Sei sulla pagina 1di 14

Neoliberalismo e Ensino Superior uma reflexo sobre a Educao Distncia e o Ensino Privado

Marta Rosani Taras Vaz (Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO) martarosanni@hotmail.com Dr. Mario de Souza Martins (Professor de Sociologia da Universidade Estadual do Centro-Oeste UNICENTRO) mariosm51@ig.com.br

Resumo: O artigo Neoliberalismo e Ensino Superior uma reflexo sobre a Educao Distncia e o Ensino Privado configura-se como parte integrante do Trabalho de Concluso de Curso, vinculado Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO) - Paran. Realiza uma reflexo sobre o conceito de Estado e o Neoliberalismo, sua trajetria histrica e o reflexo de seu iderio no Brasil, investigando as Polticas voltadas ao Ensino Superior a partir da dcada de 90, nos governos de Fernando Collor de Mello (1990-1992), Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) e Luis Incio Lula da Silva (2003-2010), tendo em vista o contexto poltico e econmico do Brasil neste perodo, verificando a influncia de Organizaes e bancos externos e refletindo sobre o fortalecimento das Instituies de Ensino Superior Distncia e sobre o incentivo a polticas de relao pblica privado para o ensino superior no Brasil. Palavras chave: Neoliberalismo, Ensino Superior, Educao Distncia, Ensino Privado.

Neoliberalism and Higher Education - a reflection on the Distance Education and Private Education
Abstract : The article "Neoliberalism and Higher Education - a reflection on the Distance Education and Private Education" appears as part of the Work Completion of course, linked to State University Midwest (UNICENTRO) - Paran. Performs a reflection on the concept of State and Neoliberalism, its historical trajectory and the reflection of his ideas in Brazil, aimed at investigating the Higher Education Policy from the 90s, the governments of Fernando Collor de Mello (1990-1992), Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) and Luis Inacio Lula da Silva (2003-2010), in view of the political and economic context of Brazil in this period, checking the influence of external organizations and banks and reflecting on Strengthening Higher Education Institutions Distance and the incentive policies regarding public - private higher education in Brazil. Key-words: Neoliberalism, Higher Education, Distance Education, Private Education.

1 Introduo O presente trabalho tem por objetivo investigar as polticas educacionais para o ensino superior implementadas pelo Estado a partir da dcada de 90, que ao invs de apoiar o desenvolvimento de uma educao pblica de qualidade, tem se pautado no fortalecimento da Educao Distncia (EaD) e o avano de instituies privadas. Nos ltimos anos o ensino superior vem sendo marcado por um aumento de vagas seguido de um discurso de democratizao. Os investimentos em educao caminham em direo oposta a uma poltica de incrementao da educao, se amplia o nmero de vagas, mas esse passo no acompanhado por uma poltica de investimento, que possibilite que esse movimento incorpore a grande parte da populao num processo educativo com qualidade. A poltica educacional se contrape aos investimentos, e mostra que a preocupao governamental trata de formar o maior nmero de pessoas, ou seja, a formao em massa. Mas, para que se possa incrementar a formao superior em massa so necessrios altos investimentos financeiros nas Instituies de Ensino Superior (IES) pblicas acarretando um gasto significativo com o dinheiro pblico com a Educao Superior dirigido basicamente a uma formao que deixa a desejar em termos de qualidade. Desta forma, torna-se cada vez mais frequente o surgimento de instituies de ensino superior distncia e privada. A proposta de formao em massa por intermdio da educao distncia se torna uma oferta barata, contribuindo para que o Estado diminua seus investimentos em universidades presenciais, pblicas e gratuitas. Para melhor compreender vale verificar como se d a relao entre o estado neoliberal e o financiamento das polticas educacionais do ensino superior nos anos 90, contribuindo para o desmonte da educao pblica de qualidade, dirigindo o volume de investimento para polticas que privilegiam a educao privada e distncia. Caracterizando tambm o estado neoliberal investigando as polticas de EaD e da relao entre o pblico e o privado que esto voltados ao iderio deste modelo de Estado.

2 O Estado e Neoliberalismo O ensino superior atualmente vem se deparando com diversos obstculos, principalmente no que se refere ao seu financiamento, o atual modelo de estado, o neoliberalismo conhecido tambm como o estado mnimo, teceu polticas que diversificaram

a oferta em mltiplas modalidades de ensino superior, podendo ser ofertadas em Instituies de ensino privada ou distncia, com grande apoio poltico para acordos de parceria pblicoprivada. Realizar uma reflexo sobre as mudanas que vem ocorrendo no ensino superior brasileiro implica compreender o modelo de estado vigente, o neoliberalismo, investigando sua histria, seu iderio e ideologias, bem como compreender sua relao com o princpio capitalista. Para melhor compreender o neoliberalismo, faz necessrio conhecermos algumas concepes de Estado. De acordo com Carnoy (1988, p.66) Karl Marx compreendia o Estado em seu contexto histrico e se submeteu a uma concepo materialista da histria. No o Estado que molda a sociedade, mas a sociedade que molda o Estado, no entanto para Marx, a sociedade por sua vez moldada pelo modo de produo dominante e por suas relaes de produes, ou seja, o Estado fruto das relaes de dominao num modo de produo. Para Marx o Estado no pode ser visto como redentor da sociedade, uma vez compreendido que ele fruto dela e das lutas de classes nela travada. Na viso da sociedade capitalista como uma sociedade de classes (burguesia x proletariado), compreendemos a classe dominante como aquela que detm dos meios de produo, no qual o Estado expresso poltica desta dominao. [...] o Estado um instrumento essencial de dominao de classes na sociedade capitalista (CARNOY, 1988, p. 67). Dessa forma podemos compreender que as polticas para o ensino superior, esto voltadas ao interesse de uma classe, aquela a que o Estado serve, a classe dominante. Para Carnoy (1988, p.69), o Estado capitalista dominado pela burguesia:

O Estado a expresso poltica da classe dominante sem ser originrio de um compl de classe. Uma instituio socialmente necessria exigida para cuidar de certas tarefas sociais necessrias para a sobrevivncia da comunidade torna-se uma instituio de classe.

Podemos compreender, portanto, que os Estado instrumento da classe dominante, Carnoy (1988, p.73) considera trs pontos relevantes da relao do Estado com a dominao capitalista:

Em primeiro lugar, os membros do sistema de Estado [...] tendem a pertencer mesma classe ou classes que dominam a sociedade civil. [...] Em segundo lugar, a classe capitalista domina o Estado atravs de seu poder econmico global. Atravs

de seu controle dos meios de produo, a classe dominante capaz de influenciar as medidas estatais de uma maneira que nenhum outro grupo, na sociedade capitalista, pode desenvolver, quer financeira quer politicamente. [...] Em terceiro lugar, o Estado um instrumento da classe dominante porque, dada a sua insero no modo capitalista de produo, no pode ser diferente. A natureza do Estado, determinada pela natureza e pelas exigncias do modo de produo.

Segundo Carnoy (1988), o filsofo Gramsci acreditava que compreender o Estado, implica a compreenso dos conceitos de sociedade civil e hegmonia. Para Gramsci a sociedade constituda por diversos grupos sociais, como sindicatos, aparelhos escolares e religiosos e instituies cvicas, que compem a superestrutura, onde se encontra a sociedade civil que representa o fator ativo e positivo no desenvolvimento histrico; complexo d as relaes ideolgicas e culturais, a vida espiritual e intelectual, e expresso poltica dessas relaes torna-se o centro da anlise. (CARNOY, 1988, p.93). O conceito de hegemonia no seu sentido originrio do grego significa dirigir, guiar, conduzir. Neste sentido, Sheen (2007) considera que a hegemonia passa a ser usada como um privilegio de um pequeno grupo, capaz de decidir, manipular, estabelecer regras e leis sobre a populao desprovida do poder hegemnico, ou seja, poder poltico, econmico, ideolgico e cultural. O conceito de hegemonia est diretamente ligado ao conceito de Estado, na concepo de Gramsci o Estado a juno da sociedade civil mais a sociedade poltica. Para Gramsci compreendido por Carnoy (1988, p.93) a hegemonia significa o predomnio ideolgico das classes dominantes sobre a classe subalterna na sociedade civil, revestida de fora e convencimento. A sociedade poltica reproduz a fora por meio de aparelhos repressivos e a sociedade civil reproduz o convencimento do projeto de sociedade. Dessa forma a classe dominante impe s demais classes seu pensamento como se este fosse nico, universal e verdadeiro. Segundo Shenn (2007) a Poltica Educacional marcada por dois grandes momentos: o processo e o produto. O processo se caracteriza pelas diversas discusses entre o estado e os diferentes grupos sociais da sociedade civil, cada grupo defendendo os seus interesses. No produto encontramos a lei aprovada. A anlise da Poltica Educacional requer do produto o estudo dos documentos legais, sem perder de vista as modificaes at chegar lei. Como j discutimos a lei a ser aprovada aquela que corresponda aos interesses da classe dominante que detm do poder hegemnico. Mas por outro lado, a realidade apresenta-

se com muitas nuances e por isso dependente das relaes de fora dentro da sociedade, ou seja, dependente da organizao da sociedade civil e das condies de presso que possam exercer sobre o Estado. Portanto, a Poltica Educacional expressa um momento de coero da classe dominante de modo a manipular todo um sistema educacional e posteriormente o rumo de toda estrutura social. Podemos recordar Shen (2001, p.14) quando considera que esse processo contraditrio presente na realidade social:

A poltica educacional, quando se apresenta sob sua forma materializada, como produto acabado, expresso em leis, planos, reflete o momento de coero, do Estado em sentido restrito. Essa coero, no entanto, resultou de uma luta que se travou no mbito da sociedade civil, entre vrias polticas possveis, no bojo das contradies prprias da sociedade capitalista. Em outros termos, a legislao vem concretizar ou legitimar uma disputa que j se deu e foi definida no plano da sociedade civil.

Para compreendermos as polticas educacionais no cenrio brasileiro de Estado Neoliberal devemos realizar um retrospecto da histria poltica da sociedade capitalista, a comear pelo surgimento do liberalismo. O Liberalismo uma doutrina econmico-filosfico que tem seus princpios em: liberdade, tolerncia, defesa da propriedade privada, limitao do poder e individualismo. Para acompanhar e responder as necessidades e interesses do modo de produo que surge, o liberalismo nasce no processo de transio do feudalismo ao capitalismo, para fortalecer e justificar esse novo modelo econmico e poltico, que surgiu no fim da idade mdia: o capitalismo. De acordo com Lima (2008) o liberalismo no Brasil se organizou sobre bases materiais diferentes daqueles do liberalismo clssico, e a compreenso dessas diferenas fundamental para esclarecer as possveis confuses desse iderio que surgiu no Brasil quando ainda era colonial e com mo de obra escrava (sculo XIX). O Brasil um pas de muita influncia externa, pois, a histria brasileira est diretamente ligada ao desenvolvimento do capitalismo mundial. Enquanto o liberalismo clssico lutou para derrubar definitivamente o feudalismo, no Brasil o liberalismo representou a oposio dos laos coloniais.

No entanto, as condies precrias de vida da grande parte da populao europeia, por volta do sculo XVIII em consequncia da revoluo francesa e Industrial coloca em risco a doutrina liberal. A classe operria comeou a reivindicar os seus direitos, contribuindo para o surgimento do estado de bem estar social. por volta dos anos 50, 60, 70 do sculo XX que os pases ocidentais inspirados na teoria de Keynes para redefinir a poltica e a economia, na qual propunha uma interveno maior do Estado nos negcios, com o objetivo de controlar as foras econmicas. De acordo com Chau (2001) as lutas sindicais e populares dos anos 1930-1940 conquistaram o chamado estado de bem estar social, onde o Estado assumia determinadas responsabilidades atendendo as necessidades e bem estar da sociedade, importante lembrar que o Brasil no chegou a usufruir diretamente deste modelo de Estado, em sua forma mais intensa incorporada pelos estados europeus. O poder dos sindicatos e dos movimentos operrios da poca que reivindicavam melhores salrios e cargos sociais estava abalando a estrutura das empresas, diminuindo seus lucros e surgindo incontrolveis processos inflacionrios, o chamado estagflao. Com a crise do estado de bem estar social, surgiu a necessidade da criao de um Estado que controle as revoltas populares, diminua os gastos sociais com o dinheiro pblico, diminua os encargos sociais e investimentos na economia, ou seja, a implantao de uma proposta do Estado minimalista, aquele que no intervm devidamente com a sade, educao e previdncia social, refletindo as praticas descentralizadora, de controle e privatizao. Este Estado minimalista ficou conhecido como Neoliberal. De acordo com Carvalho (2007, p.3):
[...] O neoliberalismo surgiu aps a 2 Guerra Mundial, na regio da Europa e da Amrica do Norte nos pases capitalistas centrais. Pode-se dizer que sua origem esteve relacionada ao texto o Caminho da Servido de Friedrich Hayek de 1944, uma espcie de reao terica e poltica contra o Estado intervencionista e de bemestar.

No entanto, este modelo de estado toma corpo no Brasil apenas a partir da dcada de 90, nos governos de Fernando Collor de Melo, Fernando Henrique Cardoso, no governo do presidente Luiz Incio Lula da Silva assumindo praticas de privatizao e controle no Ensino Superior do Brasil.

3 As polticas para o Ensino Superior e o aumento de Instituies privadas e de EAD a partir da dcada de 90

O Ensino Superior Pblico sofre claramente os reflexos desse novo modelo de estado, atravs de polticas voltadas ao financiamento privado, e fortificao de instituies de oferta de cursos distancia, tornando-se alvo de discusses sobre o conflito entre instituies pblicas e privadas, nas palavras de Barros e Lima (2010, p.4) compreendem:

[...] percebemos que a partir dos anos de 1990 o Ensino Superior comeou a passar por bruscas mudanas. Essas mudanas estavam e ainda continuam vinculadas aos princpios neoliberais que foram implantados, de fato, no Brasil com a primeira eleio direta para Presidncia da Repblica.

Collor assumiu a presidncia do Brasil, embora seu mandato tenha durado apenas dois anos (1990-1992), foi o suficiente para tomar decises significativas no campo educacional, no que se refere em todos os nveis de ensino, de modo particular no ensino superior, seguindo os princpios neoliberais. Com o governo neoliberal de Collor h uma desvalorizao do ensino superior publico e um crescimento das instituies de ensino privado, visando a diminuio dos gastos governamentais com o ensino superior pblico e refletindo a lgica do capital. Segundo Minto (2006, p. 215-216) as principais mudanas no setor econmico no perodo de Collor foram abdicao da moeda nacional, a privatizao do patrimnio pblico, acordos da dvida externa e a perda da autonomia nacional no que se refere aos gastos pblicos. O governo de Collor se caracterizou pelo discurso de modernizao em forma de privatizao, visando o aumento das instituies de ensino particulares para conseguir um aumento significativo de estudantes ao acesso a universidade. Neste perodo o ensino superior se submeteu a uma mercadoria, que resultado de acordos financeiros entre o Ministrio da Educao e Cultura (MEC) e organizaes internacionais, como o Banco Mundial (BM) com o intuito de diminuir os custos com a educao. Alm da valorizao das IES privadas durante o neoliberalismo, houve o fortalecimento da EaD, visando a preparao imediato para o mercado de trabalho sem acarretar grandes gastos para o governo, abrangendo, por que no, o ensino superior. A EaD nos cursos superiores no Brasil teve seu fortalecimento com o aumento das tecnologias e o acesso das massas a elas, mas muito alm disso, surge estrategicamente com o intuito de formar mo de obra em grande quantidade, geralmente em um menor prazo de tempo, acarretando menos custos.

No governo de Fernando Henrique Cardoso que foi de 1995 2002, houve um grande crescimento das instituies de ensino superior privada, devido a forte influncia das ideias neoliberais, como o princpio de privatizao. De acordo com Carvalho (2007, p.15):

A poltica pblica para o ensino superior, principalmente no segundo mandato de FHC parece indicar maior aproximao com os preceitos neoliberais, sob diversas formas: da parceria pblico-privado e da disseminao de cursos de extenso pagos nas universidades pblicas, at a atribuio iniciativa privada na expanso de vagas.

Essas medidas descentralizadoras e de privatizao demonstram o afastamento do estado de suas responsabilidades publicas, refletindo claramente na educao em todos os seus nveis. Podemos observar na tabela a seguir, o grande nmero de IES privadas em detrimento as IES Pblicas na dcada de 90.

Privado Anos 1990 1991 1992 1993 1994 1995 1996 1997 1998
Fonte: MEC/Inep/Seec

Total 918 893 893 873 851 894 922 900 973

Pblico N absoluto 222 222 227 221 218 210 211 211 209 696 671 666 652 663 684 711 689 764 % 75,8 75,1 74,5 74,6 74,3 76,5 77,1 76,5 78,5

Quadro 1: Evoluo do Nmero de Instituies, por Dependncia Administrativa Brasil 1980-98


.

Podemos perceber que na dcada de 90 as Instituies de ensino superior, somando Universidades, Estabelecimentos Isolados, Federaes e Integradas, possuem uma mdia de 75 % delas pertencendo a Instituies particulares.

No governo do presidente Luis Incio Lula da Silva (2003-2010) h o destaque do Projeto da Reforma Universitria Lei n7.200/06, de acordo com a Cartilha da luta contra a Reforma Universitria:
[...] Ela se constitui de um complicado processo, envolvendo Medidas Provisrias, Decretos, etc., que j esto sendo implementados desde o incio do governo Lula [...] sob o discurso de envolver o conjunto da sociedade na construo dessa Reforma, agarrou reivindicaes antigas [...] e converteu seu sentido para os interesses abusivos do capital financeiro. (p.5)

Desse modo, podemos entender que a reforma universitria integra decretos e medidas que no atendem necessariamente os interesses dos grupos acadmicos e toda comunidade, mas converte seus ideais aos interesses de empresas privadas. A reforma desenvolvida no governo do Lula encaminhou e aprovou medidas como: A Lei da Inovao Tecnolgica; Sistema Nacional de Avaliao do Ensino Superior (SINAIS)/ Exame Nacional de desempenho (ENADE); Programa universidade para todos (PROUNI); Parcerias Pblicos Privadas; Decretos de Fundaes; medidas mercantis atravs do Financiamento Estudantil (FIES), bem como o apoio expressivo a modalidade distancia do ensino superior. No grfico 1 podemos observar o avano da modalidade de EaD no Ensino Superior durante o perodo de 2000 a 2007, no grfico 2 verificamos a distribuio porcentual da EaD por iniciativa privada.

450 400

16,9% 349 84,7 % 189

408

350
300 250 200 150 100 50 0 2000 2001 2002 2003 2004 60,0% 10 187,5 % 16 46 105,8% 13,0 % 52 76,6% 107

2005

2006

2007

EAD: Cursos de graduao


Fonte: MEC/INEP/Censo

Grfico 1: Evoluo dos cursos de EaD, Brasil: 2000-2007

100% 80% 60% 40% 20%

100,0

100,0

15,8 84,3

20,3
79,7

39,6

67,6

81,5

89,0

60,4 32,4 18,5 2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 11,0 2007

0% Pblica Privada

Fonte: MEC/INEP/Censo

Grfico 2: Distribuio percentual da EaD, por categoria administrativa, Brasil: 2000-2007

A oferta do Ensino Superior Distancia vem crescendo principalmente nos cursos de licenciaturas, de Letras, Histria e Pedagogia. De acordo com inep/ Mec, as licenciaturas contam com 215.703 matrculas no ano de 2007, contabilizando 58,3% das vagas da EaD no Brasil. Devido o aumento da desigualdade nos pases de terceiro mundo, os pases desenvolvidos precisam conter a pobreza desenvolvendo estratgias polticas voltadas aos seus interesses, decorrente disso organizaes internacionais, como o Banco Mundial e UNESCO influenciam sobre o financiam a Educao superior. De acordo com Michelotto (2006, p.185):

De fato a interferncia do Banco tem contribudo historicamente no para a diminuio da pobreza, mas sim para seu incremento; o Banco tem representado o papel de um importante auxiliar de poltica externa americana e tem interesse tanto na venda de projetos para os pases quanto no financiamento dos projetos apresentados por estes que estejam de acordo com suas determinaes, afinal de contas, o Banco Mundial, como qualquer outro banco, lucra e muito com os pagamentos dos emprstimos concedidos. [...] A educao uma das reas em que o Banco tem concentrado suas aes: as reformas educacionais dos diferentes pases tm se constitudo em uma preocupao constante do Banco e um privilegiado meio de implementar tais polticas.

A reforma universitria desencadeada no governo de Fernando Henrique Cardoso e incrementada no governo do Lula influenciada por um documento chamado: La Educacin Superior em los Pases em Desarollo: peligros y promesas, (A Educao Superior nos pases

em desenvolvimento: perigos e promessas). Criado pela UNESCO e BM, e organizado pelo Grupo Especial sobre Educao Superior e sociedade, o documento discute a importncia do aumento de vagas no ensino superior, e amparado pelo discurso de incluso e democratizao do acesso e aumento das vagas do ensino superior. Compreendemos que o documento, na realidade, est voltado a uma poltica que visa a ampliao das vagas e do acesso a rede de ensino superior, atravs de diversificados mecanismos de ensino, alm da fortificao das instituies privadas atravs de incentivo governamental traando relaes entre pblico e privado. Na ultima dcada podemos observar sua forte influncia que acarretou o crescente surgimento de instituies de EaD e o apoio ao financiamento de estudantes de escolas pblicas para ingresso em IES privada atravs de programas como Prouni e Fies. Para o aumento das vagas e a chamada democratizao do ensino superior brasileiro conseguir alcanar seus objetivos sem investir precisamente com o fortalecimento da universidade pblica e presencial, seria necessrio estratgias e mecanismos para diversificar as ofertas do ensino superior. Segundo Michelotto (2006, p.187) o Grupo Especial:

Defende, ento, que preciso que as aes sejam criativas e consistentese que sejam baseadas em uma nova viso de ensino superior, melhor planificao e padres mais altos de gesto. Alm disto, alega que primordial que as foras de todos os atores pblicos e privados sejam utilizadas para que a expanso seja concretizada.

Compreendemos que este documento influnciou a diversificao das instituies do ensino superior, podendo ser ofertados em universidades pblicas, universidades regionais, institutos profissionais e universidades virtuais ( distncia em diferentes modalidades), enfatizando a relao entre o pblico e o privado. No entanto, sua diversificao de oferta em instituies privadas e a distncia no significa que o ensino superior esta sendo democratizado, ou que a incluso esteja garantida com acesso a qualidade. Pelo contrario, as medidas adotadas nas ultimas duas dcadas, refletidas por um iderio neoliberal, vem significar a desvalorizao das Universidades Federais e Estaduais, IES gratuitas, acarretando o sucateamento do Ensino Superior Pblico brasileiro. De acordo com Carvalho (2007, p.12) o problema no consiste fundamentalmente na ausncia de vagas para o ensino superior, mas na escassez de vagas pblicas e gratuitas em

instituies de ensino presencial que possam ofertar o ensino, a pesquisa e a extenso, a poltica para o segmento pblico tem sido na direo do sucateamento, devido reduo drstica do financiamento do governo federal. Michelotto (2006, p. 193) acredita que:

E em funo desse crescimento s avessas, porque excludente, que o documento Uma Escola do tamanho do Brasil, que traz os compromissos do Governo Lula, enfatiza a necessidade de ampliao do acesso educao superior para todos os que a ela demandarem e preconiza uma universidade comprometida com a incluso social. Era preciso reverter o processo de deteriorao acentuada que atingia o ensino superior desde os anos 90. A diminuio dos investimentos pblicos em educao em todos os nveis e os sucessivos cortes oramentrios atingiram em cheio o sistema universitrio federal, impedindo sua expanso e provocando o sucateamento das universidades existentes.

Dessa forma, as polticas para o ensino superior e as aes e programas governamentais que modificaram o funcionamento deste nvel de ensino atendem as condies e necessidades de quem detm o poder hegemnico, correspondendo aos interesses do capital financeiro. Para Lima (2010, p.5):

Pode-se dizer que a forma que o liberalismo tomou ao longo dos tempos se modificou a partir das necessidades do capitalismo em se manter vivo. Embora as caractersticas se diferenciem nos diferentes momentos, h um princpio que presente em todas as suas formas, a defesa da propriedade privada e, mais do que isso, a conservao do capitalismo como modo de produo.

Para Anderson (1996, p.10) o neoliberalismo como um estado ideolgico reproduz a lgica do sistema do capital financeiro atravs de polticas:
Socialmente (...) o neoliberalismo conseguiu muitos dos seus objetivos, criando sociedades marcadamente mais desiguais, embora no to desestatizadas como queria. Poltica e ideologicamente, todavia, o neoliberalismo alcanou xito num grau com o qual seus fundadores provavelmente jamais sonham, disseminando a simples idia de que no h alternativas para os seus princpios, que todos, seja confessando ou negando, tm de adaptar-se a suas normas.

Compreendemos que para que as reformas no ensino superior possam resultar positivamente na educao do pas fundamental e primordial que correspondam s necessidades da maioria da populao, implantando projetos e programas voltados pela melhoria da qualidade e, por que no, da quantidade da educao no pas.

No entanto muitas vezes nos deparamos com reformas educacionais e programas governamentais que direcionam a educao do pas a uma falsa democratizao e igualdade de oportunidades uma vez que a poltica educacional se debrua aos interesses abusivos da lgica do capital, sendo direcionado pelas leis do mercado. O filsofo Mszros (2005, p. 27), realiza uma reflexo sobre reforma educacional quando direcionada pelo mercado:

Limitar uma mudana educacional radical s margens corretivas interesseiras do capital significa abandonar de uma s vez, conscientemente ou no, o objetivo de uma transformao social qualitativa. [...] por isso que necessrio romper com a lgica do capital se quisermos contemplar a criao de uma alternativa significantemente diferente.

Dessa forma, podemos compreender que a poltica educacional superior, voltada aos interesses do capital financeiro, esta certamente vulnervel a seguir a lgica objetiva do capital, refletindo investimentos corretivos nas lacunas do Ensino Superior, esta lgica que se tornou global interfere nas polticas com o principal objetivo: manter sua prpria ordem. Enfim, compreendemos que no ultimos anos o Ensino Superior brasileiro est

acompanhando um processo de massificao de suas vagas e seu acesso atravs de polticas e financiamento que investem no Ensino Superior de oferta de cursos distncia e apoiando as iniciativas privadas das Instituies. No entanto, vale refletir sobre de que forma o Ensino Superior no Brasil esta se caminhando a resultados qualitativos se no ha polticas de fortalecimento para o ensino pblico, gratuito e de qualidade em Universidades presencias (Ensino, pesquisa e Extenso).

4 Referncias
ANDERSON, Perry. Balano do neoliberalismo. In: GENTILLI, Pablo. Ps neoliberalismo: as polticas sociais e o estado democrtico. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996, p. 9-23. BARROS, J.M; LIMA, M. F. O publico e o privado no ensino superior: uma analise sobre o acesso aos estudantes na universidade. Disponvel em: www.histedbr.fae.unicamp.br. BRASIL. Ministrio da Educao. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP). Censo da Educao Superior: 1996, 2000, 2001, 2002, 2003, 2004, 2005, 2006 e 2007. Braslia, DF: MEC/INEP, 19962007. CARNOY, M. Estado e Teoria Poltica. 7 edio, Campinas. So Paulo: Campinas, 1988.

Cartilha da luta contra a reforma universitria. Reforma Universitria: Desmonte da Educao Pblica. Disponvel em: http://www.adufpa.org.br/arquivos/File/cartilhas/Cartilha_Reforma_Universitaria.pdf CARVALHO, C. H. A. Agenda Neoliberal e a Poltica para o Ensino Superior nos anos 90. Revista Dilogo Educacional (PUCPR), v. 7, p. 83-101, 2007. CHAU, Marilena. Escritos sobre a universidade. So Paulo: UNESP, 2001. GIROUX, Henry. Escola crtica e poltica cultural. So Paulo: Cortez: Autores Associados, 1988. INEP/MEC. Plano Nacional de Educao. Braslia, 1998, p.49-50. LIMA, Michelle Fernandes. Os Educadores Liberais e a Edificao Nacional no sculo XX. Revista Histedbr online, Campinas, n 13, p. 18-30, setembro, 2008. _________. Neoliberalismo e a Expanso do ensino superior no Brasil. Unicamp, 2010.Disponvel em: www.histedbr.fae.unicamp.br/acer_histedbr. MEC. Lei de Diretrizes e bases da educao bsica. MSZROS, Istvn. A educao para alm do capital. So Paulo: Boitempo, 2005. MICHELOTTO, Regina Maria; COELHO, Rbia Helena; ZAINKO, Maria Amlia Sabbag. A poltica de expanso da Educao Superior e a proposta de Reforma Universitria do governo Lula. In: Educar em Revista: n. 28, jul-dez, 2006. MINTO, L. W. As reformas do ensino superior no Brasil: o pblico e o privado em questo. Campinas SP: Autores Associados, 2006. SHEEN, Maria Rosemery Coimbra. A poltica Educacional como momento de Hegemonia : Notas metodolgicas a partir das contribuies de Antonio Gramsci. Revista Histedbr online, Campinas, n25, p. 3- 12, maro, 2007.

Potrebbero piacerti anche