Sei sulla pagina 1di 5

Salvador Quarta-feira 11 de maio de 2005 Ano LXXXIX No 18.

837

PORTARIA N 29 DE 10 DE MAIO DE 2005.


Dispe sobre diretrizes para a explorao florestal, o plano de manejo florestal, a supresso de vegetao nativa que vise a alterao do uso do solo, os procedimentos especiais para os projetos e atividades integrantes do Programa Florestas para o Futuro, o Cadastro Florestal de Imveis Rurais CFIR e d outras providencias. O SECRETRIO DE MEIO AMBIENTE E RECURSOS HDRICOS, no uso de suas atribuies de que trata a Lei n 8.538, de 20 de dezembro de 2002, e do Decreto n 8.419, de 14 de janeiro de 2003, e as disposies da Lei n 6.569, de 17 de janeiro de 1994, de seu Regulamento, aprovado pelo Decreto n 6.785, de 23 de setembro de 1997, e do Decreto n 7.396, de 04 de agosto de 1998, bem como o que estabelece a Lei Federal n 4.771, de 15 de setembro de 1965,

RESOLVE:
Art. 1 - Instituir diretrizes sobre a explorao florestal, o plano de manejo florestal, a supresso de vegetao nativa que vise a alterao do uso do solo, os procedimentos especiais para os projetos e atividades integrantes do Programa Florestas para o Futuro, e o Cadastro Florestal de Imveis Rurais - CFIR.

Art. 2 - Todos os cortes de rvores plantadas, vinculadas ao AutoSuprimento ou a Reposio Florestal, ficam obrigados a formalizar processo junto SEMARH/SFC para emisso da autorizao de explorao florestal. 1 - Ficam isentos da autorizao de explorao florestal os cortes de rvores plantadas em reas no vinculadas ao auto-suprimento, ou reposio florestal, ou as vinculadas ao auto-suprimento cuja extenso a ser explorada em um ano seja igual ou inferior a 100 (cem) hectares para monoculturas, ou 200 (duzentos) hectares para plantios consorciados, devendo, nos casos previstos neste pargrafo, ser apresentada SEMARH/SFC informao de corte de floresta plantada, que emitir o documento de dispensa da autorizao necessrio ao controle do transporte do material originado. 2 - Para a formao de processo em que se requeira a autorizao de explorao florestal ser necessrio o acompanhamento do respectivo Inventrio Florestal da floresta de produo plantada, admitindo-se um erro mximo de 10% (dez por cento) para uma probabilidade de 90% (noventa por cento).

3 - As autorizaes de explorao florestal tero validade por um ano, a partir de sua emisso, podendo ser renovadas, por igual perodo, desde que sejam requeridas SEMARH/SFC com a respectiva justificativa.

Art. 3 - A execuo de Planos de Manejo Florestal depende de prvia autorizao, devendo ser formalizado processo junto a SEMARH/SFC acompanhado do respectivo Inventrio Florestal da rea objeto do requerimento, admitindo-se um erro mximo de 20% (vinte por cento) para uma probabilidade de 90% (noventa por cento). 1 - A execuo de Planos de Manejo Florestal dever ser objeto de termo de compromisso a ser firmado pelos seus responsveis legal e tcnico perante a SEMARH/SFC, no qual se comprometem a cumprir o estabelecido no Plano autorizado, bem como a respeitar as restries legais impostas sobre as reas com formaes florestais submetidas ao manejo. 2 - Fica dispensado o acompanhamento do respectivo Inventrio Florestal da rea de produo, nos casos em que se requeira a autorizao para execuo de Plano de Manejo Florestal Simplificado/Simultneo, cabendo ao responsvel tcnico do empreendimento fazer a estimativa das espcies florestais e dos respectivos volumes de produtos florestais a serem explorados, segundo critrio a sua escolha, usualmente adotados no pas. 3 - A SEMARH/SFC definir, na emisso da autorizao para execuo de Plano de Manejo Florestal, as espcies florestais e os respectivos volumes mximos anuais de produtos florestais a serem explorados, aps anlise do plano e vistoria da rea requerida. 4 - Nas reas de ocorrncia de Cerrado (Savana), Caatinga (Estepe) ou em reas de Tenso Ecolgica, nas quais um dos dois biomas mencionados ocorra, poder ser autorizada a execuo de Planos de Manejo Florestal mediante corte raso de parcelas anuais, em faixas alternadas, desde que as condies ambientais da rea requerida, avaliadas pela SEMARH/SFC, demonstrem capacidade de suporte atividade, devendo ser preservados os indivduos de espcies protegidas por lei. 5 - A definio das regies fitogeogrficas de ocorrncia dos biomas so definidas de acordo com a ltima edio do Mapa de Vegetao do Brasil do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica - IBGE. 6 - O Certificado de Encerramento ser necessrio para oficializar a extino do termo citado no 1 deste artigo, permitindo o retorno da explorao na mesma rea. 7 - O Certificado de que trata o pargrafo anterior, somente ser emitido pela SEMARH/SFC aps ter decorrido o tempo mnimo de 7 (sete) anos do fechamento do ciclo de corte anterior, podendo este prazo ser ampliado, conforme avaliao tcnica das condies ambientais da rea explorada.

Art. 4 - Os processos em que sejam requerida a autorizao de supresso de vegetao nativa que vise a alterao do uso do solo, em reas anuais superiores a 200 (duzentos) hectares, com vegetao primria ou secundria, em estgio mdio ou avanado de regenerao, devero apresentar o Inventrio Florestal para caracterizao qualitativa e quantitativa da vegetao objeto do requerimento.

Art. 5 - Fica dispensada a apresentao do Inventrio Florestal nos casos em que sejam requeridas as autorizaes mencionadas nos incisos que se seguem: I. supresso de vegetao nativa que vise a alterao do uso do solo, em reas anuais iguais ou inferiores a 200 (duzentos) hectares, com vegetao primria ou secundria, em estgio mdio ou avanado de regenerao; II. supresso de vegetao nativa que vise a alterao do uso do solo em reas com vegetao secundria em estgio inicial de regenerao; III. limpeza de rea rural para readequao s utilizaes agropecurias e silviculturais, para implantao ou manuteno de infra-estrutura, para substituio de cultura ou criaes ou para outras finalidades correlatas; IV. limpeza de terrenos urbanos; V. corte de indivduos isolados de espcies arbreas em rea antropizada. 1 - No processo administrativo formado para atender as solicitaes de que tratam os incisos deste artigo, a SEMARH/SFC poder, em substituio s anlises e pareceres de vistoria de sua equipe tcnica, acatar parecer tcnico elaborado por rgo membro do Sistema Estadual de Administrao dos Recursos Ambientais - SEARA ou por profissional habilitado pelo conselho profissional competente, devendo tal parecer sempre estar acompanhado da Anotao de Responsabilidade Tcnica - ART correspondente. 2 - Nos casos previstos neste artigo caber ao responsvel tcnico do empreendimento fazer a estimativa das espcies florestais e dos respectivos volumes de produtos florestais a serem explorados, segundo critrio a sua escolha, usualmente adotados no pas.

Art. 6 - Ficam dispensadas de autorizao da SEMARH/SFC as limpezas de reas ocupadas com vegetao nativa secundria em estgio inicial de regenerao, desde que no exista potencial de produo de material lenhoso e que a atividade se desenvolva fora de reas de preservao permanente, reserva legal ou outras reas protegidas. Pargrafo nico - O responsvel tcnico definir e se responsabilizar, mediante Anotao de Responsabilidade Tcnica - ART, pelas informaes referentes a existncia ou no de potencial de produo de material lenhoso mencionada no caput deste artigo. Art. 7 - Somente poder ser autorizada a supresso de vegetao nativa, que vise a alterao d 1 o uso do solo, conforme critrios dos artigos 4 e 5 desta Portaria, para a implantao, ampliao ou alterao de empreendimentos que tenham viabilidade tcnica, ambiental e econmica, mediante apresentao de Projeto Tcnico junto a SEMARH/SFC, devendo ser preservados os indivduos de espcies protegidas por Lei, inclusive quando os mesmos se encontrem isolados em rea antropizada, alm de outras exigncias legalmente previstas.

Art. 8 - A supresso de vegetao nativa primria ou secundria em estgio mdio ou avanado de regenerao, que vise a alterao do uso do solo, s poder ser autorizada em novas reas quando, dentro do prprio imvel no ocorrerem reas produtivas remanescentes. desmatadas anteriormente, que se encontrem abandonadas ou subutilizadas, devendo ser priorizada a supresso das reas que apresentem vegetao nativa em regenerao mais recente.

Art. 9 - Os projetos elaborados pela Diretoria de reas Florestais da SEMARH/SFC, com a respectiva Anotao de Responsabilidade Tcnica - ART de seus tcnicos, integrantes do Programa Florestas para o Futuro, institudo pelo Decreto n 7.396, de 04 de agosto de 1998, devero levar em conta critrios que garantam a viabilidade tcnica, ambiental e econmica do empreendimento, considerando-se as atividades que constam dos projetos devidamente regularizadas frente s exigncias previstas pela legislao florestal.

Art. 10 - Para atender s exigncias do art. 50 do Regulamento da Lei n 6.569, de 17 de janeiro de 1994, aprovado pelo Decreto n 6.785, de 23 de setembro de 1997, referente ao Cadastro Florestal de Imveis Rurais - CFIR, a SEMARH/SFC dever solicitar planta planimtrica georreferenciada de imveis, impressa e em formato digital, para que possam ser formados os processos administrativos, nos seguintes casos em que sejam requeridos: I. aprovao de localizao de reserva legal ou anuncia de localizao de servido florestal; II. autorizao de supresso de vegetao nativa, que vise a alterao do uso do solo, para execuo de planos de manejo florestal ou de explorao florestal; III. registro de florestas de produo, de projetos de implantao de floresta de produo, de levantamento circunstanciado de floresta plantada ou de informao de corte de floresta plantada, dentre outros sob sua responsabilidade. Pargrafo nico - A SEMARH, atravs da SFC, dar o apoio tcnico aos agricultores familiares pequenos proprietrios que tenham a necessidade de cumprir o disposto neste artigo.

Art. 11 - O Plano de Manejo Florestal, o Inventrio Florestal, o Levantamento Circunstanciado e demais Projetos Tcnicos necessrios formao de processos administrativos junto SEMARH/SFC, devero ser elaborados por profissional habilitado pelo Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia da Bahia -

CREA/BA, e estar acompanhados da Anotao de Responsabilidade Tcnica - ART correspondente.

Art. 12 - Os responsveis tcnicos pela elaborao de projetos e execuo das atividades objeto de requerimento junto SEMARH/SFC devero remeter relatrios anuais ou de concluso das atividades desenvolvidas, sob pena de terem suspensos a formao e encaminhamento de processos sob sua responsabilidade por inadimplncia at que se proceda a regularizao da entrega dos relatrios.

Art. 13 - Os processos e solicitaes protocolados em data anterior a publicao desta Portaria, podero ser adequados mediante novo requerimento, a critrio do interessado, podendo ser aproveitados os documentos apresentados anteriormente, bem como podero ser solicitados outros, a critrio da SEMARH/SFC.

Art. 14 - Esta Portaria entra em vigor a partir da data de sua publicao.

Art. 15 - Revogam-se as disposies em contrrio.

Gabinete do Secretrio, em 10 de maio de 2005.

JORGE KHOURY Secretrio

Potrebbero piacerti anche