Sei sulla pagina 1di 6

AULA 05

BENS PBLICOS

Para tratarmos de bens pblicos, primeiramente preciso trabalhar, superficialmente o termo domnio pblico. Este termo utilizado para explicar o Estado, enquanto Nao politicamente organizada, tendo o domnio real sobre suas propriedades e tambm no sentido do imprio do Estado sobre bens particulares. Ao conjunto de bens, de qualquer natureza, sujeitos ou pertencentes ao Estado, d-se o nome de DOMNIO PBLICO. Agora, passaremos a desenvolver o estudo sobre BENS PBLICOS, propriamente ditos. CONCEITO: em sentido amplo, so todas as coisas, corpreas ou incorpreas, mveis e semoventes ou imveis, crditos, direitos, e aes, que pertenam ao Estado, tanto na Administrao Direta, como na Indireta, a qualquer ttulo. Para fortalecimento dessa idia, nos reportamos ao Captulo III do CC:
CAPTULO III DOS BENS PBLICOS Art. 98. So pblicos os bens do domnio nacional pertencentes s pessoas jurdicas de direito pblico interno; todos os outros so particulares, seja qual for a pessoa a que pertencerem. Art. 99. So bens pblicos: I - os de uso comum do povo, tais como rios, mares, estradas, ruas e praas; II - os de uso especial, tais como edifcios ou terrenos destinados a servio ou estabelecimento da administrao federal, estadual, territorial ou municipal, inclusive os de suas autarquias; III - os dominicais, que constituem o patrimnio das pessoas jurdicas de direito pblico, como

objeto de direito pessoal, ou real, de cada uma dessas entidades. Pargrafo nico. No dispondo a lei em contrrio, consideram- se dominicais os bens pertencentes s pessoas jurdicas de direito pblico a que se tenha dado estrutura de direito privado. Art. 100. Os bens pblicos de uso comum do povo e os de uso especial so inalienveis, enquanto conservarem a sua qualificao, na forma que a lei determinar. Art. 101. Os bens pblicos dominicais podem ser alienados, observadas as exigncias da lei. Art. 102. Os bens pblicos no esto sujeitos a usucapio. Art. 103. O uso comum dos bens pblicos pode ser gratuito ou retribudo, conforme for estabelecido legalmente pela entidade a cuja administrao pertencerem.

Assim, com estes conceitos e classificaes do Cdigo Civil, podemos trabalhar. CLASSIFICAO E UTILIZAO: Primeiramente, temos que os bens pblicos esto divididos nas trs esferas da Administrao, federal, estadual e municipal, tanto Direta, quanto na Indireta correspondentes. Podemos tambm classificar os bens pblicos, conforme segue: BENS DE USO COMUM DO POVO: todos os locais abertos utilizao pblica adquirem esse carter de comunidade, de uso coletivo, de fruio prpria do povo (MEIRELLES, 2010:551). Consideram-se bens de uso comum do povo aqueles que, por determinao legal ou por sua prpria natureza, podem ser utilizados por todos em igualdade de condies, sem necessidade de consentimento individualizado por parte da Administrao (DI PIETRO, 2006:617). A utilizao desses bens, como o prprio conceito j nos direciona, por todos do povo, sem distino de qualquer natureza, assim como ocorre em logradouros pblicos, praias, rios navegveis, etc. A gerao de qualquer limitao ao uso desses bens geraria atentado ao direito subjetivo pblico do indivduo.

Para a utilizao dos bens de uso comum do povo admite-se a fixao de regras de utilizao, visando a garantia da segurana, higiene, moral e bons costumes, porm sem restrio de uso quanto a quem ir utilizar. OBS: Toda vez que houver limitao do uso, tanto por frequncia limitada, como por remunerao pelo uso, encontraremos especializao do uso, transformando-o em de USO ESPECIAL.

BENS DE USO ESPECIAL OU BENS DO PATRIMNIO ADMINISTRATIVO: so os que se destinam especialmente execuo dos servios pblicos e, por isso mesmo, so considerados instrumentos desses servios; no integram propriamente a Administrao, mas constituem o aparelhamento administrativo... que o Estado pe disposio do pblico, mas com destinao especial. Tais bens, como tm finalidade pblica permanente, so tambm chamados bens patrimoniais indisponveis (MEIRELLES,

2010:551). Para esses bens a utilizao se d por ttulo especial, sendo que a Administrao atribui a determinada pessoa para fruir de um bem pblico com exclusividade, de acordo com a conveno firmada. Logicamente que no falamos aqui dos bens utilizados pela prpria Administrao. Outro modo a utilizao mediante pagamento ou ento com restries, assim como ocorre com determinados servios pblicos. Aqui nos ensina Maria Sylvia Zanella Di Pietro: Quando se fala que o bem de uso especial est afetado realizao de um servio pblico, como faz com art. 99, II, do Cdigo Civil, tem-se que entender a expresso servio pblico em sentido amplo, para abranger toda atividade de interesse geral exercida sob autoridade ou sob fiscalizao do poder pblico, nem sempre se destina ao uso direto da Administrao, podendo ter por objeto o uso por particular...(imveis onde esto instaladas reparties pblicas, os bens mveis utilizados pela Administrao, museus, bibliotecas, terras dos silvcolas, aeroportos, etc (g.n.)). A utilizao dos Bens de Uso Especial, em razo da falta do direito a todos, mas sim daquele que conveniou com o Estado, temos: AUTORIZAO DE USO: ato unilateral, discricionrio e precrio da Administrao, consentindo na prtica de determinada atividade

individual, sobre um bem pblico. No h formas ou requisitos especiais, bastando ato escrito, revogvel sumariamente a qualquer tempo, sem nus para a Administrao. Por sua precariedade e por gerar qualquer privilgio ao particular em face da Administrao, no h a necessidade de lei autorizatria e nem mesmo licitao. Como exemplo, temos a ocupao de terrenos baldios, retirada de guas de fonte no aberta ao pblico, etc.

OBS: A MP n 2.220/01 criou a autorizao especial de uso


(no confundir com Concesso Especial de Uso), pois a autorizao especial de uso visa a regularizao da situao de pessoa que utilizava bem pblico urbano, com at 250 m2, para fins comerciais, j a Concesso Especial de Uso trata da regularizao com fins de moradia. sempre bom lembrar que esta Autorizao uma faculdade da Administrao.

PERMISSO DE USO: ato negocial, unilateral, discricionrio e precrio, pelo qual a Administrao faculta ao particular a utilizao individual de bem pblico, podendo ser a ttulo gratuito ou remunerado, por tempo certo ou indeterminado, sempre com condio de modificao ou revogao pela Administrao, quando o interesse pblico exigir. Neste caso, por se tratar de ato negocial, h a possibilidade de defesa do particular por vias judiciais. A Permisso de Uso visa o atendimento da coletividade, assim assemelhando-se com os servios de utilidade pblica. Como exemplo, podemos citar a colocao e explorao de bancas de jornal, vestirios em praias, tendo o particular explorando a atividade, mas a coletividade beneficiada com o servio executado.

CESSO DE USO: transferncia gratuita da posse de um bem pblico de uma entidade ou rgo para outro, ato de colaborao entre entidades pblicas, sendo por tempo certo ou indeterminado, ficando o cessionrio com a responsabilidade de utilizar o bem que acordo com o fixado no Termo de Cesso. O ente pblico cedente continua com o domnio, o que se transfere somente a posse, assim se assemelhando a um contrato de comodato (Direito Civil).

OBS: Ato de Colaborao forma de convnio firmado entre entes pblicos: define-se o convnio como forma de ajuste entre o Poder Pblico e entidades pblicas ou privadas para a realizao de objetivos de interesse comum, mediante mtua colaborao. (DI PIETRO, 2006, p. 314).

CONCESSO DE USO: contrato administrativo no qual o poder pblico atribui a utilizao exclusiva de um bem pblico a um particular, para explorao de acordo com sua destinao especfica. Sua caracterstica fundamental o contrato estvel, outorgando o uso do bem pblico por particular. A Concesso pode ser remunerada ou gratuita, por tempo certo ou indeterminado, porm em razo do carter estvel, deve ser precedida de lei autorizatria e licitao, pois a outorga no discricionria e nem precria, assim deve sempre haver garantias de que no existir prejuzo ao errio, motivo pelo qual exige-se a disputa licitatria. Por tais razes, a Concesso pessoal e intransfervel, gerando um direito pessoal de uso sobre o bem pblico (intuitu personae). admissvel fins lucrativos. Resta lembrar que mesmo sendo estvel, o interesse pblico sempre superior ao interesse particular, portanto, sem o interesse pblico exigir, a Concesso poder ser retificada em seus termos ou mesmo revogada, porm h a necessidade de indenizao, motivo pelo qual o interesse pblico deve ser relevante e tambm deve haver a comprovao dessa relevncia.

CONCESSO

ESPECIAL

DE

USO:

comentada

na

Autorizao Especial de Uso, porm devemos aqui lembrar do uso para moradia.

CONCESSO DO DIREITO REAL DE USO: contrato pelo qual a Administrao transfere o uso de terreno pblico a um particular, a ttulo gratuito ou remunerado, sendo este um direito resolvel, porm o particular deve utilizar o terreno com fins de urbanizao, industrializao, cultivo, etc. Sempre com interesse social. o caso de aproveitamento sustentvel ou ainda a preservao de comunidades tradicionais, com seus meios de subsistncia ou outras formas de interesse social em reas urbanas.

Neste caso, gera-se o direito real sobre coisa alheia (do particular sobre terreno pblico), porm h a obrigao do concessionrio utilizar o espao com a finalidade atribuda, tanto ele como seus sucessores, pois o direito real transfervel por transmisso inter vivos ou por sucesso hereditria. Caso haja desvio da finalidade o bem retornar para a Administrao. Esta a forma de garantia do fiel cumprimento do contrato. O direito real de uso deve estar registrado em livro prprio de registro imobilirio.

BENS DOMINIAIS OU BENS DO PATRIMNIO DISPONVEL: so aqueles que, embora integrando o domnio pblico como os demais, deles diferem pela possibilidade sempre presente de serem utilizados em qualquer fim ou, mesmo, alienados pela Administrao, se assim o desejar... sobre eles a Administrao exerce poderes de proprietrio, segundo os preceitos de Direitos Constitucional e Administrativo (MEIRELLES, 2010:511).

ADMINISTRAO DOS BENS PBLICOS: no conceito de administrao, no sentido amplo, nos remete obrigao de conservao e correta utilizao dos bens pblicos, assim no permitindo prejuzos ao errio. Em sentido estrito, a administrao dos bens pblicos admite unicamente (g.n.) sua utilizao e conservao segundo a destinao natural ou legal de cada coisa, e em sentido amplo abrange tambm a alienao dos bens que se revelarem inteis ou inconvenientes ao domnio pblico e a aquisio de novos bens, necessrios as servio pblico. Quando onerao, no admitimos que possa incidir sobre bem pblico, salvo quando incorporado a empresa estatal. (MEIRELLES, 2010:552). Vemos ento que os responsveis por usar, guardar, conservar e cuidar dos bens pblicos, quer seja agente pblico, quer seja particular destinatrio, tm a obrigao de preservao, garantindo com eficincia que o bem seja utilizado corretamente, e que se no mais servir, seja disposto, alm de adquirir bens novos corretamente tambm, tudo conforme os regramentos do Direito Administrativo e seguindo os princpios que regem a Administrao Pblica.

Potrebbero piacerti anche