Sei sulla pagina 1di 13

Aula

DESENVOLVIMENTO X MEIO AMBIENTE NA HISTRIA RECENTE DO BRASIL


META
Evidenciar como se deu o processo de industrializao no Brasil, com nfase para o perodo do governo de Juscelino Kubitschek (1956-1961) e o Regime Militar (1964-1985) e suas repercusses em Sergipe, relacionando estes fatos no contexto da questo ambiental.

OBJETIVOS
Ao nal desta aula, o aluno dever: compreender a relao entre o modelo de desenvolvimento econmico vigente no pas e a degradao ambiental decorrente de uma presso crescente sobre os recursos naturais.

PR-REQUISITOS
Ter compreendido o conceito de Desenvolvimento Sustentvel presente na aula anterior.

(Fonte: http://www.comercioarturnogueira.com.br)

Natureza e Histria

INTRODUO
Caro aluno/ cara aluna, seja bem vindo(a) a mais um encontro onde aprenderemos um pouco mais sobre Natureza e Histria. Vimos na aula anterior que a partir da dcada de 1960 o mundo comeou a voltar os olhos mais efetivamente sobre os problemas ambientais. Enquanto isso, no Brasil, todo um projeto nacional de desenvolvimento era executado com o objetivo de tirar o pas do atraso econmico gerando emprego e renda para a populao. No entanto, veremos nesta aula que este mpeto desenvolvimentista custou caro para o pas, no apenas no mbito econmico, mas ambiental e social.

A dcada de 50, no Brasil, foi marcada por uma poltica de industrializao em nome do desenvolvimento. Com um slogan de 50 anos em 5, o governo de Juscelino implantua sua poltica econmica baseada no desenvolvimento e na modernizao. A foto acima mostra a cidade de Braslia sendo construida. Fonte: http://www.bh1.com.br

42

Desenvolvimento X meio ambiente na Histria recente do Brasil

Aula

SOB O SIGNO DO DESENVOLVIMENTISMO: A INDUSTRIALIZAO NO BRASIL E EM SERGIPE


A atual crise econmica na Amrica Latina foi precedida pelos chamados anos gloriosos, um perodo de elevadas taxas de urbanizao e industrializao. O Brasil no uma exceo nesse contexto. As cidades sofreram, a um s tempo, os problemas dos pases desenvolvidos e dos subdesenvolvidos: industrializao dispersa, poluio do ar, da gua, agravamento dos problemas de sade das populaes relacionados ao saneamento bsico. O debate internacional foi trazido para a perspectiva regional, ao serem apontadas as peculiaridades e diculdades de compatibilizao das polticas ambientais e dos programas de desenvolvimento em pases de Terceiro Mundo (Ferreira, 2003). Vejamos, portanto, como se deu o processo de industrializao brasileira e quais foram seus reexos no estado de Sergipe. A dcada de 1950, no Brasil, marcada por uma poltica de industrializao em nome do desenvolvimento. O Plano de Metas de Juscelino Kubitschek (1956 1961) implementou o maior volume de investimento at ento registrados na economia brasileira, tomando por base o trip capital nacional-capital estrangeiro-Estado. Com isso, a taxa de crescimento industrial alcanou patamares notveis, permitindo a expanso acelerada dos setores de bens de consumo.

Foto do Presidente Juscelino Kubitscheck. (Fonte: http://images.google.com.br).

A palavra-chave de todo o processo era industrializao. Com o slogan 50 anos em 5, o governo juscelinista implantou sua poltica econmica baseada no desenvolvimento e na modernizao, em estreita associao com o capital estrangeiro. A execuo do Plano de Metas foi responsvel pelo modelo de desenvolvimento industrial que o Brasil passou a adotar, tendo como uma de suas caractersticas a penetrao e consolidao das

43

Natureza e Histria

Desenvolvimento dependente No caso mais extremo, a economia dependente est restrita ao papel de fornecedora de matrias-primas s economias industriais avanadas. E mesmo quando ela no est totalmente limitada a esta funo, o mercado internacional restringe drasticamente suas possibilidades de desenvolver a capacidade tecnolgica, industrial e nanceira necessria ao crescimento autogerado (Fonte: Alves, 1984, p. 20).

empresas multinacionais. Esta abertura ao capital estrangeiro gerou o que Alves (1984) chama de desenvolvimento dependente. De fato, esta estratgia do governo JK acentuou a nossa dependncia tecnolgica do estrangeiro e, por consequncia, a dependncia econmica. Por sua vez, a dependncia econmica gerou a dependncia poltica, uma vez que o capital estrangeiro passou a inuenciar nas decises da poltica interna. O governo de JK, atravs do Plano de Metas, investiu no setor pblico (construo de estradas, construo de Braslia etc.) e na indstria de base (siderrgicas, ampliao da Petrobrs, novas usinas hidreltricas etc.). A partir de ento, com a consolidao das empresas multinacionais no Brasil, os setores fundamentais da indstria foram passando para o controle estrangeiro. Este modelo de desenvolvimento econmico foi retomado com a instalao do regime Militar. Catani (1980) analisa a economia daquele momento, armando que o perodo do chamado milagre econmico (1968-1973) caracterizou-se por uma forma de desenvolvimento capitalista que beneciou o capital monopolista e que exclui as massas populares da esfera dos direitos polticos e econmicos. O pas foi tomado pela euforia desenvolvimentista. Um clima de otimismo invadiu a nao, comparada a um canteiro de obras. Esse mpeto de tirar o pas do atraso econmico perdurou pelos anos seguintes. Martelavam-se os slogans otimistas, animando, encorajando, em mensagens positivas e ufanistas: pra frente Brasil; Ningum mais segura este pas; Brasil, terra de oportunidades; Brasil, potncia emergente. Para os que discordam, a porta de sada: Brasil, ame-o ou deixe-o (Fonte: Reis, 2000, p. 56).

Industrializao era sinnimo de desenvolvimento, sem que houvesse, entretanto, espao para se pensar em seus impactos sobre o meio ambiente. Foi em meio a este contexto que se realizou em 1972 a Conferncia de Estocolmo, na Sucia. Neste importante evento mundial, num clima de discusses acerca da preservao ambiental. A delegao brasileira, tomando uma posio que ganhou repercusso mundial, defendeu a tese do desenvolvimento econmico a qualquer preo, sem nenhuma restrio, mesmo que fossem restries de natureza ambiental (Brunascci e Philippi, 2005, p. 258). Esta mentalidade tambm estava bastante enraizada no setor industrial. Exemplo disto consta na Revista do Sindicato Nacional da Indstria do Cimento (SNIC), da qual extramos algumas consideraes acerca da temtica de poluio, em voga por ocasio da Conferncia de Estocolmo, em 1972:

44

Desenvolvimento X meio ambiente na Histria recente do Brasil

Aula

A campanha contra a indstria, contra a tecnologia contra o progresso, em favor de um possivelmente potico movimento em favor da natureza, surge assim de um fundo eminentemente reacionrio que precisa ser conhecido. E um pas, como o Brasil que avana em tecnologia, que vence em tempo recorde etapas de desenvolvimento industrial, no pode car preso a um falso movimento em defesa da natureza. Porque a verdade que, na hora da necessidade (do frio, da fome, do desabrigo) a tecnologia que vem em defesa do homem natural. (Preveno de acidentes..., 1972, p. 200).

4
ESG Os preceitos do manual bsico da Escola Superior de Guerra (ESG) tiveram influncia decisiva na consolidao da Doutrina de Segurana Nacional e Desenvolvimento. A doutrina da escola evoluiu de uma denio de segurana interna e externa para uma viso mais abrangente da segurana nacional integrada ao desenvolvimento econmico. (Cf. ALVES, Maria Helena M.

O contexto histrico daquele posicionamento no pode ser desconsiderado, uma vez que o Regime Militar (1964-1985) impusera uma posio produtivista que estava implcita na Doutrina de Segurana Nacional e Desenvolvimento. Alves (1984) explica que este modelo econmico baseava-se na ideia de que um pas subdesenvolvido precisa criar condies de investimento principalmente o estrangeiro , para acumulao de capital suciente que desse a arrancada do desenvolvimento econmico. Segundo esta autora a doutrina da ESG. Estado e Oposio no Brasil (1964-1984). 2 Ed. Petrpolis: Vozes, 1984, p. 34-35)] aceita expressamente a necessidade de sacricar a gerao presente e mesmo sucessivas geraes como preo da rpida acumulao de capital.

Logomarca da Escola Superior de Guerra. (Fonte: http://images.google.com.br).

Vemos, a partir desses fatos, que a posio do governo brasileiro durante o perodo ditatorial, notadamente no chamado milagre econmico, foi reexo da poltica desenvolvimentista implementada pelo Regime Militar. Este desenvolvimento a qualquer preo criou a falsa impresso de progresso, agravando os problemas sociais, urbanos e ambientais e dilapidando os recursos naturais que deveriam estar a servio do bem-estar da coletividade (Lago e Pdua, 1985).

45

Natureza e Histria

Para incrementar o crescimento industrial desejado, o ministro Delm Netto estabeleceu um amplo sistema de incentivos scais para beneciar o investimento em reas cruciais para o plano de desenvolvimento do governo, principalmente na regio amaznica, plancies centrais e Nordeste. Sergipe parece no ter sido sucientemente beneciado pela poltica de industrializao do Nordeste, ao menos inicialmente. No entanto, Sergipe j possua uma poltica de incentivos scais visando o desenvolvimento industrial. No mbito estadual, a Lei n 43 de 10 de junho de 1948, regulamentada pelo Decreto n 61 de 6 de dezembro de 1948, estabelecia prazos de iseno de impostos para novas indstrias a serem instaladas no Estado (Instituto, 1986). O governo da capital tambm isenta de impostos municipais novas indstrias instaladas em Aracaju, atravs da Lei Municipal n 56 de 30 de novembro de 1955 (Instituto, 1986). No nal da dcada de 1960, o governo de Sergipe criou rgos de assessoramento e planejamento industrial, com vistas modernizao e ao reaquecimento das atividades comerciais e industriais no Estado. Como conseqncia destas aes, o parque industrial sergipano passa a ser gradativamente ampliado, especialmente com a implantao do Distrito Industrial de Aracaju (DIA). Data deste perodo 1967 a instalao da Companhia de Cimento Portland de Sergipe S.A. (CCPS), certamente beneciada pela poltica de iseno de impostos, especialmente por se tratar de uma indstria sem similar no Estado naquele momento. J contando com o apoio da Superintendncia de Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE), temos, a partir da dcada de 1970, a intensicao da industrializao no Estado, notadamente na rea cimenteira. No entanto, apesar do desenvolvimento decorrente do processo de industrializao, ocorre em Sergipe o reexo do que se deu no cenrio nacional, ou seja, o crescimento econmico no trouxe equidade de benefcios para a sociedade. Sendo assim, percebemos que o desenvolvimento industrial no Brasil, notadamente a partir da dcada de 1950, foi fortemente marcado pelo modelo econmico baseado no desenvolvimento. A ideia de progresso, to enraizada no governo militar, trouxe consequncias que perduram at os dias atuais, a exemplo do aumento das desigualdades sociais e da degradao ambiental decorrente das atividades industriais.

46

Desenvolvimento X meio ambiente na Histria recente do Brasil

Aula

O NACIONAL DESENVOLVIMENTISMO
O perl desenvolvimentista de Juscelino congurou-se bem cedo, quando ainda era prefeito de Belo Horizonte e, depois, governador de Minas Gerais. Mas foi em sua campanha presidncia da Repblica e, sobretudo, durante sua administrao que o desenvolvimentismo ou nacional-desenvolvimentismo se consolidou como um estilo de governo e como um projeto social e poltico para o Brasil, cujos traos essenciais eram o compromisso com a democracia e com a intensicao do desenvolvimento industrial de tipo capitalista. Durante a campanha presidencial, Juscelino percorreu o pas com as estatsticas da produo de energia eltrica e transporte. Frisava a necessidade de uma ampliao drstica desses setores, caso o Brasil desejasse dar um salto em sua produo industrial e integrar o bloco dos ento qualicados pases desenvolvidos. Seu slogan da campanha, cinquenta anos em cinco, sintetizava seu objetivo maior: acelerar o desenvolvimento nacional. Era um slogan bastante sugestivo, pois prometia realizar em um ano de mandato, ento de cinco anos, o eu levaria muito mais tempo. E, como observou um inuente poltico do perodo, Jos Jofly, essa linguagem do desenvolvimento, matizada por nmeros, metas e estatsticas, no fazia parte do estilo da poca. No esteve presente, por exemplo, nas duas campanhas presidenciais que antecederam a de JK, isto , as de Dutra e Vargas (Moreira, 1998, p. 159). O programa de governo JK assumiu integralmente a linguagem do desenvolvimento. Mais conhecido como Plano de Metas, o programa era, na realidade, um documento essencialmente econmico. Dividiase em 30 metas, distribudas entre os setores de energia (metas 1 a 5), transporte (metas 6 a 12), alimentao (metas 13 a 18), indstria de base (metas 19 a 29) e educao (meta 30). A construo de Braslia s foi incorporada ao Plano de Metas durante a campanha presidencial, mas rapidamente se transformou em uma das prioridades de Juscelino. Ele situava Braslia, alis, em lugar de destaque, considerando-a a grande meta de integrao nacional ou, ainda, a meta-sntese de sua administrao. Tomado em conjunto, o Plano de Metas visava aprofundar o processo de industrializao. Incentivava, por um lado, os investimentos privados de capital nacional e estrangeiro, procurando ampliar o parque industrial. Por outro lado, atacava os pontos de estrangulamento da economia, isto , os problemas estruturais que impediam o incremento industrial, prevendo grandes investimentos estatais na infra-estrutura nacional (Lafer, 1970, p. 78). To marcante quanto linguagem desenvolvimentista de JK foi sua

47

Natureza e Histria

atuao como presidente da Repblica. Ao contrrio da prtica de alguns candidatos a cargos da administrao pblica, que assumem compromissos e metas depois no cumprem, ou at mesmo realizam coisas muito diversas daquelas prometidas, Juscelino implementou passo a passo seu programa de governo, ento considerado bastante ambicioso tendo em vista as condies nacionais. As principais avaliaes de sua administrao so unssonas em armar que a realizao do Plano de Metas foi coroada de sucesso (Lafer, 1970; Benevides, 1979; Maranho, 1985; Skidmore, 1979). De fato, o xito na implementao do Plano de Metas foi inegvel. As metas de energia e transporte, investimentos em infra-estrutura considerados indispensveis ao aprofundamento da industrializao, alcanaram resultados notveis. Enquanto o plano previa a pavimentao asfltica de 5.000Km de rodovias (meta 8) e a construo de12.000 Km (meta 9), em 1960 os resultados j tinham superado o previsto, pois foram construdos 14.970 Km e pavimentados 6.202 Km. No caso de energia eltrica (meta 1), indicava-se a elevao da potncia instalada de 3 milhes de kW para 5 milhes. E, em 1960, 95,40% da meta haviam sido alcanados. A meta 27 estabelecia a implantao da indstria automobilstica com capacidade de produo de 170.000 veculos, entre caminhes e automveis. Em 1960, os resultados do setor eram surpreendentes. A capacidade instalada permitia a superao da meta xada em 17,2% (Faro & Silva, p. 62-66). No conjunto, a ampliao do parque industrial multiplicou os empregos para os trabalhadores urbanos e ofertou, s camadas mdias, novos produtos de consumo, antes pouco acessveis, pois caros e obtidos pela via da importao. Juscelino, por sua vez, tirou todos os proveitos polticos da execuo do Plano de Metas. Visitava os canteiros de obras e, pessoalmente, inaugurava hidreltrica e novas estradas, dirigindo modelos de veculos produzidos pela indstria automobilstica instalada no pas. E, para fechar com chave de ouro sua administrao, inaugurou com todas as pompas Braslia, no Planalto Central, em 21 de abril de 1960. Alis, passou a faixa presidencial a Jnio Quadros em solenidade realizada na nova capital modernista, sempre tida como uma meta delirante do presidente e impossvel de ser realizada no prazo determinado. O sucesso de Juscelino em implementar as muitas e ambiciosas metas de seu plano de governo no passou despercebido. Em 1961, uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Opinio Pblica e Estatstica (IBOPE) buscou avaliar o quanto a populao notou a intensicao do desenvolvimento promovida no qinqnio JK. Realizada na Guanabara, a pesquisa apresentou nmeros signicativos: 80% da populao pesquisada armou que o presidente Juscelino acelerou

48

Desenvolvimento X meio ambiente na Histria recente do Brasil

Aula

de fato o desenvolvimento do pas, contra 12% que discordavam dessa opinio e outros 8% que no sabiam opinar sobre o assunto (Moreira, 1998, p. 86). Para muitos contemporneos de JK, alis, o impressionante desenvolvimento econmico justificava considerar o projeto nacional-desenvolvimentista como a revoluo industrial brasileira. Contudo, o modelo de industrializao adotado por JK, parte certa especicidade, baseado na maior presena do capital estrangeiro, no era algo novo no Brasil. Ao contrrio, o mesmo padro j estava claramente em andamento pelo menos desde o Estado Novo. Realizava-se, alm disso, graas ao apoio poltico do Estado, no sentido de promover a produo interna de industrializados, que eram mais frequentemente importados pelo pas. Eis porque tal modelo recebeu a alcunha de industrializao substitutiva de importaes (Singer, 1984, p. 214). Tal industrializao tambm no se esgotou com o encerramento do governo JK ou com o m da experincia democrtica, pois no regime autoritrio iniciado em 1964 o modelo recobrou o flego, sendo, inclusive, aprofundado (Singer, 1984, p. 225). MOREIRA, Vnia Maria Losada. Os anos JK: industrializao e modelo oligrquico de desenvolvimento oligrquico in: FERREIRA, Jorge e DELGADO, Lucilia de Almeida Neves (org). O tempo da experincia democrtica: da democratizao de 1945 ao golpe civilmilitar de 1964. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2008. (O Brasil contemporneo, v.3), p. 159-161.

AS ORIGENS DOMSTICAS DO MILAGRE ECONMICO: AS REFORMAS CONSERVADORAS DE CAMPOS E BULHES


No dia 11 de abril de 1964, o Congresso Nacional, sob a tutela do Ato Institucional n 1, elegeu o chefe do Estado-Maior do Exrcito, general Humberto de Alencar Castelo Branco, como presidente da Repblica. Com a posse do novo governo em 15 de abril, Octavio Gouva de Bulhes foi indicado para montar a equipe econmica e escolheu nomes que participavam e um grupo que mantinha constantes contatos, atravs de conversas sistemticas sobre a economia brasileira ou pela colaborao em outros governos em cargos tcnicos do Banco do Brasil. A equipe foi completada com a nomeao de Roberto Campos para o Ministrio do Planejamento; ainda que no pertencesse ao grupo mais prximo de Bulhes, campos defendia idias similares e viria a trabalhar completamente integrado

49

Natureza e Histria

equipe do Ministrio da Fazenda. A nova equipe econmica deu prioridade luta para reverter a tendncia de contnuo aumento da taxa de inao que se vinha manifestando desde o incio da dcada. A primeira medida foi tentar reduzir o dcit pblico, com o envio ao Congresso de um novo oramento que entraria em vigor imediatamente, redenindo despesas para o ano corrente de 1964. Em agosto, foi divulgado o principal documento de estratgia econmica do governo Castelo Branco: o Plano de Ao Econmico do Governo (Paeg). Este denia como principal objetivo, para o binio 1965-1966, acelerar o ritmo de desenvolvimento econmico do pas e conter progressivamente o processo inacionrio para alcanar um razovel equilbrio de preos em 1966. O objetivo do Paeg de acelerar crescimento e simultaneamente reduzir a inao deve ser entendido no mbito do diagnstico que os autores do Plano faziam da crise brasileira. Estes entendiam que a causa maior da estagnao era o recrudescimento do processo inacionrio a partir de 1959, o qual, acelerando-se no perodo recente, ameaava levar o pas a uma hiperinao. Portanto, superando os problemas que levaram ao descontrole dos preos, seria possvel criar as condies para a retomada do desenvolvimento.

A NECESSIDADE POLTICA DO CRESCIMENTO ECONMICO


A expresso milagre econmico foi usada pela primeira vez em relao Alemanha Ocidental. A rapidez da recuperao desse pas na dcada de 1950 foi to inesperada que muitos analistas passaram a chamar o fenmeno de milagre alemo. A expresso foi posteriormente repetida para o crescimento japons na dcada de 1960. Finalmente, na dcada de 1970, a expresso milagre brasileiro passou a ser usada como sinnimo do boom econmico observado desde 1968 e tambm como instrumento de propaganda do governo. O novo presidente da Repblica, o general Arthur da Costa e Silva, assumiu o governo em maro de 1967, nomeando Dem Netto para ministro da Fazenda e Hlio Beltro para ministro do Planejamento. O novo ministrio assumiu em um quadro recessivo, fruto da poltica antiinacionria do governo anterior, e suas primeiras medidas pareciam ser uma continuidade das polticas anteriores, em que a reduo do papel do setor pblico e o aumento da participao do setor privado eram aspectos considerados prioritrios. No entanto, as condies polticas internas em especial o crescimento de movimentos de oposio no mbito interno recomendavam uma maior preocupao com a retomada do crescimento. A existncia de capacidade produtiva ociosa e o amplo espao aberto pelas reformas institucionais e pelas condies internacionais para aumento do gasto pblico permitiram pensar em uma nova

50

Desenvolvimento X meio ambiente na Histria recente do Brasil

Aula

poltica econmica que alterasse as prioridades como reconhecido no Plano Estratgico de Desenvolvimento (PED), que previa um crescimento da ordem de 6% ao ano.

Foto do Presidente General Arthur da Costa e Silva. (Fonte: http://images.google.com.br).

A entrada em vigor da nova Constituio e a primeira sucesso do regime militar signicavam a institucionalizao da nova ordem. No plano poltico, buscava-se encontrar mecanismos de legitimao que ultrapassasse o argumento, que se desgastava rapidamente, de que o regime era necessrio para completar o processo de restabelecimento da ordem econmica e poltica ameaada. A manuteno da poltica de ajuste econmico do governo Castelo Branco no se coadunava com as expectativas de crescimento e as demandas pelo restabelecimento da ordem democrtica que comeavam a ganhar fora na sociedade.

CRESCIMENTO ECONOMICO SEM EQUIDADE


Durante o governo Mdici, a busca de legitimidade deslocouse denitivamente do plano poltico para o plano econmico. A ideia de que estava em processo a construo de um Brasil Potncia passou a constituir a base da propaganda do governo e o fundamento de sua legitimidade. Nas palavras de Fernando Henrique Cardoso: O regime passou a desejar medir-se pela ecincia mais do que por qualquer outro critrio e antes pela ecincia econmica do que por seus acertos em quaisquer outros terrenos (Cardoso, 1975, p. 291).

Foto do Presidente Fernando Henrique Cardoso. (Fonte: http://images.google.com.br).

51

Natureza e Histria

Portanto, crticas quanto estratgia de desenvolvimento econmico tinham uma importncia que transcendia o mero debate acadmico. Foi justamente a divulgao dos dados do censo de 1970 que permitiu a constatao de que a distribuio de renda tinha piorado no Brasil na dcada de 1960, mostrando um ponto fraco nos slidos resultados econmicos divulgados pelo governo. Este ponto ser o principal elemento a partir do qual os economistas de oposio zeram a crtica do modelo econmico brasileiro. PRADO, Luiz Carlos Delorme e EARP, Fbio S. O milagre brasileiro: crescimento acelerado, integrao internacional e concentrao de renda (1967-1973) in: FERREIRA, Jorge e DELGADO, Lucilia de Almeida Neves (org). O tempo da ditadura: regime militar e movimentos sociais em ns do sculo XX. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2007. (O Brasil Republicano, v.4), p. 213-228.

CONCLUSO
Querido aluno/ aluna, vimos nesta aula que o mpeto desenvolvimentista iniciado no governo JK e retomado pela Ditadura Militar no atendeu s reais necessidades do pas. As medidas implementadas durante este perodo trouxeram como consequncias um nvel de endividamento do pas sem precedentes, alm de gerar mais presso sobre os recursos naturais, e mais ainda: no reduziu a desigualdade social no Brasil.

RESUMO
O processo de expanso da industrializao brasileira se deu sob o signo do desenvolvimento. Expresso que denota a busca prioritria por desenvolver o pas retirando-o do atraso econmico. Este processo, que teve reexos na economia sergipana, alm de ter ampliado a dependncia econmica e tecnolgica junto ao capital estrangeiro, acentuou a concentrao de renda e aumentou sobremaneira a explorao dos recursos naturais do pas.

ATIVIDADES
Participe do frum que ser criado na plataforma. Voc deve postar sua participao associando o desenvolvimentismo dos governos JK e da Ditadura Militar, com o atual modelo de desenvolvimento. Aponte aproximaes e diferenas.

52

Desenvolvimento X meio ambiente na Histria recente do Brasil

Aula

PRXIMA AULA
Histria ambiental: desaos na pesquisa e no ensino.

REFERNCIAS
ALVES, Maria Helena M. Estado e Oposio no Brasil (1964 1984). 2. ed. Petrpolis: Vozes, 1984. BRUNACCI, Attilio; PHILIPPI, Arlindo. Dimenso Humana do Desenvolvimento Sustentvel. In: PHILIPPI Jr., PELICIONI, Maria Ceclia. (editores). Educao Ambiental e Sustentabilidade. Barueri, SP: Manole, 2005. p. 257-283. CATANI, Afrnio Mendes. O que Capitalismo. So Paulo: Brasiliense, 1980. FERREIRA, L. C. Desenvolvimento, Sustentabilidade e Polticas Pblicas. In: A Questo Ambiental sustentabilidade e polticas pblicas no Brasil. So Paulo, Bomtempo Editorial, 2003, p. 101-109. LAGO, Antnio; PDUA, Jos Augusto. O que Ecologia. So Paulo: Abril Cultural, 1985. (Coleo Primeiros Passos) MOREIRA, Vnia Maria Losada. Os anos JK: industrializao e modelo oligrquico de desenvolvimento oligrquico in: FERREIRA, Jorge e DELGADO, Lucilia de Almeida Neves (org). O tempo da experincia democrtica: da democratizao de 1945 ao golpe civil-militar de 1964. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2008. p. 159-161. (O Brasil contemporneo, v.3). PRADO, Luiz Carlos Delorme; EARP, Fbio S. O milagre brasileiro: crescimento acelerado, integrao internacional e concentrao de renda (1967-1973) in: FERREIRA, Jorge; DELGADO, Lucilia de Almeida Neves (org). O tempo da ditadura: regime militar e movimentos sociais em ns do sculo XX. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2007. p. 213-228. (O Brasil Republicano, v.4), REIS, Daniel Aaro. Ditadura militar, esquerdas e sociedade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000.

53

Potrebbero piacerti anche