Sei sulla pagina 1di 7
ANAIS ELETRÔNICOS - 1ª JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E EXTENSÃO DO IFTO A IMPORTÂNCIA DO

ANAIS ELETRÔNICOS - 1ª JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E EXTENSÃO DO IFTO

A IMPORTÂNCIA DO DESENHO GEOMÉTRICO NO ENSINO BÁSICO E TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO

Jéssica MARINHO (1), Jessica VIANA (2), Karoline Francisca BARBOSA (3), Marília REIS (4), Mariana Brito de LIMA (5)

(01) IFTO – Campus Palmas, jessmarinho@hotmail.com, (02) IFTO – Campus Palmas, jessicaviana11@hotmail.com, (03) IFTO – Campus Palmas, edific.karol@hotmail.com; (04) IFTO – Campus Palmas, mariliarnsilva@hotmail.com; (04) IFTO – Campus Palmas, mariana@ifto.edu.br;

RESUMO

Este artigo tem como objetivo, mostrar a importância da disciplina de Desenho Geométrico, tanto no quesito profissional, quanto no pessoal. A partir de pesquisas realizadas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins – Campus Palmas, com alunos do curso de Edificações do primeiro e segundo ano, obteve-se dados significativos. Os resultados obtidos mostram como anda o ensino do Desenho Geométrico para os alunos do Instituto. O artigo tem ainda por finalidade, mostrar o surgimento do Desenho Geométrico e comentar sua importância, assim como a sua história aqui no Brasil, que é marcada por altos e baixos, e como conseqüência disso, os alunos vem apresentando extrema dificuldade quando se trata de percepção visual.

Palavras-chave: Importância do Desenho Geométrico, surgimento do Desenho Geométrico, Desenho Geométrico no Brasil.

INTRODUÇÃO

Desde o tempo pré-histórico, o homem utilizava os símbolos gráficos para se comunicar, com o objetivo de demonstrar de uma maneira física, as sensações que lhes eram inerentes, de forma que estas sensações pudessem ficar documentadas. Assim, por meio de uma linguagem gráfica, os homens das cavernas registravam seu cotidiano nas paredes da sua habitação, registros esses que são objetos de estudo até os dias atuais. A linguagem gráfica é universal, pois independe dos idiomas, além de proporcionar compreensão imediata e interpretação exata dos símbolos usados.

Dessa maneira esses povos estabeleceram uma forma de comunicação bem sucedida, que foi posteriormente aprimorada conforme os seus conhecimentos e limites tecnológicos, possibilitando o surgimento da escrita, que nada mais é do que a combinação de pequenos símbolos desenhados. O desenvolvimento contínuo das sociedades trouxe ao homem a necessidade de adquirir outros conhecimentos. Enquanto os gregos buscavam a racionalidade do universo, com explicações mais rigorosas, surgia a necessidade de dar um novo molde à matemática.

Quando os egípcios e babilônicos construíram as pirâmides e templos, surgiu a necessidade de medir terrenos, necessidade essa, que deu origem ao conceito de Geometria: geos (terra) e metron (medida). A partir da Geometria, nasce o Desenho Geométrico, que tem sido entendida como forma de concretizar os conhecimentos teóricos da geometria de forma gráfica.

Mas com um passado tão expressivo, que possibilitou ao homem tantas conquistas, e que partiu do aprimoramento de técnicas primitivas, qual o papel que o Desenho Geométrico desempenha no mundo moderno? Seu ensino tem sido valorizado? Como o Desenho Geométrico pode contribuir para o desenvolvimento de novas ciências e tecnologias? Estes questionamentos conduziram a uma pesquisa exploratória que busca descobrir qual a importância dada a esta disciplina a um grupo de alunos do curso Técnico em Edificações de um Instituto Federal de Educação.

1. O ENSINO DO DESENHO GEOMÉTRICO NO BRASIL

O Desenho Geométrico permaneceu no Brasil como uma componente curricular escolar durante 40 anos – de 1931 a 1971. Apesar da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1961, propor opções onde

JICE2010 - Inovação e Sustentabilidade: Um caminho para o Desenvolvimento Sustentável

ANAIS ELETRÔNICOS - 1ª JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E EXTENSÃO DO IFTO o Desenho não

ANAIS ELETRÔNICOS - 1ª JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E EXTENSÃO DO IFTO

o Desenho não seria uma matéria obrigatória nos currículos, ela permaneceu até aparecer neste mesmo período uma emergente desvalorização da disciplina.

O ensino fundamental no Brasil sofreu grandes mudanças em 1971, quando a Lei n° 5692 – Lei de

Diretrizes e Bases da Educação Nacional, foi promulgada (ZUINT, 2000). Com isso, muitas escolas deixaram de aplicar as construções geométricas como uma componente curricular obrigatória, passando esta a ser uma disciplina do núcleo optativo, que integraria a parte diversificada do currículo, onde a escola tinha liberdade de escolher.

As Construções Geométricas executadas com instrumentos como régua e compasso também não seriam mais obrigatórias em vestibulares de Arquitetura e Engenharia na década de 70. São essas decorrências que acentuaram a dispensa do Desenho Geométrico como matéria obrigatória nas escolas (ZUINT, 2000).

Contudo, diversas escolas, dentre elas algumas que não tinham como objetivo profissionalizar, não deixaram extinguir de suas grades curriculares o ensino do Desenho Geométrico. Muitas escolas sabiam que o abandono dessa disciplina seria prejudicial, pois ela auxilia no entendimento de outras matérias. Porém, sabe-se que dentre as instituições que mantiveram o ensino do Desenho, havia uma diferença quanto a quem essa matéria era destinada, segundo Young: “Cada classe social, hierarquicamente dividida, tem acesso a um determinado tipo de conhecimento já estratificado.” (1982).

Com isso podemos perceber que o ensino oferecido a uma classe não era o mesmo destinado a outra. Conhecimentos acerca do Desenho Geométrico que estimulavam o raciocínio lógico-dedutivo eram aplicados somente às escolas de elite, enquanto as classes menos favorecidas estudavam Educação Artística voltada para o trabalho manual onde não há um estímulo ao raciocínio lógico.

1.1 Desenho geométrico no desenho técnico e em projetos arquitetônicos

Oliveira afirma que a interpretação de informações visuais está presente tanto nos simples problemas do dia-a-dia como em problemas da Engenharia, da Arquitetura, da Medicina, das Artes etc.

Assim, está em jogo a interpretação de informações visuais quando se trata tanto do mais simples esboço de uma figura geométrica, como o triângulo, ou o mapa que indica o caminho entre duas localidades, quanto das mais sofisticadas representações gráficas do registro de indicadores numéricos, de plantas de objetos, de imagens impressas em fotos ou chapas de raio-X, ou imagens pintadas por artistas representando a natureza ou suas visões imaginárias (OLIVEIRA, s/d).

Para a construção de um projeto, por meio do desenho técnico, torna-se necessário, a utilização de uma linguagem que seja comum a todos, com linhas e símbolos definidos, para que todas as pessoas envolvidas na execução da obra possam compreender o projeto elaborado, para isso a representação gráfica, que é trabalhada no ensino do Desenho Geométrico, exerce um papel de extrema importância. Essa padronização é feita no Brasil pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

“O desenho técnico, pela convencionalidade de sua representação instrumentativa, elimina o trabalho do

autor como criador de uma linguagem, e instaura a única interpretação do executor pela univocidade de seus signos. O desenho técnico ocupa-se da correta exposição e da segura compreensão de suas informações.” (PERRONE, 1993, p.199)

Por meio do Desenho Técnico, a representação arquitetônica torna-se bem mais eficiente, pois apresenta dados precisos, com informações numéricas e textuais, que influenciam diretamente na execução da obra.

2. DESENHO GEOMÉTRICO: CONCEITO E IMPORTÂNCIA

O Desenho Geométrico é um conjunto de técnicas e processos para construções de formas geométricas.

É muito fácil observar as formas geométricas em tudo ao nosso redor, presentes no cotidiano como, por exemplo, nas ruas, nas casas, nas estampas das roupas, nos brinquedos, na natureza

Lima (1991, Apud OLIVEIRA, s/d) considera os desenhos das figuras geométricas parte importante para a

compreensão, a fixação e a imaginação criativa. Ele acha fundamental que o estudante por si só desenhe

a figura, procurando caminhos, imaginando construções, pesquisando interconexões, forçando o raciocínio, e exercitando a mente.

JICE2010 - Inovação e Sustentabilidade: Um caminho para o Desenvolvimento Sustentável

ANAIS ELETRÔNICOS - 1ª JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E EXTENSÃO DO IFTO De acordo com

ANAIS ELETRÔNICOS - 1ª JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E EXTENSÃO DO IFTO

De acordo com Kalter (1986 apud OLIVEIRA, s/d) o ensino do desenho é essencial para que não haja o bloqueio das capacidades de planejar, projetar ou abstrair, estabelecendo assim uma relação contínua entre a percepção visual e o raciocínio espacial.

A percepção visual é muito importante também para o desenvolvimento científico. Gardner (1994), nos trás

um exemplo deste “olhar” nesta comparação: A visão de John Dalton do átomo como um minúsculo sistema solar, são produtivas figuras que originam e ajudam a incorporar concepções científicas chave.O Desenho Geométrico desenvolve ainda a criatividade, que aliado ao conhecimento, são muito importantes para o desenvolvimento tecnológico, onde se tem por finalidade a criação de novos produtos e serviços.

De acordo com Marmo & Marmo (1994 apud OLIVEIRA, s/d) o Desenho (Geométrico e projetivo) já foi matéria eliminatória nos exames vestibulares da Escola Politécnica da USP e também obrigatória nos demais vestibulares do país.

Oliveira destaca a importância de inclusão do Desenho nos currículos escolares com vantagens para a formação de seus alunos. Suas principais vantagens são:

a. O Desenho permite concretizar os conhecimentos teóricos da geometria, confirmando graficamente as propriedades das figuras geométricas.

b. Ao estudar as demais matérias, os alunos aprendem as linguagens verbal e simbólica. Ao estudar Desenho, aprende a linguagem gráfica, precisa e concisa, a mais antiga das linguagens. A criatividade técnico-científica, que é a capacidade de pesquisar e encontrar soluções consegue-se com uma teoria mínima, curta e inesquecível do Desenho. É como se estivéssemos desemaranhando um fio. Numa ponta do fio: o que se sabe. Na outra ponta: o que se quer.

c. Nada melhor que o desenho geométrico para resolver capacidades importantes como: organização, autodisciplina, iniciativa, serenidade e capricho.

d. Com exercícios de Desenho apropriados para estimular a conexão de neurônios cerebrais, desenvolve-se a visão espacial. (OLIVEIRA, s/d)

Alguns autores (NASCIMENTO, 2010; VITTI, 1995 Apud ZUINT,2000), indicam que o ensino de Desenho Geométrico está ‘caindo no esquecimento’ quando se diz respeito à educação nos níveis fundamental e médio, ocorrendo uma falha para o ensino atual, pois, o ensino do Desenho Geométrico é indispensável para a formação de indivíduos capazes de superar os desafios e o mundo cada vez mais desenvolvido.

Machado (2005, p.4) enfatiza: “O desenho é uma importante forma de expressão da criança. Ela se revela antes mesmo das competências lingüísticas e lógico-matemática. Depois, justamente por valorizar essas últimas habilidades, a escola abandona a atividade.”

3. METODOLOGIA

Buscando o aprofundamento do estudo da relação entre Desenho Geométrico e outras disciplinas que envolvem a representação de projetos foi realizada uma pesquisa exploratória aplicada em alunos do curso Técnico em Edificações. Este curso foi escolhido, pois tanto a disciplina Desenho Geométrico quanto desenho técnico e outras relacionadas à representação de projetos são lecionados.

Neste levantamento buscou-se perceber se os alunos consideravam essa disciplina importante, e se, sob

a ótica dos estudantes, gera realmente algum enriquecimento ao aluno, contribuindo para seu crescimento pessoal e profissional.

Para esta averiguação delineou-se um questionário com 8 perguntas abertas e fechadas, que foi aplicado em alunos do 1º ano, que estão cursando a disciplina e do 2º ano que já cursaram e que estão cursando atualmente outras disciplinas relacionadas a representação gráfica, as duas últimas questões foram destinadas especificamente a este grupo. O questionário buscou compreender a relação do aluno com a disciplina Desenho Geométrico, em que disciplinas este conhecimento auxiliou, e qual a importância específica do Desenho Geométrico para o aprendizado das disciplinas de desenho técnico, desenho de projetos e outras relacionadas ao curso Técnico em Edificações.

JICE2010 - Inovação e Sustentabilidade: Um caminho para o Desenvolvimento Sustentável

ANAIS ELETRÔNICOS - 1ª JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E EXTENSÃO DO IFTO A análise das

ANAIS ELETRÔNICOS - 1ª JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E EXTENSÃO DO IFTO

A análise das perguntas fechadas foi realizada através da técnica da Análise de Conteúdo, que busca aproximar a essência do conteúdo das falas dos sujeitos para uma melhor interpretação, e assim realizar uma classificação das respostas obtidas. Bardin assim define essa metodologia: “a análise de conteúdo é uma técnica de investigação que tem por finalidade a descrição objetiva, sistemática e quantitativa do conteúdo manifesto da comunicação”. (BARDIN 2007, p. 16).

4. ANÁLISE DOS RESULTADOS

As questões foram aplicadas para as turmas de 1º e 2º ano do curso técnico e sua primeira questão buscou verificar se os entrevistados já tiveram algum contato com o Desenho Geométrico. De acordo com

o Gráfico 1, pode-se observar que a maior parte dos entrevistados –74%, não teve contato com a

disciplina de Desenho Geométrico antes de ingressar no curso técnico. Apesar disso, destaca-se um número significativo de alunos que tiveram contato com a mesma – 26%. Entende-se que este contato pequeno em séries iniciais é devido a disciplina ter se tornado optativa. 86 % dos entrevistados concordam que o Desenho Geométrico ajuda no entendimento de outras disciplinas (Gráfico 2), e foram perguntados quais seriam as disciplinas que Desenho Geométrico auxilia.

quais seriam as disciplinas que Desenho Geométrico auxilia. Gráfico 9: Você teve algum contato com a

Gráfico 9: Você teve algum contato com a disciplina de Desenho Geométrico, antes de ingressar no curso Técnico em edificações?

antes de ingressar no curso Técnico em edificações? Gráfico 10: Você acha que Desenho Geométrico ajuda

Gráfico 10: Você acha que Desenho Geométrico ajuda no entendimento de outras disciplinas?

Dentre as disciplinas citadas pelos entrevistados verificou-se que a que ganha maior destaque, é Matemática, e logo após Física. Relacionam-se estas respostas ao auxílio que o Desenho Geométrico dá

a ilustração e resolução de problemas além de contribuir para o pensamento rápido e respostas imediatas. Percebe-se pelo Gráfico 3 que as disciplinas intituladas Componentes Técnicas – Desenho Computacional

e Desenho Técnico foram significativamente citadas pelos entrevistados, sendo estas disciplinas de

representação gráfica. Outras disciplinas citadas em ordem foram Química, Geometria, Geografia e Artes.

Verifica-se então que todas as respostas obtidas estão relacionadas a disciplinas que envolvem a compreensão e resolução de problemas gráficos, ou construção de elementos. Como por exemplo, a já citada Geografia, que trabalha a interpretação de mapas e Artes que envolve a reprodução de desenhos para a compreensão de obras. O gráfico mostra ainda que uma minoria de alunos considera a disciplina de Desenho Geométrico importante para o entendimento de todas as disciplinas do currículo escolar. Percebe-se então que estes alunos consideram o que Desenho Geométrico é importante e indispensável.

o que Desenho Geométrico é importante e indispensável. Gráfico 11: Disciplinas mais citadas pelos alunos. Ao

Gráfico 11: Disciplinas mais citadas pelos alunos.

Ao serem questionados se tiveram ou não dificuldades na compreensão da disciplina (Gráfico 4), 98% dos entrevistados afirmaram que não possuem ou possuíram. 93% consideram o Desenho Geométrico uma

JICE2010 - Inovação e Sustentabilidade: Um caminho para o Desenvolvimento Sustentável

ANAIS ELETRÔNICOS - 1ª JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E EXTENSÃO DO IFTO componente importante que

ANAIS ELETRÔNICOS - 1ª JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E EXTENSÃO DO IFTO

componente importante que auxilia no aprendizado de outras componentes técnicas – Desenho de Projetos ou Desenho Técnico (Gráfico 5).

– Desenho de Projetos ou Desenho Técnico (Gráfico 5). Gráfico 12: Você teve/tem alguma dificuldade para

Gráfico 12: Você teve/tem alguma dificuldade para compreender essa componente técnica?

dificuldade para compreender essa componente técnica? Gráfico 13: Você considera o Desenho Geométrico uma

Gráfico 13: Você considera o Desenho Geométrico uma componente realmente necessária para a futura aprendizagem

de desenho de projetos/técnico? Observa-se que a maioria considera a disciplina como base para o aprendizado das componentes técnicas, ao serem questionados sobre a motivação do aprendizado da mesma (Gráfico 6). Atribui-se esta resposta ao fato de no Desenho Geométrico realizar construção de desenhos, uso de instrumentos como esquadros, compasso, transferidor e régua, servindo como base para a representação de projetos e ensinando o uso dos instrumentos de desenho (instrumentalização). Outros motivos foram atribuídos, tais como: desenvolvimento da coordenação motora e organização, confirmando a importância da disciplina que trabalha a concentração, precisão, coordenação motora e organização dos desenhos na folha.

coordenação motora e organização dos desenhos na folha. Gráfico 14: Motivos para o aprendizado do Desenho

Gráfico 14: Motivos para o aprendizado do Desenho Geométrico

Os alunos do 2º ano ao serem questionados sobre a influência no aprendizado de Desenho de Projeto, 83% dos entrevistados afirmaram a sua importância, e 17% não atribuíram importância (Gráfico7).

e 17% não atribuíram importância (Gráfico7). Gráfico 15: O Desenho Geométrico auxiliou o aprendizado de

Gráfico 15: O Desenho Geométrico auxiliou o aprendizado de Desenho de Projeto?

Conforme o Gráfico 8, percebe-se que a maioria dos alunos do 2º ano concordam que o Desenho Geométrico é a base para o Desenho de Projeto, ao serem perguntados porque o Desenho Geométrico

JICE2010 - Inovação e Sustentabilidade: Um caminho para o Desenvolvimento Sustentável

ANAIS ELETRÔNICOS - 1ª JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E EXTENSÃO DO IFTO auxilia no aprendizado

ANAIS ELETRÔNICOS - 1ª JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E EXTENSÃO DO IFTO

auxilia no aprendizado. Contudo, muitos estudantes ainda têm dificuldades de visualizar sua importância, quando indicam que é uma disciplina desnecessária. Há ainda, resultado significativo em relação a respostas em branco e respostas de que ajudou na coordenação motora e ainda alunos que não estudaram Desenho Geométrico no 1º ano.

alunos que não estudaram Desenho Geométrico no 1º ano. Gráfico 16: Por que o desenho geométrico

Gráfico 16: Por que o desenho geométrico auxiliou o aprendizado de Desenho de Projeto?

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O objetivo principal desse trabalho foi mostrar a necessidade da disciplina de Desenho Geométrico nos

currículos escolares, e especificamente no currículo do curso técnico em edificações, para que auxilie na formação de pessoas que tenham criatividade e percepção visual, características próprias do desenho e necessárias no mundo atual.

A pesquisa demonstra que os alunos consideram a disciplina parte importante do currículo, e que a

mesma contribui para a sua formação – tanto no aprendizado de outras componentes técnicas quanto no aprendizado de disciplinas do núcleo comum – matemática, física, geografia. Lamentavelmente, podemos observar dificuldades apresentadas por alguns estudantes na forma de visualizar a importância do estudo do Desenho Geométrico.

Devem-se propor mudanças na realidade de ensino, implantando projetos que desenvolvam melhorias e propostas atrativas tanto na formação dos professores, quanto para incentivar os alunos a estudarem a disciplina, já que sua prática significa um grande ganho em outras áreas do conhecimento, permitindo assim, novas descobertas.

REFERÊNCIAS

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa-Portugal: edições 70, 2007. BRASIL. Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos /pdf/lei9394_ldbn2.pdf>. Acesso em: 12 ago.

2009.

CATTANI, Airton. Arquitetura e Representação Gráfica: Considerações históricas e aspectos práticos. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2006. MACHADO, N. O Conjunto de Habilidades Humanas. Revista Nova Escola, São Paulo, n.105, set., 1997. Disponível em: <http://novaescola.abril.com.br/ed/105_set97/html/pedagogia.htm>. Acesso em:

31/06/2006.

OLIVEIRA, Clézio Lemes de. Importância do Desenho Geométrico. Universidade Católica de Brasília. Disponível em: www.matematica.ucb.br/sites/000/68/00000002.pdf. Acesso em: 18/04/2009. PERRONE, Rafael. Desenho como signo da arquitetura. Tese de Doutorado apresentada a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, 1993. ZUINT, Elenice. O ensino das construções geométricas nos parâmetros curriculares. Reunião Anual da ANPED, 23, Caxambu, 2000

GARDNER, H., Estruturas da Mente: A Teoria das Inteligências Múltiplas. Porto Alegre: Artes Médicas Sul,

1994.

JICE2010 - Inovação e Sustentabilidade: Um caminho para o Desenvolvimento Sustentável

ANAIS ELETRÔNICOS - 1ª JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E EXTENSÃO DO IFTO NASCIMENTO, Roberto Alcarria.

ANAIS ELETRÔNICOS - 1ª JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E EXTENSÃO DO IFTO

NASCIMENTO, Roberto Alcarria. Desenho Geométrico sob o enfoque da geração e organização da forma. Disponível em: <http://portal.faac.unesp.br/posgraduacao/design/textos_alcarria/texto11.pdf>. Acesso em 10.06.2010.

JICE2010 - Inovação e Sustentabilidade: Um caminho para o Desenvolvimento Sustentável