Sei sulla pagina 1di 20

jackline Pinto

natural de So Jos dos Campos, Estado de So Paulo. No ano de 1995 graduou-se em medicina veterinria na Universidade de Alfenas (MG). Desde essa poca dedica-se sua clnica, na qual assiste pequenos animais, ces e gatos. Especializou-se na prescrio de Florais de Bach e aplicou os conhecimentos dessa terapia para o bem-estar emocional dos animais. O livro Florais para ces sua primeira incurso no terreno da literatura. Considerando nossa empatia com os ces, afirma: Mais do que ningum, sei como maravilhosa a atuao dos Florais de Bach em qualquer desequilbrio do estado emocional no s dos ces, mas tambm de seus donos. Para a veterinria, o comportamento do animal reflete o ambiente, as atitudes e as aes de seus donos, por isso se faz to necessrio o tratamento conjunto do animal com o seu dono.

APRESENTAO

F lorais para ces, de Jackline Pinto lanamento da Butterfly Editora um livro prtico, muito

til e encantador. Quem o escreveu revela o carinho e o respeito que sente pelos animais. Destina-se a leitores igualmente sensveis e dedicados que elegeram por seus amigos os ces de estimao e com os quais compartilham o seu lar. Mdica veterinria especializada na utilizao dos Florais de Bach, Jackline obteve grande sucesso em sua aplicao na sua rea de atuao. Foram esses resultados positivos que a motivaram a escrever Florais para ces, um compndio fcil de ser consultado, leitura simples e agradvel, ao alcance de todos aqueles que desejam cuidar melhor da sade de seus ces, seja qual for sua raa. Se esse o seu caso, descubra neste livro o poder regenerativo dos Florais de Bach, desenvolvidos por Edward Bach (18861936), mdico homeopata que descobriu que as flores silvestres so portadoras de energia capaz de restaurar o equilbrio fsico, mental e emocional. Segundo os estudos e a experimentao de Jackline, os florais no interagem com medicamentos e no possuem efeitos colaterais, portanto so seguros, e, ainda de acordo com a veterinria, podem ser usados por todos os seres, incluindo os animais.
1

Se voc perdeu seu cozinho, o que no algo fcil de lidar, sei que est pensando nunca mais quero ter um cachorro, sofri demais.... Devemos mudar esse pensamento: devemos lembrar das alegrias, das brincadeiras, dos olhares de quem nos entendia no ntimo nos momentos de maiores tristezas... Vale a pena sim, vale a pena ter um grande amigo com um enorme corao e amor incondicional, amor esse nico, desinteressado, um verdadeiro amor que ns seres humanos buscamos e iremos buscar por toda a nossa vida, sem alcanar nem a metade do amor dos nossos amiges por ns. Ento, vale a pena adquirir um outro animalzinho tendo a conscincia de que um animal nunca ir substituir o outro. Temos de respeit-los e evitar comparaes porque cada ser nico e especial, tendo a certeza de que nos trar muitas felicidades e grandes alegrias. Quem aprende a amar os ces no deve nem consegue ficar sem doar amor. Vale a pena, muito bom!
Os seres humanos e os animais

Podemos dizer que foi comprovado cientificamente que os animais reduzem a ansiedade e a tenso (Muschel,
2

1984) e normalizam a freqncia cardaca e a presso sangunea (Baun et al., 1983; Friedman et al.,1983; Grossberg & Alf, 1984; Jenkins, 1984; Katcher, 1981) dos humanos com os quais convivem. A presena dos animais faz com que nos sintamos, entre outros motivos, mais amados, seguros, alegres, dispostos e felizes, alm de facilitar nossa interao com outras pessoas. A principal qualidade da maioria dos animais , sem sombra de dvida, satisfazer as necessidades humanas tanto fsica como psicologicamente. Os animais oferecem companhia sem problemas e sem exigncias, cultivam relacionamentos estreitos, benficos, fortes e duradouros. Os benefcios sade do ser humano tm sido relatados em uma grande variedade de doenas (Arehart-Treichel, 1982; Holden, 1981; Smith, 1982) e numa srie de intervenes mdicas e psicoteraputicas (Arkow, 1984; McCulloch, 1982; Corson & OLeary Coeson, 1979; Corson et al., 1975,1977; Mugford & McComisky, 1975). O vnculo entre o ser humano e o animal pode no ser muito saudvel para este, principalmente quando aquele deposita neste as insatisfaes da sua vida afetiva. Em muitos casos os donos mimam seu animais satisfazendo todas as suas vontades e caprichos causando graves problemas emocionais. Os animais tendem a refletir os
3

estados emocionais de seus donos, seja positiva seja negativamente. Michael Fox, especialista em comportamento animal, chama isso de ressonncia emptica. O comportamento do animal reflete o ambiente humano e as atitudes e aes de seus donos. Por isso se faz to necessrio que o dono se submeta a tratamento juntamente com o animal.
Introduo aos Florais de Bach

Filosofia de Edward Bach O sistema teraputico baseado em essncias florais foi desenvolvido por Edward Bach (18861936), mdico homeopata que teve grande influncia de Hahnemamm (mdico alemo que criou a homeopatia). Doutor Bach dizia que esse sistema de tratamento seria a medicina do futuro. Doutor Bach acreditava que as doenas eram resultados de conflitos entre a alma e a mente e que s se erradicariam com esforos mentais e espirituais. Para ele, a causa da doena fsica uma distoro no comprimento da onda no campo energtico do corpo, que fica mais lento em estados mentais negativos como, por exemplo, ansiedade, raiva, cimes, medos, entre muitos outros. Esses estados negativos atuam na vitalidade dos seres vivos, causando uma queda na resistncia natural
4

e, portanto, ficando o corpo apto a desenvolver doenas fsicas. Doutor Bach acreditava que quem deve ser tratado o paciente e no a doena em si, assim como a causa e no o efeito. Seguindo sua intuio, descobriu que as flores silvestres transmitem a energia da natureza capaz de anular os sentimentos negativos, restaurando nosso equilbrio fsico, mental e emocional. Em seus estudos descobriu 38 essncias, sendo 37 de flores, plantas silvestres, arbustos e rvores. A nica exceo a Rock water, retirada de gua de fonte pura com propriedades teraputicas. Alm dessas, existe uma combinao de cinco florais em um chamado Rescue remedy. Os florais tambm podem ser utilizados juntamente com medicaes alopticas e homeopticas, pois no interagem com os medicamentos e no possuem efeitos colaterais, portanto sendo muito seguros. Podem ser usados em plantas, animais e seres humanos, inclusive gestantes e bebs. Como so preparados os Florais de Bach? As essncias florais eram preparadas pelo doutor Bach por dois mtodos diferentes: solar e fervura. 1. Solar Doutor Bach usava flores que desabrochavam no fim da primavera e do vero, quando o sol
5

era mais forte e mais quente. As flores eram colhidas antes das nove horas da manh, eram colocadas em um recipiente de vidro transparente e limpo, com gua mineral, e ficava exposto luz solar por trs horas. Depois disso, a gua vitalizada era colocada em frascos com 50 por cento de conhaque (brandy), depois era lacrado e rotulado recebendo o nome de tintura-me, e possua grande durabilidade. Essa tintura-me utilizada em frascos menores chamados de frascos de estoque que contm gua mineral, conhaque e gotas da tintura-me. 2. Fervura Doutor Bach usava flores de rvores, arbustos e plantas que florescessem antes dessas estaes, quando ainda no h muita luz solar. As flores eram colhidas no sol da manh por volta das nove horas da manh, eram fervidas com gua mineral e depois sofriam o mesmo processo do mtodo anterior.
Conhecendo melhor o tratamento com os Florais de Bach

1. Como funcionam os Florais de Bach no tratamento dos animais? A funo das essncias florais no tratamento dos animais de restaurar o equilbrio e harmonia da natureza, curando distrbios e doenas.
6

2. Como utilizar a essncia certa? Para utilizar a essncia certa, necessria uma observao objetiva, sistemtica e cuidadosa do comportamento do animal e da situao na qual ele se encontra. O floral deve ser utilizado de maneira apropriada, com uma anamnese correta e detalhada. Deve ser consumido durante o tempo necessrio e com acompanhamento, pois muitas vezes no tratamento ocorrem algumas mudanas e, acrescentar outras essncias ou modificar o floral em uso se faz necessrio. Ao longo do tratamento dever haver uma observao minuciosa do animal e daqueles que com ele convivem. Muitas vezes h a necessidade de tratar o animal e o proprietrio concomitantemente. Podemos exemplificar:

Animal carente e dependente Tratado com: Chicory (para carncia excessiva; medo de no ser amado) Red Chestnut (para desapegar de ente querido) Walnut (para se adaptar bem a mudana) Larch (para aumentar a auto-estima) O animal se equilibrou? timo. Mas e o dono, como ficou?
7

Sentiu-se culpado, rejeitado, mal-amado? Enfim, no gostou da mudana, j que estimulava, mesmo inconscientemente, esse comportamento de dependncia, pois era gostoso o carinho que recebia, embora de forma desequilibrada e nada sadia para o animal? Nesse caso, o proprietrio tambm deve ser tratado com floral no mesmo perodo que o animal. Floral para o dono: Red Chestnut (para se desprender do ente querido) Walnut (adaptar-se a situao nova) Chicory (para trazer o amor em equilbrio; desprendimento) Pine (para no se sentir culpado pela mudana necessria) Nesse caso, alguns florais utilizados para o animal so os mesmos utilizados pelo dono, mas com algumas indicaes diferentes. Toda mudana interior gera uma mudana exterior e, com isso, podemos ter a certeza de que o animal modificado com o floral, agora equilibrado, provocar mudanas naqueles que com ele convivem. Portanto, todos apresentaro mudanas, s vezes de forma negativa, mas com o floral correto podero se equilibrar.
8

Na maioria das vezes, como j dissemos, o floral que serve para o dono o mesmo que serve para o animal. Segundo Leslie Kaslof (1991), a maioria dos traos de personalidade, dos padres de comportamento e das reaes emocionais dos animais mostra notvel semelhana com os padres nos seres humanos....
3. Se eu mesmo quiser manipular o floral, posso? Como devo fazer a diluio? Claro que sim. Alm do frasco de tintura-me ou estoque, voc precisar de frasco esterilizado, conhaque e gua mineral. Para animais, a diluio de dez por cento de conhaque em 30 ml de gua mineral, com quatro gostas se for uma nica essncia. No entanto, se quiser colocar mais de uma essncia, acrescente duas gotas em cada uma delas. 4. Qual a dose que devo dar para meu animalzinho? A dose recomendada para os ces a mesma para os seres humanos: quatro gotas, quatro vezes ao dia, na boca. Nos animais tambm podemos colocar dez gotas na gua mineral, mas temos de ter a certeza de que este ingeriu toda a gua ao longo do dia. 5. Como devo dar o floral para meu cozinho?
9

Ao contrrio dos seres humanos, os animais reagem muito mais rpido s essncias, pois em sua maioria no possuem os bloqueios emocionais que os seres humanos possuem. Em alguns casos, o animal j apresenta mudanas nas primeiras doses; em outros, as mudanas so gradativas. medida que o animal reage bem ao floral, podemos ir diminuindo at que no apresente mais mudana. Se, porm, este apresentar uma recada, dever voltar a tomar a essncia por mais tempo. Em alguns tratamentos utilizamos os florais por meses at que o animal apresente equilbrio. Na utilizao do floral, observamos que, se no ocorrer melhora nos 20 primeiros dias, devemos reavaliar a situao, fazer uma nova anlise e provavelmente modificar as essncias.
6. S existe floral em gotas (oral)? Existem outras formas de utilizao: podemos usar a essncia em creme, spray e em banhos. Alm da cavidade oral, podemos passar em locais nos quais existe pulsao. 7. Posso comprar o floral sem receita mdica? Sim, os florais so vendidos em farmcias de manipulao sem necessidade de receitas, pois so inofensivos e no possuem nenhum efeito colateral.
10

8. Mas o que pode acontecer se for utilizado o floral errado? No se preocupe. Se o floral foi escolhido errado, a nica coisa que ocorrer que no far efeito. 9. Meu cozinho pode tomar o meu floral? Ainda que as essncias sejam as mesmas, h diferena na sua manipulao. O floral para animais deve ser manipulado com gua mineral e dez por cento de conhaque. A dose recomendada para os ces a mesma para os seres humanos: quatro gotas, quatro vezes ao dia, na boca. 10. Mas os benefcios dos florais so comprovados cientificamente? Ao contrrio das medicaes homeopticas que tm sido amplamente estudadas, as essncias florais so submetidas a poucas experincias clnicas controladas e publicadas. No entanto, h relatos de resultados excepcionais com o uso dos florais no controle de dores e de estresse em hospitais com seres humanos. Em pases desenvolvidos, o uso das essncias florais tem sido cada vez mais difundido e utilizado por mdicos, veterinrios, terapeutas e especialistas em comportamento animal. 11. Quantas essncias posso mandar manipular no frasco de floral para meu co?
11

O recomendado pelo doutor Bach de, no mximo, seis essncias.


12. Posso dar o floral para o meu cozinho mais que quatro vezes ao dia? Pode sim. No incio normal e espera-se que isso ocorra. 13. Como devo armazenar o meu frasco de floral? Esse cuidado muito importante. O floral no deve ser armazenado em locais prximos a campos eletromagnticos como TV, microondas, aparelhos celulares e tomadas. A exposio ao calor e luz solar tambm deve ser evitada. Aps cada utilizao do floral, este dever ser bem fechado. Tomar muito cuidado para no contaminar o conta-gotas ao manuse-lo.
Florais de Bach so divididos em sete grupos, de acordo com as caractersticas comuns

1. Grupo do medo: inclui os medos de coisas definidas ou no e os que superam os limites da normalidade. Pnicos, de perder o controle das emoes ou dos atos, de que algo acontea ou de perder algum que se ama.
12

Florais: Mimulus (medo de coisas definidas) Rock Rose (pnico) Aspen (medo de algo que no se define) Cherry Plum (medo de perder o controle) Red Chestnut (preocupao excessiva com algum amado) 2. Grupo da incerteza e da insegurana: para os que esto se sentindo inseguros e que ficam desanimados, sem esperana, em determinadas situaes. Pode ser por no confiarem na sua capacidade de deciso ou no ter segurana daquilo que j decidiu. Tambm usado como fonte de energia para enfrentarmos o dia-a-dia. Florais: Cerato (falta de segurana e confiana em si mesmo) Scleranthus (incerteza e desequilbrio) Gentian (desnimo diante das dificuldades) Gorse (falta de esperana) Hornbean (preguia, falta de energia) Wild Oat (para decidir o caminho a ser seguido) 3. Grupo da falta de interesse no presente: para os que parecem estar distantes do mundo em que
13

vivem, com a cabea no passado ou no futuro. Dificuldade de aprender, at mesmo alheio ao mundo que o rodeia. Muitos sofrem tristezas sem motivos determinados, ficando distantes e alheios vida, sem energia. Pensamentos que no deixam relaxar e viver o momento. Florais: Clematis (para os que andam com cabea nas nuvens) Honeysuckle (para os ligados ao passado ou aos que se foram) Wild Rose (depresso, resignao) Mustard (depresso, tristeza profunda sem explicao) Chestnut Bud (dificuldade de aprendizado) White Chestnut (pensamentos fixos) Olive (falta de energia vital) 4. Grupo da solido: algumas pessoas preferem estar e ficar sozinhas e no compartilhar a vida. Uns por no respeitar o tempo do outro, preferindo fazer por si e mais rpido. Outros acabam sendo isolados por serem muito invasivos e inconvenientes, no respeitando o limite do outro. Florais: Water Violet (fechado nas emoes, solitrio)
14

Impatiens (impacincia) Heather (necessita que o outro fique escutando-o) 5. Grupo da hipersensibilidade a influncias e opinies externas: para pessoas que, por sofrerem influncias do outro, at alteram seu comportamento, sendo falsas consigo mesmas. Quando no temos foras para mostrar o que queremos e agimos de forma submissa. Quando a atitude dos outros nos incomodam, podemos gerar raiva dentro de ns. Florais: Agrimony (finge estar feliz, porm, est triste) Centaury (para quem submisso) Walnut (influncia externa do passado e presente) Holly (para quem tem raiva) 6. Grupo do desalento e desespero: pode ocorrer pela falta de autoconfiana, levando a perder oportunidades na vida. Quando nos achamos culpados por nossas atitudes ou ressentidos por atitudes dos outros. Para situaes de sobrecarga de trabalho. Quando no nos aceitamos como somos ou nos sentimos como se estivssemos sujos, contaminados. Tambm quando nossa alma traumatizada e ferida busca (e no encontra) consolo. Em casos de tristeza profunda em que no vemos sadas para as dores.
15

Florais: Larch (falta de confiana) Pine (culpa) Elm (sobrecarregado de obrigaes) Sweet Chestnut (sofrimento profundo) Star of Bethlehem (trauma) Willow (autopiedade, ressentimento) Oak (cansao crnico) Crab Apple (fraca imagem de si, no se aceita) 7. Grupo do cuidado excessivo com os outros: algumas pessoas interferem em nossas vidas: possessivas, nos oferecem algo e depois o cobram em nome do amor. Outras querem conduzir o prximo tentando convenc-lo de suas verdades. H as que consideram os outros incapazes, sem inteligncia e ficam intolerantes com suas atitudes. H tambm as que se impem regras privando-se at mesmo dos prazeres da vida, buscando sempre ser o exemplo. Florais: Chicory (possessivo) Vervain (quer convencer de suas verdades) Vine (dominador e inflexvel) (...)
Seu exemplar o est aguardando na livraria mais prxima.
16

Caractersticas tcnicas: Formato: 14x21cm Miolo: 160 pginas

Neste livro, esclarecimentos sobre:


O que so os Florais de Bach; Preparao dos florais; Florais para seres humanos e animais; Natureza dos animais; Prescrio de florais para animais; As 38 essncias florais; Os sete grupos de florais; A escolha de um co de estimao; Responsabilidades do dono do animal; Avaliao das raas de ces; Como disciplinar o animal; Comportamento do animal; Elogios e punies etc.

Alguma coisa est errada com seu cozinho? Seja qual for a raa, ele est sujeito a atravessar fases de agressividade, carncia afetiva, cime, insubmisso, depresso, inapetncia... Estes so apenas alguns dos sintomas nos quais, segundo a mdica veterinria Jackline Pinto, se faz necessrio ajud-lo de pronto para recuperar o bem-estar. Especializada na aplicao dos Florais de Bach para os quais no existem contra-indicaes e at podem ser preparados em casa , ensina a utiliz-los de acordo com as reaes do animal. Prtico e eficiente, um manual de grande utilidade que ajuda a tratar da sade daquele a quem devemos tantas alegrias... Mas nem tudo so flores: os ces tambm sofrem o impacto das emoes. Ajude-os, com os Florais de Bach, a recuperar a sade e a alegria de viver!

Potrebbero piacerti anche