Sei sulla pagina 1di 6

DESENHO ASSISTIDO POR COMPUTADOR PROF RENATA RIOS SKETCHUP CONCEITOS INICIAIS

COMEAR A USAR O SKETCHUP Assim que o SketchUp iniciado, aparece uma janela onde dever escolher um modelo de utilizao. No modelo escolhido determinado o tipo de unidade (metros, milmetros, etc.) de medida e o layout do projeto.

Para escolher o modelo, basta clicar no boto ESCOLHER MODELO e escolher o modelo desejado, depois clicar no boto COMEAR A USAR O SKETCHUP.

VISUALIZAO BSICA ZOOM AFASTAR E APROXIMAR Na caixa de ferramentas escolha e ferramenta ZOOM. Clique no local desejado para aproximar. DICA: Uma forma mais fcil de utilizar o zoom rolando a rodinha do mouse (Click Wheel).

ORBITAR OU SOBREVOAR O PROJETO

Na caixa de ferramentas escolha a ferramenta ORBITAR. Clique e arraste no centro da tela. Se mantiver a tecla SHIFT pressionada enquanto clica e arrasta o cursor, o SketchUp troca a ferramenta para a PANORMICA. DICA: uma forma fcil de fazer essa operao: Clique, segure e arraste a rodinha do mouse no centro da tela.

TIPOS DE SELEO SELECIONAR UMA LINHA Com a ferramenta de SELEO ativada, clique UMA vez diretamente sobre a linha que deseja selecionar. SELECIONAR UMA FACE Com a ferramenta de SELEO ativada, clique UMA vez diretamente sobre a face que deseja selecionar. SELECIONAR UM OBJETO Com a ferramenta de SELEO ativada, clique TRS vezes sobre o objeto para selecionar todas as linhas e faces conectadas a ele. SELECIONAR MAIS DE UM OBJETO Com a ferramenta de SELEO ativada, clique TRS vezes sobre o primeiro objeto a ser selecionado. Aperte e mantenha pressionada a tecla SHIFT e clique TRS vezes sobre os outros objetos para selecion-los. OBS: se voc clicar sobre um objeto j selecionado ser retirada a seleo do mesmo.

DESENHO BSICO LINHA Na barra de ferramentas escolha a ferramenta LINHA. CLIQUE E SOLTE o boto do mouse no ponto onde deseja comear a linha, ento clique novamente no ponto onde ser o final da linha. Pronto! Sua linha est criada!

RETNGULO Na barra de ferramentas escolha a ferramenta RETNGULO. CLIQUE E SOLTE o boto do mouse no ponto onde deseja comear o retngulo, mova o mouse e ento clique novamente no ponto onde ser o final do retngulo.

CRCULO Na barra de ferramentas escolha a ferramenta CRCULO. CLIQUE E SOLTE o boto do mouse no ponto onde deseja comear o crculo, mova o mouse para determinar o raio e ento clique novamente para finalizar.

ARCO Na barra de ferramentas escolha a ferramenta ARCO. CLIQUE E SOLTE o boto do mouse no ponto onde deseja comear o arco, mova o mouse para determinar o fim do arco e clique novamente. Mova o mouse para escolher o tamanho da curvatura e ento clique novamente para finalizar.

POLGONO REGULAR Na barra de ferramentas escolha a ferramenta POLGONO REGULAR. Na caixa de medidas digite a quantidade de lados do polgono.CLIQUE E SOLTE o boto do mouse no ponto onde deseja comear o polgono, mova o mouse e ento clique novamente para finalizar quando tiver a distncia desejada.

DESENHO COM MEDIDAS PARA DESENHAR UMA LINHA OU UM POLGONO COM MEDIDAS Na barra de ferramentas escolha a ferramenta LINHA. Clique onde voc quer o incio da linha e mova-a na direo desejada. Na caixa MEDIDAS, digite a medida desejada e depois tecle ENTER. A linha foi desenhada na direo apontada.

Neste momento, o SketchUp comear uma nova linha no final da linha atual. Aperte ESC se quiser parar de desenhar. Caso queria continuar a criao do objeto,

coloque o cursor na direo do prximo segmento e digite o valor na caixa de MEDIDAS e tecle ENTER. Repita esses passos quantas vezes forem necessrias para a criao do objeto desejado.

COMO DESENHAR UM RETNGULO COM MEDIDAS Na barra de ferramentas escolha a ferramenta RETNGULO. Clique onde voc quer o incio do retngulo e mova o cursor do mouse na direo desejada. Na caixa MEDIDAS, digite as medidas do retngulo, no formato X,Y e depois tecle ENTER para finalizar.

COMO DESENHAR UMCRCULO OU POLGONO REGULAR COM MEDIDAS Na barra de ferramentas escolha a ferramenta CRCULO ou POLGONO. Na caixa MEDIDAS, digite o nmero de arestas que vo compor o objeto e tecle ENTER.Clique onde voc quer o incio do crculo e mova o cursor do mouse na direo desejada e digite o valor do raio e depois tecle ENTER para finalizar.

CRIAR E ALTERAR VOLUMES BSICOS CRIAR VOLUMES A PARTIR DE UMA SUPERFCIE Na barra de ferramentas escolha a ferramenta EMPURRAR / PUXAR. Mova o cursor por cima da face desejada. Perceba que o SketchUp destaca a face selecionada com um tom acinzentado. Clique sobre a face e mova-a na direo desejada. Se quiser determinar uma medida para o volume, digite-a neste momento na caixa de MEDIDAS e tecle ENTER para confirmar. Se voc no digitou nenhuma medida basta CLICAR NOVAMENTE quando o volume estiver do tamanho desejado. CRIAR NOVOS VOLUMES A PARTIR DE OUTROS USANDO EMPURRAR / PUXAR

Sobre qualquer face de um objeto 3D, desenhe uma nova face utilizando as ferramentas de desenho. Depois de criada escolha a ferramenta EMPURRAR/PUXAR. Mova o cursor sobre a nova face e clique.

Mova na direo desejada (para dentro ou para fora do objeto original). Se quiser determinar uma medida para o deslocamento, digite-a neste momento na caixa de MEDIDAS e tecle ENTER para finalizar o objeto. Se no digitou nenhuma medida, basta clicar quando o deslocamento for o desejado.

COMO APAGAR OBJETOS Pode-se apagar objetos com a tecla delete ou com a ferramenta borracha. PARA APAGAR LINHAS, FACES OU OBJETOS COM O TECLADO SELECIONE as linhas, faces ou objetos a serem apagados e aperte a tecla DELETE para apagar. PARA APAGAR UTILIZANDO A FERRAMENTA BORRACHA No necessrio selecionar nenhum objeto. Selecione a ferramenta BORRACHA e clique na linha que quer apagar, automaticamente a face conectada a essa linha apagada.

Se preferir, clique e segure o boto do mouse e passe pelas linhas que deseja apagar. Todas as faces conectadas a essas linhas so automaticamente apagadas. OBS: a ferramenta borracha no apaga as FACES de um objeto, somente as LINHAS.

Potrebbero piacerti anche