Sei sulla pagina 1di 7

Astrologia no Brasil

Toda a histria astrolgica do Brasil est ligada a Portugal e sua influncia na formao das nossas caractersticas. A tradio astrolgica indica que Portugal tem caractersticas piscianas. Por sua localizao geogrfica Portugal era conhecida como finis terrae, e sua formao teve a participao de celtas, fencios, cartagineses, cretenses, gregos e romanos, tambm teve influncia de ondas invasoras de tribos germnicas e, posteriormente, dos mouros muulmanos, sem falar da grande contribuio de judeus e outras raas.

Foi atravs de Dom Henrique que Portugal alcanou a expanso territorial que conhecemos. O desenvolvimento da matemtica e dos conhecimentos astronmicos dos portugueses veio da influncia rabe, com sua tradio de observar os astros. Os rabes eram herdeiros dos conhecimentos dos povos que habitaram a Mesopotmia. A famosa Escola de Sagres, com seu crculo de estudantes adotaram o quadrante, o astrolbio e outros instrumentos que eram conhecidos dos rabes.

Com todos estes instrumentos associados aos clculos astrolgicos foi possvel traar o clculo do deslocamento das embarcaes nos oceanos nunca dantes navegados, no sentido das longitudes. O conhecimento astronmico associado com a Astrologia foi o responsvel por esta libertao da navegao que se fazia at ento, somente pelas costas conhecidas.

Na carta astrolgica do nascimento de dom Manuel, o Venturoso, rei de Portugal na poca do descobrimento do Brasil, Jpiter, na posio mais elevada, no signo de Peixes, prenunciava a grande expanso do reino. Quando estudamos as caractersticas da poca, percebemos a relao entre o misticismo e o universalismo da alma portuguesa.

Em todos os momentos importantes em relao Histria do Brasil, como o mapa da chegada de Pedro lvares Cabral, da tomada de posse da terra, bem como a chegada da corte portuguesa, da independncia e da repblica so notveis e marcantes as presenas de planetas entre Aqurio e Peixes. A misso do Brasil importante tanto do ponto de vista astrolgico bem como espiritual, tanto que o Brasil conhecido pelos kardecistas como corao do mundo (em virtude do seu formato geogrfico em relao com um corao) e ptria do evangelho.

A grande mistura entre ndios, portugueses, negros e depois com as levas de imigrantes criou no Brasil uma raa diferente, alegre, cordial e que sempre quer agradar. O carinho do brasileiro to grande. O Brasil um dos poucos pases a ter um atestado de nascimento, a carta de Pero Vaz de Caminha este documento, chega a citar as circunstncias e horas em que tudo aconteceu.

O desenvolvimento cultural e mstico do Brasil se deu em grande parte com a chegada da corte portuguesa, foi ela quem trouxe as primeiras lojas manicas. A Maonaria tem entre seus smbolos o Zodaco e sempre foi a difusora dos ensinamentos astrolgicos. Com a grande conjuno de Urano e Netuno em Capricrnio atingimos a independncia. Quando em 1846 Urbain Le Verrier descobriu Netuno,

a Repblica proclamada sob a conjuno de Netuno e Pluto em Gmeos.

Nossa bandeira a nica a levar gravada numa esfera celeste a faixa da eclptica e as principais constelaes que viram nascer o Brasil. Com o destaque da estrela Spica, alfa da constelao de Virgem, os positivistas autores da bandeira resgataram o simbolismo solar do grito do Ipiranga. A proclamao da Repblica foi o selo definitivo rompendo de vez os laos com Portugal. Quando admiramos a nossa bandeira estamos fazendo reverncia ao cu e ao nosso destino, que como diz a cano est escrito nas estrelas.

Entre os pioneiros da Astrologia no Brasil podemos citar R.O. Rodrigues, criador do Almanaque do Pensamento e fundador do Crculo Esotrico da Comunho do Pensamento. Nos primeiros anos do sculo XX o Crculo foi o organizador e divulgador da Astrologia, com a propagao dos primeiros cursos por correspondncia de Astrologia.

Podemos ainda citar Jubal Tavares, grande astrlogo paulista, Jferson T. lvares fez profundas pesquisas sobre retificao da hora de nascimento. Emma Costet de Mascheville, que chegou nos anos 1925, casouse com Albert Raymond Costet de Mascheville, violinista e astrlogo, membro da Ordem de Martinista e que chegaram a morar em Curitiba, depois o casal mudou-se para Porto Alegre. Albert trabalhou com Roso de Luna, Papus, Sdir, Saint Yves DAlvreyde e Pladan, ajudou a reconstruo da Rosa Cruz na Frana e tornou-se difusor da Ordem Martinista na Amrica do Sul. Emma, por sua vez, conviveu na primeira comunidade naturista e espiritualista fundada na Sua.

A dcada de trinta nos trouxe Danton Pereira de Souza que chegou a freqentar o Centro Internacional de Astrologia em Paris. Foi um dos fundadores da Associao Brasileira de Astrologia. Seus trabalhos foram na rea de Astrologia Mundial. Ullo Getzel trazido por Emma em 1935, tambm se dedica ao estudo da Astrologia. Tambm nos anos 30 trabalhavam no Rio os astrlogos Batista de Oliveira e Botelho de Abreu. Em 1943, Demtrio de Toledo, estudou Astrologia em Paris.

A obra Mensagem do Astral, por instrues do esprito Ramats, psicografadas pelo mdium esprita Herclio Maes, em Curitiba, fala sobre os acontecimentos da transio da Era de Peixes para Aqurio. Com a obra do esprito de Ramats acabou surgindo em todo o Brasil uma enorme legio de espritas interessados na Astrologia.

Inclusive Chico Xavier, no livro O Consolador, da lavra do esprito Emmanuel, assim responde na questo 140 Os astros influenciam na vida do homem? Assim responde o esprito atravs da psicografia de Chico Xavier: As antigas assertivas astrolgicas tm a sua razo de ser. O campo magntico e as conjunes dos planetas influenciam no complexo celular do homem fsico, em sua formao orgnica e em seu nascimento na Terra; porm, a existncia planetria sinnimo de luta. Se as influncias astrais no favorecem a determinadas criaturas, urge que estas lutem contra os elementos perturbadores, porque, acima de todas as verdades astrolgicas, temos o Evangelho, e o Evangelho nos ensina que cada qual receber por suas obras, achando-se cada homem sob as influncias que merece.

Na poca da Segunda Grande Guerra Mundial o estudo da Astrologia no Brasil sofreu bastante, pois os livros de efemrides que eram editadas em alemo tornam-se escassos. Por volta do ano de 1943, Demtrio de Toledo, que havia sido cnsul em Paris e estudado com Don Neroman 1884-1953 (Engenheiro civil de Minas, e que foi fundador e presidente do Colgio Astrolgico de Frana, descobridor das leis evolutivas. A Astrologia Racional, dizia D. Nroman, demonstra todas as suas leis, princpios e postulados, e nisso reside toda a sua grandeza. D. Nroman toma como ponto de partida apenas uma lei: a lei da analogia, de Hermes de Trimegisto, que a lei da unidade csmica). Demtrio de Toledo publicou Eis a Astrologia.

Na dcada de 60, no Rio de Janeiro, o astrlogo Joo Romariz pratica e ensina Astrologia. So Paulo tornou-se o centro divulgador da antroposofia, estudada por Rudolph Steiner, que era filsofo, mstico e clarividente. A Astrologia sideral um dos fundamentos da antroposofia. Com o surgimento das grandes redes de rdio, surge um segundo grande momento na Astrologia brasileira, trata-se da divulgao popular trazida por Omar Cardoso e Assuramaya. Omar Cardoso foi o responsvel, com suas mensagens otimistas e com sentido construtivo, da maior penetrao da cultura astrolgica na sociedade brasileira.

Tambm na dcada de 50 se d a fuso da Astrologia com a umbanda, que pode ser considerada como uma das nicas ramificaes genuinamente brasileira da Astrologia. Em trabalhos no Rio de Janeiro e em Porto Alegre, os pesquisadores conceituaram os orixs em bases esotricas e com estrito fundamento astrolgico.

Assuramaya iniciou seus estudos por volta de 1954, bilogo e proprietrio de um laboratrio de anlises clnicas, percebeu a sintonia entre os ritmos lunares e a proliferao de microorganismos. Este foi o ponto de partida para passar a estudar Astrologia. Nos anos 60 Zeferino Pina Costa o primeiro a trazer para o pas um computador dedicado exclusivamente a clculos astrolgicos. Foi um dos pioneiros a estudar os efeitos de Quron (cometa com cerca de 241,4 km de dimetro viajando numa rbita errtica entre Saturno e Urano). Foi descoberto pelo astrnomo Charles T. Kowal em 1 de novembro de 1977, aproximadamente s 10 horas, em Pasadena, Califrnia.

As efemrides estavam disponveis um ano depois de sua descoberta. Como de costume, os astrlogos procuraram pelo carter mtico, depois do que o novo planeta foi denominado pelo insight do seu significado astrolgico. O mito de Quron derivou-se da cultura do norte da Grcia. Quron, o primeiro centauro, foi o mentor e instrutor de uma longa linha de heris e de outros notveis. Embora Quron tenha despertado o interesse da comunidade astrolgica no incio dos anos 80, poucos astrlogos utilizam Quron regularmente nas leituras de mapas. Existem duas teorias sobre a regncia de Quron. O Quron mitolgico que foi um centauro e um grande professor, alguns astrlogos acreditam que ele seja o regente de Sagitrio.

Outros justificam a regncia de Virgem, com base no trabalho de Quron como curador e cultivador de ervas medicinais, como tambm no seu servio desprendido aos muitos futuros heris dos quais ele foi o mentor, tais como Jaso, Hrcules e Asclpias. O surgimento da cura holstica e o ressurgir do conhecimento esotrico por volta da poca da descoberta astronmica de Quron tambm apiam esta teoria. Outros ainda teorizam sobre alguma conexo entre Quron e Libra, o signo que ele ocupa no perilio.

Uma teoria de menor aceitao, mas significante, focaliza as habilidades legendrias de Quron como cirurgio uma justificativa para a regncia de Escorpio. Em suma, por Quron ser um cometa no poderia ser associado com regncia, muitos estudantes e pesquisadores chegaram a conectar Quron com o holismo e com alguns dos seguintes conceitos: uma chave, uma mudana na conscincia, uma perspectiva diferente, uma ponte estabelecida entre os caminhos estabilizados e a mudana evolucionria, alternativos, cura holstica e ecologia.

Quron parece representar uma redescoberta do xamanismo, onde a jornada de esprito ao mundo subterrneo o caminho para a cura. A maior parte dos astrlogos atuantes no pas se formou ou foi formada enquanto Urano atravessava o signo solar do pas, surgindo entre estes, autores de talento, pesquisadores de grande profundidade, professores que implantaram uma nova didtica de ensino da Astrologia. Por Curitiba tambm passaram muitos astrlogos de outros Estados, alguns permaneceram por aqui e criaram razes, outros simplesmente ficaram o tempo necessrio para alar vos para outros lugares do Brasil. Curitiba sempre foi uma etapa para quem vem do sul e quer se radicar em So Paulo ou Rio de Janeiro. Mas os que aqui permanecem so to bons quanto os do eixo Rio-So Paulo.

Eu mesma tomei conhecimento da Astrologia, primeiramente com minha me, que foi um esprito aberto s inovaes, tendo nascida na Rssia, chegou ao Brasil muito nova, falava e lia em vrios idiomas e tinha interesse especial pela Astrologia. Com o aparecimento dos programas de rdio, quando ainda morava em So Paulo, fui me interessando cada vez mais pela cincia dos astros, inicialmente de forma tmida, mais como uma curiosidade, mas com o passar dos anos consolidei meus conhecimentos atravs de estudos, congressos e cursos dos quais participei.

Como o jornalismo foi a profisso que abracei, tive alguns perodos em que por fora da profisso tive que escrever sobre outros assuntos, foi assim no jornal Dirio do Paran, onde mantive durante muitos anos uma coluna sobre religies e posteriormente um caderno com informaes religiosas. Minha vinda para Curitiba na dcada de 70 foi criando condies para a implantao de um trabalho calcado em cima dos estudos que vinha desenvolvendo em termos astrolgicos. Foi no ms de outubro de 1980, que convidada por Bayard Osna, na poca diretor comercial da Rdio Cidade, que fui fazer uma participao especial no programa de Reginaldo Loyola Cidade Mulher -, com o incentivo do grande diretor de rdio Jair Brito, ganhei meu prprio espao na Rdio Cidade, apresentando na parte da manh o programa Bom Dia Astral e na parte da tarde, junto com Paulo Branco o programa Dirce Confidencial.

Aps alguns anos trabalhando na Rdio Cidade e com a mudana de sua programao, tive uma passagem pela Rdio Universo, depois tive o prazer de trabalhar na Rdio Clube Paranaense, onde apresentava na parte da tarde o programa Dirce Confidencial, e pela orientao da emissora de cunho catlico, era proibido falar em Astrologia, ento acontecia o seguinte: o produtor do programa meu marido Cludio - anotava fora do ar todos os dados de nascimento e demais informaes necessrias resposta e, depois disso o ouvinte participava no ar, mas no comentava nada sobre data de nascimento, somente informava o assunto.

Era uma situao difcil de trabalho e foram trs meses de programa, depois passamos para a Rdio Atalaia, que fazia o primeiro lugar entre as emissoras AM de Curitiba. Ali aconteceu a exploso da audincia e meu nome tornou-se bastante conhecido. Foram quase dois anos de programa. Depois tivemos novamente um breve retorno pela Rdio Cidade, mas por interesses polticos da emissora, o nosso programa no ficou muito tempo no ar. Depois voltamos ao ar pela Rdio Capital de Curitiba, fazendo o programa Bom Dia Astral das 8h s 12h. Era uma manh de muitas atraes que levava aos lares de Curitiba e regio muita informao astrolgica, orientao mdica, psicolgica e acima de tudo o otimismo e o pensamento positivo.

Aps a nossa passagem pela rdio Capital ficamos por quase um ano fora do ar, foi quando ingressamos na Rdio Colombo do Paran, no dia 2 de abril de 1989 e nos desligamos no ms de dezembro de 2009. Logo em seguida, no dia 1 de janeiro de 2010, ingressamos na Rdio Continental AM1270, com o programa Bom Dia Astral apresentado de 9h s 11h, de segunda a sexta-feira. Em outubro de 2010 passei a apresentar na FM98, das 7h s 8h, as previses astrais. Essas duas emissoras pertencem ao sistema RPC.

Antes de trabalhar em Rdio tive passagens profissionais no jornal Dirio do Paran, Curitiba Shopping, Correio de Notcias, por duas vezes. Nos desligamos do Correio de Notcias e no dia 15 de janeiro de 1989, onde comeamos a escrever a nossa coluna diria Bom Dia Astral, nos jornais O Estado do Paran e Tribuna do Paran.

Em quatro de dezembro de 1989, passamos a escrever uma pgina especial Seu Destino, Sua Vida, no jornal Tribuna do Paran, em 19 de outubro de 1990 a mesma passou a ser publicada no jornal O Estado do Paran, que s parou quando o jornal passou a ser online, em fevereiro de 2011. L se vo mais de 22 anos de trabalho dirio nos dois jornais. No ano de 1995, no ms de novembro lanamos a primeira edio do Almanaque de Astrologia e Simpatias Dirce Alves, com as previses e informaes astrolgicas para o ano de 1996. Como a aceitao foi muito grande, no final de 1996, j tnhamos pronto o Almanaque de Astrologia e Simpatias 1997 Dirce Alves.

Nosso trabalho foi conquistando mais leitores, no ano de 1997 tivemos que aumentar a tiragem e no ms de outubro estvamos lanando o Almanaque de Astrologia e Simpatias Dirce Alves 1998 Ano da Lua.

No final de 1998 fizemos o lanamento do Almanaque de Astrologia Dirce Alves 1999 Ano de Saturno, aumentando a rea de distribuio e fazendo com que os nossos estudos ganhassem outros Estados, com a incluso de novos pontos de vendas.

Em outubro de 1999 estvamos lanando o 5 Almanaque, desta vez o Almanaque de Astrologia Dirce Alves Ano de Jpiter. No final de 2000 lanamos o Almanaque de Astrologia Dirce Alves 2001 Ano de Marte, chegamos ao 6 ano de ininterrupta publicao, levando sempre a melhor informao astrolgica para que os leitores possam ter um melhor controle sobre suas aes na vida. A Bom Dia Astral, Editora, Distribuidora e Produtora Ltda., lanou no final de 1999 em edio especial a revista O Poder do Anjo da Guarda, que por seu sucesso j est em sua segunda edio.

O Almanaque de Astrologia Dirce Alves, est em 17 ano de publicao, seu sucesso cada vez mais crescente e devemos tudo isso ao nosso imenso pblico ouvinte e leitor. Na verdade ningum se forma em Astrologia, estamos todos os dias aprendendo coisas novas, conhecendo novos aspectos desta cincia-arte milenar, que se renova com cada mapa astral que confeccionamos. Este nosso trabalho apostilado como o prprio novo diz, um curso bsico e no pretende esgotar o assunto.

A Astrologia vasta, podemos at afirmar que voc passa a vida toda estudando, praticando e a cada dia se depara com uma nova nuance. Estamos apontando o norte para todos aqueles que desejam comear sua caminhada na senda do conhecimento. Pois para uma longa jornada devemos dar o primeiro passo como diz o pensamento oriental.

A infinidade de obras que existem sobre o assunto vo coloc-lo cada vez mais do conhecimento astrolgico. Ao longo da caminhada muitos podero desistir, outros parar um pouco para descansar, mas a semente do conhecimento estar lanada em seu corao e esta ningum poder tirar. Estudar Astrologia, como sempre digo, como montar uma grande colcha de retalhos, cada estudo, cada ensinamento aprendido um retalho que voc vai juntando ao seu conhecimento, portanto, no fique preocupado em querer conhecer tudo de uma s vez, voc est apenas comeando a conhecer os ensinamentos que percorreram sculos e passaram por mos de sbios, foram ensinados secretamente, foram banidos de muitas sociedades, renegados por muitas religies, mas nunca sofreram soluo de continuidade.

Um novo mundo comea a se vislumbrar, um novo horizonte est sendo descortinado, voc comeou a participar de um crculo de pessoas que esto preocupadas com a difuso da verdade, que no esto atreladas a dogmas, sofismas ou quaisquer outros mtodos de pensamentos. A Astrologia no uma religio como as que conhecemos tradicionalmente, ela no tem rituais, est sempre aberta s novas verdades que as descobertas trazem. A Astrologia pode ser entendida como religio, quando buscamos sua origem no latim e no verbo que lhe d origem religione que vem de religare, que significa tornar a ligar, religar. Pois ns astrlogos no podemos fugir idia da existncia de uma manifestao divina que criou todos os corpos celestes, nem podemos descrer das virtudes divinas que comandam o Universo.

Por certo no decorrer da vida voc no ir encontrar um astrlogo ateu, pois lidando com os sinais que Deus colocou no firmamento impossvel algum no reconhecer em Deus o criador e arquiteto de todo o Universo. (Em Gnese, cap. 1, vers. 14-19: Deus disse: Faam-se luzeiros no firmamento dos cus para separar o dia da noite; sirvam eles de sinais e marque o tempo, os dias e os anos; e resplandeam no firmamento dos cus para iluminar a Terra. E assim se fez. Deus fez os dois grandes luzeiros: o maior

para presidir ao dia, e o menor para presidir noite; e fez tambm as estrelas. Deus colocou-os no firmamento dos cus para iluminassem a Terra, presidissem ao dia e noite, e separassem a luz das trevas. E Deus viu que isso era bom. Sobreveio a tarde e depois a manh: foi o quarto dia).

Uma das histrias mais interessantes nos anais da Astrologia aquela sobre o Reverendo John Butler, reitor de Litchborough (Inglaterra) na poca. Ele estava indignado com a maneira com que a Astrologia se apoderava das mentes dos homens e resolveu desacredit-la de vez. Para realizar isso, decidiu ler sobre o assunto a fim de poder demolir mais prontamente as asseres astrolgicas. Um pouco de leitura, porm, levou-o a um estudo mais prolongado, com este resultado, sendo suas prprias palavras: Produziu em mim uma reverncia por esses cabelos grisalhos que injustamente e to ignorantemente eu desprezava. Acho que depois da teologia nada me leva mais perto da viso de Deus do que esse estudo astrolgico sagrado das grandes obras da natureza.

Se a cincia dos astros impressionou mentes to esclarecidas, devolveu a f a milhares de pessoas e trouxe uma nova viso da vida por certo ela tambm tem uma mensagem para voc. Estudando a Astrologia voc poder se conhecer melhor e aos que o rodeiam, passando a viver de maneira mais harmnica com o Universo que o cerca, respeitando a natureza e toda a vida que Deus criou, passando a se ver como pea fundamental desta orquestra maravilhosa que a Vida, Vida que foi doada a espcie por Deus para ser vivida plenamente, sem medo, sem restries, mas obedecendo aos ciclos colocados pelo Criador para que a harmonia exista no Universo. Conhecendo os ciclos da Lua, das influncias dos planetas e as demais posies astrais, praticando a justia, o amor e a caridade voc estar se tornando uma criatura com vida plena, que como Deus quer que seus filhos se apresentem neste planeta. Felicidades e boa sorte, pois de agora em dia voc se torna mais responsvel pelos seus atos, pois conhecer as leis naturais que regem a vida em sua plenitude.

Potrebbero piacerti anche