Sei sulla pagina 1di 4

ANGOLANOS - SO TO POBRES, QUE S TM DINHEIRO.....

by Edson Vieira Dias Neto

Realidade,

triste...

SO

TO

POBRES,

QUE

TM

DINHEIRO... by Edson Vieira Dias Neto (adaptado de um texto de Cristovam Buarque que assenta que nem uma luva a esta Angola, ainda em plena "Acumulao Capitalista Primitiva" )

"Em nenhum outro pas os ricos demonstram mais ostentao que em Angola. Apesar disso, os Angolanos ricos so pobres. So pobres porque com todos compram os sofisticados automveis da

importados,

exagerados

equipamentos

modernidade, mas ficam horas engarrafados ao lado dos autocarros e candongueiros do subrbio. E, s vezes, so assaltados, sequestrados, abusados e violentados no trnsito. Presenteiam belos carros a seus filhos e no voltam a dormir tranquilos enquanto eles no chegam casa. Pagam fortunas para construir modernas manses, desenhadas por arquitectos de renome, e so obrigados a escond-las atrs de muralhas, como se vivessem nos tempos dos castelos medievais, dependendo de guardas que se revezam em turnos.

Os ricos angolanos, usufruem privadamente tudo o que a riqueza lhes oferece, mas vivem encalacrados na pobreza social. Na sexta-feira, saem de noite para jantar em restaurantes to caros que os ricos da Europa no conseguiriam frequentar, mas perdem o apetite diante da pobreza que ali por perto arregala os olhos pedindo um pouco de po; ou so obrigados a restaurantes fechados, cercados e protegidos por policiais
1

privados. Quando terminam de comer escondidos, so obrigados a tomar o carro porta, trazido por um manobrista, sem o prazer de caminhar pela rua, ir a um cinema ou teatro, depois continuar at um bar para conversar sobre o que viram. Mesmo assim, no raro que o pobre rico seja assaltado antes de terminar o jantar, ou depois, na estrada a caminho de casa. Felizmente isso nem sempre acontece, mas certamente, a viagem um susto durante todo o caminho. E, s vezes, o sobressalto continua, mesmo dentro de casa.

Os ricos Angolanos so pobres de tanto medo. Por mais riquezas que acumulem no presente, so pobres na falta de segurana para usufruir o patrimnio no futuro. E vivem no susto permanente diante das incertezas em que os filhos crescero.

Os ricos angolanos continuam pobres de tanto gastar dinheiro apenas para corrigir os desacertos criados pela desigualdade que suas riquezas provocam: em insegurana e ineficincia. No lugar de usufruir tudo aquilo com que gastam, uma parte considervel do dinheiro nada adquire, serve apenas para evitar perdas.

Por causa da pobreza ao redor, os angolanos ricos vivem um paradoxo: para ficarem mais ricos tm de perder dinheiro, gastando cada vez mais apenas para se proteger da realidade hostil e ineficiente.

Quando viajam ao exterior, os ricos sabem que no hotel onde se hospedaro sero vistos como assassinos de crianas na lunda,
2

destruidores da Floresta do maiombe em Cabinda, usurpadores da maior concentrao de renda do planeta, portadores de malria, de paludismo e de filria.. So ricos empobrecidos pela vergonha que sentem ao serem vistos pelos olhos estrangeiros.

Na verdade, a maior pobreza dos ricos angolanos, est na incapacidade de verem a riqueza que h nos pobres. A pobreza de viso dos ricos impediu tambm de verem a riqueza que h na cabea de um povo educado. Ao longo de toda a nossa histria, os nossos ricos abandonaram a educao do povo, desviaram os recursos para criar a riqueza que seria s deles, e ficaram pobres: contratam trabalhadores com baixa produtividade, investem em modernos equipamentos e no encontram quem os saiba manejar, vivem rodeados de compatriotas que no sabem ler o mundo ao redor, no sabem mudar o mundo, no sabem construir um novo pas que beneficie a todos.

Muito mais ricos seriam os ricos se vivessem em uma sociedade onde todos fossem educados. Para poderem usar os seus caros automveis, os ricos construram viadutos com dinheiro de colocar gua e esgoto nas cidades, achando que, ao comprar gua mineral, se protegiam das doenas dos pobres.

Esqueceram-se de que precisam desses pobres e no podem contar com eles todos os dias e com toda sade, porque eles (os pobres) vivem sem gua e sem esgoto. Montam modernos hospitais, mas tem dificuldades em evitar infeces porque os pobres trazem de casa os germes que os contaminam. Com a pobreza de achar que poderiam ficar ricos sozinhos, construram um pas doente e vivem no meio da doena.
3

H um grave quadro de pobreza entre os ricos angolanos. E esta pobreza to grave que a maior parte deles no percebe. Por isso a pobreza de esprito tem sido o maior inspirador das decises governamentais das pobres ricas? elites? angolanas. Se percebessem a riqueza potencial que h nos braos e nos crebros dos pobres, os ricos angolanos, poderiam reorientar o modelo de desenvolvimento em direco aos interesses de nossas massas populares. Liberariam a terra para os

trabalhadores rurais, realizariam um programa de construo de casas e implantao de redes de gua e esgoto, contratariam centenas de milhares de professores e colocariam o povo para produzir para o prprio povo. Esta seria uma deciso que enriqueceria ANGOLA INTEIRA - os pobres que sairiam da pobreza e os ricos que sairiam da vergonha, da insegurana e da insensatez.

Mas isso esperar demais. Os ricos so to pobres que no percebem a triste pobreza em que usufruem suas malditas riquezas".

Adaptado de um texto de Cristvam Buarque -- KALIFADO DE PALMELA

Potrebbero piacerti anche