Sei sulla pagina 1di 8

Armas, germes e ao - As metforas da dominao Resenha do livro: Diamond, Jared M - ARMAS, GERMES E AO: os destinos das sociedades humanas.

Rio de Janeiro, Editora Record, 8 ed, 2006, 472p.

Jared Diamond, professor de fisiologia da Escola de Medicina da Universidade da Califrnia, Los Angeles, iniciou-se na cincia pela fisiologia - adjetivou ao seu leque epistmico pesquisas no campo da biologia evolutiva e na rea da biogeografia. Seu livro - ARMAS, GERMES E AO: os destinos das sociedades humanas - chegou ao mercado recomendado pelo prmio Pulitzer de melhor produo de literatura no ficcionista em 1998. Prope em suas pginas analisadas por parmetros da histria ambiental, os fatores determinantes s mudanas sociais e culturais nas sociedades humanas - em argumentos, fotos, grficos e mapas, ao longo de 19 captulos, divididos em quatro partes e um eplogo, que procuram demonstrar as condies e o porqu de como diferentes grupos tnicos se encontraram a partir do ltimo pleistoceno, e a forma que interagiram nesses encontros, sempre sob condies poltico econmicas de dominados e dominadores. O livro indicado a leitores inseridos na pesquisa histrica acadmica, nas vrias reas do conhecimento cientfico, trata a temtica ambiental nas diferentes sociedades do planeta. A mdia internacional anuncia seus enunciados como inteligentes, insinuantes, reveladores e simples, portanto indica sua leitura tambm a leigos, que tenham o hbito de ler os novos e interessantes assuntos da histria humana.

Dentro desse contexto, o best-seller sobre o destino das sociedades humanas, afirma a importncia das vrias situaes que transportaram as diversas civilizaes na viagem histrica da humanidade, desde o fim da ltima era glacial, quando ocorreram os desaparecimentos dos grandes mamferos e iniciou-se o desenvolvimento do homo sapiens, perodo que a arqueologia nomeou de revoluo neoltica.

Este foi o 2 livro de uma trilogia iniciada com o lanamento da 1 edio de O 3 Chimpanz, 1991, que situa o homem como membro da famlia dos chimpanzs, com a mesma tipicidade do chimpanz comum e o chimpanz ano, tese amparada pelas variantes genticas apresentadas neste livro. Finaliza seus trs segmentos literrios da ambientao histrica da

humanidade, com o Colapso: Como as Sociedades Escolhem o Fracasso ou o Sucesso, 2005 , onde desenvolve um parecer que adverte para o temerrio colapso em que as sociedades modernas podero entrar na relao com o meio ambiente, por conseqncias tpicas das atividades tecnolgicas desenfreadas, adicionada pelo perigo de confiar que essas mesmas tecnologias podero ser as salvadoras do planeta.

Os pressupostos semnticos pertinentes ao sentido conotativo empregado nas metforas da dominao - ARMAS, posse de armamento em ferro, plvora e chumbo, utilizadas para guerrear, conquistar e proteger, GERMES, doenas epidemiolgicas que dizimavam os povos por elas contaminados e a posse de anticorpos que protegiam as populaes que os retinham em seus organismos, AO, tcnicas e tecnologias desenvolvidas por sociedades que conseguiram se estabelecer em um local, concentrar uma grande populao, para assim fazer uma diviso social do trabalho, atravs da domesticao de animais e plantas - subtendidos pelo autor, Jared Diamond em ARMAS, GERMES E AO: os destinos das sociedades humanas (1998), delineiam -se por um saber multidisciplinar com o propsito de explicar porque certas populaes capacitaram-se a prolongar objetivamente sua existncia temporal e espacial no planeta.

A partir da leitura do livro Metforas da Vida Cotidiana (2002), de George Lakoff e Mark Johnson, feita para aferir o tipo de linguagem usada por Diamond, verifico em seus escritos que a metfora uma figura de linguagem consistida na mudana do sentido do signo ou unidade lingstica pelo autor em: ARMAS, GERMES E AO, atravs do acrscimo de um significado prximo, GUERRAS, EPIDEMIAS E INVENTOS, assim, como em outras variveis signas desdobradas a partir desse mesmo princpio; d-se como exemplo a questo de que GERMES tambm puderam ser ARMAS, pois as epidemias mataram mais que as espadas e arcabuzes, a varola, a peste bubnica, a malria so cones dessa situao limite. AO podia estar intrnseco em GERMES, como tcnicas que provinham proteo das epidemias, como razes e vacinas. ARMAS figuravam como AO, tecnologias agropecurias, espadas, escudos etc. Sempre que por meio do sentido base e o acrescentado houve uma relao de parecena, de cruzamento, isto , quando demonstrou traos semnticos inerentes, uma caracterstica de procedncia semntica, exeqvel devida capacidade que permitiu relacionar coisas anlogas ou semelhantes.

Este foi, em essncia, o trao caracterstico do processo metafrico utilizado pelo autor no livro ao nomear as caractersticas que continham as sociedades dominadoras, pois metaforizaro conotao, a partir da, ampliou-se o campo de abrangncia do vocbulo ao introduzir-se a polissemia, indispensvel realizao de qualquer processo de transformao, que exigiu variao e continuidade contidas nas metforas da dominao e no signo cargo, contido na pragmaticidade locucional do povo de Yali para nomear os diferentes produtos frutos da produo de mercadorias e consumo dos diversos povos do planeta, como pratos, fsforos, remdios, ferramentas, sombrinhas etc. Nessa direo afirma-se que as metforas geram realidades, pois as similaridades estabelecidas passam a ser real para a cultura que as recebem e as aceitam, da a inquirio de Yaly a Jared Diamond:- Por que vocs, brancos, produziram tanto cargo, mas ns, negros, produzimos to poucos cargo?.

A interrogao feita pelo amigo papua da Nova Guin, Yali, incorpora-se importncia para o pblico leitor na construo da pergunta principal desenvolvida pelo livro - Por que as variveis culturais da humanidade, no espao e no tempo, facultaram ou dificultaram a expanso dos humanos?. O desenrolar da narrativa histrico ambientalista do professor Diamond responde a esta questo de forma naturalista, pois demonstra que o caminho do desenvolvimento das sociedades foi facilitado pelas condies da biologia, da fauna, da flora, bem como suas relaes com o ambiente e entre si, isto , as leis que os regem, os climas e a geologia - como demonstra atravs da tabela Fatores que marcaram um padro mais amplo da histria (captulo quatro, p. 85), onde esquematiza o conjunto de causas que levaram aos fatores imediatos, as metforas da dominao - ARMAS, GERMES E AO - e dessa maneira permitiu a alguns povos a conquista ou domnio de outros, sempre direcionados pelos eixos continentais, que orientaram seus deslocamentos a partir do Crescente Frtil, em busca de condies satisfatrias de estabelecimento e ampliao de domnios - o eixo dos paralelos/latitudes, Eursia - Leste/Oeste uma soluo axial que permitiu aos povos que por ele deslocaram-se, situaes semelhantes de ambientaes climticas, constitutivas de um menor nmero de obstculos geoambientais na domesticao de plantas e animais, portanto facilitadoras do seus desenvolvimentos populacionais, tecnolgicos e polticos, enquanto o eixo dos meridianos/longitudes, Amrica e frica Norte/Sul, dimensionado por um processo de deslocamento/ assentamento demorado e dificultoso, em funo das muitas barreiras geogrficas/ climatricas para o estabelecimento de sociedades sedentrias, livres dos germes provocadores das doenas epidemiolgicas.

Ao partir dessa perspectiva geoevolucionista, Diamond logra Europa uma propenso de domnio ambiental sobre outras sociedades; reafirma o legado europeu domesticao de animais e plantas. O autor, jamais transparece temer ser identificado como defensor do determinismo geogrfico, idealizado pelo alemo Friedrich Ratzel no sc XIX, em que o ambiente molda definitivamente o comportamento humano, ideologia doxolgica que estruturava como mote o domnio da superioridade do homem europeu e branco sobre os negros na frica, e os ndios nas Amricas. Ele nega aos dominadores diferenas biolgicas que afirmem suas supremacias, caracterstica bsica do racismo.

Os racistas vo sempre distorcer qualquer idia para justificar polticas dominadoras. Mas deixei claro em meu livro que, quando estudo as maldades registradas na Histria, como o genocdio dos ndios americanos e o arpatheid na frica do Sul, no desejo justificar tais atos. Ao contrrio, meu objetivo compreender como essas atitudes surgiram para que no se repitam. (DIAMOND, JARED. Entrevista a revista poca, Edio 182, 12/11/2001)

O marxismo afirma que na histria nada se faz sem tempo e espao, os escritos do historiador francs, Fernand Braudel, Escola dos Analles, reivindicam a compreenso do mundo negro africano geografia, que prevalece sobre a histria, em virtude dos contextos geogrficos no serem os nicos a se imporem, mas so os mais significativos, ainda que a histria sempre tivesse algo marcante a ser dito A histria pr-colonial da frica Ocidental recebeu uma ateno especial graas reabilitao das tradies orais como fontes ao lado de documentos escritos, feita pelo historiador senegals, da Escola de Dakar, Cheikh Anta Diop, que atravs de suas pesquisas prova que a frica tinha uma histria de valor intrnseca aos grandes imprios medievais e que sofreu assaltos de conseqncias gravssimas para seu acervo histrico, com o trfico de escravos e a colonizao europia.

So diversas as contribuies acadmicas que projetam o dialogismo sobre a metodologia a ser utilizada nos estudos das diversidades africanas. Questes

da variedade geogrfica e a longa durao da sua pr-histria colocam-se como razes das diversidades de seus povos. A frica possui uma extenso de 30.367.618 km2, e a exclusividade de situar-se entre os dois trpicos - Cncer e Capricrnio - para assim, ter sua extenso localizada entre as zonas temperadas do norte e do sul. Abrange trs grandes reas desrticas (30% dos desertos da Terra), alm de uma extensa floresta tropico-equatorial. A frica trouxe ao seu espao os primeiros humanos - uma primazia sobre quaisquer outros locais do planeta.

Com relao ao estudo do negro, em frica, a obra tem em seu captulo 19, COMO A FRICA TORNOU-SE NEGRA - uma crtica eloqente s perspectivas dos conceitos excludentes, introduzidos pela mentalidade estrangeira, representados pelos pensamentos de muitos americanos e europeus, ao comparar os africanos nascidos na frica ao negro africano levado como escravo para a Amrica; os africanos brancos aos invasores do continente africano, e sua histria racial histria colonialista europia, sempre vinculada ao trfico negreiro. O erro dessas situaes falaciosas constatado pela importante heterogeneidade dos negros africanos, anteriores a chegada dos brancos europeus, quando seus territrios no eram habitados somente por negros (sc. XI), e sim por negros, brancos, pigmeus africanos, coisss e asiticos (ver figura 19. 1)Os componentes das diversidades tnicas so por ele reconhecidamente validados, ao afirmar que no se podem grupar humanos to diferentes como os ... somalis e zulus, sob o manto classificatrio de negros; porque este ponto de vista exclui a diversidade que garante suas identidades tnicas, atestada pela grandiosa produo lingstica africana, que produziu um quarto das lnguas faladas no planeta, e dessa forma construiu a grande diversidade do continente FRICA.

A ancestralidade humana oriunda desse bero, a cerca de sete milhes de anos, ampliou-se ao Homo sapiens e sua anatomia, por ser conseqncia dos fatos africanos em desenvolvimento desde ento, geminada por uma prhistria construda por movimentos migratrios, com destaque para o mais importante nos ltimos cinco mil anos a expanso banto so essas reciprocidades com o passado que dialogam com os contextos atuais, e assim proporcionam as particularidades contundentes nas construes dos contornos histricos na atualidade africana. At o sculo XIV, grandes partes dos povos negros habitavam reas ao sul do Saara, grande parte da frica Subsaariana, a costa ocidental africana, o leste africano, a parte setentrional sudanesa e a regio mais austral da frica; enquanto brancos berberes marroquinos, egpcios e lbios viviam na costa litoral norte, mediterrnica - em sua maioria, tanto negros quanto brancos, dependiam das prticas na agricultura e no

pastoreio - enquanto outras etnias pigmias - habitantes da floresta tropical da frica Central, os bosqumanos, e coisss (os Khoi e os San), viviam nas regies meridionais da frica ambos provinham-se da caa e da coleta de alimentos, sem assentamentos domsticos de plantas ou animais. Diamond especifica o cuidado s diferenas tnicas entre negros, brancos, pigmeus, Khoi e San, ao referir-se a eles desta maneira.

Atravs da valiosa contribuio lingstica (ver figura 19.2, p. 383), pode-se verificar que o tronco lingstico ngero congols espalhou-se pela extenso do ocidente africano em sua parte abaixo do Equador, sem que se pudesse localizar sua origem, porm os estudos da glotologia feitos pelo lingista americano - Joseph Greenberg - indicam que os idiomas nigero-congols falados na frica subequatorial pertenciam a um nico tronco, o banto, com cerca de 200.000.000 de falantes. Com a prova identificatria de que os falares do nigero-congols, banto, pertenciam aos povos negros, conclui que sem o emprstimo da pesquisa lingstica no se chegaria a nenhum procedimento cientfico, pois os contedos doxolgicos da antropologia fsica no servem para identificar quem era quem nessas migraes. Ao verificar que os pigmeus fragmentaram-se em suas motivaes socioculturais, que transformaram sua forma de falar semelhante aos negros - banto com quem comerciavam, e baseado na tendncia que a peculiaridade dos povos leva a uma peculiaridade lingstica, Diamond sugere que as reas originrias dos pigmeus foram absorvidas/dominadas pelos agricultores negros banto. Quanto postura lingstica dos coisss, que aponta para uma incorporao muito mais contundente e restringida regio austral da frica, anteriormente encontrada em falantes no extremo norte de seus atuais locais, demonstram que foram tambm subjugados/dominados pelos negros banto. Mais uma vez o contedo do raciocnio das propostas feitas no livro so amarrados pelas

variveis polissmicas das metforas da dominao ARMAS, GERMES E AO - pois os humanos que aprenderam e desenvolveram a tcnica de dominar a terra, as sementes e os animais, puderam crescer, liderar, protegerse contra doenas e procurarem motivos para suas expanses em sociedade.

O autor do livro, Jared Diamond, afirma que a arqueologia indica para a produo alimentar africana surgida no Saara (9000 a 4000 a.C.) - hoje uma rea desrtica - antes um local mido, onde se encontravam paisagens verdes, compostas por lagos e prenhes de muitas caas, em uma data anterior produo de alimentos no imprio egpcio, e que os ancestrais bantos habitantes das savanas, Qunia, deram incio sua expanso por volta de

3000 a. C(ver figura 19.4, p.395), em direo ao sul, favorecidos pela umidade do clima, mantinham culturas de inhame e possuam uma pecuria. Ao se expandirem mais para dentro da zona equatorial da floresta - nas margens do rio Congo, conseguiram ampliar sua populao e por pocas prximas a 1000 a.C., conseguem obter o ferro do Sahel. Iniciaram o jugo aos pigmeus caadores coletores massificados em seu habitat a floresta. A partir de ento, passam a usar ferramentas de metal e com seus inventos transformaram-se em donos de uma atitude militar/produtiva insupervel. Encontram outros povos caadores-coletores coisss que no possuam o domnio do ferro nem domesticavam sementes ou animais. Os bantos Zulus chegam ao rio Peixe, na atual frica do Sul, aps dominarem os coisss. Foi o avano mais extenso de um povo na histria africana. As contribuies dos estudos lingsticos e arqueolgicos suplantam os preconceitos dos paradigmas fsicos e racistas, e assim respondem a uma das perguntas feitas no livro: Por que foram os negros os que se espalharam tanto, em vez dos outros grupos tnicos, cuja existncia os estrangeiros costumam esquecer?.

Hoje, ao depararmo-nos com os novos conceitos de sociedade e espao, que o socilogo marxista, Manoel Castells - (A SOCIEDADE EM REDE-1999) descreve como o acontecimento de uma revoluo das tecnologias a operar modificaes nas bases materiais da sociedade, que provocou o surgimento de uma nova realidade, iniciada desde o fim do capitalismo tardio (fim dos anos 60/70) quando Yli fez sua pergunta a Diamond, e coincidiu na historiografia com o surgimento de um novo cenrio virtual ps-moderno e globalizado organizado por seus trs processos independentes a revoluo nas tcnicas da informao o mundo virtual/real - a crise monetria do antigo capitalismo industrial e a derrota do estatismo. Surgiu uma nova atividade estruturante do social, induzida pelas tecnologias informacionais a um novo sentido de riqueza, poder e criao da codificao cultural. A sociedade da cultura virtual surgiu na forma de uma sociedade em rede, a ampliar suas teias de interesses globais por diferentes espaos, tcnicas e negcios entre as cities pontuais do planeta,

A globalizao edificou-se por um conjunto de parmetros econmicos comuns, posicionados por um capitalismo endurecedor em seu mote, mas que comparativamente se flexionou muito mais que os outros modos de produo capitalistas - pelos quais as sociedades modernas passaram - em virtude de suas amarras econmicas estarem presas a uma mesma cultura virtual, e estimuladas pelas tecnologias informacionais, no entanto Castells - alega que a sociedade no determinada pela tecnologia, em virtude das diversidades de valores que interagem nas configuraes pertinentes a cada momento

histrico, e assim, deixa um espao no tempo que permita configurar ao amigo da Nova Guin uma nova pergunta a Diamond, pertinente a esse momento novo na histria das sociedades humanas Ser que o mundo globalizado, a reter no centro da city suas decises, responde de fato s novas questes que se formulem a partir da produo de mercadorias nas sociedades perifricas?.

notrio perceber na leitura do livro - ARMAS, GERMES E AO: os destinos das sociedades humanas - que o ponto de vista de Diamond transita por questes relativizadas natureza e no s a procedimentos socioculturais, quando se colocam frente aos eventos das sociedades. Apesar de sua acentuada dominncia nos procedimentos instrumentais das cincias, nos campos genticos, geogrficos e biolgicos, jamais abandona as outras disciplinas, ao se multidisciplinar pelas valias antropolgicas, arqueolgicas, histricas, sociolgicas e lingsticas. Atento a todas as inovaes nas fronteiras do conhecimento das disciplinas histrico-sociais, o professor Diamond conduz sua lgica direcionada pelas metforas da dominao ARMAS, GERMES E AO - de uma maneira audaciosa e pertinente, o que corrobora com o propsito cientfico do livro, aliado ao intuito que prescreve de produzir argumentos de uma histria das civilizaes de cunho adjetivado contribuio das leis da natureza, que permeiam seus escopos ambientalistas para a humanidade. Ainda que a geografia tenha uma interferncia bastante consistente em seu discurso ambiental sobre o destino dos povos, h sempre ponderaes importantes do autor, que alertam para o valor das atitudes decisivas s particularidades individuais e culturais dos humanos, ao colocar a crtica metodolgica como vetor principal s atividades da natureza em seus mltiplos espaos, quer sob os matizes da ecologia ou sob as performances da histria humana, portanto ratifica-se a recomendao do livro comunidade cientfica e acadmica em seus compartilhamentos docentes e discentes, assim como queles vidos de uma boa leitura, que procurem respostas atuais num passado remoto - pertinente ao caminho da longa durao histrica das sociedades humanas - desde do surgimento dos primeiros homindeos.

Potrebbero piacerti anche