Sei sulla pagina 1di 17

STK (Start Kit DARUMA) Driver Genrico Somente Texto para a impressora DR700 ETHERNET Neste STK mostraremos

como instalar e configurar o driver Genrico Somente Texto com a impressora DR700 Ethernet, no Windows. Premissas: 1. Ter uma mini-impressora modelo DR700 Ethernet 2. Um computador com Windows instalado 3. Ter um servidor DHCP instalado 4. Ter o MAC-ADDRESS da Impressora

Este STK divide-se em 4 partes: 1. Configurando IP Esttico e IP Dinmico na impressora DR700 Ethernet. 2. Amarrando o MAC-ADDRESS da impressora DR700 Ethernet a um IP do servidor DHCP 3. Como instalar a DR700 Ethernet com o driver Genrico Somente Texto 4. Como configurar o Genrico Somente Texto.

1. Configurando IP Esttico e IP Dinmico na impressora DR700 Ethernet A impressora DR700 ETH usa por padro de fbrica o tipo Dinmico de IP. Ento quando fazemos um auto teste pelo painel da impressora, a mesma ir indicar qual o IP ela reconheceu como disponvel na rede. Na imagem abaixo mostrado um auto teste e em destaque as Configuraes de Rede.

Agora sabemos qual o IP da impressora! Vamos alterar o tipo de IP, de Dinmico para Esttico, seguindo os passos abaixo:

Abra o browser de sua preferncia e digite o IP encontrado no auto teste. Aps digitar e pressionar Enter, ser mostrada uma tela de Login como a imagem abaixo:

O login e senha padro so admin. Aps se logar, clique na aba Configuraes, sero mostradas as opes de IP Dinmico e Esttico. Como nossa impressora est com IP Dinmico, vamos alterar para IP Esttico e definir um novo IP para nossa DR700 ETH. No se esquea de clicar no boto Salvar aps ter feito a definio do novo IP. Veja como ficou:

Observao: Caso sua impressora esteja em IP Esttico e voc deseja passar para IP Dinmico, o processo de alterao o mesmo da ETAPA 1 deste STK.
Vejam no auto teste abaixo que as Configuraes de Rede foram alteradas.

Feito! Tipo de IP e IP alterados. 2. Amarrando o MAC-ADDRESS da impressora DR700 Ethernet a um IP do servidor DHCP

Obtendo o MAC-ADDRESS da impressora O MAC-ADDRESS da impressora esta impresso em uma etiqueta que esta abaixo da impressora, para isso vire a impressora e anote o MAC-ADDRESS que esta nesta etiqueta, lembrando que o formato do MAC-ADDRESS semelhante a esse abaixo: 10-88-0F-00-32-2F Apos ter obtido o MAC-ADDRESS da impressora mostraremos a seguir como vincul-lo com o DHCP de 4 sistemas operacionais sendo eles: Windows Server 2003 Windows Server 2008 Linux Debian Linux Fedora

1. Windows Server 2008 Vinculando um IP ao MAC-ADDRESS Para executar esse passo vamos abrir o DHCP clicando em Start -> Administrative Tools -> DHCP, conforme mostrado na imagem abaixo:

Clique sobre o nome do computador e expanda as opes clicando no sinal de [+] ao lado do nome do computador, expanda tambm a opo IPV4 e a opo Scope[192.168.210.0]testes deixando a sua tela assim como a imagem abaixo:

Aps feito isso clique em Reservatons com o boto direito do mouse e escolha a opo New Reservation abrindo assim a tela demonstrada na imagem abaixo:

Na imagem acima preencha todos os campos: Reservation name: Neste campo voc ira fornecer um nome, no nosso caso escolhemos DR700 D-Printer, porem esse nome fica sua esolha IP address: Neste campo voc ira reservar um IP para a sua impressora, no nosso exemplo escolhemos o IP 192.168.210.156 MAC address: Neste campo voc ira fornecer o MAC-ADDRESS que voc obteve da etiqueta que esta abaixo da sua impressora. Lembramos que o MAC-ADDRESS da impressora devera ser fornecido sem nenhum tipo de separador tais como [:\-{,.] Descripion: Neste campo voc fornecera uma descrio sobre o motivo de voc reservar esse IP, no nosso caso colocamos que uma Impressora Ethernet Supported types: escolha a opo DHCP Aps feita as configuraes acima clique em Add Feito corretamente os passos acima voc poder notar que foi reservado um IP para a sua impressora, e este IP esta vinculado ao MAC-ADDRESS da sua impressora, conforme mostra a imagem abaixo:

Agora voc poder fechar o DHCP e em qualquer ponto de rede funcional e ligado ao DHCP que voc conectar a impressora ela recebera o IP que voc reservou para ela.

2. Windows Server 2003 Vinculando um IP ao MAC-ADDRESS Para executar esse passo vamos abrir o DHCP clicando em Start -> All Programs -> Administrative Tools -> DHCP, conforme mostrado na imagem abaixo:

Clique sobre o nome do computador e expanda as opes clicando no sinal de [+] ao lado do nome do computador, expanda tambm a opo Scope[192.168.210.0]testes deixando a sua tela assim como a imagem abaixo:

Aps feito isso clique em Reservatons com o boto direito do mouse e escolha a opo New Reservation abrindo assim a tela demonstrada na imagem abaixo:

Na imagem acima preencha todos os campos: Reservation name: Neste campo voc ira fornecer um nome, no nosso caso escolhemos DR700 D-Printer, porem esse nome fica sua esolha IP address: Neste campo voc ira reservar um IP para a sua impressora, no nosso exemplo escolhemos o IP 192.168.210.156

MAC address: Neste campo voc ira fornecer o MAC-ADDRESS que voc obteve da etiqueta que esta abaixo da sua impressora. Lembramos que o MAC-ADDRESS da impressora devera ser fornecido sem nenhum tipo de separador tais como [:\-{,.] Descripion: Neste campo voc fornecera uma descrio sobre o motivo de voc reservar esse IP, no nosso caso colocamos que uma Impressora Ethernet Supported types: escolha a opo DHCP Aps feita as configuraes acima clique em Add Feito corretamente os passos acima voc poder notar que foi reservado um IP para a sua impressora, e este IP esta vinculado ao MAC-ADDRESS da sua impressora, conforme mostra a imagem abaixo:

Agora voc poder fechar o DHCP e em qualquer ponto de rede funcional e ligado ao DHCP que voc conectar a impressora ela recebera o IP que voc reservou para ela.

3. Linux Debian
Vinculando um IP ao MAC-ADDRESS Para executar esse passo vamos abrir o arquivo de configurao do DHCP, no qual vincularemos um IP ao MACADDRESS da impressora, para isso va at a Console do Debian faa o loggin como Administrador e execute o seguinte comando para abrir o arquivo de configurao do DHCP.

nano /etc/dhcpd3/dhcpd.conf Aps aberto o arquivo de configurao do DHCP incluiremos esta seguinte estrutura de configurao: host NomeDoHost { hardware ethernet MacAddress; fixed-address IP; }

Os campos a serem substitudos na estrutura acima so: NomeDoHost = Este um nome a sua escolha que ser utilizado para identificar a impressora no DHCP, no nosso caso iremos utilizar FS700D-Printer,lembramos que no deve ter espao no nome. MacAddress = Este MacAddress da sua impressora que voc obteve na etiqueta abaixo dela. IP = Neste campo voc colocara o IP que voc quer definir para a sua impressora. Desta forma a estrutura ficara assim: Host FS700D-Printer { hardware ethernet 10:88:0F:00:32:2F; fixed-address 192.168.210.156; }
Aps includo a estrutura de configurao acima iremos salvar e fechar o arquivo de configurao, para isso aperte CTRL+O e de um enter, depois aperte CTRL+X para fechar. CTRL+O [ENTER] = Salva o arquivo CTRL+X = Fecha o aquivo Feito o procedimento acima iremos dar um restart no DHCP para que as novas configuraes entrem em vigor, ento digite a seguinte linha de comando para dar o restart: /etc/init.d/dhcp3-server restart

Agora voc poder sair do Servidor e em qualquer ponto de rede funcional e ligado ao DHCP que voc conectar a impressora ela recebera o IP que voc reservou para ela.

4. Linux Fedora Vinculando um IP ao MAC-ADDRESS Para executar esse passo vamos abrir o arquivo de configurao do DHCP, no qual vincularemos um IP ao MACADDRESS da impressora, para isso va at a Console do Fedora faa o loggin como Administrador e execute o seguinte comando para abrir o arquivo de configurao do DHCP.

nano /etc/dhcp/dhcpd.conf Aps aberto o arquivo de configurao do DHCP incluiremos esta seguinte estrutura de configurao:

host NomeDoHost { hardware ethernet MacAddress; fixed-address IP; } Os campos a serem substitudos na estrutura acima so: NomeDoHost = Este um nome a sua escolha que ser utilizado para identificar a impressora no DHCP, no nosso caso iremos utilizar FS700D-Printer,lembramos que no deve ter espao no nome. MacAddress = Este MacAddress da sua impressora que voc obteve na etiqueta abaixo dela. IP = Neste campo voc colocara o IP que voc quer definir para a sua impressora. Desta forma a estrutura ficara assim: Host FS700D-Printer { hardware ethernet 10:88:0F:00:32:2F; fixed-address 192.168.210.156; }
Aps includo a estrutura de configurao acima iremos salvar e fechar o arquivo de configurao, para isso aperte CTRL+O e de um enter, depois aperte CTRL+X para fechar. CTRL+O [ENTER] = Salva o arquivo CTRL+X = Fecha o aquivo Feito o procedimento acima iremos dar um restart no DHCP para que as novas configuraes entrem em vigor, ento digite a seguinte linha de comando para dar o restart: service dhcpd restart

Agora voc poder sair do Servidor e em qualquer ponto de rede funcional e ligado ao DHCP que voc conectar a impressora ela recebera o IP que voc reservou para ela.

3. Como Instalar a DR700 Ethernet com o driver Genrico Somente texto. I- No menu Iniciar >> Dispositivos e Impressoras, clique com o direito do mouse, em qualquer ponto em branco da tela e escolha a opo Adicionar Impressora. II- Ir aparecer uma tela, com de configurao, Clique na opo Adicionar uma Impressora Local de rede, sem fio ou Bluetooth, em seguida ser aberta a seguinte tela:

10

III- Clique em A impressora que desejo no esta na lista. IV- Selecione nesta prxima tela a opo Adicionar uma impressora usando endereo TCP/IP ou nome de host e clique em Avanar

V- Na prxima janela que sera aberta, no campo Tipo de dispositivo selecione a opo Dispositivo TCP/IP, em Nome do host ou endereo IP digite o IP que a impressora DR700 ETHERNET esta, o campo Nome da porta preenchido automaticamente, mas voc pode alterar para o nome que deseja.

11

VI- Aps o Windows detectar a porta TCP/IP que criamos no passo anterior, ir aparecer uma tela pedindo mais informaes sobre ela, selecione a opo Personalizado e clique em Configuraes.

12

VII- Ser exibida a tela para configurar a porta criada, altere o campo Nmero da Porta para 2000 e clique em OK e depois em Avanar

VIII Na tela de instalao do driver de impressora, selecione o fabricante Generic, impressora Generic / Text Only e clique em Avanar

IX Na prxima tela digite o nome que deseja colocar na impressora e clique em Avanar

13

X Como estamos trabalhando com uma impressora Ethernet, voc pode selecionar a opo No compartilhar esta impressora e clique em Avanar

XI Na prxima tela mostrada voc pode selecionar se a impressora instalada sera a impressora padro utilizada pelo Windows, para finalizar clique em Concluir. Pronto, a impressora DR700 ETHERNET j esta instalado como uma impressora genrica no Windows!

5. Como configurar o Genrico Somente texto. I- Localize o cone da impressora genrica que acabamos de instalar, clique com o boto direito do mouse e escolha a opo preferncias de impresso. II- Nesta tela, escolha a aba papel e qualidade e clique na seta que expande exibindo dessa forma a lista de opes, conforme tela a seguir e escolha cortar a folha e clique em OK.

14

Controlando o salto de linhas: Na guia Comandos da Impressoras utilizando o comando <1B> C<05> em Iniciar trabalho de impresso estamos configurando a impressora para pular 5 linhas podemos controlar o salto de linhas colocando o numero que for necessrio, no exemplo foi colocado 5 mas pode ser qualquer numero por exemplo: 10, 08, 12. Acionando a guilhotina aps a finalizao da impresso: Caso a impressora tenha guilhotina podemos usar o comando <1B>m no campo Finalizar Trabalho de Impresso pois no momento que acabar a impresso conforme a configurao do salto de linhas ela ir cortar o papel.

Clique em aplicar e OK, na sequncia faa novo teste de impresso, se parar o avano na posio correta para o corte ento processo concludo. Caso ainda sobre muito papel, veja como configurar o tamanho da pgina Apndice A que se encontra no final deste STK.

APNDICE A Como criar um novo formulrio de papel com medidas especificas: Existem programas especficos que no podem cortar o papel ou terminar a impresso juntamente com a finalizao do texto, acarretando na impresso da pagina A4 inteira (inclusive as partes em branco da folha). Para controlar esta rea de impresso do papel voc poder utilizar o recurso de criao de um novo formulrio de papel, para fazer isto siga atentamente os passos abaixo: Acesse Iniciar > Painel de controle > Ferramentas Administrativas. Ao abrir a tela de Ferramentas Administrativas clique em Gerenciamento de Impresso.

15

Clique em Servidores de Impresso, depois com o boto direito do mouse clique em Formularios e na listagem selecione: Gerenciar Formularios . Em seguida marque a opo Criar um novo formulario.

Coloque um nome de sua de preferncia clique em salvar, e selecione as medidas para o novo formulario:

Clique em Aplicar e/ou em OK para finalizar a criao de sua pgina.

Agora precisamos configurar o driver da impressora para que ela possa trabalhar com o formulario criado. V em Iniciar > Dispositivos e Impressoras. Clique com o boto direito sobre o icone da impressora trabalhada, em seguida Propriedades da impressora. Clique no boto Preferncias, que abrir a seguinte janela:

16

Clique em Avanado, e ao abrir a janela, escolha o papel que criamos no inicio. Pronto! O driver da impressora trabalhar com o papel selecionado. No caso de dvidas faa contato com nossa equipe de integrao e desenvolvimento: Ligao Gratuita: 0800 770 3320 E-mails: ddc.suporte@daruma.com.br, suporte.ddc@daruma.com.br, desenvolvedores.suporte@daruma.com.br, suporte.desenvolvedores@daruma.com.br, desenvolvedores.daruma@daruma.com.br, suporte@daruma.com.br, suporte.alexandre@daruma.com.br, claudenir@daruma.com.br Skypes: ddc_suporte_daruma, suporte_ddc_daruma, desenvolvedores_suporte_daruma, suporte_desenvolvedores_daruma, desenvolvedores_daruma, suporte_daruma, suporte_alexandre_daruma, claudenir_andrade

17

Potrebbero piacerti anche