Sei sulla pagina 1di 12

Glicerol O glicerol ou glicerina, o nome comercial do composto de nomenclatura IUPAC propano 1,2,3- triol.

. Este um composto fundamental dentro do sistema metablico de diversos microorganismos. Est presente em todos os leos e gorduras de origem animal e vegetal em sua forma combinada, ou seja, ligado a cidos graxos tais como o cido esterico, olico, palmtico e lurico para formar a molcula de triacilglicerol. Esta substncia incolor, viscosa, higroscpica (absorve umidade), oleosa, de sabor doce, solvel em gua e lcool, pouca solubilidade em ter, acetato de etila e dioxano e insolvel em hidrocarboneto. Todo o glicerol produzido no mundo, at 1949, era proveniente da indstria de sabo. Atualmente, 70% da produo de glicerol nos Estados Unidos ainda provm dos leos e gorduras naturais e da produo do glicerol sinttico que um subproduto da fabricao de propileno. O glicerol reconhecido como seguro para o consumo humano desde 1959, podendo ser utilizado em diversos produtos alimentcios para os mais diversos propsitos. Vrios estudos mostraram que uma grande quantidade de glicerol pode ser administrada sem aparecimento de qualquer efeito adverso sade. Ultimamente vem ganhando um espao especial nos assuntos sobre qumica verde. Em busca de novas alternativas para os combustveis fsseis, altamente poluentes e de fontes cada vez mais escassas, um dos principais substitutos para ele tem sido o biodiesel. O mercado de glicerol acompanha a ascenso da produo de biodiesel, uma vez que ambos esto diretamente relacionados. O processo produtivo de glicerol no envolve tecnologia complexa, tornando seu uso fcil. Mesmo assim tem custo elevado, limitando seu uso em algumas aplicaes.

cidos Graxos Os cidos graxos so cidos carboxlicos de cadeia aliftica. So considerados componentes orgnicos, contendo carbono e hidrognio em suas molculas. Possuem normalmente entre quatro e 36 carbonos na cadeia aliftica. So encontrados em leos vegetais e gorduras animais e so considerados gorduras boas, por isso devem estar inclusos na dieta alimentar. Os cidos graxos poliinsaturados (cidos graxos essenciais) so sintetizados por plantas e conferem ao organismo uma srie de benefcios. atravs da alimentao que consumimos os cidos graxos que sero utilizados como fonte de energia para o funcionamento de nosso corpo. Aproximadamente 40% do total de nossa necessidade diria de cidos graxos so obtidos atravs da dieta. Os cidos graxos essenciais para a alimentao humana so o cido linolnico (mega-3) que est presente em grande quantidade nos peixes e leos de peixe e o cido linolico (mega-6), presente nos leos vegetais (soja, milho, girassol). H outro cido graxo conhecido como Omega-9, mas este tipo pode ser facilmente produzido pelo organismo, enquanto os outros dois tipos no so possveis. Em algumas espcies de seres vivos, como, por exemplo, animais que hibernam e pssaros migrantes, os cidos graxos so sua nica fonte importante de energia. Uma alimentao humana corretamente balanceada deve conter cidos graxos essenciais que so necessrios para manter os nveis saudveis de lipdios no sangue. Eles tambm so necessrios para uma coagulao sangunea adequada e para regular a presso arterial. Outra funo importante o controle de inflamaes nos casos de infeco ou leso. Os cidos graxos essenciais tambm podem ajudar o sistema imunolgico a reagir adequadamente. Existem poliinsaturados. Os cidos graxos saturados so aqueles que no possuem dupla ligao entre seus tomos de carbono ou outro grupo funcional ao longo da cadeia. Geralmente possuem uma forma reta, o que permite seu armazenamento de forma muito eficiente. So slidos temperatura ambiente. As gorduras contendo cidos graxos saturados so chamadas de gorduras saturadas. Exemplos de alimentos ricos em gorduras saturadas trs tipos de cidos graxos: saturados, monoinsaturados e

so banha, bacon, toucinho, manteiga, leite integral, creme de leite, ovos, carne vermelha, chocolate e gorduras slidas. O excesso de ingesto de gordura saturada pode aumentar os nveis de colesterol no sangue e aumentar o risco de desenvolver doena arterial coronariana.

Figura 1 cido graxo saturado

Veja alguns dos cidos graxos mais comuns na tabela abaixo: T ABELA 1- CIDOS
GRAXOS MAIS COMUNS

Nome comum

Nome sistemtico

Estrutura

cido butrico

cido butinico

CH3(CH2)2COOH

cido caprico

cido hexanico

CH3(CH2)4COOH

cido caprlico

cido octanico

CH3(CH2)6COOH

cido cprico

cido decanico

CH3(CH2)8COOH

cido lurico

cido dodecanico

CH3(CH2)10COOH

cido mirstico

cido tetradecanico

CH3(CH2)12COOH

cido palmtico

cido hexadecanico

CH3(CH2)14COOH

cido esterico

cido octadecanico

CH3(CH2)16COOH

cido araqudico

cido eicosanico

CH3(CH2)18COOH

cido palmitoleico

cido cis-9-hexadecenico

CH3(CH2)5CH=CH(CH2)7COO H

Os cidos graxos monoinsaturados contm uma nica dupla ligao. So encontrados no abacate, nozes, azeite de oliva e nos leos de canola e de amendoim. Pesquisas relatam que o consumo de gorduras monoinsaturadas benfico na reduo do colesterol LDL, tambm conhecido como mau colesterol, como tambm diminui o risco de se desenvolver doenas cardacas.

Figura 2 cido monoinsaturado

Os cidos poliinsaturados possuem duas ou mais duplas ligaes. Podem ser encontrados em leo de girassol, leo de milho, leo de soja, leos de peixe e tambm em oleaginosas como a amndoa e a castanha.

Figura 3 cido poliinsaturado

O nico cido graxo que o homem no capaz de sintetizar o linolico, por isso definido como essencial. Veja na Tabela 2 a concentrao mdia dos principais cidos graxos em quatro gorduras usadas na alimentao.

T ABELA 2 - CIDOS cidos graxos saturados C 12:0 lurico C 14:0 mirstico C 16:0 palmtico C 18:0 esterico C 20:0 araquidnico C 22:0 behnico C 24:0 lignocrico Monoinsaturad o C 16:1 palmitolico C 18:1 olico C 20:1 eladico C 22:1 ercico Poliinsaturado C 18:2 linolico 11,0% Azeite Virgem 0 traos 12,0% 2,3% 0,4% 0 0

GRAXOS DE QUATRO GORDURAS

Margarina 1,5% 0,5% 23,7% 5,2% 0,8% 0,5% 0

leo de Girassol 0 traos 8,0% 2,5% 0,2% traos 0

leo de Milho 0 0,6% 14,9% 2,3% 0,3% traos traos

1,0% 72,0% 0 0

1,4% 36,9% 1,4% 3,8%

0,1% 13,0% 0,1% 0

0,3% 30,0% 0,1% 0,1%

21,1%

75,0%

50,0%

C 18:3 linolnico

0,7%

2,0%

0,5%

1,6%

Fonte: McCance & Widdowson - 1985

Em soluo aquosa, os cidos graxos tendem a agrupar-se em estruturas globulares denominadas micelas, em que a zona do cido carboxlico ("cabea") se situa na zona externa da micela, por ser a parte hidroflica da molcula, enquanto que as "caudas" (hidrofbicas) apontam para o interior da micela, evitando o contato com o solvente polar. Tambm pode ocorrer a formao de bicamadas, com a mesma organizao das micelas, mas estruturando-se formando duas camadas, com as "caudas" voltadas para o lado interno da bicamada. A estrutura em bicamada permite a existncia de membranas que compartimentalizam a clula e a separam do meio exterior. Reaes Uma vez que leos e gorduras so steres, eles sofrem reao de hidrlise cida ou bsica. A hidrlise cida produzir simplesmente o glicerol e os cidos graxos constituintes. J a hidrlise bsica produzir o glicerol e os sais desses cidos graxos. Aquecendo gordura em presena de uma base, realizamos uma reao qumica que produz sabo. leo/gordura + base glicerol + sabo

Figura 4 Saponificao

Outra reao que pode ser citada a da glicerina na fabricao do explosivo conhecido como nitroglicerina. Ela formada pela reao de um cido (HNO3) e um alcool (a glicerina). Trata-se de um ster derivado de um cido inorgnico.

Figura 5 Formao de nitroglicerina

A transesterificao de cidos graxos A reao de transesterificao uma reao qumica que pode ocorrer entre um ster e um lcool ou entre um ster e um cido, sempre tendo a formao de um novo ster. Esse mtodo bastante vivel porque, visto que ocorre em apenas uma etapa, ele se processa de modo rpido na presena de um catalisador, simples, barato e se realiza em presso ambiente. A transesterificao pode ser realizada em meio cido ou bsico e como tambm se trata de um equilbrio, o lcool empregado como solvente, o que favorece a formao de um novo ster. Esse tipo de transesterificao que reage o ster com lcool chamada de alcolise. Pode-se tambm reagir o ster com um cido carboxlico ou com outro ster, sendo denominadas de acidlise e interesterificao, respectivamente. Na atualidade, a reao de transesterificao de leos vegetais ou gordura animal (triglicerdeos) com alcois vem despertando muito interesse, sendo que o principal produto da reao (ster) possui propriedades similares s do diesel de petrleo, podendo ser utilizado puro ou adicionado ao diesel fssil, comumente conhecido como biodiesel. O biodiesel um biocombustvel que pode ser usado como combustvel no lugar do diesel, mas com o benefcio de poluir menos o meio ambiente, j que no possui compostos do elemento enxofre, que so em grande parte responsveis pelo agravamento de problemas ambientais. Alm disso, o ele biodegradvel, renovvel e no corrosivo. Para o Brasil, a produo do biodiesel vantajosa em funo da possibilidade do cultivo de oleaginosas sem afetar a produo e oferta de alimentos. A seguir representada uma reao de transesterificao de um triglicerdeo com um lcool, obtendo-se como produtos o ster e a glicerina.

Figura 5 - Esquema geral de uma reao de transesterificao de triglicerdeos com lcool

Diversos alcois podem ser empregados neste tipo de reao, sendo que o metanol (CH3OH) e o etanol (CH3CH2OH) so os mais empregados. Estes podem reagir rapidamente com os triglicerdeos, com o uso de hidrxido de sdio (NaOH) como catalisador. Atualmente, os catalisadores bsicos e cidos mais usados vm sendo os hidrxidos e alcxidos de sdio ou potssio e os cidos sulfrico e clordrico.

Nilon O nilon foi a primeira fibra txtil sinttica produzida. Dos fios

desse polmero fabricam-se o velcro e os tecidos usados em meias femininas, roupas ntimas, mais,biqunis, bermudas, shorts e outras roupas esportivas. Os nilons so identificados por um sistema de numerao que indica o nmero de tomos de carbono em cada um dos monmeros. Por exemplo, havendo seis tomos de carbono na hexametilenodiamina e no cido adpico, o Nylon correspondente o 6,6. Os Nylons 6,6 so importantes por possurem elevada resistncia mecnica, resistncia ao impacto e rigidez, boa transparncia, excelente barreira ao oxignio, ausncia de toxicidade e grande resistncia qumica. O nilon e as demais poliamidas podem tambm ser moldados sob outras formas, alm de fios, possibilitando a confeco de objetos como parafusos, engrenagens e pulseiras para relgios. O nilon tambm muito utilizado para realizao de suturas em ferimentos, uma vez que um material inerte ao organismo e no apresenta reao inflamatria como outros fios de sutura. A produo do nilon 6,6 baseada numa reao de poliadio entre o cido adpico e o hexametilenodiamina. Entre suas principais caractersticas est a resistncia e esta pode ser explicada por sua cadeia polimrica. Quanto maior a cadeia carbnica, maior ser o ponto de fuso e ebulio da mesma, sendo assim, simples observar que o nylon 6,6, sendo constitudo por uma longa cadeia carbnica (6 do cido e 6 da amina) ter tal atributo. As propriedades do nylon tambm so explicadas pelo seu procedimento de obteno: para que a fibra se torne elstica e resistente, necessita ser fundida em altas temperaturas, ou seja, em ponto de fuso elevado (esta reao realizada a 280 C).

Figura 6 Reao de polimerizao do nilon 6,6

Suas principais caractersticas so: baixo peso especfico, alta resistncia ao desgaste e abraso, ponto de fuso elevado, permite aditivao, excelente isolante trmico e eltrico, boa resistncia a agentes qumicos, auto-extinguvel, autolubrificante, tratado termicamente, tenacidade e facilidade de usinagem. Por se tratar de um produto com boas propriedades fsicas, mecnicas, eltricas e qumicas pode assim substituir com vantagens o bronze, o lato, o alumnio, o duralumnio, o ferro fundido e o ao. O primeiro uso comercial do nylon foi para fazer cerdas de escovas de dentes. Logo depois, foram postas meias de nylon venda, que foram um enorme sucesso. Com isso, o nylon se mostrou ideal para ser usado em muitos outros produtos: redes e linhas de pesca, corda para raquetes e revestimento para fios eltricos. Na segunda guerra mundial, o nylon teve diversas aplicaes em produtos militares: fios para reforar pneus, bales metereolgicos e pra-quedas. Com o fim da guerra, a produo do nylon foi novamente revertida para os produtos cotidianos. Posteriormente, o polmero tambm foi usado para trajes de esportes de inverno, tapete, acessrios para casa e velas de barco. Entre suas principais aplicaes, esto as industriais, txteis e automotivas. Industriais: roscas e engrenagens.

Txteis: meia cala, pra-quedas. Automobilsticas: pneu. Referncias

http://pt.wikipedia.org/wiki/Glicerol http://www.infoescola.com/compostos-quimicos/glicerina/ http://pt.wikibooks.org/wiki/Bioqu%C3%ADmica/%C3%81cidos_gordos http://www.infoescola.com/bioquimica/acidos-graxos/ http://www.todabiologia.com/dicionario/acido_graxo.htm http://www.azeite.com.br/index.php? option=com_content&view=article&id=1414:acidos-graxos-definicao-eclassificacao&catid=71:referencias-cientificas&Itemid=115 http://quimicasemsegredos.com/reacao-de-Saponificacao.php http://www.brasilescola.com/quimica/reacoes-transesterificacao.htm http://educacao.uol.com.br/disciplinas/quimica/esterificacao-e-transesterificacaoconheca-as-caracteristicas-dessas-reacoes.htm http://web.ccead.puc-rio.br/condigital/mvsl/linha%20tempo/Nylon/nylon66.html

Potrebbero piacerti anche