Sei sulla pagina 1di 18

A INCLUSO DO DEFICIENTE NO MERCADO DE TRABALHO Valdir Antonio Vitorino Filho; Rafaela Cristina Maciel; Thatiane Joana Chiarini; Marco

Antonio Armelin; Mrio Sacomano Neto

A INCLUSO DO DEFICIENTE NO MERCADO DE TRABALHO Valdir Antonio Vitorino Filho (UNIMEP Universidade Metodista de Piracicaba; FACECAP Faculdade Cenecista de Capivari) Rafaela Cristina Maciel (FACECAP Faculdade Cenecista de Capivari) Thatiane Joana Chiarini (FACECAP Faculdade Cenecista de Capivari) Marco Antonio Armelin (FACECAP Faculdade Cenecista de Capivari) Mrio Sacomano Neto (UNIMEP Universidade Metodista de Piracicaba) Resumo Esta pesquisa tem por objetivo abordar a incluso do deficiente no mercado de trabalho. Sendo caracterizada como uma pesquisa bibliogrfica bsica com a utilizao de artigos, livros e leis para obteno do contedo. Destacam-se a abordagem de questes relacionadas a lei de cotas para a incluso, as dificuldades que as empresas enfrentam para buscar candidatos qualificados para ocupao dessas vagas de trabalho e ainda busca demonstrar como a qualificao e a acessibilidade podem ser um ferramenta no auxlio a incluso. Palavras-chave: Incluso. Mercado de Trabalho. Pessoa com deficincia.Gesto de Pessoas 1 Introduo O tema abordado no trabalho A incluso do deficiente no mercado de trabalho, assunto no muito discutido na administrao, no mbito acadmico, por se tratar de uma rea voltada socializao e que antigamente era vista pelas empresas como um status. H pouco tempo o deficiente comeou a tomar seu lugar no mercado empresarial, com a exigncia da incluso, as empresas se viram obrigadas a contratar esses deficientes e a perceber que oferecendo condies de trabalho esses profissionais poderiam se destacar em seus trabalhos, trazendo resultados positivos para o desenvolvimento das organizaes. Ao se falar na incluso do deficiente no mercado de trabalho muitos aspectos devem ser levados em considerao, por isso este trabalho rene leis, dificuldades encontradas pelas empresas e deficientes no processo de incluso, algumas ferramentas que podem auxiliar os deficientes no desenvolvimento do trabalho e dados sobre os deficientes no Brasil. O primeiro passo, para a incluso deixar de lado o preconceito e ver que os deficientes tambm so capazes de exercer funes e serem bem sucedidos no que fazem. O tema abordado tem como objetivo apresentar a incluso do deficiente no mercado de trabalho, as dificuldades das empresas e dos trabalhadores na insero de pessoas com deficincia no mercado, seja por falta de preparo do trabalhador ou da falta de acessibilidade na empresa. Com as cotas de incluso as empresas se vm obrigadas a contratar deficientes, muitas vezes desqualificados, para suprir o quadro da empresa e se isentar de possveis multas. Muitos desses deficientes tm condies de trabalhar e acabam superando expectativas, basta apenas oportunidade, que muitas vezes no tem, seja por preconceito ou despreparo. Com base nisso a pergunta problema desse trabalho Como acontece incluso do deficiente no mercado de trabalho?

Um grande problema das empresas hoje no encontrar pessoas qualificadas, para exercer as funes. Muitos dos deficientes se acomodam e no buscam se preparar para o mercado de trabalho, todo deficiente pode ser igual, ou melhor, capacitado que um no deficiente. Os governos tambm precisam voltar mais ateno a esse grupo da sociedade, devem ser criados grupos para tornar possvel a incluso do deficiente no mercado de trabalho e tambm na sociedade. necessrio qualificar essas pessoas em trabalhos que possam executar, tornando mais fcil sua adaptao no cenrio empresarial. No bastam cobrar das empresas as cotas, eximindo a responsabilidade do governo para com essas pessoas, necessrio dar condies para tornar a incluso uma realidade no nosso pas. O governo no pode simplesmente exigir cotas, tambm deve colaborar para que essas cotas aconteam, devem ser criados grupos de apoio ao deficiente e sua famlia, um banco com deficientes qualificados, para que a empresa possa contratar e o deficiente consiga se adaptar ao trabalho. Os deficientes precisam estar preparados para o mercado de trabalho, para quando ingressarem no terem maiores dificuldades e no se sentirem constrangidos. Tambm necessria a conscientizao do deficiente que ele capaz e pode superar suas expectativas que mais importante buscar um crescimento profissional a se apoiar em um benefcio recebido. Este trabalho tem com objetivo abordar a incluso do deficiente no mercado de trabalho, as leis de cotas para incluso, as dificuldades encontradas pelas empresas e candidatos e a qualificao como ferramenta chave no auxlio incluso. 2 Reviso de Literatura 2.1 A incluso Atravs das atitudes possvel ver as crenas e valores individuais de cada um quando se depara com um deficiente e tambm o contexto social em que vivemos. Cada momento histrico apresenta um condicionamento cultural, onde so passados preconceitos e reproduzidos estigmas. Assim possvel ver como os valores da humanidade se desenvolveram e nos ajudam a entender os motivos de um dia termos condenado os deficientes e hoje estarmos aprendendo a conviver com a diversidade humana. Assim, a pessoa com deficincia totalmente capaz de exercer uma atividade dentro de uma organizao, podendo obter sucesso profissional como qualquer outra pessoa, independente da sua deficincia. Nesse item procura-se apresentar tpicos que abordem os temas: PcN pessoa com deficincia, a definio do que deficincia, e a questo da incluso do deficiente no mercado de trabalho. 2.1.1 Incluso do deficiente no mercado de trabalho A incluso do deficiente no deve acontecer somente na comunidade mas tambm nas instituies de ensino e principalmente no mercado de trabalho, onde a pessoa com deficincia ir colocar suas habilidades em pratica, se desenvolver e buscar atingir seus objetivos. O deficiente tem os mesmos direitos e deveres, no por causa da deficincia que estes devem ser subestimados, como observamos na citao:

O outro, o diferente, o deficiente, representa muito mais coisas. Representa conscincia da prpria imperfeio daquele que v, espelham suas limitaes, suas castraes. Representa tambm o sobrevivente, aquele que passou pela catstrofe em potencial, virtualmente suspensa sobre a vida do outro. Representa tambm uma ferida narcsica em cada profissional, em cada comunidade. Representa um conflito no camuflado, no explicito em cada dinmica de inter-relaes. (ANACHE, 1994, p. 123 apud AMARAL).

Todos possuem capacidade de se adaptar ao trabalho, o que no diferente com os deficientes. 2.1.2 O que deficincia De acordo com o Decreto n 3.298/99, art. 3, aprovado pelo CONADE (Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficincia), Deficincia toda perda ou anormalidade de uma estrutura ou funo psicolgica, fisiolgica ou anatmica que gere incapacidade para o desempenho de atividade, dentro do padro considerado normal para o ser humano. A deficincia pode ser permanente ou no, quando no, o individuo no considerado deficiente para a Lei de Cotas, no podendo integrar o quadro de funcionrios de uma empresa para tal finalidade, a deficincia permanente definida pelo Decreto n 3.298/99, art. 3, II como: aquela que ocorreu ou se estabilizou durante um perodo de tempo suficiente para no permitir recuperao ou tem probabilidade de que se altere, apesar de novos tratamentos. Pessoas incapazes podem ser consideradas como deficientes para a incluso na Lei de Cotas, verifica-se abaixo a descrio vlida para incapacidade:
Incapacidade por sua vez, e conceituada como reduo efetiva e acentuada da capacidade de integrao social, com necessidade de equipamentos, adaptaes, meios ou recursos especiais para que a pessoa portadora de deficincia possa receber ou transmitir informaes necessrias ao seu bem estar pessoal e ao desempenho de funo ou atividade a ser exercida. (Decreto n 3.298/99, art.3, III).

Os deficientes reabilitados somam as cotas, porm na diviso de Reabilitados, no recebem o nome de Deficientes, mas no deixam de ter alguma incapacidade, estes receberam qualificaes e esto aptos a exercerem funes diferentes das exercidas anteriormente situao de deficiente, reabilitados so definidos conforme a seguir: Reabilitados, so aqueles que se submeteram a programas oficiais de recuperao da atividade laboral, perdida em decorrncia de infortnio. Tal condio atestada por documentos pblicos oficiais, expedidos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ou rgo que exeram funo por ele delegada. (Decreto n 3.298/99, art.31). Outro grupo so os deficientes habilitados, so aqueles que passaram por processo de qualificao profissional ou mesmo no participando da qualificao esteja qualificado para o exerccio da funo:
Aquele que concluiu curso de educao profissional de nvel bsico, tcnico ou tecnolgico, ou curso superior, com certificao ou diplomao expedida por instituio publica ou privada, legalmente

credenciada pelo Ministrio da Educao ou rgo equivalente, ou aquele com certificado de concluso de processo de habilitao ou reabilitao profissional fornecido pelo INSS. Considera-se, tambm, pessoa portadora de deficincia habilitada aquela que, no tendo se submetido a processo de habilitao ou reabilitao, esteja capacitada para o exerccio da funo . (Decreto n 3.298/99, art.36, 2 e 3).

Sendo assim, deficincia qualquer alterao nas funes normais de um individuo, podendo ser permanente, quando irreversvel e estabilizada apesar dos tratamentos aplicados, ou no permanente, sendo um estado que ser alterado dependendo das condies em que o individuo for submetido, incapazes so aqueles com reduo efetiva da capacidade da integrao social, e os reabilitados aqueles que mesmo deficientes foram qualificados e esto aptos a exercer funes mesmo que diferentes das exercidas antes da deficincia. 2.1.3 PcN Pessoa com deficincia Os deficientes foram ao passar do tempo recebendo siglas diferentes para a sua definio, inicialmente chamados de PPD (Pessoa Portadora de Deficincia), que por solicitao dos deficientes foi alterado para PNE com a alegao de que quem porta algo pode deixar de portar o que no o caso dos deficientes enquadrados perante a lei, posteriormente com a nomenclatura PNE (Pessoa com Necessidades Especiais), que tambm foi alterada porque o termo necessidades especiais tambm engloba crianas e idosos e agora com a nomenclatura correta, PcD (Pessoa com Deficincia), que se refere somente ao deficiente assim considerado pela Lei e no englobando outras necessidades especiais. Conforme podemos observar na citao de Sassaki:
A expresso pessoa com necessidades especiais um gnero que

contem as pessoas com deficincia, mas tambm acolhe idosos, as gestantes, enfim, qualquer situao que implique tratamento diferenciado. Igualmente se abandona a expresso pessoa portadora de deficincia com uma concordncia em nvel nacional, visto que as deficincias no se portam, o que tem sido motivo para que se use, mais recentemente a forma pessoa com deficincia. (SASSAKI, 2003, p.1236)

Muitas pessoas da sociedade, ainda no tem, informaes sobre como se referir ao deficiente e acabam cometendo erros quando se referem ao deficiente como portador de deficincia ou com necessidades especiais. O assunto deve ser mais discutido de a forma disseminar a informao para o maior numero de pessoas possvel, com o intuito que esses erros possam ser corrigidos e os deficientes classificados como Pessoas com Deficincia (PcN), como assim solicitado por eles. 2.2 Lei de Cotas Nesta parte da reviso de literatura busca-se a apresentao de assuntos relacionados s questes legais que envolvem os deficientes e sua incluso no mercado de trabalho, como pode-se destacar: a Legislao sobre incluso de deficientes, o levanto sobre a questo da Lei de Cotas para pessoas com deficincia, a Legislao sobre a incluso de

deficientes. E ainda o debate sobre o que considerado deficincia para Lei de Cotas. Questes como da deficincia fsica, auditiva, visual, metal ou mltipla. A Declarao dos Direitos dos Portadores de Necessidades Especiais, aprovada em Dezembro de 1975 pela ONU, em seu Artigo 7 trata que as Pessoas com Deficincia tem direito a realizar trabalhos e receber salrios como qualquer outra pessoa no deficiente.
As pessoas portadoras de deficincia tem direito a segurana econmica e social, e, especialmente, a um padro condigno de vida. Conforme suas possibilidades tambm tem direito a realizar trabalho produtivo e a remunerao, bem como de participar de organizaes de classe. (Art. 7, Declarao dos Direitos dos Portadores de Necessidades Especiais, 1975)

A Constituio Federal, em seu Artigo 3 descreve claramente um dos objetivos fundamentais do Brasil que promover a igualdade, sem que haja qualquer tipo de preconceito, seja ele de origem, raa, cor, idade, sexo ou qualquer outra forma de discriminao. 2.2.1 A Legislao sobre incluso de deficientes A Lei 8.213/91 foi criada em 24 de Julho de 1991 e determina cotas mnimas de trabalhadores com algum tipo de deficincia para as empresa com 100 ou mais empregados. De acordo com a lei de cotas as empresas que tem entre 100 e 200 empregados devem reservar pelo menos 2% das quantidades de vagas para profissionais com deficincia, at 500 empregados a cota sobe para 3 %, com ate 1.000 empregados 4% e acima de 1.000 a cota de 5%. O descumprimento pode gerar multa que varia de R$1.195,13 R$ 119.512,33, conforme a portaria 1.199 de 28 de outubro de 2003. 2.2.2 A questo da Lei de Cotas para pessoas com deficincia A Lei de Cotas destina de 2% a 5% das vagas aos deficientes nas empresas com mais de 100 funcionrios, mas, como falta fiscalizao muitas vezes esta lei em vigor h 20 anos no completamente eficiente. No Artigo 93, da Lei n 8.213/91, so determinadas as cotas mnimas das cota, podendo a empresa contratar um numero maior de deficientes. A empresa com 100 (cem) ou mais empregados est obrigada a preencher de 2% (dois por cento) a 5% (cinco por cento) dos seus cargos com beneficirios reabilitados ou pessoas portadoras de deficincia, habilitadas, na seguinte proporo (Lei 8.213, Art. 93): I - at 200 empregados - 2%; II - de 201 a 500 - 3%; III - de 501 a 1.000 - 4%; IV - de 1.001 em diante - 5%. Com aes do MTE apenas 7.508 deficientes foram inclusos no mercado, no pas nos 3 primeiros meses deste ano (2011) crescimento de 40,7% em relao ao mesmo perodo do ano passado.

Muitas empresas preferem arcar com o pagamento das multas por descumprimento da lei, ao invs de investir na capacitao e adaptao dos trabalhadores. Cerca de 30% das contrataes acontecem em empresas desobrigadas a cumprir esta lei, ou seja, com menos de 100 funcionrios. As instituies financeiras sem fins lucrativos tambm esto obrigadas a preencher essa cota, pois essa obrigao atinge todas as pessoas jurdicas de direito privado como sociedades empresariais, associaes, sociedades e fundaes que admitem trabalhadores como empregados. 2.2.3 O que Considerado deficincia para Lei de Cotas As deficincias podem ser classificadas em fsica, auditiva, visual, mental e mltipla. Cada uma compreende uma dificuldade diferente, em partes distintas, e so descritas em decretos conforme abaixo: Deficincia Fsica Decreto n 5.296/04, art. 5, 1, I ,a, C/C Decreto n 3.298/99, art. 4, I Alterao completa ou parcial de um ou mais segmentos do corpo humano, acarretando o comprometimento da funo fsica, como por exemplo: paraplegia, tetraplegia, amputao ou ausncia de membro, paralisia cerebral, nanismo, membros com deformidade congnita ou adquirida, exceto as deformidades estticas e as que no produzam dificuldades para desempenho de funes. Deficincia Auditiva Decreto n 5.296/04, art. 5, 1, I, b, C/C Decreto n 5.298/99, art. 4, II considerado deficiente auditivo, o individuo que possui perda bilateral, parcial ou total, de 41 decibis (dB) ou mais, aferido por audiograma nas frequncias de 500Hz, 1.000Hz , 2.000Hz e 3.000 Hz. Deficincia Visual Decreto n 3.298/99 e o Decreto n 5.296/04 Pode ser enquadrado como deficiente visual o individuo que apresentar: Cegueira na qual a acuidade visual igual ou menos que 0,05 no melhor olho, com a melhor correo ptica. Baixa Viso acuidade visual compreendida entre 0,3 e 0,05 no melhor olho, com a melhor correo ptica. Pessoas com baixa viso so aquelas que mesmo usando culos comuns, lentes de contado, ou implantes de lentes intraoculares, no conseguem ter uma viso ntida; essas pessoas podem ter sensibilidade ao contraste, percepo das cores e intolerncia a luminosidade, dependendo da patologia causadora da perda visual. Casos nos quais a somatria da medida do campo visual em ambos os olhos for igual ou menor que 60. Ocorrncia simultnea de quais quer das condies anteriores. A incluso das pessoas com baixa viso como deficientes se deu a partir da edio do Decreto n 5.296/04. Deficincia Mental Decreto n 5.296/04, art. 5, 1, I, d, e Decreto n 3.298/99, art. 4, I.

O deficiente metal aquele que apresenta o funcionamento intelectual significativamente inferior a mdia, com manifestao antes dos 18 anos e limitaes associadas a duas ou mais reas de habilidades adaptativas, sendo elas: Comunicao; Cuidado pessoal; Habilidades sociais; Utilizao dos recursos da comunidade; Sade e segurana; Habilidades acadmicas; Lazer; Trabalho.

Deficincia Mltipla Decreto n 3.298/99 conceituada como deficincia mltipla a associao de duas ou mais deficincias. Deve - se atentar que somente so considerados deficientes aqueles que esto enquadrados nas definies acima, a Lei 8.213/91 no beneficia pessoas com viso monocular, surdez em um ouvido, com deficincia mental leve ou deficincia que no implique impossibilidade de execuo normal das atividades do corpo. 2.3 A contratao de Pessoas com Deficincia A contratao de pessoas com deficincia deve ser planejada para oferecer condies ao deficiente e a empresa contratante para manter uma relao saudvel no ambiente de trabalho. Todas as rotinas admissionais so mantidas na contratao do deficiente, que deve passar por processos seletivos, exames admissionais da mesma forma que qualquer outro trabalhador. Com base nisso os temas inseridos no item 2.3 sero os seguintes: o debate sobre o deficiente habilitado para o trabalho, modalidades existentes de contratao, a admisso dessas pessoas pelas empresas e as diferenas em termos de salrio. 2.3.1 Deficiente habilitado O deficiente pode ser considerado habilitado ao trabalho quando: Concluiu curso de educao profissional de nvel bsico ou tcnico; Concluiu curso superior, com certificao expedida por instituio publica ou privada, legalmente credenciada pelo Ministrio da Educao ou rgo equivalente; Possui Certificado de concluso de processo de habilitao ou reabilitao profissional, fornecido pelo INSS; No tendo se submetido a processo de habilitao ou reabilitao, esteja capacitado para o exerccio da funo. Com a Habilitao dos deficientes a empresa pode aproveita-lo de maneira mais eficaz, promovendo treinamentos que podem ser subsidiados pelas empresas, onde ser possvel notar a maior adaptao do funcionrio deficiente, como cita Chiavenato: As organizaes mais bem sucedidas investem pesadamente em treinamentos para obterem

um retorno garantido. Para elas, treinamento no despesa, mas um precioso investimento seja na organizao como nas pessoas que nela trabalham. Como foi observado na citao acima as empresas tendem a obter resultados mais positivos quando investem em qualificao para seus funcionrios. 2.3.2 Modalidades de contratao Segundo o Decreto n 3.298/99, artigo 35, a incluso do deficiente no mercado de trabalho pode ocorrer de 3 formas: Colocao Seletiva: O deficiente pode ser contratado em regime especial, com horrios flexveis, proporcionalidade de salrio e ambiente de trabalho adequado para que uma ou mais limitaes funcionais possam sem compensadas. Colocao Competitiva: A contratao no diferenciada pela deficincia, o trabalhador ser cobrado e avaliado com igualdade dos demais, inclusive no fator de qualidade e eficincia na prestao dos servios. A utilizao de apoios no excluda desta modalidade. Promoo de trabalho por conta prpria: So as formas de trabalho autnomo, cooperativas ou em regime de economia familiar, desenvolvida pela prpria pessoa ou atravs de uma ou mais pessoas, visando a independncia financeira. A Contratao Seletiva pode ocorrer por intermediao de entidades sem fins lucrativos nos seguintes casos: Contratao para prestao de servio, do deficiente, para empresas publicas ou privadas, que ser feita mediante a celebrao de um convenio ou contrato formal entre a entidade e o tomador de servio. Neste caso, o trabalhador passar por um perodo de treinamento e adaptao, que quando inferior a 6 meses no caracterizar o vinculo empregatcio com o tomador de servio. Segundo o M.T.E., no ser caracterizado como vinculo empregatcio, se realizado com intermediao de entidade sem fins lucrativos, de natureza filantrpica e de comprovada idoneidade, que tenha como objetivo assistir o deficiente; comprovar a contratao da pessoa deficiente de acordo com a CLT; se destinar a fins teraputicos, desenvolvimento laboral reduzido pela deficincia ou insero do deficiente no mercado de trabalho, no haver diferenciao do trabalho para o deficiente. Comercializao de bens e servios decorrente de programas de habilitao profissionais. As contrataes efetuadas mediante intermediao de entidades sem fins lucrativos (terceirizao), no compe a porcentagem estipulada por Lei de vagas para deficientes, neste caso continua a empresa obrigada a contratar os profissionais para cumprimento das cotas. 2.3.3 A admisso da pessoa com deficincia Na contratao do empregado deficiente, devem ser claras as exigncias a serem feitas, e estas devem estar adequadas as peculiaridades que caracterizam o deficiente. Na realizao de entrevistas e testes a empresa deve utilizar instrumentos acessveis para as diferentes deficincias, no caso de o candidato ser surdo, a presena de interprete de sinais, caso seja cego testes em Braile. importante que quando a empresa oferea esse

tipo de vaga, solicite ao candidato que informe antecipadamente as suas necessidades para participar do processo seletivo. Para a empresa comprovar a deficincia necessrio: - Laudo mdico que pode ser emitido pelo mdico do trabalho da empresa ou outro mdico, atestando enquadramento legal do empregado para integrar a cota, de acordo com as definies estabelecidas na Conveno n 159 da OIT, Parte I, art. 1; Decreto n 3.298/99, arts. 3 e 4 com as alteraes dadas pelo art. 70 do Decreto n 5.296/04. O laudo dever especificar o tipo de deficincia e ter autorizao expressa do empregado para utilizao do mesmo pela empresa, tornando publica a sua condio. O anexo A desse trabalho apresenta o modelo do referido laudo citado. - Certificado de reabilitao profissional emitido pelo INSS. O trabalhador deficiente quando contratado, deve ser informado no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) e tambm na Relao Anual das Informaes Sociais (RAIS) informando o tipo de deficincia. A empresa passvel de autuao, caso apresente a RAIS contendo informaes inexatas ou declaraes falsas, conforme art. 24 da Lei n 7.998/90, c/c art. 7 do Decreto n 76.900/75. Caso ocorra a demisso do deficiente, sendo por contrato por prazo determinado, superior a 90 dias ou dispensa imotivada, dever ser realizada a substituio do profissional em condies semelhantes, ou seja, dever ser contratado outro deficiente para suprir a vaga. 2.3.4 Diferenciao nos salrios A Constituio no artigo 7, inciso XXX probe a diferenciao de salrios de exerccios de funes e critrios de admisso por motivo de sexo, idade, cor ou estado civil, tambm o inciso XXXI no permite qualquer discriminao no que se refere a salrio e critrios de admisso do trabalho do deficiente. Sendo assim, a pessoa portadora de deficincia no pode sofrer qualquer discriminao quando em processo seletivo e nem diferenciao de salrio quando contratado. O salrio deve ser pago de acordo com o trabalho exercido , como no dever haver diferenciao no trabalho do deficiente e sim uma adaptao a sua necessidade, o salario dever ser igual aos demais funcionrios da empresa o que fica claro na citao de Chiavenato: Salario a retribuio em dinheiro ou equivalente paga pelo empregador ao empregado em funo do cargo que este exerce e dos servios que presta durante determinado perodo de tempo. (Chiavenato, 1999, P.222). A Lei n 7.853/89 em seu artigo 8 diz que aquele que impedir sem justa causa o acesso de algum a qualquer cargo publico, emprego ou trabalho, por motivo de sua deficincia estar cometendo crime punvel, com recluso de 1 a 4 anos e multa. O decreto n 3.298/99 assegura a pessoa portadora de deficincia o direito de se inscrever em concursos pblicos em condies iguais aos demais candidatos, para provimento de cargo cuja atribuies sejam compatveis com as deficincias que portador. Isso ocorrer quando a funo exigir aptido mental, fsica ou intelectual plena, no podendo a deficincia ser superada com auxilio de equipamentos prprios. Podemos tomar como exemplo um deficiente surdo-mudo, este no poder ser contratado para a vaga de atendimento telefnico, visto que, a deficincia apresentado inconcilivel com as atividades que dever desempenhar. Porem muitas outras funes podem ser exercidas por este mesmo deficiente. O deficiente no pode ser visto pela sociedade com inferioridade devido a sua incapacidade, para definirmos as diferenas entre incapacidade e inferioridade citamos Amiralian:

Outra condio socialmente comum e que traz implicaes significativas para o ajustamento de sujeitos desviantes a confuso generalizada entre os termos incapacidade e inferioridade. Na maioria das vezes, estas duas palavras so usadas como sinnimos e utilizadas indiscriminadamente como o mesmo significado. Todavia, a busca de uma compreenso mais cuidadosa destes termos mostra diferenas essenciais entre eles. A incapacidade definida como uma leso de uma estrutura ou funo, e a inferioridade como a resultante do efeito da incapacidade em si e das relaes pessoais e sociais sobre a capacidade funcional do sujeito. (AMIRALIAN, 1986, p. 42)

Assim, o deficiente no inferior aos demais indivduos, toda e qualquer empresa pode se adaptar aos mais diversos tipos de deficincia e promover a incluso dessas pessoas. 2.4 Dificuldades nas Incluses No Brasil existem cerca de 30 milhes de deficientes, cerca de 10% (segundo Censo 2000) de toda populao e a cada ms aproximadamente 10 mil pessoas adquirem algum tipo de deficincia, na maioria das vezes por acidente de transito ou arma de fogo. Apesar dessa grande porcentagem as empresas encontram muitas dificuldades na hora de contratar e preencher a cota estabelecida. Todos os deficientes, assim considerados pela assistncia social, recebem uma penso mensal, amparados pela Lei Orgnica de Assistncia Social. Muitos desses deficientes preferem complementar a renda com trabalhos informais j que quando registrados perdem o direito a penso. Outra grande dificuldade a empresa localizar o deficiente, muitas cidades no possuem um cadastro especifico ou um rgo voltado para a capacitao e incluso do deficiente. As empresas tentam contratar mas no encontram o deficiente, tornando esse processo mais complicado e muitas vezes a incluso se torna invivel. Uma pequena porcentagem dos deficientes tem capacitao e especializao para ocupar as vagas disponveis. O Ministrio do Trabalho e Emprego (MTE) divulgou os dados da RAIS 2010, onde possvel visualizar que grande parte das pessoas portadoras de deficincia, empregadas no mercado formal tem o ensino mdio completo. So 306 mil empregados no Brasil, sendo 121,1 mil deficientes, destes 39,5% concluram o ensino mdio, 13,4% o ensino fundamental e somente 12,1% tem o ensino superior. Com os estudos incompletos esto 4,12% no curso superior, 8,4% no ensino mdio, 21,1% no ensino fundamental e ainda 1,18% so analfabetos. Ainda segundo a RAIS 2010, foi registrado um aumento de 6% nas contrataes de pessoas com deficincia, no entanto o numero de empregos formais no Brasil cresceu 6,9%. Para sequncia no assunto a pesquisa apresenta a seguir os tpicos relacionados aos benefcios pagos as pessoas com deficincia, a dificuldade das empresas em encontrarem um profissional que possua deficincia e seja adequado as funes a serem exercidas no cargo a ser ocupado na empresa. Ainda sobre o assunto o trabalho busca fazer um comparativo entre o profissional que possua a deficincia e esteja capacitado ou qualificado para o trabalho e as questes dos preconceitos que os mesmos enfrentam perante as empresas, pessoas e sociedade.

2.4.1 Beneficio pago pessoa com deficincia LOAS ou Beneficio da prestao continuada uma beneficio prestado pela assistncia social no valor de um salario mnimo mensal concedido ao cidado portador de deficincia que no tem condies de prover por si mesmo ou pela sua famlia a sua sobrevivncia econmica. Vale ressaltar que esta uma ao social paga pelo INSS, vinculada ao ministrio da previdncia e assistncia social, porem no uma beneficio da previdncia social. A constituio federal no seu Art. 203, inciso V prev a garantia de um salrio mnimo mensal ao deficiente e ao idoso, independente do pagamento direto de qualquer contribuio social. Esse beneficio tambm esta previsto no Art. 2, inciso IV da lei orgnica da assistncia social- LOAS , So considerados deficientes para o recebimento do beneficio aquele que for : Incapaz para o trabalho, o que devera ser comprovado atravs de pericia mdica; Incapaz para a vida independente, o que tambm dever ser comprovado pelo INSS; Carente, a pessoa com renda familiar inferior a 25% do salrio mnimo, ou seja, o total da renda mensal de todos os membros da famlia dividido por seus integrantes deve ser menor que do salrio mnimo vigente. O deficiente s ter direito a esse beneficio se estiver enquadrado nas trs funes acima, no podendo ser contratado aprendiz, estagirio, qualquer outro emprego e nem participar de cooperativas sociais. Os interessados em requerer o benefcio, devem procurar os postos de beneficio no INSS, ou os rgos credenciados por ele; o beneficio comea ser pago 30 dias aps a sua concesso e so necessrios os seguintes documentos: Requerimento (conforme modelo anexo); Formulrio de declarao com relao do grupo familiar e sua respectiva renda (conforme o modelo anexo); Comprovante de rendimento de todos os membros do grupo familiar; Certido de nascimento do requerente invalido; Termo de tutela no caso de filhos menores de pais falecidos ou desaparecidos; Termo de curatela no caso de menores 18 incapazes para os atos da vida civil; Documento de identificao do requerente (carteira profissional, carteira de identidade ou outro qualquer); Certido de bito do cnjuge falecido, quando o requerente for vivo; CPF do requerente se tiver; Para concesso do beneficio muito importante a comprovao de renda familiar e pode ser feita mediante a apresentao dos seguintes documentos de todos os membros da famlia: Carteira de trabalho atualizada; Holerite ou documento expedido pelo empregador; Carne de contribuio para o INSS; Extrato de pagamento de beneficio, ou declarao fornecida pelo INSS ou outro regime de previdncia social publico ou privado; Declarao de entidade, autoridade ou profissional casa seja impossvel a comprovao da renda pelos meios mencionados anteriormente. 2.4.2 Localizar o deficiente

Localizar o deficiente capacitado para o trabalho uma das maiores dificuldades que as empresas encontram. Muitos deficientes no esto aptos a trabalhar e os que esto muitas vezes no querem ingressar em um trabalho formal por causa dos benefcios que recebem. Existem algumas ferramentas para auxiliar as empresas, como sites de busca exclusivo de deficientes, rgo municipais que auxiliam na qualificao e incluso, espaos voltados para a captao de Pessoas com Deficincia que tem interesse em trabalhar e que disseminam essas informaes para as empresas interessadas em contratar, escolas especiais como APAE e Assistncia Social. Essas ferramentas podem aproximar a empresa do deficiente, tornando a contratao mais rpida e pratica. 2.4.3 Deficiente capacitado para o trabalho A capacitao de um deficiente no uma tarefa nada fcil, pois cada um apresentam suas limitaes e essas tende ser trabalhadas de forma especifica a facilitar o aprendizado do deficiente. O deficiente deve contar com o apoio da famlia, para que sua evoluo nos estudos, na capacitao e na habilitao no mercado de trabalho seja de grande proveito, essas atividades tendem ser seguidas desde a infncia. Essa capacitao ser refletida em sua vida pessoal, na sociedade, e no ambiente de trabalho de diversas formas conforme TELFORD, 1978, p.55 Todas as atividades que visam o desenvolvimento global do individuo vo refletir direta e indiretamente na sua capacitao para uma vida independente, produtiva e integrada socialmente. Quando falamos de capacitao para deficientes, imaginamos na maioria das vezes que isso seja impossvel, por estes apresentarem limitaes, mas na verdade quando deficiente de uma habilidade eles afloram outras de forma a compensar a falta, e isto se da por forma de adaptao, estudos, capacitao onde eles exploram seu lado compensador. 2.4.4 Preconceito O preconceito uma das dificuldades encontradas por uma pessoa com deficincia para poder ingressar no mercado de trabalho. Muitas vezes por mais capacitada que seja a pessoa se depara com a discriminao isso se da de forma direta e indiretamente, atravs de um simples olhar e de forma verbal. Um dos aspectos de discriminao a ignorncia, a falta de conhecimento do assunto, e esse fator no parte apenas dos pobres e dos menos favorecidos, mas sim da populao em geral, segundo RIBAS.
Ignorncia no atribuo apenas dos mais pobres ou dos que tm

menos estudo. algo que est presente em todas as camadas sociais, em muitas famlias, grupos de empresrios, funcionrios do governo e at mesmo, em muitos mdicos que no se especializaram em reabilitar pessoas portadoras de deficincia ou que no tem pratica no tratamento de algumas restries do corpo (RIBAS, 1996, p.63).

Esse preconceito se da por forma cultural, muitos levam em considerao o que vm e definem o deficiente como incapaz de exercer qualquer funo por conta de suas limitaes. Muitas pessoas da sociedade apresentam um discurso de apoio onde alegam no ter preconceito, mas quando em pratica a situao bem diferente, tratam a pessoa

com deficincia de forma inferior, no se entrosam por causa de seus defeitos e olhar pra eles de forma indiferente.

2.5 Ferramentas para auxilio nas incluses Concomitante com o tema sobre as ferramentas para auxlio nas incluses da pessoa com deficincia no mercado de trabalho, e para que a mesma tenha plenas condies de trabalho no ambiente empresarial preciso discutir-se, dentre outros itens, a adequao das empresas e a disponibilidade que essas tem para proporcionar uma real acessibilidade a esse tipo de funcionrio, e ainda o item traz os apoios especiais que tratem de limitaes especficas. 2.5.1 Adequao das empresas (Acessibilidade) As empresas devem estar adequadas s pessoas com deficincia, fazendo os ajustes necessrios nos equipamentos, postos e organizao do trabalho com a finalidade de minimizar ou excluir os possveis riscos ocupacionais; essas medidas devem ser especiais promovendo a acessibilidade e ajustes na organizao do trabalho atendendo as necessidades especificas, visando estabelecer igualdade de oportunidade e tratamento no trabalho, para no expor o deficiente a descriminao perante aos demais trabalhadores. Acessibilidade pode ser descrita conforme a Lei n 10.098/00:
Acessibilidade: possibilidade e condio de alcance para utilizao, com segurana e autonomia, dos espaos, mobilirios e equipamentos urbanos, das edificaes, dos transportes e dos sistemas e meios de comunicao, por pessoa portadora de deficincia ou com mobilidade reduzida. (Lei 10.098, Art. 2)

A acessibilidade fundamental para a incluso de pessoas com deficincia. O acesso ao local de trabalho, por exemplo, pode ser melhorado, incluindo facilidades para entrar e se movimentar alm de acesso a banheiros e lavatrios, as sadas de emergncia tambm devem assegurar que essas pessoas possam deixar com segurana e eficincia o local e se deslocar para uma rea segura. 2.5.2 Apoios especiais

Apoios especiais auxiliam ou permite compensar uma ou mais limitaes da pessoa com deficincia podem ser voltados a orientao, superviso e ajudas tcnicas, dentre outros, de modo a superar barreiras da mobilidade e comunicao, possibilitando ao deficiente plena utilizao de suas capacidades e condies de normalidade, como descrito na Instruo normativa n20/01 da Secretria da Inspeo do Trabalho do MTE. Pode-se ter como exemplos servios de mensagens e vibracall em telefones para deficientes auditivos, folheadores eletrnicos para tetraplgicos, impresso em braile, sinalizao e alarmes sonoros, corrimo para auxiliar a locomoo e algumas tecnologias de acesso ao computador e a internet como, sintetizadores de voz e livros falados para os deficientes visuais, interprete em libras ou at mesmo banheiros adaptados para cadeirantes.

3 Metodologia A pesquisa bibliogrfica por sua vez, busca respostas para as questes propostas, embasadas em bibliografias j publicadas, segundo Marconi e Lakatos (2010) a pesquisa bibliogrfica trata de levantamento de toda a bibliografia j publicada, em forma de livros, revistas, publicaes avulsas e impressa escrita. Sua finalidade colocar o pesquisador em contato direto com tudo aquilo que foi escrito sobre determinado assunto, com o objetivo de permitir ao cientista o reforo paralelo na analise se suas pesquisas ou manipulao de suas informaes. A bibliografia pertinente oferece meios para definir, resolver, no somente problemas j conhecidos, como tambm explorar novas reas, onde os problemas ainda no se cristalizaram suficientemente. Com base no contedo exposto acima est pesquisa caracteriza-se como uma pesquisa bibliogrfica, pois aborda de forma terica o assunto e faz referencia a bibliogrficas j publicadas com a finalidade de encontrar meios para definir e resolver problemas no somente conhecidos como tambm a explorao de novas reas. 4 Apresentao e Discusso dos Dados Este trabalho aborda o tema a incluso do deficiente no mercado de trabalho, fazendo referencia a Lei de cota de incluso, como fator relevante para as incluses, pois se as empresas no cumprirem a cota prevista em Lei esto passivas de receberem multas. Apesar de a Lei ser clara e objetiva, muitas vezes descumprida pelas empresas que alegam ter dificuldades na incluso das pessoas com deficincia seja por no encontrar o deficiente, ou no estar adaptada, ou ate mesmo por preconceito. Muitas empresas vem o deficiente como um funcionrio especial que no precisa atingir metas, necessita de um tratamento diferenciado, que no cobrado por suas responsabilidades profissionais, e s esta l para cumprimento da lei. Essa viso deve ser repensada, os deficiente podem e devem ser cobrados como qualquer outro funcionrio, no devem ser tratados com diferena, esto nas empresas para realizarem seus trabalhos, de forma onde possa mostrar seu potencial. A Lei n 8.213/91 que trata sobre as cotas de incluso de pessoas com deficincia no mercado de trabalho, a incluso do deficiente comeou a ser abordada a partir do surgimento da lei em 1991, quando as empresas se viram obrigadas a contratar esses profissionais, com essa obrigao, foi necessrio a qualificao do deficiente, como observamos em outro objetivo do trabalho, apresentando como a qualificao profissional pode auxiliar na incluso dos deficientes, contribuindo de forma positiva para a empresa e o contratado, estimulando a aprendizagem e incluso, com a qualificao desses profissionais as empresas podem obter um retorno positivo maior j que eles esto aptos a exercerem determinadas funes, e no apenas somando um numero para cumprimento da lei. Os ndices de deficientes empregados no Brasil, segundo o Censo 2000 e RAIS 2010, onde possvel observar que uma pequena porcentagem dos deficientes esto empregados hoje, havendo um grande potencial a ser explorado pelos governos e empresas, a fim de contribuir para a incluso das pessoas com deficincia no mercado de trabalho, com esses dados mostra-se que existem ainda muitos deficientes em busca de um emprego, e tambm muitas empresas em buscas desses profissionais, s preciso unir os interesses em comum mas para isso necessrio que o governo interfira no s impondo leis mas tambm promovendo aes para contribuir nas incluses. Tambm existem as dificuldades encontradas pelas empresas e deficientes na contratao, seja por despreparo das empresas ou dos deficientes, essas dificuldades

so abortadas no decorrer do trabalho, como o despreparo do profissional, a desqualificao, o benefcios oferecidos pelo governo que muitas vezes o deficiente opta por no trabalhar formalmente para receber, i acaba trabalhando informalmente as vezes at com negcios prprios impossibilitando a empresa de inclu-los em seu quadro de funcionrios. Apesar de existirem ferramentas que auxiliam na incluso muitas empresas no tem acesso a elas principalmente as pequenas empresas que no possuem capital para investir em equipamentos de apoio e adaptaes tornando invivel a contratao do deficiente. Ressalta-se ainda que o termo deficiente utilizado durante toda a pesquisa em momento algum deve ser entendido como antnimo de eficiente, onde os profissionais com essas limitaes fsicas ou metais, se possurem o treinamento necessrio, as condies adequadas de trabalho e um ambiente que lhe proporcione um mnimo de adaptabilidade poder desenvolver suas funes e tarefas de forma muito eficiente. As pessoas que possuem algum tipo de deficincia seja ela fsica ou mental tem o direito de receber uma ateno especial, voltada para a sua necessidade especfica, para que possa desenvolver e alcanar o mximo de sua personalidade e capacidade profissional. Salienta-se ainda que essa pesquisa constitua, apenas, uma abordagem terica ao assunto, onde buscou-se, tentar despertar no mbito empresarial a importncia da incluso de pessoas com deficincia no mercado de trabalho e os benefcios que ambos pode obter com essa incluso. importante descrever que o direito ao trabalho da pessoa com deficincia assegurado e amparado por Leis que ainda esto sendo discutidas, melhoradas, ampliadas, enfim esto sendo moldadas para que tanto as empresas, quanto as pessoas com deficincia e a comunidade percebam que o ato da incluso uma questo a nvel social e que est ligada a compreenso primria da relao entre a diferena e a igualdade, para a construo dos avanos em um pas que adota o regime da democracia.

5 Concluses De acordo com a pergunta problema: Como acontece incluso do deficiente no mercado de trabalho? foi respondida, porque no decorrer do trabalho foram apresentadas as modalidades de contratao, a obrigao das empresas no cumprimento das cotas, as dificuldades encontradas pelos deficientes e empresas e algumas ferramentas para auxilio nas incluses. Conforme o objetivo principais do trabalho a incluso do deficiente no mercado de trabalho, as leis de cotas para incluso, as dificuldades encontradas pelas empresas e candidatos e a qualificao como ferramenta chave no auxilio a incluso, pode-se dizer que todos esses foram alcanados de forma a ser melhor entendida pelo leitor. No decorrer da pesquisas foram apresentadas citaes que fazem referencia ao tema de forma direta ou indireta, ou seja, direta quando o autor se refere exclusivamente ao deficiente e indiretas quando aborta temas relacionados a incluso do deficiente no mercado de trabalho, seja na acessibilidade, treinamentos ou dados cientficos. 5.1 Limitaes do Estudo possvel observar limitaes com base no trabalho apresentado, por se tratar de uma pesquisa bibliogrfica, em que no foram feitas pesquisas de campo, uma vez que o trabalho foi elaborado baseando-se em estudos j realizados.

Outra limitao observada a pouca abordagem no mbito acadmico, reduzindo o campo de pesquisa, onde o material escasso; foi possvel encontrar grande material na rea pedaggica porem na rea administrativa pouco discutido e lembrada em livros, podendo ser encontrados materiais em sites, inclusive do governo de onde foram extradas as leis.

5.2 Sugestes para trabalhos futuros. Sugere-se para trabalhos futuros seja aplicados estudos de casos, envolvendo os deficientes j habilitados, os que no tiveram essa oportunidade e as empresas a fim de apresentar os pontos de vista dos principais envolvidos, mostrando o processo de incluso das pessoas com deficincia, este trabalho pode ser abordado com riqueza de detalhes onde podero ser apontados vrios aspectos da trajetria profissional dos deficientes e a importncia que esses profissionais do a seu desenvolvimento no mercado de trabalho. Outra sugesto aplicar pesquisas em empresas para possibilitar um levantamentos em empresas que cumprem as cotas e aquelas que encontram dificuldades, podendo servir de base inicial para projetos no mbito municipal para auxilio de incluses dos deficientes, podendo o governo criarem situaes favorveis para apoio as empresas e deficientes. 6 Referncias Bibliogrficas AMIRALIAN, Maria Lucia T. M.. Psicologia do excepcional: Temas bsicos de psicologia. So Paulo/SP. Editora EPU. 1986. ANACHE, Alexandra Ayach. O deficiente e o mercado de trabalho: concesso ou conquista?. Editora Pesquisa. 1994. CHIAVENATO, Idalberto. Gesto de pessoas; o novo papel dos recursos humanos nas organizaes. Rio de Janeiro/RJ. Editora Elisevier. 2010. CHIAVENATO, Idalberto. Gesto de pessoas; o novo papel dos recursos humanos nas organizaes. Rio de Janeiro/RJ. Editora Campus. 1999. COSTALLAT, Fernanda Lavras. O direito ao trabalho da pessoa deficiente: Manual de orientaes Legislao e Jurisprudncia. Campinas/SP. Fundao Sndrome de Down. 2003. DECRETO. Senado Federal Subsecretaria de Informaes Decreto n 5.296, de 02 de Dezembro de 2004. Extrado via <http://www6.senado.gov.br/legislacao/ListaPublicacoes.action?id=240147>, em 02 de Novembro de 2011. LEI DE DIREITO. Presidncia da Repblica Casa Civil - Lei n 8.213, de 24 de Julho de 1991. Extrado via <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8213cons.htm>, em 03 de Novembro de 2011. LEI DE DIREITO. Presidncia da Repblica Casa Civil - Lei n 10.098, de 19 de Dezembro de 2000. Extrado via < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L10098.htm>, em 08 de Novembro de 2011. MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia do trabalho cientifico: Procedimentos bsicos, pesquisa bibliogrfica, projeto e relatrio, publicaes e trabalhos cientficos 7. Ed. 5. Reimpresso. So Paulo: Atlas, 2010.

PORTARIA. Ministrio do Trabalho e Emprego Portaria n 1.199, de 28 de Outubro de 2003. Extrado via <http://portal.mte.gov.br/legislacao/portaria-n-1-199-de-28-102003.htm> em 02 de Novembro de 2011. SASSAKI, Romeu Kazumi. Vida independente: historia, movimento, liderana, conceito, reabilitao, emprego e terminologia. So Paulo/SP. Revista nacional de reabilitao. 2003. SILVA, Meiriangela Moreira da. Responsabilidade e incluso social. Projeto de Pesquisa de monografia de concluso de curso. CNEC. 2008. TELFORD, W. Charles; SAWER, M. James. O individuo excepcional. Rio de Janeiro/RJ. Zahar Editores. 1978.

Potrebbero piacerti anche