Sei sulla pagina 1di 2

PLANETA TERRA, UMA ME PEDINDO SOCORRO

Francisco Antonio Romanelli

No globo ocular colidem a viso e a percepo, a criao e a reflexo. As esferas oculares de Jano so uma porta giratria mgica em que o esprito criador encontra a si mesmo no criado. O olho que olha para o Universo o olho do prprio Universo. (...) Precisa-se de bilhes de anos para criar um ser humano. E ele s precisa de alguns segundos para morrer Jostein Gaarder(*)

O Planeta Terra o nosso lar na imensido do universo. o nico lugar onde podemos viver e sobreviver. De suas riquezas, extramos todo o necessrio nossa existncia, desde a matria que forma nosso corpo, o alimento que nos nutre, at o ar que nos mantm vivos, o material para nossas habitaes e os lugares para nossa diverso. A Terra a nossa grande me. Ela nos gera e nos sustenta, e vai gerar e sustentar nossos filhos e descendentes. Mas, agora, esse nosso lar, essa grande me, corre perigo de morrer. Ela est contaminada por uma doena que, semelhana de um cncer devorador, a est corroendo e esgotando sua fora vital. Essa doena est matando o nico lar que ns temos certeza que pode abrigar nossa forma de vida, e que pode abrigar vida com conscincia. A morte de nosso lar vai ser a nossa morte, a morte de nossos filhos, e a no existncia de nossos netos. A vida levou quatro bilhes de anos para chegar ao ser humano, o nico animal que, segundo sabemos, pde abrigar a conscincia. Em questo de poucos anos todo o imenso trabalho dessa Conscincia Csmica pode vir a ser destrudo pela doena que corroi nosso planeta. Essa doena somos ns mesmos. Os mesmos seres que tiveram o privilgio de, aps alguns bilhes de anos de evoluo, receber a ddiva da conscincia, hoje a esto usando para destruir o prprio meio em que sua evoluo foi incubada e em que sua conscincia foi gerada... Ns, seres humanos que tivemos o privilgio de receber a conscincia, a mais alta beno divina entre todos os seres vivos por ns conhecidos no universo e talvez sejamos um caso nico, ou raro, na vastido do espao infinito , somos um cncer a devorar a vida dessa nossa grande geradora e provedora: nossa me Terra. Ns consumimos as reas verdes que so responsveis pelo equilbrio da distribuio de nossa gua, pela conservao de nosso solo, pelo abrigo de milhares de outras formas de vida, pelo frescor da temperatura, pela qualidade do ar que respiramos... Ns produzimos lixo que intoxica a terra, que

mata os cursos de gua, que contamina por diversas formas nosso ambiente; ns provocamos queimadas, que destroem o verde, exterminam florestas e sua biodiversidade uma imensa e rica massa de formas de vida que, na maioria das vezes, jamais iremos conhecer, jamais iremos saber quantos e tantos remdios para grandes males so e foram assim perdidos, quantos e tantos alimentos que ns nunca experimentamos ou experimentaremos... Ns provocamos queimadas de entulhos, lixos, elementos txicos e nocivos, que causam doenas e danos, que apodrecem nosso ar, o ar que respiramos, que nossos filhos respiram, que nossos netos respirariam, se pudessem viver... Ns jogamos grandes quantidades de elementos perniciosos no ar que nos alenta, como fumaa, excesso de gs carbnico, metano, e muitos outros, que nos envenenam e que sobrecarregam a atmosfera de gases efeito estufa, aumentando o calor do planeta e as catstrofes naturais, como secas, enchentes, furaces, desertificao, carncia de gua em alguns lugares e excesso em outros. Ns nos procriamos sem medidas e submetemos nossos semelhantes escravido do poder econmico, gerando misria, com todas as suas nefastas conseqncias, como violncia, fome, doenas, e degradao ambiental de grande porte. Ns somos a ingrata e nefasta doena que est envenenando, corroendo, destruindo e matando nossa grande me, a Terra. A grande me, que agora nos pede socorro. Que agora nos implora para que a socorramos, para que cessemos de destru-la, para que a poupemos da morte que se demonstra iminente. No implora a vida para que possa sobreviver para si mesma, porque seu objetivo, pelos bilhes de anos de sua existncia, como uma prola perdida no infinito do espao sideral, sempre foi o de abrigar a vida de seus filhos e de lhes conceder a conscincia, para que, como verdadeiros filhos, pudessem fazer a conscincia divina se manifestar e ser consciente de si mesma; para que a vida consciente manifestada no ser humano possa se evoluir a patamares mais altos de quem sabe? um projeto maior de Deus. Com o corao negro pelo luto que brota dessa terrvel doena que est matando a nossa me, infelizmente no podemos, de s conscincia, comemorar com despreocupada alegria e com a tranqilidade que o amor nos oferece, a nossa existncia. Meus psames, meus irmos, meus psames... porque ns estamos matando nossa me e temos tapado nossos ouvidos a seus apelos de socorro e fechado nossos olhos s chagas abertas que ela, ainda com humilde doura, nos oferece como testemunho da nossa culpa, esperando, talvez, que a conscincia que ela gestou por bilhes de anos para nos presentear, como uma flor nascida do lodo do pntano, desabroche em um ato manifesto de amor que a possa salvar e, assim, ainda possa salvar seus filhos... Inclusive a prpria espcie humana.
(*) Do livro Maya, Companhia das Letras, SP, 2000

Potrebbero piacerti anche