Sei sulla pagina 1di 10

ESTUDO DE ANLISE DE RISCO EM INSTALAES COM PRODUTOS QUMICOS

Por Ricardo Rodrigues Serpa, Colaborador CETESB, Brasil

1. Introduo
A evoluo da indstria qumica no mundo, principalmente depois da Segunda Guerra Mundial muito importante para o desenvolvimento econmico e para a vida moderna, j que diariamente utilizam-se diversos tipos de produtos e materiais, nos quais esto presentes grandes variedades de substncias qumicas. A grande diversidade de produtos no mercado, bem como a existncia de processos cada vez mais complexos, e a armazenagem e transporte das substncias qumicas, faz com que o organismo humano esteja exposto a uma srie de substncias qumicas que podem representar um risco para a sade. Atravs do tempo, especialmente as indstrias qumica e petroqumica, no seu avano tecnolgico, e tendo o objetivo de cuidar dos interesses, evitou discutir os problemas ligados s suas atividades, como por exemplo as doenas ocupacionais, os assuntos de segurana industrial e os problemas ambientais. Os casos de algumas catstrofes que afetaram o ambiente, principalmente nas dcadas de setenta e oitenta, como aquelas que aconteceram em Flixborough (1974), Seveso (1976) e Bhopal (1984), contriburam para que as indstrias do mundo todo procurassem mecanismos para melhorar a imagem perante a comunidade mundial. Neste contexto os estudos de anlise de risco (EAR) e os programas de gerenciamento de risco (PGR) converteram-se em ferramentas de grande importncia para a preveno de acidentes industriais que poderiam afetar o ambiente e em outras atividades nas quais eram manipulados produtos qumicos. Os estudos propiciaram os subsdios necessrios para o conhecimento detalhado das falhas que poderiam conduzir a um acidente, bem como suas conseqncias, possibilitando a implantao de medidas para a reduo de risco e a elaborao de planos de emergncia para a resposta aos acidentes.

2. Conceitos bsicos
Um estudo de anlise de risco deve ter como objetivo principal responder s seguintes perguntas: O que pode acontecer errado? Quais so as causas bsicas dos eventos no desejados? Quais so as conseqncias? Qual a freqncia dos acidentes? O risco tolervel?

Para entender melhor o assunto Anlise de riscos necessrio conhecer alguns conceitos bsicos.

Perigo Uma ou mais condies fsicas ou qumicas com possibilidade de causar danos s pessoas, propriedade, ao ambiente ou uma combinao de todos. Risco Medida da probabilidade da ocorrncia da perda econmica e/ou de danos para a sade humana ou ao ambiente, resultantes da combinao entre a freqncia da ocorrncia e a magnitude das perdas ou danos (conseqncias). O risco est sempre ligado factibilidade da ocorrncia de um evento no desejado, sendo funo da freqncia da ocorrncia das hipteses acidentais e das suas conseqncias. Desta maneira, o risco pode ser expresso como uma funo desses fatores, segundo o apresentado na equao 1. R = f (c, f, C) (1) Sendo: R = risco; c = cenrio acidental f = freqncia de ocorrncia C = conseqncia (perdas e/ou danos). O risco tambm pode ser definido atravs das seguintes expresses: combinao de incerteza e de dano; razo entre o perigo e as medidas de segurana; combinao entre o evento, a probabilidade e suas conseqncias.

A experincia demonstra que geralmente os grandes acidentes so causados por eventos pouco freqentes, mas que causam danos importantes. Anlise de risco a atividade dirigida elaborao de uma estimativa (qualitativa ou quantitativa) do risco, baseada na engenharia de avaliao e tcnicas estruturadas para promover a combinao das freqncias e conseqncias de cenrios acidentais. Avaliao de risco o processo que utiliza os resultados da anlise de risco e os compara com os critrios de tolerabilidade previamente estabelecidos. Gerenciamento de risco a formulao e a execuo de medidas e procedimentos tcnicos e administrativos que tm o objetivo de prever, controlar ou reduzir o risco existente na instalao industrial ou na atividade, objetivando mant-la operando dentro dos requerimentos de segurana considerados tolerveis.

3. Desenvolvimento de estudos de anlise de risco


Geralmente um estudo de anlise de risco pode ser dividido nas seguintes etapas: 3.1. Caracterizao do empreendimento e da regio A caracterizao do empreendimento e da regio tm as seguintes finalidades: identificar aspectos comuns que possam interferir na instalao ou no ambiente; o enfoque operacional e de segurana; estabelecer uma relao direita entre o empreendimento e a regio da influncia.

Espera-se os seguintes resultados prticos: obteno de um diagnstico das interfaces existentes entre o empreendimento, objeto de anlise e o local da instalao; caracterizao dos aspectos importantes que sustentaro o estudo de anlise de risco, por meio da definio de mtodos, normas ou necessidades especficas; ajuda para determinar a amplitude do estudo.

Assim, essa etapa inicial do trabalho deve contemplar os seguintes aspectos: realizao de um levantamento fisiogrfico da regio sob a influncia do empreendimento; caracterizao das atividades e dos aspectos operacionais; combinao das informaes e interpretao dos resultados.

Observao Quando se trata de um empreendimento, por exemplo, um sistema de transporte de produtos qumicos por dutos, dever ser feita uma anlise detalhada do local, com a identificao e caracterizao das diferentes reas sob influncia da empresa. 3.1.1. Aspectos fisiogrficos Localizao do empreendimento - levantamento planialtimtrico das redondezas do empreendimento Corpos d gua consumo humano; fornecimento industrial; utilizao de gado; gerao de energia; piscicultura; recreao; sem utilizao especfica.

reas costeiras:

pntanos; praias (abertas ou protegidas); costas rochosas; esturios; portos e reas de navegao.

reas de residncias Estimativa e caracterizao do tipo, da quantidade de habitantes e das caractersticas da populao segundo idade, tipos de residncias, grau de escolaridade e capacidade de percepo de risco, entre outros aspectos. - reas urbanas; - reas de expanso urbana; - reas rurais. Sistemas virios vias urbanas, segundo o fluxo e tipo de trfico; rodovias; linhas frreas; transporte martimo; aeroportos.

Combinao e/ou interferncias: aquedutos; galerias; eletrodutos; gasodutos; oleodutos; linhas de transmisso de energia eltrica; reas geotcnicas instveis; regies inundveis; reas de preservao ou de proteo ambiental; reas ecologicamente sensveis.

3.1.2. Caractersticas meteorolgicas temperatura; ndices pluvimtricos; umidade relativa do ar; velocidade e direo dos ventos.

3.1.3. Caractersticas das instalaes, atividades e aspectos operacionais planta geral da instalao; disposio fsica (layout); especificaes dos equipamentos; descrio das operaes e dos procedimentos de segurana;

identificao e caracterizao das fontes de ignio; substncias envolvidas; inventrios; formas de manipulao e de mobilizao; condies de armazenagem; caractersticas fisico-qumicas e toxicolgicas das substnciass.

fluxogramas de engenharia e de processo; instrumentos; dados operacionais; - presso; - vazo. sistemas de segurana 3.2. Identificao de perigos Esta etapa tem o objetivo de identificar os possveis eventos no desejados que possam levar a acidentes, possibilitando definir hipteses acidentais que podero produzir conseqncias significativas. Portanto, devem ser empregadas tcnicas especficas para a identificao dos perigos, entre as quais podemos mencionar: Listas de verificao (Checklists); Anlise E se? (What if...?) Anlise Preliminar de Perigos (APP); Anlise de Modos de Falhas e Efeitos (AMFE); Estudo de Perigos e Operabilidade (HazOp Hazard and Operability Study).

A tabela 1 apresenta algumas das principais aplicaes dessas tcnicas. Tabela 1 Tcnicas para a identificao de perigos e as principais aplicaes
Aplicao Identificao de desvios relativos s boas prticas Identificao de perigos genricos Identificao das causas bsicas (eventos iniciais) Proposta de medidas para mitigar os riscos Checklist What if APP AMFE HazOp

3.3. Estimativa de conseqncias e de vulnerabilidade Tendo por base as hipteses acidentais formuladas na etapa anterior, estuda-se as suas possveis conseqncias, medindo os impactos e danos causados por elas. Devero ser utilizados modelos de clculos que representem os possveis efeitos resultantes dos tipos de acidentes, como: - radiaes trmicas de incndios;
5

- sobrepresses causadas por exploses; - concentraes txicas resultantes de emisses de gases e vapores; Em seguida devero ser estimadas as possveis conseqncias dos cenrios produzidos pelas hipteses de acidentes. Os resultados desta estimativa devero servir de base para a anlise de vulnerabilidade nas instalaes estudadas. Normalmente essa anlise feita considerando danos s pessoas expostas a esses impactos. 3.4. Estimativa de freqncias Para fazer estudos quantitativos de anlise de risco necessria a estimativa das freqncias das hipteses acidentais decorrentes das falhas nos equipamentos ligados s instalaes ou atividades da anlise. Da mesma maneira, a estimativa de probabilidade de erros do homem deve ser quantificada nesta etapa. Esses dados normalmente so difceis de serem estimados j que h poucos estudos abordando confiabilidade humana. As seguintes tcnicas podem ser utilizadas para o clculo das freqncias dos cenrios de acidentes: - anlise histrica dos acidentes, atravs da pesquisa bibliogrfica ou nos bancos de dados de acidentes (tabela 2); - anlise por rvore de falhas (AAF); - anlise por rvores de eventos (AAE). Em determinados estudos, os fatores externos da empresa podem contribuir para o risco de uma instalao. Nesses casos, tambm deve ser considerada a probabilidade ou a freqncia do acontecimento de eventos no desejveis causados por terceiros ou por agentes externos ao sistema em estudo, como terremotos, enchentes, deslizamentos de solos e queda de aeronaves entre outros. Tabela 2 Bancos de dados de acidentes
Referncia Loss Prevention in the Process Industries CONCAWE Autor/ Instituio Frank P. Lees Descrio O Volume 3 possui alguns estudos de caso de grandes acidentes industriais. Informes anuais sobre derramamentos em dutos na Europa Relatrios detalhados sobre acidentes durante o transporte de produtos perigosos. Boletim anual sobre acidentes no transporte ferrovirio Banco de dados de acidentes com produtos perigosos Banco de dados de acidentes industriais maiores. Banco de dados de 6

National Transportation Safety Board (NTSB)

The Oil Companies European Organization for Environmental & Health Protection US DOT

Railroad Facts

Association of American Railroads TNO, Holanda

FACTS

MHIDAS

Safety & Reability Directorate, Reino Unido TEMA, talia

SONATA

IFP

Instituto Francs de Petrleo

CADEQ

CETESB

acidentes com produtos perigosos Banco de dados de acidentes no transporte martimo e em plataformas offshore. Banco de dados de emergncias qumicas em So Paulo, Brasil.

Diversas instituies mantm bancos de dados ou publicaes relativas confiabilidade de equipamentos para instalaes perigosas. A seguir sero apresentadas algumas referncias:
-

OREDA. Offshore reliability databank handbook, Norway, 1984. AICHE. Process equipment reliability data, New York, 1989. Rijnmond Public Authority. Risk analysis of six potentially hazardous industrial objects in the Rijnmond Area um estudo piloto, The Netherlands, 1982. Lees, Frank P. Loss Prevention in the process industries. 3 Vol., 2nd Ed., London, 1996. Rasmussen, N.C. Reactor safety study: an assessment of accident risk in US commercial power plants. Nuclear Regulatory Commission, Washington, DC, 1975.

Quanto ao tema confiabilidade humana, os dados de falhas devem ser utilizados com muito cuidado porque existem muitos fatores que interferem nas taxas de falhas, tais como:
-

tipos de falhas; condies ambientais; caractersticas dos sistemas envolvidos; tipos de atividades ou operaes feitas; capacitao das pessoas envolvidas; motivao; disponibilidade de normas de qualidade e procedimentos operacionais; tempo disponvel para a execuo de tarefas.

Um fator que deve ser considerado na anlise o erro humano durante a realizao de uma determinada operao, principalmente erros de manuteno, devido aos quais acontecem cerca de 60% a 80% dos acidentes maiores em que o erro humano est envolvido (AICHE, 1989). 3.5. Estimativa de risco A estimao de risco feita atravs da combinao das freqncias de ocorrncia das hipteses de acidentes e as suas respectivas conseqncias. Pode-se expressar o risco de diferentes formas segundo o objetivo do estudo em questo. Geralmente o risco expresso da seguinte maneira: - na forma de risco social; - na forma de risco individual.

O risco, expresso na forma de risco social, representa o risco (possibilidades e impactos) pra uma comunidade (agrupamento de pessoas) presente na zona de influncia de um acidente; normalmente representado pela curva F-N (curva referente ao risco social determinada pela plotagem das freqncias acumuladas de acidentes com as respectivas conseqncias expressas em nmero de fatalidades). Figura 1 Curva F-N de tolerabilidade para risco social

Frequncia de N ou mais fatalidades

1E-02 1E-03 1E-04 1E-05 1E-06 1E-07 1E-08 1E-09

Intolervel Regio ALARP Negligencivel


1 10
o

100
N de Fatalidades

1000

10000

(1)

ALARP (acrnimo do ingls: as low as reasonably practicable): to baixo quanto possvel

O risco, expresso na forma de risco individual, o risco para uma pessoa presente na vizinhana de um perigo considerando a natureza do dano e o perodo de tempo em que o mesmo pode ocorrer. Normalmente, o dano estimado em termos de fatalidade em um ano. 3.6. Avaliao e gerenciamento de risco Nesta etapa o risco estimado dever ser avaliado, de maneira a definir medidas e procedimentos que sero executados com o objetivo de reduzi-lo ou gerenci-lo, tendo-se por base critrios de aceitabilidade de risco previamente definidos. O fluxograma da figura 1 mostra os resultados das etapas que compem um estudo de anlise de risco.

4. Consideraes gerais
A utilizao de tcnicas e de mtodos especficos para a anlise de risco ocupa cada vez mais o espao nos programas sobre segurana e gerenciamento ambiental das indstrias, como evidncia da preocupao destas, dos governos e de toda a sociedade com respeito aos temas relacionados com o meio ambiente. Alm disso, deve-se esclarecer que essas tcnicas podem ser amplamente empregadas para lidar com outros tipos de risco, como o risco de mercado, de imagem, financeiro, de produo e at poltico.

Os estudos de anlise de risco, que podem ser feitos com diferentes finalidades, devem ser considerados como instrumentos importantes de gerenciamento e planejamento. Provavelmente, sem eles, muitas empresas no saberiam a importncia dos problemas resultantes de acidentes e deste modo tambm no saberiam enfrentar risco muito alto que poderia provocar danos algumas vezes irreparveis para a comunidade ou o meio ambiente e prejudicar a imagem e sobrevivncia de maneira significativa e irreversvel. Desta maneira, necessrio dar ao tema a adequada importncia e fazer estudos e programas especficos que contemplem adequadamente o gerenciamento dos riscos existente decorrente do desenvolvimento de atividades perigosas.
Incio
Caracterizao Caracterizao do do empreendimento empreendimento e e da daregio regio

Identificao de Identificao perigos

de perigos

Anlise de Anlise de consequncias consequncias

No

Consequncias externas?
Sim possvel reduzir as conseqncias? No Sim Medidas Medidaspara para reduo reduodas das consequncias consequncias

Estimativa de Estimativa de frequncias

frequncias

Clculo do risco Clculo dos

riscos
Risco tolervel?
Sim Programa Programade de gerenciamento de gerenciamento risco de riscos No

Medidas para Medidas para reduo reduo do dos risco riscos Sim
possvel reduzir o risco? No

Reavaliar o Reavaliar o projeto

projeto

Fim Fim

Figura 1 Etapas de Estudo de Anlise de Risco

5. Bibliografia
- CCPS/AICHE. Guidelines for chemical process quantitative risk analysis; New York, 1989. - AMORIM, Tnia M. Tcnicas de anlise de riscos: mtodos qualitativos e quantitativos. 1 Seminrio de Anlise de Riscos de Processos Industriais; ABIQUIM; So Paulo, 1991. - CETESB. Manual de orientao para a elaborao de estudos de anlise de riscos; So Paulo, 1994. - Lees, Frank P. Loss prevention in the process industries 2nd Ed.; Vol 3, Butterworth Heinemann; London, 1996.

10

Potrebbero piacerti anche