Sei sulla pagina 1di 5

Cincias Morfofuncionais III

http://www.ilang.com/controls/educationplan/printableeducationplan.htm

Cincias Morfofuncionais III


Curso:
Enfermagem

Semestre:
2013.1

Corpo Docente:
EDSON CASSIANO

Coordenadores:
Anzia Lima Chaves Ribeiro, JULIETA MARIA DE FATIMA ANDRADE DUARTE

Descrio:
A disciplina aborda a anatomofisiologia dos sistemas digestrio, endcrino, urinrio, alm da dor e regulao da temperatura corporal. As principais patologias que acometem esses sistemas e os medicamentos utilizados nestes sistemas, assim como seus efeitos a nvel local e sistmico.

Carga Horria:
Total: 80,00h Semanal:4,00h Atividades de Aprendizagem Terico/Prtica:64,00h Atividades de Aprendizagem Orientada:16,00h

Perfil do profissional
O curso de enfermagem da Faculdade Pitgoras campus Guarapari destaca-se por abordagem humanstica e cientifica de modo a atender s necessidades de sade das pessoas, das famlias, dos grupos e das comunidades e visa formar o profissional com o seguinte perfil: Enfermeiro com formao generalista, humanista, holstica, crtica e reflexiva, com atuao profissional pautada na tica, nos preceitos legais, na autonomia e no senso crtico sobre a sua prtica, ciente do seu papel de liderana junto equipe de enfermagem e da necessria habilidade de comunicao como instrumento de trabalho. Um profissional conhecedor da realidade na qual se insere capaz de identificar as dimenses bio-psico-social do indivduo, famlia, comunidade e intervir sobre problemas e situaes de sade-doena de acordo com o perfil epidemiolgico da regio e do pas, de forma a promover, proteger e recuperar a sade e reabilitar o indivduo com responsabilidade social e compromisso com a cidadania. Capacitado para produo de conhecimento e para a busca do prprio aprimoramento tcnico, cientfico e cultural, com vistas melhoria de sua atuao e ao progresso da profisso. Profissional qualificado para o exerccio profissional fundamentado em evidncias cientificas e sustentado em princpios ticos, bioticos e legais.

Ementa
Sistema Urinrio. Sistema Digestrio. Sistema Endcrino. Temperatura Corporal. Estudo da dor. Estudo da Sensibilidade.

Competncias
ATENO BSICA: Conhecer e atuar em polticas, gesto e programas de sade do Ministrio da Sade, identificando e analisando os fatores condicionantes do processo de sade x enfermidade, seus mtodos e tcnicas de diagnstico e tratamento de enfermagem. Conhecer, participar e implementar programas de formao e qualificao contnua dos trabalhadores de sade, programas de educao e promoo sade, bem como mtodos e diagnsticos de pesquisa que objetivem a qualificao da prtica profissional. ATENO SECUNDRIA: Conhecer e coordenar a assistncia de enfermagem em clnicas e hospitais realizando cuidados de maior complexidade tcnico-cientfica, considerando o processo de trabalho da Enfermagem. Conhecer e participar dos programas de formao e qualificao contnua da equipe de Enfermagem, bem como conhecer e implementar mtodos de pesquisa que objetivem a qualificao da prtica profissional. GESTO DE SERVIOS DE SADE E DE ENFERMAGEM: Conhecer mtodos de gerenciamento e administrao em servios de sade, as polticas e programas de sade do Ministrio da Sade, considerando as ferramentas de gesto e planejamento.

1 de 5

14/02/2013 00:06

Cincias Morfofuncionais III

http://www.ilang.com/controls/educationplan/printableeducationplan.htm

Habilidades
Tomar deciso Planejar Liderar Comunicar Raciocinar de forma lgica Ser criativo Relacionamento Interpessoal Trabalhar em Equipe Multiprofissional Analisar e Interpretar Raciocinar de forma crtica e analtica Negociar.

Justificativa da Disciplina
Proporcionar ao estudante a oportunidade de desenvolver suas habilidades e analisar situaes reais de vida e trabalho de seu meio. Complementar o processo ensino-aprendizagem atravs da conscientizao das deficincias e incentivar a busca de aprimoramento social, cultural e profissional. Assegurar ao aluno uma formao ampla, alm de um profissional competente, de um cidado comprometido com a sociedade atravs do desenvolvimento de atitudes e valores ticos compatveis com os desafios da construo de uma sociedade sustentvel e em constantes mudanas. Faz-se necessrio a preparao do aluno para compreender as funes do sistema urinrio, digesttio, endcrino para assim poder desenvolver suas habilidades e trabalhar na assistncia ao paciente.

Objetivo da Disciplina
Objetivo Geral: Compreender a origem, os aspectos morfolgicos e funcionais das estruturas que compreendem os sistemas mencionados. Identificar e classificar os principais frmacos que atuam neste sistema correlacionando-os com as suas principais alteraes patolgicas. Objetivo Especfico: Compreender a origem e a organizao geral, os aspectos morfolgicos e funcionais das estruturas que compreendem os sistemas mencionados correlacionando com os principais processos patolgicos que acometem estes sistemas, assim como a classificao e identificao dos principais medicamentos empregados na teraputica destas patologias.

Objetivos por Unidade de Ensino


UE - Estudo da Dor - Compreender os processos funcionais do sistema nervoso responsveis pela dor. Correlacionar como as alteraes nesses processos acarretam desequilbrios. Conhecer os frmacos que atuam no controle da dor. UE - Estudo da Sensibilidade - Compreender os processos funcionais do sistema nervoso responsveis pela sua capacidade de sensibilidade, integrao e respostas que possibilitam a integrao do organismo humano com suas estruturas internas e o ambiente que o cerca. Correlacionar como as alteraes nesses processos acarretam desequilbrios. UE - Sistema Digestrio - Conhecer a origem e organizao geral macro e microscopicamente das estruturas que compem o sistema digestrio. Compreender os principais processos fisiolgicos envolvidos na digesto e como as necessidades energticas do indivduo so supridas atravs do metabolismo dos carboidratos, protenas e lipdeos. Correlacionar como as alteraes nesses processos acarretam desequilbrios. Apresentar os frmacos que atuam no sistema digestrio. UE - Sistema Endcrino - Conhecer a origem e organizao geral macro e microscopicamente das estruturas que compem o sistema endcrino. Compreender as aes hormonais e o processo de regulao do metabolismo celular. Correlacionar como as alteraes nesses processos acarretam desequilbrios. Apresentar os frmacos que atuam no sistema endcrino. UE - Sistema Urinrio - Conhecer a origem e organizao geral macro e microscopicamente das estruturas que compem o sistema urinrio. Entender os principais processos fisiolgicos envolvidos na funo renal e correlacionar como alteraes nesses processos acarretam desequilbrios. Apresentar os frmacos que atuam no sistema urinrio. UE - Temperatura Corporal - Aprender os principais processos funcionais reguladores da temperatura do organismo humano e correlacionar como as alteraes nesses processos acarretam desequilbrios; Apresentar os frmacos que atuam no controle da temperatura.

Unidades de Ensino
UE - Estudo da Dor: Tema - Anatomia da dor Contedo - Receptor nociceptivo Contedo - Fibras do tipo A delta Contedo - Via paleoespinotalmica Contedo - Via neoespinotalmica Contedo - Fibras do tipo C Tema - Medicamentos que atuam no Sistema Sensorial e Dor Contedo - Classificao e identificao dos Frmacos Analgsicos Tema - Fisiopatologia da dor Contedo - Integrao central da dor Contedo - Dor aguda e dor crnica UE - Estudo da Sensibilidade: Tema - Fisiologia dos rgos do sentido Contedo - Sensibilidade ttil e trmica Contedo - Sensibilidade Proprioceptiva

2 de 5

14/02/2013 00:06

Cincias Morfofuncionais III

http://www.ilang.com/controls/educationplan/printableeducationplan.htm

Contedo - Sensibilidade Olfativa Contedo - Sensibilidade Auditiva Contedo - Sensibilidade Gustativa Contedo - Sensibilidade Visual Tema - Anatomia dos rgos dos sentidos Contedo - Clulas receptoras Contedo - Tnicas do olho Contedo - Papilas gustativas Contedo - Inervaco da lngua Contedo - Diviso das orelhas UE - Sistema Digestrio: Tema - Embriologia do sistema digestrio Contedo - Desenvolvimento do esfago Contedo - Desenvolvimento do estmago Contedo - Desenvolvimento da vescula biliar, pncreas e fgado Contedo - Desenvolvimento do peritnio Contedo - Desenvolvimento do intestino delgado e grosso Tema - Anatomia dos rgos do tubo digestrio Contedo - Anatomia da Cavidade oral Contedo - Anatomia da Faringe Contedo - Anatomia do Intestino grosso Contedo - Anatomia do Estmago Contedo - Anatomia do Intestino delgado Contedo - Anatomia do Esfago Tema - Anatomia dos rgos anexos do tubo digestrio Contedo - Anatomia das Glndulas salivares Contedo - Anatomia do Fgado Contedo - Anatomia do Pncreas Tema - Medicamentos que atuam no Sistema Digestrio Contedo - Classificao e identificao dos principais frmacos que atuam no Sistema Digestrio: Anticidos ou neutralizantes, Antilcera ou antisecretores , Protetores de mucosa, Antiemticos , Laxantes . Antidiarricos , Antiespasmdicos , Hepatoprotetores , Antifisticos . Moduladores da motilidade intestinal, Terapia Combinada para Tratamento da Helicobacter pylori Tema - Fisiologia do Sistema digestrio Contedo - Movimentos do Trato Gastrointestinal (TGI) Contedo - Secrees do tubo digestivo Contedo - Transporte de macro nutrientes. Contedo - Digesto dos alimentos no Trato Gastrointestinal: carboidratos, protenas e lipdeos. Contedo - Absoro de nutrientes no Trato Gastrointestinal (carboidratos, protenas, gorduras), absoro de gua, de ons, absoro no intestino grosso, formao do bolo fecal. Contedo - Controle dos movimentos e secrees do Trato Gastrointestinal Tema - Conceituao dos Principais distrbios do Sistema Digestrio Contedo - Conceito de: Nusea, Vmito, Azia e Pirose, Aerofagia, Eructao, Flatulncia, Meteorismo, Soluo, Sndrome de Zollinger Ellison, Esofagite de refluxo, Cinetose, Diarrias e Constipao, Gastrite e lceras e Fisiopatologia da gastrite e lceras Tema - Histologia do sistema digestrio Contedo - Histologia do esfago Contedo - Histologia do estmago Contedo - Histologia do fgado Contedo - Histologia do intestino grosso Contedo - Histologia do duodeno UE - Sistema Endcrino: Tema - Embriologia do sistema endcrino Contedo - Desenvolvimento da glndula tireide Contedo - Desenvolvimento da glndula supra-renal Contedo - Desenvolvimento da glndula pineal Contedo - Desenvolvimento da glndula hipfise Tema - Anatomia do Sistema endcrino Contedo - Anatomia da glndula tireide Contedo - Anatomia da glndula supra-renal Contedo - Anatomia da glndula pineal Contedo - Anatomia da glndula hipfise Tema - Medicamentos que atuam no Sistema Endcrino Contedo - Classificao e identificao dos principais frmacos : Anorexgenos ,Redutores de Lipdeos, hipoglicemiantes orais Tema - Fisiologia do Sistema endcrino Contedo - Hormnios da glndula hipfise Contedo - Hormnios da glndula Tireide Contedo - Hormnios das glndulas adrenais Contedo - Hormnios das gnadas femininas e masculinas Contedo - Hormnios da glndula pineal Contedo - Receptores Hormonais e sua ativao Contedo - Hormnios da placenta Contedo - Pncreas endcrino (Hormnios Insulina e Glucagon) Contedo - Controle da glicemia Contedo - Regulao da secreo hormonal

3 de 5

14/02/2013 00:06

Cincias Morfofuncionais III

http://www.ilang.com/controls/educationplan/printableeducationplan.htm

Contedo - Sinalizao Hormonal Contedo - Hormnios das glndulas paratireides Tema - Conceituao das Principais doenas relacionadas ao sistema endcrino Contedo - Conceito de: Hipertireoidismo , Hipotireoidismo , Doena de Addison , Sndrome de Cushing , Sndrome Adrenogenital , Diabetes mellitus , Raquitismo, Osteoporose, Hipogonadismo e hipergonadismo e Obesidade. Contedo - Osteoporose - Princpios gerais Tema - Histologia do Sistema endcrino Contedo - Histologia da glndula hipfise Contedo - Histologia da glndula tireide Contedo - Histologia da glndula pineal Contedo - Histologia da glndula supra-renal Contedo - Histologia da glndula paratireide UE - Sistema Urinrio: Tema - Embriologia do sistema urinrio Contedo - Origem embriolgica: mesoderma intermedirio Contedo - Desenvolvimento do Cordo nefrognico Contedo - Desenvolvimento do pronefro Contedo - Desenvolvimento da bexiga Contedo - Desenvolvimento do mesonefro Contedo - Desenvolvimento do ureter Contedo - Desenvolvimento dos rins Contedo - Desenvolvimento do metanefro Tema - Anatomia do Sistema urinrio Contedo - Anatomia dos Rins Contedo - Anatomia da Uretra Contedo - Anatomia da Bexiga Contedo - Anatomia do Ureter Tema - Medicamentos que atuam no Sistema Urinrio Contedo - Classificao e identificao dos principais frmacos que atuam no Sistema Urinrio: Diurticos. Tema - Fisiologia Renal Contedo - Funes do nfron Contedo - Fluxo sangneo e presses renais Contedo - Filtrao glomerular e filtrado glomerular Contedo - Controle da filtrao glomerular Contedo - Reabsoro nos tbulos renais Contedo - Diurese e mico. Contedo - Formao da urina concentrada e diluda Contedo - Mecanismos de contracorrente Contedo - Controle do volume sangneo renal Contedo - Regulao do equilbrio cido-bsico Contedo - Secreo nos tbulos renais Tema - Conceituao das Principais doenas que acometem o Sistema Urinrio Contedo - Conceito de: Nefrite aguda e crnica,Infeces urinrias (Cistite e Pielonefrite),Clculos renais,Obstruo urinria,Insuficincia renal aguda e crnica e Edema Tema - Histologia do Sistema Urinrio Contedo - Histologia dos rins Contedo - Histologia da bexiga Contedo - Histologia do ureter UE - Temperatura Corporal: Tema - Processos fsicos de troca de calor Contedo - Conduo do calor Contedo - Evaporao do calor Contedo - Irradiao do calor Contedo - Conveco do calor Tema - Processos fisiolgicos na produo e perda de calor Contedo - Termlise Contedo - Termognese Tema - Medicamentos que atuam na Regulao da Temperatura Corporal Contedo - Classificar e identificar os Frmacos antitrmicos Tema - Medicamentos que atuam na Regulao da Temperatura Corporal Tema - Regulao hipotalmica da temperatura corprea Contedo - Termorregulador hipotalmico Contedo - Ao autonmica Contedo - Alteraes metablicas Contedo - Principais causas da febre Contedo - Hipotermia e Hipertermia Contedo - Fisiopatologia da febre Contedo - Alteraes metablicas

Proposta Metodolgica - Atividades de Aprendizagem Terico/Prticas


Abordagem das unidades de ensino relacionadas s situaes clnicas cotidianas do profissional da rea da sade, atravs de: - Aula terica expositiva dialogada - Projeo e discusso de vdeos didticos - Prticas laboratoriais Seminrios - Discusso de casos clnicos abordando o contedo terico - Pesquisa e Reviso Bibliogrfica -

4 de 5

14/02/2013 00:06

Cincias Morfofuncionais III

http://www.ilang.com/controls/educationplan/printableeducationplan.htm

Elaborao de relatrios de aulas prtica - Comentrios dos relatrios de aulas prticas.

Proposta Metodolgica - Atividades de Aprendizagem Orientadas


Sero atividades extraclasse, que os acadmicos desenvolvero, visando a auto-aprendizagem, descritas nas aulas estruturadas de forma clara, objetiva, contendo o tempo mdio que o acadmico necessitara para o seu desenvolvimento e podem compor as avaliaes parciais.

Proposta de Avaliao do Processo Ensino e Aprendizagem


Provas oficiais e parciais dos assuntos abordados em sala de aula no decorrer do semestre. A avaliao Oficial ser cumulativa com encontro presencial. A avaliao Parcial poder ser atravs de prova prtica, participao do aluno nas atividades prticas, estudos dirigidos, discusso de relatrios, seminrios.

Referncias Bsicas
KEITH & MOORE. Embriologia Bsica. 6. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004. MACHADO, A. Neuroanatomia funcional. 2 ed. So Paulo: Atheneu, 2006. DANGELO, J. G. Anatomia Humana: Sistmicas e Segmentar. 3 ed. Rio de Janeiro Atheneu,2007.

Referncias Complementares
ROCHA, Marco Antonio. Neuroanatomia. Rio de Janeiro: Revinter, 2003 BERNER, R. M. Fisiologia. 3 ed. Rio de Janeiro. Elsevier, 2004 COSTANZO, Linda S. Fisiologia 4 ed. Rio de Janeiro. Elsevier, 2008 GUYTON, A.C . HALL, J. E. Tratado de Fisiologia Mdica. 11 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006 SOBOTA. Atlas de Anatomia Humana: Tronco, Vsceras e extremidade Inferior. 22 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006.

Peridicos
Revista Brasileira de Psiquiatria. Disponvel em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=1516-4446& script=sci_issues. Revista Brasileira de Hematologia e Hemoterapia. Disponvel em: http://abhh.com.br/index.php? option=com_content&view=article&id=34:revista-rbhh&catid=48:revista-abhh&Itemid=78. Revista do Sistema nico de sade do Brasil. disponvel em: http://portal.saude.gov.br/portal/saude /visualizar_texto.cfm? idtxt=32328. Revista Gacha de Enfermagem. Disponvel em: http://seer.ufrgs.br/RevistaGauchadeEnfermagem.

Multi-Mdia

Outras Fontes de Pesquisas


Revista Brasileira De Enfermagem. disponvel em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=00347167&lng=en&nrm=iso. Revista Latino-Americana de Enfermagem. Disponvel em: http://www.scielo.br/scielo.php? script=sci_serial& pid=0104-1169&lng=en&nrm=iso.

5 de 5

14/02/2013 00:06

Potrebbero piacerti anche