Sei sulla pagina 1di 4

RESENHA CRTICA

Referncia bibliogrfica: MALINOWSKI, Bronislaw. Introduo: tema, mtodo e objetivo desta pesquisa.In:______. Argonautas do Pacfico Ocidental. So Paulo: Abril Cultural, 1978. Coleo Os Pensadores reviso de Eunice Ribeiro Durham 2. ed. Pp. 1734.

Nesse texto, Malinovski defende a importncia do trabalho etnogrfico de campo no sentido de procurar conhecer a realidade de dado povo. Esse estudioso funcionalista constatou que as diferentes instituies casamento, sistemas de trocas comerciais, Kula etc processam-se diferentemente conforme os costumes do cl em questo. Mallinovski define o Kula como um sistema comercial, que constitui um fenmeno econmico de considervel importncia terica. Para esse antroplogo, somente atravs da observao participante, com condies especficas, dentre as quais a principal o investigador no estar arraigado de preconceitos, permitir que os estudiosos conheam a real dinmica social de um povo. O estudioso dever oferecer ao leitor todas as condies em que as experincias ou observaes foram efetuadas. Mallinovski critica seus predecessores que no iam a campo, mas obtinham seus dados atravs de informantes, carregados de pr-concepes. Paralelamente, esse autor vulnerabiliza o valor das generalizaes colhidas de fontes etnogrficas de inquestionvel teor cientfico. Um verdadeiro cientista/antroplogo deve ser capaz de pr em cheque suas teorias caso elas destoem da realidade estudada. Conforme aponta Mallinovski, um dos maiores desafios do etngrafo consiste no fato do objeto de sua investigao no ser um dado fixo ou concreto, mas os prprios comportamentos humanos, complexos e variveis. No que tange a seu trabalho de campo no litoral sul da Nova Guin, Mallinovski atenta para o fato de que o homem branco que poderia conviver e descobrir peculiaridades da civilizao que o antroplogo estuda no costuma faz-lo por impossibilidade ou falta de interesse. O etngrafo tem uma maneira particular de abordar o nativo, que diverge e surpreende aquele que poderia ser o informante ou intermedirio branco da relao entre nativo e antroplogo.
1

Mallinovski exemplifica que comea conquistando a simpatia dos nativos ao oferecer-lhes tabaco. Gradativamente, eles no o veem como um pesquisador estranho ou algum que seja muito distante deles. O autor aponta as iniciais dificuldades em se comunicar com os nativos, dado que a confluncia entre o idioma local(pidgin) e o Ingls no se fazia suficientemente inteligvel. Mallinovski enumera os trs princpios fundantes para uma perspectiva objetiva e cientfica dos dados concretos(relaes comerciais, de parentesco, instituies) que sero analisados: 1) o investigador deve guiar-se por objetivos verdadeiramente cientficos, e conhecer as normas e critrios da etnografia moderna (p. 21) 2) deve providenciar boas condies para o seu trabalho (...) viver efetivamente com os nativos, longe de outros homens brancos) (p. 21) 3) deve recorrer a um certo nmero de mtod os especiais de escolha, manipulando e registrando as suas provas(p. 21) Para Mallinovski, o primordial que o etngrafo acampe nas prprias povoaes dos nativos. Em relao importncia do afastamento com seus semelhantes, o autor aponta que Existe uma diferena enorme entre uma escapadela espordica na companhia dos nativos e um contacto real com eles. O que significa isto? Da parte do Etngrafo, significa que a sua vida na aldeia no incio uma aventura muitas vezes estranha e desagradvel, outras vezes intensamente interessante assume depressa um curso natural em harmonia progressiva com aquilo que o rodeia.(p. 22) Mallinovski, com o tempo, deixou de ser um elemento perturbador para a sociedade local e pde assistir e analisar as nuances cotidianas desse povo. A partir das ocorrncias locais ritos de celebrao, desentendimentos familiares etc o antroplogo pode realmente adentrar na cultura desse povo. Ademais, Mallinovski destaca que o etngrafo deve aproveitar o momento em que fatos importantes ocorrem para direcionar suas perguntas para seu objeto de estudo. Segundo ele, no calor do momento, os nativos esto demasiado excitados para se mostrarem reticentes e demasiado interessados para se tornarem parcimoniosos nos detalhes. Essa ttica significativa no sentido de que no se pode pretender descobrir singularidades de dados comportamentos ou, por exemplo, do funcionamento de leis morais de um povo perguntando-o diretamente porque age daquela forma. Vale ressaltar que, para Mallinovski, o fato de o etngrafo precisar estar bem fundamentado em seu arcabouo terico, objetivo e cientfico, no implica que ele esteja carregado de ideias preconcebidas. De antemo, ele revela que esse preparo tcnico essencial a fim de que o antroplogo prefigure os problemas antes de se deparar com eles. Mallinovski desconstri a concepo de selvagens, ratificada por etnlogos de renome, tendo em vista esclarecer
2

que no existem sociedades em diferentes graus civilizatrios, mas com hbitos e crenas diversos e complexos. Dessa maneira, ele cr que a meta primordial do trabalho de campo etnogrfico seja fornecer um esquema claro e firme da constituio social, bem como destacar as leis e normas de todos os fenmenos culturais. Para esse antroplogo, todos os aspectos da vida tribal tm de ser analisados a fim de que se construa um todo coerente. Mallinovski reitera a ideia de que Embora no possamos questionar os nativos relativamente a regras abstratas, podemos sempre inquiri-los relativamente ao modo como seria tratado determinado caso(p. 26). Para esse antroplogo, o ideal conciliar a observao participante com concluses obtidas atravs da induo. Em seguida, ele releva que o objetivo do treino cientfico dotar o investigador emprico de um mapa mental pelo qual ele possa se orientar e definir o seu caminho. . Assim, Mallinovski defende a validade da construo de quadros sinticos, a partir da abundante coleta de dados concretos, alm de recenseamentos genealgicos como documentos fundamentais de pesquisa etnogrfica. Em sua prpria obra, esse antroplogo exemplifica a importncia de esclarecer as fontes referenciais das quais ele partiu para fundamentar seus estudos. Em suma, o antroplogo define que esse foi o mtodo da documentao estatstica por evidncia concreta.(p. 27) primaz que, em sua pesquisa de campo, o antroplogo esteja atento aos incidentes locais e ao comportamento cotidiano das pessoas investigadas. A imponderabilidade da vida real consistir nos atos da rotina desses indivduos, os quais podem revelar particularidades ntimas sobre os costumes dessa sociedade que dificilmente seriam descobertas em uma observao estritamente objetiva e/ou cientfica. Como terceiro e ltimo objetivo do trabalho de campo, Mallinovski explana sobre a relevncia das vises, opinies e expresses dos nativos serem registradas. Para tanto, essencial preservar o idioma local, reproduzir com verossimilhana os smbolos gestuais e verbais dos nativos. Em sntese, esse terceiro mandamento foi definido como encontrar os modos tpicos de pensar e agir, correspondentes s instituies e cultura de uma determinada comunidade, e formular os resultados da forma mais convincente.(p. 35) Como exemplo legtimo, Mallinovski relata que ele mesmo comeou a escrever exclusivamente em kiriwi(lngua da tribo local). Por fim, Mallinovski define que o objetivo do trabalho de campo etnogrfico deve ser alcanado atravs de trs formas:

1) A organizao da tribo e a autonomia da sua cultu ra deve ser registrada num esquema firme e claro. O mtodo de documentao concreta e estatstica o meio a utilizar para a definio desse esquema. 2) Dentro dessa trama, devem ser inseridos o imponderabilia da vida real e os tipos de comportamento. Os respectivos dados devem ser recolhidos atravs de observaes minuciosas e detalhadas, sob a forma de uma espcie de dirio etnogrfico, s possvel atravs de contato ntimo com a vida nativa. 3) Deve ser apresentada uma recolha de depoimentos etnogrficos, narrativas caractersticas, ocorrncias tpicas, temas de folclore (...) como documentos da mentalidade nativa.(p. 36) Em ltima instncia, o etngrafo deve conviver e realmente se inserir na realidade dos nativos a fim de que construa uma pesquisa de campo que atenda a preceitos objetivos/cientficos e seja legtima/fidedigna realidade social estudada.

Potrebbero piacerti anche