Sei sulla pagina 1di 6

QUESTIONRIO DE MATERIAIS DE CONSTRUO AGREGADOS Com relao aos agregados para concreto, constantemente so feitos ensaios de: a) Granulometria;

; O ensaio de granulometria o processo utilizado para a determinao da percentagem em peso que cada faixa especificada de tamanho de partculas representa na massa total ensaiada. Atravs dos resultados obtidos desse ensaio possvel a construo da curva de distribuio granulomtrica, to importante para a classificao dos solos bem como a estimativa de parmetros para filtros, bases estabilizadas, permeabilidade, capilaridade etc. A determinao da granulometria de um solo pode ser feita apenas por peneiramento ou por peneiramento e sedimentao, se necessrio.

b) umidade superficial; Quanto maior o tamanho do agregado no concreto e mais elevada a Quanto maior o tamanho do agregado no concreto, e mais elevada a proporo de partculas chatas e alongadas, maior ser a tendncia do filme de gua se acumular prximo superfcie do agregado (exsudao), enfraquecendo assim a zona de transio pasta enfraquecendo assim a zona de transio pasta-agregado so expostos o agregado a situaes seca em estufa seca ao ar saturada com superficie seca

mida ou saturada c) massa especfica; Quanto massa especfica: A massa especfica tambm utilizada para classificao do agregado quanto densidade leve, normal ou pesado. o procedimento submeter a amostra a condies saturada superfcie seca (sss), sec-lo (depositando o volume de gua obtida em um frasco) e determinar a massa do agregado seco (M) para a realiazao de clculos d) curva de inchamento. Os agregados midos tm grande capacidade de reteno de gua, portanto, na preparao de concretos em que o agregado proporcionado em volume, importante considerar o inchamento devido absoro de gua do agregado mido conforme a granulometria procedimento Submetelo a situaes: material solto e seco, massa unitria seca.massas unitrias midas e material mido e homogneo e realizar as devidas pesagens para traamento da curva. * Dada a definio de agregado para concreto, explicar seus termos principais (em negrito): Agregado o material granuloso e inerte, sem forma e volume definidos, de dimenses e propriedades adequadas para uso em obras de engenharia. AGLOMERANTES * Explique com suas palavras o mecanismo de hidratao do Cimento Portland. A hidratao dos aluminatos (C3A e C4AF) na presena do gesso adicionado na fabricao do cimento resulta na formao de etringitas que assumem formas de agulhas e comeam minutos aps o incio da hidratao, sendo estas responsveis pelo fenmeno da pega. * Comente os seguintes pontos:

a) Quando uma cal considerada eminentemente area?

O calcrio, depois de extrado, selecionado e modo, submetido a elevadas temperaturas em fornos industriais num processo conhecido como calcinao, que d origem ao CaO (xido de clcio: cal) e CO2 (gs carbnico),sendo assim predominantemente formada por gs b) O que cal dolomtica ou magnesiana? Tecnicamente as caractersticas mais importantes do calcrio so os teores de clcio e magnsio, expressos respectivamente em percentagens de CaO (xido de clcio) e MgO (xido de magnsio); PN: poder de neutralizao e RE, reatividade do material, que depende principalmente da sua granulometria. O calcrio classificado em magnesiano ou dolomtico quando apresenta menos de 5% de xido de magnsio (%MgO), de 5-12% de MgO e acima de 12% de MgO, respectivamente.

c) Funes da gua no endurecimento da cal A cal hidratada tem caractersticas aglomerantes como o cimento, sendo que, enquanto o cimento reage com gua (reao de hidratao do cimento), o endurecimento da cal area ocorre pelo contato com o ar. Essa reao transforma a cal hidratada num carbonato to slido quanto o calcrio que a originou. CONCRETO

* Explique a importncia do bom adensamento para a qualidade do concreto; Atividade que tem como funo retirar os vazios do concreto, diminuindo a porosidade e, consequentemente, aumentando a resistncia do elemento estrutural. Tem tambm a funo de acomodar o concreto na frma, para tornar as superfcies aparentes com textura lisa, plana e esttica. * Defina a exsudao do concreto. Explique como ela provocada e como atenuar os seus efeitos. o termo usado para designar o fenmeno migratrio das guas existentes na composio do material aplicado, em seu processo de cura causando fissuras e perda de resistencia. A fibra polipropileno incorporada ao concreto reduz substancialmente as fissuras de retrao plstica, reduz a permeabilidade e promove o aumento da resistncia ao impacto, abraso e ao congelamento, proporcionando aumento da durabilidade do concreto.

CERMICA * Considerando os diversos tipos de cermicas, pede-se uma definio sucinta dos seguintes tipos:

a) cermica vermelha;A cermica vermelha feita basicamente de argila, Entende-se por cermica vermelha todos os materiais com colorao avermelhada utilizados na construo civil (tijolos, blocos, telhas, elementos vazados, lajes, tubos cermicos e argilas expandidas).

b) cermica ou material de revestimento; A cermica de revestimento uma mistura de argila e outras matriasprimas inorgnicas, queimadas em altas temperaturas, utilizada em larga escala pela Arquitetura. Em razo de suas caractersticas o azulejo torna as residncias mais frescas e reduz os custos de conservao e manuteno, j que refratrio ao do sol e impede a corroso das paredes pela umidade.

c) cermica branca; So produtos cermicos obtidos atravs de argilas quase isentas de xido de ferro, apresentando cor branca, rsea ou creme claro quando queimadas a temperaturas usuais de 950 ou 1250oC. A cermica branca geralmente apresenta uma cobertura que um esmalte cermico constitudo de um vidro, um pigmento e um opacificante ou um vidrado. d) materiais refratrios. Material refratrio um material capaz de manter sua resistncia a altas temperaturas. So utilizados em revestimentos de fornos, incineradores e reatores. * Quanto fabricao de produtos cermicos, pede-se:

a) quais as fases que compreende todo o processo; Preparao da Matria-Prima,Preparao da Massa.Formao das Peas b) comente com suas palavras os procedimentos, normalmente, adotados para a execuo de cada uma das fases anteriores.

Preparao da matria prima = encontradas em depsitos espalhados na crosta terrestre so desagregados ou modos, classificados de acordo com a granulometria e muitas vezes tambm purificadas. preparao da massa= com a composio de duas ou mais matrias-primas, alm de aditivos e gua ou outro meio formao de peas=Colagem ou Fundio Tratamento Trmico Secagem Queima Acabamento VIDROS

* Quanto classificao dos vidros, faa comentrios a respeito do tipo, constituio e superfcie;

Vidro boro-silicato: a juno da slica ao elemento Boro torna o vidro termo resistente, ou seja, resistente ao fogo. Aplicao: utenslios domsticos (panelas).

Vidro sdio-clcico: como o prprio nome j diz, so obtidos a partir da adio de sdio e clcio slica. Esses ingredientes proporcionam maior resistncia ao material. Aplicao: usados em embalagens (frascos, garrafas) e em vidros de carro.

Vidro do tipo cristal: menos resistente, contm 24 a 32 % de xido de chumbo. Aplicao: usado para fabricar taas, copos e peas artesanais.

* Comente sobre as fibras de vidro e fiberglass. Fibra de Vidro o material compsito produzido basicamente a partir da aglomerao de finssimos filamentos flexveis de vidro com resina polister (ou outro tipo de resina) e posterior aplicao de uma substncia catalisadora de polimerizao. O material resultante geralmente altamente resistente, possui excelentes propriedades mecnicas e baixa densidade. Permite a produo de peas com grande variedade de formatos e tamanhos,

tais como placas para montagem de circuitos eletrnicos, cascos e hlices de barcos, fuselagens de avies, caixas d'gua, piscinas, pranchas de surf, recipientes de armazenamento, peas para inmeros fins industriais em inmeros ramos de atividade, carroarias de automveis, na construo civil e em milhares de outras aplicaes. MADEIRAS

* Quais so as principais diferenas entre a microestrutura das madeiras duras (dicotiledneas) e das madeiras macias (conferas)? As rvores de madeira dura so angiospermas, plantas que produzem sementes com algum tipo de cobertura. Esta pode ser um fruto, como uma ma, ou uma casca dura, como uma bolota. Nas conferas, ou rvores de madeira macia, predominam as clulas do tipo traquedeo, do que resulta uma madeira mais uniforme em estrutura e aparentemente mais macia, da o nome dado a esse tipo de madeiras.

* Como variam as propriedades de resistncia da madeira em funo do seu grau de umidade? A gua que pode infiltrar-se na Madeira e fazer com que a madeira deformese ou apodrecer.

Potrebbero piacerti anche