Sei sulla pagina 1di 36

OS QUATRO EVANGELHOS J. B.

. ROUSTAING EDIO DE 1920 PELA FEDERAO ESPRITA BRASILEIRA FEB CRTICAS A KARDEC (COMPILADO DO ORIGINAL TOMO PRIMEIRO)

Kardec
e o Espiritismo no Brasil 1 Parte
L.E 833. HAVER NO HOMEM ALGUMA COISA QUE ESCAPE A TODO CONSTRANGIMENTO E PELA QUAL GOZE ELE DE ABSOLUTA LIBERDADE? NO PENSAMENTO GOZA O HOMEM DE ILIMITADA LIBERDADE, POIS QUE NO H COMO PR-LHE PEIAS. PODE-SE-LHE DETER O VO, PORM, NO ANIQUIL-LO.

ASSOCIAO JAUENSE DE ESTUDOS ESPRITAS JA SP - MAIO DE 2010. WWW.CULTURAESPIRITAJAU.COM.BR

OS QUATRO EVANGELHOS J. B. ROUSTAING EDIO DE 1920 PELA FEDERAO ESPRITA BRASILEIRA FEB CRTICAS A KARDEC (COMPILADO DO ORIGINAL TOMO PRIMEIRO)

Obs. Embora no fora mantido a forma de escrever arcaica do portugus usado poca foi mantido ipsis litteris ao que se encontra na edio original de 1920 impressa na cidade do Porto Portugal e distribuda pela Federao Esprita Brasileira - FEB. (nota da Associao Jauense de Estudos Espritas)

DUAS PALAVRAS
De nenhum modo pretendemos realar aqui em duas palavras, o valor e a importncia verdadeiramente extraordinrios desta obra incomparvel, nica at hoje no mundo, onde, dia a dia, medida que for sendo calmamente estudada e meditada, avultaro a sua grandiosidade e a sua profundeza. Para o fazermos, talvez nada menos de um volume houvramos de escrever quando no nos faltasse capacidade. Nela se encerra toda uma revelao de verdades divinas que ainda nenhuma outra fora dado ao homem entrever. Ela nos pe sob as vistas, banhados numa claridade intensssima, que por vezes ainda nos ofusca os olhos to pouco acostumados luminosidade das coisas espirituais, esse cdigo de sabedoria infinita que se h de tornar o cdigo nico dos homens os Evangelhos de Jesus. Tanto basta para que sua operosidade assinalada fique. Outro o nosso escopo: explicar certas inovaes a que nos abalanamos nesta traduo. Assim comearemos por dar a razo de ser dos pequenos resumos que se vem s margens das paginas e que no se encontram no original. To vrios quo relevantes so os assuntos, os problemas, as questes que, no curso das explicaes evanglicas, os espritos que ditaram a obra abordaram e exploraram, que nos pareceu da maior convenincia a elaborao desses resumos, a fim de fazer ressaltar um outro carter que ela no pode deixar de ter. Efetivamente, alem de ser obra de estudo e meditao metdica dos Evangelhos, a Revelao da Revelao ser sempre tambm indispensvel obra de consulta, no s para os que j lhe hajam perlustrado as paginas, como ainda para os que, sem o terem feito, busquem de momento elucidar qualquer das grandes questes que o Espiritismo veio por em foco. Os resumos a que nos referimos, permitindo a organizao de um ndice remissivo das matrias tratadas, tornariam possvel a realizao daquele objetivo. Compusemo-los, ento, e organizamos o ndice, que somos o primeiro a reconhecer deficiente, falho, imperfeito, mas que, todavia, j auxiliar muitssimo a procura dos principais assuntos ventilados, o que, sem ele, apresentava extrema dificuldade, quando no completa impossibilidade. Outra circunstancia a assinalar: tendo sido esta traduo calcada sobre a segunda edio francesa, o que preferimos pela refutao que na introduo traz das principais criticas feitas desde o primeiro momento aos Quatro Evangelhos, no prefacio que traduzimos no vem todas as mensagens dirigidas do Alto ao Sr. Roustaing acerca da execuo desta obra e das outras obras que se lhe seguiram, as quais naturalmente viro ao seu tempo, por intermdio de outros missionrios. Dado, porem, o interesse real que essas mensagens justificadamente despertam, pois que elucidam a gnese e o plano do trabalho que o Sr. Roustaing foi incumbido de executar, no quisemos suprimi-las da nossa traduo. Inserimolas ento no comeo do quarto volume que, contendo apenas o Evangelho de Joo, oferecia maior vantagem para isso, por vir a ser o que menor numero de paginas contaria, como de fato .
ASSOCIAO JAUENSE DE ESTUDOS ESPRITAS JA SP - MAIO DE 2010. WWW.CULTURAESPIRITAJAU.COM.BR

OS QUATRO EVANGELHOS J. B. ROUSTAING EDIO DE 1920 PELA FEDERAO ESPRITA BRASILEIRA FEB CRTICAS A KARDEC (COMPILADO DO ORIGINAL TOMO PRIMEIRO)

Ainda uma outra explicao. A obra do Sr. Roustaing, no original Frances, se acha dividida em trs volumes apenas, constituindo o terceiro pela parte final dos Evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas, todo o de Joo e os dez mandamentos de Moises. Como no houvssemos encontrado boa razo explicativa dessa maneira de dividir a matria tratada, de melhor aviso se nos afigurou a sua diviso em quatro volumes, que ficariam sensivelmente iguais em tamanho, o que no considerao desprezvel atenta a esttica da obra toda, repartindo pelos trs primeiros os Evangelhos sinticos e reservando o ultimo para o de Joo, com o acrscimo da explicao dos mandamentos, na parte final.

Instado para nos incumbirmos desta traduo, trabalho que bem sabamos superior as nossas foras e capacidade, buscamos coragem para empreend-lo sombra deste conceito profundamente verdadeiro de um notvel escritor Frances: Se refletindo no excesso do esforo diante das coisas difceis, aguardssemos, na imortalidade do orgulho, que fossemos elevados altura do que desejamos tentar, nada nunca empreenderamos. Cumpre nos abalancemos obra naturalmente, com todo o ardor de que sejamos capazes e com a probidade da boa vontade mxima Ainda assim, porem, tomando sobre os ombros este trabalho, fizemo-lo unicamente fiado na misericrdia de Jesus e na assistncia, sempre eficaz, dos altos espritos seus mensageiros de paz e de luz e obedecendo ao principio de que no nos licito escusar-nos de trabalhar na seara do Senhor, por considerarmos pesada em demasia a tarefa que se nos queira confiar. Se apesar dessa assistncia e dessa misericrdia ficamos muito aqum do encargo recebido, como nossa convico, que nos perdoem os que lerem esta traduo da obra imorredoura dos Quatro Evangelhos explicados em esprito e verdade, certos de que a ela consagramos o melhor de nossos cuidados e a executamos com o mais ardente desejo de bem servir causa santa do Espiritismo, sol que acende em todos os pontos do globo e em todas as regies do espao que o envolve, a fim de tornar definitivamente limpa de sombras a estrada evanglica por onde o imenso rebanho do Pastor Divino ser por ele conduzido ao seu aprisco. O Tradutor (Guillon Ribeiro)

PREFCIO
Submeto ao exame e meditao de meus irmos os Quatro Evangelhos e, em seguida os Mandamentos, explicados em esprito e verdade. Emana esta obra daqueles que prepararam o advento da misso terrena de Jesus, participaram do desempenho dessa misso e escreveram esses livros que tiveram por destino guardar, como sagrado e imperecvel deposito, a grande revelao messinica. Depois de terem, nos limites da misso terrena que cumpriram, dado testemunho, dado testemunho de Jesus, eles, despojando da letra o esprito, vem clarear o que parecia trevas e do que era considerado mentira extrair a verdade.
ASSOCIAO JAUENSE DE ESTUDOS ESPRITAS JA SP - MAIO DE 2010. WWW.CULTURAESPIRITAJAU.COM.BR

OS QUATRO EVANGELHOS J. B. ROUSTAING EDIO DE 1920 PELA FEDERAO ESPRITA BRASILEIRA FEB CRTICAS A KARDEC (COMPILADO DO ORIGINAL TOMO PRIMEIRO)

Numa poca de sarcasmos, de incredulidade e de negao, em que o espiritualismo luta com o materialismo, devo explicar como e por que circunstncias concorrentes fui levado a empreender, executar e publicar esta obra preparatria da revelao predita e prometida pelo Cristo, o Esprito da Verdade. Ela apenas um intrito destinado a preparar a unidade de crenas entre os homens, pois que aqueles que previram o advento da misso terrena de Jesus, que partilharam da obra dessa misso, tm que voltar Terra a fim de cooperarem na efetivao das promessas do Mestre, no preenchimento da misso do esprito da verdade. Dera-me Deus por provao ser, desde a juventude, desde o momento em que entrei na vida social, filho de minhas obras, no seio da pobreza, pelo estudo, pela fadiga, pelo trabalho. No ms de janeiro de 1858 fui acometido de uma enfermidade to prolongada quo dolorosa, proveniente de uma vida j longa de estudos, de canseiras e de labor, passada a principio em Tolosa, de 1823 a 1826, no ensino das letras e cincias, ao mesmo tempo que na aprendizagem das leis e do direito para a obteno dos diplomas que me abriram progressivamente a carreira da advocacia; depois, em Paris, de 1826 a 1829, na escrivaninha, onde aprendi a por a lei em execuo, e no estagio, ouvindo os que ento eram os prncipes da palavra e os favoritos da fama; finalmente, nos auditrios de Bordeaux, meu torro natal, numa vida militante de ininterrupta labutao. Em janeiro de 1861, completamente restabelecido, cuidei de voltar ao exerccio dessa amada profisso para com a qual era devedor de uma posio independente, adquirida mediante trinta anos de trabalho no gabinete e nos tribunais. Mas, o homem prope e Deus dispe, diz a sabedoria das naes. Um distinto clinico daquela cidade me falou da possibilidade das comunicaes do mundo corpreo com o mundo espiritual, da doutrina e da cincia espritas, como fruto dessa comunicao, objetivando uma revelao geral. Minha primeira impresso foi de incredulidade devida ignorncia, mas eu bem sabia que uma impresso no uma opinio e no pode servir de base ao julgamento; que para isso, necessrio, antes de tudo, nos coloquemos em situao de falar com pleno conhecimento de causa. Sabia e sei ainda ser ato de insensatez aprovar ou repudiar, afirmar ou negar o que se no conhece em absoluto, ou o que no se conhece bastante, o que no se examinou suficientemente e aprofundou sob o duplo ponto de vista terico e experimental, na medida das faculdades prprias sem prevenes, sem idias preconcebidas. semelhana dos que possuem, no dizer de Leibnitiz a Bossuet, um profundo sentimento da razo e que no lhe sabem proscrever os direitos ante uma autoridade que se impe, que no se legitima seno afirmando o seu poder, estava eu distanciado das pregaes imperiosas, exclusivas que ordenam silencio razo e a emparedam entre a escravido e a incredulidade. Respeitador de todas as crenas, de todos os cultos, em nome da liberdade da conscincia, da razo, do exame, em nome da tolerncia e da caridade, nenhuma f definida eu tinha. Minha razo se recusava a admitir o que as interpretaes humanas ensinavam relativamente ao Cristo e aos Evangelhos, que permaneciam obscuros e incompreensveis para mim. A perplexidade me dominava a respeito de tudo quanto, fora da pura moral de Jesus, entendia com a sua personalidade e a sua misso terrena que o vu da letra ocultava s minhas vistas, de tudo quanto ignorncia dos homens, impossibilitando-os de compreender e de explicar, qualificou e qualifica ainda de sobrenatural, de milagres. Para mim no havia o sobrenatural, nem milagres, no sentido que se empresta a estas palavras o de derrogao das leis da natureza.
ASSOCIAO JAUENSE DE ESTUDOS ESPRITAS JA SP - MAIO DE 2010. WWW.CULTURAESPIRITAJAU.COM.BR

OS QUATRO EVANGELHOS J. B. ROUSTAING EDIO DE 1920 PELA FEDERAO ESPRITA BRASILEIRA FEB CRTICAS A KARDEC (COMPILADO DO ORIGINAL TOMO PRIMEIRO)

Com a minha vida inteira irresistivelmente presa pesquisa da verdade, na ordem fsica, moral e intelectual, deliberei informar-me cientificamente, primeiro pelo estudo e pelo exame, depois pela observao e pela experimentao, do que haveria de possvel, de verdadeiro ou de falso nessa comunicao do mundo espiritual com o mundo corporal, nessa doutrina e cincia espritas. Li o Livro dos Espritos. Nas paginas desse volume encontrei: uma moral pura, uma doutrina racional, de harmonia com o esprito e progresso dos tempos modernos, consoladora para a razo humana; a explicao lgica e transcendente da lei divina ou natural, das leis de adorao, de trabalho, de reproduo, de destruio, de sociedade, de progresso, de igualdade, de liberdade, de justia, de amor e de caridade, do aperfeioamento moral, dos sofrimentos e gozos futuros. Em seguida, deparei com explicaes judiciosas acerca da alma no estado de encarnao e no de liberdade; do fenmeno da morte, da individualidade e das condies de individualidade da alma aps a morte; do que se chamou anjo e demnio; dos caminhos e meios, dos agentes secretos ou ostensivos de que se serve Deus para o funcionamento, o desenvolvimento, o progresso fsico dos mundos; do progresso e desenvolvimento fsico, moral e intelectual de todas as suas criaturas. Encontrei ainda a explicao racional da pluralidade dos mundos, da lei de renascimento presidindo, pelo progresso incessante no s da matria como da inteligncia, a vida e harmonia universais no infinito e na eternidade. Compreendi mais do que nunca, diante da pluralidade dos mundos e das humanidades, assim como de suas hierarquias; da pluralidade das existncias e da respectiva hierarquia, que os homens, no nosso planeta, so de uma inferioridade moral notria; de uma inferioridade intelectual acentuada relativamente s leis a que esto sujeitos na Terra os diversos reinos da natureza e s leis que obedecem os mundos e as humanidades superiores, por meio das quais aquelas leis se conjugam na unidade e na solidariedade. Sim, essa ignorncia imensa, quanto aos meios de apropriao das leis de um planeta superior a um planeta inferior, quanto a um messias enviado por Deus em alta misso toma um corpo de conformidade com a sua natureza espiritual e relativamente harmnico com uma esfera inferior, qual a Terra, para ai se manifestar entre os homens, para lhes traar as diretrizes da regenerao humana, para lhe trazer a luz e a verdade veladas e destinadas a serem descobertas progressivamente, conforme aos tempos e s exigncias de cada poca. Compreendi a necessidade das revelaes progressivas, vindo sucessivamente levantar, pouco a pouco, o vu e patentear aos olhos dos homens, de modo a ilumin-los sem os deslumbrar, a luz que os tem de guiar nas suas indagaes e ajudar a progredir na trilha da verdade. Li em seguida o Livro dos Mdiuns e nele se me deparou uma explicao racional: da possibilidade das comunicaes do mundo corpreo com o mundo espiritual; das vias e meios prprios para essas comunicaes; das aptides e faculdades medinicas no homem; da mediunidade e das condies de moralidade e de experincia para o seu exerccio til e proveitoso nas relaes do mundo visvel com o mundo invisvel, sempre e exclusivamente com o objetivo da prece, da caridade de alem tumulo, do ensinamento moral, da instruo que os bons espritos, na nova era que comea, tm a misso de dar e que invariavelmente proporcionada e adequada ao desenvolvimento intelectual e mora do homem. Achei, enfim,
ASSOCIAO JAUENSE DE ESTUDOS ESPRITAS JA SP - MAIO DE 2010. WWW.CULTURAESPIRITAJAU.COM.BR

OS QUATRO EVANGELHOS J. B. ROUSTAING EDIO DE 1920 PELA FEDERAO ESPRITA BRASILEIRA FEB CRTICAS A KARDEC (COMPILADO DO ORIGINAL TOMO PRIMEIRO)

a explicao racional das vantagens e inconvenientes da mediunidade dos escolhos e perigos a evitar e dos caminhos a seguir para pratic-la. O mundo espiritual era bem o reflexo do mundo corporal. Depois desse estudo e desse exame, consultei a historia, desde a origem das eras conhecidas ate nossos dias, e vi, entre todos os povos da antiguidade, dos tempos intermedirios e dos tempos modernos, a comunicao do mundo espiritual com o mundo corporal historicamente comprovada, atestada pelos fatos que em todas as pocas os historiadores mais acreditados entre os homens registraram. Compulsei os livros da filosofia profana e religiosa, antiga e recente, os prosadores e os poetas que refletem as crenas, bem como os costumes dos tempos. Vi ensinados, desde a antigidade ate hoje, num amalgama de erros e de verdades, dispersas e ocultas aos olhos das massas, os princpios que a doutrina e a cincia espritas vieram por em foco: 1 - a pluralidade dos mundos e sua hierarquia; 2 - a pluralidade das existncias e sua hierarquia; 3 - a lei de renascimento; 4 - as noes da alma no estado de encarnao e no de liberdade e as de seus destinos. Perlustrei os livros das duas revelaes, o Antigo e o Novo Testamento. Entregando-me a essa leitura, que empreendera outrora e abandonara por obscura e incompreensvel, verifiquei que, graas doutrina e a cincia espritas sobre aquelas paginas se projetavam vivos raios de luz, cuja claridade minha inteligncia e minha razo alguma coisa divisaram atravs do vu da letra. Reconheci, nesses livros sagrados, ser um fato a comunicao do mundo espiritual com o mundo corporal, comunicao que na ordem divina, providencial, o instrumento de que se serve Deus para enviar aos homens a luz e a verdade adequadas ao tempo e s necessidades de cada poca, na medida do que a humanidade, conforme o meio em que se acha colocada, pode suportar e compreender, como condio e elemento de seu progresso. Vi que as revelaes de Deus permanente e progressiva. Encontrei nos Evangelhos, veladas pela letra: 1 - a afirmao da pluralidade dos mundos e da sua habitabilidade; 2 - a lei do renascimento como meio nico, para os homens, de ver o reino de Deus, isto : de chegar perfeio pela purificao e pelo progresso; 3 - a afirmao da imortalidade da alma, da sua individualidade aps a morte, dos seus destinos futuros, da sua vida eterna. Mas, se por um lado a moral sublime do Cristo resplandeceu a meus olhos em toda sua pureza, em todo seu fulgor, como brotando de uma fonte divina; por outro lado, tudo permaneceu obscuro, incompreensvel e impenetrvel minha razo, no tocante revelao sobre a origem e a natureza espirituais de Jesus, sobre a sua posio esprita em relao a Deus e ao nosso planeta, sobre os seus poderes e a sua autoridade. Quanto revelao sobre uma origem, uma natureza, ao mesmo tempo humanas e extra humanas de Jesus, sobre o modo de sua apario na Terra, tudo, como antes se conservou igualmente obscuro, incompreensvel e impenetrvel minha razo. Pelo que respeita sua morte, tendo em vista estas palavras suas: Deixo a vida para retom-la, ningum ma tira, sou eu que a deixo por mim mesmo; pelo que toca a ressurreio, diante destas outras palavras Poe ele proferidas: Tenho o poder de deixar a vida e tenho o poder de a retomar; pelo que se refere ao desaparecimento do seu corpo do sepulcro, estando selada a pedra que lhe fechava a entrada, sua ressurreio e as suas aparies as mulheres e aos discpulos; pelo que entende com a sua ascenso s regies
ASSOCIAO JAUENSE DE ESTUDOS ESPRITAS JA SP - MAIO DE 2010. WWW.CULTURAESPIRITAJAU.COM.BR

OS QUATRO EVANGELHOS J. B. ROUSTAING EDIO DE 1920 PELA FEDERAO ESPRITA BRASILEIRA FEB CRTICAS A KARDEC (COMPILADO DO ORIGINAL TOMO PRIMEIRO)

etreas com a suas palavras profticas acerca do futuro do nosso planeta e dos acontecimentos que ho de preceder o seu segundo advento, por ele predito, senti a impotncia da razo humana para penetrar as trevas da letra e, desde ento, a necessidade de uma revelao nova, DE UMA REVELAO DA REVELAO. Porem, o que, em nome da historia, da filosofia e das revelaes j enviadas por Deus aos homens, eu verificara que: A comunicao do mundo espiritual com o mundo corporal se dera em todos os tempos, segundo as naturezas e categorias dos espritos, bons ou maus, espritos que eram as almas dos que viveram na Terra ou em outros mundos; que a doutrina e a cincia espritas vinham clarear e desenvolver no seio das massas os ensinos do passado, sob os pontos de vista filosfico e religioso. Por essa poca j havia, em algumas das mais distintas famlias da minha cidade natal, mdiuns com os quais me foi dado entrar em relaes. Entreguei-me, auxiliado por eles, diariamente, a trabalhos de experimentao e de observao, com o esprito disciplinado pelo estudo das cincias puras e aplicadas, com o sentimento de caridade que nos prescreve dar a ateno ao parecer daquele que mais humilde do que ns e aproveitar-lhe os conselhos, pois que os pequenos foram sempre os obreiros de tudo que grande. Acresce que, desse trato intimo entre um que sabe muito segundo a cincia humana e aquele que lhe traz o concurso generoso e gratuito da sua boa vontade, nascem relaes fraternas, que geram mutuo respeito e estima recprocas. O mais afortunado estende lealmente a mo ao outro, que no possui seno os seus prprios braos. Todos, espiriticamente, se sentem irmos e cada um se reconhece mais ou menos bem colocado na hierarquia social (em virtude de seu livre arbtrio), a fim de tirar desta posio o partido mais til, mais moralizador para si e para a sociedade. Ao cabo dessa obra de experimentao e de observao, no terreno das manifestaes inteligentes, s quais se vieram juntar as manifestaes fsicas no terreno material, achei-me convencido de que a comunicao do mundo espiritual com o mundo corporal uma das leis da natureza e que no existe barreira que a minha ignorncia e a influncia de preconceitos vulgares me fizeram crer intransponvel entre os vivos e os mortos segundo a carne. Depois de ter visto e ouvido, minha f se firmou de modo inabalvel. Compreendo que a cincia magntica inseparvel da cincia esprita, a qual s agora o sei, chamada a servir e serve quela de farol, cientificamente, no ponto de vista experimental, no campo do sonambulismo e da psicologia. Sei tambm que o magnetismo o agente universal que tudo aciona. Tudo atrao magntica. Essa a grande lei que rege todas as coisas sob a ao esprita universal. O estudo e a observao, preparando-me para a compreenso do magnetismo espiritual, me levaram a pressentir no futuro a descoberta de vastos horizontes no campo cientifico humano e extra-humano para o avano da humanidade pelo caminho do progresso e da verdade. E meus estudos e pesquisas, no que respeita historia dos tempos antigos, dos tempos intermedirios, e dos tempos modernos, me mostraram a existncia do magnetismo humano em todas as pocas, desde a antiguidade ate nossos dias. Era para mim um sinal dos tempos essa manifestao geral quase simultnea, em todos os pontos de globo, do esprito novo, o sinal do advento de uma nova era, como j o tinham pressentido o conde de Maistre em suas Soires de Saint Ptersbourg e Lamennais, em 1832, na carta, que foi publicada, por ele dirigida condessa de Senfft, esposa do embaixador da
ASSOCIAO JAUENSE DE ESTUDOS ESPRITAS JA SP - MAIO DE 2010. WWW.CULTURAESPIRITAJAU.COM.BR

OS QUATRO EVANGELHOS J. B. ROUSTAING EDIO DE 1920 PELA FEDERAO ESPRITA BRASILEIRA FEB CRTICAS A KARDEC (COMPILADO DO ORIGINAL TOMO PRIMEIRO)

ustria em Roma, era destinada a realizar a renovao moral dos homens e a transformao universal da sociedade humana. Na vspera do dia 24 de junho de 1861, eu rogara a Deus, no sigilo de uma prece fervorosa, que permitisse ao esprito de Joo Batista manifestar-se por um mdium, que se achava ento em minha companhia e com o qual diariamente me consagrava a trabalhos assduos. Pedira tambm a graa da manifestao do esprito de meu pai e do meu guia protetor. Essas manifestaes se produziram espontaneamente, com surpresa do mdium, a quem eu deixara ignorante da minha prece. Constituram para mim uma fonte de alegria imensa, com o me provarem que a minha suplica fora ouvida e que Deus me aceitava por seu servo. O esprito do apostolo Pedro se manifestou a 30 de junho, de um modo inesperado tanto para mim como para o mdium. Fui mediunicamente prevenido da poca em que poderia e deveria publicar essas comunicaes de to alto interesse. Em dezembro de 1861, foi-me sugerido ir casa de Mme. Collignon, que eu no tinha a satisfao de conhecer e a quem devia ser apresentado, para apreciar um grande quadro mediunicamente desenhado, representando um aspecto dos mundos que povoam o espao. L fui. Oito dias depois voltei casa de Mme. Collignon com o intuito de lhe agradecer o acolhimento que me dispensara por ocasio da visita que lhe fizera para ver aquela produo medinica. No momento em que me preparava para sair Mme. Collignon sentiu na mo a impresso, a agitao fludicas bem conhecidas dos mdiuns, indicadoras da presena de um esprito desejoso de se manifestar. A instancias minhas, ela condescendeu em se prestar manifestao medinica e, no mesmo instante a mo, fluidicamente dirigida, escreveu o seguinte: transitria a poca em que vos achais; em toda parte os obreiros da destruio se esforam para derruir os antigos monumentos, j solapados nas suas bases; outros procuram construir novos monumentos, onde se possam abrigar as almas inquietas; mas em geral, os que destroem, instrumentos inconsciente e irrefletidos, no se preocupam com o que deva substituir o que for destrudo; os que tratam de construir no se mostram seguros a respeito das bases em que hajam de assentar o monumento do futuro. A vs, espritas, e que incubem reunir os materiais esparsos, escolher as pedras boas para sustentarem o edifcio do futuro, eliminar cuidadosamente tudo o que do tempo tenha recebido a marca da vetustez e dispor os fundamentos do templo onde a verdade ter seus altares e onde espargir sua luz. Metei mos obra, pois que os espritos indecisos flutuam entre a duvida que lhes semeiam nos coraes e a f de que precisam; seus olhos nada mais podem distinguir nas trevas de que os cercaram e buscam no horizonte uma luz que os iluminem e, sobretudo os tranqilize. Cumpre que essa luz lhes seja mostrada, porquanto desapareceu a confiana que depositavam nos dogmas da Igreja; falta-lhes esse apoio. Apresentai-lhes o esteio solido da nova revelao. Que eles enfim conheam que o Cristo, essa nobre e grandiosa figura que lhes foi mostrada pairando, do alto da cruz ignominiosa, sobre o mundo, no um mito, uma legenda. Mostra-lhes tambm que o vu em que os envolveram que o roubaram aos olhares deles, no lhes permitindo ver mais do que uma forma indecisa, incapaz de lhes satisfazer razo.

ASSOCIAO JAUENSE DE ESTUDOS ESPRITAS JA SP - MAIO DE 2010. WWW.CULTURAESPIRITAJAU.COM.BR

OS QUATRO EVANGELHOS J. B. ROUSTAING EDIO DE 1920 PELA FEDERAO ESPRITA BRASILEIRA FEB CRTICAS A KARDEC (COMPILADO DO ORIGINAL TOMO PRIMEIRO)

Mostrai-lhes que os milagres, proclamados maquinalmente por uns e negados por outros sistematicamente, so atos naturais derivados do curso ordinrio das leis da natureza e cuja impossibilidade s existe na ignorncia do homem relativamente a essas leis. A vs, pioneiros do trabalho, cabe a tarefa de preparar os caminhos enquanto esperais que aquele que h de vir para traar o roteiro comece a sua obra. Com esse objetivo ns, bem amados, vimos incitar-vos a que empreendais a explicao dos Evangelhos em esprito e verdade, explicao que preparara a unificao das crenas entre os homens e a qual podeis dar o nome de Revelao da revelao. So chegados os tempos em que o esprito que vivifica substituir a letra que produziu seus frutos, de acordo com as fases e as condies do progresso humano, e que agora mata, se mal interpretada. Ponde-vos obra; trabalhai com zelo e perseverana, coragem, atividade e no esqueais nunca que sois instrumentos de que Deus se serve para mostrar aos homens a verdade; aceitai com simplicidade de corao e reconhecimento o que o Senhor vos d; tende sempre nos vossos pensamentos e atos a humildade, a caridade, a abnegao, o amor e o devotamento aos vossos irmos e sereis amparados e esclarecidos. Quando todos os materiais estiverem reunidos e for chegado o momento de se tornar conhecida, de publicar esta obra, destinada a congregar todos os dissidentes de boa f, ligando-os por um pensamento comum, sereis prevenido. - dezembro de 1861 Mateus, Marcos, Lucas, Joo, assistidos pelos apstolos. Diante dessa manifestao que me concitava a empreender, com o concurso do mdium Mme. Collignon, este grande trabalho da revelao, sentimo-nos tomado de uma surpresa imensa, cheio ao mesmo tempo de alegria e do temor de sermos capaz nem digno do encargo que nos era deferido. Perguntei quando devamos comear e nos foi indicada a semana seguinte. O trabalho ia ser feito por dois entes que, oito dias atrs, no se conheciam. Chamados desse modo a executar essa obra da revelao, que certamente de nosso motuprprio no ousaramos tentar, incapazes, ignorantes e cegos que ramos, metemos ombros tarefa. medida que a revelao se adiantava, minha alma se ia encontrando cada vez mais presa de admirao ao descobrir todas aquelas verdades e eu dizia: Disponde de vossa criatura, meu Deus; sou vosso, perteno-vos; meu corao, meu tempo, minha razo, eu os consagro ao vosso servio; serei feliz, soberano Mestre, se, mau grado minha fraqueza , puder tornar-me na vossas mos um instrumento til, que vos conquiste o amor, o respeito, o corao das vossas criaturas. Em maio de 1865 todos os materiais estavam preparados, tanto a respeito dos Evangelhos, como dos Mandamentos. O aviso de dar conhecimento aos homens, de publicar a obra da revelao, me foi espontnea e mediunicamente transmitido em termos precisos. Mero instrumento, cumpri um dever executando tal ordem, entregando publicidade esta obra que prope em foco a essncia de tudo o que h de sublime na bondade e na paternidade de Deus; tudo o que h de devotamento, de abnegao e de sentimentos fraternais em Jesus, chamado o Cristo, que to bem mereceu o titulo de salvador do mundo, de protetor da Terra. A meus irmos, quaisquer que eles sejam, quaisquer que sejam suas crenas, o culto exterior que professem, corre o dever de no se pronunciarem sobre esta obra seno depois
ASSOCIAO JAUENSE DE ESTUDOS ESPRITAS JA SP - MAIO DE 2010. WWW.CULTURAESPIRITAJAU.COM.BR

OS QUATRO EVANGELHOS J. B. ROUSTAING EDIO DE 1920 PELA FEDERAO ESPRITA BRASILEIRA FEB CRTICAS A KARDEC (COMPILADO DO ORIGINAL TOMO PRIMEIRO)

de a terem lido integralmente e de terem seriamente meditado na explicao dos Evangelhos e dos Mandamentos. Indivisvel no conjunto, suas diversas partes so solidarias e mutuamente se apiam. O homem, em todas as idades do nosso planeta, passa pela prova de receber ou de repelir a luz que lhe trazida. Muito se pedir a quem muito se houver dado. A responsabilidade do esprito esta sempre em correlao com os meios postos ao seu alcance para que ele se instrua e a verdade, para triunfar, para ser aceita, tem de primeiro chocar com as contradies dos homens. Mas se todo erro esta previamente destinado a perecer com o caminhar dos tempos, dos sculos, do progresso das inteligncias; se tal a sorte dos erros, ainda que uteis relativamente poca em que se produziram, desde que perderam a razo de ser; se tal sobretudo a sorte dos erros que se impuseram infncia da humanidade segundo a letra, sob a capa do mistrio, sob o prestigio do milagre, mas so puramente transitrios e preparatrios do advento do esprito; toda verdade, pelo contrario, se depara, nos ataques que recebe, um instrumento e um meio de propagao, de triunfo, porquanto a verdade acaba sempre por conquistar entre os homens, definitivamente, o direito de cidade, por obra da liberdade de conscincia, de razo, de exame, debaixo da ao do tempo, do progresso das inteligncias e das contradies humanas, que, inelutavelmente, ocorrem para faz-la brilhar em toda a sua pureza e esplendor. Na obra dos Quatro Evangelhos os ministros do Senhor visam este fim: a ventura da humanidade pela sua purificao da unidade de crenas e a da fraternidade humana pela efetivao das promessas do Mestre, e, enfim, o reino de Deus na Terra, iniciando-nos na lei da unidade e do amor. Ficai certos, como eu, meus irmos, de que eles atingiro sua meta.

J. B. ROUSTAING CONSIDERAES PRELIMINARES


Antes de entrarmos no mago do assunto, depois de havermos refletido demoradamente e de termos consultado os visveis e os invisveis, vamos expender algumas consideraes preliminares, com o propsito de lanar mais luz sobre os Quatro Evangelhos e os Mandamentos explicados em esprito e verdade e de tornar mais perceptvel o extraordinrio alcance de uns e outros. O acordo intimo destas consideraes com a cincia moderna de molde a chamar a ateno do verdadeiro investigador. Obedecendo a esse intuito, insistimos com os nossos leitores para bem lhes provarmos a importncia do que vai ser exposto. De suas meditaes sobre as pesquisas e os trabalhos de venerados sbios lhes advir a prova de que havemos procurado paciente e resolutamente a verdade, sem idias preconcebidas e que a soluo do problema mais importante dos tempos que correm no o resultado de um exame a priori, mas de srios e minuciosos estudos.

ASSOCIAO JAUENSE DE ESTUDOS ESPRITAS JA SP - MAIO DE 2010. WWW.CULTURAESPIRITAJAU.COM.BR

10

OS QUATRO EVANGELHOS J. B. ROUSTAING EDIO DE 1920 PELA FEDERAO ESPRITA BRASILEIRA FEB CRTICAS A KARDEC (COMPILADO DO ORIGINAL TOMO PRIMEIRO)

EIS AQUI ESSAS CONSIDERAES PRELIMINARES (1)


Deus prove a educao de todas as humanidades, quaisquer que sejam o grau e a ordem a que pertenam. Prepostos consecuo desse objetivo tem Ele uma multido de enviados secundrios, de precursores, de profetas. Por vezes faz baixar um enviado-primrio um Messias tirado das regies de Awen (2), tanto para os globos materiais como para os globos espirituais. A. Pezzani, falando desses homens divinos, expende os seguintes importantes conceitos: Pode-se aplicar a um Messias a palavra profunda de So Joo Evangelista (in propria venit et sui eum non receperunt (Ela veio para a sua casa, mas os seus no a receberam)), se o mundo material em que ele brilha esta pouco adiantado; quando o Messias sobe mais alto, todos, em geral, o acolhem e escutam, o que bom pressgio para o futura de uma humanidade; mais alto ainda, todos o recebem (cuncti recipiunt) o que sinal de um mundo espiritualmente adiantado. O Messias, nos mundos materiais, encarna pelo esprito; nos mundos espirituais pelo Awen (ou gnio primitivo). Quanto ao que seja simplesmente a encarnao pelo esprito, totalmente negada pelos homens da nossa pobre Terra, nada podemos dizer, visto no convir que se lhes diga seno o que lhes til e o que podem compreender. No lances perolas aos porcos, preceito do Cristo. Na Revelao da revelao os espritos julgaram conveniente explicar aos homens da nossa poca o que encarnao pelo esprito, servindo as descobertas cientificas atuais de base a razes que os empolguem, razes que militam plenamente em favor da teoria exposta pelos espritos superiores ao autor dos Quatro Evangelhos explicados em esprito e verdade. Elas estabelecem o fato importante de que, antes que conhecssemos as belas experincias dos sbios, proclamados prncipes da cincia pela grei acadmica da Terra, um homem recebia, j em 1861, revelaes cujo alcance havia de ser consagrado pelas descobertas dos nossos fsicos, dos nossos eletricistas, dos nossos qumicos, dos nossos astrnomos, descobertas sempre corroboradas pela rigorosa verificao, por pesquisas e investigaes continuas. Filsofos tais como Pqueur, Jean Reynaud, Ch. Faurity, A. Pezzani, etc., que entreviram essa grandiosa e soberana verdade, dela no teriam ousado falar, seno depois de obedecerem um critrio material pela experincia e com o auxilio de mdiuns sujeitos a todas as fiscalizaes. Como no podemos, por ns mesmos, conseguir essa prova fsica e como, ainda que possussemos, poucas pessoas dariam credito s afirmaes de J.B Roustaing e de seus amigos, no considerados oficialmente cientistas, muito felizes nos julgamos por encontrarmos essas provas e afirmaes nas obras impressas dos sbios, outras da quais vamos citar textualmente alguns trechos preciosos para ns e para nossa obra.
(1)

Extrado do volume intitulado: Os Quatro Evangelhos de J.B Roustaing. Respostas a seus crticos e adversrios; editadas pelos discpulos de J.B Roustaing. A venda no livreiro Feret, passagem da Intendncia, 15, Bordeux; e na Livraria das Cincias Psicolgicas, 5, rua ds Petits-Champs, Paris, 1882. Awen o gnio primitivo no idioma glico, do Pas de Gall (Gr-Bretanha). O esprito verdadeiro e puro se eleva no Awen de degrau em degrau e, chegado que seja ao summum da hominalidade espiritual, torna-se Awen e no pode retrogradar. Conquista assim o desenvolvimento particular da perfeio, o tipo de seu gnio primitivo e passa para a classe dos homens divinos. Tal modo de ascenso, para o esprito, conforme aos ensinos da grande doutrina druidica de nossos pais os Gauleses.

(2)

ASSOCIAO JAUENSE DE ESTUDOS ESPRITAS JA SP - MAIO DE 2010. WWW.CULTURAESPIRITAJAU.COM.BR

11

OS QUATRO EVANGELHOS J. B. ROUSTAING EDIO DE 1920 PELA FEDERAO ESPRITA BRASILEIRA FEB CRTICAS A KARDEC (COMPILADO DO ORIGINAL TOMO PRIMEIRO)

Antes de fazermos essas citaes, pareceu-nos de bom conselho oferecermos meditao dos leitores os aforismos que seguem e cujo esprito convm guardar. Ser, para tudo o que se vai ler um excelente intrito: Os fatos so obstinados (Alfredo Wallace, presidente da Sociedade de Antropologia de Londres) Ainda que mo provassem eu no acreditaria (afirmao dos cientistas e dos tolos). H alguma coisa (O senso comum) Um sbio que ri do possvel esta bem perto de ser um idiota (Victor Hugo). Os fatos, se as contradizem, so mais uteis do que se apiam as teorias adaptadas (Humphry Davy, o grande qumico). A cincia obrigada, pela eterna lei da honra, a encarar de frente e sem temor todo problema que se lhe possa apresentar (Sir William Tomsom, no discurso que proferiu em 1871, por ocasio da abertura das sesses da Associao Britnica dos Sbios Ingleses, em Edimburgo, Esccia). Eu no disse que isso era possvel, disse que era real (William Crookes, nas Pesquisas sobre o espiritualismo, volume em que afirma suas convices com conscincia e, sobretudo com sinceridade).

GOLPE DE VISTA
SOBRE A

FENOMENALIDADE DO MODERNO ESPIRITUALISMO


A Sociedade Dialtica de Londres, sob a presidncia de Sir John Lubbok; sob a vicepresidncia do eminente fisiologista Henry Lewes e de um dos mais sbios professores da Inglaterra, Huxle, decidiu em sesso de 6 de janeiro de 1869, que fosse nomeada uma comisso compostas de magistrados, de pastores, de letrados, de cientistas, ao todo trinta e trs membros ativos, para estudar os fenmenos do moderno espiritualismo e pulverizar, por meio da investigao e para sempre, os inexistentes fatos espritas. Ao cabo de dezoito meses de continuados estudos, essa comisso apresentou um relatrio, que conclua favoravelmente ao Espiritismo. Entre outros fenmenos citava, citava estes: ... aparies de mos e de formas no pertencentes a ser humano algum e que, pela ao e pelo movimento, pareciam vivas. Essas mos forma algumas vezes tocadas e at seguidas pelos assistentes, convictos, conseqentemente, de que no eram resultado de uma impostura ou de uma iluso, etc... Alfredo Russel Wallace, o grande naturalista ingls, mulo (imitador, concorrente) de Darwin, era um dos membros da celebre comisso de investigao. Vencido pela evidencia, fez na obra que publicou com o titulo Miracles in modern spiritualism, uma desassombrada profisso de f que, na Inglaterra, apaixonou sobremodo os espritos. Firmava essa obra de sbio consciencioso um nome venerado pelo mundo inteiro. A. R. Wallace cita estas palavras do professor Augusto de Morgan, presidente da Sociedade de Matemtica de Londres, secretario da Real Sociedade Astronmica: Os espiritualistas sem duvida alguma, esto na trilha que conduz ao adiantamento das cincias fsicas; o que se lhes opem so os representantes dos que tem sido empecilho a todo progresso...
ASSOCIAO JAUENSE DE ESTUDOS ESPRITAS JA SP - MAIO DE 2010. WWW.CULTURAESPIRITAJAU.COM.BR

12

OS QUATRO EVANGELHOS J. B. ROUSTAING EDIO DE 1920 PELA FEDERAO ESPRITA BRASILEIRA FEB CRTICAS A KARDEC (COMPILADO DO ORIGINAL TOMO PRIMEIRO)

O mesmo autor ainda insere integralmente na sua obra, a carta que C.F. W Varley (o inventor do condensador eltrico, da telegrafia submarina, engenheiro chefe das companhias de telegrafo internacional e transatlntico) dirigiu ao celebre professor Tyndall e na qual declara que, em pleno dia, depois de mentalmente haver formulado esse desejo, foi tocado em todas as partes de corpo. Afirma tambm que esses fatos so semelhantes aos que a historia registra como estudados por espritos audazes, criteriosos e clarividentes, que se colocam muito acima dos prejuzos do sculo em que viviam e cujos trabalhos tomaram propores que, sob vrios aspectos, ultrapassaram de muito os nossos atuais conhecimentos. Posteriormente a essa carta e malgrado ao seu contedo, C. F. Varley foi nomeado membro da Academia Real de Londres. Em Frana o teriam achincalhado, a Academia das Cincias teria recusado admiti-lo como um de seus membros efetivos. Na profisso de f, da qual citaremos um fragmento incerto nos Miracles in modern spiritualism, A.R. Wallace diz: Os fatos me convenceram a aceita-los como fatos, muito antes de me ser possvel admitir-lhes a explicao espiritualista. Esse curioso livro confirma cientificamente as encarnaes espirituais de seres vivos em presena de muitos investigadores prevenidos, mas que pouco a pouco se tornaram, graas a tais fenmenos, crentes resolutos. M. Oxon, distinto professor da faculdade de Oxford, aps cinco anos de experincias continuas, declara haver, exterior ao corpo humano, uma fora, uma inteligncia reguladora, que produz, todos os fenmenos espritas, entre outros o da psicografia, sem o auxilio da pena ou do lpis, numa folha de papel em branco, encerrada ou depositada em lugar visvel para todos os assistentes e que fica inteiramente escrita. Estes fatos so obtidos em pleno dia, ouvindo-se o rudo do lpis. Semelhante psicografia foi conseguida em lousas trazidas e marcadas por ele, percebendo-se igualmente o rudo do lpis que escrevia, estando as lousas cuidadosamente unidas e diante das testemunhas, todas homens de cincia. Essa fora, governada por uma inteligncia distinta da dos assistentes, diz ele, manifesta a sua ao sem recorrer a nenhum dos mtodos conhecidos para escrever, etc. Convidamos nossos irmos a lerem a obra Psychography do professor Oxon. Os fatos que ele cita so confirmados por Sergeant Cox, jurisconsulto, filosofo e escritor e por A.R Wallace, seu amigo. (1)
(1)

Esses fatos medinicos, comprovados pelos homens mais sbios e inteligentes da Gr-Bretanha, denotam um acontecimento e um advento que os espritas da escola de Allan Kardec no apreciaram devidamente. Quando John Lubbock, Henry Lewes, Huxle, Alfred Russel Wallace, Morgan, Varley, Oxon, Willian Crockes e tantos outros afirmam que as aparies de mos e formas, por eles verificadas, no pertencem a nenhum ser humano; que a escrita direta, os contatos de mos visveis a todos os assistentes em plena luz, a materializao de um ser espiritual que vive, pensa e age como ns, so fatos reais e que s a existncia dos espritos pode explicar racionalmente essa ordem de fenmenos, nada mais nos resta que no seja render-nos e meditar. Agradeo ao Eterno o haver permitido que essas manifestaes brilhantes da vida de alm-tmulo se produzissem e fossem comprovadas por materialistas e positivistas. Declarar que tais manifestaes so inteis falar como a criana que no raciocina, um indicio de decrepitude intelectual. Esse registro, parece, tem tanto valor quanto o de que se fazem patronos os espritas. Os fatos de contatos de mos e corpos animados provam que os espritos podem constituir para si um corpo material visvel, composto de organismos completos semelhantes aos nossos, conjunto este que aparece e desaparece, se forma e decompe vontade dos mesmos espritos. Esta uma verdade extremamente importante. Nos Quatro Evangelhos de ROUSTAING, os espritos revelam, afirmam e explicam essa verdade.

ASSOCIAO JAUENSE DE ESTUDOS ESPRITAS JA SP - MAIO DE 2010. WWW.CULTURAESPIRITAJAU.COM.BR

13

OS QUATRO EVANGELHOS J. B. ROUSTAING EDIO DE 1920 PELA FEDERAO ESPRITA BRASILEIRA FEB CRTICAS A KARDEC (COMPILADO DO ORIGINAL TOMO PRIMEIRO)

Willian Crookes, o homem eminente que descobriu o Tallium e a Matria radiante autor do Grande Dicionrio Ingls de Qumica, escreveu: Preciso ainda ser convencido de que no racional nos esforcemos por descobrir as causas dos fenmenos inexplicados. Referirei apenas o que vi e o que me foi demonstrado por experincias provadas e comprovadas. Trata-se unicamente de experincias fsicas materiais e matemticas e de uma contraprova seria e efetiva. Assim: 1, ele pesa, com uma balana cuja sensibilidade vai ao extremo de acusar peso inferior mil vezes ao de um gro de cereal, a fora desconhecida que intervm na experincia e essa fora fsica suspende at 50 e 100 quilos; 2 comprova a alterao do peso dos corpos, assim como a execuo de trechos musicais sem a possibilidade da interveno do contato de uma fora humana direta; 3, movimento de corpos pesados, com ou sem contato; 4 fenmenos de percusso e outros sons da mesma natureza; 5, aparies luminosas; 6, apario de mos em plena luz, em pleno dia; algumas vezes a mo, de uma perfeio completa, parece animada e muito graciosa, os dedos se movem e a carne se afigura to humana como em todas as pessoas presentes, tornando-se vaporosa na altura do brao, para afinal acabar tudo numa nevoa luminosa (1) ; 7, escrita direta; 8, formas e figuras de fantasmas, uma das quais, partindo de um dos cantos da sala, tomou de um acordeom e percorreu-a tocando esse instrumento; esteve visvel durante muitos minutos; o mdium erao tambm para todos os assistentes; o fantasma se aproximou de uma senhora que o fez desaparecer soltando um grito; 9, caso indicador da ao de uma inteligncia exterior; 10, diversas manifestaes de carter complexo. Uma apario luminosa pairava por sobre um ramo de flores colocado ao centro de uma mesa; vista de todos, uma haste, longa de quinze polegadas, do arbusto que formava o centro do ramo se elevou lentamente do meio das outras flores e em seguida baixo sobre a mesa e lhe atravessou a taboa, vendo-o todos, at o momento em que ficou inteiramente do lado oposto da mesa. Uma mo que saia de debaixo desta e que empunhava o arbusto bateu por trs vezes no ombro de uma senhora, etc. etc. Era a resposta a uma conversao que precedera ao fenmeno e durante a qual se debatera esta questo: impossvel matria atravessar a matria? Chegamos ao fato capital, ao aparecimento, em plena luz, de Katie King, uma jovem de grande estatura, vestida, bela, muito viva, loira, de tez clara. O mdium era, ao contrario, uma rapariga baixa, morena, de cabelos pretos. Katie King viveu assim trs anos na Terra. Seu mdium, Miss Florence Cook, passava semanas inteiras em casa de Willian Crookes, que fazia experincias no seu laboratrio, quase sempre cercado de investigadores to severos como ele, de pesquisadores das verdades cientificas. Miss Cooke uma vez em transe, o esprito de Katie King se materializava, tomava um corpo humano nitidamente concretizado, com rgos, sentidos, aparelho ossoso completo. Conversava com Mrs. Crookes e com os filhos desta, aos quais contava historias e se prestava s experincias do grande fsico. Havia numa sala, a um canto fechado por meio de reposteiros, um gabinete, como se diz na Inglaterra, isto um compartimento espaoso bastante para conter um canap, no qual o mdium adormecia sob desconhecida influencia (para ns sob a ao fludica dos
(1)

Ler: Recherches sur le spiritualisme. Um volume com gravuras, 3 fr 50, na Livraria das Cincias Psicolgicas 5 Rua de Petits Champs, Paris.

ASSOCIAO JAUENSE DE ESTUDOS ESPRITAS JA SP - MAIO DE 2010. WWW.CULTURAESPIRITAJAU.COM.BR

14

OS QUATRO EVANGELHOS J. B. ROUSTAING EDIO DE 1920 PELA FEDERAO ESPRITA BRASILEIRA FEB CRTICAS A KARDEC (COMPILADO DO ORIGINAL TOMO PRIMEIRO)

espritos). O reposteiro se entreabria e Kate King se mostrava aos presentes. Daqui por diante reproduziremos textualmente a narrativa de Willian Crookes: Havia j algum tempo eu me entregava a experincias com uma lmpada fosfrica que consistia numa botelha de seis a oito onas contendo um pouco de leo fosforado e arrolhada solidamente. Tinha razes de esperar que luz dessa lmpada, alguns dos misteriosos fenmenos do gabinete poderia tornar-se visveis e Katie contava tambm obter o mesmo resultado. A 12 de maro, durante uma sesso em minha casa e depois de haver caminhado por entre ns, de nos falar por algum tempo, Katie passou para traz do reposteiro que separava meu laboratrio, onde se achavam reunidos os assistentes, da minha biblioteca que temporariamente, fazia o papel de gabinete. Ao cabo de um momento, ela afastou o reposteiro e me chamou, dizendo: Entre aqui e levante a cabea do meu mdium que escorregou para o cho. Katie estava ento na minha presena, com seu habitual vestido branco e trazendo cabea o seu turbante. Imediatamente me dirigi para a biblioteca a fim de levantar do cho Miss Cook e Katie se afastou para o lado a fim de me deixar passar. Com efeito, Miss Cook havia escorregado do canap e, ao fazer isso, notei com viva satisfao, mau grado obscuridade, que as vestes de Miss Cook no eram idnticas s Katie, pois que vestia um costume ordinrio de veludo preto e se achava imersa em profunda letargia. Trs segundos no tinham decorrido entre o instante em que eu vira Katie vestida de branco diante de mim e o em que deixei Miss Cook novamente no canap , tirando-a da posio em que ficara. Voltando ao meu posto de observao, Katie reapareceu e disse que julgava poder conseguir que eu a visse e ao mdium ao mesmo tempo. Diminui-se a luz do gs e ela me pediu a lmpada fosfrica. Depois de se haver mostrado por alguns segundos claridade dessa lmpada, entregou ma dizendo: - Agora entre e venha ver o meu mdium. Acompanhei-a a biblioteca e, luz da lmpada, vi Miss Cook repousando no sof, exatamente como eu a deixara. Olhei em torno de mim procurando Katie, porem esta desaparecera. Chamei-a, mas ningum me respondeu. Reocupei o meu lugar e Katie logo apareceu e me declarou que estivera durante todo o tempo de p junto de Miss Cook. Perguntei ento se ela prpria no poderia tentar uma experincia e, tomando-me das mos a lmpada, penetrou de novo no gabinete, pedindo-me que por enquanto no olhasse para l. Passados alguns minutos, restitui-me a lmpada, dizendo-me que nada pudera conseguir, que esgotara todo o fluido do mdium, mas que doutra feita renovaria a experincia. Meu filho mais velho, um rapaz de quatorze anos, assentado defronte de mim, numa posio de onde podia observar o que se passava atrs do reposteiro, me referiu que vira distintamente a lmpada como que flutuando no espao por cima de Miss Cook e iluminando-a no sof onde se achava deitada, mas que no lograra divulgar quem segurava a lmpada. Passo agora sesso realizada ontem noite. Jamais Katie se mostrou to perfeitamente. Por perto de duas horas passeou pela sala, conversando familiarmente com os que ai se achavam reunidos. Muitas vezes tomou meu brao, caminhando, e a impresso experimentada por mim de estar ao meu lado uma mulher viva e no um visitante do outro mundo foi to forte que me assaltou irresistvel a tentao de repetir uma recente e curiosa experincia.
ASSOCIAO JAUENSE DE ESTUDOS ESPRITAS JA SP - MAIO DE 2010. WWW.CULTURAESPIRITAJAU.COM.BR

15

OS QUATRO EVANGELHOS J. B. ROUSTAING EDIO DE 1920 PELA FEDERAO ESPRITA BRASILEIRA FEB CRTICAS A KARDEC (COMPILADO DO ORIGINAL TOMO PRIMEIRO)

Considerando que, se no tivesse perto de mim um esprito, teria quando menos uma senhora, pedi-lhe permisso para tom-la nos braos, a fim de me ser possvel verificar as interessantes observaes que um experimentador ousado recentemente relatara de modo um tanto prolixo. Essa permisso me foi graciosamente concedida e eu dela me utilizei guardando todas as convenincias, como o faria, em tais circunstancias, qualquer homem bem educado. Pude assim me certificar de que o fantasma (o que, alias, nenhuma resistncia ops) era um ser to material como a prpria Miss Cook. Disse ento Katie que dessa vez se julgava capaz de se nos mostrar ao mesmo tempo que Miss Cook. Diminui-se a luz do gs e, em seguida, munido da lmpada fosfrica penetrei no aposento que servia de gabinete. Previamente pedira a um de meus amigos, Labil, estenografo, que apanhasse quaisquer observaes que eu fizesse enquanto me achasse naquele aposento, pois conheo a importncia dada s primeiras impresses e no queria confiar, mais do que fosse necessrio, na minha memria. Entrei com precauo no gabinete. Completa sendo ai a escurido, s tateando pude chegar at Miss Cook. Encontrei-a acocorada no cho. Ajoelhando-me, deixei que o ar penetrasse na minha lmpada e sua luz vi que a jovem trajava um vestido de veludo preto, o mesmo que trazia ao comear a sesso, parecendo estar completamente insensvel. Peguei-lhe na mo e no se mexeu. Coloquei-lhe a lmpada muito perto do rosto e continuou a respirar tranquilamente. Elevando a lmpada, olhei volta de mim e vi Katie junto a Miss Cook, por traz dela. Trazia umas vestes brancas flutuantes, que j viramos no correr da sesso. Segurando uma das mos de Miss Cook, ajoelhei-me de novo, elevei e abaixei a lmpada, no s para iluminar toda a figura de Katie, como tambm para ter toda a convico de estar vendo, de fato, a Katie real que poucos momentos antes apertara nos meus braos e no um fantasma criado por um crebro doente. Ela no falou, mas moveu a cabea em sinal de reconhecimento. Por trs vezes examinei cuidadosamente Miss Cook agachada diante de mim para me certificar de que a mo que eu segurava era efetivamente de uma mulher viva e trs vezes voltei a lmpada para Katie a fim de examin-la com demorada ateno, de modo a no me restar a menor duvida de que ela efetivamente ali estava defronte de mim. Por fim, Miss Cook mexeu-se ligeiramente e logo Katie me acenou que sasse. Retirei-me para o outro lado do gabinete e deixei de ver Katie mas permaneci no aposento at o instante em que Miss Cook foi despertada e dois dos assistentes ali entraram com luzes. Antes de terminar este capitulo, desejo tornar conhecidas algumas diferenas que observei entre Miss Cook e Katie. A estatura de Katie varia: j a vi mais alta seis polegadas do que Miss Cook. Ontem noite, descala e mantendo-se nas pontas dos ps, tinha quatro polegadas e meia do que o mdium. Trazia o pescoo nu e a pele se reconhecia ser perfeitamente lisa, que pelo tato, quer pela vista, ao passo que Miss Cook tem no pescoo uma cicatriz que, em circunstancias idnticas, se distingue claramente e spera ao tocar. As orelhas de Katie no so furadas, enquanto que Miss Cook habitualmente usa brincos. A tez de Katie muito alva, a de Miss Cook muito morena. Os dedos de Katie so muito mais longos do que os de Miss Cook e o seu rosto tambm maior. Nos ademanes de uma e outra e nos modos de se exprimirem, h, igualmente, acentuadas diferenas. s suas primeiras aparies, Katie King, que dentro em pouco tomar outro nome, anunciara que no poderia ficar com seu mdium por mais de trs anos; que ao cabo desse
ASSOCIAO JAUENSE DE ESTUDOS ESPRITAS JA SP - MAIO DE 2010. WWW.CULTURAESPIRITAJAU.COM.BR

16

OS QUATRO EVANGELHOS J. B. ROUSTAING EDIO DE 1920 PELA FEDERAO ESPRITA BRASILEIRA FEB CRTICAS A KARDEC (COMPILADO DO ORIGINAL TOMO PRIMEIRO)

tempo, lhe daria adeus para sempre. Os trs anos se completaram quinta, 24 de maio de 1874. W. Crookes assistiu sesso de despedida. Retomemos a sua narrativa: Durante a semana que precedeu a sua partida, Katie realizou sesses em minha casa quase todas as noites, para me dar ensejo de a fotografar luz artificial. Cinco aparelhos fotogrficos completos foram preparados para esse fim. Consistiam em cinco cmaras, sendo uma do tamanho da chapa inteira, uma do de meia chapa, uma do de um quarto de chapa e duas estreos copicas binoculares, a quais todas tinham que visar Katie, ao mesmo tempo, sempre que ela posasse para ser fotografada. Cinco banhos reveladores e fixadores foram empregados e grande numero de chapas preparadas com antecedncia, de modo a no haver hesitao, nem demora nas operaes fotogrficas, que eu prprio executava ajudado por um auxiliar. Minha biblioteca serviu de cmara escura. Tinha ela uma porta de duas folhas que se abriam para o laboratrio. Tirou-se dos gonzos uma dessas folhas e um reposteiro a substituiu, a fim de que Katie pudesse entrar e sair facilmente. Os amigos que assistiam aos trabalhos sentavam-se no laboratrio defronte ao reposteiro e os aparelhos fotogrficos eram colocados um pouco atrs deles, prontos para fotografarem Katie quando sasse e a apanharem igualmente o interior do gabinete, de cada vez que o reposteiro se erguesse para aquele fim. Todas as noites havia trs ou quatro exposies de chapas, o que dava pelo menos quinze provas por sesso. Algumas se perderam ao serem reveladas, outras ao regular-se a luz. Apesar de tudo, tenho quarenta e quatro negativos, uns medocres, outros nem bons nem maus e outros excelentes. Katie recomendou a todos os assistentes que permanecessem sentados e observassem essa condio, que s a mim no atingia, por isso que desde certo tempo ela me permitia fazer o que quisesse, toc-la, entrar no gabinete e sair, sempre que me aprouvesse. Muitas vezes acompanhei-a ao gabinete e a vi, bem como o seu mdium ao mesmo tempo. Mas geralmente, s via o mdium em sono letrgico, deitado no soalho: Katie com suas vestes brancas havia desaparecido. Nesses ltimos seis meses, Miss Cook visitava freqentemente minha casa, onde algumas vezes passava semanas inteiras. No trazia consigo mais do que uma pequena mala de mo, que no fechava chave. Durante o dia estava constantemente junto de Mrs. Crookes, de mim, ou de qualquer dos membros da minha famlia e no dormia s. Nunca absolutamente teve ensejo de preparar coisa alguma, ainda que grosseira, com que pudesse desempenhar o papel de Katie King. Eu mesmo tudo dispus na minha biblioteca e no meu gabinete. Ordinariamente, depois de ter jantado e conversado conosco, Miss Cook is para o gabinete e a seu pedido eu fechava a segunda porta chave, guardando esta comigo, enquanto durava a sesso. Abaixava-se ento a luz e Miss Cook ficava s escuras. Entrando no gabinete ela se deitava no soalho com a cabea sobre uma almofada e logo mergulhava em letargia. Nas sesses fotogrficas, Katie enrolava a cabea do mdium com um xale para evitar que a luz desse no rosto. mide levantei um lado do reposteiro estando Katie de p junto dele. As sete ou oito pessoas reunidas no laboratrio podiam ver a um tempo Miss Cook e Katie em todo o brilho da luz eltrica. No podamos, certo, ver o rosto os ps e as mos. Vimo-la mexer-se penosamente sob o jato de luz intensa e por momentos lhe ouvimos os gemidos. Tenho uma prova fotogrfica de Katie e seu mdium juntos, aquela porem colocada diante da cabea de Miss Cook.
ASSOCIAO JAUENSE DE ESTUDOS ESPRITAS JA SP - MAIO DE 2010. WWW.CULTURAESPIRITAJAU.COM.BR

17

OS QUATRO EVANGELHOS J. B. ROUSTAING EDIO DE 1920 PELA FEDERAO ESPRITA BRASILEIRA FEB CRTICAS A KARDEC (COMPILADO DO ORIGINAL TOMO PRIMEIRO)

proporo que mais ativa era a minha parte nas sesses, crescia gradualmente a confiana que em mim depositava Katie, ao ponto de se negar a fazer sesso quando eu no havia tomado as disposies convenientes, dizendo querer ter-me perto de si ou do gabinete. Desde que tal confiana se estabeleceu e que ela se assegurou de que eu manteria as promessas que lhe fizesse, os fenmenos aumentaram muito de valor e obtive provas de que me fora impossvel alcanar que se produzissem, caso me aproximasse dela de modo diferente. No raro me interrogava acerca das pessoas presentes s sesses e da maneira por que seriam colocadas, isso pela razo de que nos ltimos tempos se tornara muito nervosa em conseqncia de certos impensados conselhos, que me davam, de empregar a fora como meio de imprimir s pesquisas feio mais cientifica. Uma das fotografias mais interessantes a em que estou de p ao lado de Katie, um de cujos ps descalos assenta em determinado ponto do soalho. Vesti depois Miss Cook como Katie, pusemo-nos, ela e eu, exatamente na mesma posio e fomos fotografados pelas mesmas objetivas colocadas absolutamente como na experincia anterior e iluminados pela mesma luz. Superpondo-se as duas fotografias, as minhas imagens coincidem perfeitamente quanto ao talhe, etc. mas a de Katie se verifica ser mais alta, cerca de meia cabea, do que a de Miss Cook, junto da qual a primeira parece uma mulher alentada. Em muitas provas a largura do rosto de Katie e a grossura do seu corpo diferem essencialmente das do mdium e nas fotografias se notam muito outros pontos de dessemelhana. Mas to impotente a fotografia para pintar a beleza perfeita do semblante de Katie, como o so as palavras para pintar-lhe o encanto das maneiras. A fotografia pode, exato, dar o desenho da sua esbelteza; mas, como poderia reproduzir-lhe a pureza brilhante da tez ou a expresso continuamente cambiante de seus traos moveis, ora velados de tristeza, como quando relatava algum amargo acontecimento de sua vida passada, ora sorridentes, impregnados da inocncia de uma menina, como quando reunia em torno de si meus filhos e os divertia contando-lhes episdios de suas aventuras na ndia? Ultimamente vi Katie to bem, quanto iluminada pela luz eltrica, que posso juntar alguns traos s diferenas que, em pargrafo anterior, determinei entre ela e o seu mdium. Tenho a mais absoluta certeza de que Miss Cook e Katie so duas individualidades distintas, pelo menos com relao aos corpos. No rosto de Miss Cook se notam em grande nmero, pequenas marcas que no existem no de Katie. Os cabelos de Miss Cook so de um castanho to escuro que parecem pretos. Tenho sob os olhos uma madeixa dos de Katie, que me fora permitido cortar da sua cabeleira luxuriante, depois de por ela correr os dedos at a raiz e de me haver certificado de estarem os seus fios solidamente enraizados. de um lindo castanho doirado. Uma noite contei as pulsaes de Katie. Eram muito regulares e em numero de 75, ao passo que em Miss Cook, poucos instantes mais tarde atingiam a 90 numero que lhe era habitual. Aplicando o ouvido ao peito de Katie, pude ouvir-lhe bater o corao, sendo as suas pancadas mais regulares do que as do corao de Miss Cook, em quem, logo aps a sesso, repeti a experincia. Examinados pela mesma forma, os pulmes de Katie se revelaram mais perfeitos do que os do seu mdium, pois, na ocasio em que a auscultei, Miss Cook se estava tratando de um forte resfriado. Chegado o momento de nos dizer adeus, pedi a Katie o favor de ser o ultimo a v-la. Depois de ter chamado cada uma das pessoas que compunham a nossa sociedade e de ter
ASSOCIAO JAUENSE DE ESTUDOS ESPRITAS JA SP - MAIO DE 2010. WWW.CULTURAESPIRITAJAU.COM.BR

18

OS QUATRO EVANGELHOS J. B. ROUSTAING EDIO DE 1920 PELA FEDERAO ESPRITA BRASILEIRA FEB CRTICAS A KARDEC (COMPILADO DO ORIGINAL TOMO PRIMEIRO)

falado a cada uma em particular, deu-nos instrues gerais sobre o modo de futuramente nos dirigirmos e acerca da proteo que devamos dispensar a Miss Cook. Dessas instrues que foram estenografadas, cito a seguinte: O Sr. Crookes sempre procedeu bem, por isso com maior segurana que lhe confio Florence, absolutamente certa de que no desmerecer da confiana que nele deposito. Em todas as circunstancias imprevistas que se apresentarem, ele poder fazer mais do que eu, pois tem mais fora. Dadas as suas instrues, Katie me convidou a entrar com ela no gabinete e me permitiu ficar l ate o fim. Cerrado o reposteiro, conversou comigo durante algum tempo, depois atravessou o aposento para ir ter com Miss Cook que jazia no cho inanimada. Inclinado-se sobre ela, Katie a tocou e disse: - Desperta, Florence, desperta! cumpre que agora eu te deixe! Miss Cook despertou e, banhada em lagrimas, suplicou a Katie que ficasse por mais algum tempo. Querida, no posso; minha misso esta terminada. Que Deus abenoe a todos!disse-nos ela e continuou a falar com Miss Cook. Por alguns minutos conversaram, ate que finalmente, as lagrimas embargaram a palavra de Miss Cook. Obedecendo s instrues de Katie, corri a amparar o mdium que ia cair soluando convulsivamente. Olhei volta de mim e verifiquei que Katie e suas vestes brancas tinham desaparecido. Logo que Miss Coook se acalmou, trouxera a luz e eu a conduzi fora do gabinete. Uma testemunha desta sesso confirma nos termos seguintes, a narrativa de W. Crookes, acrescentando algumas particularidades. O assunto demasiado interessante para que nos furtemos reproduo dessa carta, mal grado a certas repeties: As sete e um quarto da noite, W. Croookes levou Miss Cook para o gabinete escuro, onde ela se deitou no cho, descansando a cabea numa almofada. As sete e vinte e oito minutos, Katie falou pela primeira vez e as sete e trinta se mostrou fora do reposteiro, na plenitude de sua forma. Trazia um vestido branco, de mangas curtas e sem gola. Os cabelos, que eram compridos e castanho claro, com um tom dourado, lhe caiam em cachos dos dois lados da cabea e ao longo das costas at a cintura. Trazia tambm extenso vu branco que s uma ou duas vezes lhe cobriu o rosto durante a sesso. Era de merin azul claro o vestido do mdium. Por quase todo o tempo da sesso Katie se conservou em p defronte se ns. Afastado como se achava o reposteiro do gabinete, todos podamos ver distintamente o mdium adormecido, com o rosto coberto por um vu de cor vermelha, a fim de estar protegido contra a luz. No sara da posio que tomara desde o comeo da sesso, que se realizou, do principio ao fim, viva claridade da luzes. Katie falou de sua prxima partida e aceitou um ramo de flores que o Sr. Tapp lhe trouxera , assim como alguns lrios oferecidos pelo Sr. Crookes. Convidou o Sr. Tapp a desatar o ramo e a colocar as flores diante dela no tapete. Sentou-se moda turca e nos pediu que fizssemos o mesmo, rodeando-a. Dividiu ento as flores e a cada um deu um raminho atado por uma fita azul. Escreveu cartas de adeus a algumas pessoas amigas, assinando-as Annie Owen Morgan e dizendo ter sido este o nome de que usara na sua ultima existncia terrena. Escreveu ainda uma carta a seu mdium e escolheu um boto de rosa para lhe oferecer como presente de despedida. Pegou de uma tesoura, cortou uma mexa de seus cabelos e a distribuiu por todos. Depois, tomou do brao do Sr. Crookes e deu uma volta pela sala, apertando a mo a cada um de ns. Sentou-se novamente, cortou diversos pedaos do vestido e do vu e com eles tambm nos presenteou. A vista dos grandes buracos que assim
ASSOCIAO JAUENSE DE ESTUDOS ESPRITAS JA SP - MAIO DE 2010. WWW.CULTURAESPIRITAJAU.COM.BR

19

OS QUATRO EVANGELHOS J. B. ROUSTAING EDIO DE 1920 PELA FEDERAO ESPRITA BRASILEIRA FEB CRTICAS A KARDEC (COMPILADO DO ORIGINAL TOMO PRIMEIRO)

fizera nas vestes, perguntaram-lhe, enquanto assentada entre o Sr. Crookes e o Sr. Tapp, se poderia recompor a fazenda, como em outras ocasies. Ela ento, colocando diante da luz, a parte cortada do vestido, bateu-a com a mo e, no mesmo instante, essa parte se tornou tal qual era anteriormente. Os que mais prximos lhe estavam examinaram e pegaram a fazenda, com sua permisso, e afirmaram que no existia buraco, nem costura, nem emenda, onde pouco antes, tinham visto furos de muitas polegadas de dimetro. Deu em seguida suas ultimas instrues ao Sr. Crookes e aos outros amigos sobre a conduta que deveriam ter no tocante s ulteriores manifestaes que prometia com o auxilio de seu mdium. Essas instrues foram apanhadas cuidadosamente e entregues ao Sr. Crookes. Depois disso, pareceu-nos fatigada e dizia tristemente que queria partir, que a sua fora diminua. Reiterou todos os seus adeuses do modo mais afetuoso. Os assistentes lhe agradeceram as maravilhosas manifestaes que produzira. Dirigindo aos seus amigos um ultimo olhar grave e pensativo, deixou cair o reposteiro e se tornou invisvel. Ouvimo-la despertar o mdium, que, chorando lhe pedia ficasse ainda um pouco mais. Katie porem, lhe disse: Querida, no posso; minha misso esta cumprida. Que Deus te abenoe!E aos nossos ouvidos chegou o som do beijo com que rematou aquelas palavras. O mdium pouco depois se nos apresentou esgotado inteiramente e profundamente consternado. Katie dizia que dali em diante no mais lhe seria dado nem falar, nem mostrar o rosto; que produzindo durante trs anos aquelas manifestaes fsicas passara uma vida bastante penosa, a fim de expiar suas faltas; que s de longe em longe se corresponderia por escrito com o seu mdium, mas que este poderia v-la sempre por meio de lucidez magntica. Depois das afirmaes escritas de WILLIAN CROOKES, membro da Sociedade Real de Londres, poderamos tambm chamar em nosso auxilio o grande juiz EDMONDS, primeiro magistrado dos Estados Unidos; ROBERT HARE, professor na Universidade da Pensilvnia, celebre filosofo que publicou em 1856 uma obra intitulada: Experimental investigation of spirit manifestation, obra que na America do Norte obteve xito ainda maior do que o volume, sobre o mesmo assunto do juiz EDMONDS; o professor MAPES; ROBERT DALE OWEN, sbio que goza da especial fama de escritor bem conhecido na lngua inglesa e cujo livro, prenhe de idias elevadas e engenhosas apreciaes sobre o Espiritismo, se imprimiu em Filadlfia no ano de 1877, sob o titulo original: Incurses na fronteira de um outro mundo (Foot falls on the boundary of another world); enfim outros grandes nomes americanos, pois s teramos que escolher. Todos esses pesquisadores respeitados e conscienciosos nos viriam provar, por uma srie imensa de outros fatos que espritos como Katie King aparecem, de So Francisco a New York em todas as cidades americanas, com o mesmo carter de identidade, no curso de investigaes serias e continuadas. Na Alemanha poderamos invocar os testemunhos de ZOLLNER (1), ilustre astrnomo de Leipzig, dos professores Windt, Weber e Fechner, todos homens de cincia bastante conhecidos. Na Frana apontaramos a alta competncia e a escrupulosa veracidade de GODIN,
(1)

Ler os Scientific Papers de Zollner (Wissenschrafilichie Abandlungen) onde se encontra a narrao de suas experincias medinicas, todas muito interessantes e concludentes.

ASSOCIAO JAUENSE DE ESTUDOS ESPRITAS JA SP - MAIO DE 2010. WWW.CULTURAESPIRITAJAU.COM.BR

20

OS QUATRO EVANGELHOS J. B. ROUSTAING EDIO DE 1920 PELA FEDERAO ESPRITA BRASILEIRA FEB CRTICAS A KARDEC (COMPILADO DO ORIGINAL TOMO PRIMEIRO)

grande industrial, antigo deputado e fundador do Famisterio de Guise. Contentamo-nos, porem com as aparies de Katie King, que por si ss bastam para esteiar solidamente a nossa argumentao, porquanto tem a corrobor-las as afirmaes de sbios ingleses, alemes e americanos. Se alguns espritos, como enviados de ordem secundaria, vm at ns para nos instrurem a respeito de tudo o que concerne aos seus corpos espirituais, s condies que deve apresentar a mediunidade para materializaes, para a formao tangvel dos fluidos e a respeito da maneira de nos servirmos deles (podendo os mais inferiores desses espritos dar lies, neste terreno, aos nossos maiores sbios, por isso que adquirem, medida que se adiantam, uma experincia mais ou menos larga depois que se transformam), que, sem duvida, os tempos so chegados, para a nossa humanidade, de penetrar nessa nova ordem de coisas, que derroca todas as idias correntes sobre a formao dos corpos. O mtodo de que usam os enviados primrios de Deus, os Messias, que se encarnam pelo esprito em um mundo material como o nosso, gerou disputas seculares, guerras insensatas entre os homens, por no procurarem aprofundar a lei. Foi um motivo de profundas discrdias e, atualmente, a grande luta moderna, entre a cincia que quer o livre exame e a religio dos infalibilistas, se tornou um conflito ameaador para todas as nossas liberdades civis e, sobretudo, para a educao e a instruo populares, diretamente objetivadas pelos Syllabus (1) dos catlicos. Sim, o advento da solidariedade e da fraternidade humanas repousa no dogma, que uns repelem e outros aclamam: o milagre mediante o qual a Virgem Maria imaculada concebeu por obra do Esprito Santo. A igreja romana exige que todos se inclinem diante desse dogma contemporneo, que ela aceitou e sancionou. A essa pretenso de uma f absoluta, sem peias, em que o que promulgado pelo papa o por Deus, de quem ele se considera representante e em cujo nome obra virtualmente, responde a cincia moderna negando Deus e o poder papal, considerando toda revelao como uma alucinao dos sentidos, como uma nevrose que a medicina deve tratar com duchas. A doutrina catlica favorece o ceticismo com o pretender possuir a verdade inteira, substituir em toda a parte a cincia pela crena, conhecer de modo integral, absoluto, a essncia eterna de Deus.
(1)

Relativo as 80 tese do Papa Pio IX de 8 de dezembro de 1864 que condenavam as principais liberdades modernas.

DO CARTER E DA IMPORTNCIA
da Revelao da Revelao
como abridora da fase teolgica Sua oportunidade manifesta e inconteste

ASSOCIAO JAUENSE DE ESTUDOS ESPRITAS JA SP - MAIO DE 2010. WWW.CULTURAESPIRITAJAU.COM.BR

21

OS QUATRO EVANGELHOS J. B. ROUSTAING EDIO DE 1920 PELA FEDERAO ESPRITA BRASILEIRA FEB CRTICAS A KARDEC (COMPILADO DO ORIGINAL TOMO PRIMEIRO)

Resposta ao artigo de Allan Kardec (Revista Esprita, de junho de 1867)


Os Quatro Evangelhos, explicados em esprito e em verdade pelos Evangelistas com a assistncia dos apstolos e de Moises, tem a pretenso de concorrer para o apaziguamento do moderno conflito entre a cincia e a religio, explicando racionalmente o que a encarnao do Cristo na Terra, de um modo acorde com a cincia e que afasta a eterna questo dos milagres por obra do Esprito Santo. Em 1861, J.B Roustaing foi espontaneamente escolhido para comear a obra teolgica, cuja fase importante lhe coube abrir (mas que no encerra; ele diz ABRIR, no esqueamos esta palavra) pondo em ordem as revelaes recebidas a partir do ms de dezembro de 1861 ate ao de maio de 1865. Em 1866 publicou os trs volumes dos Quatro Evangelhos e ofereceu um exemplar a Allan Kardec, que, na sua Revista, em junho de 1867 (Editora IDE edio de 1993 Trad. Salvador Gentile o artigo se encontra em junho de 1866), apreciou a obra pela maneira seguinte:

Noticias bibliogrficas
OS EVANGELHOS EXPLICADOS Pelo Sr. Roustaing (1).
Os quatro Evangelhos, seguidos dos mandamentos explicados em esprito e verdade pelos evangelistas assistidos pelos apstolos. Recolhidos e colocados em ordem por J.B.Roustaing, advogado da corte imperial de Bordeaux, antigo chefe da ordem dos advogados. - 3 vol. in-12. - Preo: 10 fr. 50. - Paris, Livraria Central, 24, bulevarde dos Italianos. - Bordeaux, todas as livrarias.
(1)

Esta obra compreende a explicao e a interpretao dos Evangelhos, artigo por artigo, com ajuda de comunicaes ditadas pelos Espritos. um trabalho considervel, e que tem, para os Espritas, o mrito de no estar, sobre nenhum ponto, em contradio com a doutrina ensinada por O Livro dos Espritos e o dos Mdiuns. As partes correspondentes quelas que tratamos em O Evangelho Segundo o Espiritismo o so num sentido anlogo. De resto, como nos limitamos s mximas morais que, quase sem exceo, so geralmente claras, elas no poderiam ser interpretadas de diversas maneiras; tambm foram o assunto de controvrsias religiosas. Foi por esta razo que comeamos por ali a fim de ser aceito sem contestao, esperando para o resto que a opinio geral estivesse mais familiarizada com a idia esprita. O autor dessa nova obra acreditou dever seguir um outro caminho; em lugar de proceder por graduao, quis alcanar o objetivo de um golpe. Tratou, por certas questes que no julgamos oportuno abordar ainda, e das quais, conseqentemente lhe deixamos a responsabilidade, assim como aos Espritos que os comentaram. Conseqente com o nosso princpio, que consiste em regular a nossa caminhada sobre o desenvolvimento da opinio, no daremos, at nova ordem, s suas teorias, nem aprovao, nem desaprovao, deixando ao tempo o cuidado de sancion-las ou de contradiz-las. Convm, pois, considerar essas explicaes como opinies pessoais aos Espritos que as formularam, opinies que podem ser justas ou falsas, e que, em todos os casos, tm necessidade da sano do controle universal, e at mais ampla confirmao no poderiam ser consideradas como partes integrantes da Doutrina Esprita. Quando tratarmos essas questes, o faremos sem cerimnia; mas que, ento, teremos recolhido os documentos bastante numerosos, nos ensinos dados de todos os lados pelos Espritos, para poder falar afirmativamente e ter a certeza de estar de acordo com a maioria;
ASSOCIAO JAUENSE DE ESTUDOS ESPRITAS JA SP - MAIO DE 2010. WWW.CULTURAESPIRITAJAU.COM.BR

22

OS QUATRO EVANGELHOS J. B. ROUSTAING EDIO DE 1920 PELA FEDERAO ESPRITA BRASILEIRA FEB CRTICAS A KARDEC (COMPILADO DO ORIGINAL TOMO PRIMEIRO)

assim que fazemos todas as vezes que se trata de formular um princpio capital. Ns os dissemos cem vezes, para ns a opinio de um Esprito, qualquer que seja o nome que traga, no tem seno o valor de uma opinio individual; nosso critrium est na concordncia universal, corroborada por uma rigorosa lgica, para as coisas que no podemos controlar por nossos prprios olhos. De que nos serviria dar prematuramente uma doutrina como uma verdade absoluta, se, mais tarde, ela devesse ser combatida pela generalidade dos Espritos? Dissemos que o livro do Sr. Roustaing no se afasta dos princpios de O Livro dos Espritos e o dos Mdiuns; nossas observaes levam, pois, sobre a aplicao desses mesmos princpios interpretao de certos fatos. assim, por exemplo, que d ao Cristo, em lugar de um corpo carnal, um corpo fludico concretizado, tendo todas as aparncias da materialidade, e dele faz um agnere. Aos olhos dos homens que no teriam podido compreender, ento, sua natureza espiritual, teve que passar EM APARNCIA, essa palavra incessantemente repetida em todo o curso da obra, para todas as vicissitudes da Humanidade. Assim se explicaria o mistrio de seu nascimento: Maria no teria tido seno as aparncias da gravidez. Este ponto, colocado por premissa e pedra angular, a base sobre a qual se apia para explicao de todos os fatos extraordinrios ou miraculosos da vida de Jesus. Sem dvida, no h a nada de materialmente impossvel para quem conhece as propriedades do envoltrio perispiritual; sem nos pronunciar pr ou contra essa teoria diremos que ela ao menos hipottica, e que, se um dia ela fosse reconhecida errada, a base sendo falsa, o edifcio desmoronaria. Esperamos, pois, os numerosos comentrios que ela no deixar de provocar da parte dos Espritos, e que contribuiro para elucidar a questo. Sem prejulg-la, diremos que j foram feitas objees srias a essa teoria, e que, na nossa opinio, os fatos podem perfeitamente se explicar sem sair das condies da Humanidade corprea. Estas observaes, subordinadas sano do futuro, no diminui nada a importncia dessa obra que, ao lado das coisas duvidosas do nosso ponto de vista, delas encerra, incontestavelmente, boas e verdadeiras, e ser consultada proveitosamente pelos Espritas srios. Se o fundo de um livro o principal, a forma no de se desdenhar, e entra tambm por alguma coisa no sucesso. Achamos que certas partes so desenvolvidas muito longamente, sem proveito para a clareza. Na nossa opinio, se, limitando-se ao estrito necessrio, ter-se-ia podido reduzir a obra em dois, ou mesmo em um nico volume, teria ganhado em popularidade. Allan Kardec Em junho de 1867(?), j estvamos longe do ano de 1861, poca na qual Allan Kardec dizia, pagina 123 do Livro dos Mdiuns: No preconizamos nem criticamos obra alguma, por no querermos de nenhum modo influenciar a opinio que dela se possa formar; trazendo nossa pedra para o edifcio, colocamo-nos nas fileiras. No nos pertencem ser juiz e parte e no alimentamos a ridcula pretenso de ser o nico distribuidor da luz; toca ao leitor separar o bom do mau, o verdadeiro do falso.! Trs vezes imprimimos esta linguagem de ouro para bem conservarmos na memria. Aplicando o nosso mtodo de critica ao artigo de junho de 1867(?), ai vamos encontrar tudo o que apresentamos considerao dos leitores a propsito da introduo de O Evangelho Segundo O Espiritismo. Tudo esta l: o fundo e a forma, o ostracismo e a

ASSOCIAO JAUENSE DE ESTUDOS ESPRITAS JA SP - MAIO DE 2010. WWW.CULTURAESPIRITAJAU.COM.BR

23

OS QUATRO EVANGELHOS J. B. ROUSTAING EDIO DE 1920 PELA FEDERAO ESPRITA BRASILEIRA FEB CRTICAS A KARDEC (COMPILADO DO ORIGINAL TOMO PRIMEIRO)

infalibilidade. a aplicao do sistema preconcebido a uma obra que se faz desde logo o mais belo enterro de primeira classe que se pudera desejar. Na Frana, em geral, pouco se l. Os espritas, habituados, na sua maioria, a aceitar tudo, disseram: O chefe, o mestre certamente aplicou a sua contraprova universal aos trs volumes de J.B ROUSTAING. No podemos, por conseguinte comprar nem ler uma obra intil. Mau grado ao prudente e judicioso emprego que ALLAN KARDEC fazia do seu criterium infalvel (nosso caso o prova), estamos certos de que esse criterium carecia de exatido. Disse-o por escrito o Sr. Dambel, que foi seu secretario e seu mdium preferido. E o Sr. Canu, secretario das sesses da Sociedade, homem honesto, natureza franca, no querendo aceitar a responsabilidade do que sabia ser assim, procedeu do mesmo modo, bem como outros espritos livres, que os imitaram. (1) O que ele chamava de contraprova universal, corroborada por uma rigorosa lgica, lhe pregava dessas partidas. No somente estava em desacordo com a cincia moderna como ainda teria passado por fundas decepes se vivera bastante para ver provado por R. WALLACE, HARE, VERLEY, CROOKES, WEBERT, ZOLLNER, etc., que um esprito sem ser um agenere, pode tomar um corpo fludico, concretizado, tangvel e no qual se observam a circulao do sangue e todas as aparncias da vida; que esse corpo fludico se desagrega to depressa quanto se concretiza, exatamente como o fez durante trs anos o esprito de Kate King, enviado secundrio, que desempenhava no seu dizer, uma dolorosa misso, necessria ao seu adiantamento espiritual. ALLAN KARDEC, nas suas conversaes e nos seus escritos, manifestava a pretenso de acoimar de Docetismo (doutrina errnea e falsa e condenada) tudo o que tendesse a provar que o Cristo teve apenas um corpo fludico durante sua permanncia na Terra. Os Quatro Evangelhos de J. B Roustaing eram diretamente objetivados por essa apreciao. No jornal La Verite, PHILALETES falara de Docetismo. ALLAN KARDEC se apoderou desta expresso para aplic-la nossa obra. Vamos responder a essa pretenso, a essa insinuao que, se no intencional, prova que o autor do sistema preconcebido no conhecia a doutrina dos Docetas, pois que considerava semelhante nossa. A revelao feita pelos Espritos Superiores, tendo em vista a obra dos Quatro Evangelhos explicados em esprito e verdade, esta de conformidade com as modernas descobertas da cincia, com todas as asseres dos investigadores que vimos de citar.
ALLAN KARDEC no era esclarecido de um modo seguro pelo seu criteirium e em muitos casos devera invoc-lo para ser eficazmente, o que no fez a propsito da Liga de Ensino. Lemos na Revista Esprita (Maro e abril 1867) suas respostas um pouco autoritrias s propostas que lhe dirigiu Jean Mace, presidente e criador dessa Liga respostas as quais ele recusava peremptoriamente ocupar-se com uma questo cuja utilidade no via. Toda gente conhece hoje a importncia dessa Liga. Seu criterium devera t-lo advertido de que, sob o patronato da Liga do Ensino, se fundaram em Frana mais de seis mil bibliotecas populares, o que houvera dado milhes de leitores s obras espritas. Em 1864 o Mestre proferiu o seu non possumus. Por efeito de suas idias preconcebidas, rejeitava os argumentos e as comunicaes espritas que, antes de Darwin, afirmavam a verdade da descendncia do homem, bem como a seleo natural e a evoluo das espcies, afastando assim da sua Sociedade os pensadores. ALLAN KARDEC no gostava das manifestaes fsicas. Com ele aprenderam seus adeptos a lhes ter um santo horror. Pretendia que o corpo de um esprito no podia ser seno uma aparncia fludica e que nossa mo nenhuma resistncia experimentaria tocando a apario. O que algures fosse feito sobre esse assunto interessante era tirado para a categoria das balelas yankees. Pode-se ter um criterium universal e no se saber tudo, nem tudo prever.
(1)

ASSOCIAO JAUENSE DE ESTUDOS ESPRITAS JA SP - MAIO DE 2010. WWW.CULTURAESPIRITAJAU.COM.BR

24

OS QUATRO EVANGELHOS J. B. ROUSTAING EDIO DE 1920 PELA FEDERAO ESPRITA BRASILEIRA FEB CRTICAS A KARDEC (COMPILADO DO ORIGINAL TOMO PRIMEIRO)

ALLAN KARDEC ignorava esse fato ou conhecia superficialmente, assim como no sabia bem o que era o Docetismo (1). Esse assunto constituiu a maior preocupao da nossa vida. Refutaremos a assero do Sr. ALLAN KARDEC e salientaremos os erros que pululam na correspondncia trocada a tal respeito pelos Srs. De Mirville e Philaletes (A. Pezzani, do jornal La Verite Lyon). Philaletes escrevia ao Sr. De Merville: Aqui esta um escritor esprita que acolhe, de acordo com Espritos que pretendem ser os dos Apstolos, o Docetismo, isto , a velha opinio segundo a qual o Cristo no desceu em carne e osso a este mundo, no tendo o seu corpo mais do que as aparncias de um corpo material. Seguir-se- da devamos dizer, como vs, que profetizais no quarto volume da obra que publicaste, o ressurgimento do Docetismo que os espritos autores daqueles ditados, so demnios? Em tal caso perguntaremos: como esses demnios ho podido escrever, de par com semelhante erro, pginas da mais sublime moral, os mais empolgantes comentrios sobre os preceitos evanglicos? Para o triunfo de um ponto de doutrina, quase insignificante, iriam eles expor-se a converter os homens e a inspirar o bem? Ora, como Deus nos julga mais pelos nossos atos do que pelas nossas opinies de boa f, claro que o prprio Sat houvera conquistado almas para o Cu. So espritos que, imbudos dessa opinio, a qual, ainda em nossos dias, conta alguns raros aderentes, a quiseram sustentar e fazer triunfar, atraindo seus irmos para o bem, mediante excelentes conselhos morais. Este artigo do Sr. Philaletes, que se achava sob o imprio da preocupao, que o dominava, de um argumento contra o Demonismo do Sr. De Merville, foi escrito sem que o autor conhecesse o homem a quem designa por estas palavras: um escritor esprita. Sem haver ate ento lido e meditado suficientemente sobre a obra de J.B ROUSTAING, Philaletes lhe atribui, bem como aos Apstolos, o contrrio do que estes revelaram. Ele desconhecia o carter e o alcance dessa revelao. O escritor esprita sabia, muito antes de ter sido eleito para criar os Quatro Evangelhos, que o Docetismo um erro velho, colocado por Matter frente de todas as heresias segundo a linguagem catlica. Fora um ato absurdo de incredulidade e de ignorncia, elevadas a mais alta potencia, aceitar o Docetismo como sendo a Revelao da revelao feita pelos Evangelistas e pelos Apstolos, quiza de explicao dos Quatro Evangelhos em esprito e verdade e tambm da encarnao do Cristo.
Docetismo (do grego [doke], "para parecer") o nome dado a uma doutrina crist do sculo II, considerada hertica pela Igreja primitiva. Antecedente do Gnosticismo, defendia que o corpo de Jesus Cristo era uma iluso, e que sua crucificao teria sido apenas aparente. No existiam "docetas" enquanto seita ou religio especfica, mas como uma corrente de pensamento que atravessou diversos estratos da Igreja. Esta doutrina refutada pela Igreja Catlica e pelos protestantes com base no Evangelho de So Joo, onde no primeiro captulo se afirma que "o Verbo se fez carne". Autores cristos posteriores, como Incio de Antioquia e Ireneu de Lio deram os contributos teolgicos mais importantes para a erradicao deste pensamento, em especial o ltimo que, na sua obra Adversus Haereses defendeu as ideias principais que contrariavam o docetismo, ou seja, a teologia do Cristocentrismo, a recapitulao em Cristo do Homem cado em pecado e a unio entre a Criao, o pecado e a Redeno. A origem do docetismo geralmente atribuda a correntes gnsticas para quem o mundo material era mau e corrompido e que tentavam aliar, de forma racional, a Revelao disposta nas escrituras filosofia grega. Esta doutrina viria a ser condenada como heresia no Conclio Ecumnico de Calcednia. Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Docetismo
(1)

ASSOCIAO JAUENSE DE ESTUDOS ESPRITAS JA SP - MAIO DE 2010. WWW.CULTURAESPIRITAJAU.COM.BR

25

OS QUATRO EVANGELHOS J. B. ROUSTAING EDIO DE 1920 PELA FEDERAO ESPRITA BRASILEIRA FEB CRTICAS A KARDEC (COMPILADO DO ORIGINAL TOMO PRIMEIRO)

Matematicamente vamos provar a evidencia o que avanamos: 1 - Precisaremos o que constitui o Docetismo, antiga opinio, erro que surgiu no primeiro sculo da nossa era e que, no segundo, tomou o carter e as propores de uma seita, cujo chefe foi Julio Cassiano, erro que se renovou no sculo VI. 2 - Citaremos as prprias palavras daqueles que Philatetes chama o escritor esprita, palavras que se encontram no prefacio dos Quatro Evangelhos e igualmente as prprias palavras dos espritos que inspiraram e dirigiram essa obra.

Que os espritas partidrios de MERVILLE e de PHILALETES no esqueam que Roustaing era advogado e fora o bastonario da advocacia bordeleza, que tanto brilho deu a advocacia francesa. (1)
O Sr. Philaletes (A. Pezanni) devia lembra-se de que, em 1860, iniciara no Espiritismo o seu colega Roustaing; de que este com ele penetrou na babel da ortodoxia crist e perlustrou as historia de suas heresias; de que lhe mostrou o que era Docetismo, levando-o a percorrerlhe a trajetria com o auxilio das obras de Santo Incio, de So Policarpo, de Santa Irina, de Eusbio (Historia Eclesistica), de Teodoreto, de Clemente de Alexandria, de Beaussobre (Historia do Maniquesmo), de Bergier, de Feller, de Fluquet, de Matter. Ambos compreenderam e reconheceram que o Docetismo era um desses numerosos erros devidos infncia da humanidade do Cristo, humanidade que se agitava dentro de seus vrios idiomas sob a obscuridade e o vu da letra, sob a capa do mistrio, sob o prestigio do milagre (1) . Que o Docetismo? A fim de bem o compreendermos e determinarmos vamos por em confronto a ortodoxia (2) com a heresia (3). Paras os ortodoxos (4), como para os Docetas, um mundo apenas havia na imensidade da criao universal: a Terra; e uma nica humanidade: a terrena. Diziam os dois adversrios: dadas a prescincia e a sabedoria infinitas de Deus, a dupla revelao feita pelo anjo a Maria e depois a Jos, como condio e meio do progresso humano, deve ser entendida segundo a letra, deste modo: - A primeira o foi para servir ao reinado da letra, ficando a outra sob o imprio do esprito. Diante destas palavras do apostolo Paulo: Ele era sem pai, sem me e sem genealogia, o Cristo era o meio e o instrumento da inteligncia em esprito e em verdade, obedecendo sua encarnao ao curso das leis da natureza.(5)
(1)

(2)

(3)

O Sr. ROUSTAING, nessa poca de estudos, anterior criao dos Quatro Evangelhos, nos chamou a ateno para as palavras dos apostolos Paulo e Joo, com referncia a encarnaao do Cristo e a divindade que lhe conferiu a ortodoxia crist, palavras essas, umas de atualidades, tansitrias, precisas ao reino da letra que se havia de prolongar at os nossos dias, como convinha; outras visando o futuro. Estas ltimas, no reinado do esprito, teriam de servir de base e de elementos revelao, porvindora e predita, do esprito da verdade, constituindo a sanso previa dessa revelao. Mais tarde, ele nos ensinava que a Revelao da revelaao se tornara necessaria e, quando reunia o que lhe fora dado para a criao dos Quatro Evangelhos, explicava o que era a luz nova, o esprito que vivifica pela destruio de todas as heresias, principalmente das que se achavam em curso quanto encarnao do Cristo e divindade que lhe foi atribuida segundo a letra (Nota dos discpulos). A Ortodoxia inclui quaisquer posies, opinies, padres ou doutrinas oficiais ou vigentes que uma determinada instituio, organizao ou sociedade formulou, aceita e defende. Pode-se dizer que a ortodoxia a manuteno e defesa do status quo.Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ortodoxia_doutrin%C3%A1ria Heresia (do latim haersis, por sua vez do grego , "escolha" ou "opo") a doutrina ou linha de pensamento contrria ou diferente de um credo ou sistema de um ou mais credos religiosos que pressuponha(m) um sistema doutrinal organizado ou ortodoxo. A palavra pode referir-se tambm a qualquer "deturpao" de sistemas filosficos institudos, ideologias polticas, paradigmas cientficos, movimentos artsticos, ou outros. A quem funda uma heresia d-se o nome de heresiarca. Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Heresia Chama-se Igreja Ortodoxa o grupo de Igrejas orientais que aceitam somente os primeiros sete Conclios. Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ortodoxia Isto se compreende hoje, graas s novas revelaes acerca da pluralidade e da hierarquia dos mundos, da pluralidade e hierarquia das existncias e das leis naturais que as regem; acerca das palavras do Cristo com relao sua origem, sua natureza espiritual e extra humana, ao modo por que se operou o seu aparecimento na Terra. (Nota constante no livro em seu original)

(4)

(5)

ASSOCIAO JAUENSE DE ESTUDOS ESPRITAS JA SP - MAIO DE 2010. WWW.CULTURAESPIRITAJAU.COM.BR

26

OS QUATRO EVANGELHOS J. B. ROUSTAING EDIO DE 1920 PELA FEDERAO ESPRITA BRASILEIRA FEB CRTICAS A KARDEC (COMPILADO DO ORIGINAL TOMO PRIMEIRO)

Segundo os ortodoxos Jesus revestiu um corpo carnal no seio de Maria, mas derrogando as leis naturais da procriao e da reproduo em nosso planeta, leis que exigem o concurso dos dois sexos, e isso se deu para que o Homem nascesse da mulher por uma encarnao miraculosa, por obra do Esprito Santo, ou do prprio Deus, criador incriado, nico eterno e infinito. Em conseqncia dessa encarnao , o Cristo filho de Deus, parte destacada, ainda que inseparvel, do Pai, igual a Ele; - Homem-Deus provindo do corpo da mulher, revestido de um corpo humano material do planeta e mortal, pois que sujeito morte humana; - Deus, como parte destacada ainda que inseparvel de Deus e igual a Ele, ressuscitado pela volta do esprito ao cadver humano, tal como o homem do nosso planeta. essa a interpretao literal que os ortodoxos do a estas palavras do Cristo: Eu sou Filho de Deus. Na opinio dos Docetas, Jesus no se encarnou no seio de Maria, no podia ter vindo por isso mesmo e no veio a este mundo numa carne qualquer, da qual em suma, s tinha as aparncias. Esprito, ele desceu do Cu Terra, sem ter podido revestir, em falta de encarnao humana no seio da mulher virgem, e sem ter de fato revestido corpo algum, sendo que s um corpo humano ele poderia tomar neste mundo, onde, segundo as leis da gerao, o homem no nasce seno pelo concurso dos dois sexos. Jesus Cristo esprito, com um corpo fantstico, factcio, que de carne s tinha as aparncias, descera assim Terra com a aparncia de corporeidade humana, de corporeidade qualquer. No se tratava, nessa crena dos Docetas, mais do que uma luta, no terreno da letra, com os ortodoxos. A chave da explicao, em esprito e em verdade, segundo o curso das leis da natureza, da encarnao especial do Cristo, faltava aos Docetas como aos ortodoxos. Longos sculos haviam de escoar-se antes que o homem se tornasse capaz de receber e compreender a Revelao da revelao, que lhes vem ensinar: 1 - que o puro esprito no pode aparecer em um mundo fludico, imediatamente inferior s regies dos fluidos puros que ele habita seno por encarnao ou incorporao fludica voluntaria. 2 - que no pode descer ao planeta, superior ou inferior, que o tem por Messias, seno assimilando esse corpo fludico s regies que aja de percorrer atravs das camadas de ar e de mundos intermedirios, assimilando-o depois aos fluidos ambientes que servem para a formao do homem planetrio. 3 - que esse puro esprito no pode aparecer num planeta seno seguindo o curso das leis naturais, pela ao esprita e magntica. 4 - que, com auxlio da influncia magneto-esprita, a concepo, a gravidez, o parto podem ser imitados. A ao fludica da lugar a este notvel fenmeno, de maneira a produzir a iluso completa na mulher virgem e em todos os que testemunham. 5 - que essa ao til oportuna necessria para o aparecimento do Messias. Estabelecido precisamente o em que consiste o Docetismo, aceita-lo fora de nossa parte dar guarida a uma absurdidade, praticar um ato de ignorncia e de credulidade elevadas mais alta potencia. Citaremos textualmente o que dizem os Espritos que inspiraram os Quatro Evangelhos, obra nica at hoje. Disponham-se agora os nossos leitores a seguir com ateno constante tudo o que dizemos em nome dos Espritos reveladores. Nestas explicaes est a chave de todos os fenmenos apresentados aos sbios do mundo inteiro para faz-los refletir sobre o fato de que a vida no provem unicamente do jogo das molculas materiais reunidas para esse fim,
ASSOCIAO JAUENSE DE ESTUDOS ESPRITAS JA SP - MAIO DE 2010. WWW.CULTURAESPIRITAJAU.COM.BR

27

OS QUATRO EVANGELHOS J. B. ROUSTAING EDIO DE 1920 PELA FEDERAO ESPRITA BRASILEIRA FEB CRTICAS A KARDEC (COMPILADO DO ORIGINAL TOMO PRIMEIRO)

de que s o elemento espiritual domina e opera esse jogo, de que s o elemento modela vontade as molculas, por processos que somos chamados a conhecer. Ai reside, parece-nos, a soluo do mais importante problema da nossa poca. Por efeito de meditaes sobre a encarnao do Cristo e da leitura do Antigo e do Novo Testamentos, reconhecemos que o que se nos dava, o que se nos revela em esprito era o que havia de ser provado materialmente pela cincia. Conseqentemente, compreendamos como nunca diante da pluralidade e da hierarquia dos mundos, da pluralidade e da hierarquia das existncias que a encarnao ainda, em nosso planeta, de uma inferioridade notria, de uma inferioridade intelectual restrita relativamente s leis naturais a que esta sujeito este globo em seus diversos reinos. Grande a ignorncia do homem quanto s leis que regem os mundos e as humanidades superiores e estabelecem a unidade e a solidariedade no conjunto; porem, ainda o mais quando um Messias, enviado de Deus em alta misso, reveste um corpo harmnico com a sua natureza espiritual e em relativa harmonia com uma esfera inferior qual a Terra, para ai se manifestar entre as criaturas, indicar-lhes os caminhos da regenerao, trazer-lhes a luz e a verdade, veladas e destinadas a serem desvendadas, conforme ao tempo e s necessidades de cada poca, de cada era. A Revelao da revelao explica quem o filho, dando a conhecer a origem e a natureza espirituais de Jesus, sua verdadeira genealogia e, incidentemente, a origem da alma, do esprito, suas fases, sua trajetrias, seus fins e seus destinos no infinito e na eternidade. Depois de caracterizarem a doutrina crist, tal como se formou da dupla revelao feita a Maria e a Jos, os Quatro Evangelhos traam o quadro sumrio dos erros das interpretaes humanas quanto encarnao do Cristo, colocando entre esses erros e apreciando sucintamente o que PHILALETES chamou de Docetismo, assinalando ao mesmo tempo, no passado, desde mais de dois mil anos, e no presente, a incapacidade da inteligncia e da razo humanas para, no exerccio do livre exame diante da ortodoxia crist, substituir a letra pelo esprito, isto , explicar e fazer compreender aos homens em esprito e verdade, essa encarnao do Cristo, conformemente s leis da natureza; e traam tambm o quadro de uma nova revelao, de uma Revelao da revelao. Jesus Cristo no foi um homem carnal, revestido de um corpo material humano, igual ao do homem do nosso planeta, pelas razes seguintes: 1 - Esse corpo material no se pode formar, segundo as leis naturais e imutveis que regem a procriao, na Terra, seno pelo concurso dos dois sexos; 2 - A vontade inflexvel de Deus jamais derroga as leis da natureza, imutveis como essa mesma vontade, da qual elas emanam desde toda a eternidade. 3 - A revelao feita pelo anjo, um esprito superior, enviado de Deus, a Maria, depois a Jos, no pode e no deve se recusada, por incompreensvel segundo a letra; deve ser explicada e compreendida em esprito e em verdade, segundo as leis naturais que regem os mundos superiores, tendo-se em vista suas aplicaes e adaptao esfera em que habitamos; 4 - O corpo que Jesus tomou, a fim de aparecer entre os homens e desempenhar a sua misso terrena, no foi fruto da concepo humana; formou-se por uma operao estranha gerao do homem e sem o concurso dos dois sexos, por uma operao extra-humana, revestida, pela necessidade dos tempos, pelo estado das inteligncias, pelas exigncias dos preconceitos e tradies, da capa do mistrio, envolta no vu da letra, uma e outro encobrindo e ocultando o sentido das palavras do anjo. Esse fato se destinava a atender ao
ASSOCIAO JAUENSE DE ESTUDOS ESPRITAS JA SP - MAIO DE 2010. WWW.CULTURAESPIRITAJAU.COM.BR

28

OS QUATRO EVANGELHOS J. B. ROUSTAING EDIO DE 1920 PELA FEDERAO ESPRITA BRASILEIRA FEB CRTICAS A KARDEC (COMPILADO DO ORIGINAL TOMO PRIMEIRO)

presente e a preparar o futuro, trazendo consigo, pelo esprito, a base e os elementos da revelao porvindoura do esprito da verdade. 5 - O que de Maria nasceu se formou por obra do Esprito Santo. Conseqentemente, a concepo em Maria virgem, assim como sua gravidez e seu parto no podiam ser e no foram reais, pois que, se reais tivessem sido, estaramos na presena de um fato contrario s leis naturais que presidem gerao dos corpos no seio da humanidade terrena; 6 - Desde ento, forosamente, a concepo, a gravidez e o parto da virgem foram apenas aparentes, por um fenmeno esprita, que se produziu inteiramente de acordo com as leis da natureza. Jesus Cristo no foi um homem carnal, revestido de um corpo material humano, qual o do homem terreno, sujeito como este morte. No ele no morreu efetivamente no Golgota, nem ressuscitou no sentido que damos a esta palavra, isto , pela volta do esprito a um cadver humano, por isso que a vontade imutvel de Deus nunca derroga as leis imutveis que regulam a vida e a morte do homem planetrio, leis que no permitem que o esprito tenha entrada num cadver, que se una a podrido e lhe restitua a vida. A Revelao da revelao d a conhecer aos homens quem , em esprito e em verdade, o Esprito Santo, qual a operao que, por ele realizada, produziu segundo as leis imutveis da natureza, a concepo, a gravidez e o parto da virgem Maria, quais a natureza e o carter dessa operao. Ela mostra que por Esprito Santo se deve entender as legies dos Espritos do Senhor, na ordem hierarquia em que se agrupam, rgos de suas inspiraes, ministros ou executores de suas vontades. Os Espritos provam que a concepo, a gravidez e o parto de Maria foram s aparentes; que para aquela concepo em nada concorreu a ao humana; que ela foi meramente obra dos Espritos do Senhor, obra puramente esprita. E assim deve ser, porquanto as materializaes de Espritos se produzem indiferentemente, tanto com um mdium mulher, como com a mediunidade de um homem. No caso de Katie King, to claramente explicado por W. Crookes, fora necessrio, em falando como os ortodoxos catlicos, que durante trs anos se verificasse todos os dias, no mdium Miss Cook, gravidez e o parto. Ora, sem esse mdium, no havia apario de Katie King. A completa prostrao do corpo do mdium, o estado de transe em que caia (essa a designao que os anglo-americanos do ao fenmeno, sendo para ns a magnetizao espiritual operada pelos Espritos que produz a prostrao), permitiam que a fora fsica se concretizasse quase imediatamente na forma feminina. A loira Katie era realmente engendrada pela morena Miss Cook, no obstante esta ser virgem e ter a idade de quinze anos. Os sbios j muitas vezes ho comprovado que os mdiuns de ambos os sexos, aptos produo dessa ordem to interessante de manifestaes espritas, perdem uma parte de seu peso, no raro a metade e algumas vezes mesmo dois teros, e que essa perda de peso se vai acentuando medida que o Esprito se afasta do mdium. No dizer dos Espritos que assim se materializam, eles assimilam os fluidos do meio ambiente em que aparecem, fornecendo-lhes as coisas e as pessoas presentes um contingente de molculas, conseguintemente de foras.

ASSOCIAO JAUENSE DE ESTUDOS ESPRITAS JA SP - MAIO DE 2010. WWW.CULTURAESPIRITAJAU.COM.BR

29

OS QUATRO EVANGELHOS J. B. ROUSTAING EDIO DE 1920 PELA FEDERAO ESPRITA BRASILEIRA FEB CRTICAS A KARDEC (COMPILADO DO ORIGINAL TOMO PRIMEIRO)

Este modo de proceder dos Espritos constitui uma forma de agregao molecular diversa da que nos conhecida e familiar, mas que necessariamente se opera sob a impulso da mesma lei criadora da mesma fora fsica (1) ou esprita. Ns no conhecemos tudo. esta uma proposio, cujo acerto, com o auxilio dos fatos, os princpios cientficos nos provam a todos os instantes. Foi o que J.B ROUSTAING determinou com preciso, mediante a Revelao da revelao, que seus adversrios consideraram e chamaram uma hiptese espiritualista. Estava ele com a verdade? O que fica dito bem o prova. O Cristo, o Messias, esprito mais adiantado, hierarquicamente mais elevado do que os enviados primrios, se serviu da faculdade medinica da Virgem Maria (e sabemos que no era preciso fosse ela virgem afim de que aquela materializao tivesse sua razo de ser), para, fluidicamente, simular nela a gravidez, respeitando assim os preconceitos da nao judaica, quando pudera nascer instantaneamente dela, sem empregar esse meio que aprendemos a considerar como intil em certos casos. Jesus, que dispunha, para formar os rgos materiais de que necessitava, de um poder de assimilao fludica infinitamente maior do que a de seus enviados secundrios, teve que viver na Terra por um tempo indeterminado, com ou sem intermitncias. Pode assim viver, aparecer e desaparecer, exatamente como fazem os Espritos que se materializam, do que obtiveram provas os pesquisadores positivistas da Sociedade real de Londres e os membros da Sociedade Dialtica da mesma cidade. A Sociedade real em Londres o que a Academia das Cincias em Paris. A Revelao da revelao explica tambm por que necessidade, por que motivo e com que fim as coisas se passaram desse modo, conforme prescincia e a sabedoria infinita de Deus. Respondendo a estas palavras de PEYRAT (Histoire elementaire et critique de Jesus): Para S. Paulo, Jesus um ser misterioso, sem pai, sem me, sem genealogia e que se mostra como a encarnao de uma divindade para cumprir um grande sacrifcio expiatrio. Mas, como se operou essa encarnao, de que instrumentos se utilizou a divindade? S. Paulo nada diz a tal respeito, disseram os reveladores: Jesus esprito puro, esprito de pureza perfeita e imaculada, fundador, protetor e governador da Terra, no podia e no devia (1), segundo as leis imutveis da natureza, revestir o corpo material do homem do vosso planeta, corpo de lama, incompatvel com a sua natureza espiritual. Entretanto, para aparecer na Terra e desempenhar a sua misso terrena, era-lhe necessrio revestir um corpo de harmonia com a sua natureza espiritual e relativamente harmnico com a vossa esfera, de modo a produzir a iluso aos olhos dos homens. Estes, vendo nele um de seus semelhantes, haviam de ser por ele atrados em virtude dessa conformidade. Era preciso que os coraes fossem tocados pelas suas palavras, pelos seus ensinamentos e exemplos e que sua vida pura e sem mcula, toda de devotamento, de caridade e de amor, mostrasse aos homens, seu altssimo valor e os levasse a am-lo, admira-lo e segui-lo. Observando-lhe os atos, inconfundveis com os dos outros homens, haviam de sentir-se tomados de espanto e forados a reconhecer que ele era um enviado de Deus, que o que ensinava vinha de Deus.
Fora fsica a designao dada fora desconhecida que produz todos os fenmenos do moderno Espiritualismo. Os sbios que inventaram e empregam estas expresses no podiam, a priori, declarar que a existncia dos Espritos era um fato. Procuraram por isso abrigar-se sombra da fora fsica, espcie de fora espiritual indeterminada. A linguagem acadmica usa sempre de uma palavra nova quando se refere a uma novidade submetida investigao cientifica. (1)

ASSOCIAO JAUENSE DE ESTUDOS ESPRITAS JA SP - MAIO DE 2010. WWW.CULTURAESPIRITAJAU.COM.BR

30

OS QUATRO EVANGELHOS J. B. ROUSTAING EDIO DE 1920 PELA FEDERAO ESPRITA BRASILEIRA FEB CRTICAS A KARDEC (COMPILADO DO ORIGINAL TOMO PRIMEIRO)

Nenhuma comparao se pode estabelecer entre o corpo perispritico de Jesus e o do esprito superior, para decidir se aquele era mais material do que este. Maior ainda a diferena entre o corpo de Jesus e os vossos corpos de lama, porquanto o dele participava em larga escala do corpo do homem nos mundos superiores, pois que o compunham os mesmos elementos, mas modificados, solidificado, com o auxilio dos fluidos humanos animalizados, destinados a mant-lo, conforme a vontade do mesmo Jesus. De acordo com as necessidades da sua misso terrena, esse corpo vos era visvel e tangvel, com todas as humanas aparncias corporais do vosso planeta. O que o homem considera uma derrogao das leis imutveis no chega sequer a ser uma deslocao das leis universais; uma aplicao dessas leis. No se deve supor impossvel a produo em vosso planeta, de efeitos semelhantes aos que se verificam nos mundos superiores, no sentido de que tais efeitos, tendo os mesmos princpios, so, entretanto modificados relativamente esfera em que se produzam. Certo, as encarnaes fludicas idnticas s que se operam em mundos como Jpiter e tantos outros planetas superiores, mais ou menos elevados, seriam um deslocamento das leis estabelecidas. Nada, porem derroga essas leis. Entretanto, semelhante encarnao, modificada pela aplicao dos fluidos terrenos, se torna uma aproximao, uma lao entre os dois graus da escala (como j foi dito) pela assimilao sucessiva do corpo fludico s regies que ele percorre atravs das camadas de ar e de mundos intermedirios. uma apropriao e no uma derrogao. Entramos nestas minudencias com o fim de desfazer todos os escrpulos, de afastar todas as idias preconcebidas. No nos merece, porem, censura a desconfiana que ho de inspirar estas palavras ainda no ouvidas pelos homens. Desejamos tranqilizar aqueles a quem elas inquietam. O corpo de que vnhamos falando haure os meios de vida e de nutrio, como o perisprito de cuja natureza ele participa, nos fluidos ambientes que lhe so apropriados e necessrios, fluidos que assimila e que bastam manuteno de seus princpios constitutivos. (1) A resposta dos reveladores a esta questo: Como se operavam o desaparecimento de Jesus quando o supunham orando no deserto ou no monte e seu reaparecimento entre os homens? explica as maneiras e meios pelos quais Jesus, esprito puro, no sujeito a encarnao ou incorporao em planeta algum, se libertava vontade do corpo que voluntariamente formara e o retomava, para s abandon-lo definitivamente, finda a sua misso terrena, produzindo o fenmeno a que se deu o nome de ascenso. Por ocasio de sua morte aos olhos dos homens, deixou ele na cruz o envoltrio material. Tendo sido suspensa a vida orgnica, o corpo fludico, tangvel, de que usava, conservou todas as aparncias da morte do homem do nosso planeta, constituindo uma realidade sui generis em virtude da encarnao especial de que temos tratado. Os Quatro Evangelhos referem tambm que o corpo do Cristo desapareceu do sepulcro, estando este selado e sob a guarda dos soldados romanos, e falam do seu reaparecimento a ressurreio e das
Em Charmes (Frana) existe uma moa, com quem j a Revue Spirite se ocupou, que vive sem comer nem beber ha mais de dez anos. No obstante, trabalha, com certa morosidade, mas continuamente. Os doutores parisienses a tiveram por muito tempo em suas enfermarias, no hospital, vigiada dia e noite, e durante um ano ela no ingeriu o que quer que fosse. De que vivia? Onde hauria a alimentao para o sangue? No esta ai a explicao procurada? Jesus como a moa de Charmes, no podia encontrar, melhor do que ela, no meio ambiente, os fluidos necessrios sua vida terrena toda especial?
(1)

ASSOCIAO JAUENSE DE ESTUDOS ESPRITAS JA SP - MAIO DE 2010. WWW.CULTURAESPIRITAJAU.COM.BR

31

OS QUATRO EVANGELHOS J. B. ROUSTAING EDIO DE 1920 PELA FEDERAO ESPRITA BRASILEIRA FEB CRTICAS A KARDEC (COMPILADO DO ORIGINAL TOMO PRIMEIRO)

aparies s mulheres a aos discpulos. Para fazer que o corpo desaparecesse do sepulcro, Jesus o chamou a si no espao, privando-o da tangibilidade, mas conservando-lhe os princpios constitutivos prontos a se reunirem quando ele o quisesse. Para reaparecer, dando lugar ao que se chamou a sua ressurreio, tomou o aludido corpo, que, aos olhos dos homens, representava a sua vida, vida que, como ele prprio o proclamara, lhe era dado tomar e deixar vontade. A esse corpo imprimiu, para as diversas aparies que se verificaram, com ou sem tangibilidade, conforme as circunstancias ou s necessidades da sua misso terrena, as aparncias precisas para servir ao presente e preparar o futuro (1). Jesus abandonou definitivamente o seu corpo fludico quando se realizou a sua chamada ascenso, restituindo s regies, onde os tomara, os fluidos que eram os elementos e os princpios constitutivos desse mesmo corpo, apto a uma longa tangibilidade. Assim, as partes que o compunham se separaram completamente e voltaram ao meio que as atraia. Os fluidos tirados das esferas superiores para l volveram e os que foram tomados nossa atmosfera nela se reintegram novamente. Os espritas puseram em curso a seguinte hiptese: o corpo de Jesus era um corpo terrestre qual os nossos e, como tal, produzido pelo concurso dos dois sexos; os anjos ou espritos superiores tornando-o invisvel, podiam subtra-lo e o subtraram do sepulcro no momento preciso em que, despedaados os selos que lhe tinham sido apostos, a pedra que o fechava fora atirada para o lado. Foi-lhes respondido que esta teoria, a priori, inadmissvel e falsa diante da revelao do anjo a Maria e a Jos. Semelhante revelao seria ento mentirosa, o que no se pode admitir, tendo sido feita por um enviado de Deus. Ela deve ser interpretada, explicada, segundo o esprito que vivifica, em esprito e em verdade, conforme o curso das leis da natureza, e no rejeitada. (2) Revestindo um corpo apropriado a certos mundos elevados, Jesus tomava uma carne verdadeira, mas relativa, pois, como disse o apostolo Paulo (1 Epistola aos Corntios, v. 39, 40, 41, 44, 45, 47), proferindo palavras cujo sentido exato ele prprio no compreendia, palavras ditas para o futuro, sob o ponto de vista da aplicao que haviam de ter nos tempos vindouros e afastados da nova revelao: toda carne no a mesma carne. Assim como uma a carne dos homens, outra a dos quadrpedes, outra a dos pssaros, outra a dos peixes, assim tambm outra a carne dos homens de certos mundos elevados. Assim como h corpos terrestres, tambm h corpos celestes. (3)
Este fenmeno em tudo semelhante ao que foi descrito por WILLIAN CROOKES do aparecimento tangvel de Katie King, do seu desaparecimento pela desagregao quase instantnea do corpo com que se apresentava e no qual circulava exuberante vida. Este fato, verificado por verdadeiros sbios, prova que os adversrios do SR, ROUSTAING o condenaram a priori e que com mais acerto teriam procedido se houvessem guardado um prudente silencio. O criterium infalvel e pessoal no pudera prever tudo. Esse o seu defeito capital.
(2) (3) (1)

Ver: 3 Vol. n289; 1 Vol. n14, 31, 47, 55-56, 61, 62, 63, 64, 65, 66, 67; 4 Vol. n1.

PHILALETES, filsofo de primeira ordem, imbudo de idias, teologias, fruto de seus estudos, no podendo acreditar nessa operao to rpida da formao e da desagregao de um corpo fludico, pronunciou a palavra Docetismo, a qual foi vivamente adotada por ALLAN KARDEC, que at ento s falara de agenere. Os leitores deste ultimo, englobando as duas qualificaes errneas, disseram: nesse caso, os sofrimentos de Maria, bem como os do Cristo, foram mentirosos. A esses espritas era indispensvel um Jesus sangrento, choroso, gemeabundo, andrajoso e ofegante. H dois mil anos o populacho e os crentes tudo sacrificam para gozar deste espetculo fictcio e legendrio, mas que para uns e outros real. O Cristo, natureza superior, no podia sofrer segundo o nosso modo de entender material e terra terra, eis o que, daqui por diante, devemos aceitar como verdade.

ASSOCIAO JAUENSE DE ESTUDOS ESPRITAS JA SP - MAIO DE 2010. WWW.CULTURAESPIRITAJAU.COM.BR

32

OS QUATRO EVANGELHOS J. B. ROUSTAING EDIO DE 1920 PELA FEDERAO ESPRITA BRASILEIRA FEB CRTICAS A KARDEC (COMPILADO DO ORIGINAL TOMO PRIMEIRO)

A nossa obra se destina a criar a base e os fundamentos da igreja una e universal do Cristo para a nova era. Ela indica os modos e os meios da sua edificao, projetando um novo raio de luz sobre o conhecimento do Pai, do Deus criador, incriado, imutvel, nico eterno, infinito, e do Filho, conhecimento esse dado aos homens em verdade, de maneira precisa. Por falta de leituras serias e de meditaes sobre os Quatro Evangelhos, a sua importncia tem sido desconhecida e muitos o fazem dizer o contrario do que encerram. Essa obra no contem apenas, como dizia Philaletes, paginas da mais sublime moral e os mais empolgante comentrios dos preceitos evanglicos. Ela compreende os quatro Evangelhos e o texto dos Mandamentos, explicados uns e outros em esprito e verdade, o que permite corrigir todos os erros das interpretaes humanas at hoje havidas, erros que estiveram sempre em relao com o estado das inteligncias nos tempos precursores da nova era. Os Quatro Evangelhos pem a descoberto o que estava oculto, do a conhecer o que era secreto, mal compreendido e inexplicado sob o vu da letra quanto ao Pai, quanto ao Cristo, quanto sua origem, natureza espiritual e personalidade, misteriosa at os nossos dias, quanto sua misso espiritual e sua misso terrena. A Revelao da revelao d tambm uma noo mais exata do Esprito Santo, da origem da alma, de suas fases, de seus caminhos e fins, de seus destinos no infinito e na eternidade. Explica as predies e as promessas do Mestre a respeito daquilo a que se chama o fim do mundo, os processos e meios de que ele se serve para a depurao e a transformao fsica do nosso planeta e a transformao fsica da nossa humanidade. Precedemos e preparamos o novo advento do Messias, que vir sancionar a verdade e mostr-la sem vus. Esta obra oferece aos homens atuais o que eles podem receber e suportar na medida das foras que j adquiriram e que ainda adquiriro. o primeiro plano da obra do esprito da verdade, preparatria da era nova, cujo inicio, ela marca com o auxilio de revelaes ainda desconhecidas da maior parte dos encarnados. Sim, a fase teolgica que se abre, a fim de preparar, pela vinda de futuros missionrios, instrumentos e rgos do esprito da verdade, a desejada fuso das seitas religiosas: Catolicismo, Protestantismo, Budismo, Judasmo, Brahmanismo, Maometismo, religio dos selvagens e das tribos. Oferecemos as premissas da igreja una e indivisvel do Cristo. O porvir dir se a Revelao da revelao era ou no uma boa obra. A propsito deste livro muitas contradies aparecero, mas estamos certos de que, quando a questo religiosa for posta na ordem do dia em nossa Terra, o que ele contm triunfar da luta e as verdades por ele enunciadas e proclamadas permanecero de p sobre essa nova Babel que vai surgir. Em meio das controvrsias humanas, elas ho de auxiliar a destruio dos erros e dos sofismas de que temos sido escravos desde a era crist.

J. B ROUSTAING.

ASSOCIAO JAUENSE DE ESTUDOS ESPRITAS JA SP - MAIO DE 2010. WWW.CULTURAESPIRITAJAU.COM.BR

33

OS QUATRO EVANGELHOS J. B. ROUSTAING EDIO DE 1920 PELA FEDERAO ESPRITA BRASILEIRA FEB CRTICAS A KARDEC (COMPILADO DO ORIGINAL TOMO PRIMEIRO)

CONCLUSO
Temo-lo dito: o Espiritismo s do livre exame pode tirar uma fora real; ele o inimigo natural das idias preconcebidas, da prepotncia, dos sistemas preestabelecidos e da infalibilidade. O Espiritismo pede a seus adeptos que, em vez de sapatearem no mesmo lugar e fazerem parte de igreja enfeixada nas mos de um s homem, se instruam acerca de todas as coisas se desejarem ser conscientes. Ele quer que cada um saiba enfrentar qualquer idia nova que aprenda conter em si uma verdade e a assimile, se o merecer, depois de uma verificao severa e impessoal. Porque se tenha repetido saciedade estas palavras: O Espiritismo a religio do futuro; dentro de cinqenta anos ter conquistado o mundo, seque-se que devamos girar sempre no mesmo circulo, deixar de estudar com ardor, crentes de que a filosofia esprita possa implementar-se, sem esforos, em todas as conscincias? Fora um erro extraordinrio. O futuro pertencer aos perseverantes aos mais trabalhadores, aos mais instrudos, aos mais moralizados, aos que melhor tiverem compreendido os deveres que lhes decorrem da responsabilidade e da solidariedade com todos os seus irmos. H entre ns boas criaturas, mas espritos pouco consistentes, que timbram em desdenhar das pesquisas feitas pelos espiritualistas do mundo inteiro e que se julgam poos de cincia, missionrios privilegiados, pelo fato de terem lido superficialmente as obras de ALLAN KARDEC. A esses recomendamos o estudo das lnguas alems e inglesa. Se seguissem este conselho, adquiririam a certeza de que os espiritualistas alemes e ingleses, to desdenhados, criam obras de alto merecimento, que rasgam horizontes novos escola de ALLAN KARDEC. Sobre tais obras devemos meditar e procurar perceber-lhes a alma, se no quisermos ficar constituindo, na Frana, uma igrejinha com seus corrilhos, entregues s lutas liliputianas que, j em 1865, se estabeleceram entre Allan Kardec e os espritas bordoleses e lioneses. Nessa poca em que ALLAN KARDEC intentava erigir seu sistema de verificao universal, havia cismas e cismas h atualmente. a lei do livre arbtrio e ningum tm o poder de impedir que os cismas se produzam. O moderno Espiritismo continua a sua evoluo lenta e segura. Os meios postos em pratica para o destruir no fizeram seno ativar a sua propagao. Qual arvore vigorosa, sua exuberante ramagem exige outras razes e outros galhos para espalhar por toda a parte flores e frutos. As boas criaturas de quem falamos acima, servos da letra, inutilmente se esforariam por lhe cortar os rebentos. Ningum pode ignorar que seja hbil e prudente seguir e estudar a leis naturais, no lutar em vo contra elas. A lei sobrevive ao homem, simples viajante nesta existncia. Demais a diversidade dos pensamentos e das coisas no cria a harmonia universal? O progresso considerou esta diversidade, enviada divina, como sendo o grande fator de toda ascenso para o conhecimento mais intimo de Deus. O Espiritismo que pretende nivelar todas as inteligncias e lig-las ao mesmo dogma um espiritismo de fantasia. A intuio primordial, que acompanha o homem atravs das suas sucessivas existncias, o impele irresistivelmente para o caminho natural, o da liberdade da conscincia, que, no
ASSOCIAO JAUENSE DE ESTUDOS ESPRITAS JA SP - MAIO DE 2010. WWW.CULTURAESPIRITAJAU.COM.BR

34

OS QUATRO EVANGELHOS J. B. ROUSTAING EDIO DE 1920 PELA FEDERAO ESPRITA BRASILEIRA FEB CRTICAS A KARDEC (COMPILADO DO ORIGINAL TOMO PRIMEIRO)

passado sempre se procurou encadear e, no presente se tenta entravar, em nome de todas as infalibilidades. Os impulsos da natureza e a vontade divina no permitem essa fantasia de marcar passo, pois que o movimento constitui a regra absoluta. Preciso , portanto, caminhar, aceitar tudo o que seja ensinado pelos mtodos racionais de investigao, venha o ensino da America, ou da Europa, ou de um devotado como J.B ROUSTAING, contrariando embora as idias j assimiladas. A presente renovao religiosa exige as mais amplas bases. Busquemos tudo que seja pratico e esteja maduramente estudado, tudo o que, em outras circunstancias, tenha sido experimentado. Se as aparies tangveis de espritos so reais e esto suficientemente provadas pelos Hare, Wallace, W. Crookes, etc., ser intil lanarem antemas sobre ROUSTAING e balbuciarem as palavras Agenere e Docetismo. No imitemos os meninos que se ocupam em cavar um buraco na areia, pretendendo encaminhar para ai o ribeiro que continuara o seu curso. O movimento a vida. A intolerncia j fez sua poca. Devemos aceitar a verdade, surja de onde surgir. Os Quatro Evangelhos vm abrir uma fase nova ao moderno Espiritismo. (No esqueas que se trata de abrir e no de encerrar, pois cumpre que a obra receba a cooperao de outros.) Toca-vos o encargo de os comentar, de separar o joio do trigo, jamais adotando um credo imutvel. Um credo, diz Michelet, se torna uma barreira intransponvel, se formulado pela infalibilidade. Tem ento vida relativamente curta e no comumente aceito seno por uma categoria de indivduos votados morte, enquanto que a humanidade avana e o perde de vista. No nos criemos semelhantes barreiras, espritas, irmos nossos; caminhemos para diante como homens livres. Perscrutemos o belo domnio que nossos guias nos legaram, domnio infinito que no conhece altura, nem largura, nem profundidade, que no tem limite algum. Deixemo-nos de momices e de supersties, procuremos a instruo, a educao, a tolerncia, baseadas no amor verdade e ao bem. Corre-nos, definitivamente, o dever de criarmos o livre pensamento espiritualista, que colocara a liberdade de conscincia do materialista no seu limitado campo, liberdade que, do contrario, acabaria por nos mumificar a conscincia e a razo, com pretendeu o catolicismo mariolatra e intolerante dos papas-reis. Reunam-se, formando um feixe, todos os espritos generosos que pensam no seu futuro moral. Unidos, seremos uma fora ativa orientada para este objetivo a libertao intelectual e moral de todos os nossos irmos. Era este o desejo de ALLAN KARDEC, foi o de J.B ROUSTAING e o de todos os espritos elevados. Que esse seja o nosso objetivo e que possamos atingi-lo, combatendo por tudo quanto for caro e sagrado, segundo o pro aris et focis (pelo lar e pelo cio) dos Latinos. DUAS NOTAS: 1 - Repetimos, para que ningum se equivoque no tocante s nossas intenes: estas paginas Roustaing no as escreveu com o intuito de diminuir o valor de ALLAN
ASSOCIAO JAUENSE DE ESTUDOS ESPRITAS JA SP - MAIO DE 2010. WWW.CULTURAESPIRITAJAU.COM.BR

35

OS QUATRO EVANGELHOS J. B. ROUSTAING EDIO DE 1920 PELA FEDERAO ESPRITA BRASILEIRA FEB CRTICAS A KARDEC (COMPILADO DO ORIGINAL TOMO PRIMEIRO)

KARDEC, homem eminente, ao qual votava venerao e estima, mal grado as injustias que dele recebera, e a quem sempre considerou como o verdadeiro fundador da doutrina esprita. Os discpulos de J.B ROUSTAING, como ele votam profundo respeito a esse grande trabalhador e, editando esta memria de alem tumulo, obedecem s indicaes precisas daquele que, acima de tudo, amava a verdade, luz das conscincias retas. 2 - Os espritas no se acham ao nvel dos conhecimentos adquiridos pelo moderno espiritualismo. Na sua maioria, obedecem cegamente aos conselhos de seus guias familiares e nem sequer ho lido as obras de ALLAN KARDEC e as de outros espritos eminentes. No devem ignorar que, vai para 2.000 anos, lutamos contra essa me de todas as supersties a f absoluta e sem exame, f que o Espiritismo vem combater e destruir, com o auxilio da razo e da cincia das coisas ensinadas por nossos guias e confirmadas pelo consenso universal. O esprita um livre pensador. Se o quiser ser na realidade e tornar-se um verdadeiro educador, deve estudar sem descanso, a fim de bem se conhecer a si mesmo; acompanhar atentamente a cincia moderna em todas as suas evolues. Este o meio mais racional e mais acertado, ao seu alcance, de desempenhar o papel de moralizador. O movimento a lei inelutvel do progresso. Ficar estacionrio votar-se ao esquecimento e no deixar de si o mais ligeiro trao. A tradio mais bela e generosa a que no legaram os grandes missionrios da humanidade, sacrificando suas vidas. Ela constituiu sempre em nos ensinar de onde viemos, o que somos, quais os nossos destinos. O Espiritismo mantm essa tradio, que envolve o presente, o passado e o futuro. No o (1) esqueamos e saibamos revive-la, constituindo-nos homens de ao.

Extrado do volume intitulado: Os Quatro Evangelhos de J.B ROUSTAING. Resposta a seus crticos e a seus adversrios, editada pelos discpulos de J.B ROUSTAING. venda no livreiro Feret, passagem da Intendncia, 15, Bordeux, e na Livraria das Cincias Psicolgicas, 5, rua ds Petits-Champs, Paris, 1882. (Nota da Federao Esprita Brasileira FEB).

(1)

Obs. Para maiores informaes sobre os ensinamentos dos Espritos Superiores Kardec sobre o assunto, ver: A Gnese (Cap. XV Os Milagres do Evangelho) - Apario de Jesus, aps sua morte (itens 56 a 67) 36 edio FEB ASSOCIAO JAUENSE DE ESTUDOS ESPRITAS JA SP - MAIO DE 2010. WWW.CULTURAESPIRITAJAU.COM.BR

36

Potrebbero piacerti anche