Sei sulla pagina 1di 17

RESPOSTAS DAS QUESTES

Nota para o Professor: Estas pginas finais, com as respostas dos exerccios, s constam do Livro do Professor.

Questo 1: Confrontando a expresso ombros contrados com outras caractersticas atribudas ao professor, no podemos concluir que indique uma qualidade fsica. Em outras passagens, est dito que "o professor era gordo, grande" e "um homem forte". Isso nos leva a depreender que ambos contrados faz referncia a qualidades psquicas ou morais de um homem acovardado ("homem forte de ombros to curvos"), um homem que era fisicamente forte mas que se curvava diante das presses sociais pois lecionava sem prazer (linhas 2 e 3) e reprimia suas verdadeiras emoes ("controlada impacincia" -linha 8). At quando explodia (linha 12), no levava avante suas ameaas para no obedecer a uma menina e no sair do seu papel de aparente superioridade (linhas 13 e 14). Questo 2: "...e passara pesadamente a ensinar no curso primrio"; "O professor era gordo, grande e silencioso, de ombros contrados"; "...pela controlada impacincia..."; "...um homem forte de ombros to curvos". Questo 3: a) "E eu .era atrada por ele (...) ofendida, eu adivinhara"; "Ferida, triunfante..."; "...amava-o (...) com a clera..." b) A ambigidade explica-se basicamente pela constatao de que o professor se submetia s imposies que vinham de fora e no vontade que nascia de dentro dele. Era um homem postio, sem autenticidade. Questo 4: a) Porque, conforme vrias passagens do texto, ela dizia gostar do professor e se sentia triste por ser repreendida por ele. b) Porque conseguiu a conquista de fazer o professor revelar seus impulsos verdadeiros, de lev-lo a descontrair os ombros. Questo 5: Ao incluir o advrbio ainda o narrador leva a pressupor que ele prprio admite a possibilidade de um dia vir a ser covarde, como o professor. S no covarde porque ainda no teve de se submeter s regras sociais, cujo cumprimento exigido das pessoas adultas, o que as leva a fazer coisas contrrias ao seu carter e sua ndole. Questo 6: Consistia em sujeitar-se a imposies que no correspondiam ao seu modo de ser, em fazer coisas de que no gostava, em reprimir seus impulsos.

Digitalizado por maarlei@gmail.com

1
Questo 7: alternativa e.

Questo 5: Sim, o comportamento do homem (no caso, de Padre Antnio) determinado pelo meio, pela hereditariedade e pelo momento. Questo 6: A posio do narrador manifesta-se na seleo de certos vocbulos para designar a atitude do padre: "entregara-se ao vcio e depravao, perdendo o senso moral e rebaixando-se ao nvel dos indivduos que fora chamado a dirigir".

Questo 1: "Ipiranga", "Avenida So Joo" (ruas do centro velho), "poetas de campos" (referncia aos irmos Campos, Haroldo e Augusto, poetas concretistas), "Rita Lee", "Mutantes", "Os Novos Baianos" (msicos com quem Caetano trabalhou) "tuas oficinas de florestas" (referncia ao teatro Oficina), "da dura poesia concreta de tuas esquinas" (referncia ao movimento concretista da poesia). Questo 2: a) "quando eu te encarei frente a frente no vi o meu rosto"; "narciso acha feio o que no espelho". b) S belo para Narciso aquilo que feito sua imagem e semelhana. Como So Paulo no era a imagem de cidade que tinha o poeta, acha-a feia. Questo 3: "tmulo do samba". Questo 4: No. Na verdade, a poesia paulistana e os outros movimentos culturais surgem da realidade dura da cidade ("do povo oprimido nas filas das vilas favelas / da fora da grana que ergue e destri coisas belas / da feia fumaa que sobe apagando as estrelas / eu vejo surgir teus poetas de campos e espaos / tuas oficinas de florestas teus deuses da chuva / panamricas de fricas utpicas"). A cultura de So Paulo no a que canta a natureza idlica, mas a que deriva do mundo da produo. So Paulo no avesso do sonho, porque na medida em que o avesso do avesso do avesso do avesso um direito, mas diferente do dos sonhos idlicos.

Questo 7: alternativa b.

Questo 1: A primeira diferena est no nome: Incio, simplesmente Incio, e Romano, Francisco Romano do Teixeira; a segunda est no fato de que Romano tinha poeta e cantador na famlia, e Incio no; ainda uma terceira diferena consiste no fato de que Romano conhecia nomes difceis, tinha cincia, ao passo que Incio no desfrutava do mesmo saber; alm disso, Incio era preto, e Romano, branco.

Questo 2: Incio tem um valor: mestre no "martelo" e no se distingue por outras caractersticas que lhe confiram notoriedade no plano social; Romano, menos habilidoso nos segredos do "martelo", exibe um saber que lhe confere reconhecimento social. Questo 3: "Romano, pessoa de famlia, possua um nome mais comprido (...) um Romano bem classificado (...) at com alguns discpulos". Questo 4: a) A cultura postia, feita de palavras difceis e de termos raros. b) A de Incio da Catingueira, feita da autenticidade, sem apelar para artifcios alheios sua natureza. Questo 5: Esses conceitos so relativos, pois aquilo que o narrador considera como superior, a sociedade considera como inferior e vice-versa. Questo 6: alternativa b.

Questo 5: Significa que So Paulo seria um lugar de resistncia contra as formas de opresso do trabalho assalariado. Questo 6: "e os novos baianos passeiam na tua garoa". Questo 7: alternativa a.

Questo 1: Tornar-se santo, "deslumbrando o mundo com o fulgor das suas virtudes ascticas e dos sacrifcios inauditos". Questo 2: Entrega-se aos prazeres que a moa lhe proporciona. Questo 3: A hereditariedade, o meio em que vivia e o momento (o encontro com a rapariga: "No momento dado, impotente o freio moral para conter a rebelio dos apetites, o instinto mais forte, o menos nobre, assenhoreara-se daquele temperamento de matuto..."), Questo 4: Agem em conjunto, pois a ao da hereditariedade pode ser contida pela ao do meio e vice-versa ("Em outras circunstncias, colocado em meio diverso" at "fora chamado a dirigir"). Questo 1: Potncia, forma, transforma. Questo 2: Poder criador: v. 12-15, 38-41, 66. Poder destruidor: v. 20-21, 24-25, 30-35, 44-55, 59-63, v. 67. Questo 3: Vida x morte. O aluno deve notar que criao remete a vida, e destruio, a morte. Questo 4: O termo negado vida. A palavra era um sopro de aragem (vida), que foi suplantado pela morte. A morte vence a vida. O texto comea afirmando a vida, nega-a e termina afirmando a morte.

Questo 5: Afirmao da vida, negao da vida, afirmao da morte. Questo 6: Apesar de o texto terminar com a afirmao da morte, com a vitria da morte sobre a vida, esta o termo de valor positivo, e aquela, o de valor negativo. Observe, para isso, alguns substantivos e adjetivos, com contedo negativo, que esto entre os elementos que afirmam a morte: "perfdia" (v. 46), "pavorosa" (v. 49), "duro ferro das perguntas,/com sangue em cada resposta" (v. 50-51). Questo 7: alternativa a.

b) O poder exigido para executar um trabalho de escrita basicamente a posse dos instrumentos necessrios para executar essa tarefa. Questo 3: a) A classe reproduziu um saber j feito, baseando-se em lugares-comuns j explorados por autores clebres da literatura portuguesa. b) O narrador usou o seu prprio saber, baseado na sua prpria vivncia. Questo 4: O objeto que possua nas praias do Pontal era a liberdade e o sonho, objeto de que estava privado no internato. Questo 5: Apenas a descrio elaborada pelo narrador que demonstrava originalidade, e esse foi o motivo por que sua criao mereceu destaque.

Questo 1: A transformao consiste na passagem de um estado de privao da claridade (a luz) para um estado em que o sujeito est de posse dela. Questo 2: a) H elementos no texto que levam a pressupor que o acendedor de lampies estava manipulado, ao menos por um dever, j que o seu ofcio de acendedor lhe impunha tal obrigao. b) Dado que seu ofcio era o de acendedor e que ele executava essa tarefa sempre ("infatigavelmente"), o pressuposto evidente: ele sabia e podia executar sua tarefa, j que ningum executa aquilo que no sabe ou no pode. Questo 3: O acendedor no capaz de iluminar a prpria habitao.

Questo 6: a) O objeto que adquiriu foi poder ler livros da estante de Padre Cabral. b) Apesar de ter ficado satisfeito com o prmio recebido, o narrador no se satisfez plenamente, pois ainda continuava privado da liberdade das praias do Pontal. Questo 7: alternativa d.

Questo 1: O trabalho enriquece o patro e no o trabalhador. Questo 4: a) A sano positiva consiste no reconhecimento, manifestado pela voz do narrador, de que em decorrncia do ato de acender os lampies a cidade ganha brilho e esplendor. b) A sano negativa consiste no reconhecimento, tambm manifestado pela voz do narrador, de que h tristeza e ironia no fato de o acendedor no conseguir dar brilho e esplendor sua choupana. Questo 5: A semelhana consiste no fato de que muitas pessoas, como o acendedor de lampies, conseguem incutir nos outros certos valores que no so capazes de assumir para si mesmas. Questo 6: O lado irnico est exatamente no reconhecimento de que certas pessoas no so capazes de realizar consigo mesmas aquilo que aconselham aos outros. Questo 7: alternativa b. Questo 2: O salrio, que vai ficando cada vez menor. Questo 3: Acumulao de riquezas pela explorao do trabalho alheio: a retribuio (salrio) no corresponde ao que o trabalhador produziu, mas o mnimo indispensvel para o trabalhador sobreviver. Questo 4: Quando se explora demais o trabalhador, ele tende a procurar um lugar onde seja menos explorado. Questo 5: No, ela estava preocupada apenas com a produo da galinha. A todo momento pergunta: "- E se ela no botar mais ovos de ouro?" Questo 6: alternativa c. Talvez alguns alunos digam que e a resposta correta. Basta, no entanto, mostrar a eles que h casas onde a galinha tratada a po-de-l: se o homem fosse, por natureza, ambicioso e explorador, em nenhuma casa a galinha receberia po-de-l.

Questo 1: Quando Padre Cabral determina que os alunos faam uma descrio do mar. Questo 2: a) O saber necessrio para fazer uma descrio sobre o mar era basicamente o conhecimento das tcnicas de construo de um texto descritivo e informaes sobre o mar. Questo 1: Figuras contidas nos versos 14-24. Questo 2: Felicidade (v. 7), prazer (v. 3, 31-33), inconseqncia (v. 8-13, 14-24, 2829), alegria (v. 34-40).

Questo 3: Fuga do espao do "aqui" e do tempo do "agora". Evaso espacial e temporal. Questo 4: Versos 10-13. Questo 5: um lugar e um tempo imaginrio para onde o poeta vai quando, conforme comprovam os versos 34-41, o "aqui" e o "agora" lhe pesarem muito. Questo 6: alternativa b. Questo 7: a) Submisso X autonomia. b) Submisso - aqui; autonomia - l. c) O termo negado a submisso. d) A autonomia tem valor positivo. Pasrgada o lugar da plena realizao da conduta autnoma.

Questo 3: Elegante; nesse nterim; fugia; juzo. Questo 4: Cinematgrafo; aeroplano. Questo 5: Namorar; galantear; ficar espera; receber uma negativa; desistir; arrumar outro negcio; fazer muito apressadamente; tentar obter informao de maneira indireta; receber um corretivo; tapear; fugir; fazer a digesto; tomar ar; ocupar-se de empreendimento superior s suas foras; meter-se em dificuldades; sair-se mal. Questo 6: Significa que elas conheciam as prendas domsticas, aquelas habilidades e conhecimentos necessrios para executar os trabalhos domsticos. Questo 7: alternativa d.

Questo 1: No, pois o que ele afirma que a liberdade uma Questo de grau, ou seja, que h limites para a liberdade. Questo 2: No. Embora esteja discutindo o problema da liberdade no ensino, afirma que tambm "em outras coisas" a liberdade deve ser Questo de grau. Questo 3: O primeiro limite a ser imposto liberdade a integridade fsica da pessoa. No se pode permitir que uma pessoa faa alguma coisa que ponha em risco sua sade ou sua vida. Questo 4: Enquanto o primeiro limite diz respeito integridade individual, o segundo concerne s coeres sociais: o direito dos outros limita a liberdade de fazer o que se quer. Questo 5: Disciplina e autoridade. No, preciso haver um grau de disciplina e autoridade que esteja combinado com um certo grau de liberdade. Questo 6: As que prejudicam a pessoa em sua integridade fsica e os outros em seus direitos. Questo 7: alternativa c.

Questo 1: Exterioridade: casca, fora, reboco. lnterioridade: miolo, dentro, tneis, canais, intestina. Questo 2: Silncio: gasta, lento, desfia, desfaz, afrouxando, desfaz-se em farinha, morte mansa, desmancha. Rudo: choca, choques, explode. Questo 3: Silenciosamente: "E se no se gasta com choques, / mas de dentro, tampouco explode"; de dentro: "..., tudo se gasta / pelo miolo, no pela casca". Questo 4: Silencioso desgaste, surda corroso. Questo 5: Esses termos possibilitam vrias leituras do poema. Questo 6: Corroso fsica: destruio lenta dos elementos fsicos do canavial; corroso histrica: a decomposio do sistema social engendrado pela explorao da cana-de-acar. Corroso do ser humano: destruio lenta do homem que se abate moralmente, que perde as foras. Questo 7: alternativa a.

Questo 1: Um sentido denotado, pois significa "pedao de terra cercado de gua por todos os lados". Questo 1: Porque as figuras do texto so arcasmos, palavras e expresses que se usavam e no se utilizam mais. Questo 2: Porque, nessa poca, o francs era a lngua de prestgio em nossa sociedade. Questo 2: No exato ponto de latitude e de longitude, que, pondo-o a salvo de ventos, sereias e pestes, no o afaste demasiado dos homens, nem o Obrigue a pratic-los diuturnamente.

4
Questo 3: o prprio engajamento.

Questo 4: Porque sonha um mundo belo ("cidade de ouro"), em que reinam grandes ideais e a reside. Questo 5: As pessoas que sonham ilhas so aquelas que no se sentem bem na realidade em que vivem. Questo 6: a) conotado. b) Ilha o espao de evaso da realidade cotidiana, -o espao imaginrio da libertao. Questo 7: Um espao em que o narrador possa viver bem: perto das pessoas, de modo a no se afastar totalmente delas, e suficientemente longe, de maneira a no conviver o tempo todo com elas, e no ser invadido em sua intimidade. Questo 8: alternativa d.

Questo 4: Prosopopia. Atribui elementos semnticos prprios do ser humano a seres inanimados. Questo 5: Os dois versos anteriores mostram que a fama das obras de D. Afonso espalhara-se pelo mundo. Todos, ento, chamam por ele e, se todos falam, os ecos repetem. No entanto, esse chamado em vo, pois o rei est morto. Questo 6: "Quando, quem tudo enfim vencendo andava, De larga e muita idade foi vencido". Questo 7: alternativa b.

Questo 1: Em primeira pessoa: "no senti sua falta". Questo 2: Sim. a mulher do narrador: "senhora" (observe que esse tratamento ligado s demais figuras do texto remete ao esteretipo da "rainha do lar", "bom chegar tarde", "leite primeira vez coalhou", "pilha de jornais ali no cho", "casa era um corredor deserto", "falta das pequenas brigas por causa do tempero da salada - o meu jeito de querer bem", "suas violetas", etc. Questo 3: Alvio: "no senti falta, bom chegar tarde"; Dor: "perda", "sentir falta", etc. Questo 4: Ausncia um afastamento que no implica sentimento de alegria ou dor; falta uma ausncia que implica um sentimento de carncia, de privao, de dor. Nos primeiros dias, o afastamento da mulher era ausncia: depois, tornou-se falta. Questo 5: Privao dos servios que a mulher lhe prestava: "o leite primeira vez coalhou"; "pilha de jornais ali no cho", "ningum os guardou debaixo da escada"; "no tenho boto na camisa, calo a meia furada", "Que fim levou o saca-rolhas?". Privao da estabilidade afetiva que a mulher dava s pessoas da casa: "toda a casa era um corredor deserto"; "perdo de sua presena a todas as aflies"; "Nenhum de ns sabe, sem a Senhora, conversar com os outros: bocas raivosas mastigando" .

Questo 1: Atitude dos vivos: "calar os trapos velhos", "disfarar os rasges e os remendos", "embaar os outros", "embaa-se um homem a si mesmo"; atitude dos mortos: "sacudir fora a capa", "deitar ao fosso as lantejoulas", "despregar-se", "despintar-se", "desafeitar-se". . Questo 2: So os defeitos, ou tudo aquilo que pode depreci-las aos olhos dos outros. Questo 3: A mscara que oculta e protege e a aparncia brilhante que cada homem deve portar. Questo 4: O parecer (as exterioridades) rege a vida e o ser (a essncia) est presente na morte. Questo 5: "Platia", que significa os outros, a opinio pblica. Questo 6: Vida o termo negativo, pois nela s se manifestam elementos pejorativos, como, por exemplo, "embaar", "sensao penosa", "vcio hediondo". Morte o termo positivo, em que se manifestam elementos positivos, como, por exemplo, "confessar lisamente", "liberdade", "desabafo". Questo 7: alternativa d.

Questo 6: alternativa b. Questo 7: alternativa c.

Questo 1: A morte de D. Afonso I. Questo 2: "quem tudo enfim vencendo andava". Questo 3: A dor dos promontrios e dos rios pela morte de D. Afonso. Questo 1: Prximos trs meses. Usa-se prximo para indicar um tempo posterior em relao ao momento da fala. Como o texto instala um marco temporal (novembro), deveria ser usada a expresso adverbial "nos trs meses seguintes", que indica tempo posterior a um marco temporal instalado no texto.

Questo 2: a) "No dia seguinte..." b) "Da duas horas." c) "Dois meses depois de minha chegada..."

Questo 5: Santa F espao englobado espao esttico

Questo 3: a) terei terminado. b) lera, tinha lido. c) estaria. d) dormia. e) deixar.

espao da decadncia (fogo morto, runa, mato, etc.)

Lula de Holanda - homem mergulhado em si mesmo ("A sua vida parecia um mistrio") - homem no-empreendedor (ltimo perodo do texto) - homem em decadncia no que se refere fortuna ("os bois de carro vendidos para dar de comer aos seus donos") e autoridade ("ruir, at no prestgio de sua autoridade"); - homem do passado ("como aqueles velhos dos lbuns de retratos antigos")

Questo 4: . a) Hoje vou a Santos. Amanh, vou (irei) ao Guaruj. b) Neste ano prestarei vestibular. No ano que vem (no prximo ano), comearei a fazer estgios. c) Neste ms, vi bons filmes. No ms passado no fui ao cinema.

Questo 5: Durmo, sonho que sou nababo e acordo com a idia de ser nababo. Gosto, s vezes, de imaginar esses contrastes de regio, estado e credo. H alguns dias pensei na hiptese de uma revoluo social, religiosa, poltica... Questo 6: a) Quando comear a chover, eu j terei chegado. b) Quando voc chegar, terei acabado de cometer uma tolice. c) Estarei passeando na Europa quanto tudo acontecer. Questo 7: Na vspera tinha tido dor de cabea. Esperava estar bem no dia seguinte.

Jos Paulino - homem que se relacionava com muitas pessoas e ia abarcando tudo ("tudo o que tinha era para comprar terras e mais terras"; "tinha para mais de quatro mil almas debaixo de sua proteo") - homem empreendedor ("fizera dele um espao dinmico reino", etc.) - homem prspero (relao dos bens que ele espao de prosperidade possua) e autoritrio ("Senhor feudal ele foi") H uma relao metafrica entre o espao e os personagens. Santa Rosa espao englobante Questo 6: alternativa d. Questo 7: alternativa b.

Questo 1: Ceclia, Loredano, lvaro e Peri. Questo 1: O engenho Santa F e o engenho Santa Rosa. Questo 2: 1) "O Santa F ficava" at "do meu av"; 2) "As terras do Santa Rosa" at "no traziam a servido como um ultraje"; 3) "O Santa F, porm, resistira a essa fome" at "me lembrava do Santa F"; 4) "O Santa Rosa crescera" at "as suas encostas"; 5) "Ele (o Santa F) no aumentara" at "de que falavam os papis"; 6) "No se sentiam, porm, rivais o Santa F e o Santa Rosa" at "uma proteo de menos"; 7) "Coitado do Santa F" at o fim. Questo 2: Fala de Ceclia por quem trs coraes estavam apaixonados; de Loredano e de seu sentimento por Ceclia; de lvaro e de seu sentimento por Ceclia; de Peri e de seu sentimento por Ceclia. Por fim, sintetiza o modo como cada um dos trs amava Ceclia. Questo 3: O da oposio entre vrios personagens. Questo 4: 1) 1 pargrafo; 2) 2, 3 e 4 pargrafos; 3) 5, 6 e 7 pargrafos; 4) 8 e 9 pargrafos; 5) 10 pargrafo. Questo 5: Loredano: desejo ardente, sede de gozo, febre; lvaro: afeio nobre e pura; Peri: culto, idolatria.

Questo 3: Partes 4 e 5 do texto. Questo 4: Sim. "O Santa F ficava encravado no engenho do meu av" (parte 1); "sempre que via aqueles condados na geografia, espremidos entre os grandes pases, me lembrava -do Santa F" (parte 3).

Questo 6: Aplicam-se, respectivamente, a Peri, a lvaro e a Loredano. Questo 7: alternativa d.

Questo 5: a) "Governo governo". b) A impresso que fica a de que o narrador, ao utilizar o discurso direto para citar a fala de Fabiano, pretende ressaltar que essa reao de submisso corresponde a uma real atitude de Fabiano e no ao produto de uma interpretao do narrador.

Questo 1: O argumento usado consiste em revelar que entre Amato e Meneguelli h divergncias to profundas que s um motivo muito forte (um inimigo comum muito perigoso) poderia justificar o referido encontro entre ambos. Questo 2: O articulista afirma existirem muitos outros fantasmas a separar empresrios e sindicalistas, impedindo o progresso das negociaes rumo a um pacto social. Questo 3: A citao textual (discurso direto) serve para persuadir o leitor de que o produtor do texto no interferiu, com sua interpretao, no discurso do lder sindical. Esse recurso confere, pois, maior credibilidade s palavras do produtor do texto, somando um efeito de verdade ao que est sendo dito. Questo 4: Trata-se da afirmao segundo a qual ainda "subsistem outros fantasmas, alm da inflao, a travar o aprofundamento dos contatos entre sindicalistas e empresrios". Questo 5: O articulista afirma que os empresrios acusam o governo de no fazer o que deve para cortar o "deficit pblico". Questo 6: Ao afirmar que " muito possvel" em vez de " certo", o articulista foi cauteloso, pois no apresentou os mesmos argumentos usados para as outras afirmaes feitas. Questo 7: alternativa b.

Questo 6: alternativa a. Quando os dois termos aparecem ligados pelo verbo "ser", eles no tm o mesmo valor, pois, se tivessem o mesmo significado, configurariam uma redundncia descabida. Na frase em Questo, o primeiro termo tem um valor denotativo (governo = instituio administrativa), e o segundo, um valor conotativo (governo = instituio que deve ser respeitada). Esse valor conotativo corroborado pelas duas ltimas linhas do texto.

Questo 1: a) a fria: "figuro (aumentativo) de cachorro", uma pea de vinte palmos de plo e raiva", "mais brabento" (intensificao com o comparativo de superioridade), "ciscava o cho de soltar terra e macega no longo de dez braas ou mais", "gelar qualquer cristo", "pingava labareda em risco de contaminar de fogo o verdal adjacente", "tanta chispa largava o penitente (...) o mato estivesse ardendo"; b) astcia: "cheio de voltas e negaas"; "par de brasas espiava aqui e l na esperana de que eu pensasse ser uma scia" (um conjunto). Questo 2: Medo dei um pulo chamei os santos de que sou devocioneiro tinha pegado a segurana de uma figueira Dissimulao de cabrito preparado estava para a guerra por descargo de conscincia, do que nem carecia aguardava a deliberao do lobisomem,

Questo 1: O discurso indireto livre. O texto est em terceira pessoa, no h verbos de dizer a anunciar os pensamentos do personagem, no h partculas subordinativas introdutrias, as exclamaes mantm-se, as interrogaes apresentam-se na forma direta. Questo 2: "Troo intil" e "arma" referem-se ao faco, que representa duas atitudes de Fabiano: vontade de matar o soldado (atitude de coragem) e sentimento de que no deve mat-lo, justificado pelo fato de que o soldado era to desprezvel que no valia a pena inutilizar sua vida, matando-o. Questo 3: O narrador cita o discurso de Fabiano por meio do discurso direto. A fala de Fabiano vem precedida de travesso. Questo 4: Para poder analisar objetivamente a atitude de Fabiano diante da polcia (medo, desejo de vingana, desprezo), mas, ao mesmo tempo, para revelar o ntimo do personagem, sua subjetividade. O discurso indireto livre permite-lhe uma anlise objetiva que se tinge da subjetividade expressa pelo personagem.

pedia que o assombrado desse franquia de tiro sujeito especial em lobisomem como eu no ia cair em armadilha

No alto da figueira estava, no alto da figueira fiquei

Questo 3: Lobisomem, figuro de cachorro, peste, assombrado, penitente. Esses conjuntos de nomes servem para evocar a lenda do lobisomem. Diz a crendice popular que um homem, por obra de um encantamento (assombrado), transforma-se em lobo (lobisomen, figuro de cachorro - o lobo e o cachorro so animais da mesma famlia), o qual anda errante at que algum o fira, libertando-o de seu triste destino (penitente), danoso para os outros (peste). Questo 4: So as expresses com que Ponciano enaltece seu nome ("que no levasse o nome de Ponciano de Azeredo Furtado"), suas habilidades ("sujeito especial em lobisomem como eu no ia cair em armadilha de pouco pau"), sua patente ("queria que eu, coronel de nimos desenfreado, fosse para o barro denegrir a farda e deslustrar a patente"). Esses elementos referem-se a sua origem familiar, a sua esperteza e a sua posio social.

Questo 5: Cada um aguardava que o outro atacasse. Questo 6: alternativa d.

Questo 1: "As relaes entre amigos deve ser mantida"; "isso mostrou-me o quo importante as relaes amigas". Ambos os erros so de concordncia verbal. Correo: "As relaes entre amigos devem ser mantidas"; "isso mostrou-me quo importantes so as relaes amigas". Questo 1: Essa contradio possvel porque a palavra honra, que aparece na expresso questo de honra, uma dessas palavras de significado amplo. Por no ter sentido especializado, pode ser utilizada em contextos diversos, assumindo significados at opostos, como no caso acima. Para o governador, honra indica a preservao da sua autoridade, recusa a ser questionado; para os jornalistas, honra exatamente o contrrio, isto , a coragem de expor e defender publicamente seus pontos de vista. Questo 2: O grande inconveniente o uso abusivo de palavras ou expresses de totalidade indeterminada. Por convenincia ou simplismo, fazem-se afirmaes excessivamente generalizadoras, que tm uma parcela de verdade mas que escondem diferenas importantes que no podem ser ocultadas numa argumentao rigorosa. Para defender a idia de que podemos ter esperanas de um futuro glorioso para a nossa ptria, o autor precipitadamente e sem avaliar seu contedo de verdade, apela para generalizaes inconsistentes. Basta contrapor as secas do Nordeste ou as enchentes do Sul para invalidar a afirmao de que no temos catstrofes. A violncia desenfreada nos grandes centros invalida a suposio de que o povo seja ordeiro e pacifico. Questo 3: No. O argumento explora algumas dessas palavras de noes confusas, sem o cuidado de defini-las. Para justificar a censura, lana-se mo de trs palavras (libertinagem, anarquia e baderna) que, apesar da impreciso do seu significado, exprimem conceitos negativos, carregados sempre de um efeito desqualificador. Entretanto, qual a dose de censura necessria para evitar a anarquia, a libertinagem e a baderna? Isso no foi demarcado. Alm disso, no se definem os limites de cada um desses conceitos. Questo 2: a) Num primeiro momento, tem-se a impresso de que se trata de um convite formal e impresso, o que se pode deduzir da expresso: "pelo que continha o convite" e no pelo que dizia o amigo. Num segundo momento, porm, diz o narrador: "um amigo, porm, que me convidava". b) No h. Se o convite foi feito por escrito, que motivo levou pessoas desconhecidas a convidarem o narrador? Se o convite foi feito por um amigo, que motivo especial tinha ele para insistir em que ela fosse festa? Questo 3: bastante estranho. Se ele no fosse importante, por que enfatizar sua importncia? E, se houve a nfase, por que no explor-la como se nada tivesse ocorrido? Questo 4: No. Todos os contatos foram superficiais e tensos: "Muitas surpresas ao encarar pessoas diversas e desconhecidas"; "estava tensa"; "me perguntava o que fazia naquele instante ali, sentada". Questo 5: No. Na verdade, no seu percurso, a narrativa cita casos de desencontros, de ausncia de relao amiga, de impossibilidade de conhecimentos, e a concluso, colocada fora abruptamente, ressalta a importncia da amizade e do conhecimento entre as pessoas. Questo 6: No, j que os exemplos e episdios concretos relatados encaminham exatamente para o oposto da concluso a que se chegou.

Questo 4: H. Para justificar a afirmao de que no se deve corrigir a redao do aluno, apela-se para palavras de significao imprecisa: respeito e democracia. Acresce que, apesar do seu carter indeterminado, so duas palavras sempre conotadas positivamente. Sem demarcar em que sentido foram utilizadas, explorase, por assim dizer, apenas o peso positivo desses conceitos para argumentar. A contra-argumentao imediata: pode-se alegar que a melhor forma de respeito consiste em no permitir que a pessoa a quem respeitamos continue a tomar atitudes erradas; pode-se tambm postular que a melhor forma de democracia aquela que aparelha o indivduo das melhores competncias para enfrentar a vida em sociedade. Questo 5: Consiste em afirmar, de incio, que educao uma palavra de conceituao variada, e em pormenizar os vrios pontos de vista a partir dos quais ela pode ser considerada. Questo 6: A vantagem exatamente a de demarcar os limites do conceito de uma noo imprecisa e distribuir um tipo de argumentao para cada sentido separadamente. Sem distinguir os vrios ngulos de conceitos desse tipo, impossvel argumentar com propriedade. Sem estabelecer distines, o argumento que vale para uma acepo da palavra, no vale para outra.

Questo 1: a) o poeta Castro Alves. b) Uma primeira marca pode ser encontrada no prprio modo de articular o pensamento, com frases inteiras, sem quebras de seqncia, com palavras apropriadas, sem transgresso das normas gramaticais; outra caracterstica consiste na diversidade de conceitos utilizados para cada resposta, numa tentativa de explorar vrios ngulos da realidade: "A chama se apagou...Com ela a vida e a minha poesia..."; "...com suas estrias, sua arte, seu amor"; "Esta continua, no canto feito, no canto sendo feito, no canto futuro"; outra marca ainda consiste na explorao de certas diferenas sutis de significado: "Minha poesia . Morre o poeta no morre a poesia". Note-se ainda o uso do verbo ser, no sentido de existncia abstrata e plena.

Questo 2: Parece evidente a inteno de explorar uma gria do repertrio do interlocutor para quebrar a formalidade, diminuir distncias: um gesto de simpatia para com o cantor jovem, um procedimento argumentativo. Questo 3: a) O uso do diminutivo e o emprego do vocativo "minha querida". b) O apresentador deixa pressuposta a imagem que faz do seu interlocutor (no caso, a cantora jovem), uma imagem preconceituosa da fragilidade da mulher, uma postura paternalista. Questo 4: a) Bicho, curtindo, j era. b) Nem todas. Bicho, por exemplo, comum na dcada de 60, muito difundida sobretudo pela influncia de Roberto Carlos e os cantores de seu grupo (a Jovem Guarda), no mais to freqente. Essa uma das caractersticas da gria: sua existncia passageira, sua curta durao. Questo 5: H muitas transgresses da norma padro: "fez at eu perd o fio da meada..." em vez de "fez-me at perder o fio da meada"; "Mas pr vim pro programa, peguei uns livros a e li" em vez de "Mas para vir ao programa, peguei uns livros e li". Questo 6: No coerente que, num mesmo contexto e sob a ao das mesmas condies, a personagem tenha procedimentos diferentes como esses. A coerncia exigiria: "Admiro um jornalista fal dessa maneira". Questo 7: Projeta de si mesmo uma imagem de submisso, de inferioridade, em relao figura superior do poeta. um tratamento distanciado, cerimonioso, respeitoso. Questo 8: Em primeiro lugar, a prpria imagem de inferioridade que o telespectador vende de si mesmo, por se revelar desprovido de informaes e de um saber que os demais entrevistadores valorizam; em segundo lugar, pelo prprio uso de uma forma de linguagem desprestigiada no meio. Aqui se demonstra que, por preconceito e autoritarismo da camada mais prestigiada, o contedo de verdade daquilo que se diz pode nem ser levado em conta, quando se transgridem as normas do suposto falar correto.

inform-los de que, j h uma semana, esto sua disposio as bonificaes referentes s aes do Banco Industrial. Questo 5: Se se mantiverem os ndices inflacionrios nos patamares em que esto, no se esperem melhorias reais dos salrios. Questo 6: Aculturado no significa sem cultura, mas diz-se daquele que assimilou a cultura dita civilizada; reacionrio no significa aquele que reage contra tudo, mas o que contrrio a tudo que se considera progressista.

Questo 1: A poltica fiscal j era anteriormente ultrapassada e inqua. Questo 2: H pressupostos diferentes em cada uma das passagens. Em a, a orao adjetiva explicativa: pressupe que todos os elementos do conjunto ndios abandonaram suas tradies e, por conseguinte, todos esto em fase de extino. Em b, a orao adjetiva restritiva: pressupe que nem todos os elementos do conjunto ndios abandonaram suas tradies e, por conseguinte, nem todos esto em fase de extino. Questo 3: A legenda no era antes a "vaca leiteira" de bere cheio de votos. Questo 4: O PMDB ainda no a poderosa fora de centro no contexto do Brasil. Questo 5: H empresas estatais cuja essncia no so os benefcios e as sinecuras. Questo 6: As empresas estatais nunca tm lucro. Questo 7: a) Todo brasileiro tem uma ndole individualista. b) H associaes que exercem presso em benefcio dos brasileiros. Se a expresso "de ndole individualista" no tivesse vrgulas, o pressuposto seria: Alguns brasileiros tm ndole individualista.

Questo 1: As pesquisas tm demonstrado que, por ora, o mercado est quase paralisado. Questo 1: Supera x complica-se. Questo 2: Embora o clima fosse de grande tenso, os operrios no hesitaran em apresentar suas reivindicaes, alegando que, com exceo de uns poucos privilegiados, todos vinham recebendo o pagamento com vrios dias de atraso. Questo 3: J imaginaram, interveio o velho general, um exrcito vegetariano? Os exrcitos inimigos que se alimentem de frutas, verduras e pes; o meu, s de carne. Questo 2: "Superar", "caminhou", "fez exerccios fisioterpicos", "disse que se sentia 'bem melhor' ", "foi o fim", "tranqilidade", "afastaram os boatos". Questo 3: "Vomitou seguidamente", "paralisia em parte do intestino delgado", "acmulo de gases", "pssima noite", "no verdade". Questo 4: Os dois qualificam a crise da madrugada do dia 19 como muito grave ("pior crise", "perodo mais difcil") e noticiam o que disse a junta mdica a respeito do estado de sade de Tancredo.

Questo 4: Prezados Senhores, prazerosamente remetemos a Vossas Senhorias os resultados de suas aplicaes em nosso Fundo de Investimentos. Cumpre-nos ainda

Questo 5: No texto de O Estado, a primeira orao diz que a junta confirmou a

existncia de alteraes nos movimentos intestinais de Tancredo e a orao coordenada sindtica adversativa afirma que o seu estado era bom, ou seja, o fato destacado que seu estado era bom. Quando h um aspecto favorvel e um desfavorvel e eles so ligados por uma conjuno adversativa, o fato expresso pela orao coordenada sindtica adversativa que colocado em realce. No texto da Folha, ocorre o inverso: a primeira orao afirma que o estado do presidente eleito era bom e a orao adversativa diz que existiam alteraes nos movimentos intestinais, ou seja, o fato destacado que havia alteraes nos movimentos intestinais. bem verdade que o texto da Folha atenua a idia de que, de fato, o estado de sade de Tancredo no era bom, ao notar que as alteraes nos movimentos intestinais eram mais ou menos normais, uma vez que elas ocorrem "no raramente aps operaes de urgncia". Essa atenuao, no entanto, no elimina o fato de que, enquanto O Estado ressalta que o estado do presidente era bom, a Folha enfatiza que seu estado no era bom.
Questo 6: O Estado apresenta fatos que evidenciam uma melhora do estado de

Questo 3: A incoerncia da narrativa consiste em Oswaldo ter adquirido

repentinamente poder para fazer uma coisa que quinze minutos antes no conseguia. Estava to bbado, que o filho teve de carreg-lo para a cama. Quinze minutos depois, a bebedeira desaparece, sem que haja nenhuma razo para isso. Oswaldo faz coisas que era totalmente incapaz de fazer, como levantar-se.
Questo 4: A incoerncia, gritante no caso, consiste no uso destoante de algumas

figuras. Se a inteno , atravs das figuras usadas, mostrar que o dono do quarto adorava os esportes e no suportava as atividades intelectuais, todas elas devero convergir coerentemente para esse fim. Ora, o tabuleiro de xadrez com as peas arrumadas sobre uma mesinha e as obras completas de Shakespeare indicam que o dono do quarto era afeito s atividades intelectuais.
Questo 5: A concluso incoerente com os pressupostos colocados no prprio

sade do presidente eleito, sem atribu-los informao de ningum. Ao retirar o enunciador do interior do enunciado, cria um efeito de sentido de verdade: no foi ningum que disse, os fatos se passaram assim. A Folha no relata os pormenores apresentados por O Estado, mas atribui ao porta-voz da Presidncia a informao de que a recuperao do presidente era normal. Ao colocar o enunciador no interior do enunciado, cria um efeito de sentido de dvida, que corroborado pelo desmentido, em discurso direto, do ministro Antnio Carlos Magalhes. Alm disso, ao comear o pargrafo com a confirmao, feita pelo ministro, de que o presidente eleito passara uma pssima noite, fato ento sabido por todos, cria um efeito de sentido de confiabilidade em relao s informaes dadas por ele.
Questo 7: Sim, lendo o texto da Folha, depreende-se que o presidente piorara e que

texto, que admitem que: a) existem polticos competentes e honestos e no diz que esses no foram eleitos pelo povo; b) casos de corrupo comprovada se referem a um poltico que foi eleito pelo povo; c) entre os governantes se incluem tambm polticos honestos. Ento, no coerente concluir que o povo no sabe escolher seus governantes. O que se pode deduzir com propriedade que certa parcela do povo no sabe escolher todos os seus governantes.
Questo 6:

convocar a junta fora um ltimo recurso para salvar-lhe a vida; lendo o texto de O Estado, conclui-se que a convocao da junta fora uma medida rotineira tomada apenas para confirmar o diagnstico e tranqilizar o pas.
Questo 8: alternativa c.

a) Para dar idia de uma das possibilidades, damos a continuao da crnica de Paulo Mendes Campos: "Numa das noites frias de Belo Horizonte, Jacinto trocava as pernas, caminhava sem destino, como a folha morta do poeta. Um vento mau o levava. No encontro das avenidas de Contorno e Cristvo Colombo, os bondes rangem na curva, da madrugada, quando esto apressados. O motorneiro no viu Jacinto; Jacinto no viu o bonde: o anjo dos bbados dormia, e no tomou conhecimento do episdio cruel que se armava. Jacinto caiu em cheio perto dos trilhos, braos abertos em cruz, as rodas deceparam-lhe a mo direita". b) Numa tarde ensolarada do Rio de Janeiro, Jacinto caminhava a passos largos pela avenida e, num pulo de gato, tomou o lotao ainda em movimento. Por causa do troco, desentendeu-se com o cobrador e, em alta voz, ofendeu uma senhora que, numa brecada brusca, o empurrou.

Questo 1: No h coerncia alguma entre o primeiro e o segundo pargrafo. No

primeiro, o narrador se diz perdidamente apaixonado pela boneca e manifesta o desejo de poder dormir com ela. No segundo, oferecida a oportunidade de realizar seu sonho, ele no o faz sem apresentar uma s razo para a mudana do estado de fascinao para o de indiferena. Se no o fez por algum dever moral ou alguma proibio explcita, isso deveria ser esclarecido no percurso.
Questo 2: H muitas incoerncias nesse texto: o primeiro pargrafo insiste no fato

Questo 1: O solo do Nordeste muito seco e aparentemente rido, mas (porm,

contudo...), quando caem as chuvas, imediatamente brota a vegetao.


ou

de a famlia no querer abrir mo de suas tradies e da prpria lngua. O narrador afirma no querer aceitar os hbitos da famlia e ignorar a lngua chinesa. No segundo pargrafo, nenhum desses problemas gerou tenso alguma. Ou o narrador ou os velhos abriram mo de suas exigncias. Alm disso, ou os velhos falaram portugus - o que eles recusavam - ou o narrador adquiriu, de repente, a competncia de falar chins, j que conversou muito com os pais de Sheng.

Ainda que (embora, apesar de que...) o solo do Nordeste seja muito seco e aparentemente rido, quando caem as chuvas, imediatamente brota a vegetao.
Questo 2: Uma seca desoladora assolou a regio sul, principal celeiro do pas,

portanto (logo, por isso...) vai faltar alimento e os preos vo disparar.


Questo 3: Vai faltar alimento e os preos vo disparar, pois (j que, visto que,

10

porque...) uma seca desoladora assolou a regio sul, principal celeiro do pas.

Questo 4: O trnsito em So Paulo ficou completamente paralisado dia 15, das 14 s 18 horas, porque fortssimas chuvas inundaram a cidade. Questo 5: O uso do conectivo "apesar de que" pressupe uma relao de contradio entre as partes, que, no caso, no h. As duas oraes acima implicam-se mutuamente e poderiam ser ligadas por conectivos que indicassem essa implicao, como, por exemplo: Em So Paulo j no chove h mais de dois meses, portanto (por isso) j se pensa em racionamento de gua e energia eltrica. ou J se pensa em racionamento de gua e energia eltrica, porque em So Paulo j no chove h mais de dois meses. Questo 6: O "mas" estabelece uma relao de contradio entre os dois segmentos do discurso. No caso, no existe contradio entre as partes. . As pessoas caminham pelas ruas, despreocupadas, como se no existisse perigo algum, e (enquanto) o policial continua folgadamente tomando o seu caf no bar. . Questo 7: O "pois" introduz uma orao que confirma ou justifica o que se disse no segmento anterior. No caso, o que se diz na orao introduzida por esse conectivo no serve para justificar a suspenso do jogo. Teria cabimento usar-se um conectivo de carter adversativo (mas, porm, apesar de). Talvez seja adiado o jogo entre Botafogo e Flamengo, apesar de o estado do gramado do Maracan no ser dos piores. Questo 8: "Onde", como pronome relativo, tem valor locativo, podendo ser substitudo por em que, no qual, nos quais, nas quais. Como se v, no o conectivo apropriado para estabelecer esse tipo de relao que se pretende, no caso. Uma boa parte das crianas mora muito longe, vai escola com fome, por isso ocorre o grande nmero de desistncias. Questo 9: a) No, ao menos no integralmente. Falta informao. b) A orao indicativa de finalidade "para que os participantes do congresso" iniciou-se, foi cortada por uma seqncia de oraes e no se concluiu. Dessa forma, fica-se sem saber a finalidade dessas instrues que chegaram. O produtor do perodo alongou-o e enxertou nele tantas oraes subordinadas que perdeu o controle sobre o que estava dizendo.

Questo 4: O uso da palavra apenas, no caso, confere carter exclusivo ao adjetivo "racional": o texto que seja racional e exclua a emoo frio. Questo 5: A relao proporcional criada pelo autor abrange basicamente duas variveis: a nudez da frase e seu carter cortante. Segundo o texto, a frase mais despida mais cortante; menos despida menos cortante. Questo 6: Refere-se a menino. "Amarrou-lhe as mos" equivale a amarrou as mos do menino; "fez-lhe um sinal" equivale a fez um sinal para o menino. Questo 7: Em "seu corpo", o pronome refere-se a menino: rachou o corpo do menino; em "seu filho", o pronome refere-se a F., o que o matou com o machado. Questo 8: a) Isso recupera toda a orao anterior, isto , "O menino P., de cinco anos, no era seu filho". b) Reporta a um tempo anterior ao momento em que se deu o assassinato do menino, ao momento em que F. discutia com sua mulher. Questo 9: Esse, no caso, recupera o texto jornalstico que acabou de ser citado pelo autor do texto. Questo 10: A semelhana consiste no fato de que ambos - tragdias e cantores famosos - no necessitam de apresentao.

Questo 1: a) Estado anterior: tinha um emprego e condies de sobrevivncia, como o alimento por exemplo; o estado posterior: no tinha mais emprego e chegou a passar fome. b) Afastou-se da convivncia com os amigos por constrangimento. Questo 2: a) Consiste em alterar sua situao de desempregado: arruma novo emprego numa agncia. b) Um americano que lhe ofereceu emprego. Questo 3: Agarrou-se com unhas e dentes ao amigo americano para preservar o emprego.

Questo 1: a) Jornalista. b) Perigo. Questo 2: Sim. Ao usar tambm, o autor do texto deixa implcito que o jornalismo, alm da sociologia, inclui outros ramos do saber. Questo 3: Existe contradio entre o reconhecimento de um fato e uma restrio imposta pelo autor: o jornalismo sociologia mas no apenas isso.

Questo 4: a) Na pressuposio de que a amizade com o preto poderia custar-lhe o emprego. b) Imaginava que, por causa do preconceito racial, o americano julgasse aquela amizade com o preto incompatvel com o novo cargo que ocupava. Questo 5: Da maneira mais discreta que lhe foi possvel. Questo 6: a) Virou a cara e fingiu que no o vira.

11

b) "Passar fome era muito bonito nos romances de Knut Hamsun lidos depois do jantar, e sem credores porta." Questo 7: Evidentemente, no. At se envergonharia dela. Na verdade, sua situao de insegurana que o fez fantasiar e pressupor reaes que de fato no ocorreram. Questo 8: alternativa a.

Questo 3: Se o louco considerado doente por ter uma conduta singularizada, o sadio, para esse tipo de sociedade, aquele que se ajusta ao denominador comum, uniformidade.

Questo 4: O princpio da "equivalncia abstrata" consiste em considerar como equivalentes seres que no tm denominador comum, isto , uma equivalncia pressuposta e falsa, j que concretamente os seres so diferentes. Questo 5: alternativa e.

Questo 6: alternativa c. Questo 1: Todos os enunciados do texto relatam episdios simultneos. No h um enunciado que possa ser considerado cronologicamente anterior ao outro. Todos os verbos esto no imperfeito do indicativo, e no existe nenhum elemento lingstico indicando mudana de estado. Questo 2: O texto francamente descritivo, pois nele todos os fatos so relatados simultaneamente, e no h nada que indique mudana de um estado para outro. Questo 3: "uma aglomerao tumultuosa de machos e fmeas"; "lavavam a cara, incomodamente"; "As mulheres precisavam j prender as saias entre as coxas para no as molhar". Questo 4: O texto, sem dvida, ressalta o lado animalesco dos personagens que vivem no cortio. Isso se revela sobretudo na promiscuidade em que vivem, nas aes que praticam e nas prprias palavras que o enunciador usa para caracterizlos. Vrias passagens do texto deixam transparecer o carter animalesco dos personagens: "os homens, esses no se preocupavam em no molhar o plo"; "esfregavam com fora as ventas e as barbas,fossando e fungando"; "as crianas (...) despachavam-se ali mesmo, no capinzai dos fundos". Questo 5: Transmite uma imagem de degradao: as condies precrias de habitao, os poucos recursos para um amontoado de pessoas, a promiscuidade, todos os fatos relatados, enfim, contribuem para criar uma imagem negativa das condies de vida no cortio. Questo 6: A escolha de "machos e fmeas" para designar homens e mulheres, sem dvida, adquire um significado importante no contexto. Trata-se de um dos vrios recursos que o narrador usou para enfatizar o lado animalesco das pessoas que vivem nessas condies de vida. Questo 7: alternativa d. Questo 5: H muitas respostas possveis, como, por exemplo, a que segue: "Entretanto causaram-lhe tambm um certo tipo de humilhao, a de priv-lo de ver brotar das suas mos o produto de seu trabalho". Questo 1: Apesar de estar contente agora, vou ficar muito chateado com os puxes de orelha e os trotes dos meus colegas. J me preveniram contra isso e prometeram capricho no trabalho.

Questo 2: Por estar atingindo a maioridade, sinto-me hoje feliz como nunca me senti em toda a minha vida.

Questo 3: Chegou o dia que eu sempre achei importante: uma oportunidade para descobrir quanto me consideram e uma possibilidade de mudar o rumo de minha vida. Estou contente por isso. Este bilhete em branco vai ser o incio de uma nova rota.

Questo 4: No h progresso discursiva entre um pargrafo e outro. Substancialmente, o que se diz no primeiro repetido no segundo, o que caracteriza a redundncia e no a progresso. Vejamos: a) o primeiro fala da influncia da propaganda no comportamento das pessoas; o segundo, do controle desse comportamento pela propaganda; o significado praticamente o mesmo; b) o primeiro coloca essa influncia como um indicador do aperfeioamento dos mecanismos de manipulao; o segundo coloca o controle como indicador do desenvolvimento de mecanismos para convencer, que equivale a manipular.

Questo 1: O tema em Questo a concepo de loucura na cultura ocidental moderna. Questo 2: Porque o louco insiste em afirmar sua singularidade, sua individualidade, e esse tipo de sociedade insiste em ter horror ao diferente e afirma uma igualdade abstrata, contrria, portanto, singularidade do louco.

Questo 6: A repetio, no caso, ressalta a insistncia com que somos impelidos a todo instante por todos os tipos de necessidade. Somos continuamente pressionados por obrigaes morais, sociais, individuais, afetivas, prticas, etc. Essa repetio sugere o atropelo ininterrupto das imposies, o apelo constante do dever.

12
Questo 7: a.

Questo I: Levando em conta o significado constitudo pelo poema "chuva suor e cerveja", essa expresso constitui um apelo ao prazer, um convite celebrao da alegria. Questo 2: Chuva, em todas as situaes em que ocorre no texto, funciona como um elemento que contribui para a unio, para a alegria e o prazer. Questo 3: Dentro do contexto, esses trs elementos possuem vrios traos comuns: o seu estado lquido, a associao com a descontrao, ausncia de represso, o sentimento de euforia, prazer e alegria. Questo 4: Sim, a alta freqncia com que ocorrem essas consoantes acaba por conferir ao poema um efeito sonoro contnuo, sem interrupes nem quebras. Esse efeito sonoro combina perfeitamente com o significado disseminado por todo o texto, que fala da alegria ininterrupta e do prazer continuado. Questo 5: Da chuva. Questo 6: No h dvida de que esse ritmo cadenciado e gil serve para criar uma impresso de movimento, de agitao frentica, que prpria do frevo e das danas carnavalescas. Questo 7: Nessa estrofe, o ritmo continua acelerado e frentico, mas as consoantes constritivas (g/j - Ih - ch - s - v) no lembram mais a batida frentica do frevo e das danas, mas insinuam o movimento incessante do enlace amoroso dos corpos molhados. Questo 8: alternativa o.

Questo 5: Passado: "rua antiga estreita e torta"; "iracema" (personagem da literatura romntica). Modernidade: "avies", "caminhes", "aponta contra os chapades" (aluso abertura de estradas do Planalto Central nas dcadas de 50 e 60, perodo de modernizao do pas); "eu inauguro o monumento no planalto central" (Braslia); "acordes dissonantes / pelos cinco mil alto-falantes"; "fino da bossa" (programa de televiso muito popular na poca em que a msica foi composta: dcada de 60).

Questo 6: "roa", "ipanema". Questo 7: "bang-bang". Questo 8: "monumento no planalto central", "palhoa". Questo 9: alternativa c.

Questo I: A estrutura sinttica da definio. O primeiro verso comea com a palavra a ser definida (amor), seguida do verbo de ligao ser no presente do indicativo, aparecendo, logo depois, os termos que vo definir o termo colocado inicialmente. Substantivo + verbo ser + substantivo a estrutura tpica da definio, pois ela procura estabelecer uma identidade entre dois elementos. O termo que marca a identidade o verbo de ligao ser, colocado no presente do indicativo. O presente serve para mostrar a ausncia de tempo, o que significa que a definio procura estabelecer uma verdade eterna. A mesma estrutura repete-se nos dez versos seguintes. Neles, porm, o termo "amor" est implcito. Questo 2: alegria, sofrimento intenso, ausncia de desejo, isolamento, insatisfao, iluso (cuidar = pensar), desejo, vassalagem, fidelidade. Questo 3: triste, indolor, desejosa, acompanhado, satisfeita, frustrada, limitada, indevida, inapropriada. Questo 4: Para mostrar a impossibilidade de definir o amor, uma vez que cada definio encerra uma contradio. Questo 5: Presena do conectivo adversativo (mas) e passagem das oraes afirmativas para uma orao interrogativa. A interrogao indica a perplexidade do poeta diante desse sentimento que ele no consegue definir. Questo 6: A afirmao do ltimo verso uma afirmao atributiva, em que o poeta atribui uma qualidade (contrrio a si) ao amor. As outras eram afirmaes que pretendiam dar uma definio. Questo 7: um texto conotativo porque construdo com metforas (por exemplo, "amor fogo que arde"); a linguagem apresenta combinaes inesperadas, reveladas pelos oxmoros (por exemplo, " dor que desatina sem doer"); o plano da expresso relevante (a afirmao nos onze primeiros versos e a interrogao final indicam a busca da definio precisa e a perplexidade com a impossibilidade

Questo I: Est falando do Brasil: "amaralina", "bahia", "ipanema", etc. Questo 2: Enumerao catica. Questo 3: "atrs da verde mata"; "o luar do serto" (referncias msica "O luar do serto", cuja letra foi escrita por Catulo da Paixo Cearense); "bossa" (referncia ao movimento musical da bossa nova); "que tudo mais v pro inferno" (verso de uma famosa msica de Roberto Carlos, "Quero que v tudo pro inferno", gravada na poca da Jovem Guarda); "meu bem" (referncia msica "Meu bem", gravada por Ronnie Von); "viva a banda" (referncia msica "A banda", de Chico Buarque de Holanda); "crmen miranda" (cantora brasileira que fez muito sucesso nos Estados Unidos). Questo 4: "na mo direita tem uma roseira / autenticando eterna primavera" alude a "Na mo direita tem uma roseira / Que d flor na primavera".

13

de definir o amor; as onze tentativas de definio indicam o esforo do poeta em tentar definir o amor); o texto intocvel porque num resumo o essencial se perde (o encanto do poema reside na sua organizao sinttica e semntica).
Questo 8: alternativa a.

Questo 4:

a) Consiste em, por deduo, lanar a hiptese de que a famlia tem um jardineiro aplicado ou algum que gosta muito de jardinagem. b) O dado a presena de plantas variadas e viosas.
Questo 5: A interpretao no absolutamente segura, pois nada no texto fala em

jardineiro ou algum que gosta de jardinagem. No entanto h ndices que do margem a essa hiptese, j que a existncia de plantas viosas e variadas implica a presena de algum que cuide delas.
Questo 6: Os comentrios interpretativos sobre o prprio texto so uma operao, Questo 1: O texto narrado em primeira pessoa. O narrador o personagem que

morreu.
Questo 2: Consiste na inverso de um procedimento habitual. O narrador comea

se no exclusiva, ao menos muito mais freqente e muito mais apropriada ao texto verbal. atravs das palavras que se tecem comentrios e se interpretam tanto os textos verbais quanto os no-verbais.

suas memrias pela morte e no pelo nascimento. Ele altera, no nvel da organizao textual, a seqncia cronolgica da narrativa.
Questo 3: Nos dois casos, o primeiro termo um substantivo e o segundo, um

adjetivo. Isso quer dizer que, no primeiro caso, trata-se de um escritor que morreu e, no segundo, de um morto que escreve. Como em vida o narrador no fora escritor, mas se tornara escritor depois de morto, qualifica-se no de autor defunto, mas de defunto autor. Por isso diz que para ele o tmulo fora outro bero.
Questo 4: a) No, composto de um conjunto de clichs: chuva = choro da natureza; "um dos mais belos caracteres que tm honrado a humanidade"; "nuvens escuras que cobrem o azul como um crepe funreo"; tempo chuvoso = dor crua e m que ri as mais ntimas entranhas da natureza. b) uma ironia, o narrador quer dizer o contrrio do que escreve. Questo 5: O narrador, com essa combinao, mostra que a idade no o fizera um

Questo 1: A nfase dada ao significado denotativo, isto , ao conceito puro,

despojado de qualquer tipo de associao paralela, sem as impresses sentimentais que tal conceito evoca.
Questo 2: a) Sem dvida, ao destituir a lua desses atributos todos e ao afirmar que agora ela no possui esses predicados. o poeta faz pressupor que antes lhe atribuam tais qualificaes. b) Com esse procedimento, o poeta est, de um lado, excluindo da lua as evocaes conotativas e, de outro, reforando a significao denotativa. Questo 3: Essa concepo fantasiosa e idealizada da lua, prpria de um tempo

ser decadente.
Questo 6: Uma certa descrena. Questo 7: alternativa d.

passado, atribuda sobretudo ao Romantismo e vem expressa no verso: "Demissionria de atribuies romnticas".
Questo 4:

Questo 1: Ambos os textos so predominantemente descritivos j que procuram

reproduzir um dado da realidade concreto e singular, situado num ponto esttico do tempo.
Questo 2: Sob um ponto de vista, a foto tem mais eficincia do que um texto

a) Dar "show" significa expor-se, ou exibir-se como objeto de admirao; disponibilidades sentimentais significa predisposies do sentimento. O verso quer dizer que a lua qual ele dirige sua fala no est mais a exibir-se para as pessoas predispostas a v-la de maneira emocional e sentimentalista. como se a lua se recusasse a ser alvo de fantasias emocionais. b) O contexto sugere o significado de exagero, explorao indevida. Ao dizer "Fatigado de mais-valia" , o poeta manifesta sua averso a esses exageros prprios de pocas passadas, sobretudo dos romnticos, que consistem em explorar a lua, roubando dela significados que ela no comporta. como se quisessem obrig-la a exercer funes que no lhe cabem.
Questo 5: De maneira alguma o poema permite esse tipo de concluso. Trata-se

verbal, pois este linear e, por isso, s permite apreender a totalidade da cena depois da enumerao progressiva de cada elemento que a compe. A linguagem visual, ao contrrio, permite a imediata apreenso da realidade.
Questo 3: Sim. O tipo de relao que se estabelece, em ambos os textos, entre o

exatamente do contrrio, pois o poeta se revela avesso s exageradas fantasias ("Fatigado de mais-valia") e manifesta sua predileo pela concepo moderna ("Gosto de ti assim: / Coisa em si, / - Satlite").
Questo 6: Sim. A literatura no se ocupa de copiar ou descrever a realidade tal

senhor de idade e a menina e outras figuras apresenta fortes indcios de que se trata de um av e sua netinha. No caso do texto verbal, observem-se os elementos que esto presentes nas linhas 53-69.

como ela , mas de transfigurar a realidade, interpretando-a de acordo com certa viso de mundo.

14

Questo 7: Atravs dessas aluses, o poema de Manuel Bandeira explicita a oposio existente entre dois tipos de concepo de poesia e nega a concepo assumida por Raimundo Correia que consiste em carregar na fantasia e exagerar nas idealizaes. Questo 8: a) Fatigado de mais-valia, Gosto de ti assim: Coisa em si, - Satlite. b) Uma concepo que procura revalorizar o objeto da poesia pela beleza que lhe prpria e no pelas fantasias subjetivas que se atribuem a ele.

Questo 7: a) Est evidente a recompensa, at exagerada: as laranjeiras em flor, cheirosas, brancas como uma procisso de noivas (a beleza); os abacateiros pesados de frutos verdes (abastana); os abacaxis coroados como reis, etc. b) Pelo exagero e pela prpria referncia deusa da mitologia, tudo indica que a sano seja fruto da fantasia. Questo 8: a.

Questo 1: a) conceituao de habitat; b) conceituao de nicho ecolgico; c) afirmao e exemplificao de que os organismos podem viver no mesmo habitat e pertencer a nichos ecolgicos diferentes; d) afirmao de que duas espcies nunca ocupam o mesmo nicho por muito tempo. Questo 2: Ao usar "endereo", o autor quer precisar o conceito de habitat, mostrando que esse termo diz respeito ao lugar apropriado para um organismo viver; ao usar "profisso" para se referir a nicho ecolgico, quer esclarecer que o nicho ecolgico definido pelo papel que o organismo desempenha na comunidade bitica. Questo 3: a) Basicamente o termo que indica ressalva ou advertncia a expresso no entanto, um elemento de coeso que estabelece relaes de oposio. b) O possvel equvoco o de confundir habitat com nicho ecolgico, sobretudo quando ambos se situam num mesmo espao. Questo 4: O exemplo, no esquema argumentativo, tem a funo de ilustrar o que se disse no perodo inicial do pargrafo, isto , que os organismos podem conviver num mesmo habitat e pertencer a nichos ecolgicos diferentes. Questo 5: a) Estrelas do mar e anmonas (= animais); algas marinhas, sargaos e pequenas algas filamentosas (= vegetais). b) O seu habitat so as zonas costeiras de mangue. c) Esses organismos no ocupam o mesmo nicho ecolgico porque desempenham papis diferentes na comunidade bitica: as algas atuam como produtores, os animais atuam como consumidores. Como o nicho ecolgico determinado pelo desempenho dos organismos, desempenhos diferentes implicam nichos diferentes. Questo 6: O exemplo citado entre as linhas 33 e 43 mais especfico que o anterior no sentido de que o exemplo anterior se referia a organismos bastante distintos (animais x vegetais), que tm o mesmo habitat e ocupam nichos ecolgicos diferentes, enquanto este segundo exemplo, para demonstrar o mesmo fenmeno, cita organismos de caractersticas muito semelhantes: so animais e, mais especificamente, insetos com hbitos muito aproximados (nadam para trs). Mais especfico, no caso, pode ser entendido como mais especializado, mais particular. Questo 7: a) Os abutres referidos no exemplo tm o mesmo habitat, porque tm o mesmo "endereo", isto , so adaptados para viver num mesmo lugar.

Questo 1: a) relato da ao: linhas 1 a 3; b) fatores que levaram o personagem a pratic-la: linhas 4 a 24; c) conseqncias decorrentes da ao, segundo o personagem: linhas 25 a 36. Questo 2: a) 'Uma vida instalada no sossego, como sugere o prprio nome do stio que comprou: "uma vida feliz, farta, livre, alegre e saudvel", conforme as palavras do narrador. b) Uma vida tpica de empregado pblico, de submisso a fatores adversos, de dependncia e de opresso dentro do ambiente urbano ("casas apertadas, sem ar, sem luz"). Questo 3: No. Ao lado de interesses pessoais, ele alega tambm razes maiores, de natureza patritica: "o que era principal grandeza da ptria estremecida, era uma forte base agrcola..." Questo 4: Como "uma vida feliz, farta, livre, alegre e saudvel". Questo 5: a) O dinheiro suficiente para comprar o stio. b) No. Uma fase da seqncia narrativa pode ficar implcita. Est pressuposto que, se o personagem comprou, porque tinha competncia para faz-lo. Outras passagens do texto sugerem que essa competncia tem fundamento, pois est dito que o comprador durante muito tempo trabalhou numa repartio pblica.

Questo 6: Os elementos indicadores de que o relato fruto mais do sonho do que da realidade so os exageros e o carter hiperblico presente em todo o desenvolvimento do texto: o tom exclamativo das frases ("Oh! terra abenoada!); as interrogaes de efeito retrico ("como que se preferia viver em casas apertadas...?"); a adjetivao abundantemente utilizada para ressaltar as qualidades positivas ("doce vida campestre", "solo ubrrimo", "agricultura fcil e rendosa", "as jacas monstruosas"); a explorao de um elemento da prpria mitologia ("era Pomona, deusa dos vergis e dos jardins..."). Tudo isso serve para indicar que essa terra da qual se fala mais um sonho paradisaco do que um espao de realidade.

15

b) Apesar de terem o mesmo habitat e de se nutrirem do mesmo tipo de alimento, a carne putrefata de animais, esses abutres ocupam nichos ecolgicos diferentes porque desempenham papis distintos, isto , cada espcie especializada numa atividade: destacar carne macia, ou roubar carne do bico da outra, ou aproveitar o couro, os tendes e ligamentos, ou aproveitar restos da carcaa que nenhuma das outras espcies anteriores aproveita. Questo 8: No caso, a progresso discursiva no ficou comprometida. verdade que os trs exemplos tm a mesma funo, isto , os trs so colocados no texto para demonstrar que os organismos podem ter o mesmo habitat e ocupar nichos ecolgicos diferentes. Mas h uma progresso entre eles, no sentido de que cada um vai progressivamente apresentando uma situao mais particularizada, mais especializada. O primeiro exemplo cita organismos muito distintos (animais x vegetais) que desempenham papis muito distintos; o segundo cita organismos muito semelhantes (insetos) que desempenham papis bem distintos (uns so predadores de animais vivos, outros alimentam-se de animais mortos); o terceiro cita organismos muito semelhantes (abutres africanos) que desempenham papis distintos mas muito prximos (nutrir-se de carne putrefata de animais). Questo 9: Porque, como o nicho ecolgico determinado no pelo lugar ocupado por uma espcie mas pelo seu desempenho nesse espao, ocupar o mesmo nicho ecolgico significa desempenhar o mesmo papel, o que gera a competio e da competio normalmente resulta a sobrevivncia de uma espcie e a eliminao de outra.

da a afirmao de que "os militares da Guatemala vo sentir-se melhor com um presidente civil". Questo 4: No. O analista exatamente aquele tipo de enunciador que vai interpretando e revelando pressupostos e subentendidos contidos nos enunciados de outrem, baseado, obviamente, em dados e informaes de que dispe e que nem sempre revela explicitamente no texto. Fica por conta do leitor, com seu repertrio de conhecimentos, concordar ou no com a anlise. Nem sempre econmico ou producente ir documentando com fatos todo tipo de inferncia que se faz. Com essa obrigatoriedade, os artigos analticos podem ficar interminveis. Questo 5: O ttulo do artigo diz "Militares ainda ditam as regras na Guatemala". O uso do advrbio "ainda" pressupe que no passado os militares ditavam as regras e, no presente, esse estado ainda permanece, o que leva ao descrdito a afirmao de que esteja processando-se o restabelecimento do poder civil na Guatemala. O uso das aspas, no caso, serve para indicar que esse restabelecimento um termo usado por aquele a quem conveniente dizer que houve esse tipo de transformao, mas, segundo o articulista, no corresponde verdade.

Questo I: a) No artigo assinado fica explcito que o seu contedo a expresso de um ponto de vista do analista, podendo at no corresponder ao do jornal enquanto instituio. verdade que, ao constar a referncia de que o articulista pertence "equipe de analistas do jornal", fica subentendido que ele goza, de algum modo, de credibilidade junto empresa. E ainda, quando o articulador de renome, como no caso, a empresa ganha crdito por contar com a colaborao dos seus artigos. b) Os artigos assinados, alm de serem da responsabilidade do articulista, assumem explicitamente a condio de que constituem uma interpretao que o articulista faz dos fatos que relata. O articulista no faz profisso de f de sua neutralidade, no quer transmitir a impresso de estar simplesmente relatando fatos, mas externar o seu modo de analis-los. Nos artigos no-assinados, o enunciador se oculta por trs do anonimato e pretende transmitir a impresso de que seu contedo neutro e corresponde realidade dos fatos e no viso do articulista. Questo 2: No caso, a utilizao do discurso direto contribui para criar um efeito de verdade, isto , fica claro que a citao corresponde literalmente ao que disse Cesar Cereseres e no a uma pressuposio ou a uma interpretao do articulista. Questo 3: Ao inserir esse aposto no enunciado, o articulista qualifica positivamente o autor da frase que vem citada em discurso direto e mostra que vindo da boca de um funcionrio do Departamento de Estado no pode ser posta em dvi-

Questo 6: a) Produz o efeito de desmascarar o discurso citado, isto , demonstrar que a expresso governo com um presidente civil uma forma disfarada de dizer "governo capaz de captar dlares. b) A contradio est no fato de que, embora se diga que os militares da Guatemala se sentem melhor com um governo democrtico, nas atitudes que tomam eles demonstram no estar muito interessados na democracia. Em outras palavras, o mesmo esquema argumentativo poderia ganhar a seguinte forma: "Os militares da Guatemala se sentem melhor com um governo capaz de captar dlares, mas trataram de cercar-se de garantias contra possveis acessos de democratismos desse governo". Questo 7: A funo desses dados no esquema argumentativo a de documentar, por meio de ilustrao, o que se disse nas linhas de 10 a 12 "os militares guatemaltecos trataram de cercar-se de garantias contra possveis acessos de democratismos desse governo". A assinatura de dezesseis decretos-leis, com a criao de um Conselho de Segurana do Estado, ilustra como essas garantias foram conseguidas. Questo 8: O resultado dessa comparao que os militares guatemaltecos so mais poderosos que os seus correspondentes uruguaios e que o poder civil uruguaio mais eficiente que o poder civil guatemalteco. Questo 9: Na frase a, se opor pressupe que o presidente pode e dificilmente no querer anular a lei. Na frase b, o verbo concordar pressupe que o presidente pode e dificilmente querer anular a lei. Na frase c, o verbo se arriscar pressupe que o presidente no pode e no querer, portanto, anular a lei.

16

Indicaes para o professor

I - Idia geral do texto Busca da admirao e do respeito, uma das fortes paixes do homem. II - Segmentao do texto Critrio: tipo de objeto a ser adquirido 1) 1 pargrafo: aquisio dos bens materiais; 2) 2 pargrafo: aquisio daquilo que valorizado em cada poca ou em cada sociedade.
III - Resumo das idias de cada parte 1) 'busca de riqueza em nossa sociedade busca do respeito e da admirao ds outros, porque isso conferido a quem parece rico; 2) busca do que cada sociedade valoriza busca da admirao e do respeito dos outros.

IV - Redao final O homem cobia a riqueza no para usufruir dos' bens materiais que ela possibilita, mas para granjear admirao e prestgio, uma das mais fortes paixes do homem. Assim como nossa sociedade persegue a riqueza porque ela confere prestgio, outras perseguem outros indicadores de prestgio: o nascimento, o talento artstico, o saber, a santidade.

17

Potrebbero piacerti anche