Sei sulla pagina 1di 3

Semiologia do Sistema Digestrio dos Equinos

O inicio do exame de um equino a anmnese, devemos perguntar para quem faz o manejo do animal como a rotina deste. Se vive solto ou em baia, se tem um nico tratador ou cada dia algum que alimenta, quanto de alimento dado por vez, de quanto em quanto tempo vermfuga, etc. Depois de explorar bem o histrico do animal, passamos para a inspeo do mesmo. Observamos atentamente o corpo do animal, verificando se est simtrico, se no tem distenso abdominal, se apresenta apetite, se brinca com gua, se saliva ao ver alimento e o escore corporal em que se encontra. Prximo exame das estruturas que integram o sistema digestrio, comeando pela boca, lngua e dentes. Observamos mucosas, coisas como colorao e TRC, os dentes avaliamos formato, mordedura, presena de pontas, e na lngua observamos a integridade do epitlio, colorao. Em caso de clica o animal pode apresentar aumento de freqncia cardaca e respiratria, mucosas plidas e desidratao. No exame do esfago e estmago podemos fazer procedimentos para avaliar o contedo e verificar se acumulo de lquido ou gs no estmago, para tal podemos fazer a sondagem nasogstrica. Identificar o calibre ideal para o animal, lubrificar, pode ser com vaselina ou pomada anestsica local, inserir a sonda pelo meato nasal ventral e continuar direcionando para baixo. Para entrar no esfago a sonda precisa ser deglutida e a cabea do animal deve estar abaixada, j no esfago til assoprar a sonda para que abra o lmen colabado. O contedo normal do estmago do equino tem um cheiro caracterstico de mato e a capacidade de 8 a 10 litros. Se ao introduzir a sonda e sugar houver um refluxo grande de contedo (5 litros ou mais) e alcalino, pode ser considerado anormal. Ao retirar a sonda deve assoprar e tampar para que no fiquem restos de contedo e possa cair na cavidade nasal do equino. Abdominocentese pode ser feita para medir o grau de comprometimento que causa clica, feita antissepsia e coletado lquido peritoneal no ponto mais baixo do abdmen. A cor normal um amarelo claro, alaranjado ou sanguinolento certo grau de comprometimento de alas, com indicao de cirurgia, esverdeado ou escurecido indicativo de estado grave com comprometimento geral do animal. A palpao retal um procedimento utilizado para avaliar vrios fatores, como: consistncia das fezes, presena de gases, obstruo das alas deslocamento ou

toro do clon. necessrio bom conhecimento da anatomia topogrfica do animal, pois ao palpar precisamos identificar qual estrutura e se ela est normal. A retirada das fezes deve ser feita de modo que no atrapalhe a palpao, retirando a maior quantidade de fezes possvel.

CONCLUSO
A avaliao do sistema digestrio de equinos pode se mostrar um desafio por apresentar poucos sinais clnicos especficos sendo necessrio o conhecimento de vrios procedimentos que auxiliam na obteno de achados para o diagnstico definitivo sobre o quadro clnico do animal. Dessa forma indispensvel o conhecimento de mtodos semiolgicos para a avaliao e diagnostico de alteraes do sistema digestorio de eqinos de forma que na necessidade de exames complementares o mdico veterinrio tenha uma noo bsica de quais alteraes esto presentes e possa pedir o exame mais adequado.

Potrebbero piacerti anche