Sei sulla pagina 1di 3

Introduo a Bioqumica

Universidade Federal do Cear Centro de Cincias Departamento de Bioqumica e Biologia Molecular Disciplina de Introduo a Bioqumica
Estudo Dirigido: Lipdeos e Membranas Biolgicas 1. Defina o que so lipdeos e quais as principais funes biolgicas desempenhadas por estas biomolculas. 2. O que so cidos graxos? Explique como se d a nomenclatura destes compostos. 3. Explique como o comprimento da cadeia hidrocarbnica e o grau de insaturao desta, influem, respectivamente, na solubilidade e no ponto de fuso destes compostos. 4. O que so triacilgliceris? Mostre esquematicamente como a estrutura destes compostos e os tipos de ligaes envolvidas. 5. Explique quais as vantagens destas molculas como armazenadoras de energia, quando comparadas, por exemplo, as molculas de carboidratos. 6. Cite as 3 principais classes de lipdeos estruturais de membrana. Qual a principal diferena entre elas? 7. Por que as molculas de fosfolipdeos, quando em soluo aquosa tendem a formar a estrutura de bicamada? 8. Cite resumidamente, o principais papis das vitaminas lipossolveis, D, K, E e A.

Membranas Biolgicas
1. Descreva o modelo de mosaico fluido das membranas, citando seus principais componentes (tipos gerais de biomolculas destacando seus componentes. Ex: lipoprotenas, glicoprotenas, protenas integrais etc). 2. Indique e defina, utilizando esquemas, os principais tipos de transporte atravs das membranas. D a diferena entre transporte ativo e transporte passivo, em termos termodinmicos. 3. Quais as principais funes metablicas das membranas? Quais as funes de protenas especficas (glicoprotenas, lipoprotenas, protenas intrnsecas, protenas canais, protenas perifricas) no funcionamento da membrana e metabolismo celular? 4. Diferencie Protenas Integrais de protenas perifricas. Qual das duas classes no solvel em solues aquosas quando extradas da membrana? Explique. 5. Explique como a constituio dos fosfolipdeos de membrana influi na temperatura de transio (slidolquido) das membranas biolgicas. Explique tambm o efeito do teor de insaturao dos lipdeos nesta temperatura. 6. Explique como os lipdeos do tipo esterodes atuam na regulao da fluidez da membrana. 7. Diferencie transporte ativo primrio de transporte ativo secundrio. 8. O que so bombas eletrognicas? E bombas eletroneutras? Qual a importncia das primeiras no processo de transporte ativo secundrio? 9. Por que, de uma forma geral, as bicamadas lipdicas so impermeveis a molculas polares e permeveis a molculas apolares. 10. Qual a diferena entre protenas do tipo canal e protenas carreadoras? Elas realizam que tipo de transporte atravs da membrana?

Introduo a Bioqumica

Universidade Federal do Cear Centro de Cincias Departamento de Bioqumica e Biologia Molecular Disciplina de Introduo a Bioqumica
Estudo Dirigido: Carboidratos 1. Defina: a) Carboidrato; b) Aldose; c) Cetose; d) Monossacardeos; e) Dissacardeos f) Polissacardeos. 2. Cite as principais funes dos carboidratos. 3. Represente a frmula de Fischer para o Gliceraldedo. Escreva a frmula de Fischer para uma D-aldopentose e D-cetohexose qualquer. Indique quais so os carbonos assimtricos de cada monossacardeo e o nmero de estereoismeros possveis. 4. Quais as duas pentoses biologicamente mais importantes? Em que elas se diferenciam? 5. Defina e d exemplos de epmeros. 6. O que so aucares redutores? 7. Qual o tipo de ligao entre os monossacardeos? Defina e exemplifique. 8. Descreva as caractersticas (unidade, ligaes, estrutura da molcula) dos polissacardeos Amido, Glicognio e Celulose. 9. Por que podemos digerir amido, mas no celulose? 10. O que carbono anomrico? Por que um monossacardeo na forma cclica possui dois outros ismeros, o e o ? 11. Diferencie Homopolissacardeos de Heteropolissacardeos. 12. Por que a sacarose a principal forma de transporte de acar nos vegetais?

Introduo a Bioqumica

Universidade Federal do Cear Centro de Cincias Departamento de Bioqumica e Biologia Molecular Disciplina de Introduo a Bioqumica
Estudo Dirigido: Bioenergtica

1. Conceitue Metabolismo e descreva os seus principais objetivos. 2. Diferencie Anabolismo de Catabolismo. Indique em qual h gasto de energia e descreva que tipos de molculas entram e saem de cada um destes conjuntos de processos. 3. Descreva, resumidamente, as duas primeiras Leis da termodinmica.

Os organismos vivos mantm sua organizao custa da desorganizao de seu ambiente.


Use argumentos termodinmicos. 5. Defina as seguintes grandezas termodinmicas, explicando a importncia de cada uma para a bioenergtica: a) energia livre; b) entalpia; c) entropia. Mostre a equao que relaciona essas 3 variveis numa transformao fsico-qumica, fazendo a interpretao da mesma. 6. Diferencie processos exergnicos de processos endergnicos, baseando-se no conceito termodinmico de energia livre. 7. Escreva a estrutura qumica do ATP, indicando as ligaes que podem ser rompidas durante sua hidrlise para ADP + Pi ou para AMP + PPi, indicando o valor de Go de hidrlise. Por quais razes a quebra da molcula de ATP to exergnica? 8. Explique a relao entre a variao de Energia Livre, G, a energia livre padro, Go, e a constante de equilbrio, Keq.

4. Interprete o significado da expresso:

Potrebbero piacerti anche