Sei sulla pagina 1di 8

Cristologia: a Pessoa e a Obra de Nosso Senhor Jesus Cristo

Parte IV - A Humanidade de Jesus


Kelson Mota T. Oliveira

"E o verbo se fez carne e habitou entre ns" (Jo 1:14)

O tpico sobre a humanidade de Jesus no to discutido quanto a sua divindade, mas seu estudo to importante quanto este. Que Jesus Deus, todos os cristos sinceros concordam e entendem, contudo a idia da sua humanidade, ainda que aceita, no corretamente entendida, e poucas vezes ensinada. O credo cristo formula a natureza de Jesus como sendo plenamente Deus e plenamente Homem. Ou seja, o Deus encarnado assumiu completamente a humanidade, tornando-se passvel das mesmas limitaes fsicas e psicolgicas comuns a todos os homens. Uma vez que estvamos separados de Deus pelo pecado, foi necessrio que o prprio Deus encarnasse para que pudssemos voltar a ter novamente comunho com Ele. Dessa forma, a genuinidade da divindade de Cristo garante a eficcia de sua obra realizada na cruz, e a realidade de sua humanidade garante que sua morte aplicvel a todos os seres humanos. Vejamos o que a Bblia tem a nos ensinar sobre o aspecto humano da natureza de Cristo. 1. O Testemunho das Escrituras Sobre a Humanidade de Jesus H indicaes claras na Bblia que Jesus era uma pessoa plenamente humana, sujeito a todas as limitaes comuns raa humana, mas sem pecado. Como tal nasceu como todo ser humano nasce. Embora sua concepo tenha sido diferente, uma vez que no houve a participao de um ser humano masculino, todos os outros estgios de crescimento foram idnticos ao de qualquer ser humano normal, tanto fsica como intelectual e emocional. Tambm no sentido psicolgico, era genuinamente humano, pois pensava, raciocinava, se emocionava, como todo ser humano normal.

1.1. Sua Natureza Fsica. Seu nascimento (Lc 2: 6,7): Jesus no desceu dos cus, e sim nasceu de uma mulher humana, passando por todas as fases que uma criana normal passaria. Sua rvore genealgica (Lc 3: 23-38; Mt 1:1-17): a Bblia deixa evidente portanto que Jesus teve, por parte de Maria, ancestrais humanos, dos quais provavelmente herdou caractersticas genticas, como todos os homens o recebem de seus antepassados. Seu crescimento (Lc 2:52): cresceu como toda criana normal cresceria, alimentada por comida e gua. Seu corpo no era sobre-humano, e no tinha caractersticas especiais, diferentes de qualquer ser humano normal. Suas limitaes fsicas: em tudo idnticas aos de um ser humano.
o

Sentia fome (Mt 4:2; Mc 11:12). Sentia sede (Jo 19:28) Ficava cansado (Jo 4:6) Sofria a dor (Jo 18:22; 19: 2,3)

Sua percepo pelos homens (I Jo 1:1; Mt 9: 20-22; 26:12; Jo 20: 25,27): Jesus de fato foi visto e tocado pelos homens a sua volta. No era um esprito com a forma humana, nem um fantasma, mas um homem real, a ponto de Tom s acreditar em sua ressurreio aps toc-lo. Mesmo o testemunho do Esprito de Deus afirma que Jesus tomou plenamente a forma humana (I Jo 4: 2,3a). Sua morte(Lc 23: 46; Jo 19: 33,34): Jesus Podia morrer, como de fato morreu. Sua morte no foi aparente, mas verdadeira. Seu corpo sucumbiu aos sofrimentos infligidos e de fato expirou semelhana de todos os homens. Esta talvez a suprema identificao de Jesus com a humanidade, pois sendo Deus no deveria morrer, mas ao assumir plenamente a humanidade, tornase sujeito a possibilidade da morte. Eis uma verdade tremenda e profunda.

1.2. Sua Natureza Psicolgica e Intelectual

Quanto ao Carter Emotivo o Sentia emoes (Mt 9:36; 14:14; 15:32; 20:34): ainda que sentir emoes no seja uma prova da humanidade de Jesus, uma vez que Deus tambm se emociona, elas demonstram a plena humanidade de Cristo, como tambm deixam claro algumas reaes tipicamente humanas.
o o o o o

Sentia tristeza e angstia (Mt 26:37) Sentia alegria (Jo 15:11; 17:13; Hb12:2) Sentia indignao (Mc 3:5; 10:14) Sentia ira (Mt 21: 12,13) Se surpreende (Lc 7:9; Mc 6:6): Jesus se mostra genuinamente surpreso perante a f do centurio e se admira da incredulidade dos habitantes de Nazar. No era uma atitude falsa ou de retrica, Jesus realmente era surpreendido em algumas circunstncias. Se sente atormentado (Mc 14:33): no Getsmani Jesus foi tomado de grande angstia e pavor. Estava em conflito ntimo e se atormenta pelo fato de no querer ser deixado s, contudo ainda assim escolhe fazer a vontade do Pai. Mesmo na cruz, sua frase "Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?" (Mc 15:34), uma das expresses mais humanas de solido j registradas na histria dos homens. Se comove e chora (Jo 11:33,35,38): Mesmo sabendo de antemo que Lzaro havia morrido, Jesus tomado de comoo e chora ao ver a tristeza ao seu redor e a triste realidade humana da morte. A expresso "agitou-se no esprito", retrata vividamente algum gemendo no ntimo, aflito e comovido com uma situao que trs dor e cansao.

Quanto ao Carter Intelectual


o

Seu conhecimento era superior ao dos homens: em termos intelectuais, Jesus possua um conhecimento que se destacava em relao aos outros homens. Ningum na Histria Humana disse palavras to belas, de grande profundidade e de maior alcance. No s isso, Jesus deu claras demonstraes de um conhecimento alm da capacidade humana. Sabia o que pensava os seus amigos e inimigos(Lc 6:8; 9:47). Conhecia coisas sobre o presente, pois sabia que Lzaro estava morto (11:14), o passado, uma vez que conhecia o fato da mulher samaritana ter tido cinco

maridos (Jo 4:18) e o futuro das pessoas, ilustrado no fato de antemo ter avisado a Simo Pedro de sua negao (Lc 22:33).
o

Seu conhecimento no era ilimitado: em algumas passagens vemos Jesus fazendo perguntas retricas afim de reforar algum ensinamento (Mt 22: 41-45), contudo h outras passagens em que Jesus pergunta sinceramente em busca de informaes s quais no possua. Um exemplo claro foi o caso do garoto acometido de um esprito de surdez e mudez, onde Jesus pergunta ao pai dele "H quanto tempo isto lhe sucede?" (Mt 9: 20,21). H nesta passagem uma clara aluso que Jesus no tinha tal informao, e a julgava til e necessria para promover a restaurao daquele garoto. Um outro caso ainda mais explcito foi no discurso apocalptico em Mc 13:32, quando ao ser interpelado sobre quando voltaria uma segunda vez, Jesus respondeu francamente: "Mas a respeito daquele dia ou da hora ningum sabe; nem os anjos no cu, nem o Filho, seno o Pai". Foi uma declarao clara de sua falta de conhecimento sobre essa informao. [Hlio discorda, ver CristologiaADoutrinaDeusFilho-CursoHelio.htm e KenosisEsvaziamentoDeCristoFp2-5-11-Helio.htm]

Quanto ao Carter Religioso


o

Participava regularmente dos cultos na sinagoga (Lc 4:16): era de seu costume ensinar nas sinagogas e visitar e participar dos cultos no templo quando estava em Jerusalm. Humanamente mantinha um padro de vida religioso irrepreensvel quanto aos parmetros de Deus. Mantinha uma vida de orao (Lc 6:12; 22: 41,42; Jo 6:15): vrias ocasies vemos Jesus sair para orar sozinho ou em grupo. Sua dependncia humana do Pai era total e a orao era uma prova disso. Em todas as coisas Jesus se mostrou plenamente humano, tanto no aspecto fsico, como no mental. No havia dvidas para os autores do NT que Jesus era plenamente homem.

2. Jesus, Plenamente Homem, Totalmente Singular Pelos tpicos acima est claro que Jesus assumiu completamente a humanidade, sujeito a todos os reveses que o estado de humanidade poderia lhe trazer, contudo Jesus no um homem qualquer, igual a todos os homens. Vrios fatos em sua vida mostram essa santa singularidade:

2.1. O Nascimento Virginal Jesus nasceu como todos os homens, no entanto sua concepo no ventre de Maria foi de origem divina, sem a participao do componente sexual masculino (Mt 1:18-25; Lc 1:26-38). Teologicamente chamamos a isso de concepo virginal. Maria era virgem na poca da concepo e assim continuou at o momento do nascimento de Jesus. As Escrituras deixam muito claro que Jos no teve qualquer intercurso com Maria antes do nascimento de Jesus (Mt 1:25). A influncia sobrenatural do Esprito Santo que tornou possvel a gerao de Jesus no ventre de Maria. Isso no significa que Jesus o resultado de uma relao de Deus com Maria, longe de ns tal idia. O que Deus fez foi providenciar, por uma criao especial, tanto o componente humano ordinariamente suprido pelo macho (e assim o nascimento ser virginal) como um fator divino ( e assim a encarnao). Assim, o nascimento de Jesus nos aponta algumas verdades essenciais no cristianismo:
o o

Que nossa salvao sobrenatural (Jo 1:13): a salvao no vem pelo nosso esforo ou realizao. Que a salvao uma ddiva da Graa (Ef 2:8): assim como no houve nenhum mrito em Maria para que fosse escolhida, da mesma forma acontece conosco quando somos salvos.

2.2. A Impecabilidade de Jesus Outra prova da singularidade de Jesus como homem o fato de no ter pecado: "...antes foi ele (Jesus) tentado em todas as coisas, nossa semelhana, mas sem pecado."(Hb 4:15) A Bblia mostra Jesus como um sumo sacerdote totalmente sem mancha e feito mais alto que os cus (Hb 7:26; 9:14). Pedro nos ensina que Jesus o Santo de Deus (Jo 6:69) e que no cometeu pecado (II Pe 2:2). O que est de acordo com a afirmaes de Joo, que em Jesus no existe pecado (I Jo 3:5), e as de Paulo que Cristo no conheceu pecado (II Co 5:21). Mesmo as acusaes de blasfmia feitas a Jesus pelos judeus so infundadas (Lc 5:21), uma vez que Ele sendo Deus tinha pleno poder para perdoar os pecados. E mesmo algumas pessoas da poca deixaram bem claro a inocncia de Jesus: - A esposa de Pilatos (Mt 27:19): "No te envolvas com o sangue deste justo".

- O ladro na cruz (Lc 23:41): "este nenhum mal fez". - Judas, o traidor (Mt 27:4): "Pequei, traindo sangue inocente". A Bblia deixa claro portanto a impecabilidade de Jesus, mas isso no invalida as tentaes que sofreu como algo de somenos. Foram as tentaes genunas, e embora Jesus pudesse pecar [Hlio discorda, ver CristologiaADoutrinaDeusFilho-CursoHelio.htm e KenosisEsvaziamentoDeCristoFp2-5-11-Helio.htm] , era certo que no pecaria. Entretanto algum poderia levantar a questo: uma pessoa que no pode cair ao ser tentado, de fato experimentou a tentao? Um famoso comentarista bblico, Leon Morris, argumenta que uma pessoa que resiste at o fim conhece todo o poder da tentao. Dessa forma a impecabilidade aponta para uma tentao muito mais intensa que estamos geralmente acostumados a pensar e sentir. Diz Morris que "O homem que cede a certa tentao no sente todo o seu poder". Uma outra pergunta que fica no ar : se Jesus no pecou, Ele era realmente humano? Se respondermos no, estaremos incorrendo em gravssima heresia, pois estamos dizendo em outras palavras que Deus criou o homem naturalmente pecador e portanto Ele a causa do pecado e o criador de uma natureza m e corrompida. O Senhor puro de olhos, Ele sequer pode contemplar o pecado (Hc 1:13), quanto mais ser a causa intencional de seres corrompidos pelo mesmo pecado. No, a resposta no s no este como a pergunta est formulada de maneira errada, pois estamos de certa forma perguntando se Jesus to humano quanto ns. O correto perguntar: Somos to humanos quanto Jesus? Esta pergunta nos remete a verdade que no temos a humanidade em toda a sua plenitude. No somos seres humanos genuinamente puros, assim como Jesus o foi. Do ponto de vista bblico s houve trs seres humanos completamente humanos: Ado e Eva (antes da Queda), e Jesus. Todo o restante da humanidade apenas uma sombra da humanidade original. Nossa humanidade totalmente conspurcada pelo pecado que tenazmente nos assedia. Somos verses inferiores da verso admica original. Dessa maneira Jesus no s humano como ns, como tambm mais humano. sua humanidade que deve ser padro para ns e no o inverso. 2.3. A Unidade na Pessoa de Jesus Jesus tambm singular no que diz respeito a sua pessoa. Sendo Ele Deus perfeito e Homem perfeito, no duas pessoas ao mesmo tempo. Ainda que seja de difcil compreenso a unificao do ser divino com o ser humano em um nico ser, Jesus nos apresentado dessa maneira nas pginas do NT.

A falta de referncias bblicas sobre uma dualidade existente na pessoa de Jesus j claro indicativo que h uma unidade em torno de sua Pessoa. No entanto h textos claros sobre a deidade e a humanidade de Jesus reunidas em um nico ser (Jo 1:14; Gl 4:4; I Tm 3:16; I Co 2:8). A f crist enuncia este mistrio desde o sculo cinco da seguinte forma: "Um s e mesmo Cristo, Filho Senhor, Unignito, que se deve confessar, em duas naturezas, inconfundveis e imutveis, indivisveis e inseparveis; a distino de naturezas de modo algum anulada pela unio, mas pelo contrrio, as propriedades de cada pessoa e natureza permanecem intactas concorrendo para formar uma s Pessoa..." Jesus ao assumir a forma humana, adquire atributos humanos, mas no desiste de sua natureza divina (Fp 2: 6,7). Quando Paulo fala em Fp que Jesus se esvaziou assumindo a forma de servo, da posio de igualdade com Deus que Jesus se esvazia e no da natureza divina. Assim Jesus se submete funcionalmente ao Pai e ao Esprito Santo no perodo da encarnao. Mantm todos os atributos divinos (Cl 2:9), mas os submete voluntria e humildemente ao Pai, no fazendo uso deles a no ser que seja esta a vontade dAquele que o enviou. Tambm deve ficar claro que Jesus no era em algumas ocasies humano e noutras divino, e nem mesmo um terceiro ser resultante da fuso das duas naturezas. Seus atos sempre foram humanos e divinos ao mesmo tempo. Dessa maneira a humanidade e a divindade so conhecidas de forma mais completa em Jesus Cristo. No existe melhor fonte para conhecermos como deveria ser o ser humano do que olharmos para Jesus. Ele o novo Ado e nEle somos feitos novas criaturas, segundo a vontade de Deus (Jo 1:12; II Co 5:17). Mas Cristo tambm nossa melhor fonte para conhecermos como e quem Deus, pois Ele nos revela de forma mais plena possvel o Pai: "Ningum jamais viu a Deus; o Deus unignito, que est no seio do Pai, quem o revelou" (Jo 1:8). "Se vs me tivsseis conhecido, conheceres tambm a meu Pai. Desde agora o conheceis e o tendes visto. Replicou-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai e isso nos basta. Disse-lhe Jesus: Filipe, h tanto tempo estou convosco, e no me tens conhecido? Quem me v a mim, v o Pai; como dizes tu: Mostra-nos o Pai?" (Jo 14: 8,90). Jesus, Nosso Senhor, algum totalmente singular entre todas as pessoas que viveram e vivero na face da terra. Ele o perfeito

humano, sem pecado, dependente da vontade do Pai e submisso a ela. tambm verdadeiro Deus, em honra, majestade e poder, que assumiu a humanidade e do homem teve compaixo a ponto de morrer por ele, de forma que este fosse liberto do pecado, para que pudesse viver como filho de Deus. Sua obra e propsito eterno foram e sero plenamente cumpridas. Louvado seja o Senhor por ter enviado seu Filho a mundo, para que fosse salvo todo aquele que nEle cr. Ao Deus trino na pessoa do Senhor Jesus seja a glria, a majestade e a honra, antes de todas as eras, e agora, e por todo os sculos. Amm!

Qualquer dvida ou esclarecimento, entre em contacto comigo: Kelson@corsa.iqsc.sc.usp.br Copiado de http://www.geocities.com/Athens/Atrium/7745/kelson/Estudos/Cristologia2.html

Todas as citaes bblicas so da ACF (Almeida Corrigida Fiel, da SBTB). As ACF e ARC (at 1948) so as autnticas Bblia da Reforma (Almeida 1581/1753), so as nicas que o crente deve usar, pois so fielmente traduzidas somente da Palavra de Deus infalivelmente preservada (e finalmente impressa, na Reforma, como o Textus Receptus).

(retorne a http://solascriptura-tt.org/

Cristologia/ retorne a http:// solascriptura-tt.org/ )

Site: http://solascriptura-tt.org/Cristologia/Cristologia-HumanidadeJesusKelson.htm em 16/01/2011.

Potrebbero piacerti anche