Sei sulla pagina 1di 17

Darcy Ribeiro: a questo indgena, representao literria e suas mltiplas interfaces

Haydee Ribeiro Coelho Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo: Para enfocar a questo indgena, representao literria e suas mltiplas interfaces a partir de alguns textos de Darcy Ribeiro, situo primeiramente o indianismo, como tema literrio, com base no ensaio de Walnice Nogueira Galvo que retorna a este aspecto, tendo em vista a publicao de Mara em 1976. Em seguida, remeto a outros estudos e ressalto que, antes de publicar seu primeiro romance, Darcy Ribeiro produziu uma importante, extensa e complexa obra antropolgica da qual saliento Os ndios e a civilizao. Mara, ao apresentar vises diferenciadas sobre os ndios a partir de si mesmos e dos brancos civilizados, possibilita o dilogo com uma gama variada de textos histricos e antropolgicos como A fundao do Brasil, livro organizado por Darcy Ribeiro e Carlos de Arajo Moreira Neto e, ainda, O povo brasileiro: a formao e o sentido do Brasil, com destaque para o captulo Enfrentamento dos mundos. Em Dirios ndios, Darcy Ribeiro narra, de forma cronolgica, sua viagem ao norte do pas, para estudar os descendentes dos velhos Tupinamb, o que propiciou focalizar o contato do antroplogo com os ndios e o olhar destes para a escrita do branco sobre eles. A abrangncia de Dirios ndios implicou um destaque para aspectos mais gerais do livro. Palavras-chave: Questo indgena, Representao literria, Darcy Ribeiro.

161

O eixo e a roda: v. 21, n. 2, 2012

Revisitando caminhos e textos


O indianismo reporta-se a muitos caminhos percorridos pela literatura 1 e pela crtica brasileiras. Em Indianismo revisitado, Walnice Nogueira Galvo abre seu trabalho com uma epgrafe, retirada de Formao da literatura brasileira, de Antonio Candido, o que no ocorre por acaso. Em seu estudo, o crtico afirma: Teoricamente o nacionalismo independe do Romantismo, embora tenha encontrado 2 nele o aliado decisivo. Para ele:
[...] o indianismo inicial dos neoclssicos pode ser interpretado como tendncia para dar generalidade ao detalhe concreto. [...] O indianismo dos romnticos, ao contrrio, denota tendncia para particularizar os grandes temas, as grandes atitudes de que se nutria a literatura ocidental, inserindo-as na realidade local, tratando-as como prprias de uma tradio brasileira.
3

Walnice Nogueira Galvo, compartilhando o pensamento de Antonio Candido, mostra que o ndio na literatura brasileira no teve muita sorte, depois do perodo romntico. Diferentemente, o indigenismo, nas letras hispanoamericanas, vigorava com muita fora. A publicao de Mara (1976) e sua grande repercusso propiciavam a retomada do tema. A partir desse acontecimento, Walnice revisita o assunto, evidenciando momentos do indianismo na literatura brasileira. Ao referir-se ao romance de Darcy Ribeiro, destaca do mesmo autor o texto antropolgico Uir sai procura de Deus, em que se baseou Gustavo Dahl para realizar o filme Uir, um ndio em busca de Deus (1975). Nessa mesma direo, menciona Como era gostoso o meu francs (1971), dirigido pelo cineasta Nelson Pereira dos Santos, evidenciando como o interesse pelo ndio se fazia presente em outras artes. Walnice Nogueira Galvo refere-se a obras e textos diversos que marcaram a literatura brasileira, tendo o ndio como centro: O Uraguai (1769), de Baslio da Gama; O Caramuru (1781), de Santa Rita Duro; Iracema (1865), Ubirajara (1874) e o Guarani (1857), de Jos de Alencar; O ndio Afonso (1873), de Bernardo Guimares e Guesa errante (1867-1888), de Sousndrade. No

1. 2. 3.

GALVO. Indianismo revisitado, p. 171-185. CANDIDO. Formao da literatura brasileira , v. 2, p. 14. CANDIDO. Formao da literatura brasileira , v. 2, p. 21.

162

Belo Horizonte, p. 161-177

Modernismo, considerando a retomada da questo do nacional, Oswald de Andrade, com o movimento antropofgico e Mrio de Andrade, com a publicao de Macunama (1928), ilustram as tendncias predominantes. Nas pginas finais do estudo, a autora de As formas do falso observa como o enfoque sobre o ndio retorna na segunda metade do sculo XX, com a discusso do Imperialismo. Essas consideraes contextualizam a meno ao conto Meu tio, o iauaret, de Guimares Rosa e, ainda, ao romance Mara. O panorama, realizado por Walnice Nogueira Galvo sobre a presena do ndio na literatura brasileira, lana as bases para estudos comparatistas como entre Mara e textos da 4 5 literatura brasileira e Mara e obras de outras literaturas. No Brasil, nos anos 80, no mbito de temas afins com a questo do 6 ndio na literatura, ressalto a crtica de Lgia Chiappini Moraes Leite, inserida no livro O nacional e o popular na cultura brasileira. Sua abordagem incide sobre a obra de Antonio Callado. Na seo Indianismo repensado, pertencente ao captulo A Expedio Montaigne e outras, referindo-se ao estudo de Walnice Nogueira Galvo, salienta que a autora de Mitolgica rosiana deixa de mencionar Quarup, que 7 tambm trata do ndio. A autora do captulo, embora no tenha a inteno de aprofundar a comparao entre Quarup e Mara, aponta aproximaes e diferenas entre os dois romances. Em relao s semelhanas, destaco: espcie de elogio implcito, nos dois livros, da forma de vida indgena capaz de fornecer lies bsicas 8 civilizao branca e crist; a aproximao entre Alma e Snia; a relao de Isaas ora

4.

Cito como exemplos: S. A literatura entre o mito e a histria, p. 303; COELHO. A retrica da morte e sua contrapartida em Mara de Darcy Ribeiro e Concerto carioca , p. 89-96; CALDEIRA. Revisitando o ethos indgena e a Nao no caminho da construo das identidades, 163 p.; OLIVIA DOS SANTOS. O percurso da identidade na literatura brasileira: matrizes da figurao, 360 p. Veja-se o texto MARQUES. Vises da morte no indigenismo de Darcy Ribeiro e Jorge Icaza, p. 145-161.

5.

6. 7. 8.

LEITE. Quando a ptria viaja: uma leitura dos romances de Antonio Callado .

LEITE. Quando a ptria viaja: uma leitura dos romances de Antonio Callado, p. 231.

LEITE. Quando a ptria viaja: uma leitura dos romances de Antonio Callado, p. 231.

163

O eixo e a roda: v. 21, n. 2, 2012

com Nando, ora Fontoura; o modo como se celebra a alegria de viver de um povo 10 11 mesmo moribundo e a denncia da pulso destrutiva da civilizao ocidental. Lgia Chiappini evidencia tambm que h diferenas profundas entre os dois romances. Quarup encontra-se mais prximo do realismo lukacsiano. Em 12 Mara, ocorre o estilhaamento do ponto de vista. O romance Expedio Montaigne (1982) tambm possibilita confrontos com o romance de Darcy Ribeiro. No livro de Antonio Callado, a religio est desacreditada, os mitos indgenas 13 aparecem como mentira e o amor no tem nenhuma oportunidade. A agonia da cultura indgena aparece nas duas ltimas obras comentadas. Segundo Lygia, (...) Callado aprofunda tambm a crtica ao idealismo desse intelectual salvador, 14 abrindo uma dimenso quase ausente em Mara. Estudando o exlio de Darcy Ribeiro no Uruguai, mostrei que a discusso do papel do intelectual estava presente em textos tericos, decorrentes de seminrios dos quais o escritor brasileiro participou e que dirigiu na Universidad de La Repblica. E, se naquele momento, anos 60 e 70, o escritor acreditava no papel do intelectual que poderia intervir nas mudanas sociopolticas, este pensamento permaneceu at o ltimo momento de sua vida conjugada com a prtica poltica. Quando faleceu em 1997, exercia o cargo de senador da Repblica. Em 1996, publica Dirios ndios, texto de que trataremos mais adiante. Nesse livro, a propsito do intelectual, observa:
Intelectual, para mim, pois, aquele que melhor domina e expressa o saber de seu grupo. Saberes copiosssimos, como o dos ndios sobre a natureza e o humano, ativados por uma curiosidade acesa de gente que se acha capaz de compreender e explicar tudo. So saberes mais

9.

LEITE. Quando a ptria viaja: uma leitura dos romances de Antonio Callado, p. 231.

10. 11. 12. 13. 14.

LEITE. Quando a ptria viaja: uma leitura dos romances de Antonio Callado, p. 231. LEITE apud GALVO. Indianismo revisitado, p. 231.

LEITE. Quando a ptria viaja: uma leitura dos romances de Antonio Callado, p. 232.

LEITE. Quando a ptria viaja: uma leitura dos romances de Antonio Callado, p. 233. LEITE. O nacional e o popular na cultura brasileira, p. 233.

164

Belo Horizonte, p. 161-177

modestos, frutos de uma lusitana tradio oral, vetusta, ou de heranas 15 culturais de outras matrizes, como a de nossos sertanejos.

Embora a ironia seja um aspecto mostrado em Expedio Montaigne por Lgia Chiappini, no mbito do confronto, no se estende ao romance Mara. Em 1995, ao publicar o artigo intitulado A retrica da morte e sua contrapartida 16 em Mara de Darcy Ribeiro e Concerto carioca de Antonio Callado, evidenciei a presena da ironia e do humor com base nas metforas espaciais: a travessia em Mara (1976) e o labirinto em Concerto carioca (1985). A referncia a este ltimo romance, de Antonio Callado, tem como objetivo mostrar que o ndio continuou na literatura do autor, depois de Expedio Montaigne. Em Concerto carioca, o ndio aparece deslocado na cidade, especialmente no Jardim Botnico, no Rio de Janeiro. Na relao entre a representao indgena e o discurso da nao, que aparece desde o Romantismo, atento para a dissertao de Claudia Passos 17 Caldeira, que enfocou esse aspecto, tendo em vista trs momentos: no sculo XIX (modelos distintivos de representao, atinente ao Romantismo e o presente nos textos de viajantes, naturalistas e cientistas); nos anos 20 e 30 do sculo XX (Macunama e Casa-Grande & Senzala); entre 1960 e 1970 (com destaque para o romance Mara) e os anos 90 (reafirmao das identidades tnicas com base em Ore aw roiru ama, de Kak Wer Jecup). Antes de escrever seus textos literrios, Darcy Ribeiro produziu uma extensa e complexa obra antropolgica. Tendo gestado parte dessa obra no exlio uruguaio, em carta enviada ao Dr. Arturo Ardao, Diretor da Facultad de Humanidades, faz um resumo de vrias de suas atividades. Dentre elas, destaca a elaborao de seus livros, que so por ele resumidos. O recuo no tempo, por meio dessa correspondncia, importante. De acordo com o tema deste ensaio, atenho-me ao comentrio feito por ele em relao ao livro Os ndios e a civilizao. Darcy Ribeiro resume seu livro da seguinte maneira:
Este um estudo do processo de integrao das populaes indgenas no Brasil moderno. A respectiva investigao de campo foi realizada

15. 16.

RIBEIRO. Dirios ndios, p. 545.

COELHO. A retrica da morte e sua contrapartida em Mara de Darcy Ribeiro e Concerto carioca de Antonio Callado, p. 89-95. CALDEIRA. Revisitando o ethos indgena e a Nao no caminho da construo das identidades, p. 7. Esta dissertao foi orientada por mim.

17.

165

O eixo e a roda: v. 21, n. 2, 2012

entre 1950 e 1955, como parte de um programa de estudos do Departamento de Cincias Sociais da UNESCO sobre relaes de raa no Brasil. Seus resultados foram parcialmente divulgados em forma de artigos em diversas revistas especializadas. Compendiado, agora, como livro, ser publicado, em 1959, pela editora Civilizao Brasileira, em portugus. A traduo inglesa est sendo preparada para sua publicao pela Columbia University Press e a edio espanhola ser contratada, 18 provavelmente, pela Editora da Universidade Central da Venezuela.

Em 2001, Joo Pacheco de Oliveira escreveu um captulo dedicado obra Os ndios e a civilizao, mostrando que esse livro deveria ser colocado dentro de um conjunto seleto de obras que constituem uma referncia bsica para o pensamento social brasileiro, ao lado dos clssicos como Casa-Grande & senzala 19 ou Razes do Brasil. Em relao ao mesmo estudo de Darcy Ribeiro, o antroplogo afirma:
Em termos de informao e sistematizao de dados, esse livro continua a ser uma pea insubstituvel, referncia obrigatria para qualquer apreciao global da populao indgena brasileira. A compreenso do processo de transfigurao tnica, dos mecanismos de excluso atuantes na sociedade brasileira, dos fatores extralocais, nacionais e internacionais, que interferem e definem os limites da interao entre ndios e brancos no Brasil, continuam a ser diretivas importantes e atuais para a investigao 20 antropolgica.

No mbito da produo literria de Darcy Ribeiro, alm de Mara, a questo indgena retorna no livro Utopia selvagem: saudades da inocncia perdida: 21 uma fbula (1982). Como j mostrei em trabalho anterior, Darcy Ribeiro vale-se de vrias linguagens e de diferentes textos. O carter antropofgico do livro comunica-se com a tradio modernista. A figura de Calib na fbula, se por um lado, remete pea A tempestade, de Shakespeare, por outro, se relaciona com

18. 19. 20. 21.

RIBEIRO. Carta enviada ao Professor Arturo Ardao, 10 jun. 1968, p. 4 (Traduo minha). OLIVEIRA. Os ndios e a civilizao, p. 406. OLIVEIRA. Os ndios e a civilizao, p. 421. Cf. COELHO. (Org.). Darcy Ribeiro, p. 25-26.

166

Belo Horizonte, p. 161-177

Calibn y otros ensayos, de Roberto Fernndez Retamar, poeta e crtico cubano com o qual Darcy Ribeiro manteve uma importante interlocuo no perodo de seu exlio e ps-exlio. A insero da fbula, no debate poltico e latino-americano, se torna de fundamental importncia, pois Darcy Ribeiro situa a questo indgena no mbito do Brasil e da Amrica Latina, em relao s vrias fontes europeias. Mara, ao apresentar vises diferenciadas sobre os ndios a partir de 22 si mesmos e dos brancos, civilizados, traz potencialmente o dilogo com uma gama variada de textos: com aqueles da literatura brasileira a que j nos referimos a partir dos estudos de Walnice Nogueira Galvo e Lgia Chiappini M. Leite; com textos de outras literaturas em que a questo indgena est presente e, ainda, com textos antropolgicos do escritor, que refletiu sobre o Brasil e a Amrica Latina. 23 O romance Mara, ao encenar a passagem do mito ao romance, possibilita focalizar o encontro entre ndios e neocolonizadores, no mbito do capitalismo, nos meados dos anos 70, mas tambm os discursos daqueles que construram ideias sobre ns. Para isso, valho-me de alguns textos e referncias que aparecem em A fundao do Brasil, organizado por Darcy Ribeiro e Carlos de Arajo Moreira Neto, a pedido da Coleo Biblioteca Ayacucho, da Venezuela, 24 por ocasio dos 500 anos da chegada dos europeus s Amricas.

A fundao do Brasil: olhares e idias sobre o Brasil e os ndios


O livro A fundao do Brasil traz uma introduo intitulada A inveno do Brasil, escrita por Darcy Ribeiro, que comenta muitos aspectos que vo ser lidos nos documentos. O texto da inveno abriga os seguintes subitens: Bulas e burlas, Paraso e utopias, O Brasil e os brasis, A indianidade, As anti-utopias, As pestes da civilizao, Os brasileiros, Matrizes tnicas, A empresa Brasil, A possesso e Eplogo. Conforme se mostra pelos subttulos apresentados, a introduo inclui documentos oficiais sobre a descoberta do Brasil e da Amrica. A construo de

22. 23. 24.

Cf. COELHO. Exumao da memria. Cf. COELHO. Exumao da memria, p. 1 RIBEIRO; MOREIRA NETO (Org.). A fundao do Brasil, p. 8.

167

O eixo e a roda: v. 21, n. 2, 2012

utopias, geradas pelas imagens do paraso terreal, encontra sua contrapartida nas 25 anti-utopias que so: a anti-utopia teolgica e a mercantil. Antes de nossa existncia, fomos traados por Bulas que se transformaram em burlas. So elas: a Bula Romanus Pontifex, de 1454, em que 26 o Papa Nicolau V legaliza e sacramenta a expanso europeia e a Bula Intercetera, de 1493, em que um Papa Borgia, Alexandre VI, apenas um ano depois da expedio de Colombo, estende aos Reis da Espanha o que seu antecessor dera ao prncipe D. Henrique: o direito de apropriar-se do Novo Mundo e de escravizar os povos nativos que encontrasse aqui, chamados ndios, porque se supunha que fossem 27 orientais. O outro documento ressaltado o Tratado de Tordesilhas (1494), em que os Reis de Portugal e da Espanha, com aprovao do Santo Padre, acordam 28 em dividir entre eles dois o mundo extra-europeu. A inveno do Brasil, de Darcy Ribeiro, ao focalizar Os brasileiros, dialoga de perto com O povo brasileiro: a formao e o sentido do Brasil, publicado em 1995. No decorrer da apresentao do livro, organizado por Darcy Ribeiro e Carlos de Arajo Moreira Neto, h uma postura crtica em relao s fontes que nos idealizaram e, ainda, de denncia, no que se refere ao projeto civilizatrio com base em uma anti-utopia, assentada no genocdio tnico.Veja-se o trecho marcado pela ironia:
O maior susto que tiveram os portugueses, no passado, foi ver a fora de trabalho, reunida no Brasil com propsitos imediatamente mercantis, para ser aqui queimada na produo, se insurgir, pretendendo ser tida como gente com veleidades de autonomia e de autogoverno. Do mesmo modo, a grande perplexidade das classes dominantes atuais do Brasil que os descendentes daqueles negros, ndios e mestios ousem pensar que este pas uma repblica que deve ser dirigida pela vontade do 29 povo em busca de sua prpria felicidade.

25.

RIBEIRO. In: RIBEIRO; MOREIRA NETO (Org.). A fundao do Brasil , p. 25. RIBEIRO; MOREIRA NETO (Org.). A fundao do Brasil, p.16. RIBEIRO; MOREIRA NETO (Org.). A fundao do Brasil, p. 17. RIBEIRO; MOREIRA NETO (Org.). A fundao do Brasil, p. 17.

26. 27. 28. 29.

RIBEIRO. In: RIBEIRO; MOREIRA NETO (Org.). A fundao do Brasil , p. 61.

168

Belo Horizonte, p. 161-177

Considerando os inmeros aspectos do livro A fundao do Brasil, atenho-me terceira parte intitulada O mundo ndio. Nela algumas imagens do bom selvagem so mostradas, com base nos escritos de Jean de Lry, Claude DAbbeville e Michel de Montaigne. Jean de Lry, por exemplo, mostrava como os tupinamb recebiam 30 com muita cordialidade os estrangeiros que os vo visitar.. A caridade natural tambm evidenciada por Lry, que registra como, depois de ter passado por um grande perigo, os franceses voltaram aldeia que os acolheu, sendo muito bem recebidos. Em relao aos comentrios de Claude dAbbeville e Yves dEvreux sobre os ndios, afirmam os organizadores do livro sobre a fundao do Brasil:
O que h de distintivo nas obras de Abbeville e Evreux o fato de que so, provavelmente, os ltimos registros do perodo colonial em que os ndios, suas instituies, costumes e sua viso de mundo so matria 31 capaz de despertar o interesse intelectual e a simpatia dos observadores.

Ao referirem-se viso de Michel de Montaigne, Darcy Ribeiro e Carlos Moreira Leite ressaltam que o filsofo francs, alm de ter tido acesso a 32 obras fundamentais sobre a Amrica, entrou em contato com truchements ou intrpretes, que acompanharam as vrias expedies francesas ao novo mundo, 33 particularmente ao Brasil. Alm disso, Montaigne teve um longo contato pessoal com um grupo de nativos levados ao Ruo para uma demonstrao em honra do 34 rei Carlos IX. A crueldade sobre os ndios e o desrespeito pelos seus ritos podem ser constatados pela transcrio de uma carta do Padre Manuel da Nbrega, datada da Bahia em 5 de julho de 1559. Destinada aos Padres e irmos de Portugal, revela como um feiticeiro indgena teve seu saber desqualificado e foi levado a um terreiro, para que fosse queimado por todos aqueles que se encontravam na aldeia. Nesse ato exemplar, cada um levou seu tio do lume e a lenha que

30. 31. 32. 33. 34.

RIBEIRO; MOREIRA NETO (Org.). A fundao do Brasil , p. 159. RIBEIRO; MOREIRA NETO (Org.). A fundao do Brasil, p. 61. RIBEIRO; MOREIRA NETO (Org.). A fundao do Brasil , p. 163. RIBEIRO; MOREIRA NETO (Org.). A fundao do Brasil , p. 163. RIBEIRO; MOREIRA NETO (Org.). A fundao do Brasil , p. 163.

169

O eixo e a roda: v. 21, n. 2, 2012

pudessem. Tudo indica que o padre Manuel da Nbrega acabou por conduzir o ndio para se doutrinar. O trmino do documento, lido sob uma perspectiva crtica, mostra como o medo e a violncia sobre os corpos constituram modos utilizados para que os ndios fossem submetidos igualmente pela religio e pelo processo colonizador. O carter conclusivo da Carta reitera a noo de exemplaridade: Desta maneira est a terra agora e esta a condio do Gentio e todavia o pai e a me 36 do menino consentiram depois que lhes batizassem o filho. O mundo ndio traz ainda Retratos do civilizador. Estes so mostrados com base em transcries do livro de Claude DAbbeville, referentes s palavras de um velho cacique indgena Tupinamb; parte do discurso de Jupiau, grande morubixaba da Ilha do Maranho e, ainda, Cartas de Pedro Poti e Antonio Paraupaba (1645-1656). O primeiro texto mostra como Mombor-au, chefe indgena Tupinamb, revela semelhanas entre as aes dos colonizadores portugueses e franceses: a obrigatoriedade do batismo; a escravizao dos ndios; a recusa do casamento com as mulheres indgenas engravidadas tanto por portugueses quanto por franceses. O discurso de Japi-au marcado pela recusa dos portugueses e a aceitao dos franceses, vistos como nossos bons amigos. Essa atitude receptiva estende-se abertura para a religio dos franceses, responsveis por dar a conhecer o Deus dos brancos. Veja-se o trecho:
Alis estou grandemente satisfeito com o fato de nos teres trazido Pa e profetas, pois os malditos per que tanto mal nos fizeram no faziam outra coisa seno censurar-nos no adorarmos a Deus. Miserveis! Como poderamos 37 ador-lo, se no nos ensinavam antes a conhec-lo e ador-lo?

35

35. 36.

RIBEIRO; MOREIRA NETO (Org.). A fundao do Brasil, p. 215.

RIBEIRO; MOREIRA NETO (Org.). A fundao do Brasil, p. 215. Na Carta, o padre Manuel da Nbrega mostra como um menino no ia ser batizado pelos pais indgenas, porque o feiticeiro os tinha convencido de no faz-lo. No entanto, o padre obriga os pais a batizar o filho, buscando tambm doutrinar o feiticeiro. RIBEIRO; MOREIRA NETO (Org.). A fundao do Brasil, p. 227.

37.

170

Belo Horizonte, p. 161-177

O enfrentamento dos mundos em O povo brasileiro: a formao e o sentido do Brasil


O encontro entre ndios e brancos, no perodo da conquista e consequente colonizao, mostrado em outro livro do antroplogo. Trata-se de O povo brasileiro: a formao e o sentido do Brasil, publicado em 1995. Especificamente no captulo Enfrentamento dos mundos, de maneira inventiva, Darcy Ribeiro traduz este encontro. Introduz dvida na perspectiva indgena, representada pelo olhar de Mara para quem os recm-chegados colonizadores 38 poderiam ser ferozes como pacficos, espoliadores ou dadores. Considerando os adjetivos em oposio, verifica-se que h uma sntese de imagens, decorrentes de textos de viajantes e de colonizadores. O enfrentamento, sob o olhar indgena, mediado pela palavra do autor, mostrado de forma crtica. No mesmo captulo de O povo brasileiro: a formao e o sentido do Brasil, a morte do deus Mara, anunciada em Mairaee (no romance Mara), reaparece de forma interrogativa:
Pouco mais tarde essa viso idlica se dissipa. Nos anos seguintes, se anula e reverte-se no seu contrrio: os ndios comeam a ver a hecatombe que cara sobre eles. Mara, seu deus, estaria morto? Como explicar que seu povo predileto sofresse tamanhas provaes? To espantosas e terrveis 39 eram elas, que para muitos ndios melhor fora morrer do que viver.

Ainda, no captulo mencionado, h o confronto entre a viso de mundo dos ndios e a dos brancos. O uso do pretrito imperfeito traz o passado para o presente:
Para os ndios, a vida era uma tranquila fruio da existncia, num mundo dadivoso e numa sociedade solidria. [...] Para os recm chegados, muito ao contrrio, a vida era uma tarefa, uma sofrida obrigao, que a todos 40 condenava ao trabalho e tudo subordinava ao lucro.

38. 39. 40.

RIBEIRO. O povo brasileiro: a formao e o sentido do Brasil, p. 42. RIBEIRO. O povo brasileiro: a formao e o sentido do Brasil, p. 43. RIBEIRO. O povo brasileiro: a formao e o sentido do Brasil, p. 47.

171

O eixo e a roda: v. 21, n. 2, 2012

Considerando que Darcy Ribeiro institui um dilogo com as fontes recolhidas dos textos da fundao, destaco, ainda, em O povo brasileiro, um trecho extrado da obra de Jean de Lry (que uma conversa entre o viajante francs e um velho tupinamb) e a referncia a 2 mil versos de louvao escritos em latim por Jos de Anchieta (1958: 129) no poema De Gestis Mendi de Saa 41 (circa 1560). A meno a este ltimo texto se justifica pelo fato de Mm de S ter executado rigorosamente o plano de colonizao proposto pelo padre Nbrega 42 em 1558. Em O enfrentamento dos mundos, as contradies do projeto civilizador, empreendido pelos jesutas, tambm so reveladas:
A atuao mais negativa dos jesutas, porm, se funda na prpria ambigidade de sua lealdade frente aos ndios e Coroa, mais predispostos, porm a servir a esta Coroa contra ndios aguerridos que a defend-los eficazmente dela. Isso sobretudo no primeiro sculo, quando sua funo principal foi minar as lealdades tnicas dos ndios, apelando fortemente para o seu esprito religioso, a fim de fazer com que se desgarrassem das tribos e se atrelassem s misses. A eficcia que alcanam nesse papel alienador to extraordinria quanto grande a sua responsabilidade na dizimao que dela resultou.
43

Se, em O povo brasileiro: a formao e o sentido do Brasil, no captulo Enfrentamento dos mundos, Darcy Ribeiro combina fontes histricas, antropolgicas e ficcionais, dando destaque ao olhar dos ndios sobre os colonizadores; em Dirios ndios, o leitor pode acompanhar o registro da viagem do antroplogo s aldeias dos Urubus-Kaapor entre 1949 e 1951.

De Egosum a Dirios ndios


Quando l Mara, o leitor se depara com o captulo Egosum, bem diferente daqueles que vo sendo narrados no romance. A novidade reside no carter autobiogrfico do texto que rene, de forma fragmentria, imagens, fagulhas

41. 42. 43.

RIBEIRO. O povo brasileiro : a formao e o sentido do Brasil, p. 50. RIBEIRO. O povo brasileiro: a formao e o sentido do Brasil, p. 50. RIBEIRO. O povo brasileiro : a formao e o sentido do Brasil, p. 56.

172

Belo Horizonte, p. 161-177

da memria do escritor, cujas ressonncias vo compondo um painel complexo formado de elementos diversos da biografia de Darcy Ribeiro. Admitir o carter autobiogrfico, presente em Egosum, no entanto, no significa ver Mara como reflexo da experincia do antroplogo. Isso seria uma viso redutora do romance. Em Egosum, h o registro da memria de uma forma mltipla, relativa a diferentes experincias. Entre estas esto momentos vividos pelo narrador/escritor entre os ndios, o que possibilita aproximar Egosum dos registros de Dirios ndios, obra publicada vinte anos depois de Mara (1996). Em Egosum, o autor mistura fontes. Dentre estas assinalo, por exemplo, a experincia de Uir, que narrada em Uir sai procura de Deus: ensaios de etnologia e indigenismo. Se, no relato antropolgico, Darcy Ribeiro mostra que conheceu a histria de Uir como fato, na vila de So Pedro, no 44 Maranho, onde ele se matou, em Mara, o narrador descreve o mesmo acontecimento como se ele tivesse visto o homem que se declarou inharon. Quando Darcy Ribeiro publica Dirios ndios (1996) estava com cncer e sabia que tinha pouco tempo de vida. O texto escrito sob a forma de carta, de carta de amor a Berta, sua primeira esposa. No registro da viagem de campo, h vrias menes s missivas endereadas antroploga. Tomando o livro como grande carta, esta engloba as demais. A primeira expedio comea em Vizeu, em 20 de novembro de 1949 e o retorno ocorre em 11 de abril de 1950. A primeira viagem do antroplogo foi realizada com Max Boudin, linguista, e Heinz Foerthmann, cinegrafista. O objetivo 45 era estudar os descendentes dos velhos Tupinamb, cujo registro fora realizado por Alfred Mtraux e Florestan Fernandes. Em seus dirios, o autor registra os homens, suas festas, seus costumes e a presena de estrangeiros nos diversos lugares onde passa como, por exemplo, 46 srios em Vizeu e David Blake (ex-ministro protestante que veio fundar uma 47 misso no alto Gurupi). Ao longo do relato da viagem at tribo dos ndios 48 Urubus- Kaapor, anota os cantos do falso paj; a Pajelana de Maria

44. 45. 46. 47. 48.

RIBEIRO . Uir sai procura de Deus : ensaios de etnologia e indigenismo, p. 17. RIBEIRO. Dirios ndios, p. 17. RIBEIRO. Dirios ndios, p. 17. Cf. RIBEIRO. Dirios ndios, p. 43. Cf. RIBEIRO. Dirios ndios, p. 56.

173

O eixo e a roda: v. 21, n. 2, 2012

Rodrigues; a forma local das Festas de Coroao do Imperador ou da Imperatriz 51 e o cantador que tira a toada (estribilho) e vai pondo versos na festa do 52 Bumba-meu-Boi. Em seus escritos, o antroplogo demonstra as vrias dificuldades enfrentadas por ele, incluindo aquela de encontrar o melhor intrprete. Testemunha, ainda, a morte de muitos ndios e o desaparecimento de aldeias decorrentes de doenas transmitidas pelos brancos, sobretudo o sarampo. Para dar uma ideia a Berta dos ndios com os quais est convivendo, vai fazer retratos como aqueles que se encontram descritos em suas anotaes de 12 de janeiro de 1950. Darcy Ribeiro destaca em Ianawak, chefe de uma das aldeias visitadas, vrias qualidades como a de artfice exmio em trabalhos de 53 54 penas e de respeitado chefe que no se impe fora. Entre os ndios, Darcy Ribeiro observa o olhar deles para sua escrita 55 como em olham apalermados para minha pena correndo no papel. No entanto, 56 no se limitam ao gesto visual e, ao desejarem experimentar a caneta (...) 57 sugeriram que [ele] desenhasse uma moa(...). O gesto seguido pelos ndios que tambm registram o desenho na caderneta do antroplogo. Em 2 de agosto de 1951, quando o autor de Mara comea a anotar a segunda expedio s aldeias kaapor, partindo da margem do rio Pindar, no 58 centro do Maranho ressalta: No estou pretendendo passar por um bandeirante perdido neste nosso sculo e tambm orgulho-me de no estar procurando nessas 59 viagens os mesmos objetivos que eles a preia e o saqueio.

49

50

49. 50. 51. 52. 53. 54. 55. 56. 57. 58. 59.

Cf. RIBEIRO. Dirios ndios, p. 57-58. RIBEIRO. Dirios ndios, p. 59-60. RIBEIRO. Dirios ndios, p. 61. RIBEIRO. Dirios ndios, p. 61-63. RIBEIRO. Dirios ndios, p. 151. RIBEIRO. Dirios ndios, p. 151. RIBEIRO. Dirios ndios, p. 125. RIBEIRO. Dirios ndios, p. 131. RIBEIRO. Dirios ndios, p. 299. RIBEIRO. Dirios ndios, p. 299. RIBEIRO. Dirios ndios, p. 299.

174

Belo Horizonte, p. 161-177

O registro da viagem do antroplogo tem um carter poltico. Denuncia as ms condies dos postos indgenas, as situaes de pobreza e misria vividas pelos ndios e pelas populaes de lugarejos e vilas igualmente marginalizados. No decorrer do dirio, o antroplogo mostra como atua tambm na realidade que observa. Nesse caso, no v de forma passiva o sofrimento e a morte dos ndios:
Todos os dias de manh, temos nossa sesso de tratamento.Vm todos os que tm doena pedir puhang. O caso mais grave o do filho do capito que tem uma ferida no p que j lhe deu uma enorme ngua supurada na virilha, chagas feias que tenho esprimido e tratado sem grande resultado. Por isso lhe apliquei hoje uma penicilina, vamos ver o 60 resultado.

O livro dos dirios compe-se de vrios textos como histrias, verses de mitos, cartas administrativas, fotos, desenhos feitos pelo antroplogo e pelos ndios, mapas, cantos, enfim uma variedade que reitera sua importncia, alm da informao antropolgica. Ao ultrapassar fronteiras disciplinares, estabelece uma conexo com os mais diferentes saberes e textos de Darcy Ribeiro. O autor evidentemente tinha conscincia disso e nos propiciou mais este legado antes de falecer em 17 de fevereiro de 1997. De forma panormica, mostrei como Darcy Ribeiro enfocou a questo indgena em alguns de seus vrios textos (literrios, antropolgicos e autobiogrficos, no caso Dirios ndios) e no livro organizado por ele e Carlos de Arajo Moreira Neto. Para essa tarefa, foi necessrio fazer recortes e revisitar caminhos crticos. A obra de Darcy Ribeiro bastante extensa e a bibliografia sobre ele tem aumentado significativamente. Alm do que se observou, importante ressaltar que o escritor, ao projetar a memria de si e dos seus textos, associou sua vida e memria existncia dos ndios brasileiros. O Memorial Darcy Ribeiro, inaugurado em 6 de dezembro de 2010, 61 em Braslia, sob a forma de oca, no foi construdo dessa forma por acaso. Sob a perspectiva deste texto e de outros trabalhos escritos por mim a respeito da memria na obra de Darcy Ribeiro, o Memorial constitui a memria edificada de

60. 61.

RIBEIRO. Dirios ndios, p. 133.

O projeto do Memorial Darcy Ribeiro foi realizado pelo arquiteto Joo Filgueiras Lima.

175

O eixo e a roda: v. 21, n. 2, 2012

Darcy Ribeiro e da aldeia cuja imagem ele guardou como um mapa, tal como fez Isaas, personagem do romance Mara. Isaas trazia dentro de si o espao vivido e Darcy Ribeiro conservou este mapa que se projeta para o futuro, aliando tempos do presente e do passado. O testemunho do vivido pode ser lido e visto de inmeras maneiras no espao da Universidade de Braslia que ele idealizou. Hoje, a literatura feita por ndios mostra que o monumento no apaga a memria e nem nele ela se cristaliza. A reflexo sobre os ndios, a partir de uma perspectiva do presente, do passado e do futuro, pertence a Darcy e Berta Ribeiro cuja lembrana foi evocada a partir de Dirios ndios. Berta abriu outros caminhos para a reflexo sobre a literatura escrita pelos ndios. No entanto, este um outro aspecto da representao literria e suas mltiplas interfaces.

Darcy Ribeiro: the question of the Brazilian natives, literary representation and its multiple interwoven aspects Abstract: So that I can discuss questions of the natives, literary representation and its various connections, based on some texts written by Darcy Ribeiro, I start with the theme of Indianism in literature, which Walnice Nogueira Galvo revisited in an essay after the publication of Mara in 1976. Then I go on to other studies and highlight the fact that, before publishing his first novel, Darcy Ribeiro came up with an important, extensive and complex body of anthropological work, among which features Natives and civilization (Os ndios e a civilizao). By presenting different looks upon the natives from their own point of view and from that of the civilized white men, Mara brings the possibility of a dialogue with a great variety of historical and anthropological texts like A fundao do Brasil (The creation of Brazil), a collection organized by Darcy Ribeiro and Carlos de Arajo Moreira Neto, and O povo brasileiro: a formao e o sentido do Brasil (The Brazilian people: the formation and meaning of Brazil), especially the chapter Enfrentamento dos mundos (Facing worlds). In Dirios ndios (The Indian diaries), Darcy Ribeiro narrates chronologically his trip to the north of the country in order to study the descendants of the old Tupinamb people, something that brought the opportunity to focus the contact between the anthropologist and the natives as well as their look into the writings of the white man about them. The width of Dirios ndios helped to highlight the general aspects of the book. Keywords: Questions of the natives, Literary representation, Darcy Ribeiro.

176

Belo Horizonte, p. 161-177

Referncias
CALDEIRA. Revisitando o ethos indgena e a nao no caminho da construo das identidades. 2006. 163p. Dissertao (Mestrado) Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2006. CANDIDO. Formao da literatura brasileira: momentos decisivos. 3. ed. So Paulo: Martins, 1969. v. 2. COELHO, Ribeiro Hayde (Org.). Darcy Ribeiro. Belo Horizonte: Centro de Estudos Literrios da UFMG, Curso de Ps-Graduao em Letras Estudos literrios, 1997. COELHO. A retrica da morte e sua contrapartida em Mara de Darcy Ribeiro e Concerto Carioca. Boletim do Centro de Estudos Portugueses. Belo Horizonte, Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, v.15, n.19, p. 89-96, jan/dez. 1995. COELHO. Exumao da memria. 1989. 212 f. Tese (Doutorado) Universidade de So Paulo, So Paulo, 1989. GALVO, Walnice Nogueira. Indianismo revisitado. In: Gatos de outro saco: ensaios crticos. So Paulo: Brasiliense, 1981. LEITE, Lgia Chiappini Moraes Leite. Quando a ptria viaja: uma leitura dos romances de Antonio Callado. In: ZILIO, Carlos et al. (Org.). O nacional e o popular na cultura brasileira. So Paulo: Brasiliense, 1982. MARQUES, Paulo Srgio. Vises da morte no indigenismo de Darcy Ribeiro e Jorge Icaza. Gragoat. Revista do Programa de Ps-Graduao em Letras. Relaes latinoamericanas, Niteri, Universidade Federal Fluminense, n.22, p.145-161, 2007. OLIVEIRA, Joo Pacheco de. Os ndios e a civilizao. In: MOTA, Loureno Dantas. Introduo ao Brasil: um banquete no trpico. So Paulo: SENAC, 2001. OLIVIA DOS SANTOS, Luzia de Maria. O percurso da identidade na literatura brasileira: matrizes da figurao. 2008. 360p. Tese (Doutorado) Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, So Jos do Rio Preto, 2008. RIBEIRO, Darcy; MOREIRA NETO, Carlos de Arajo (Org.). A fundao do Brasil: testemunhos 1500-1700. 2. ed. Petrpolis: Vozes, 1993. RIBEIRO, Darcy. Mara. 5. ed. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1981. RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro: a formao e o sentido do Brasil. So Paulo: Companhia das Letras, 1995. RIBEIRO, Darcy. Uir sai procura de Deus: ensaios de etnologia e indigenismo. 2. ed. Paz e Terra: Rio de Janeiro, 1976. RIBEIRO, Darcy. Carta enviada ao Professor Arturo Ardao, 10 jun, 1968. RIBEIRO, Darcy. Dirios ndios: Os Urubus-Kaappor. So Paulo: Companhia das Letras, 1996. S, Lcia Regina. A literatura entre o mito e a histria: uma leitura de Mara e Quarup. 1990. 303p. Dissertao (Mestrado) Universidade de So Paulo, So Paulo, 1990.

177

Potrebbero piacerti anche