Sei sulla pagina 1di 44

SAERJINHO

MATRIZ DE REFERNCIA

2012

SAERJINHO
MATRIZ DE REFERNCIA

2012

Equipe de elaborao e validao das matrizes do SAERJINHO 2012

Equipe do Ensino Fundamental/Anos Iniciais Maria Helena Bard de Carvalho Marilsa Maria da Conceio Marcelino Fernanda Gomes da Silva Higor Evrson de Arajo Pifano Janana Aparecida Ponte Coelho Rachel Garcia Finamore Tatiane Gonalves de Moraes Equipe de Lngua Portuguesa Reinaldo de Oliveira Ferreira Cndido Rafael Mendes da Silva Cristiane Brasileiro Mazocoli Silva Higor Evrson de Arajo Pifano Rachel Garcia Finamore Equipe de Matemtica Raquel Costa da Silva Nascimento Saladino Correa Leite Agnaldo da Conceio Esquincalha Maria Inmaculada Chao Cabanas Janana Aparecida Ponte Coelho Tatiane Gonalves de Moraes Equipe de Cincias Bianca Neuberger Leda Andra Velloso da Silveira Praa Esteban Lopez Moreno Joo Ricardo Quintal Mrcio Nasser Medina Alexandre da Silva Ferry Maria de Ftima Lages Ferreira Fernanda Gomes da Silva Paulo Cezar Santos Ventura

Matriz de referncia - SAERJINHO 2012


PROCESSO DE ELABORAO DAS MATRIZES DE REFERNCIA DO SAERJINHO 2012

Em 2011, as Matrizes de Referncia para Avaliao Diagnstica do Saerjinho foram elaboradas com base nos seguintes documentos: as matrizes do SAERJ, cujas habilidades encontram correspondncia direta com as matrizes do SAEB e da Prova Brasil; o Currculo Mnimo e as Diretrizes Curriculares dos anos iniciais do Ensino Fundamental da SEEDUC-RJ, os quais foram analisados detalhadamente, visando ao levantamento das habilidades consideradas fundamentais para cada perodo de escolarizao e bimestre avaliado. Nesse ano de 2012, com a organizao de um novo Currculo Mnimo pela SEEDUC-RJ, as matrizes do Saerjinho precisaram ser revistas, com o objetivo de adequar as habilidades avaliadas aos objetivos traados para cada bimestre, de acordo com o novo currculo. Alm disso, a rea de Cincias da Natureza passa a ser avaliada pelo Saerjinho nesse ano. Para a elaborao das matrizes dessa rea, considerou-se apenas a organizao do currculo mnimo e das Diretrizes Curriculares dos anos iniciais do Ensino Fundamental da SEEDUC-RJ, pois o Saeb e a Prova Brasil no avaliam essa rea do conhecimento. A montagem dos testes do Saerjinho obedece aos descritores apresentados em cada matriz, de acordo com a srie e o bimestre avaliado. No primeiro bimestre, alm das habilidades especficas que esto diretamente relacionadas ao currculo mnimo, a matriz contempla ainda habilidades de etapas de escolarizao anteriores. Na matriz de Cincias da Natureza do 9 ano do Ensino Fundamental, por exemplo, alm das habilidades referentes ao domnio Matria e Energia, foram selecionados descritores que avaliam habilidades referentes a outros domnios, como Vida e Ambiente e Ser Humano e Sade. Assim, as matrizes das 3 (trs) reas de conhecimento e das 5 (cinco) etapas de escolaridade apresentam os descritores que podero ser avaliados, em cada bimestre, no Saerjinho. As matrizes de referncia foram elaboradas considerando apenas os 3 (trs) primeiros bimestres letivos, nos quais a Avaliao Diagnstica do Saerjinho aplicada.

As Matrizes de Referncia para Avaliao Diagnstica do Saerjinho em Lngua Portuguesa/Literatura

A Matriz de Referncia da Avaliao Diagnstica em Lngua Portuguesa/Literatura tem como foco os procedimentos de leitura, ou seja, considera as habilidades necessrias ao uso social da lngua. Tais habilidades organizam-se em dois campos de competncias: domnios de estratgias de leitura de diferentes gneros (Tpicos I e III) e domnios de recursos lingusticos-discursivos na construo de gneros textuais (Tpicos II, IV, V e VI). Alm disso, as matrizes estabelecem uma progresso de complexidade de contedos atrelados a certos gneros textuais. Para o 5ano do Ensino Fundamental, como as Diretrizes Curriculares dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no esto atreladas a gneros textuais especficos por bimestre, indicamos os seguintes gneros para serem explorados no Saerjinho: conto, fbula, reportagem, notcia, relato, crnica, gneros epistolares (incluindo e-mail), curiosidade, poema, tirinhas, histrias em quadrinhos, anedotas e textos publicitrios, desde que condizentes com esse perodo de escolarizao. Para o 9 ano do Ensino Fundamental e as 3 (trs) sries do Ensino Mdio, a organizao das habilidades avaliadas em cada bimestre se d, em primeiro lugar, em funo do gnero textual e, em segundo, pela complexidade na realizao da tarefa para cada etapa de escolaridade avaliada. Diante disso, foram elencados gneros textuais especficos, os quais servem de orientao para a elaborao dos itens que comporo os testes do Saerjinho, a saber:
GNERO TEXTUAL ANO/SRIE 9EF 1EM 1 bimestre Carta e Curriculum Vitae Literatura de Informao, Texto Jesutico, Relato de viagem e Crnica Poesia e Romance no Romantismo 2 bimestre Crnica e Conto Poesia no Barroco, Tirinha e Charge Conto e Romance no Realismo/Naturalismo e Artigo de divulgao cientfica Poesia e Crnica no PsModernismo, Artigo de opinio, Editorial e Ensaio 3 bimestre Romance Poesia no Arcadismo e Artigo Enciclopdico

2EM

Poesia no Parnasianismo/ Simbolismo e Cano Conto e Romance das Literaturas Indgena e Africana e Redao Dissertativa/Argumentativa

3EM

Poesia e Romance no Modernismo, Manifesto e Panfleto

As matrizes de Lngua Portuguesa/Literatura apresentam ainda, para alguns descritores especficos, um detalhamento que orienta sobre a elaborao/seleo dos itens que iro compor o teste.

Matriz de referncia de LNGUA PORTUGUESA - SAERJINHO 2012 5 ANO ENSINO FUNDAMENTAL

Tpico H0 H01 H02 TPICO I PROCEDIMENTOS DE LEITURA Ler frases.

Habilidade

B1 X X X X

B2

B3

DETALHAMENTO Perodos compostos.

Localizar informaes explcitas em um texto. Inferir o sentido de uma palavra ou expresso.

X X X

X X X Trabalhar o tema baseando-se na complexidade do texto, partindo de um texto de curta extenso e vocabulrio simples.

H03 Inferir uma informao em um texto.

H04 Identificar o tema de um texto. Distinguir um fato de uma opinio relativa a esse fato.

H05

X Partir de informao mais facilmente identificvel e terminando com informaes que exijam inferncia mais sofisticada.

TPICO II IMPLICAES DO SUPORTE E DO GNERO TEXTUAL

Interpretar texto com auxlio de H06 material grfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto etc.). H07 Identificar a finalidade de textos de diferentes gneros.

X X

X X

X X

H08 Identificar o gnero de diversos textos. Reconhecer diferentes formas de tratar uma informao na comparao de textos que tratam do mesmo tema, H10 em funo das condies em que ele foi produzido e daquelas em que ser recebido. Estabelecer relaes entre partes de um texto, identificando repeties ou H12 substituies que contribuem para a sua continuidade.

TPICO III RELAO ENTRE TEXTOS

Comparao entre textos de curta extenso e linguagem familiar.

Retomadas marcadas pelo pronome pessoal do caso reto ou expresses nominais equivalentes. B1 - Espao e tempo.

TPICO IV PROCESSAMENTO DO TEXTO

Identificar o conflito gerador do enredo H17 e os elementos que constroem os textos narrativos.

B2 - Espao, tempo e personagem. B3 - Desfecho e conflito.

H18

Estabelecer relao causa/consequncia entre partes e elementos do texto.

B1 e B2 - Relaes explicitamente marcadas. B3 - Relaes implcitas. Avaliar as relaes lgico-discursivas de tempo, lugar e comparao marcadas por conjunes e advrbios.

Estabelecer relaes lgico-discursivas H19 presentes no texto, marcadas por conjunes, advrbios etc.

Matriz de referncia de LNGUA PORTUGUESA - SAERJINHO 2012 5 ANO ENSINO FUNDAMENTAL

Tpico TPICO V RELAES ENTRE RECURSOS EXPRESSIVOS E EFEITOS DE SENTIDO TPICO VI VARIAO LINGUSTICA H21

Habilidade Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados.

B1 X

B2 X

B3 X

DETALHAMENTO Avaliar somente humor.

Reconhecer o efeito de sentido H22 decorrente do uso da pontuao e de outras notaes. Identificar as marcas lingusticas que H26 evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.

Interrogao, exclamao e travesso.

Matriz de referncia de LNGUA PORTUGUESA - SAERJINHO 2012 9 ANO ENSINO FUNDAMENTAL

Tpico H01 H02 TPICO I PROCEDIMENTOS DE LEITURA

Habilidade Localizar informaes explcitas em um texto. Inferir o sentido de uma palavra ou expresso.

B1 X X X X

B2 X X X

B3 X X X

DETALHAMENTO

H03 Inferir uma informao em um texto. H04 Identificar o tema de um texto. Distinguir um fato de uma opinio relativa a esse fato. Identificar a finalidade de textos de diferentes gneros.

H05

TPICO II IMPLICAES DO SUPORTE E DO GNERO TEXTUAL

H07

X X X X

H08 Identificar o gnero de diversos textos. Reconhecer diferentes formas de tratar uma informao na comparao de textos que tratam do mesmo tema, H10 em funo das condies em que ele foi produzido e daquelas em que ser recebido. Reconhecer posies distintas entre H11 duas ou mais opinies relativas ao mesmo fato ou ao mesmo tema. Estabelecer relaes entre partes de um texto, identificando repeties ou H12 substituies que contribuem para a sua continuidade. H13 Identificar a tese de um texto. H14 Estabelecer relao entre a tese e os argumentos oferecidos para sustent-la. Diferenciar as partes principais das secundrias em um texto.

TPICO III RELAO ENTRE TEXTOS

X X X

TPICO IV PROCESSAMENTO DO TEXTO

H16

Identificar o conflito gerador do enredo H17 e os elementos que constroem os textos narrativos. H18 Estabelecer relao causa/consequncia entre partes e elementos do texto. X

X B1 - Advrbio e locues adverbiais.

Estabelecer relaes lgico-discursivas H19 presentes no texto, marcadas por conjunes, advrbios etc.

B2 - Conjunes coordenadas. B3 - Conjunes subordinadas.

10

Matriz de referncia de LNGUA PORTUGUESA - SAERJINHO 2012 9 ANO ENSINO FUNDAMENTAL

Tpico H21

Habilidade Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados.

B1

B2 X

B3 X

DETALHAMENTO

Reconhecer o efeito de sentido H22 decorrente do uso da pontuao e de outras notaes. TPICO V RELAES ENTRE RECURSOS EXPRESSIVOS E EFEITOS DE SENTIDO Reconhecer o efeito de sentido H23 decorrente da escolha de uma determinada palavra ou expresso. Reconhecer o efeito de sentido H24 decorrente da explorao de recursos ortogrficos e/ou morfossintticos. Reconhecer efeitos provocados pelo emprego de recursos estilsticos.

B3 - Tempos verbais.

H25

TPICO VI VARIAO LINGUSTICA

Identificar as marcas lingusticas que H26 evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.

11

Matriz de referncia de LNGUA PORTUGUESA - SAERJINHO 2012 1 ANO ENSINO MDIO


Tpico H01 TPICO I PROCEDIMENTOS DE LEITURA H02 Habilidade Localizar informaes explcitas em um texto. Inferir o sentido de uma palavra ou expresso. B1 X X X X X X X B1 - Relato de viagem/ Literatura de informao. X X X B3 - Artigo enciclopdico. X X B2 B3 X X X B1 - Literatura de informao. DETALHAMENTO

H03 Inferir uma informao em um texto. H04 Identificar o tema de um texto. H05 Distinguir um fato de uma opinio relativa a esse fato.

Interpretar texto com auxlio de H06 material grfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto etc.). Identificar a finalidade de textos de diferentes gneros.

H07 TPICO II IMPLICAES DO SUPORTE E DO GNERO TEXTUAL

H08 Identificar o gnero de diversos textos. H27 Identificar as funes da linguagem. Relacionar caractersticas do texto H09 tradio literria em que se inscreve e/ ou ao contexto social.

X X

X X

X B1- Funo referencial. X B2 - Funo metalingustica e/ou potica. B3 - Funo emotiva e/ou referencial.

TPICO III RELAO ENTRE TEXTOS

Reconhecer diferentes formas de tratar uma informao na comparao de textos H10 que tratam do mesmo tema, em funo das condies em que ele foi produzido e daquelas em que ser recebido. Estabelecer relaes entre partes de um texto, identificando repeties ou H12 substituies que contribuem para a sua continuidade. H18 Estabelecer relao causa/consequncia entre partes e elementos do texto. X X

TPICO IV PROCESSAMENTO DO TEXTO

X X X X X

X X

Estabelecer relaes lgico-discursivas H19 presentes no texto, marcadas por conjunes, advrbios etc. H21 Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados.

TPICO V RELAES ENTRE RECURSOS EXPRESSIVOS E EFEITOS DE SENTIDO

Reconhecer o efeito de sentido H22 decorrente do uso da pontuao e de outras notaes. Reconhecer o efeito de sentido H23 decorrente da escolha de uma determinada palavra ou expresso. Reconhecer o efeito de sentido H24 decorrente da explorao de recursos ortogrficos e/ou morfossintticos. H25 Reconhecer efeitos provocados pelo emprego de recursos estilsticos.

B1- Crnica.

B1- Crnica.

X X X X X

X X X B1- Crnica.

TPICO VI VARIAO LINGUSTICA

Identificar as marcas lingusticas que H26 evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.

12

Matriz de referncia de LNGUA PORTUGUESA - SAERJINHO 2012 2 ANO ENSINO MDIO

Tpico H01 H02 TPICO I PROCEDIMENTOS DE LEITURA

Habilidade Localizar informaes explcitas em um texto. Inferir o sentido de uma palavra ou expresso.

B1 X X X X X X X

B2 X X X X X X X

B3

DETALHAMENTO

H03 Inferir uma informao em um texto. H04 Identificar o tema de um texto. H05 H07 Distinguir um fato de uma opinio relativa a esse fato. Identificar a finalidade de textos de diferentes gneros.

B1- Resumo e Resenha. B2 - Artigo.

B1- Resenha. B2- Artigo cientfico.

TPICO II IMPLICAES DO SUPORTE E DO GNERO TEXTUAL

H08 Identificar o gnero de diversos textos. Relacionar caractersticas do texto H09 tradio literria em que se inscreve e/ ou ao contexto social. Reconhecer diferentes formas de tratar uma informao na comparao de textos que tratam do mesmo tema, H10 em funo das condies em que ele foi produzido e daquelas em que ser recebido. Reconhecer posies distintas entre H11 duas ou mais opinies relativas ao mesmo fato ou ao mesmo tema.

TPICO III RELAO ENTRE TEXTOS

13

Matriz de referncia de LNGUA PORTUGUESA - SAERJINHO 2012 2 ANO ENSINO MDIO

Tpico

Habilidade Estabelecer relaes entre partes de um texto, identificando repeties ou H12 substituies que contribuem para a sua continuidade. H13 Identificar a tese de um texto. H14 Estabelecer relao entre a tese e os argumentos oferecidos para sustent-la. Diferenciar as partes principais das secundrias em um texto.

B1

B2

B3

DETALHAMENTO

X X

X X

TPICO IV PROCESSAMENTO DO TEXTO

H16

Identificar o conflito gerador do enredo H17 e os elementos que constroem os textos narrativos. H18 Estabelecer relao causa/consequncia entre partes e elementos do texto.

Estabelecer relaes lgico-discursivas H19 presentes no texto, marcadas por conjunes, advrbios etc. Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados.

H21

Reconhecer o efeito de sentido H22 decorrente do uso da pontuao e de outras notaes. TPICO V RELAES ENTRE RECURSOS EXPRESSIVOS E EFEITOS DE SENTIDO Reconhecer o efeito de sentido H23 decorrente da escolha de uma determinada palavra ou expresso. Reconhecer o efeito de sentido H24 decorrente da explorao de recursos ortogrficos e/ou morfossintticos. Reconhecer efeitos provocados pelo emprego de recursos estilsticos.

B1 - Marcas modais (verbos).

H25

B3 - Figuras de sintaxe (Elipse, Anfora ou Hiprbato) e/ou Figuras de linguagem.

TPICO VI VARIAO LINGUSTICA

Identificar as marcas lingusticas que H26 evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.

14

Matriz de referncia de LNGUA PORTUGUESA - SAERJINHO 2012 3 ANO ENSINO MDIO

Tpico H01 H02 TPICO I PROCEDIMENTOS DE LEITURA

Habilidade Localizar informaes explcitas em um texto. Inferir o sentido de uma palavra ou expresso.

B1 X X X X X

B2 X X X X X

B3 X X X X X

DETALHAMENTO

H03 Inferir uma informao em um texto. H04 Identificar o tema de um texto. H05 Distinguir um fato de uma opinio relativa a esse fato.

Interpretar texto com auxlio de H06 material grfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto etc.). TPICO II IMPLICAES DO SUPORTE E DO GNERO TEXTUAL H07 Identificar a finalidade de textos de diferentes gneros.

B1 - Panfleto de campanha de sade.

X X

X X

X X

H08 Identificar o gnero de diversos textos. Relacionar caractersticas do texto H09 tradio literria em que se inscreve e/ ou ao contexto social. Reconhecer diferentes formas de tratar uma informao na comparao de textos que tratam do mesmo tema, H10 em funo das condies em que ele foi produzido e daquelas em que ser recebido. Reconhecer posies distintas entre H11 duas ou mais opinies relativas ao mesmo fato ou ao mesmo tema.

B2 - Poesia concretista.

TPICO III RELAO ENTRE TEXTOS

B1 - Plnio Salgado, Raul Bopp, Oswald de Andrade...

15

Matriz de referncia de LNGUA PORTUGUESA - SAERJINHO 2012 3 ANO ENSINO MDIO

Tpico

Habilidade Estabelecer relaes entre partes de um texto, identificando repeties ou H12 substituies que contribuem para a sua continuidade. H13 Identificar a tese de um texto. H14 Estabelecer relao entre a tese e os argumentos oferecidos para sustent-la. Reconhecer diferentes argumentativas. estratgias

B1

B2

B3

DETALHAMENTO

X X

X X

X X

B1 - Manifesto. B1 - Manifesto.

H15

B1 - Manifesto.

TPICO IV PROCESSAMENTO DO TEXTO

H16

Diferenciar as partes principais das secundrias em um texto.

Identificar o conflito gerador do enredo H17 e os elementos que constroem os textos narrativos. H18 Estabelecer relao causa/consequncia entre partes e elementos do texto.

Estabelecer relaes lgico-discursivas H19 presentes no texto, marcadas por conjunes, advrbios etc. H20 H21 Estabelecer relaes de concordncia nominal e verbal. Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados.

B2 e B3 - Conectores coordenativos e subordinativos.

X X X

X X

B1 e B3 - Concordncia. B2 - Ironia.

TPICO V RELAES ENTRE RECURSOS EXPRESSIVOS E EFEITOS DE SENTIDO

Reconhecer o efeito de sentido H22 decorrente do uso da pontuao e de outras notaes. Reconhecer o efeito de sentido H23 decorrente da escolha de uma determinada palavra ou expresso. Reconhecer o efeito de sentido H24 decorrente da explorao de recursos ortogrficos e/ou morfossintticos. H25 Reconhecer efeitos provocados pelo emprego de recursos estilsticos.

B2 - Poesia concretista.

TPICO VI VARIAO LINGUSTICA

Identificar as marcas lingusticas que H26 evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.

16

As Matrizes de Referncia para Avaliao Diagnstica do Saerjinho em Matemtica

A Matriz de Referncia para Avaliao Diagnstica de Matemtica tem como foco avaliar a habilidade de o aluno resolver problemas. Os tpicos selecionados Espao e Forma, Grandezas e Medidas, Nmeros e Operaes/lgebra e Funes e Tratamento da Informao renem descritores que expressam habilidades a serem avaliadas em cada bimestre, de cada perodo de escolarizao, obedecendo a uma progresso de complexidade, conforme o contedo trabalhado, considerando as etapas de escolaridade anteriores ao momento da avaliao. Assim, os tpicos da Matriz de Referncia para Avaliao Diagnstica de Matemtica podem ser assim detalhados: ESPAO E FORMA: de fundamental importncia para que o estudante desenvolva vrias habilidades como percepo, representao, abstrao, levantamento e validao de hipteses, orientao espacial; alm de propiciar o desenvolvimento da criatividade. GRANDEZAS E MEDIDAS: propicia aos estudantes conhecer aspectos histricos da construo do conhecimento; compreender o conceito de medidas, os processos de medio e a necessidade de adoo de unidades-padro de medidas. NMEROS E OPERAES / LGEBRA E FUNES: envolve, alm do conhecimento dos diferentes conjuntos numricos, as operaes e suas aplicaes resoluo de problemas, o conhecimento algbrico que requer a resoluo de problemas por meio de equaes, inequaes, funes, expresses, clculos entre muitos outros. O estudo da lgebra possibilita aos estudantes desenvolver, entre outras capacidades, a de generalizar. TRATAMENTO DA INFORMAO: fundamental, tendo em vista a grande quantidade de informaes que se apresentam no nosso cotidiano. Alm disso, h ainda o estudo da Probabilidade, por meio da qual se estabelece a diferena entre um acontecimento natural, que tem um carter determinstico, e um acontecimento aleatrio cujo carter probabilstico.

Em 2012, as Matrizes de Matemtica para o 9 Ano do Ensino Fundamental e para o Ensino Mdio foram organizadas em tpicos, habilidades e classes. Para usar a mesma redao dos descritores nas diferentes etapas de escolaridade, foram elaboradas classes, que permitem a descrio dos aspectos distintivos de cada descritor especfico, de acordo com o nvel de dificuldade e o aspecto cognitivo exigido para a resoluo de uma situao problema.

17

Matriz de referncia de MATEMTICA - SAERJINHO 2012 5 ANO ENSINO FUNDAMENTAL

Tpico H01 H03 ESPAO E FORMA H04 H06 H14

Habilidade Identificar a localizao/movimentao de objeto em mapas, croquis e outras representaes grficas. Identificar caractersticas de formas geomtricas encontradas na natureza ou em objetos criados pelo homem (formas arredondadas ou no; simtricas ou no). Reconhecer prismas, pirmides, cones, cilindros ou esferas por meio de suas principais caractersticas. Identificar propriedades comuns e diferenas entre figuras bidimensionais pelo nmero de lados e/ou pelos tipos de ngulos. Identificar o eixo de simetria em formas geomtricas planas ou figuras planas do cotidiano.

B1 X X

B2 X X

B3 X

X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X

H17 Ler horas em relgios de ponteiros ou digital. H18 Estimar a medida de grandezas utilizando unidades de medida convencionais ou no. H19 Estabelecer relaes entre unidades de medida de tempo. GRANDEZAS E MEDIDAS H20 H22 H23 H26 H27 Estabelecer relaes entre o horrio de incio e trmino e/ou o intervalo da durao de um evento ou acontecimento. Resolver problemas envolvendo trocas entre cdulas e moedas do Sistema Monetrio Brasileiro, em funo de seus valores. Resolver problemas envolvendo a noo de permetro de figuras planas, com ou sem malhas quadriculadas. Resolver problemas envolvendo noo de rea de figuras planas, com ou sem malhas quadriculadas. Reconhecer e utilizar caractersticas do Sistema de Numerao Decimal, tais como agrupamentos, trocas na base 10 e princpio do valor posicional.

H28 Identificar a localizao de nmeros naturais na reta numrica. H29 Reconhecer a escrita por extenso dos numerais. H30 Reconhecer a decomposio de nmeros naturais nas suas diversas ordens. H31 Calcular o resultado de uma adio ou subtrao de nmeros naturais. H37 Identificar a localizao de nmeros racionais na forma decimal na reta numrica. H40 Identificar quantidades em uma sequncia numrica. NMEROS E OPERAES/ LGEBRA E FUNES H42 Comparar e ordenar nmeros racionais na forma decimal. H43 Calcular o resultado de uma multiplicao ou diviso de nmeros naturais. H44 Resolver problemas com nmeros naturais envolvendo diferentes significados das operaes (adio, subtrao, multiplicao, diviso). Resolver problemas utilizando a escrita decimal de cdulas e moedas do Sistema Monetrio Brasileiro. Identificar frao como representao que pode estar associada a diferentes significados. Resolver problemas com nmeros racionais envolvendo as operaes (adio, subtrao, multiplicao, diviso).

H45 Reconhecer/Identificar diferentes representaes de um mesmo nmero racional. H49 H50 H51

H68 Resolver problemas que envolvam porcentagem. TRATAMENTO DA INFORMAO H69 Ler informaes e dados apresentados em tabelas. Ler informaes e dados apresentados em grficos, particularmente em grficos H70 de colunas.

18

Matriz de referncia de MATEMTICA - SAERJINHO 2012 9 ANO ENSINO FUNDAMENTAL

Tpico

Habilidade Associar pontos no plano H02 cartesiano s suas coordenadas e vice-versa.

Classes C1 - Associar um ponto no plano cartesiano s suas coordenadas. C2 - Associar as coordenadas a um ponto dado no plano cartesiano. C1 - Identificar a conservao das medidas dos ngulos em uma ampliao ou reduo de quadrilteros ou tringulos. C2 - Identificar a conservao ou modificao de medidas dos lados de quadrilteros ou tringulos. C3 - Identificar a conservao ou modificao de medidas do permetro de quadrilteros ou tringulos. C4 - Identificar a conservao ou modificao de medidas de reas de quadrilteros ou tringulos. C5 - Identificar tringulos semelhantes usando os critrios de semelhana. C1 - Diferenciar circunferncia de crculo. C2 - Reconhecer em uma circunferncia o dimetro, o raio e a corda. C3 - Relacionar os elementos de uma circunferncia. C1 - Aplicar o Teorema de Tales em problemas do cotidiano envolvendo feixe de retas paralelas. C1 - Resolver problemas contextualizados usando o Teorema de Pitgoras. C2 - Resolver problemas contextualizados usando a frmula que relaciona a altura de um tringulo retngulo (h2=m.n). C3 - Resolver problemas contextualizados usando a frmula que relaciona a medida dos catetos de um tringulo retngulo (c2 = a.n ou b2 = a.m). C1 - Calcular um dos lados de um tringulo retngulo em problemas contextualizados ou no, com o auxlio do seno, cosseno ou tangente dos ngulos de 30, 45 e 60. Caso a resposta seja numrica, devem ser dados o seno, o cosseno e a tangente do ngulo correspondente.

B1

B2

B3

Identificar figuras semelhantes H05 mediante o reconhecimento de relaes de proporcionalidade.

ESPAO E FORMA

Reconhecer o crculo ou a H09 circunferncia, seus elementos e algumas de suas relaes. Resolver problemas utilizando o Teorema de Tales.

H10

Utilizar relaes mtricas do H11 tringulo retngulo para resolver problemas significativos.

Resolver problemas envolvendo as razes trigonomtricas no H12 tringulo retngulo (seno, cosseno e tangente dos ngulos de 30, 45 e 60).

19

Matriz de referncia de MATEMTICA - SAERJINHO 2012 9 ANO ENSINO FUNDAMENTAL

Tpico

Habilidade

Classes C1 - Efetuar adio de radicais envolvendo o mesmo ndice. C2 - Efetuar subtrao de radicais envolvendo o mesmo ndice. C3 -Efetuar multiplicao de radicais envolvendo o mesmo ndice. C4 - Efetuar diviso de radicais envolvendo o mesmo ndice. C5 - Efetuar mais de uma operao aritmtica com radicais envolvendo mesmo ndice. (**)

B1

B2

B3

H35

Efetuar clculos com valores aproximados de radicais.

Identificar o grfico de uma funo, a partir da correspondncia entre H38 duas grandezas representadas em uma tabela. Estabelecer correspondncia H39 entre duas grandezas, a partir de uma situao-problema.

(**) C1 - Identificar a representao decimal de um nmero racional. C2 - Identificar a representao fracionria de um nmero racional. C3 - Identificar a representao percentual de um nmero racional. C4 - Identificar a representao grfica de um nmero racional. C5 - Identificar a existncia de ordens como dcimos, centsimos e milsimos no conjunto dos nmeros racionais. C1 - Localizar nmeros racionais na reta numrica. C2 - Identificar nmeros irracionais em intervalos na reta. C3 - Comparar e/ou ordenar nmeros reais. (*) C1 - Resolver problemas envolvendo equaes completas do 2 grau. C2 - Resolver problemas envolvendo equaes incompletas do 2 grau. C3 - Representar algebricamente uma situao-problema. C1 - Propor problemas contextualizados envolvendo o conjunto dos nmeros naturais. C2 - Propor problemas contextualizados envolvendo o conjunto dos nmeros inteiros. C3 - Propor problemas contextualizados envolvendo o conjunto dos nmeros racionais. C4 - Propor problemas contextualizados envolvendo o conjunto dos nmeros irracionais.

Reconhecer/Identificar diferentes H45 representaes de um mesmo nmero racional. NMEROS E OPERAES/ LGEBRA E FUNES

H46

Reconhecer nmeros reais em diferentes contextos.

Relacionar as razes de uma equao do 2 grau com sua H47 decomposio em fatores do 1 grau (vice-versa).

H48

Resolver situaes-problema envolvendo equao do 2 grau.

Resolver problemas com nmeros reais envolvendo as operaes H52 (adio, subtrao, multiplicao, diviso, potenciao).

(*) A complexidade dessa habilidade depender exclusivamente das razes da equao. (**) A complexidade dessa habilidade depender exclusivamente das grandezas envolvidas.

20

Matriz de referncia de MATEMTICA - SAERJINHO 2012 1 ANO ENSINO MDIO

Tpico

Habilidade Associar pontos no plano H02 cartesiano s suas coordenadas e vice-versa. Resolver problemas envolvendo as razes trigonomtricas no H12 tringulo retngulo (seno, cosseno e tangente dos ngulos de 30, 45 e 60).

Classes C1 - Associar um ponto no plano cartesiano s suas coordenadas. C2 - Associar as coordenadas a um ponto dado no plano cartesiano. C1 - Calcular um dos lados de um tringulo retngulo em um problema contextualizado ou no, com o auxlio do seno, cosseno ou tangente dos ngulos de 30, 45 e 60. Caso a resposta seja numrica, devem ser dados o seno, o cosseno e a tangente do ngulo correspondente. C1 - Propor situaes contextualizadas, envolvendo um tringulo qualquer, que recaiam na aplicao da lei dos senos. C2 - Propor situaes contextualizadas, envolvendo um tringulo qualquer, que recaiam na aplicao da lei dos cossenos. C1 - Converter em graus a medida de um arco dado em radianos, a qual no exceda duas voltas da circunferncia unitria. C2 - Converter em radianos a medida de um arco dado em graus, a qual no exceda duas voltas da circunferncia unitria. (**)

B1

B2

B3

ESPAO E FORMA

Resolver problemas envolvendo H13 a lei dos cossenos ou a lei dos senos.

GRANDEZAS E MEDIDAS

H21

Transformar grau em radiano ou vice-versa.

Identificar o grfico de uma funo, a partir da correspondncia entre H38 duas grandezas representadas em uma tabela. Estabelecer correspondncia H39 entre duas grandezas, a partir de uma situao-problema. Identificar a expresso algbrica que expressa uma regularidade H41 observada em sequncias de nmeros (padres). NMEROS E OPERAES/ LGEBRA E FUNES Reconhecer/Identificar diferentes H45 representaes de um mesmo nmero racional.

(**) C1 - Identificar uma expresso algbrica observada em uma sequncia de nmeros. C2 - Identificar uma expresso algbrica observada em uma sequncia de objetos que seguem um padro. C1 -Identificar a representao decimal de um nmero racional. C2 -Identificar a representao fracionria de um nmero racional. C3 -Identificar a representao percentual de um nmero racional. C4 -Identificar a representao grfica de um nmero racional. C5 - Identificar a existncia de ordens como dcimos, centsimos e milsimos no conjunto dos nmeros racionais. C1 - Localizar nmeros racionais na reta numrica. C2 - Identificar nmeros irracionais em intervalos na reta numrica. C3 - Comparar e/ou ordenar nmeros reais.

H46

Reconhecer nmeros reais em diferentes contextos.

21

Matriz de referncia de MATEMTICA - SAERJINHO 2012 1 ANO ENSINO MDIO

Tpico

Habilidade Associar o conceito de funo H53 linear variao proporcional entre grandezas.

Classes C1 - Propor problemas contextualizados envolvendo duas grandezas diretamente proporcionais para que seja identificada a funo que modela essa situao. C2 - Propor problemas contextualizados envolvendo duas grandezas inversamente proporcionais para que seja identificada a funo que modela essa situao. C1 - Resolver problemas contextualizados que recaiam na resoluo de uma equao do 1 grau da forma y=ax+b, com a0. C2 - Resolver problemas contextualizados que recaiam na resoluo de uma equao do 1 grau da forma y=ax, com a0. C1 - Resolver problemas que recaiam na resoluo de uma equao do 2 grau da forma ax2+bx+c=0, com a0. C2 - Resolver problemas que recaiam na resoluo de uma equao do 2 grau da forma ax2+bx=0, com a0. C3 - Resolver problemas que recaiam na resoluo de uma equao do 2 grau da forma ax2+c=0, com a0. C4 - Resolver problemas que envolvam a determinao do valor do yv como o valor mximo em uma funo do 2 grau. C5 - Resolver problemas que envolvam a determinao do valor do yv como o valor mnimo em uma funo do 2 grau. C6 - Resolver problemas que envolvam a determinao do valor do xv, que fornece o valor mximo de uma funo do 2 grau. C7 - Resolver problemas que envolvam a determinao do valor do xv, que fornece o valor mnimo de uma funo do 2 grau.

B1

B2

B3

Resolver problemas que envolvam H56 funo polinomial do 1 grau.

Resolver problemas H57 envolvendo funo do 2 grau.

C1 - Identificar o grfico que representa uma funo do 1 grau, dados os coeficientes a e b da funo afim y=ax+b, com a0. C2 - Identificar o grfico que representa a funo do 1 grau, dada a expresso algbrica da funo na forma y = Associar o grfico de uma funo ax, com a0. polinomial do C3 - Identificar o grfico que representa uma funo do 1 grau, dada a expresso algbrica da funo na forma y = ax + H61 1 grau sua b, com a0 e b0. representao algbrica ou C4 - Identificar a expresso algbrica que representa o grfico de uma funo do 1 grau, dado o grfico de uma vice-versa. funo da forma y = ax, com a0. C5 - Identificar a expresso algbrica que representa (*) Classes 1 e 2 devem ser avaliadas no 2 bimestre e as classes 3 e 4de devem avaliadas no 3 bimestre. o grfico umaser funo do 1 grau, dado o grfico de (**) Deve-se advertir que os juros simples tm pouca aplicao prtica. Encontramos para regime de uma funo da forma y uso = ax + b,ocom a0 ejuros b0.
simples no caso das operaes de curtssimo prazo e do processo de desconto simples de duplicatas.

NMEROS E OPERAES/ LGEBRA E FUNES

Reconhecer a C1 - Reconhecer algebricamente uma funo 2 grau em do ano de 2013. (***) Foi definido que os descritores relativos funo exponencial sero contemplados na matriz, porm serodo avaliados a partir uma situao-problema. representao C(*) A complexidade dessa habilidade depender exclusivamente do contexto envolvido. H62 algbrica ou grfica da funo polinomial do 2 grau. C2 - Reconhecer graficamente uma funo do 2 grau em uma situao-problema. C3 - Relacionar os coeficientes de uma funo do 2 grau sua representao grfica. X

Reconhecer intervalos de crescimento/ H66 decrescimento e/ ou zeros de funes reais representadas em um grfico.
(**) A complexidade dessa habilidade depender exclusivamente das grandezas envolvidas.

22

Matriz de referncia de MATEMTICA - SAERJINHO 2012 2 ANO ENSINO MDIO

Tpico

Habilidade Reconhecer prismas, pirmides, cones, cilindros ou H04 esferas por meio de suas principais caractersticas. Relacionar diferentes H07 poliedros ou corpos redondos com suas planificaes.

Classes

B1

B2

B3

C1 - Identificar entre um conjunto de figuras tridimensionais qual representa um poliedro ou corpo redondo.

ESPAO E FORMA

C1 - Reconhecer, dentre vrias planificaes, aquela que corresponde a um slido representado graficamente. C2 - Reconhecer a planificao dado o nome do slido. C3 - Reconhecer, dentre vrias representaes grficas de slidos, aquele que corresponde uma planificao dada. C4 - Reconhecer entre vrios nomes de slidos, aquele que corresponde planificao dada. Utilizando a relao de Euler: C1 - Calcular o nmero de vrtices dadas as relaes entre o nmero de faces e arestas de um poliedro. C2 - Calcular o nmero de arestas dadas as relaes entre o nmero de faces e vrtices de um poliedro. C3 - Calcular o nmero de faces dadas as relaes entre o nmero de vrtices e arestas de um poliedro. C1 - Calcular a medida da rea lateral de um prisma, com ou sem a informao de frmulas. C2 - Calcular a medida da rea lateral de uma pirmide, com ou sem a informao de frmulas. C3 - Calcular a medida da rea lateral de um cilindro, com ou sem a informao de frmulas. C4 - Calcular a medida da rea lateral de um cone, com ou sem a informao de frmulas. C5 - Calcular a medida da rea total de um prisma, com ou sem a informao de frmulas. C6 - Calcular a medida da rea total de uma pirmide, com ou sem a informao de frmulas. C7 - Calcular a medida da rea total de um cilindro, com ou sem a informao de frmulas. C8 - Calcular a medida da rea total de um cone, com ou sem a informao de frmulas. C9 - Calcular a medida da rea total de uma esfera, com ou sem a informao de frmulas. C1 - Calcular a medida do volume de um prisma, com ou sem a informao de frmulas. C2 - Calcular a medida do volume de um cilindro, com ou sem a informao de frmulas. C3 - Calcular a medida do volume de uma pirmide, com ou sem a informao de frmulas. C4 - Calcular a medida do volume de um cone, com ou sem a informao de frmulas.

Identificar a relao entre o nmero de vrtices, faces H08 e/ou arestas de poliedros expressa em um problema.

GRANDEZAS E MEDIDAS

Resolver problemas envolvendo a medida da rea H24 total e/ou lateral de um slido (prisma, pirmide, cilindro, cone, esfera).

Resolver problemas H25 envolvendo noes de volume.

23

Matriz de referncia de MATEMTICA - SAERJINHO 2012 2 ANO ENSINO MDIO

Tpico

Habilidade Calcular o determinante H32 de matrizes quadradas de ordem 2 ou 3.

Classes C1 - Calcular o determinante de matrizes quadradas de ordem 2. C2 - Calcular o determinante de matrizes quadradas de ordem 3. Dadas as matrizes A= (aij)mxn e B = (bij)mxn com i,j {1,2,3}, sendo A e B matrizes de mesma ordem: C1 - Efetuar a soma das matrizes A e B; C2 - Efetuar a subtrao das matrizes A e B; C3 - Efetuar a multiplicao da matriz A por um nmero real K. C4 - Calcular a matriz C=A.B do tipo mxp, dadas as matrizes A = (aij)mxn e B = (bjk)nxp com i,j,k {1,2,3}. C1 - Efetuar operaes utilizando o produto de logaritmos; C2 - Efetuar operaes utilizando o quociente de logaritmos; C3 - Efetuar operaes utilizando a potncia de logaritmos; C4 - Efetuar operaes utilizando a raiz de um logaritmo; C5 - Efetuar operaes utilizando a mudana de base de logaritmos. C1 - Identificar uma expresso algbrica observada em uma sequncia de nmeros. C2 - Identificar uma expresso algbrica observada em uma sequncia de objetos que seguem um padro. C1 - Calcular os juros em uma situao-problema apresentada no regime de juros simples. C2 - Calcular a taxa em uma situao-problema apresentada no regime de juros simples. C3 - Calcular o perodo, dado em dias, meses ou anos, em uma situao-problema apresentada no regime de juros simples. C4 - Calcular o montante em uma situao-problema apresentada no regime de juros simples. C5 - Calcular o capital em uma situaoproblema apresentada no regime de juros simples. C6 - Calcular os juros em uma situao-problema apresentada no regime de juros compostos. C7 - Calcular a taxa em uma situao-problema apresentada no regime de juros compostos. C8 - Calcular o perodo, dado em dias, meses ou anos, em uma situao-problema apresentada no regime de juros compostos. C9 -Calcular o montante em uma situao-problema apresentada no regime de juros compostos. C10 - Calcular o capital em uma situao-problema apresentada no regime de juros compostos. C1 - Resolver problemas que envolvam o clculo do termo de uma P.A. C2 - Resolver problemas que envolvam o clculo da soma dos termos de uma P.A. C3 - Resolver problemas que envolvam o clculo do termo de uma P.G. C4 - Resolver problemas que envolvam o clculo da soma dos termos de uma P.G.

B1

B2

B3

Efetuar clculos H33 envolvendo as operaes com matrizes.

Efetuar operaes H34 utilizando as propriedades operatrias do logaritmo.

Identificar a expresso algbrica que expressa H41 uma regularidade observada em sequncias de nmeros (padres). NMEROS E OPERAES/ LGEBRA E FUNES

Resolver problemas H54 envolvendo juros simples ou compostos.

Resolver problemas envolvendo P.A./P.G. dada H55 a frmula do termo geral e/ou a soma dos termos.

24

Matriz de referncia de MATEMTICA - SAERJINHO 2012 2 ANO ENSINO MDIO

Tpico

Habilidade Resolver problemas H58 envolvendo a funo exponencial. Resolver problemas H59 envolvendo a funo logartmica. Identificar a representao H63 algbrica e/ou grfica de uma funo exponencial.

Classes (***) (****) (***) C1 - Identificar a representao algbrica de uma funo exponencial, dado o grfico dessa funo; C2 - Identificar a representao grfica de uma funo exponencial, dada a representao algbrica dessa funo. C1 - Identificar a representao algbrica de uma funo logartmica, dado o grfico dessa funo; C2 - Identificar a representao grfica de uma funo logartmica, dada a representao algbrica dessa funo. C1 - Identificar a representao algbrica de uma funo logartmica, reconhecendo-a como inversa da funo exponencial; C2 - Identificar a representao grfica de uma funo logartmica, reconhecendo-a como inversa da funo exponencial. (***) C1 - Resolver problemas contextualizados que recaiam no clculo da porcentagem. C2 - Resolver problemas contextualizados que recaiam na determinao do valor percentual de acrscimo ou desconto de um produto, inclusive quando h acrscimos ou descontos sucessivos.

B1 X

B2

B3

NMEROS E OPERAES/ LGEBRA E FUNES

Identificar a representao H64 algbrica e/ou grfica de uma funo logartmica.

Identificar a representao algbrica e/ou grfica de uma funo logartmica, H65 reconhecendo-a como inversa da funo exponencial.

H68

Resolver problemas que envolva porcentagem.

(***) A complexidade dessa habilidade depender exclusivamente do contexto envolvido. (****) Foi definido que os descritores relativos funo exponencial sero contemplados na matriz, porm sero avaliados a partir do ano de 2013.

25

Matriz de referncia de MATEMTICA - SAERJINHO 2012 3 ANO ENSINO MDIO

Tpico

Habilidade

Classes C1 - Reconhecer, dentre vrias planificaes, aquela que corresponde a um slido representado graficamente. C2 - Reconhecer a planificao dado o nome do slido. C3 - Reconhecer, dentre vrias representaes grficas de slidos, aquele que corresponde uma planificao dada. C4 - Reconhecer entre vrios nomes de slidos, aquele que corresponde planificao dada. C1- Calcular um dos lados de um tringulo retngulo em um problema contextualizado ou no, com o auxlio do seno, cosseno ou tangente dos ngulos de 30, 45 e 60. Caso a resposta seja numrica, devem ser dados o seno, o cosseno e a tangente do ngulo correspondente. C1 Identificar a equao de uma reta, a partir de dois pontos dados; C2 - Identificar a equao de uma reta, a partir de um ponto e sua inclinao. C1 - Resolver problemas, contextualizados ou no, que envolvam a distncia entre dois ou mais pontos no plano cartesiano. C1 - Calcular a medida da rea lateral de um prisma, com ou sem a informao de frmulas. C2 - Calcular a medida da rea lateral de uma pirmide, com ou sem a informao de frmulas. C3 - Calcular a medida da rea lateral de um cilindro, com ou sem a informao de frmulas. C4 - Calcular a medida da rea lateral de um cone, com ou sem a informao de frmulas. C5 - Calcular a medida da rea total de um prisma, com ou sem a informao de frmulas. C6 - Calcular a medida da rea total de uma pirmide, com ou sem a informao de frmulas. C7 - Calcular a medida da rea total de um cilindro, com ou sem a informao de frmulas. C8 - Calcular a medida da rea total de um cone, com ou sem a informao de frmulas. C7 - Calcular a medida da rea total de uma esfera, com ou sem a informao de frmulas. C1 - Calcular a medida do volume de um prisma, com ou sem a informao de frmulas. C2 - Calcular a medida do volume de um cilindro, com ou sem a informao de frmulas. C3 - Calcular a medida do volume de uma pirmide, com ou sem a informao de frmulas. C4 - Calcular a medida do volume de um cone, com ou sem a informao de frmulas.

B1

B2

B3

Relacionar diferentes poliedros ou corpos H07 redondos com suas planificaes. Resolver problemas envolvendo as razes trigonomtricas no tringulo H12 retngulo (seno, cosseno e tangente dos ngulos de 30, 45 e 60). Identificar a equao de uma reta apresentada, a partir de H15 dois pontos dados ou de um ponto e sua inclinao. Resolver problemas que envolvam a distncia entre H16 dois pontos no plano cartesiano.

ESPAO E FORMA

Resolver problemas envolvendo a medida da H24 rea total e/ou lateral de um slido (prisma, pirmide, cilindro, cone, esfera). GRANDEZAS E MEDIDAS

Resolver H25 envolvendo volume.

problemas noes de

26

Matriz de referncia de MATEMTICA - SAERJINHO 2012 3 ANO ENSINO MDIO

Tpico

Habilidade Calcular o determinante H32 de matrizes quadradas de ordem 2 ou 3.

Classes C1 Calcular o determinante de matrizes quadradas de ordem 2 C2 - Calcular o determinante de matrizes quadradas de ordem 3. C1 Efetuar a adio de dois ou mais nmeros complexos na forma algbrica; C2 - Efetuar a subtrao de dois ou mais nmeros complexos na forma algbrica; C3 - Efetuar a multiplicao de dois ou mais nmeros complexos na forma algbrica; C4 - Efetuar a diviso de dois ou mais nmeros complexos na forma algbrica. C1 - Localizar nmeros racionais na reta numrica. C2 - Identificar nmeros irracionais em intervalos na reta. C3 - Comparar e/ou ordenar nmeros reais. C1 - Calcular os juros em uma situao-problema apresentada no regime de juros simples. C2 - Calcular a taxa em uma situao-problema apresentada no regime de juros simples. C3 - Calcular o perodo, dado em dias, meses ou anos, em uma situao-problema apresentada no regime de juros simples. C4 - Calcular o montante em uma situaoproblema apresentada no regime de juros simples. C5 - Calcular o capital em uma situao-problema apresentada no regime de juros simples. C6 - Calcular os juros em uma situao-problema apresentada no regime de juros compostos. C7 - Calcular a taxa em uma situao-problema apresentada no regime de juros compostos. C8 - Calcular o perodo, dado em dias, meses ou anos, em uma situao-problema apresentada no regime de juros compostos. C9 -Calcular o montante em uma situao-problema apresentada no regime de juros compostos. C10 - Calcular o capital em uma situao-problema apresentada no regime de juros compostos. C1 Resolver problemas que envolvam o clculo do termo de uma P.A. C2 Resolver problemas que envolvam o clculo da soma dos termos de uma P.A. C3 Resolver problemas que envolvam o clculo do termo de uma P.G. C4 - Resolver problemas que envolvam o clculo da soma dos termos de uma P.G.

B1

B2

B3

Efetuar clculo envolvendo operaes com nmeros H36 complexos na forma algbrica.

H46

Reconhecer nmeros reais em diferentes contextos.

NMEROS E OPERAES/ LGEBRA E FUNES Resolver problemas H54 envolvendo juros simples ou compostos.

Resolver problemas envolvendo P.A./P.G. dada a H55 frmula do termo geral e/ou a soma dos termos.

27

Matriz de referncia de MATEMTICA - SAERJINHO 2012 3 ANO ENSINO MDIO

Tpico

Habilidade

Classes C1 - Resolver problemas que recaiam na resoluo de uma equao do 2 grau da forma ax2+bx+c=0, com a0. C2 - Resolver problemas que recaiam na resoluo de uma equao do 2 grau da forma ax2+bx=0, com a0. C3 - Resolver problemas que recaiam na resoluo de uma equao do 2 grau da forma ax2+c=0, com a0. C4 - Resolver problemas que envolvam a determinao do valor do yv como o valor mximo em uma funo do 2 grau. C5 - Resolver problemas que envolvam a determinao do valor do yv, como o valor mnimo em uma funo do 2 grau. C6 Resolver problemas que envolvam a determinao do valor do xv, que fornece o valor mximo de uma funo do 2 grau. C7 - Resolver problemas que envolvam a determinao do valor do xv, que fornece o valor mnimo de uma funo do 2 grau. C1 Resolver problemas de contagem que envolva o princpio multiplicativo; C2 Resolver problemas de contagem que envolva permutao simples; C3 Resolver problemas de contagem que envolva arranjo simples; C4 - Resolver problemas de contagem que envolva combinao simples. C1 - Resolver problemas que envolvam o clculo da probabilidade de ocorrncia de um evento como a razo entre o nmero de casos favorveis e o nmero de casos possveis, em espaos equiprovveis finitos; C2 Resolver problemas utilizando a probabilidade da unio de eventos; C3 Resolver problemas utilizando a probabilidade de eventos complementares; C4 - Resolver problemas que envolvam o clculo de probabilidade condicional. C1 Resolver problemas contextualizados que recaiam no clculo da porcentagem. C2 - Resolver problemas contextualizados que recaiam na determinao do valor percentual de acrscimo ou desconto de um produto, inclusive quando h acrscimos ou descontos sucessivos.

B1

B2

B3

Resolver problemas H57 envolvendo funo do 2 grau.

NMEROS E OPERAES/ LGEBRA E FUNES

Resolver problemas de contagem utilizando o princpio multiplicativo ou H60 noes de permutao simples, arranjos simples e/ou combinaes simples.

H67

Resolver problemas envolvendo probabilidade.

H68

Resolver problemas que envolvam porcentagem.

28

Matriz de referncia de MATEMTICA - SAERJINHO 2012 3 ANO ENSINO MDIO

Tpico

Habilidade

Classes C1 - Resolver problemas que envolvam anlise e interpretao de dados apresentados em tabelas; C2 - Resolver problemas que envolvam anlise e interpretao de dados apresentados em grficos de barras; C3 Resolver problemas que envolvam anlise e interpretao de dados apresentados em grficos de colunas; C4 - Resolver problemas que envolvam anlise e interpretao de dados apresentados em grficos de setor; C5 - Resolver problemas que envolvam anlise e interpretao de dados apresentados em grficos de segmento. C1 - Associar informaes apresentadas em listas e/ ou tabelas ao grfico de barras que as representam; C2 - Associar informaes apresentadas em listas e/ ou tabelas ao grfico de colunas que as representam; C3 - Associar informaes apresentadas em listas e/ou tabelas simples ao grfico de setor que as representam; C4 - Associar informaes apresentadas em listas e/ ou tabelas ao grfico de segmento que as representam; C5 - Associar informaes apresentadas em grfico de barras a listas e/ou tabelas que o representa; C6 - Associar informaes apresentadas em grfico de colunas a listas e/ou tabelas que o representa; C7 - Associar informaes apresentadas em grfico de setor a listas e/ou tabelas simples que o representa; C8 - Associar informaes apresentadas em grfico de segmento a listas e/ou tabelas que o representa. C1 - Resolver problemas que envolvam o clculo da mdia aritmtica em uma distribuio amostral simples; C2 - Resolver problemas que envolvam o clculo da moda em uma distribuio amostral simples; C3 - Resolver problemas que envolvam o clculo da mediana em uma distribuio amostral simples.

B1

B2

B3

Resolver problemas envolvendo informaes H71 apresentadas em tabelas e/ou grficos.

TRATAMENTO DA INFORMAO

Associar informaes apresentadas em listas e/ou H72 tabelas simples aos grficos que as representam e viceversa.

Resolver problemas envolvendo o clculo da H73 mdia aritmtica, mediana ou moda.

29

As Matrizes de Referncia para Avaliao Diagnstica do Saerjinho em Cincias

Em Cincias da Natureza, as Diretrizes Curriculares dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental foram o documento norteador para a elaborao das matrizes do 5 ano. Para a elaborao da matriz de 9 ano do Ensino Fundamental, o currculo mnimo foi analisado. Dessa anlise, percebeu-se a importncia de selecionar descritores que fossem alm daqueles contedos destacados por bimestre, nessa srie, envolvendo tambm habilidades das demais sries dos anos finais do Ensino Fundamental. J no Ensino Mdio, as matrizes, assim como o currculo mnimo, foram organizadas por disciplina: Biologia, Fsica e Qumica. Tendo em vista o nmero de itens que compem os testes do Ensino Mdio, as matrizes dessas disciplinas contemplaram especificamente os contedos do bimestre avaliado. As matrizes de Cincias foram organizadas em domnios, os quais registram as divises temticas, e suas habilidades, que dispem sobre o conhecimento e a operao cognitiva envolvidos na resoluo de um item. No 5 ano do Ensino Fundamental, os domnios avaliados so Vida e Ambiente, Ser Humano e Sade e Tecnologia e Sociedade. No 9 ano do Ensino Fundamental, alm dos domnios avaliados no 5EF, avaliado tambm o domnio Matria e Energia. No Ensino Mdio, as matrizes se organizam por disciplina: Biologia: Matria e Energia, Terra e Universo, Vida e Ambiente, Ser Humano e Sade e Tecnologia e Sociedade. Fsica: Matria e Energia, Terra e Universo, Ser Humano e Sade e Tecnologia e Sociedade. Qumica: Constituio da Matria, Modelo Atmico, Tabela Peridica, Ligaes Qumicas, Comportamento Qumico das Substncias, Representao e Quantificao da Matria, Solues, Termoqumica, Equilbrio Qumico, Eletroqumica, Qumica Orgnica e Qumica e Sociedade.

30

Matriz de referncia de CINCIAS DA NATUREZA - SAERJINHO 2012 5 ANO ENSINO FUNDAMENTAL

Domnio H01

Habilidade Reconhecer, em diferentes ecossistemas, a presena de fatores biticos e abiticos. Identificar a relao de interdependncia entre componentes vivos e no vivos de um ambiente. Identificar ambientes naturais e ambientes construdos pelo ser humano. Reconhecer as semelhanas e diferenas entre os diversos ambientes naturais.

B1 X X X X

B2

B3

H02 Identificar caractersticas comuns aos organismos vivos. H03 H04 H05 VIDA E AmBIEntE

X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X

H06 Reconhecer a importncia do solo para os seres vivos. H07 Diferenciar os tipos de solo quanto sua composio. Relacionar a troca de calor com as mudanas de estado fsico no H08 ciclo da gua. H09 Reconhecer a existncia de diversos tipos de energia. H10 Conhecer diferentes processos de transformao de energia. Identificar a composio do ar atmosfrico e sua importncia para H11 os seres vivos. H12 Selecionar objetos que podem ser reciclados ou reutilizados. H13 H14 H15 H16 Reconhecer diferentes nveis de interveno do ser humano nos ambientes e suas consequncias. Caracterizar os sistemas e rgos humanos, compreendendo seu funcionamento. Identificar as caractersticas externas do corpo humano de acordo com cada fase do ciclo vital. Identificar hbitos de higiene pessoal relacionados aos diferentes espaos. Identificar comportamentos alimentares que contribuam para a qualidade de vida do ser humano. Identificar o tratamento de gua como providncia essencial para a sade individual e coletiva.

SER HumAno E SADE

H17 H18

H19 Identificar processos de purificao de gua para consumo humano. H20 Relacionar saneamento bsico preveno e controle de doenas. Compreender a importncia do descarte adequado do lixo para a H21 preservao da sade individual e coletiva. H22 H23 H24 Relacionar produtos utilizados no cotidiano s suas formas de obteno. Identificar etapas da transformao da matria-prima na confeco de produtos manufaturados ou industrializados. Relacionar instrumentos do cotidiano ao tipo de informao por eles proporcionado.

tECnoloGIA E SoCIEDADE

H25 Caracterizar processos de tratamento de materiais reciclveis. H26 Relacionar os diferentes tipos de energia sua forma de utilizao.

31

Matriz de referncia de CINCIAS DA NATUREZA - SAERJINHO 2012 9 ANO ENSINO FUNDAMENTAL

Domnio H02

Habilidade Reconhecer os conceitos de combustvel, fonte de energia e forma de energia.

B1

B2

B3 X

H03 Reconhecer o princpio da conservao de energia. Reconhecer processos de transformao e dissipao de H04 energia em situaes cotidianas. Analisar, por meio de dados expostos em grficos ou H05 tabelas, situaes que envolvam processos de conservao, transformao e dissipao de energia. H06 Diferenciar o processo de respirao celular do processo de fermentao.

X X X X X X X X X X X X X X X X X X

mAtRIA E EnERGIA

H07 Reconhecer a respirao celular como processo de combusto. H08 H09 VIDA E AmBIEntE H13 Reconhecer os processos de respirao celular e de fermentao como produtores de energia nos organismos. Identificar a transformao de energia luminosa em energia qumica, atravs da fotossntese. Identificar fluxos de energia entre os organismos e o ambiente.

H20 Relacionar os rgos de sentido ao sistema nervoso. H23 SER HumAno E SADE Relacionar o funcionamento dos sistemas circulatrio, digestrio e respiratrio.

Reconhecer os processos de nutrio como fonte de H24 transformao e obteno de energia para o corpo humano. H34 H26 H27 Relacionar o gasto energtico aos tipos de atividades do organismo e s condies ambientais. Reconhecer as diferentes formas de produo e uso de energia no planeta. Identificar as diferentes fontes de energia (hdrica, elica, solar, nuclear, geotrmica, de biomassa e fssil). Analisar os usos das diferentes fontes de energia quanto sustentabilidade. Diferenciar o conceito de energia limpa do conceito de energia renovvel.

tECnoloGIA E SoCIEDADE

H28 H29

H30 Identificar fontes renovveis e no renovveis de energia. H35 Relacionar fermentao aos seres vivos que a realizam.

32

Matriz de referncia de BIOLOGIA - SAERJINHO 2012 1 ANO ENSINO MDIO

Domnio H01 MATRIA E ENERGIA H02 H04

Habilidade Identificar a transformao de energia luminosa em qumica atravs da fotossntese. Identificar diferentes fontes de produo de energia: hidrulica, elica, solar, nuclear, geotrmica, de biomassa e fssil. Identificar diferentes explicaes sobre as transformaes do ambiente terrestre que possibilitaram a origem dos seres vivos. Interpretar experincias e argumentos utilizados por cientistas como Redi e Pasteur para derrubar a teoria da gerao espontnea. Diferenciar irradiao de convergncia adaptativa, relacionando-os compreenso da disperso da vida na Terra. Reconhecer a histria da vida na Terra com base em escala temporal: o surgimento da vida, das plantas, dos animais e do homem. Identificar as semelhanas e diferenas entre as diversas teorias evolucionistas. Reconhecer as mutaes e a seleo como fontes da diversidade de espcies em um determinado ambiente.

B1 X X X X X

B2

B3

H05 Identificar concepes sobre a origem da vida. H06 H07 H09 TERRA E UNIVERSO H10

X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X

H11 Reconhecer os fatores que determinam o processo de especiao. H12

Reconhecer que as transformaes das espcies ao longo do tempo H13 so resultantes dos mecanismos de mutao, recombinao gnica e seleo natural. H14 H15 H20 H21 H22 Identificar o efeito estufa como condio necessria existncia da vida no planeta. Associar a produo de oxignio molecular com a formao da camada de oznio, indispensveis para a existncia e evoluo da vida na Terra. Reconhecer a teoria cientfica que explicita a origem e evoluo das clulas. Reconhecer o papel da seleo natural no processo evolutivo dos seres vivos. Reconhecer a clula como sendo a unidade morfofisiolgica dos seres vivos. Reconhecer os processos de diviso celular, a partir de representaes e esquemas. Identificar as principais etapas do desenvolvimento embrionrio, enfatizando o papel das clulas totipotentes. Identificar, em representaes esquemticas, os processos de formao dos gametas. Reconhecer a reproduo sexuada como promotora da diversidade de seres vivos. Diferenciar a reproduo sexuada da assexuada quanto ao gasto energtico, quantidade de indivduos gerados, complexidade e rapidez de ocorrncia. Reconhecer que as divises mitticas descontroladas podem resultar em processos patolgicos. Reconhecer as teorias explicativas para origem, evoluo e disperso da espcie humana. Identificar o cdigo gentico como responsvel pelo conjunto de caractersticas do indivduo. Reconhecer que alteraes funcionais no cdigo gentico promovem modificaes adaptativas das espcies podendo ocasionar ou no a evoluo.

H23 Associar as etapas do processo de sntese proteica expresso gnica. VIDA E AMBIENTE H24 H25 H26 H27 H28 H29 H30 H31 H32

SER HUMANO E SADE

33

Matriz de referncia de BIOLOGIA - SAERJINHO 2012 2 ANO ENSINO MDIO

Domnio H01 H02 H03 H04 MATRIA E ENERGIA H05 H06 H07

Habilidade Identificar os seres vivos auttrofos como responsveis pela transformao da energia solar em energia qumica. Associar o consumo calrico com as faixas etrias e atividades fsicas dos indivduos. Reconhecer, em diversas formas de linguagem, os grupos de alimentos classificados como energticos. Identificar os reagentes, os produtos e os processos fundamentais da fotossntese, fermentao, quimiossntese e respirao celular. Explicar a inter-relao entre fotossntese e respirao celular nos organismos fotossintetizantes. Comparar os processos de respirao celular, fermentao e quimiossntese, quanto produo, consumo e saldo de energia. Relacionar carboidratos, lipdeos e protenas com a obteno e gasto de energia pelo organismo dos seres vivos.

B1 X

B2

B3

X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X

Interpretar as funes desempenhadas pelos rgos e sistemas H08 envolvidos no processo de transformao, distribuio e liberao de matria e energia para as clulas. H09 TERRA E UNIVERSO H10 H11 H12 H13 Relacionar o gasto energtico com o movimento dos seres vivos, resultante da interao entre o sistema nervoso, muscular e esqueltico. Identificar provas bioqumicas e embriolgicas do processo de evoluo. Interpretar fatores ambientais que interferem na fotossntese e na respirao celular das plantas. Reconhecer que a diversidade da vida est diretamente relacionada aos tipos e complexidade de clulas. Associar a disperso das plantas nos diversos ecossistemas terrestres organizao orgnica que possuem. Reconhecer a importncia da interao entre ncleo celular e citoplasma nos processos de controle e reproduo celular. Diferenciar a organizao e o funcionamento de clulas animais das vegetais.

H14 Diferenciar a organizao de clulas procariotas das eucariotas. H15 H16 VIDA E AMBIENTE

H17 Comparar a organizao e o funcionamento dos diferentes tipos celulares. H18 Reconhecer as clulas dos diferentes tipos de tecidos animais. H19 H20 Identificar a constituio, a importncia e a funo das membranas celulares existentes nos diversos tipos celulares. Comparar os diferentes tipos de transporte realizados atravs da membrana citoplasmtica. Reconhecer que os tecidos se organizam por meio da multicelularidade com princpios comuns. Identificar, por meio de esquemas e representaes do corpo humano, o funcionamento conjunto de diferentes sistemas. Correlacionar o bom funcionamento dos organismos dos seres vivos com a microbiota existente nesses organismos. Reconhecer os processos de nutrio como fonte de transformao e obteno de energia para o corpo.

H21 Relacionar a ativao da atividade celular com a estimulao hormonal. H25

H26 Caracterizar os sistemas humanos, compreendendo seu funcionamento. H27 H28 H31

SER HUMANO E SADE

34

Matriz de referncia de BIOLOGIA - SAERJINHO 2012 3 ANO ENSINO MDIO

Domnio

Habilidade Reconhecer que os materiais constituintes do corpo dos seres vivos H01 retornam ao ambiente pelo processo de decomposio e voltam a fazer parte dos seres vivos atravs dos processos de fotossntese e nutrio. H02 H03 Reconhecer que, em cadeias e teias alimentares, o fluxo de energia unidirecional e decrescente e o de matria cclico. Reconhecer o Sol como fonte primria de energia das plantas e as sucessivas transformaes dessa energia nos ecossistemas. Identificar, em cadeias e teias alimentares, os produtores, consumidores e decompositores. Classificar, nas cadeias e teias alimentares, os seres vivos quanto ao nvel trfico, hbito alimentar e grau de consumo. Interpretar os diferentes tipos de pirmides ecolgicas, relacionando s cadeias alimentares. Avaliar impactos do uso de diferentes fontes de energia na economia e no ambiente.

B1

B2 X X X X X X

B3

MATRIA E ENERGIA

H04 H05 H06 H07

X X X X X X

TERRA E UNIVERSO

H08 Caracterizar os diferentes biomas encontrados no Brasil e na Terra. H09 Reconhecer as causas e consequncias do aquecimento global. H10 H11 Diferenciar, com base na descrio de situaes concretas, fatores biticos e abiticos em um ecossistema. Identificar as relaes ecolgicas entre os seres vivos em ambientes naturais.

VIDA E AMBIENTE

H12 Reconhecer os conceitos bsicos para o estudo da gentica. Interpretar em diferentes formas de linguagem os ciclos do nitrognio, H13 do carbono, do oxignio e da gua, reconhecendo a sua importncia X para a vida no planeta. H14 H15 Reconhecer as causas e consequncias das alteraes antrpicas X dos ciclos biogeoqumicos. Interpretar tabelas e grficos que relacionam os aspectos biolgicos da pobreza e do desenvolvimento humano. Relacionar o saneamento bsico com a sade humana nas diversas regies brasileiras. Identificar situaes ambientais que colocam em risco a qualidade de vida. X X X

SER HUMANO E SADE

H16 H17

H18 Reconhecer as aplicaes da Engenharia Gentica na Medicina. Reconhecer a importncia dos testes de DNA na determinao da H19 paternidade e identificao de indivduos. H20 Reconhecer os benefcios da biotecnologia sade e produo de alimentos. H21 Identificar o impacto das tecnologias na qualidade de vida das populaes. H22 Identificar a tcnica de obteno de animais por meio de clonagem. TECNOLOGIA E SOCIEDADE Analisar efeitos de determinados agentes qumicos e radioativos sobre H23 o material hereditrio. Relacionar os padres de produo e consumo com a devastao ambiental, a reduo dos recursos e a extino de espcies, apontando H29 as contradies entre conservao ambiental, uso econmico da biodiversidade, expanso das fronteiras agrcolas e extrativismo. H30 Interpretar efeitos da poluio na atmosfera, como a produo de chuva cida, intensificao do efeito estufa e destruio da camada de oznio. X

X X X X X X

X X

Reconhecer a importncia dos procedimentos ticos no uso da H31 informao gentica para promover a sade do ser humano sem ferir a sua privacidade e sua dignidade.

35

Matriz de referncia de FSICA - SAERJINHO 2012 1 ANO ENSINO MDIO


Domnio MATRIA E ENERGIA Habilidade Reconhecer a equivalncia entre massa e energia, descrevendo H01 processos de converso de massa em energia. H02 Reconhecer a equivalncia entre massa inercial e massa gravitacional. H03 H04 H05 Diferenciar argumentos aristotlicos e newtonianos para a explicao de movimentos observveis. Reconhecer ordens de grandeza de medidas astronmicas simulando modelos de posies de astros do Sistema Solar. Reconhecer como os equipamentos localizados em satlites podem ser usados para observar a Terra e para explorar o Sistema Solar. X X X x X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X B1 B2 B3 X X

Relacionar os movimentos da Terra, Sol e Lua com a descrio H06 de fenmenos, tais como durao do dia e noite, estaes do ano, fases da lua, eclipses, etc. H07 Analisar as leis de Kepler sobre o movimento de planetas e satlites. Reconhecer os conceitos de velocidade e acelerao, considerando H08 as leis de Kepler sobre o movimento dos planetas. H09 Reconhecer a relatividade galileana para a descrio de movimentos. H10 Operar valores de comprimento, tempo, velocidade e acelerao utilizando unidades usuais de medidas.

Diferenciar as caractersticas das grandezas fsicas escalares e H11 vetoriais, reconhecendo velocidade e acelerao como grandezas vetoriais. H12 Reconhecer o legado da obra de Isaac Newton para a cincia e tecnologia. Reconhecer as unidades bsicas de medida das grandezas fsicas, H13 no SI, relacionadas s leis de Newton. TERRA E UNIVERSO Perceber a relao algbrica de proporcionalidade direta com o H14 produto das massas e inversa com o quadrado da distncia da Lei da Gravitao Universal de Newton. H15 H16 H17 H18 H19 H20 H21 H22 H23 Reconhecer o conceito de inrcia dos corpos, utilizando-o na soluo de problemas. Utilizar o conceito de ao e reao na soluo de problemas simples do cotidiano. Reconhecer que a ao da resultante das foras altera o estado de movimento de um corpo. Diferenciar massa e peso de um corpo e suas unidades de medida no SI. Resolver problemas envolvendo peso, massa e acelerao gravitacional. Reconhecer os modelos sobre a origem do universo e os argumentos tericos descritos por eles. Reconhecer a velocidade da luz como uma constante fundamental da natureza. Reconhecer a relatividade de medidas de espao e tempo devido invarincia da velocidade da luz. Reconhecer fenmenos da natureza comprovadores da relatividade de espao e tempo. Reconhecer instrumentos e operaes de medidas astronmicas antigas e modernas. Reconhecer a energia e seus processos de transformao como conceitos fundamentais para o desenvolvimento cientfico e tecnolgico.

H24 Relacionar energia e massa reconhecendo a equao E = mc2. TECNOLOGIA E SOCIEDADE H28 H29

36

Matriz de referncia de FSICA - SAERJINHO 2012 2 ANO ENSINO MDIO

Domnio H01

Habilidade Diferenciar calor e temperatura, estabelecendo relaes entre esses conceitos e suas unidades de medida.

B1 X X X X X X X X

B2

B3

Reconhecer que a temperatura de um corpo uma grandeza H02 associada sua energia interna, isto , energia de movimento das partculas que o compem. H03 H04 H05 H06 H07 H08 Identificar variveis simples de fenmenos naturais envolvendo calor e temperatura, relacionando-os com as propriedades da matria. Reconhecer os conceitos de trabalho e potncia, a partir do funcionamento de uma mquina trmica. Reconhecer o conceito de rendimento de uma mquina trmica, associando-o s perdas de calor irreversveis. Interpretar os fenmenos naturais, com e sem mudanas de estado da matria, a partir de diagramas de calor e temperatura. Relacionar o modelo atomista da matria com os conceitos de calor, temperatura e energia interna. Relacionar as variaes de temperatura s mudanas de estado da matria.

H09 Reconhecer trabalho e calor como formas de transferncia de energia. MATRIA E ENERGIA Reconhecer os processos de transferncia de calor (conduo, H10 conveco e radiao) e sua importncia para a compreenso de fenmenos ambientais e cotidianos. H11 H12 H13 H14 H15 H16 H17 H18 H19 TERRA E UNIVERSO H23 H25 H26 TECNOLOGIA E SOCIEDADE H27 H28 H29 Reconhecer o princpio de conservao da energia nos processos termodinmicos. Reconhecer os limites da reversibilidade de processos de transformaes termodinmicas. Identificar as diferentes fontes de energia e processos de transformao de energia presentes na vida cotidiana. Reconhecer a relao de proporcionalidade entre a energia potencial gravitacional de um corpo, sua massa e sua altura relativa. Reconhecer a relao de proporcionalidade entre a energia cintica de um corpo, sua massa e o quadrado de sua velocidade. Reconhecer que a energia mecnica de um corpo a soma das energias potenciais e energia cintica. Reconhecer as transformaes de energia presentes na produo de energia eltrica nas usinas hidreltricas e termoeltricas. Identificar as formas de dissipao de energia na produo de energia eltrica, considerando a irreversibilidade dos processos. Identificar a natureza das interaes no interior dos ncleos dos tomos identificando foras nucleares fortes e foras nucleares fracas. Identificar os convenientes e inconvenientes do efeito estufa como condio necessria existncia da vida no planeta. Reconhecer a relao histrica entre as mquinas trmicas e o desenvolvimento da indstria na Europa ps-Revoluo Industrial. Reconhecer como as aes humanas intensificam o efeito estufa na atmosfera ocasionando o aumento de temperatura da Terra. Reconhecer os processos de transferncia de calor no funcionamento de mquinas trmicas de uso domstico. Identificar os impactos ambientais e sociais devidos aos processos de gerao de energia eltrica. Relacionar a construo de usinas de energia eltrica aos recursos naturais, necessidade de consumo da sociedade e aos impactos. X

X X X X X X X X X X X X

X X X X

37

Matriz de referncia de FSICA - SAERJINHO 2012 3 ANO ENSINO MDIO

Domnio

Habilidade H01 Aplicar os conceitos eltricos de corrente, voltagem e resistncia. Representar circuitos eltricos em srie e em paralelo, atravs de H02 diagramas, determinando as resistncias e as correntes eltricas nos elementos do circuito. H03 H04 Determinar a corrente nos elementos de uma associao de resistores em srie e em paralelo. Resolver problemas utilizando a relao quantitativa entre potncia, diferena de potencial e corrente eltrica. Reconhecer os campos magnticos produzidos por ms, considerando a inseparabilidade dos polos magnticos. Reconhecer o magnetismo terrestre e sua influncia na orientao de bssolas. Reconhecer que variao de fluxo magntico induz a corrente eltrica em um circuito.

B1 X X X X X

B2

B3

H05 Reconhecer como a eletricidade gerada a partir do magnetismo. H06 H07 H08 MATRIA E ENERGIA

X X X X X X X X X X X X X X X

Reconhecer a importncia histrica dos experimentos de Oersted, H09 Faraday e Ampre para o conhecimento cientfico e tecnolgico relativos ao eletromagnetismo. H10 Reconhecer a luz como onda eletromagntica. H11 H12 H13 H14 Reconhecer fenmenos relativos luz (reflexo, refrao, disperso, difrao, etc.) como fenmenos ondulatrios. Relacionar frequncia, perodo, comprimento de onda, velocidade de propagao e amplitude de uma onda. Reconhecer o espectro eletromagntico em funo de frequncias e comprimentos de onda. Identificar as cores relacionando-as com as frequncias das ondas luminosas. Reconhecer a onda como processo de transferncia de energia sem transferncia matria.

H15 Diferenciar ondas mecnicas e ondas eletromagnticas. H16 SER HUMANO E SAUDE

H22 Reconhecer o olho humano como receptor de ondas eletromagnticas. H23 H24 Utilizar ampermetros e voltmetros para fazer medidas em circuitos eltricos. Determinar o consumo mensal de energia eltrica numa residncia pela leitura da conta de luz e do "relgio de luz".

Dimensionar a potncia dos aparelhos eltricos possveis de H25 serem ligados simultaneamente em uma residncia, sem acionar o disjuntor/fusvel. Determinar o consumo de energia eltrica em uma residncia, a H26 partir da potncia eltrica dos aparelhos e tempo de funcionamento dos mesmos. H27 H28 H29 Reconhecer o funcionamento de motores como equipamento de transformao de energia eltrica em outras formas de energia. Reconhecer o funcionamento de um gerador como equipamento transformador de diferentes formas de energia em energia. Reconhecer as propriedades magnticas dos ms, agulhas magnticas e bssolas. Reconhecer como eletroms so usados e construdos em dispositivos como campainhas eltricas, rels, telefone, etc.

TECNOLOGIA E SOCIEDADE

X X X X X X

H30 Reconhecer o funcionamento de bobinas e de eletroms. H31

38

Matriz de referncia de QUMICA - SAERJINHO 2012 1 ANO ENSINO MDIO

Domnio H01 H02 H03 H04 H05 H06

Habilidade Reconhecer a constituio particulada da matria, considerando as ideias iniciais de Dalton. Diferenciar transformaes qumicas de transformaes fsicas da matria. Caracterizar, macroscopicamente, a matria em diferentes estados fsicos. Relacionar presso e temperatura s mudanas dos estados fsicos da matria. Identificar temperatura de fuso, temperatura de ebulio e densidade como propriedades especficas dos materiais. Reconhecer a aplicao das leis ponderais de Lavoisier e de Proust, considerando o modelo de Dalton.

B1

B2 X

B3

X X X X X X X X X X X X X X X

CONSTITUIO DA MATRIA

H07 Diferenciar substncias simples de substncias compostas. H08 Diferenciar, a partir de grficos, substncias puras de misturas. H09 H10 H11 Reconhecer os principais processos de separao de misturas: filtrao, decantao e destilao. Reconhecer o carter histrico da construo dos modelos atmicos. Caracterizar os modelos atmicos de Dalton, Thompson, Rutherford e Bohr.

MODELO ATMICO

Diferenciar o modelo quntico dos outros modelos atmicos, H12 reconhecendo seu carter probabilstico e admitindo a existncia de subpartculas (quarks, leptons e bsons). H13 Diferenciar tomos de elementos qumicos, reconhecendo a existncia de istopos.

Aplicar a distribuio eletrnica de tomos e ons de H14 elementos representativos, por meio do diagrama de Linus Pauling. H15 Relacionar a posio dos elementos qumicos na Tabela Peridica s suas propriedades.

Relacionar a localizao dos elementos na Tabela H16 Peridica aos nmeros de nveis de energia e de eltrons no ltimo nvel. TABELA PERIDICA Relacionar eletronegatividade, tamanho atmico e H17 potencial de ionizao localizao de um elemento qumico na tabela peridica. H18 Reconhecer que os diferentes tipos de ligao esto associados s propriedades peridicas. Reconhecer as particularidades dos gases nobres e do hidrognio. Relacionar a distribuio eletrnica e a camada de valncia aos modelos de ligaes inicas e covalentes.

X X X X X

H19 Caracterizar metais e no metais. H20 H21 LIGAES QUMICAS

Reconhecer a frmula qumica das principais substncias formadas por ligaes inicas (alcalinos e alcalinos H24 terrosos com calcognios e halognios) ou covalentes (H2, O2, N2, Cl2, NH3, H2O, HCl, CH4). H28 H30 Relacionar os diferentes tipos de ligaes qumicas s propriedades de materiais utilizados no cotidiano. Identificar riscos ou benefcios das principais aplicaes da Qumica na interveno no meio ambiente. X

QUMICA E SOCIEDADE

39

Matriz de referncia de QUMICA - SAERJINHO 2012 2 ANO ENSINO MDIO

Domnio

Habilidade H01 Conceituar cidos e bases de acordo com Arrhenius. Reconhecer substncias de uso comum que apresentem comportamento cido (H2SO4, HCl, HF, HNO3, H3PO4, H02 H2CO3, H2S, HCN, CH2O2, CH2O), bsico (NaOH, KOH, Mg(OH)2, Ca(OH)2, Al(OH)3, NH4OH) e neutro, por meio de nomes e/ou frmulas. H03 H04 H05 Associar o carter cido, bsico e neutro ao valor de pH ou ao comportamento dos indicadores. Reconhecer as reaes de neutralizao cido/base por meio de equaes. Reconhecer os xidos (CO, CO2, NOx, SOx, CaO) e sais mais comuns por seus nomes e frmulas. Reconhecer a conservao de massa entre reagentes e produtos por meio da equao qumica. Calcular o nmero de mols de uma determinada substncia a partir do valor de sua massa. Calcular o volume de um gs ideal a partir da quantidade de matria, por meio do volume molar nas CNTP. Calcular volume, presso, temperatura ou quantidade de matria por meio da lei geral dos gases. Calcular massa molar de substncias orgnicas e inorgnicas, a partir de frmulas qumicas. Diferenciar solues, suspenses e coloides, presentes no cotidiano.

B1 X

B2

B3

COMPORTAMENTO QUMICO DAS SUBSTNCIAS

X X X X X X X X X X X

H06 Reconhecer a aplicabilidade de xidos, cidos, bases e sais. H07

H08 Balancear equaes qumicas pelo mtodo da tentativa simples. REPRESENTAO E QUANTIFICAO DA MATRIA H09 H10 H11 H12 H13

SOLUES

Identificar solues saturadas e insaturadas, por meio de informaes sobre a solubilidade, a partir de tabelas, H14 grficos ou evidncias experimentais (exemplo: formao de precipitados). H15 Interpretar dados de concentrao de solues em (g/L), (mol/L), percentagens, ppm e ppb.

X X

Classificar uma reao como endotrmica ou exotrmica, H16 a partir da comparao das entalpias de reagentes e produtos. Interpretar dados relacionados energia envolvida nos H17 processos endotrmicos e exotrmicos, por meio de descries, equaes, tabelas e grficos. TERMOQUMICA Calcular a quantidade de energia absorvida ou cedida H18 sob a forma de calor envolvida nas transformaes, de acordo com a quantidade de matria. Correlacionar a variao de entalpia de uma reao H19 qumica com os processos de ruptura e formao de novas ligaes qumicas. H20 H28 QUMICA E SOCIEDADE Reconhecer que uma funo de estado independe do caminho percorrido pela reao, a partir de grficos. Relacionar xidos s consequncias ambientais, como a formao de chuva cida e o aquecimento global. X X

X X

Calcular as quantidades de reagentes e produtos nas H29 transformaes qumicas comuns aos contextos industrial e cotidiano, representadas por meio de equaes.

40

Matriz de referncia de QUMICA - SAERJINHO 2012 3 ANO ENSINO MDIO

Domnio

Habilidade Reconhecer a coexistncia dinmica de reagentes e H01 produtos como condio para o estabelecimento do equilbrio qumico. Caracterizar a condio de equilbrio qumico, tendo em vista a coexistncia das espcies participantes, a igualdade H02 na velocidade das transformaes e a constncia das concentraes.

B1 X

B2

B3

EQUILBRIO QUMICO

H03

Reconhecer o estado de equilbrio qumico em situaes prticas, por meio de descries, equaes ou grficos.

X X

Identificar os fatores que perturbam o equilbrio de H04 uma reao, tais como a concentrao das substncias envolvidas, a temperatura e a presso. Aplicar o princpio de Le Chatelier em situaes-problema H05 envolvendo variaes de presso, de temperatura e de concentrao. H06 Associar o carter cido, bsico e neutro aos valores de pH e pOH e ao comportamento dos indicadores.

X X X X X X X X X X X

Reconhecer o agente redutor e oxidante em uma reao H07 de oxirreduo por meio do clculo do nmero de oxidao (NOX) dos elementos. H08 H09 H10 ELETROQUMICA H11 H12 Calcular o valor da energia envolvida numa transformao qumica ocorrida em pilhas e baterias. Prever a espontaneidade ou no de uma reao de oxirreduo, a partir de uma srie de reatividade. Reconhecer o fenmeno da corroso, a partir da srie de reatividade de oxirreduo. Reconhecer formas alternativas de proteo contra a corroso. Identificar os processos de oxidao e reduo que ocorrem em uma pilha.

Diferenciar os fenmenos da eletrlise dos fenmenos H13 espontneos que ocorrem em pilhas, baterias e na corroso. H14 Reconhecer o processo de eletrlise na galvanizao, na obteno de substncias, entre outros processos.

Classificar cadeias carbnicas como abertas ou fechadas, H15 normais ou ramificadas, saturadas ou insaturadas, aromticas ou no aromticas. QUMICA ORGNICA Reconhecer os grupos funcionais de compostos orgnicos H16 (hidrocarboneto, lcool, ter, aldedo, fenol, cetona, cido carboxlico, ster, aminas e amidas). Identificar aplicaes de algumas substncias orgnicas de usos mais comuns, tais como: propanona, ter etlico, H17 etanol, metanol, formol, acetato de isoamila, cido acetilsaliclico. Correlacionar a composio de substncias orgnicas com H20 suas fontes de obteno (por exemplo, hidrocarbonetos/ petrleo). H21 Identificar impactos ambientais decorrentes do descarte inadequado de pilhas e baterias. X

QUMICA E SOCIEDADE

Potrebbero piacerti anche