Sei sulla pagina 1di 3

9 Encontro Conhecimento de Jesus Cristo

Fonte: CATECISMO DA IGREJA CATLICA. Edio revisada de acordo com o texto oficial em latim. 11 ed. So Paulo: Loyola, 2001.

1 A Encarnao , portanto, o Mistrio da admirvel unio da natureza divina e da natureza humana na nica Pessoa do Verbo.

----------Pgina 128 Creio em Jesus Cristo, Seu nico Filho, Nosso Senhor. O nome de Jesus significa Deus que salva. A criana nascida da Virgem Maria chamada Jesus, pois Ele salvar seu povo de seus pecados (Mt 1,21): No existe debaixo do cu outro nome dado aos homens pelo qual devamos ser salvos (At 4,12). O nome Cristo significa Ungido, Messias. Jesus o Cristo pois Deus o ungiu com o Esprito Santo e com poder (At 10,38). Ele era aquele que h de vir (Lc 7,19), o objeto da esperana de Israel. O nome Filho de Deus significa a relao nica e eterna de Jesus Cristo com Deus, seu Pai: Ele o Filho nico do Pai e o prprio Deus. Crer que Jesus Cristo o Filho de Deus necessrio para ser cristo. O nome Senhor significa a soberania divina. Confessar ou invocar Jesus como Senhor crer em sua divindade. Ningum pode dizer Jesus Senhor a no ser no Esprito Santo (1Cor 12,3). Pgina 136 Que foi concebido pelo Poder do Esprito Santo No tempo determinado por Deus, o Filho nico do Pai, a Palavra Eterna, isto , o Verbo e a Imagem substancial do Pai, encarnou; sem perder a natureza divina, assumiu a natureza humana. Jesus Cristo verdadeiro Deus e verdadeiro homem, na unidade de sua Pessoa Divina: por isso Ele o nico mediador entre Deus e os homens. Jesus Cristo possui duas naturezas, a divina e a humana, no confundidas, mas unidas na nica Pessoa do Filho de Deus. Sendo verdadeiro Deus e verdadeiro homem, Cristo tem uma inteligncia e uma vontade humanas, perfeitamente concordantes com e submetidas a sua inteligncia e sua vontade divinas, que tem em comum com o Pai e o Esprito Santo.

Pgina 143 nasceu da Virgem Maria Na descendncia de Eva, Deus escolheu a Virgem Maria para ser a Me de seu Filho. Cheia de graa, ela o fruto mais excelente da Redeno. Desde o primeiro instante de sua concepo, foi totalmente preservada da mancha do pecado original e permaneceu pura de todo o pecado pessoal ao longo de toda a sua vida. Maria verdadeiramente Me de Deus, visto ser a Me do Filho Eterno de Deus feito homem, que ele mesmo Deus. Maria permaneceu Virgem concebendo seu Filho, Virgem ao d-lo luz, Virgem ao carreg-lo, Virgem ao aliment-lo de seu seio, Virgem sempre: como todo o seu ser Ela a Serva do Senhor (Lc 1,38). A Virgem Maria cooperou para a salvao humana com livre f e obedincia. Pronunciou seu fiat (faa-se) em representao de toda a natureza humana. Por sua obedincia, tornou-se a nova Eva, Me dos viventes.

Pginas 159 a 160 Mistrios da Vida de Cristo Toda a vida de Cristo foi um contnuo ensinamento: seus silncios, seus milagres, seus gestos, sua orao, seu amor ao homem, sua predileo pelos pequenos e pelos pobres, a aceitao do sacrifcio total na Cruz pela redeno do mundo, sua Ressurreio constituem a atuao de sua palavra e o cumprimento da Revelao. Os discpulos de Cristo devem conformar-se com Ele at Ele se formar neles. por isso que somos inseridos nos mistrios de sua vida, com Ele configurados, com Ele mortos e com Ele ressuscitados, at que com Ele reinemos. Seja pastor, seja mago, no se pode atingir a Deus na terra seno ajoelhando-se diante da manjedoura de Belm e adorando-o escondido na fraqueza de uma criana. Por sua submisso a Maria e Jos, assim como por seu humilde trabalho durante longos anos em Nazar, Jesus nos d o exemplo da santidade na vida cotidiana da famlia e do trabalho. Desde o incio de sua vida pblica, em seu Batismo, Jesus o Servo, inteiramente consagrado obra redentora que se realizar pelo Batismo de sua paixo.

10. Encontro A tentao no deserto mostra Jesus, Messias humilde que triunfa sobre Satans por sua total adeso ao desgnio de salvao querido pelo Pai. O Reino dos cus foi inaugurado na terra por Cristo. Manifesta-se lucidamente aos homens na palavra, nas obras e na presena de Cristo. A Igreja o germe e o comeo deste Reino. Suas chaves so confiadas a Pedro. A Transfigurao de Cristo tem por finalidade fortificar a f dos apstolos, em vista da Paixo: a subida elevada montanha prepara a subida ao Calvrio. Cristo, Cabea da Igreja, manifesta o que o seu Corpo contm e irradia nos sacramentos a esperana da Glria (Cl 1,27). Jesus subiu voluntariamente a Jerusalm, embora soubesse que l morreria de morte violenta por causa da contradio por parte dos pecadores. A entrada de Jesus em Jerusalm manifesta a vinda do Reino que o Rei-Messias, acolhido em sua cidade pelas crianas e pelos humildes de corao, vai realizar por meio da Pscoa de sua Morte e Ressurreio. Pgina 177: Jesus morreu Crucificado Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras (1Cor 15,3). Nossa salvao deriva da iniciativa de amor de Deus para conosco, pois foi Ele quem nos amou e enviou se Filho como vtima de expiao por nossos pecados (1Jo 4,10). Foi Deus que em Cristo reconciliou o mundo consigo (2Cor 5,19). Jesus ofereceu-se livremente por nossa salvao. Este dom, ele o significa e realiza por antecipao durante a ltima Ceia: Isto meu corpo, que ser dado por vs (Lc 22,19). Nisso consiste a redeno de Cristo: Ele veio dar a sua vida em resgate por muitos (MT 20,28), isto , amar os seus at o fim (Jo 13,1), para que sejais libertados da vida ftil que herdastes de vossos pais (1Pd 1,18). Por sua obedincia de amor ao Pai, at a morte de cruz (Fl 2,8), Jesus realizou sua misso expiadora do Servo Sofredor que justificar a muitos e levar sobre si as suas transgresses. Pgina 180 Jesus Cristo foi sepultado o Em benefcio de toda a humanidade, Jesus experimentou a morte. Foi verdadeiramente o Filho de Deus feito homem que morreu e que foi sepultado.

2 o Durante a permanncia de Cristo no tmulo, sua Pessoa Divina continuou a assumir tanto a sua alma como o seu corpo, embora separados entre si pela morte. Por isso o corpo de Cristo morto no viu a corrupo. (At 12,37)

Pgina 189 Ressuscitou ao terceiro dia. A f na ressurreio tem por objetivo um acontecimento ao mesmo tempo historicamente atestado pelos discpulos que encontraram verdadeiramente o Ressuscitado e misteriosamente transcendente, enquanto entrada da humanidade de Cristo na glria de Deus. O sepulcro vazio e os panos de linho no cho significam por si mesmos que o Corpo de Cristo escapou s correntes da morte e da corrupo pelo poder de Deus. Eles preparam os discpulos para o reencontro com o Ressuscitado. Cristo, primognito dentre os mortos (Cl 1,18), o princpio de nossa prpria ressurreio, desde j pela justificao de nossa alma, mais tarde pela vivificao de nosso corpo.

Pgina 191 Subiu aos Cus... A ascenso de Cristo assinala a entrada definitiva da humanidade de Jesus no domnio celeste de Deus, donde voltar, mas que at l o esconde aos olhos dos homens. Jesus Cristo, Cabea da Igreja, nos precede no Reino glorioso do Pai para que ns, membros de seu Corpo, vivamos na esperana de estarmos um dia eternamente com Ele. Tendo entrado uma vez por todas no santurio do cu, Jesus Cristo intercede sem cessar por ns como mediador que nos garante permanentemente a efuso do Esprito Santo. Pgina 196 Vir julgar os vivos e os mortos Cristo Senhor j reina pela Igreja, mas ainda no lhe esto submetidas todas as coisas deste mundo. O triunfo do Reino de Cristo no se dar sem uma ltima investida das potncias do mal. No dia do juzo, por ocasio do fim do mundo, Cristo vir na glria para realizar o triunfo definitivo do bem sobre o mal, os quais, como o trigo e o joio, tero crescido juntos ao longo da histria.

10. Encontro Ao vir no fim dos tempos para julgar os vivos e os mortos, Cristo glorioso revelar a disposio secreta dos coraes e retribuir a cada um segundo suas obras e segundo tiver acolhido ou rejeitado sua graa.
*** Quem ama Jesus, cr em todas as suas palavras (Santo Afonso)

Potrebbero piacerti anche