Sei sulla pagina 1di 33

PALCIO CARLOS V

ALHAMBRA, GRANADA

UNIVERSIDADE DE VORA CADERNOS DE VIAGEM DOCENTE: PROF JOO MATOS 2012/2013

JOSEPH LEE
26198

JOO VARELA
26067

FRANCISCO MAURLIO
25746

Contexto
Nos nais do sculo XV e incio do sculo XVI, como consequncia directa do Humanismo e da valorizao da arquitectura clssica, verica-se em Itlia uma armao do estilo Renascentista, que se origina em Florena e rapidamente se espalha at Roma. Este estilo foi evoluindo, at que, por volta de 1520, atravs de Arquitectos como Giulio Romano, Michelangelo, Peruzzi e mais tarde, Andrea Palladio, inicia-se o perodo conhecido como o Maneirismo, considerado o apogeu da Arquitectura Renascentista. As bases do Maneirismo assentavam nas formas puras, na regularidade e nos cnones clssicos, inspirados pelo patrimnio que havia permanecido na Pennsula Itlica, provenientes do antigo Imprio Romano. Contudo, contrariamente Antiguidade Clssica, existia uma margem de manobra, um espao reservado criatividade e expresso pessoal do arquitecto. Com o avanar dos anos, esta liberdade foi aumentando, tornando-se as obras cada vez mais pessoais e facilmente associadas a um arquitecto. Este processo acabou por trazer uma crise quela que era considerada a metodologia Classicista. Como consequncia, a relao entre a arquitectura e as outras artes, como a escultura, entram em ruptura, resultando na individualizao do arquitecto e da sua prtica prossional. No nal do sc. XVI, o Barroco torna-se o estilo corrente, onde a liberdade criativa atinge o patamar da exuberncia.

Palcio Medici

Palcio Farnese

Tal como em Portugal, nomeadamente no estilo Manuelino, tambm em Espanha, atravs do estilo Plataresco, se vericou uma transformao do Gtico, vindo este a incorporar, mais tarde, algumas das caractersticas do Renascimento Italiano. Este estilo, assim denominado devido ao trabalho realizado pelos trabalhadores da prata, foi caracterizado pela ostentao e ornamentao das fachadas, sempre luxuosamente trabalhadas e decoradas. Mais tarde, com a evoluo progressiva do estilo, foi-se favorecendo cada vez mais o Classicismo do Renascimento, em deterimento da inuncia Gtica. Este perodo foi denominado como o Pluralismo, detentor de uma maior austeridade decorativa face ao Plataresco, favorecendo a serenidade, o equilbrio e a harmonia dos edifcios. Desenvolvido entre 1530 e 1560, o Pluralismo veio marcar os incios do Renascimento em Espanha, sendo que a maior parte da sua difuso ocorre na zona da Andaluzia e Castilha. Algumas das principais obras deste perodo foram: o Palcio Carlos V, o Colegio Mayor de San Ildefonso, o Palcio dos Guzmanes e a Catedral de Granada. Neste perodo, destacaram-se os arquitectos Diego de Silu, Juan de Herrera, Andrs de Vandelvira, Diego Rieo e Pedro Machuca, o arquitecto responsvel pela construo do Palcio Carlos V.

Colegio Mayor de San Ildefonso

Palcio Vzquez de Molina

Histria
No incio do sculo XVI, pouco tempo depois do domnio de Granada ter sido perdido pela dinastia Islmica para os Reis Catlicos, d-se o incio da construo de um palcio, desenhado moda Italiana, no seio da cidadedela do Alhambra, um local conhecido pela seu forte patrimnio Islmico. O Responsvel pela ordem de construo do palcio foi Carlos V, conhecido tambm como Carlos de Hasburgo (1500-1558) (Carlos I) e imperador do sacro imprio romano (Carlos V) arquiduque da ustria, duque de Milo e duque de Subia, conde de Flandres, rei de Npoles e Siclia (de 1516 a 1555) prncipe dos pases baixos e mais uma srie de outros ttulos nobres. Abdica do trono em 1556 para o seu lho, Filipe II, excepo do imprio e das terras Austracas, que deixou a cargo do irmo Fernando. Carlos V foi responsvel por diversas melhorias sociais na Flandres e em Espanha. Reconhecido como uma das mais importantes guras da histria da Europa, com um imprio to vasto distribudo por trs continentes, levou-o a armar que sobre o seu reino o sol nunca se punha. Nos ltimos anos da sua vida retirou-se para uma pequena construo por ele ordenada edicar adjacente ao muro do mosteiro de San Jernimo di yuste em Vera de Plasencia. Pedro Machuca (1490 -1550) foi um pintor e arquitecto espanhol do sculo XVI. A sua nica, embora clebre, obra de arquitectura o Palcio de Carlos V. Formado em Itlia diz-se que ter sido discpulo de Miguel ngelo ou apenas amigo. De regresso a Espanha Machuca trabalhou exclusivamente como pintor at 1526 (de salientar o seu trabalho na Capela Real de Granada, assim como em Jan, em Toledo, e Ucls), quando projecta os arcos e tableaux para uma das portas de entrada do palcio. O seu sucesso neste trabalho garantiu-lhe a nomeao como arquitecto da nova residncia de Carlos V. Nas suas plantas aprecia-se o contacto com a cultura do arquitecto romano Vitrvio e dos artistas italianos Rafael e Giulio Romano. Enquanto que algumas caractersticas Maneiristas so claramente perceptveis nos seus projectos, a sua tradio nativa, mostra a sua receptividade s caractersticas renascentistas com analogias na arquitectura espanhola, Machuca mostra-se surpreendentemente inventivo no que diz respeito ao gnero clssico, e rme na manuteno do seu estilo severo da renascena. Culturalmente Pedro Machuca, representa a vontade dos conquistadores cristos, de desaar o dominio da arquitectura mourisca na provincia de Granada.

A obra
A implantao do Palcio Carlos V feita de uma forma impositiva perante uma malha de vestgios Islos. A valorizao que o Rei dava a este patrimnio, acabou por ser a causa para que o palcio fosse construdo juntos aos antigos palcios Nasridas, criando um forte contraste entre as construes da poca Muulmana e o posterior domnio Catlico. Devido ao seu desenho e tipologia, a construo altera por completo a imagem do recinto, alterando no s o tecido interior do recinto, mas tambm a sua conexo com a cidade. Construdo junto ao Palcio de Comares, o acesso ao Palcio Carlos V tipicamente feito pela Puerta de Las Granadas, desenhada em 1536 pelo arquitecto do Palcio, Pedro Machuca, sobre um antigo torreo defensivo, conhecido como a Puerta de Las Alegres Nuevas. Este Portal liga, atravs do caminho da Cuesta de Gomrez, a Medina Plaza Nueva da cidade de Granada. Uma vez dentro do Alhambra, aps a aproximao ao palcio, somos confrontados com um embasamento que formula um largo diante da fachada principal do edifcio. Este espao, construdo acima da cota do Alcazaba, formula entre este e o palcio, um jardim onde domina a vegetao de pequeno e mdio porte, onde imposta uma malha regrada nos arbustos e rvores, congurando-lhe um aspecto bastante Europeu, que contrasta com a densa vegetao da colina. Por de trs das rvores, o palcio em si, transmite para o exterior uma enorme austeridade, que, atravs do seu aspecto horizontal, assente numa forma pura, a quadrangular, congura um aspecto slido e pesado ao edifcio, que se arma e impe perante as construes que o rodeiam.

Puerta de Las Granadas

O Palcio no Alhambra

11

Implantao do Palcio Carlos V no Alhambra

12

A sbria, embora visvel ornamentao exterior do palcio Carlos V, feita conforme a moda Italiana, com a pedra aparelhada, num estilo almofadado rstico, a revestir os pisos inferiores, atribuindo-lhe um carcter defensivo, forticado, mas que, pela tcnica de corte e a forma como estas pedras so trabalhadas, nunca sacricam a elegncia do conjunto arquitectnico. Na cota superior, identica-se uma decorao com bases claramente classicistas, identicando-se os frontes triangulares acima dos vos sobrepostos, com os frisos e as colunas duplas trabalhadas em relevo. O contraste entre a plasticidade destas duas tipologias distintas, resulta num grande contraste entre o claro e o escuro, atribuindo uma dinmica e um certo movimento s fachadas do edifcio. A fachada complementada pelo prtico de entrada, sobreposta por duas esttuas aladas localizadas no fronto, acompanhada das cenas gurativas de Hrcules nas laterais e rematado em cima por trs grandes medalhes sobre mrmore verde. Para o desenho planimtrico do palcio, Pedro Machuca apresenta-se bastante formalista ao apostar na forma quadrangular, referente matria terrena, que se divide interiormente num traado regular, apenas interrompido por um ptio de forma circular, representante da perfeio divina, invocando assim, uma atitude Maneirista por parte do arquitecto. Nos espaos formados pela interseco do circulo com o quadrado, formam-se escadas de acesso ao topo do ptio, sendo excepo, um corredor a nordeste que comunica com a capela. Vale ainda, destacar o uso complementar da capela ortogonal, gura geomtrica que acaba por se tornar uma segunda estrutura centralizada do palcio, de grande prestgio no renascimento.

Prtico Principal

Detalhe da Pedra

13

Entrada Museu Capela Escadaria Noroeste

Ptio Circular

Entrada Principal Claustro Colunata Escadaria Sudeste

Salas Expositivas

Planta do Palcio Carlos V

Galeria Superior Sala Expositiva Superior

Hall Entrada Claustro Ptio Entrada Museu Corte do Palcio Carlos V

14

O ptio circular, para alm de ser a caracterstica que mais facilmente distingue o palcio dos outros edifcios Espanhis da poca, representa uma inovao, mesmo quando comparado com as construes renascentistas italianos do seu tempo. Inspirado talvez pelos monumentos da antiguidade romana, nomeadamente o anteatro, o Arquitecto Pedro Machuca aplica a mesma forma para o ptio, visto este ter sido pensado para festas e torneios, sendo ainda hoje utilizado para esse propsito. No ptio de salientar o uso de uma variao das colunas Dricas no piso trreo, que, ao no apresentarem caneluras, tal como na ordem Toscana, reforam o seu carcter robusto e slido, da a serem empregues na base como sustento do edifcio. No piso superior, j permitido uma tipologia mais leve, pelo que so utilizadas colunas de ordem jnica de base simples, de intercolnio menor, indicando a sua tendncia maneirista, que ajudam a estabelecer correspondncia com os alados da parede do permetro, que comunica com as fachadas mediante quatro corredores, um deles de planta elptica. Entre os dois pisos indenticamos um friso onde, atravs de baixos-relevos, identicam-se as guras de touros, envocando a tradio tauromquica espanhola e homenageando os animais que por l passaram durante o tempo que o espao fora utilizado para touradas. A galeria inferior do ptio coberta por uma abbada anular, que circunda o claustro na sua totalidade e que nos remete para solues similares da antiguidade. O mesmo acontece no piso superior, revestido em caixotes de madeira, que tal como no panteo lhe atribuem uma enorme elegncia e leveza. O acesso ao segundo piso feito por duas escadarias, uma situada a Noroeste, construdo com linhas ortogonais, com o primeiro lance de escadas a fazer um ngulo recto com o segundo. O outro acesso feito na extremidade oposta, a Sudeste, onde encontramos uma escadaria erguida de uma forma bastante mais uda, que adoptam uma curvatura, desenhando num nico lance a transio de cotas para o patamar superior. Ambas elas foram desenhadas com enorme rigor e preciso, com o trabalho da pedra a revelar a mestria dos seus trabalhadores, que constroem a totalidade das escadas em mrmore, incluindo os corrimes, que lhes atribuem uma beleza e serenidade tpica dos meus belos dos palcios Romanos. Por todas estas qualidades, que contribuem para a sua pureza e proporcionalidade, o Palcio Carlos V, considerado por muitos como a obra, construda fora da Pennsula Itlica, mais classicista do perodo Renascentista. 15

Axonometria do Palcio Carlos V

Corrimo da Escadaria

Base da Coluna Jnica

16

Museu de Belas Artes


O Palcio de Carlos V, no Alhambra em Granada, uma obra singular do perodo renascentista do sculo XVI, construda a partir do projecto original de Pedro Machuca. Considera-se tambm um claro exemplo do que a histria moderna classicaria como um edifcio sujeito a uma "larga durao", o que equivale a armar que aliado sua construo, que durou cerca de quatro sculos, o edifcio mantm-se aberto a novas possibilidades e intervenes arquitectnicas. Deste modo, a ultima dessas intervenes ocorreu no ano 2000 (por A. Jimnez Torrecillas), e teve como desao a adaptao do piso principal do palcio a uma zona expositiva com vrias salas, todas elas aliadas a uma arquitectura moderna e contempornea. As salas de exposio organizam-se em redor do ptio central do palcio, e o acesso s mesmas faz-se mediante uma de duas escadas que conduzem ao piso superior. No piso superior camos perante a presena de uma enorme galeria exterior que circunda todo o ptio. O espao expositivo compe-se por dez salas, nove das quais se destinam a albergar a coleco permanente, sendo que a restante poder acolher exposies de carcter temporal.

Objectivos do Projecto
O projecto responde a dois objectivos principais: -Adaptar as condies espaciais do palcio aos usos expositivos das distintas salas do museu, organizando e hierarquizando duas escalas: a expositiva e a arquitectnica. -Desenhar um projecto de acondicionamento ambiental das salas em total sintonia com o projecto arquitectnico (especialmente o referente luz), e tendo em considerao a facilidade de contemplao das obras expostas, suas condies de conservao, o conforto dos visitantes e a ecincia energtica do edifcio.

Proposta de Interveno
A adequao de imveis antigos (sobretudo monumentais), a exigncias de uso modernas implica necessariamente a adaptao da sua estrutura, satisfao de certos requerimentos no previstos no seu projecto de origem. Este aparente conito entre manuteno e renovao no de todo intransponvel, e no projecto de interveno distinguem-se trs nveis de uso do monumento; como documento histrico, como suporte de valores culturais e como equipamento que garanta o seu uso continuado. 17

No projecto de interveno devem-se considerar, a partir das anlises histrico-crticas, aquela soluo que melhor concilie a sua dimenso cultural, documental e de uso do monumento. Assim o projecto assumiu desde um primeiro momento uma valorizao arquitectnica dos espaos existentes e uma valorizao histrica das diferentes fases construtivas do edifcio, chegando a uma proposta arquitectnica que evita o contacto com os parmetros verticais, recorrendo a uma estrutura interior suportada por painis de gesso cartonado. Estes painis, revestem completamente os espaos interiores das salas, preservando a percepo global das mesmas. Estas estruturas em gesso cartonado cumprem duas funes principais. Primeiramente, de modo a acolher no seu interior uma grande parte das instalaes do edifcio (condutas de climatizao, ligaes elctricas, canalizaes, e outros), e tambm com propsito de organizar e hierarquizar duas escalas, a expositiva e a arquitectnica, claramente delimitadas espacialmente. O plano expositivo estende-se at uma cota de aproximadamente 4.20m, sendo que a partir dessa altura os painis deixam de existir, dando lugar parede pr existente, marcada pontualmente por vos em que a luz entra de forma indirecta. H uma inteno em diferenciar os planos; entre inferior expositivo e superior reector de luz. O projecto de iluminao do Museu de Belas Artes de Granada, opta por um sistema de iluminao indirecta por vrias razes; permite diferenciar e ter uma boa perceo de todos os parmetros que compem o espao (incluindo o tecto, dando uma sensao de amplitude), proporciona uma percepo de espao uniforme, que no gera contraste entre zonas, manchas de luz, nem problemas de adaptao visual, e proporciona o suporte ideal para a contemplao das pinturas do sculo XVII a XIX, evitando o reexo. A instalao de iluminao articial indirecta, teve tambm como propsito evitar a presena visual de elementos suspensos que fossem fontes de luz, evitando assim a invaso do espao pelos mesmos, bem como obter um espao de qualidade superior. Quis-se criar uma iluminao ambiente, que conseguisse permitir uma adequao visual ideal das obras de arte expostas. Foi criada assim uma simbiose quase perfeita entre luz natural e articial, em que ambas se adaptam de forma quase imperfectvel. 19

Salas Expositivas

20

Potrebbero piacerti anche