

Pr-secagem por painis radiantes cermicos A combusto de uma pr-mistura de gs, ao contactar com a superfcie em cermica porosa provoca radiao na frequncia dos infravermelhos. A gama de funcionamento varia entre 70% e 100% da potncia instalada. Durante a fase de arranque e paragem, os painis so ocultados por uma pelcula de fibra cermica. Aplicao na pr-secagem de tecidos e papel.

Capacidade de evaporao: 50% da gua contida no tecido; Alargamento da produo; Baixo custo de explorao; Limitao da migrao dos corantes graas homogeneidade de temperaturas em

ambas as faces;

Diminuio da sujidade acumulada nos rolos do Hot Flue. Consumo especfico de secagem: 1,3 kWh/Kg de gua evaporada.

Pr-secagem por painis radiantes fibrosos A combusto de uma pr-mistura a gs efectua-se superfcie de um painel fibroso, que irradia no espectro dos infravermelhos, sendo a superfcie de emisso infravermelha ajustada em funo do plano de desfiamento do tecido.

Os painis radiantes fibrosos permitem uma boa homogeneidade de temperaturas emitidas, o que faz com que a gua existente nos tecidos seja colocada temperatura ideal antes da entrada nos secadores. As vantagens deste equipamento so as seguintes:

Excelente qualidade de impresso: a radiao infravermelha limita a difuso dos

colorantes das fibras;


Ganhos de produo introduzidos pelo conjunto da linha: 20% a 40%; Rpido aumento de temperatura: 85C em 5 segundos na temperatura da superfcie do

emissor infravermelho;

Sem qualquer inrcia extino da chama; Adaptabilidade dos painis a todas as superfcies.

Potncia da superfcie elevada: 140 kWh/m2 (PCI).

Cilindro polimerizador No interior do cilindro polimerizador, painis radiantes fibrosos so aquecidos a uma temperatura compreendida entre 100C e 200C. A regulao efetua-se pelo controlo de uma cmara de infravermelhos. Os cilindros polimerizadores permitem obter:

Excelente qualidade dos produtos; tima homogeneidade de temperaturas; Ganhos de produtividade introduzidos pelo conjunto da linha: 20% a 40%; Rpido aumento de temperatura: 85C em 5 segundos na temperatura da superfcie do

emissor infravermelho;

Adaptabilidade dos painis a todas as superfcies.

Potncia da superfcie elevada: 140 kWh/m2 (PCI)

Cilindro de aquecimento equipado com um queimador linear O cilindro est colocado sobre 4 roletes para facilitar o transporte e guindagem. Est equipado, no seu centro, com um queimador linear de largura varivel.

Este sistema permite aquecer o cilindro sobre a largura exacta pretendida sem provocar um sobreaquecimento. Proporciona.

Excelente transmisso trmica; Economia de energia; Investimento moderado quando comparado a uma rmula; Economia de espao; Utilizao flexvel; Capacidade de evaporao por metro de largura: 300 kg de gua/h.

Consumo: 1 kWh/kg de gua evaporada.

Potrebbero piacerti anche