Sei sulla pagina 1di 5

A NEGAO DA CIDADE EM CONFIGURAES HABITACIONAIS CONTEMPORNEAS TRS CASOS EM SO CARLOS/SP

Ana Lara Barbosa Lessa Profa. Dra. Eulalia Portela Negrelos Universidade de So Paulo, Escola de Engenharia de So Carlos, Departamento de Arquitetura e Urbanismo, Av. Trabalhador So-carlense, 400 - Parque Arnold Schmidt - So Carlos-SP - CEP 13566-590, Tel. +55 11 3373-9311 Fax. +55 16 3373-9310 Programa Ensinar com Pesquisa Pr-reitoria da Universidade de So Paulo e-mail: analarabr@yahoo.com.br Grupo de pesquisa: ArqBras -Grupo de Pesquisa em Arquitetura e Urbanismo no Brasil

RESUMO
A pesquisa prope o estudo dos recentes tipos de configuraes territoriais de funo habitacional loteamentos e condomnios residenciais fechados, passando pelas modificaes da economia e da sociedade, e pelo paradigma resultante dessas modificaes - o que impulsionou a disseminao dessa nova forma de morar. Como aplicao da parte conceitual do trabalho, foram estudados trs estudos de caso no municpio de So Carlos, interior do estado de So Paulo. Tendo em vista que os empreendimentos so orientados para perfis econmicos diferentes, pode-se constatar, por meio da anlise e comparao entre os casos, a situao de apropriao/assimilao das caractersticas em sentido descendente (dos de maior poder aquisitivo para os de menor poder aquisitivo), como um reflexo de que a ideologia do consumo permeia todas as camadas sociais.

ABSTRACT
The research proposes the study of recent types of territorial residential configurations closed residential lots and condominiums,passing through the changes of economy and society, and through the new social paradigm which stimulated the spread of this new way of living. As part of the application of the conceptual work, we studied three cases in So Carlos, state of So Paulo. Considering that the projects are directed to different economic profiles, you can see, through the analysis and comparison between cases, the situation of appropriation / assimilation of the features on the downside (of the most purchasing power for a smaller power purchasing) as a reflection of the ideology of consumption that permeates all social strata. Palavras chave: Novas territorialidades, Condomnios, Sociedade, Ps-modernismo.

1. INTRODUO
A pesquisa se refere ao estudo e anlise das novas configuraes territoriais de funo habitacional loteamentos e condomnios residenciais fechados, bem como s transformaes econmicas e sociais que levaram disseminao dessas configuraes, e (s) sua(s) conseqncia(s). Sero analisados de forma comparativa trs exemplos dessas novas configuraes habitacionais no municpio de So Carlos/SP: os loteamentos fechados de alto padro Damha I e Village Damha I, empreendimento privado do Grupo Encalso-Damha, e o condomnio residencial fechado Oscar Barros, empreendimento de cunho social promovido pela Prefeitura Municipal de So Carlos, financiado pela Caixa Econmica Federal (CEF). A anlise dos empreendimentos tem por objetivo especfico o aprofundamento tipolgico no quadro dos estudos em andamento sobre condomnios/loteamentos fechados (horizontais), atravs da contraposio entre tipos morfolgicos urbanos e arquitetnicos na produo de elite e de interesse social, observando a situao de apropriao/assimilao das caractersticas da primeira pela segunda. A pesquisa foi desenvolvida por meio de pesquisa e estudo em fontes bibliogrficas referentes a novas configuraes territoriais de funo habitacional, do levantamento da ocorrncia de condomnios e

loteamentos fechados no municpio de So Carlos, de levantamento e estudo da documentao referente aos casos estudados, visitas de campo e levantamento fotogrfico.

2. UM NOVO PARADIGMA SOCIAL


A sociedade do mundo capitalista sofrera transformaes devido readaptao crise econmica causada pela ruptura do sistema fordista de produo, ocorrida a partir da dcada de 1970. Como resposta crise, a reorganizao do modo capitalista deu-se por meio da introduo de processos de trabalho flexveis e de alta tecnologia na produo de mercadorias mais especficas numa lgica de consumo acelerado. Tambm caracterstica dessa nova fase da economia a apropriao da esfera imaterial pelo capitalismo, sobretudo da cultura e da informao - tudo acompanhado por um grande processo de internacionalizao das informaes e das transaes econmico-financeiras. O dinheiro, nessa nova fase do sistema capitalista, aparece em seu estado puro e avana sobre todas as dimenses da vida. A fim de que a mquina do capitalismo funcione corretamente e no ocorra qualquer tipo de desajuste na multiplicao do capital, a induo ao consumo fortemente exercida. O ideal de consumo exagerado intensamente disseminado e isso reflete em absolutamente todos os mbitos da vida. As transformaes econmicas ento geraram transformaes ideolgicas, que moldaram uma nova ordem social, marcada por novos modos de vida e novas formas de consumo. A sociedade emergente passou a ser mediada pelo espetculo que, para Debord (1997:16), seria (...) a afirmao da aparncia e a afirmao de toda a vida humana, isto , social, como simples aparncia. Ou seja, a essncia de tudo foi apropriada pelo espetculo, onde o ser fora usurpado pelo parecer. Dentro dessa dinmica marcada pelo espetculo, os novos modos de pensamento e ao da sociedade engendraram transformaes no territrio. Como um aspecto resultante dessa modificao, os espaos urbanos passaram a deter as mesmas caractersticas de mercadorias, capazes de suprir as necessidades subjetivas por status, identidade e afirmao de seus consumidores, e so submetidos, desse modo, ao fetichismo do valor de uso. Os espaos-mercadoria passaram por um processo de reconfigurao, para melhor atenderem aos anseios consumistas da sociedade: da o surgimento de novas configuraes territoriais.

3. A NEGAO DA CIDADE EM NOVAS CONFIGURAES TERRITORIAIS DE FUNO HABITACIONAL


As configuraes territoriais contemporneas, sobretudo as de funo habitacional - condomnios horizontais e loteamentos fechados, objeto desta pesquisa, configuram um novo modelo de ocupao do territrio que instaura a fragmentao do tecido urbano e um novo tipo de segregao social e espacial, obtida por meio de dispositivos de controle fsico e eletrnico. Os espaos resultantes deste tipo de configurao excludente so espaos privados (ou privatizados, no caso de loteamentos fechados) e voltados para si mesmos, que abrigam somente a homogeneidade. So estruturas anti-urbanas que so a extenso da esfera privada e que desqualificam a dimenso pblica. Espaos que afirmam o valor do que privado e restrito e negam o que pblico e aberto nas cidades. So configuraes avessas noo de cidade enquanto bem pblico, formada pela tenso pblico/privado, como lugar da heterogeneidade, do conflito e do convvio. Espaos que se constroem na dimenso privada, onde cidados passam a ser consumidores. So espaos projetados para clientes que possuem renda semelhante, modos de vida semelhantes e desejos semelhantes; clientes portadores de um individualismo exagerado, que acreditam que a dimenso da liberdade exista apenas em espaos fechados, exclusivos e privatizados, e sobretudo entre semelhantes. Consumidores que possuem a necessidade de afirmao pessoal por meio da marca de identidade. individual e coletiva construdas e compradas, e pela afirmao de sua posio social. Esses espaos so artificiais, construdos a partir da lgica do consumo e consumidos tal qual mercadorias. vendido um ideal de vida artificial intrnseco a esses espaos artificiais e a sociabilidades artificiais, mediadas por um conjunto de regras determinadas, impostas por um regimento construdo. Espaos que resultam de uma configurao do espetculo, onde se d (...) a afirmao da aparncia e a afirmao [da vida] social, como simples aparncia. Espaos homogneos e abstratos, apesar do contexto em que se inserem. Espaos pasteurizados (SNCHEZ, 2003: 46), sem identidade. Espaos que negam a cidade como memria materializada.

Infelizmente, a construo desses espaos est na ordem do dia segundo o urbanismo contemporneo, que acaba por produzir no-cidades atravs da organizao da segregao, da discriminao social e da reestruturao econmica (CALDEIRA, 2000: 255).

3.1. Comparao dos estudos de caso


Os casos estudados durante a pesquisa, exemplos dessas novas configuraes territoriais de funo habitacional, compreendem dois loteamentos fechados de mdio-alto e alto padro Residenciais Village Damha I e Damha I, respectivamente, promovidos pelo Grupo Encalso-Damha; e pelo Condomnio Residencial Oscar Barros, empreendimento da Prefeitura Municipal de So Carlos e da PROHAB (Progresso e Habitao de So Carlos S/A). Foi financiado pelo Programa de Arrendamento Residencial (PAR) da Caixa Econmica Federal (CEF). Os trs casos foram analisados e comparados, e alguns itens foram identificados como mais pertinentes ao estudo:

3.1.1. Configurao Urbana


Damha I - Traado sinuoso; Village Damha I - Traado sinuoso e mais regular que o primeiro caso; Oscar Barros - Traado regular e ortogonal.

3.1.2. Tipo de Parcelamento do Solo


Damha I - Loteamento fechado; Village Damha I - Loteamento fechado; Oscar Barros - Condomnio fechado.

3.1.3. reas verdes


Damha I - Grande quadra central com atividades de lazer e rea verde; Village Damha I - Grande quadra central com atividades de lazer e rea verde + rea de APP; Oscar Barros - Quadra central (de dimenso proporcional dimenso do condomnio, com rea verde.

3.1.4. Equipamentos de lazer


Damha I - quadra poliesportiva, duas quadras de tnis, duas quadras de vlei de areia, campo de futebol suo, campo de futebol infantil, playground, centro de convvio, lagos artificiais e amplos gramados; Village Damha I - quadra poliesportiva, playground, piscina, quadra de tnis, quadras de vlei de areia, campo de futebol suo, lago e centro de convvio e gramados. Oscar Barros - campo de futebol (com dimenses bem reduzidas) e um centro de convvio com churrasqueira.

3.1.5. Dispositivos de segurana Os trs estabelecimentos possuem guarita, muros, cercas eltricas e grades. Os residenciais Damha possuem circuito fechado de TV e vigilncia particular de proteo perimetral. 3.1.6. Questes de sociabilidade
Damha I pouca convivncia social na rea comum Village Damha I - pouca convivncia social na rea comum Oscar Barros muita convivncia social na rea comum.

3.1.7. Arquitetnico

Damha I residncias unifamiliares autnomas; Village Damha I - residncias unifamiliares autnomas; Oscar Barros residncias multifamiliares sobrepostas.

4. RESULTADOS CONCEITUAIS
Pode-se verificar resultados em pelo menos duas instncias relacionadas s hipteses iniciais: a disseminao da lgica consumista dessa nova sociedade, dita ps-moderna, mesmo entre as categorias da populao menos favorecidas economicamente; e a tentativa, por parte desta mesma categoria da sociedade, de manuteno dessa lgica por meio da apropriao de valores, configuraes, modos de organizao e de consumo que provm dos setores sociais de maior poder aquisitivo. sabido que a disseminao da ideologia do consumo deu-se em todos os mbitos da sociedade. Essa lgica de vida de consumo extremo no ficara restrita, contudo, somente a camada da sociedade que pode consumir, ela foi absolutamente disseminada, inclusive para as classes mais pobres. Um dos resultados verificados pela pesquisa foi que essa camada da populao, de menor poder aquisitivo, alm de ter se apropriado da ideologia do capitalismo avanado, tambm se apropriara das novas configuraes territoriais delineadas por ela, e de todos as simbologias e significados que so inerentes a essa modalidade de habitao: o segundo mbito resultante da pesquisa. Verificou-se, como prova da apropriao desse novo modo de morar, que consiste nas novas configuraes territoriais de funo habitacional ou, como nomeia Caldeira, enclaves fortificados de funo habitacional, o exemplo do residencial Oscar Barros, um empreendimento financiado pela Caixa Econmica Federal, rgo financeiro da Unio, e pela Prefeitura do Municpio de So Carlos. interessante observar que o empreendimento no fora construdo para a obteno de lucro por parte de seus agentes promotores; de fato, fora promovido para suprir a necessidade por habitao prpria de funcionrios da Prefeitura do municpio. Contudo, verifica-se que o residencial configura-se como um condomnio, um modelo de configurao habitacional que fora direcionado, priori, s camadas da populao de maior poder aquisitivo, visando lucro. O segundo fator resultante da pesquisa refere-se verificao das apropriaes em sentido descendente de elementos - programticos, construtivos, simblicos e ideolgicos - e de configuraes dentro dos empreendimentos residenciais fechados estudados, do empreendimento de mais alta renda para o mais popular. As apropriaes verificam-se, sobretudo, na instncia coletiva dos empreendimentos. Na esfera coletiva, possvel verificar apropriaes de elementos no nvel da configurao interna dos empreendimentos, feitas pelos empreendimentos de menor padro construtivo. A apropriao mais clara referente a elementos e importncia e significados dados dimenso do lazer. Em todos os residenciais, a rea destinada ao estar e ao lazer assume posio central: nos residenciais Damha localizam-se nas quadras centrais (uma pequena parcela dos equipamentos no anel verde interno que acompanha os muros, no caso do Damha I); no Oscar Barros, localizam-se na quadra central e em uma das faces que margeia o limite do residencial. Os programas, contudo, so diferenciados, sobretudo em relao ao Oscar Barros, empreendimento que possui renda e espao bem menores, em relao aos outros dois estudos de caso. O lazer constante possui grande importncia, de acordo com a lgica dessas configuraes, para a obteno de uma vida saudvel e tranqila, onde todos os dias podem ser finais-de-semana1. Presente na maioria dos empreendimentos habitacionais contemporneos, aparece, na maioria das vezes, como um diferencial de quem pode pagar, denotando, dessa forma, grande conotao de status. Da mesma forma, a existncia de reas verdes possui grande importncia e recorrncia entre os empreendimentos desta natureza. Estes empreendimentos propagam a idia de vida saudvel, longe dos males da cidade, designada como catica. Os dois residenciais Damha exaltam enormemente a proximidade com a natureza, tanto pela presena de reas verdes intra-muros, quanto pela proximidade ao Parque EcoEsportivo Damha (que acaba se confundindo com a rea verde dos residenciais, de acordo com a

Lgica prpria de empreendimentos habitacionais fechados.

propaganda). O residencial Oscar Barros possui apenas uma praa gramada e arborizada na quadra central e canteiros ajardinados. A maior apropriao verificada, entretanto, tanto por parte do Village Damha I quanto por parte do residencial Oscar Barros, a da presena de dispositivos variados de segurana e o fechamento do permetro do empreendimento. Essa uma condio inerente a esse modelo de configurao; sem ela, os empreendimentos desse tipo seriam loteamentos convencionais (principalmente em relao aos loteamentos fechados). Os residenciais Damha possuem o maior aparato de segurana, por motivos de maior poder aquisitivo, enquanto que no Oscar Barros estes limitam-se a uma portaria associada a guarita, porteiro e grades. Em todos os casos, todos os visitantes so obrigados a serem anunciados e identificados, condio para que a entrada lhes seja permitida ou negada. Apesar desses elementos existirem na configurao dos residenciais, o padro, que depende estritamente do fator econmico do empreendimento e de seus moradores, no pode ser incorporado. Logo, acompanhadas as apropriaes, verifica-se queda de qualidade, de rea ou de quantidade, em todos os casos de apropriao feitas pelos empreendimentos de menor poder aquisitivo. A queda do padro mostra-se presente na quantidade e qualidade dos dispositivos de segurana presentes no residencial Oscar Barros; na queda de rea e qualidade das reas verdes dos residenciais Village Damha I e Oscar Barros; e na queda de quantidade, qualidade e rea de programas e espaos de lazer tambm desses dois empreendimentos. interessante notar, por meio dessas apropriaes, seguidas pela queda de padro conforme a diminuio da renda, como a populao de menor renda faz para, a todo custo, manter-se inserida nessa lgica de consumo extremo da sociedade capitalista contempornea; como faz questo de deter os mesmos valores, mas sem possuir o mesmo poder aquisitivo.

5. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
CALDEIRA, T. (2000). Cidade de Muros: Crime, segregao e cidadania em So Paulo. So Paulo: Edusp. DEBORD, G. (1997). A sociedade do espetculo. So Paulo. Contraponto. SNCHEZ, F. (2003). A reinveno das cidades para um mercado mundial. Chapec: Argos.

Potrebbero piacerti anche