Sei sulla pagina 1di 123

Gerncia de Educao Profissional de Nvel Tcnico Coordenadoria de Eletrotcnica

Apostila de Sistemas Eltricos de Potncia II

Vitria agosto de 2005

Vlamyr da Silveira Talyuli

1. Conceituao Bsica - Funo do Sistema eltrico de potncia - Gerao de energia - Linhas de transmisso - Distribuio de energia eltrica 2. Gerao de Energia Eltrica - Energia hdrica - Energia trmica - Energia nuclear - Energia elica - Energia solar ou fotovoltaica - Energia maremotriz - Biomassa - Gs natural - Energia geotrmica - Clula combustvel - Trabalho 3. Linhas de Transmisso - Tenses de transmisso - Padronizao - Materiais utilizados - Cabos condutores - Isoladores e ferramentas - Ferragens e acessrios - Estruturas das linhas de transmisso - Disposio dos condutores - Dimenses das estruturas - Classificao das estruturas - Cabos pra-raios - Escolha do traado - Projeto 4. Caractersticas de Transmisso de Energia em Corrente alternada e Corrente contnua 5. Condutncia de Disperso e Efeito Corona - Perdas nos isoladores - Efeito Corona - Formao dos eflvios de corona - Previso do desempenho das linhas quanto formao de corona - Gradiente de potencial na superfcie dos condutores - Anlise quantitativa das manifestaes do efeito corona - Radiointerferncia

Rudos acsticos Perdas de energia por corona

6. Linhas de Distribuio - Estudo das cargas eltricas - Introduo - Classificao das cargas - Curvas de carga (Diagrama de Cargas) - Modelos de cargas eltricas - Composio de cargas - Materiais utilizados - Dimensionamento de uma linha de distribuio - Escolha do traado - Projeto 7. Redes de Distribuio - Materiais utilizados - Iluminao pblica - Dimensionamento de uma RD - Apresentao e anlise de projeto de uma RD

1. Conceituao Bsica a) b) c) d) e) Rede de Distribuio Rede de Sub-transmisso Rede de Transmisso Linhas de Interligao Gerao ou Produo 1.1 Funo do Sistema Eltrico de Potncia

Integrao dos Sistemas Regionais a) Possibilidades de intercmbio de energia entre os diversos sistemas de acordo com as disponibilidades e necessidades diferenciadas. O excesso de energia disponvel em um dos sistemas em certas ocasies absorvido por outro que se encontra temporariamente com escassez que a devolver em seguida, quando inverte a situao de disponibilidade hdrica. b) Possibilidade de construo de centrais maiores e mais eficientes e economicamente mais viveis em cada sistema isoladamente. c) Aumento de capacidade de reserva global das instalaes de gerao para casos de acidentes em alguma central dos sistemas componentes. d) Aumento da confiabilidade de abastecimento em situaes anormais eu de emergncia. e) Possibilidade de um despacho de carga nica e mais eficiente com alto grau de automatizao e otimizao. f) Possibilidade de manuteno de um rgo de alta categoria, em conjunto de rateio de despesas, e conseqentemente menor incidncia sobre os custos de cada sistema. 1. Linhas de Transmisso So linhas que operam com as tenses mais elevadas do sistema, tendo como funo principal o transporte de energia entre os centros de produo e centros de consumo, como tambm a interligao de centros de produo e mesmo sistemas independentes. Em geral, so terminadas em subestaes abaixadoras regionais onde a tenso reduzida a nvel para o incio da distribuio a granel pelas linhas de sub-transmisso. Em um mesmo sistema pode haver, e em geral h, linhas de transmisso em dois ou mais nveis de tenso. 2. Linhas de Sub-Transmisso Normalmente operam em tenses inferiores quelas dos sistemas de transmisso, no sendo no entanto incomum operarem com uma tenso tambm existente nestes. Sua funo a distribuio a granel da energia transportada pelas linhas de transmisso. Nascem nos barramentos das subestaes abaixadoras locais. Das subestaes regionais saem diversas linhas de sub-transmisso tomando rumos diversos. Em um sistema possvel tambm haver dois ou mais nveis de tenso de sub-transmisso, como ainda um sub-nvel de sub-transmisso.
Centro Federal de Educao Tecnolgica do Esprito Santo 1

3. Linhas de Distribuio Primria So linhas de tenso suficientemente baixas para ocuparem vias pblicas e suficientemente elevadas para assegurarem boa regulao, mesmo para potncias razoveis. s vezes desempenham o papel de linhas de sub-transmisso em pontas de sistemas. 4. Linhas de Distribuio Secundrias Operam com as tenses mais baixas do sistema e em geral seu comprimento no excede 200 a 300 metros. Sua tenso apropriada para uso direto em mquinas, aparelhos e lmpadas. No Brasil esto em uso sistemas de 220/127 v (fase-fase e fase-neutro) e 380/220 v, derivveis de sistemas trifsicos com neutro, e o sistema 220/110 v derivvel de sistema monofsico.

230 KV 200 MW

138 KV 40 MW

13,8 KV

69KV - 10MW 69KV - 10MW

Transmisso

Sub transmisso

Sub transmisso

Centro Federal de Educao Tecnolgica do Esprito Santo

2. Gerao de Energia Eltrica Fontes de Energia De todas as diferentes formas de energia (as principais foras que a originam e as suas energias derivadas), a energia geralmente classificada segundo as suas fontes. Utilizando a acepo mais comum energia como capacidade de produzir trabalho pode-se distinguir trs grupos de fontes de energia, conforme tabela abaixo. Fontes Geradoras de Energia Convencionais Petrleo Gs Natural Carvo Hidroeletricidade Biomassa No Convencionais ou Alternativas Mars Ventos Ondas Xisto Geotrmica Fisso nuclear Solar (produo de calor e/ou eletricidade) Exticas Energia solar (produzida no interior do Sol) Calor dos oceanos Fuso nuclear

Caractersticas das Principais Fontes Geradoras de Energia Fonte Obteno


Matria resultante de transformaes qumicas de fsseis animais e vegetais. Extrado em reservas martimas ou continentais.

Usos

Vantagens

Desvantagens

Petrleo

Gs Natural

Produo de Domnio da um recurso esgotvel. energia eltrica. tecnologia para Libera dixido de carbono na Matria-prima da explorao e refino. atmosfera, poluindo o gasolina e do diesel Facilidade de ambiente e colaborando para o e de outros transporte e aumento da temperatura. produtos como distribuio. plstico, borracha sinttica, ceras, tintas, gs e asfalto. Ocorre na natureza Aquecimento; Pode ser utilizado um recurso esgotvel.. A associado ou no ao combustvel para nas formas gasosa e construo de gasodutos e petrleo. A presso nas gerao de lquida; existe um metaneiros (navios especiais) reservas impulsiona o eletricidade, grande nmero de para o transporte e gs para a superfcie, veculos, caldeiras reservas. distribuio requer altos onde coletado em e fornos; matriainvestimentos. tubulaes. prima de derivados Influencia na formao de do petrleo. chuva cida e na alterao climtica.

Centro Federal de Educao Tecnolgica do Esprito Santo

Fonte

Obteno
Reatores nucleares produzem energia trmica por fisso (quebra) de tomos de urnio. A energia produzida aciona um gerador eltrico.

Usos

Vantagens

Desvantagens

Nuclear

Hidroeletricidade

Carvo mineral

Elica

A energia liberada pela queda de grande quantidade de gua represada move uma turbina que aciona um gerador eltrico. Mteria que resulta das transformaes qumicas de grandes florestas soterradas. Extrado em minas subterrrneas ou a cu descoberto em bacias sedimentares. O movimento dos ventos captado por hlices ligadas a uma turbina que aciona um gerador eltrico.

Solar

Lminas ou painis recobertos com material semicondutor capturam a luminosidade recebida do Sol para gerar corrente eltrica. A matria orgnica decomposta em caldeiras ou em biodigestores. O processo gera gs e vapor que aciona uma turbina e move um gerador eltrico.

Biomassa

Produo de energia As usinas No h tecnologia para eltrica. Fabricao podem ser tratar o lixo nuclear. A de bombas instaladas em construo dessas usinas atmicas. locais prximos cara e demorada. H riscos aos centros de de contaminao nuclear. consumo. No emite poluentes que influem sobre o efeito estufa. Produo de energia No emite Inundao de grandes eltrica. poluentes. A reas, deslocamento de produo populaes. A construo controlada. No dessas usinas tambm influencia no cara e demorada. efeito estufa. Produo de energia Domnio da Influencia na formao da eltrica. tecnologia de chuva cida devido Aquecimento. aproveitamento. liberao de poluentes Matria-prima de Facilidade de como dixido de carbono fertilizantes. transporte e (CO2) e enxofre (SO2) e distribuio. xidos de nitrognio durante a combusto. Produo de energia Grande Exige investimentos para eltrica. potencial para transmisso da energia Movimentao de gerao de gerada. Produz poluio moinhos. energia eltrica. sonora. Interfere nas No influi no transmisses de rdio e efeito estufa. TV. No ocupa reas de produo agrcola. Produo de energia No poluente. Exige investimentos eltrica.. No influi no iniciais de relativa monta Aquecimento. efeito estufa. para o seu aproveitamento. No precisa de turbinas ou geradores para a produo de energia eltrica. Aquecimento. fonte Exige investimentos Produo de energia renovvel. Sua iniciais para o seu eltrica.. Produo ao sobre o aproveitamento. de biogs ou gs efeito estufa natural (metano). pode ser equilibrada: o gs carbnico liberado durante a queima absorvido no ciclo de produo.

Base de dados: Almanaque Abril - CD Rom, 1999

Centro Federal de Educao Tecnolgica do Esprito Santo

Uso das Fontes de Energia Fonte Energtica % do uso mundial % do uso no Brasil (2000) Problemas associados

Fssil Carvo Petrleo Gs natural 27,0 39,8 23,2 4,9 33,3 2,7

Poluio do solo e da gua, pela minerao e processamento; poluio atmosfrica pela emisso de gases e partculas na combusto. Principais responsveis pelo efeito estufa. Alto risco de acidentes e srios problemas com rejeitos. Grande impacto ambiental em funo das alteraes na paisagem e das grandes reas alagadas. Desmatamento e monoculturas.

Nuclear

7,3

0,6

Hidrulica

2,7

38,6

Biomassa Lenha Alcool 8,5 10,0

Tem a vantagem de anular o efeito estufa, j que o replantio da cultura utilizada significa crescimento da rea verde. Ainda enfrenta desafios tecnolgicos para o uso em grande escala.

Limpas permanentes Solar Elica Geotrmica maremotriz 1,4 -

A oferta depende de condies geogrficas e a disponibilidade varivel.

Obs.: No inclui outras fontes renovveis, alm da hidrulica Balano Energtico Nacional - Ano 2.000

Centro Federal de Educao Tecnolgica do Esprito Santo

2.1

Energia Hdrica

Energia Hidreltrica a energia proveniente do movimento das guas. Ela produzida por meio do aproveitamento do potencial hidrulico existente num rio, utilizando desnveis naturais, como quedas de gua, ou artificiais, produzidos pelo desvio do curso original do rio. Origem Normalmente constroem-se diques que represam o curso da gua, acumulandoa num reservatrio a que se chama barragem. Esse tipo de usina hidrulica denominado Usina com Reservatrio de Acumulao. Em outros casos, existem diques que no param o curso natural da gua, mas a obrigam a passar pela turbina de forma a produzir eletricidade, denominando-se Usinas a Fio de gua.
Centro Federal de Educao Tecnolgica do Esprito Santo 6

Quando se abrem as comportas da barragem, a gua presa passa pelas lminas da turbina fazendo-a girar. A partir do movimento de rotao da turbina o processo repete-se, ou seja, o gerador ligado turbina transforma a energia mecnica em eletricidade. A energia eltrica gerada levada atravs de cabos ou barras condutoras dos terminais do gerador at o transformador elevador, onde tem sua tenso (voltagem) elevada para adequada conduo, atravs de linhas de transmisso, at os centros de consumo. Desta forma, atravs de transformadores abaixadores, a energia tem sua tenso levada a nveis adequados para o consumo. Produo de Energia Hidreltrica A gua fica armazenada em um reservatrio para ser usada nos perodos de estiagem. Quando o reservatrio j est cheio, o excesso de gua jogada fora atravs do vertedouro ( perdendo assim acumulo de potncia); A Turbina movida por um Jato de gua. Depois do uso, a gua continua o seu percurso rio abaixo; O gerador possui um eixo que movido por uma turbina; A Energia Eltrica produzida por um gerador, na casa de fora.

Centro Federal de Educao Tecnolgica do Esprito Santo

Vantagens e Desvantagens da Energia Hdrica Vantagens: No emite poluentes; A produo controlada; No influencia no efeito estufa.

Desvantagens: Inundao de grandes reas, deslocamento de populaes; A construo dessas usinas tambm cara e demorada.

gua e Meio Ambiente As caractersticas fsicas e geogrficas do Brasil foram determinadas para implantao de um parque gerador de energia eltrica de base predominantemente hdrica. O Brasil um pas privilegiado em recursos hdricos, e altamente dependente da energia hdrica, cerca de 95% da energia eltrica brasileira provm de rios. O Brasil detm 15% das reservas mundiais de gua doce disponvel, porm s utiliza um quarto de seu potencial. E para alcanar a totalidade do potencial hdrico, seria necessrio explorar o potencial da Amaznia. A energia de origem hdrica hoje a segunda maior fonte de eletricidade no mundo. Construo de Reservatrios e seus Impactos As principais bacias hidrogrficas do Brasil foram reguladas pela construo de reservatrio, os quais isoladamente ou em cascata, constituem um importante impacto qualitativo e quantitativo nos principais ecossistemas de guas interiores. Os reservatrios de grande porte ou pequeno porte so utilizados para inmeras finalidades: hidroeletricidade, reserva de gua para irrigao, reserva de gua potvel, produo de biomassa (cultivo de peixes e pesca intensiva), transporte (hidrovias) recreao e turismo. Inicialmente, a construo de hidreltricas e a reserva de gua para diversos fins foi o principal propsito. Nos ltimos vinte anos, os usos mltiplos desses sistemas
Centro Federal de Educao Tecnolgica do Esprito Santo 8

diversificaram-se, ampliando a importncia econmica e social desses ecossistemas artificiais e, ao mesmo tempo, produzindo e introduzindo novas complexidades no seu funcionamento e impactos. Esta grande cadeia de reservatrios tem, portanto, um enorme significado econmico, ecolgico, hidrolgico e social; em muitas regies do Pas esses ecossistemas foram utilizados como base para o desenvolvimento regional. Em alguns projetos houve planejamento inicial e uma preocupao com a insero regional; em outros casos, este planejamento foi pouco desenvolvido. Entretanto, devido presses por usos mltiplos, estudos intensivos foram realizados com a finalidade de ampliar as informaes existentes e promover uma base de dados adequada que sirva como plataforma para futuros desenvolvimentos. Os impactos da construo de respresas so relativamente bem documentados para muitas bacias hidrogrficas. Estes impactos esto relacionados ao tamanho, volume, tempo de reteno do reservatrio, localizao geogrfica e localizao no continuum do rio. Os principais impactos detectados so: inundao de reas agricultveis; perda de vegetao e da fauna terrestres; interferncia na migrao dos peixes; mudanas hidrolgicas a jusante da represa; alteraes na fauna do rio; interferncias no transporte de sedimentos; aumento da distribuio geogrfica de doenas de veiculao hdrica; perdas de heranas histricas e culturais, alteraes em atividades econmicas e usos tradicionais da terra; problemas de sade pblica, devido deteriorao ambiental; problemas geofsicos devido a acumulao de gua foram detectados em alguns reservatrios; perda da biodiversidade, terrestre e aqutica; efeitos sociais por relocao;

Todas estas alteraes podem resultar de efeitos diretos ou indiretos. Reservatrios em cascata como os construdos nos rios Tiet, Grande, Paranapanema e So Francisco, produzem efeitos e impactos cumulativos, transformando inteiramente as condies biogeofsicas, econmicas e sociais de todo o rio.

Centro Federal de Educao Tecnolgica do Esprito Santo

Nem todos os efeitos da construo de reservatrios so negativos. Deve-se considerar tambm muitos efeitos positivos como: produo de energia: hidroeletricidade; reteno de gua regionalmente; aumento do potencial de gua potvel e de recursos hdricos reservados; criao de possibilidades de recreao e turismo; aumento do potencial de irrigao; aumento e melhoria da naegao e transporte; aumento da produo de peixes e na possibilidade de aquacultura; regulao do fluxo e inundaes; aumento das possibilidades de trabalho para a populao local.

(Fonte: guas Doces no Brasil - Capital Ecolgico, Uso e Conservao. 2. Edio Revisada e
Ampliada. Escrituras. So Paulo - 2002. Organizao e Coordenao Cientfica: Aldo da C. Rebouas; Benedito Braga. Captulo 05 - Ecossistemas de guas Interiores. Jos Galizia Tundisi, Takako Matsumura Tundisi e Odete Rocha. Pginas 171 - 176).

Inventrio do Potencial Hidreltrico A natureza dotou cada regio do planeta com um nmero diferente de opes energticas. Alm disso, criou o desafio para descobr-las, avaliar o volume, desenvolver tcnicas para seu uso e empregar todo o seu potencial de utilizao econmica. O conhecimento dos recursos e reservas energticas fundamental para se planejar o desenvolvimento nacional. A cada ano, novas jazidas e novas tecnologias de aproveitamento de reservas energticas so descobertas. Estas fazem com que o volume total calculado dos recursos e reservas energticas nacionais seja acrescido. As fontes primrias foram classificadas, no territrio brasileiro, em convencionais (trmicas e hidreltricas) e no-convencionais. No horizonte dos prximos 20 anos, a termeletricidade poder ter uma participao de 10 a 15% nas fontes de energia eltrica, considerando que 35% do potencial hidreltrico brasileiro situa-se na amaznia, longe dos maiores centros consumidores: Sul e Sudeste.

Centro Federal de Educao Tecnolgica do Esprito Santo

10

No poderamos falar em potencial hdrico brasileiro sem considerar a hidrografia. Os fatores que favorecem ou dificultam os aproveitamentos hidreltricos, que tm especial interesse nas anlises, so a diferena de nvel ou altura de queda e vazo ou descarga (volume de gua mdio anual por unidade de tempo: m3/s).
(* MLLER, A. C.. Hidreltricas, meio ambiente e desenvolvimento. So Paulo: Makron Books, 1995)

Hidrografia Brasileira De acordo com o perfil longitudinal, pode-se encontrar rios brasileiros com caractersticas predominantes de plancie e de planalto. Como representantes exemplares dos rios de plancie temos o Amazonas, o Paraguai e na baixada maranhense, o Parnaba. Todos esses rios so navegveis em longas extenses, ainda que este recurso no esteja sendo plenamente explorado. Outros grandes rios so conhecidos pela declividade dos terrenos que drenam e enquadram-se entre os rios de planalto. Esses rios tm um perfil importante na avaliao do potencial hidreltrico. Destacam-se, nesses, o rio Paran e seus principais afluentes, Parnaba, Grande, Tiet, Paranapanema e Iguac, com desnvel das cabeceiras at o p da barragem de Itaipu; o Tocantins e seu afluente Araguaia, que desce das cabeceiras foz; o rio Uruguai e seus afluentes de curso perene, com desnvel at Paulo Afonso. O rio Amazonas tem a mais vasta bacia hidrogrfica do planeta, com cerca de 6.315.000 km2, a maior parte do territrio brasileiro (3.984.000 km2, da ordem de 63,1%). O amazonas e todos os seus afluentes tm uma vazo mdia anual calculada em 250 mil m3/s, para um potencial hidreltrico da ordem de 54.117.217 kW/ano. Comparativamente, o rio Paran, cuja vazo em Itaipu, 1,8 vez menor em potencial do Amazonas. A maior parte da capacidade hidreltrica brasileira foi inventariada, somando-se a energia hidreltrica que j vem sendo gerada que se espera obter nos empreendiemntos em construo e que poderiam gerar os aproveitamentos estudados no projeto bsico. Clculos precisos permitem referenciar o montante estimado dos demais recursos hdricos ainda no prospeccionados com maior rigor. (*) Usinas e Reservatrios Brasileiros No somente razes tcnicas que definem o porte das barragens. A deciso por uma grande, mdia ou pequena barragem depende do volume do corpo d`gua, suas caractersticas topo-altimtricas e de uma gama de consideraes, com as necessidades do mercado e oportunidades econmicas, aspectos polticos, avaliaes de ordem social e das fragilidades ambientais das localidades+ ao mximo aproveitamento do potencial
Centro Federal de Educao Tecnolgica do Esprito Santo 11

de um curso d`gua. Algumas vezes so usos conciliados que estabelecem a cota mxima da elevao das guas: as barragens destinadas navegao e de apoio a esta, ou cujo fim a regularizao da vazo e controle de cheias, ou irrigao, aqicultura e muitos outros casos. Na maioria da vezes, os custos so os fatores restritivos. Esses custos so tanto os da obra, diretos, como os indiretos e associados, relativos aos aspectos socioambientais, de implantao de usos mltiplos e promoo do desenvolvimento regional, por exemplo. As diferenas socioambientais entre as pequenas e grandes barragens, no fundo, sero na escala e na intensidade de impactos causados sobre o ecossistema primitivo. Quanto maior o vulto da obra hidrulica construda, tanto maior a modificao das condies naturais anteriores. Essas modificaes tm sua maior expresso durante a formao do reservatrio, mas no se restringem a esse perodo em somente rea fsica alagada.(*) Potencial Hidreltrico do Estado do Esprito Santo Sistema ESCELSA Ano 1965 1909 2001 1912 1920 1974 1959 Usina Usina Hidreltrica Suia Pequena Central Hidreltrica Jucu Pequena Central Hidreltrica Viosa Pequena Central Hidreltrica So Joo Pequena Central Hidreltrica Fruteiras Pequena Central Hidreltrica Alegre Usina Hidreltrica Mascarenhas Usina Hidreltrica Rio Bonito EG Potncia N de (kV) (MW) Geradores 6,3 4,16 4,16 6,9 4,16 4,16 13,8 6,3 30 4,5 4,5 25 7,9 1,99 131 15 2 2 2 2 2 1 3 3 Tipo Turbina Kaplan Francis Francis Francis Francis Francis Kaplan Francis
Eixo Horizontal

Queda d`gua (m) 240,00 60,50 63,88 259,40 200,50 75,90 22,00 159,00

Centro Federal de Educao Tecnolgica do Esprito Santo

12

2.2

Energia Trmica

Usina Termeltrica Instalao que produz energia eltrica a partir da queima de carvo, leo combustvel ou gs natural em uma caldeira projetada para esta finalidade especfica. Funcionamento de uma Usima Termeltrica O funcionamento das centrais termeltricas semelhante, independentemente do combustvel utilizado. O combustvel armazenado em parques ou depsitos adjacentes, de onde enviado para a usina, onde ser queimado na caldeira. Esta gera vapor a partir da gua que circula por uma extensa rede de tubos que revestem suas paredes. A funo do vapor movimentar as ps de uma turbina, cujo rotor gira juntamente com o eixo de um gerador que produz a energia eltrica. Essa energia transportada por linhas de alta tenso aos centros de consumo. O vapor resfriado em um condensador e convertido outra vez em gua, que volta aos tubos da caldeira, dando incio a um novo ciclo.

A gua em circulao que esfria o condensador expulsa o calor extrado da atmosfera pelas torres de refrigerao, grandes estruturas que identificam essas centrais. Parte do calor extrado passa para um rio prximo ou para o mar. Para minimizar os efeitos contaminantes da combusto sobre as redondezas, a central dispe de uma chamin de grande altura (algumas chegam a 300 m) e de alguns precipitadores que retm as cinzas e outros resduos volteis da combusto. As cinzas so recuperadas para aproveitamento em processos de metalurgia e no campo da construo, onde so misturadas com o cimento.

Centro Federal de Educao Tecnolgica do Esprito Santo

13

Como o calor produzido intenso, devido as altas correntes geradas, importante o resfriamento dos geradores. O hidrognio melhor veculo de resfriamento que o ar; como tem apenas um quatorze avos da densidade deste, requer menos energia para circular. Recentemente, foi adotado o mtodo de resfriamento lquido, por meio de leo ou gua. Os lquidos nesse processamento so muito superiores aos gases, e a gua 50 vezes melhor que o ar. A potncia mecnica obtida pela passagem do vapor atravs da turbina - fazendo com que esta gire - e no gerador - que tambm gira acoplado mecanicamente turbina - que transforma a potncia mecnica em potncia eltrica. A energia assim gerada levada atravs de cabos ou barras condutoras, dos terminais do gerador at o transformador elevador, onde tem sua tenso elevada para adequada conduo, atravs de linhas de transmisso, at os centros de consumo. Da, atravs de transformadores abaixadores, a energia tem sua tenso levada a nveis adequados para utilizao pelos consumidores. A descrio anterior refere-se s centrais clssicas, uma vez que existe, ainda que em fase de pesquisa, outra gerao de termeltricas que melhorem o rendimento na combusto do carvo e diminuam o impacto sobre o meio ambiente: so as centrais de combusto de leito fluidificado. Nessas centrais, queima-se carvo sobre um leito de partculas inertes (por exemplo, de pedra calcria), atravs do qual se faz circular uma corrente de ar que melhora a combusto. Uma central nuclear tambm pode ser considerada uma central termeltrica, onde o combustvel um material radioativo que, em sua fisso, gera a energia necessria para seu funcionamento. Vantagens e Desvantagens Vantagens: Podem ser construdas onde so mais necessrias, economizando assim o custo das linhas de transmisso; Produz energia eltrica a partir da queima de carvo, leo combustvel ou gs natural.

Desvantagens: Alto preo do combustvel; Impactos ambientais, como poluio do ar, aquecimento das guas, o impacto da construo de estradas para levar o combustvel at a usina,...

Centro Federal de Educao Tecnolgica do Esprito Santo

14

2.3

Energia Nuclear

a quebra, a diviso do tomo, tendo por matria prima minerais altamente radioativos, como o urnio (descoberto em 1938). A energia nuclear provm da fisso nuclear do urnio, do plutnio ou do trio ou da fuso nuclear do hidrognio. energia liberada dos ncleos atmicos, quando os mesmos so levados por processos artificiais, a condies instveis. A fisso ou fuso nuclear so fontes primrias que levam diretamente energia trmica, energia mecnica e energia das radiaes, constituindo-se na nica fonte primria de energia que tem essa diversidade na Terra. Como forma trmica de energia primria, foram estudadas as aplicaes da energia nuclear para a propulso naval militar e comercial, a nucleoeletricidade, a produo de vapor industrial, o aquecimento ambiental e a dessalinizao da gua do mar. Apesar de polmica, a gerao da energia nucleoeltrica responsvel pelo atendimento de 18% das necessidades mundiais de eletricidade. So as aplicaes da cincia e tecnologia nucleares que resultam em benefcios mais significativos, de amplo alcance e de maior impacto econmico e social.

Centro Federal de Educao Tecnolgica do Esprito Santo

15

Energia nuclear se refere a energia consumida ou produzida com a modificao da composio de ncleos atmicos. Alm de ser a fora que arma a Bomba Atmica, a Bomba de Hidrognio e outras armas nucleares, a energia nuclear tambm tem utilidade na gerao de eletricidade em usinas de vrios pases do mundo. vista por muitos como fonte de energia barata e limpa; mas por causa do perigo da radiao emitida na produo desta energia e da radioatividade dos materiais utilizados, outros sentem que ela pode no ser uma energia alternativa vivel para o uso de combustvel fssil ou energia solar. Este tipo de energia tambm utilizado na medicina, na produo de marca-passos para doentes cardacos.

Como o Funcionamento de uma Usina Nuclear 1) Os tomos so quebrados numa mquina chamada reator, emitindo uma grande quantidade de calor; 2) 3) 4) A caldeira aquecida com a fisso nuclear; O vapor produzido pela caldeira; A turbina movida por um Jato de Vapor sob forte presso. Depois do uso, o vapor jogado fora na atmosfera; 5) 6) O gerador possui um eixo que movido pela Turbina; A Energia Eltrica produzida pelo Gerador.

Centro Federal de Educao Tecnolgica do Esprito Santo

16

Energia Nuclear e Meio Ambiente Durante a Segunda Guerra Mundial a energia nuclear demonstrou sua potencialidade de causar danos, como ocorreu nas cidades de Hiroshima e Nagasaki. A energia nuclear traz benefcios para a sociedade, como a utilizao das radiaes em mltiplas aplicaes na medicina, indstria, agropecuria e meio ambiente. Cada um desses usos insere esta energia em um determinado campo de acontecimentos. Assim que o uso medicinal a insere no ambiente hospitalar e o uso na produo de energia eltrica, no mbito das relaes de moradia e de iluminao pblica, por exemplo. Em cada um desses ambientes h uma potencialidade de danos e risco com algumas peculiaridades. Os problemas ambientais esto relacionados com os acidentes que ocorrem nas usinas e com o destino do chamado lixo atmico - os resduos que ficam no reator, local onde ocorre a queima do urnio para a fisso do tomo. Por conter elevada quantidade de radiao, o lixo atmico tem que ser armazenado em recipientes metlicos protegidos por caixas de concreto, que posteriormente so lanados ao mar. Os acidentes so devidos liberao de material radioativo de dentro do reator, ocasionando a contaminao do meio ambiente, provocando doenas como o cncer e tambm morte de seres humanos, de animais e de vegetais. Isso no s nas reas prximas usina, mas tambm em reas distantes, pois ventos e nuvens radioativas carregam parte da radiao para reas bem longnquas, situadas a centenas de quilmetros de distncia. Usinas Nucleares do Brasil Angra I Para atender as possveis necessidades futuras, em 1972 foi iniciada a construo de Angra I, mas s em 1985 a usina entrou em operao comercial. Em 1999 alcanou um fator de disponibilidade de 96% e uma gerao bruta de 3.976.943 Mwh. Angra I tem 657 MW de potncia. Funciona com reator de gua pressurizada, moderado e refrigerado a gua com prdio de conteno. Foi construda na praia de Itaorna em Angra dos Reis - Rio de Janeiro, e mesmo obedecendo aos mais exigentes padres internacionais de segurana, ainda h muita polmica. Alm de programas de segurana, testes peridicos de rotina garantem a proteo contra acidentes com liberao de radioatividade para o meio ambiente.

Centro Federal de Educao Tecnolgica do Esprito Santo

17

Angra II Em junho de 2000, Angra II teve seu reator entrou em fisso, com potncia de 1.309 Mw. O IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais, responsvel pelo licenciamento ambiental de emreendimentos industriais de grande porte. Para conceder a Licena de Operao de Angra II, foi exigido que fossem preparados o EIA e o RIMA. O Estudo de Impacto Ambiental compreende na descrio do projeto e suas alternativas, nas etapas de planejamento, construo, operao, desativao (se for o caso), delimitao e o diagnstico ambiental da rea de influncia, a indentificao, medio e a valorao dos impactos, a comparao das alternativas e a previso da situao futura, a elaborao do Relatrio de Impacto Ambiental - RIMA. Angra III A ELETROBRS e o MME (Ministrio de Minas e Energia) decidiram que a usina Angra III ir entrar em funcionamento em 2006, com potncia de 1.309 Mw. A usina de Angra III atender as regies sul/sudeste e centro-oeste. Segundo os especialistas do setor energtico a paralizao da construo da Usina Nuclear de Angra 3 devido crise energtica. A ELETRONUCLEAR est efetuando estudos tcnicos e de viabilidade econmica de Angra 3. Vantagens e Desvantagens Vantagens: As usinas podem ser instaladas em locais prximos aos centros de consumo; No emite poluentes que influem sobre o efeito estufa.

Desvantagens: No h tecnologia para tratar o lixo nuclear; A construo dessas usinas cara e demorada; H riscos de contaminao nuclear.

Centro Federal de Educao Tecnolgica do Esprito Santo

18

2.4

Energia Elica

A energia elica a energia obtida pelo movimento do ar (vento). uma abundante fonte de energia renovvel, limpa e disponvel em todos os lugares. Os moinhos de vento foram inventados na Prsia no sc. V. Eles foram usados para bombear gua para irrigao. Os mecanismos bsicos de um moinho de vento no mudaram desde ento: o vento atinge uma hlice que ao movimentar-se gira um eixo que impulsiona uma bomba (gerador de eletricidade). Origem dos ventos Os ventos so gerados pela diferena de temperatura da terra e das guas, das plancies e das montanhas, das regies equatoriais e dos plos do planeta Terra. A quantidade de energia disponvel no vento varia de acordo com as estaes do ano e as horas do dia. A topografia e a rugosidade do solo tambm tem grande influncia na distribuio de freqncia de ocorrncia dos ventos e de sua velocidade em um local. Alm disso, a quantidade de energia elica extravel numa regio depende das caractersticas de desempenho, altura de operao e espaamento horizontal dos sistemas de converso de energia elica instalados. A avaliao precisa do potencial de vento em uma regio o primeiro e fundamental passo para o aproveitamento do recurso elico como fonte de energia. Para a avaliao do potencial elico de uma regio necessrio a coleta de dados de vento com preciso e qualidade, capaz de fornecer um mapeamento elico da regio. As hlices de uma turbina de vento so diferentes das lminas dos antigos moinhos porque so mais aerodinmicas e eficientes. As hlices tem o formato de asas de avies e usam a mesma aerodinmica. As hlices em movimento ativam um eixo que est ligado caixa de mudana. Atravs de uma srie de engrenagens a velocidade do eixo de rotao aumenta. O eixo de rotao est conectado ao gerador de eletricidade que com a rotao em alta velocidade gera energia. Um aerogerador consiste num gerador eltrico movido por uma hlice, que por sua vez movida pela fora do vento. A hlice pode ser vista como um motor a vento, cuja a quantidade de eletricidade que pode ser gerada pelo vento depende de quatro fatores: Quantidade de vento que passa pela hlice;
Centro Federal de Educao Tecnolgica do Esprito Santo 19

Dimenso da hlice; Dimenso do gerador; Rendimento de todo o sistema.

Ventos e Meio Ambiente A energia elica considerada a energia mais limpa do planeta, disponvel em diversos lugares e em diferentes intensidades, uma boa alternativa s energias no-renovveis. Impactos e Problemas Apesar de no queimarem combustveis fsseis e no emitirem poluentes, fazendas elicas no so totalmente desprovidas de impactos ambientais. Elas alteram paisagens com suas torres e hlices e podem ameaar pssaros se forem instaladas em rotas de migrao. Emitem um certo nvel de rudo (de baixa freqncia), que pode causar algum incmodo. Alm disso, podem causar interferncia na transmisso de televiso. O custo dos geradores elicos elevado, porm o vento uma fonte inesgotvel de energia. E as plantas elicas tm uma retorno financeiro a um curto prazo. Outro problema que pode se citado que em regies onde o vento no constante, ou a intensidade muito fraca, obtm-se pouca energia e quando ocorrem chuvas muito fortes, h desperdcio de energia. Como o Funcionamento de uma Usina Elica 1) 2) 3) A hlice movida pelo vento; O Gerador possui um eixo que movido por uma enorme hlice; A Energia Eltrica produzida por um Gerador, na Casa de Fora.

Perspectivas futuras
Centro Federal de Educao Tecnolgica do Esprito Santo 20

Na crise energtica atual, as perspectivas da utilizao da energia elica so cada vez maiores no panorama energtico geral, pois apresentam um custo reduzido em relao a outras opes de energia. Embora o mercado de usinas elicas esteja em crescimento no Brasil, ele j movimenta 2 bilhes de dlares no mundo. Existem 30 mil turbinas elicas de grande porte em operao no mundo, com capacidade instalada da ordem de 13.500 MW. A energia elica pode garantir 10% das necessidades mundiais de eletricidade at 2020, pode criar 1,7 milho de novos empregos e reduzir a emisso global de dixido de carbono na atmosfera em mais de 10 bilhes de toneladas. Os campees de uso dos ventos so a Alemanha, a Dinamarca e os Estados Unidos, seguidos pela ndia e a Espanha. No mbito nacional, o estado do Cear destaca-se por ter sido um dos primeiros locais a realizar um programa de levantamento do potencial elico, que j consumido por cerca de 160 mil pessoas. Outras medies foram feitas tambm no Paran, Santa Catarina, Minas Gerais, litoral do Rio de Janeiro e de Pernambuco e na ilha de Maraj. A capacidade instalada no Brasil de 20,3 MW, com turbinas elicas de mdio e grande portes conectadas rede eltrica. Vrios estados brasileiro seguiram os passos do Cear, iniciando programas de levantamento de dados de vento. Hoje existem mais de cem anemgrafos computadorizados espalhados pelo territrio nacional. Um mapa preliminar de ventos do Brasil, gerado a partir de simulaes computacionais com modelos atmosfricos mostrado na figura abaixo. Considerando o grande potencial elico do Brasil, confirmado atravs de estudos recentes, possvel produzir eletricidade a custos competitivos com centrais termoeltricas, nucleares e hidroeltricas, com custo reduzido. Vantagens e Desvantagens Vantagens: Grande potencial para gerao de energia eltrica; No influi no efeito estufa; No ocupa reas de produo agrcola; considerada a energia mais limpa do planeta.

Desvantagens:

Centro Federal de Educao Tecnolgica do Esprito Santo

21

Exige investimentos para transmisso da energia gerada; Produz poluio sonora; Interfere nas transmisses de rdio e TV; Em regies onde o vento no constante, ou a intensidade muito fraca, obtm-se pouca energia e quando ocorrem chuvas muito fortes, h desperdcio de energia.

> 8,5 m/s 7,0 a 8,5 m/s 6,0 a 7,0 m/s 5,0 a 60, m/s < 5,0 m/s
CENTRO BRASILEIRO DE ENERGIA ELTRICA (resultados preliminares 2003)

Figura 1: Mapa das potencialidades elicas do Brasil. Dados da CBEE.

Centro Federal de Educao Tecnolgica do Esprito Santo

22

2.5

Energia Solar ou Fotovoltaica

Energia Solar e o Meio Ambiente O sol fonte de energia renovvel, o aproveitamento desta energia tanto como fonte de calor quanto de luz, uma das alternatias energticas mais promissoras para enfrentarmos os desafios do novo milnio. A energia solar abundante e permanente, renovvel a cada dia, no polui e nem prejudica o ecossistema. A energia solar a soluo ideal para reas afastadas e ainda no eletrificadas, especialmente num pas como o Brasil onde se encontram bons ndices de insolao em qualquer parte do territrio. A Energia Solar soma caractersticas vantajosamente positivas para o sistema ambiental, pois o Sol, trabalhando como um imenso reator fuso, irradia na terra todos os dias um potencial energtico extremamente elevado e incomparvel a qualquer outro sistema de energia, sendo a fonte bsica e indispensvel para praticamente todas as fontes energticas utilizadas pelo homem. O Sol irradia anualmente o equivalente a 10.000 vezes a energia consumida pela populao mundial neste mesmo perodo. Para medir a potncia usada uma unidade chamada quilowatt. O Sol produz continuamente 390 sextilhes (390x1021) de quilowatts de potncia. Como o Sol emite energia em todas as direes, um pouco desta energia desprendida, mas mesmo assim, a Terra recebe mais de 1.500 quatrilhes (1,5x1018) de quilowatts-hora de potncia por ano. A energia solar importante na preservao do meio ambiente, pois tem muitas vantagens sobre as outras formas de obteno de energia, como: no ser poluente, no influir no efeito estufa, no precisar de turbinas ou geradores para a produo de energia eltrica, mas tem como desvantagem a exigncia de altos investimentos para o seu aproveitamento. Para cada um metro quadrado de coletor solar instalado evitase a inundao de 56 metros quadrados de terras frteis, na construo de novas usinas hidreltricas. Uma parte do milionsimo de energia solar que nosso pas recebe durante o ano poderia nos dar 1 suprimento de energia equivalente a: 54% do petrleo nacional 2 vezes a energia obtida com o carvo mineral 4 vezes a energia gerada no mesmo perodo por uma usina hidreltrica.

Energia Solar Fototrmica Est diretamente ligado na quantidade de energia que um determinado corpo capaz de absorver, sob a forma de calor, a partir da radiao solar incidente no mesmo. A utilizao dessa forma de energia implica saber capt-la e armazen-la. Os coletores solares so equipamentos que tem como objetivo especfico de se utilizar a energia solar fototrmica.
Centro Federal de Educao Tecnolgica do Esprito Santo 23

Os coletores solares so aquecedores de fludos (lquidos ou gasosos) e so classificados em coletores concentradores e coletores planos em funo da existncia ou no de dispositivos de concentrao da radiao solar. O fludo aquecido mantido em reservatrios termicamente isolados at o seu uso final (gua aquecida para banho, ar quente para secagem de gros, gases para acionamento de turninas, etc.). Os coletores solares planos so largamente utilizados para aquecimento de gua em residncias, hospitais, hotis etc. devido ao conforto proporcionado e reduo do consumo de energia eltrica. Arquitetura Bioclimtica A Arquitetura Bioclimtica o estudo que visa harmonizar as concentraes ao clima e caractersticas locais, pensando no homem que habitar ou trabalhar nelas, e tirando partido da energia solar, atravs de correntes convectivas naturais e de microclimas criados por vegetao apropriada. a adoo de solues arquitetnicas e urbansticas adaptadas s condies especficas (clima e hbitos de consumo) de cada lugar, utilizando a energia que pode ser diretamente obtida das condies locais. Beneficia-se da luz e do calor provenientes da radiao soalr incidente. A inteno do uso da luz solar, que implica em reduo do consumo de energia para iluminao, condiciona o projeto arquitetnico quanto sua orientao espacial, quanto s dimenses de abertura das janelas e transparncia na cobertura das mesmas. A inteno de aproveitamento do calor provenientes do sol implica seleo do material adequado (isolante ou no conforme as condies climticas) para paredes, vedaes e coberturas superiores, e orientao espacial, entre outros fatores. A arquitetura bioclimtica no se restringe a caractersticas arquitetnicas adequadas. Preocupa-se, tambm, com o desenvolvimento de equipamentos e sistemas que so necessrios ao uso da edificao (aquecimento de gua, circulao de ar e de gua, iluminao, conservao de alimentos entre outros) e com o uso de materiais de contedo energtico to baixo quanto possvel. Energia Solar Fotovoltaica A Energia Solar Fotovoltaica a energia da converso direta da luz em eletricidade (Efeito Fotovoltaico). O efeito fotovoltaico o aparecimento de uma diferena de potencial nos extremos de uma estrutura de material semicondutor, produzida pela absoro da luz. A clula fotovotaica a unidade fundamental do processo de converso. Atualmente o custo das clulas solares um grande desafio para a indstria e o principal empecilho para a difuso dos sistemas fotovoltaicos em larga escala. A tecnologia fotovoltaica est se tornando cada vez mais competitiva, tanto porque seus custos eso decrescendo, quanto porque a avaliao dos custos das outras
Centro Federal de Educao Tecnolgica do Esprito Santo 24

formas de gerao est se tornando mais real, levando em conta fatores que eram anteriormente ignorados, como a questo dos impactos ambientais. O atendimento de comunidades isoladas tem impulsionado a busca e o desenvolvimento de fontes renovveis de energia. No Brasil, por exemplo, 15% da populao no possui acesso energia eltrica. Coincidentemente, esta parcela da populao vive em regies onde o atendimento por meio da expanso do sistema eltrico convencional economicamente invivel. Trata-se de ncleos populacionais esparsos e pouco densos, tpicos das regies Centro-Oeste, Nordeste e Norte. No Brasil a gerao de energia eltrica por converso fotovoltaica teve um impulso notvel, atravs de projetos privados e governamentais, atraindo interesse de fabricantes pelo mercado brasileiro. A quantidade de radiao incidente no Brasil outro fator muito significativo para o aproveitamento da energia solar. Perspectivas Futuras Atlas Solarimtrico O mercado brasileiro de aquecimento solar teve seu crescimento em nmeros considerveis nos meados da dcada de 70 com a crise do petrleo. O Brasil possui um grande epotencial energtico solar, mas quase em todo territrio invivel a instalao e manuteno de instrumentos de medio solar. O aproveitamento racional da energia solar no sentido de produzir instalaes bem dimensionadas e economicamente viavis s possvel a partir de informaes solarimtricas consistentes da regio em questo. Em 1995, atravs do Grupo de Trabalho de Energia Solar (GTES), foram estabelecidas, dentro do contexto solarimetria, duas propostas de trabalho que se seguiram com o apoio da instituio: O Atlas Solarimtrico do Brasil publicado em agosto de 1997 pelo Grupo de Pesquisas em Fontes Alternativas (FAE/UFPE) e o Atlas de Irradiao Solar do Brasil publicado em outubro de 1998 pelo Laboratrio de Energia Solar (Lab Solar/UFSC) e Instituto de Pesquisas Espaciais (INPE). O primeiro est representando por mapas mensais contendo isolinhas das medidas de insolao e radiao global, fundamentais na compilao de dados histricos disponveis em todas as estaes terrestres existentes no Pas. A segunda proposta trata-se da aplicao e adaptao para o Brasil de um modelo fsico alemo utilizando imagens de satlites e est respresentado por mapas mensais contendo valores pontuais da radiao global. Os avanos e esforos realizados na rea de solametria vem trazendo resultados significativos e muitas informaes. importante analisar que a qualidade de tais dados, depende dos alcances e limites tcnicos de cada modelo.

Centro Federal de Educao Tecnolgica do Esprito Santo

25

Vrios outros projetos esto sendo implantados na rea de solametria, e muitos deles apoiados pela Cresesb (Centro de Referncia para Energia Solar e Elica Srgio de Salvo Brito) e pela CEPEL (Centro de Pesquisas de Energia Eltrica), segue alguns deles: Aquecimento Solar Aquecimento Solar para Residencia de Baixa Renda - Ilha do Mel - PR Instalaes de Aquecedores Solares em Belo Horizonte MG Sistema de Bombeamento Fotovoltaico Sistema de bombeamento fotovoltaico para irrigao - Capim Grosso Bahia Sistema de bombeamento fotovoltaico para piscicultura - Valente Bahia Sistema de bombeamento fotovoltaico para consumo comunitrio - Interior do Cear Sistema de Bombeamento Fotovoltaico no Estado do Rio Grande do Norte Sistema de bombeamento fotovoltaico em Caic RN Sistema de Bombeamento Fotovoltaico em uma Comunidade Indgena - Rio Mapuera PA Sistema de Bombeamento Fotovoltaico em Japi - RN Cercas Eletrificadas com Energia Solar Cercas Eletrificadas estimulam a produo de caprinos em Valente Bahia Aplicaes Comunitrias Eletrificao Fotovoltaica na Comunidade de Boa Sorte - Correguinho MS Sistema de Eletrificao Comunitria no CEAR Eletrificao Fotovoltaica em Escola Rural - So Joo da Barra RJ Energizao da Comunidade Cu do Mapi - com Energia Solar Fotovoltaica Iluminao Pblica e Energizao do Posto da Polcia Florestal - Regio do Pantanal MT Sistema de Eletrificao Fotovoltaica em Creche - Currais Novos RN Sistema de Eletrificao Fotovoltaica em Escola - Carnaba RN

Centro Federal de Educao Tecnolgica do Esprito Santo

26

Sistema de Telefonia Pblica utilizando Energia Fotovoltaica - Macei AL Eletrificao Fotovoltaica Residencial Sistema de Eletrificao Rural no CEAR Sistema de Eletrificao Residencial em PERNAMBUCO Eletrificao Fotovoltaica no Municpio de Araripina PE Eletrificao Fotovoltaica em Casas Populares - So Joo da Barra RJ Sistemas Hdricos Sistema Hbrido (solar- elico-diesel) a ser implantado em Joanes PA Sistema Hbrido para Estaes Remotas de Telecomunicao - Serra de Bocaina MG Sistema Hbrido para Servios Bancrios - Posse - GO Aplicaes Diversas Sistema Fotovoltaico da Estao Ecolgica da Juria - Itatins - Grajana - So Paulo Sistema Fotovoltaico do Parque Ecolgico Porto Saupe Bahia Sistema Fotovoltaico para Estaes Remotas de Telecomunicao - Bonfim MG Posto telefnico Mvel utilizando Energia Solar - Braslia - DF Radiao Solar: Captao e Converso O nosso planeta, em seu movimento anual em torno do Sol, descreve em trajetria elptica um plano que inclinado de aproximadamente 23,5o com relao ao plano equatorial. Esta inclinao responsvel pela variao da elevao do Sol no horizonte em relao mesma hora, ao longo dos dias, dando origem s estaes do ano e dificultando os clculos da posio do Sol para uma determinada data, como pode ser visto na figura . A posio angular do Sol, ao meio dia solar, em relao ao plano do Equador (Norte positivo) chamada de Declinao Solar ( ). Este ngulo, que pode ser visto na figura 2.1.1, varia, de acordo com o dia do ano, dentro dos seguintes limites: -23,45 23,45 A soma da declinao com a latitude local determina a trajetria do movimento aparente do Sol para um determinado dia em uma dada localidade na Terra.
Centro Federal de Educao Tecnolgica do Esprito Santo 27

Figura 2.5.1 - rbita da Terra em torno do Sol, com seu eixo N-S inclinado de um ngulo de 23,5o. A radiao solar que atinge o topo da atmosfera terrestre provm da regio da fotosfera solar que uma camada tnue com aproximadamente 300 km de espessura e temperatura superficial da ordem de 5800 K. Porm, esta radiao no se apresenta como um modelo de regularidade, pois h a influncia das camadas externas do Sol (cromosfera e coroa), com pontos quentes e frios, erupes cromosfricas, etc.. Apesar disto, pode-se definir um valor mdio para o nvel de radiao solar incidente normalmente sobre uma superfcie situada no topo da atmosfera. Dados recentes da WMO (World Meteorological Organization) indicam um valor mdio de 1367 W/m2 para a radiao extraterrestre. Frmulas matemticas permitem o clculo, a partir da "Constante Solar", da radiao extraterrestre ao longo do ano, fazendo a correo pela rbita elptica. A radiao solar radiao eletromagntica que se propaga a uma velocidade de 300.000 km/s, podendo-se observar aspectos ondulatrios e corpusculares. Em termos de comprimentos de onda, a radiao solar ocupa a faixa espectral de 0,1m a 5m, tendo uma mxima densidade espectral em 0,5m, que a luz verde. atravs da teoria ondulatria, que so definidas para os diversos meios materiais, as propriedades na faixa solar de absoro e reflexo e, na faixa de 0,75 a 100m, correspondente ao infra-vermelho, as propriedades de absoro, reflexo e emisso.

Centro Federal de Educao Tecnolgica do Esprito Santo

28

Figura 2.5.2 - Distribuio espectral da radiao solar. A energia solar incidente no meio material pode ser refletida, transmitida e absorvida. A parcela absorvida d origem, conforme o meio material, aos processos de fotoconverso e termoconverso.

Radiao Solar a Nvel do Solo De toda a radiao solar que chega s camadas superiores da atmosfera, apenas uma frao atinge a superfcie terrestre, devido reflexo e absoro dos raios solares pela atmosfera. Esta frao que atinge o solo constituda por um componente direta (ou de feixe) e por uma componente difusa.

Figura 2.5.3 - Componentes da radiao solar ao nvel do solo

Centro Federal de Educao Tecnolgica do Esprito Santo

29

Notadamente, se a superfcie receptora estiver inclinada com relao horizontal, haver uma terceira componente refletida pelo ambiente do entorno (solo, vegetao, obstculos, terrenos rochosos, etc.). O coeficiente de reflexo destas superfcies denominado de "albedo". Antes de atingir o solo, as caractersticas da radiao solar (intensidade, distribuio espectral e angular) so afetadas por interaes com a atmosfera devido aos efeitos de absoro e espalhamento. Estas modificaes so dependentes da espessura da camada atmosfrica, tambm identificada por um coeficiente denominado "Massa de Ar" (AM), e, portanto, do ngulo Zenital do Sol, da distncia Terra-Sol e das condies atmosfricas e meteorolgicas. Devido alternncia de dias e noites, das estaes do ano e perodos de passagem de nuvens e chuvosos, o recurso energtico solar apresenta grande variabilidade, induzindo, conforme o caso, seleo de um sistema apropriado de estocagem para a energia resultante do processo de converso. Observa-se que somente a componente direta da radiao solar pode ser submetida a um processo de concentrao dos raios atravs de espelhos parablicos, lentes, etc. Consegue-se atravs da concentrao, uma reduo substancial da superfcie absorvedora solar e um aumento considervel de sua temperatura.

Figura 2.5.4 - Trajetria dos raios de Sol na atmosfera e definio do coeficiente de "Massa de Ar" (AM).

Centro Federal de Educao Tecnolgica do Esprito Santo

30

Efeito fotovoltaico O efeito fotovoltaico d-se em materiais da natureza denominados semicondutores que se caracterizam pela presena de bandas de energia onde permitida a presena de eltrons (banda de valncia) e de outra onde totalmente "vazia" (banda de conduo). O semicondutor mais usado o silcio. Seus tomos se caracterizam por possuirem quatro eltrons que se ligam aos vizinhos, formando uma rede cristalina. Ao adicionarem-se tomos com cinco eltrons de ligao, como o fsforo, por exemplo, haver um eltron em excesso que no poder ser emparelhado e que ficar "sobrando", fracamente ligado a seu tomo de origem. Isto faz com que, com pouca energia trmica, este eltron se livre, indo para a banda de conduo. Diz-se assim, que o fsforo um dopante doador de eltrons e denomina-se dopante n ou impureza n.

Figura 2.5.5 - Corte transversal de uma clula folovoltaica Se, por outro lado, introduzem-se tomos com apenas trs eltrons de ligao, como o caso do boro, haver uma falta de um eltron para satisfazer as ligaes com os tomos de silcio da rede. Esta falta de eltron denominada buraco ou lacuna e ocorre que, com pouca energia trmica, um eltron de um stio vizinho pode passar a esta posio, fazendo com que o buraco se desloque. Diz-se portanto, que o boro um aceitador de eltrons ou um dopante p.

Centro Federal de Educao Tecnolgica do Esprito Santo

31

Figura 2.5.6 - Efeito fotovoltaico na juno pn Se, partindo de um silcio puro, forem introduzidos tomos de boro em uma metade e de fsforo na outra, ser formado o que se chama juno pn. O que ocorre nesta juno que eltrons livres do lado n passam ao lado p onde encontram os buracos que os capturam; isto faz com que haja um acmulo de eltrons no lado p, tornando-o negativamente carregado e uma reduo de eltrons do lado n, que o torna eletricamente positivo. Estas cargas aprisionadas do origem a um campo eltrico permanente que dificulta a passagem de mais eltrons do lado n para o lado p; este processo alcana um equilbrio quando o campo eltrico forma uma barreira capaz de barrar os eltrons livres remanescentes no lado n. Se uma juno pn for exposta a ftons com energia maior que o gap, ocorrer a gerao de pares eltron-lacuna; se isto acontecer na regio onde o campo eltrico diferente de zero, as cargas sero aceleradas, gerando assim, uma corrente atravs da juno; este deslocamento de cargas d origem a uma diferena de potencial ao qual chamamos de Efeito Fotovoltaico. Se as duas extremidades do "pedao" de silcio forem conectadas por um fio, haver uma circulao de eltrons. Esta a base do funcionamento das clulas fotovoltaicas. Tipos de Clulas As clulas fotovoltaicas so fabricadas, na sua grande maioria, usando o silcio (Si) e podendo ser constituida de cristais monocristalinos, policristalinos ou de silcio amorfo.

Centro Federal de Educao Tecnolgica do Esprito Santo

32

Componentes de um sistema fotovoltaico Um sistema fotovoltaico pode ser classificado em trs categorias distintas: sistemas isolados, hbridos e conectados a rede. Os sistemas obedecem a uma configurao bsica onde o sistema dever ter uma unidade de controle de potncia e tambm uma unidade de armazenamento.

Figura 2.5.7 - Configurao bsica de um sistema fotovoltaico. Sistemas Isolados Sistemas isolados, em geral, utiliza-se alguma forma de armazenamento de energia. Este armazenamento pode ser feito atravs de baterias, quando se deseja utilizar aparelhos eltricos ou armazena-se na forma de energia gravitacional quando se bombeia gua para tanques em sistemas de abastecimento. Alguns sistemas isolados no necessitam de armazenamento, o que o caso da irrigao onde toda a gua bombeada diretamente consumida ou estocadas em reservatrios. Em sistemas que necessitam de armazenamento de energia em baterias, usa-se um dispositivo para controlar a carga e a descaga na bateria. O "controlador de carga" tem como principal funo no deixar que haja danos na bateria por sobrecarga ou descarga profunda. O controlador de carga usado em sistemas pequenos onde os aparelhos utilizados so de baixa tenso e corrente contnua (CC). Para alimentao de equipamentos de corrente alternada (CA) necessrio um inversor. Este dispositivo geralmente incorpora um seguidor de ponto de mxima potncia necessrio para otimizao da potncia final produzida. Este sistema usado quando se deseja mais conforto na utilizao de eletrodomsticos convencionais.

Centro Federal de Educao Tecnolgica do Esprito Santo

33

Figura 2.5.8 - Diagrama de sistemas fotovoltaicos em funo da carga utilizada. Sistemas Hbridos Sistemas hbridos so aqueles que, desconectado da rede convencional, apresenta vrias fontes de gerao de energia como por exemplo: turbinas elicas, gerao diesel, mdulos fotovoltaicos entre outras. A utilizao de vrios formas de gerao de energia eltrica torna-se complexo na necessidade de otimizao do uso das energias. necessrio um controle de todas as fontes para que haja mxima eficincia na entrega da energia para o usurio.

Figura 2.5.9 - Exemplo de sistema hbrido. Em geral, os sistemas hbridos so empregados para sistemas de mdio a grande porte vindo a atender um nmero maior de usurios. Por trabalhar com cargas de corrente contnua, o sistema hbrido tambm apresenta um inversor. Devido a grande complexindade de arranjos e multiplicidade de opes, a forma de otimizao do sistema torna-se um estudo particular para cada caso.
Centro Federal de Educao Tecnolgica do Esprito Santo 34

Sistemas Interligados Rede Estes sistemas utilizam grandes nmeros de painis fotovoltaicos, e no utilizam armazenamento de energia pois toda a gerao entregue diretamente na rede. Este sistema representa uma fonte complementar ao sistema eltrico de grande porte ao qual esta conectada. Todo o arranjo conectado em inversores e logo em seguida guiados diretamente na rede. Estes inversores devem satisfazer as exigncias de qualidade e segurana para que a rede no seja afetada.

Figura 2.5.10 - Sistema conectado rede. Curiosidades Uma energia garantida durante os prximos 6.000 milhes de anos. Dentre as formas de aproveitamento energtico da energia solar, destacam-se a biomassa, a energia elica, a energia solar fotovoltaica (que a produo de energia eltrica partir do Sol) e a energia solar trmica, que tem seu principal uso como fonte de calor para o aquecimento de gua atravs de aquecedores solares. O Sol, fonte de vida e origem dos outros modos de energia que o homem usou desde o comeo da Histria, pode satisfazer todas nossas necessidades, se aprendermos a aproveitar de um modo racional a luz que continuamente derrama no planeta. Tem brilhado no cu a aproximadamente cinco mil milhes de anos, e calcula-se que ainda no chegou nem a metade de sua existncia. No Brasil em cada metro quadrado de solo, irradia em um ano aproximadamente 1.500 quilowatt-hora de energia. Esta energia pode ser transformada em outras formas teis como, por exemplo, em eletricidade.

Centro Federal de Educao Tecnolgica do Esprito Santo

35

preciso tirar vantagem por todos os meios possveis desta inesgotvel fonte de energia que pode nos tornar independente do petrleo ou de outras alternativas menos seguras, mais caras, com preos atrelados ao dlar. Porm, ainda existem problemas a superar. preciso lembrar de esta energia sujeita a flutuaes e variaes. Por exemplo, a radiao menor no inverno, quando mais precisamos dela. muito importante continuar buscando tecnologia de recepo, acumulao e distribuio da energia solar. Durante o presente ano, o Sol irradiar na Terra quatro mil vezes mais energia que do que vamos consumir. O Brasil, possui os mais elevados ndices mundiais dessa fonte de energia. A incidncia solar na rea do Distrito Federal, corresponde a produo energtica de 162 Itaipus, conforme dados da ABRAVA.

Centro Federal de Educao Tecnolgica do Esprito Santo

36

2.6

Energia Maremotriz

As ondas do mar possuem energia cintica devido ao movimento da gua e energia potencial devido sua altura. Energia eltrica pode ser obtida se for utilizado o movimento oscilatrio das ondas. O aproveitamento feito nos dois sentidos: na mar alta a gua enche o reservatrio, passando atravs da turbina, e produzindo energia eltrica, na mar baixa a gua esvazia o reservatrio, passando novamente atravs da turbina, agora em sentido contrrio ao do enchimento, e produzindo energia eltrica. A desvantagem de se utilizar este processo na obteno de energia que o fornecimento no contnuo e apresenta baixo rendimento. As centrais so equipadas com conjuntos de turbinas bolbo, totalmente imersas na gua. A gua turbinada durante os dois sentidos da mar, sendo de grande vantagem a posio varivel das ps para este efeito. No entanto existem problemas na utilizao de centrais de energia das ondas, que requerem cuidados especiais: as instalaes no podem interferir com a navegao e tm que ser robustas para poder resistir s tempestades mas ser suficientemente sensveis para ser possvel obter energia de ondas de amplitudes variveis. Esta energia proveniente das ondas do mar. O aproveitamento energtico das mars obtido atravs de um reservatrio formado junto ao mar, atravs da construo de uma barragem, contendo uma turbina e um gerador. A maioria das instalaes de Centrais de energia das ondas existentes so de potncia reduzida, situando-se no alto mar ou junto costa, e para fornecimento de energia eltrica a faris isolados ou carregamento de baterias de bias de sinalizao. As instalaes de centrais de potncia mdia, apenas tem interesse econmico em casos especiais de geometria da costa. O nmero de locais no mundo em que esta situao ocorre reduzido. As mars so o resultado da combinao de foras produzidas pela atrao do sol e da lua e do movimento de rotao da Terra leva subida e descida da gua dos oceanos e mares: as mars. Os movimentos verticais da gua dos oceanos, associados subida e descida das mars acompanhado num movimento horizontal, denominado por correntes das mars. Estas correntes tem uma periodicidade idntica das oscilaes verticais. Efeitos das zonas terrestres (bacias hidrogrficas e baas, estreitos e canais) provocam restries a estes movimentos peridicos podendo da resultar elevadas amplitudes ou elevadas velocidades da corrente da mar. Nos pases como a Frana, o Japo e a Inglaterra este tipo de energia gera eletricidade. No Brasil, temos cidades com grandes amplitudes de mars, como So Lus - Baa de So Marcos, no Maranho - com 6,8 metros e em Tutia com 5,6 metros. Mas nestas regies, infelizmente, a topografia do litoral no favorece a construo econmica de reservatrios, o que impede seu aproveitamento.

Centro Federal de Educao Tecnolgica do Esprito Santo

37

Curiosidades: Em Portugal h uma central na ilha do Pico nos Aores. A central do tipo de coluna de gua oscilante, com uma turbina Wells de eixo horizontal qua aciona um gerador eltrico de velocidade varivel, com a potncia de 400 kW. Na Europa foi construda uma central de produo de energia das mars em La Rance (Frana), a 10 km da desembocadura do rio Rance no Canal da Mancha. Neste local a amplitude da mar de 13 metros. As turninas da central funcionam quando enche e quando esvazia o esturio do rio Rance. Est em funcionamento desde 1966 e produz cerca de 550 GWh anualmente. O Centro de Cincia e Tecnologia da Marinha do Japo estuda formas de obter energia das ondas do mar. Para tanto, comeou a testar em julho um gerador flutuante que atende pelo estranho nome de Baleia Poderosa. uma balsa que foi ancorada na entrada de uma baa com sua frente apontada para a direo das ondas, mede 50 metros de comprimento por 30 de largura e 12 de profundidade, e dividida internamente em trs compartimentos, todos cheios de ar. Trata-se de um sistema engenhoso que converte a energia das ondas em energia pneumtica. O balano das ondas faz com que o nvel da gua no interior das cmaras suba e desa sem parar, fazendo-as funcionar como pistes gigantes. Quando o nvel do mar sobe, a gua comprime o ar que afunilado na direo de uma turbina, movendo suas ps e gerando 110 kW de eletricidade.

Centro Federal de Educao Tecnolgica do Esprito Santo

38

2.7

Biomassa

Atravs da fotossntese, as plantas capturam energia do sol e transformam em energia qumica. Esta energia pode ser convertida em eletricidade, combustvel ou calor. As fontes orgnicas que so usadas para produzir energias usando este processo so chamadas de biomassa. Os combustveis mais comuns da biomassa so os resduos agrcolas, madeira e plantas como a cana-de-acar, que so colhidos com o objetivo de produzir energia. Em condies favorveis a biomassa pode contribuir de maneira significante para com a produo de energia eltrica. O pesquisador Hall, atravs de seus trabalhos, estima que com a recuperao de um tero dos resduos disponveis seria possvel o atendimento de 10% do consumo eltrico mundial e que com um programa de plantio de 100 milhes de hectares de culturas especialmente para esta atividade seria possvel atender 30% do consumo. A produo de energia eltrica a partir da biomassa, atualmente, muito defendida como uma alternativa importante para pases em desenvolvimento e tambm outros pases. No Brasil cerca de 30% das necessidades energticas so supridas pela biomassa sob a forma de: Lenha para queima direta nas padarias e cermicas; Carvo vegetal para reduo de ferro gusa em fornos siderrgicos e combustvel alternativo nas fbricas de cimento do norte e do nordeste; No sul do pas queimam carvo mineral, lcool etlico ou lcool metlico para fins carburantes e para industria qumica; O bagao de cana e outros resduos combustveis so utilizados para gerao de vapor para produzir eletricidade, como nas usinas de acar e lcool, que no necessitam de outro combustvel, pelo contrrio ainda sobra bagao para a indstria da celulose.

Centro Federal de Educao Tecnolgica do Esprito Santo

39

Biomassa e Eletricidade A tabela abaixo demonstra a situao de empreendimentos termeltricos no Brasil, classificando por fonte e situao. O bagao de cana e o licor negro esto entre as fontes mais importantes, nos setores sucro-alcooleiro e de papel e celulose, respectivamente, alm de diversos tipos de sistemas hbridos com combustveis fsseis. O Plano Decenal de Expanso 2000/2009 estima o potencial tcnico de cogerao nestes dois setores em 5.750 MW, com um potencial de mercado de pouco mais de 2.800 MW, em 2009. Combustvel Bagao de cana Biomassa Biomassa e bagao de cana Biomassa e leo combustvel Lenha picada Licor negro Licor negro e biomassa Lixo urbano Lixo Urbano e gs natural leo diesel e biomassa Total Sistemas de Cogerao da Biomassa Os sistemas de cogerao, que permitem produzir simultaneamente energia eltrica e calor til, configuram a tecnologia mais racional para a utilizao de combustveis. Este o caso das indstrias sucro-alcooleira e de papel e celulose, que alm de demandar potncia eltrica e trmica, dispem de combustveis residuais que se integram de modo favorvel ao processo de cogerao. A cogerao usada em grande escala no mundo, inclusive com incentivos de governos e distribuidoras de energia. Usinas de Acar e lcool A produo eltrica nas usinas de acar e lcool, em sistemas de cogerao que usam o bagao de cana como combustvel, uma prtica tradicional deste segmento, em todo o Mundo. O que diferencia seu uso, a eficincia com que o potencial do bagao aproveitado. Potncia (MW) 391,15 82,75 4,00 8,80 5,31 310,18 142,90 26,30 600,00 70,20 1.633,59

Centro Federal de Educao Tecnolgica do Esprito Santo

40

No Brasil, maior produtor mundial de cana-de-acar, a cogerao nas usinas de acar e lcool tambm uma prtica tradicional, produzindo-se entre 20 a 30 kWh por tonelada de cana moda, como energia eltrica e mecnica, esta ltima usada no acionamento direto das moendas. A cogerao com bagao ir certamente melhorar a economicidade da produo sucroalcooleira, aumentando a competitividade do lcool carburante. O bagao volumoso, de difcil transporte, implicando em gasto adicional, tornando a gerao de eletricidade na prpria regio da usina mais barata. Mais econmica gerar eletricidade associada gerao de calor de processo para uso na usina, conservando-se energia. A forma mais eficiente e limpa de gerar energia eltrica com bagao atravs de tecnologias modernas, como a Integrated Gasification Combined Cicle (IGCC). O processo gaseifica o bagao e o gs produzido alimenta a cmara de combusto de uma turbina a gs. Esta tecnologia possibilita o aproveitamento integral da cana-de-acar. Indstria de Papel e Celulose Do mesmo modo que na indstria sucro-alcooleira, a produo de papel e celulose apresenta interessantes perspectivas para a produo combinada de energia eltrica e calor til, tendo em vista suas relaes de demanda de eletricidade e vapor de baixa/mdia presso e a disponibilidade de combustveis residuais de processo, como o licor negro e as cascas e resduos da biomassa. Vantagens e desvantagens A utilizao de biomassa para produo de energia, tanto eltrica como em forma de vapor, em caldeiras ou fornos j uma realidade no Brasil. O uso da madeira para a gerao de energia apresenta algumas vantagens e desvantagens, quando relacionadas com combustveis a base de petrleo. Vantagens: Baixo custo de aquisio; No emite dixido de enxofre; As cinzas so menos agressivas ao meio ambiente que as provenientes de combustveis fsseis; Menor corroso dos equipamentos (caldeiras, fornos); Menor risco ambiental; Recurso renovvel; Emisses no contribuem para o efeito estufa.

Desvantagens: Menor poder calorfico;

Centro Federal de Educao Tecnolgica do Esprito Santo

41

Maior possibilidade de gerao de material particulado para a atmosfera. Isto significa maior custo de investimento para a caldeira e os equipamentos para remoo de material particulado;

Dificuldades no estoque e armazenamento.

Alm das citadas acima, existem algumas vantagens indiretas, como o caso de madeireiras que utilizam os resduos do processo de fabricao (serragem, cavacos e pedaos de madeira) para a prpria produo de energia, reduzindo, desta maneira, o volume de resduo do processo industrial. Algumas das desvantagens podem ser compensadas atravs de monitoramento de parmetros do processo. Para o controle do proceso de combusto devem ser monitorados o excesso de ar, CO e, para instalaes de grande porte, tambm, deve existir o monitoramento da densidade colorimtrica da fumaa por um sistema on-line instalado na chamin. Esses controles do processo de combusto so medidas para impedir a gerao de poluentes e, assim chamadas indiretas. As Medidas Indiretas visam reduzir a gerao e o impacto de poluentes sem aplicao de equipamentos de remoo. O uso de equipamentos de remoo uma medida direta que visa remover aquela parte de poluentes impossveis de remover com as medidas indiretas. Portanto, deve-se, sempre que possvel, tentar implantar as medidas indiretas antes de aplicar as diretas. Medidas Indiretas no Controle de Poluio do ar:

Impedir a gerao de poluente Diminuir a quantidade gerada Diluio atravs de chamin alta Adequada localizao da fonte

Medidas Diretas no Controle de Poluio do ar:


Ciclones e multiciclones Lavadoras Lavador venturi Filtro de tecido Precipitadores eletrostticos Adsorvedores Incineradores de gases Condensadores

Centro Federal de Educao Tecnolgica do Esprito Santo

42

2.8

Gs natural

O gs natural uma mistura de hidrocarbonetos leves, que temperatura ambiente e presso atmosfrica, permanece no estado gasoso. um gs inodoro e incolor, no txico e mais leve que o ar. O gs natural uma fonte de energia limpa, que pode ser usada nas indstrias, substituindo outros combustveis mais poluentes, como leos combustveis, lenha e carvo. Desta forma ele contribui para reduzir o desmatamento e diminuir o trfego de caminhes que transportam leos combustveis para as indstrias. As reservas de gs natural so muito grandes e o combustvel possui inmeras aplicaes em nosso dia-a-dia, melhorando a qualidade de vida das pessoas. Sua distribuio feita atravs de uma rede de tubos e de maneira segura, pois no necessita de estocagem de combustvel e por ser mais leve do que o ar, dispersa-se rapidamente na atmosfera em caso de vazamento. Usando o gs natural, voc protege o meio ambiente e colabora para acabar com a poluio. Origem uma energia de origem fssil, resultado da decomposio da matria orgnica fssil no interior da Terra, encontrado acumulado em rochas porosas no subsolo, freqentemente acompanhado por petrleo, constituindo um reservatrio. Gs Natural e o Meio Ambiente Por estar no estado gasoso, o gs natural no precisa ser atomizado para queimar. Isso resulta numa combusto limpa, com reduzida emisso de poluentes e melhor rendimento trmico, o que possibilita reduo de despesas com a manuteno e melhor qualidade de vida para a populao. A composio do gs natural pode variar bastante, predominando o gs metano, principal componente, etano, propano, butano e outros gases em menores propores. Apresenta baixos teores de dixido de carbono, compostos de enxofre, gua e contaminantes, como nitrognio. A sua combusto completa, liberando como produtos o dixido de carbono e vapor de gua, sendo os dois componentes no txicos, o que faz do gs natural uma energia ecolgica e no poluente. O gs natural caracteriza-se por sua eficincia, limpeza e versatilidade. utilizado em indstrias, no comrcio, em residncias, em veculos. altamente valorizado em conseqncia da progressiva conscientizao mundial da relao entre energia e o meio ambiente. As especificaes do gs para consumo so ditadas pela Portaria n. 41 de 15 de abril de 1998, emitida pelo Agncia Nacional do Petrleo, a qual agrupou o gs natural em 3 famlias, segundo a faixa de poder calorfico. O gs comercializado no Brasil enquadrase predominantemente no grupo M (mdio), cujas especificaes so:

Poder calorfico superior (PCS) a 20 C e 1 atm: 8.800 a 10.200 kcal/m3

Centro Federal de Educao Tecnolgica do Esprito Santo

43

Densidade relativa ao ar a 20 C: 0,55 a 0,69 Enxofre total: 80 mg/m3 mximo H2S: 20 mg/m3 mximo CO2: 2 % em volume mximo Inertes: 4 % em volume mximo O2: 0,5 % em volume mximo Ponto de orvalho da gua a 1 atm: -45 C mximo Isento de poeira, gua condensada, odores objetveis, gomas, elementos formadores de goma hidrocarbonetos condensveis, compostos aromticos, metanol ou outros elementos slidos ou lquidos.

Aplicaes O gs natural, aps tratado e processado, utilizado largamente em residncias, no comrcio, em indstrias e em veculos. Nos pases de clima frio, seu uso residencial e comercial predominantemente para aquecimento ambiental. J no Brasil, esse uso quase exclusivo em coco de alimentos e aquecimento de gua. Na indstria, o gs natural utilizado como combustvel para fornecimento de calor, gerao de eletricidade e de fora motriz, como matria-prima nos setores qumico, petroqumico e de fertilizantes, e como redutor siderrgico na fabricao de ao. Na rea de transportes, utilizado em nibus e automveis, substituindo o leo diesel, a gasolina e o lcool. Vantagens do Gs Natural baixo impacto ambiental: o gs um combustvel ecolgico. Sua queima produz uma combusto limpa, melhorando a qualidade do ar, pois substitui formas de energias poluidoras como carvo, lenha e leo combustvel. Contribui ainda para a reduo do desmatamento. - facilidade de transporte e manuseio: Contribui para a reduo do trfego de caminhes que transportam outros tipos de combustveis. No requer estocagem, eliminando os riscos do armazenamento de combustveis. - vetor de atrao de investimentos: A disponibilidade do gs atrai novas empresas, contribuindo para a gerao de empregos na regio. - segurana: Por ser mais leve do que o ar, o gs se dissipa rapidamente pela atmosfera em caso de vazamento. Esta a grande diferena em relao ao gs de
Centro Federal de Educao Tecnolgica do Esprito Santo 44

cozinha (GLP) que, por ser mais pesado que o ar, tende a se acumular junto ao ponto de vazamento, facilitando a formao de mistura explosiva. Impactos e Problemas Por ser um combustvel fssil, formado a milhes de anos, trata-se de uma energia no renovvel, portanto finita. O gs natural apresenta riscos de asfixia, incndio e exploso. Por outro lado, existem meios de controlar os riscos causados pelo uso do gs natural. Por ser mais leve que o ar, o gs natural tende a se acumular nas partes mais elevadas quando em ambientes fechados. Para evitar risco de exploso, devem-se evitar, nesses ambientes, equipamentos eltricos inadequados, superfcies superaquecidas ou qualquer outro tipo de fonte de ignio externa. Em caso de fogo em locais com insuficincia de oxignio, poder ser gerado monxido de carbono, altamente txico. A aproximao em reas onde ocorrerem vazamentos s poder ser feita com uso de aparelhos especiais de proteo respiratria cujo suprimento de ar seja compatvel com o tempo esperado de interveno, controlando-se permanentemente o nvel de explosividade. Os vazamentos com ou sem fogo devero ser eliminados por bloqueio da tubulao alimentadora atravs de vlvula de bloqueio manual. A extino do fogo com extintores ou aplicao de gua antes de se fechar o suprimento de gs poder provocar graves acidentes, pois o gs pode vir a se acumular em algum ponto e explodir. O que um Gasoduto? O gasoduto uma rede de tubulaes que lea o gs natural das fontes produtoras at os centros consumidores. O gasoduto Bolvia-Brasil transporta o gs proveniente da Bolvia para atender os Estados de Mato Grosso do Sul, So Paulo, Paran, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Transporta grandes volumes de gs, possui tubulaes de dimetro elevado, opera em alta presso e somente se aproxima das cidades para entregar o gs s companhias distribuidoras, constituindo um sistema integrado de transporte de gs. O gs comercializado atravs de contatos de fornecimento com as Companhias Distribuidoras de casa Estado, detentoras da concesso de distribuioo. A TBG (Transportadora Brasileira Gasoduto Bolvia-Brasil S/A), proprietria do gasoduto, responsvel pelo transporte do gs at os pontos de entrega (Companhias Distribuidoras).

Centro Federal de Educao Tecnolgica do Esprito Santo

45

Como funciona uma Rede de Distribuio As redes de distribuio transportam volumes menores de gs natural a menores presses, com tubulaes de dimetros menores que do gasoduto. E esta rede que recebe o gs nos gasodutos e o leva at as indstrias e aos centros urbanos e por fim, at a sua casa. A rede de gs natural to importante e segura quanto as redes de energia eltrica, telefone, gua ou fibra tica e contribuem para facilitar a vida das pessoas e impulsionar o comrcio e as indstrias. O Gs Natural uma Energia Segura? Totalmente. Alm de segura ecologicamente correta As redes de distribuio so enterradas e protegidas com plcas de concreto, faixas de segurana e sinalizao. H algumas medidas de segurana utilizadas nas obras: materiais: na fabricao dos dutos foram utilizados materiais especiais, de grande resistncia e durabilidade. As soldas so inspecionadas atravs de um rigoroso controle de qualidade. vlvulas de bloqueio: so instaladas ao longo da rede com o objetivo de interromper o fluxo de gs, em caso de um eventual vazamento. Em trechos urbanos so instalados a cada 1 km. proteo das tubulaes: as tubulaes so enterradas, no mnimo, a 1 metro de profundidade. Nas travesias, a tubulao revestida por um tubo protetor contra as cargas externas. Em reas urbanas, as placas de concreto so instaladas sobre a tubulao, para proteg-la de impactos decorrentes de escavaes. controle de corroso: contra o ataque corrosivo do solo, as tubulaes so protegidas por um sistema conhecido por proteo catdica. sinalizao: a finalidade alertar sobre a presena da rede de gs. A sinalizao subterrnea consta de fita plstica na cor amarela com 30 cm de largura, instalada abaixo da superfcie do solo para alertar as pessoas que fazem escavaes. A sinalizao area constituda de placas e avisos instalados ao longo da rede. odorizao: tem o objetivo de dotar o gs de um odor caracterstico, para permitir a pronta deteco em caso de eventuais vazamentos.

Usina Eltrica Gs de Araucria-PR O Consrcio formado pela COPEL (20% de participao); BG (INGLATERRA); EL PASO (USA); e PETROBRAS DISTRIBUIDORA. est desenvolvendo estudos tcnicos, econmicos e ambientais para a implantao da Usina Termeltrica Gs Natural, no municpio de Araucria - Paran.

Centro Federal de Educao Tecnolgica do Esprito Santo

46

A Usina de 480 MW em ciclo combinado, de duas turbinas a gs natural de 160 MW e uma turbina a vapor de 160 MW ir consumir na condio de operao nominal 2.200.000 metros cbicos de gs por dia. O incio de operao esta previsto para o primeiro semestre de 2002 e ser interligada ao sistema eltrico sul-sudeste brasileiro na Regio Metropolitana de Curitiba. (fonte: Copel) Concepo artstica da UEG Araucria

Centro Federal de Educao Tecnolgica do Esprito Santo

47

2.9

Energia Geotrmica

A energia geotrmica existe desde que o nosso planeta foi criado. Geo significa terra e trmica est ligada a quantidade de calor. Abaixo da crosta terrestre constitue-se uma rocha lquida, o magma. A crosta terrestre flutua nesse magma, que por vezes atinge a superfcie atravs de um vulco ou de uma fenda. Os vulces, as fontes termais e as fumarolas so manifestaes conhecidas desta fonte de energia. O calor da terra pode ser aproveitado para usos diretos, como o aquecimento de edifcios e estufas ou para a produo de eletricidade em centrais geotrmicas. Em Portugal, existem alguns aproveitamentos diretos, como o caso da Central Geotrmica em So Miguel (Aores). Origem A gua contida nos reservatrios subterrneos pode aquecer ou mesmo ferver quando em contato com o magma. Existem locais onde a gua quente sobe at a superfcie terrestre, formando pequenos lagos. A gua utilizada para aquecer prdios, casas, piscinas no inverno, e at para produzir eletricidade. Em alguns lugares do planeta, existe tanto vapor e gua quente que possvel produzir energia eltrica. A temperatura da gua quente pode ser maior que 2000 C. Abrem-se buracos fundos no cho at chegar aos reservatrios de gua e vapor, estes so drenados at a superfcie por meio de tubos e canos apropriados. Atravs desses tubos o vapor conduzido at a central eltrica geotrmica. Tal como uma central eltrica normal, o vapor faz girar as lminas da turbina como uma ventoinha. A energia mecnica da turbina transformada em energia eltrica atravs de um gerador. A diferena dessas centrais eltricas que no necessrio queimar um combustvel para produzir eletricidade. Aps passar pela turbina, o vapor conduzido para um tanque onde ser resfriado. A gua que se forma ser novamente canalizada para o reservatrio onde ser naturalmente aquecida pelas rochas quentes. Geotermia e Meio Ambiente Devido a natureza, a energia geotrmica uma das mais benignas fontes de eletricidade. Essa energia de obteno mais barata que os combustveis fsseis ou usinas nucleares. A emisso de gases poluentes (CO2 e SO2) praticamente nula. Trata-se de uma fonte de energia no-renovvel, porque o fluxo de calor do centro da Terra muito pequeno comparado com a taxa de extrao requerida, o que pode levar o campo geotrmico ao esgotamento. O tempo de vida do campo de dcadas, porm a recuperao pode levar sculos. Campos geotrmicos podem ser extensos e podem prover trabalho fixo por muitos anos. Nos ltimos trinta anos, a cincia da geofsica avanou rapidamente e o conhecimento da estrutura do planeta tem crescido consideravelmente. A teoria das placas tectnicas
Centro Federal de Educao Tecnolgica do Esprito Santo 48

permitiu uma compreenso do porqu que certas regies tm maior atividade vulcnica e ssmica do que outras. Embora as minas mais profundas esto s a alguns quilmetros de profundidade e os buracos so geralmente perfurados profundidade de at 10 km, tcnicas sismolgicas junto com evidncias indiretas permitiram um conhecimento maior da forma da estrutura da terra. Os gradientes de temperatura variam amplamente em cima da superfcie da terra. Isto o resultado do derretimento local devido a presso e frico e aos movimentos de placas vizinhas uma contra a outra. Sendo assim, um fluxo de magma debaixo pode acontecer. A localizao das placas vizinhas tambm correspondem a regies onde atividades vulcnicas so encontradas. O calor medido perto da superfcie surge do magma mas outros fatores tambm podem afetar o fluxo de calor e gradiente trmico. Em alguns casos, conveco de fonte de gua natural perturba o padro de fluxo de calor e em outros casos pensado que o lanamento de gases quentes de pedra funda pode aumentar o fluxo. Outro mecanismo importante gerao de calor de istopos radioativos de elementos tal como urnio, trio e potssio. Este mecanismo no completamente compreendido, mas certas reas da crosta sofreram derretimento sucessivo e recristalizao com o tempo e isso conduziu concentrao destes elementos a certos nveis da crosta. Em uma menor extenso, reaes qumicas exotrmicas tambm podem contribuir para o aquecimento local. reas classificadas como hipertrmicas exibem gradientes muito altos (muitas vezes to grande quanto as reas no trmicas) e esto normalmente perto das placas vizinhas. reas semi-trmicas com gradientes de 40-70 C/km podem ter anomalias na grossura da crosta em caso contrrio regies estveis ou devido a efeitos locais como radioatividade. Em reas de dobramentos modernos, onde h vulces, como na Rssia e Itlia, bombeia-se gua da superfcie para as profundidades do subsolo em que existam cmaras magmticas (de onde sai as lavas). Nestas cmaras a temperatura muito alta e por isto a gua transforma-se em vapor, que retorna superfcie por presso atravs de tubulaes, acionando turbinas em usinas geotrmicas situadas na superfcie terrestre. Em regies onde h geiseres (vapor d'gua sob presso proveniente de camadas profundas da crosta terrestre, atravs de fissuras da mesma, explodindo periodicamente na superfcie terrestre), como na Islndia, aproveita-se este vapor d'gua para calefao domstica. A cada 32 metros de profundidade da crosta terrestre a temperatura aumenta cerca de 1C: o grau geotrmico. Este aumento de temperatura pode ser usado para a construo de usinas geotrmicas, como j foi executado experimentalmente por cientistas norte-americanos do Laboratrio Nacional de Los Alamos. Como todos os recursos naturais no-renovveis, a energia geotrmica tambm deve ser utilizada racionalmente. Impactos e Problemas

Centro Federal de Educao Tecnolgica do Esprito Santo

49

A energia geotrmica restrita, no sendo encontrada em todos os lugares, o que dificulta a implatao de projetos em determinadas localidades. Por causa dos altos ndices de desperdcios que ocorrem quando o fludo geotrmico transmitido a longas distncias atravs de dutos, a energia deve ser posta em uso no campo geotrmico ou prximo deste . Dessa maneira o impacto ambiental sentido somente nos arredores da fonte de energia. Geralmente os fluxos geotrmicos contm gases dissolvidos, e esses gases so liberados para a atmosfera, junto com o vapor de gua. Na maioria so gases sulfurosos (H 2S), com odor desagradvel, corrosivos e com propriedades nocivas sade humana. H a possibilidade de contaminao da gua nas proximidades de uma usina geotrmica, devido a natureza mineralizada dos fluidos geotrmicos e exigncia de disposio de fluidos gastos. A descarga livre dos resduos lquidos para a superficie pode resultar na contaminao de rios, lagos. Quando uma grande quantidade de fluido retirada da terra, sempre h a chance de ocorrer um abalo, e nesses lugares deve ser injetado gua para no ocorrer o aluimento da terra. Os testes de perfurao das fontes so operaes barulhentas, geralmente as reas geotrmicas so distante das reas urbanas. O calor perdido das usinas geotrmicas maior que de outras usinas, o que leva a um aumento da temperatura do ambiente prximo usina. Perspectivas Futuras A energia geotrmica uma fonte de energia alternativa que encontrada em locais especiais da superfcie terrestre, que necessita de muita pesquisa para melhor ser aproveitada, pois o rendimento que se consegue ainda muito baixo. O alto custo das construes das usinas, da perfurao, e os possveis impactos inviabilizam ainda muitos projetos. Curiosidades: A primeira usina de eletricidade baseada em energia geotrmica foi a de Laderello na Itlia, construda em 1913, acionando um gerador de 250Kw tendo sido posteriormente ampliada passando a gerar 400Mw eltricos. Nesta usina a energia geotrmica captada de uma profundidade de 1000 ps (987,5m), e o vapor gerado se encontra a uma temperatura de 240oC.

Centro Federal de Educao Tecnolgica do Esprito Santo

50

2.10

Clula Combustvel

Conceito - Funcionamento A clula a combustvel uma tecnologia que utiliza a combinao qumica entre os gases oxignio (O2) e hidrognio (H2) para gerar energia eltrica, energia trmica (calor) e gua. A primeira clula a combustvel foi desenvolvida em 1839 por um fsico ingls chamado William Grove. Ele sabia que passando eletricidade atravs da gua podiam-se obter os gases hidrognio e oxignio, que constituem a gua. Como todo bom e curioso cientista, ele tentou fazer o processo reverso, combinando hidrognio e oxignio para produzir eletricidade e gua. E conseguiu! Mas a sua inveno chamada por ele de bateria gs, no tinha muita aplicao prtica naquela poca. Anos depois em 1889, o nome clula a combustvel foi criado por dois cientistas, Ludwig Monk e Charles Langer. Eles queriam tornar a clula a combustvel uma inveno prtica, mas no tiveram muito xito. A clula a combustvel s comeou a ganhar vida no final dos anos 30, quando o ingls Francis Bacon desenvolveu clulas a combustvel de eletrlito alcalino. Em 1959, ele demonstrou um sistema de clula a combustvel de 5kW para fazer funcionar uma mquina de solda. No entanto somente com a Agncia Espacial dos EUA, a NASA, a clula a combustvel comeou a decolar. E ela foi para o espao nos projetos Gemini e Apollo. Tudo que a NASA precisava era de um bom equipamento que gerasse energia com eficincia, e que utlizasse um combustvel leve e com grande densidade de energia o hidrognio. Hidrognio O hidrognio o mais simples e mais comum elemento do universo. Ele compe 75% de sua massa, e 90% de suas molculas. Possui a maior quantidade de energia por unidade de massa que qualquer outro combustvel conhecido - 52.000 British Thermal Units (BTU) - Unidades Trmicas Britnicas - por libra (ou 120,7 kilojoules por grama), cerca de trs vezes mais calor por libra que o petrleo estando em seu estado lquido. Quando resfriado ao estado lquido, o hidrognio de baixo peso molecular ocupa um espao equivalente a 1/700 daquele que ocuparia no estado gasoso, sendo possvel ento o seu armazenamento e transporte. No seu estado natural e sob condies normais, o hidrognio um gs incolor, inodoro e inspido. um condutor de energia, uma forma de energia secundria que deve ser processada como veremos adiante, como a eletricidade. O hidrognio uma molcula com grande capacidade de armazenar energia e por este motivo sua utilizao como fonte renovvel de energia eltrica e tambm trmica vem sendo amplamente pesquisada. Se for produzido a partir de fontes renovveis (etanol e

Centro Federal de Educao Tecnolgica do Esprito Santo

51

gua) e tecnologias renovveis, como a energia solar, elica e hidrulica, o hidrognio torna-se um combustvel renovvel e ecologicamente correto. um elemento qumico largamente encontrado na gua, no ar, nos seres vivos, no petrleo e, para ter um aproveitamento como fonte de energia eficiente, deve estar na forma pura - gasosa ou lquida. Apresenta uma inflamabilidade elevada, mas no maior que a do gs natural, uma fonte energtica que est em expanso no Brasil e dever ser uma das principais fontes de hidrognio, pois na sua estrutura de hidrocarboneto, encontrado o metano (CH4). O hidrognio molecular (H2) existe como dois tomos ligados pelo compartilhamento de eltrons - ligao covalente. Cada tomo composto por um prton e um eltron. Como o hidrognio tem densidade de 1/14 em relao ao ar, alguns cientistas acreditam que este elemento a fonte de todos os demais, por processos de fuso nuclear. Quando queimado com oxignio puro, os nicos produtos so calor e gua. Quando queimado com ar, constitudo por cerca de 68% de nitrognio, alguns xidos de nitrognio (NOX) so formados. Ainda assim, a queima de hidrognio produz menos poluentes atmosfricos que os combustveis fsseis. Num sistema de clula a combustvel, a utilizao do hidrognio puro traz vantagens como no necessitar de reformadores (equipamento utilizado para extrair o hidrognio de uma fonte deste combustvel, tal como o gs natural), diminuindo o tamanho e custo do sistema, alm de no contaminar as membranas e eletrodos que so sensveis a alguns compostos.

Centro Federal de Educao Tecnolgica do Esprito Santo

52

Fotografias: Alguns tipos de clulas

Aplicaes em Notebooks

Detalhe da clula PEM da nave espacial Gemini 7. Descrio: Clula a combustvel PEM aberta. Produzia 1kW eletricidade, alm da gua para os astronautas beberem. Fonte: Science Service Historical Image Collection. Direitos Autorais: Science Service Historical Image Collection.

Clula a combustvel do FCX V3 da Honda


Centro Federal de Educao Tecnolgica do Esprito Santo 53

Clula a combustvel da nave espacial Apollo exibida no museu espacial de Alamogordo. Descrio: Clula a combustvel alcalina (AFC) exposta no Museu Espacial de Alamogordo, EUA. A clula foi montada pela Pratt & Whitney no ano de 1964. Foi utilizada na misso Lunar da Apollo. Fonte: Science Service Historical Image Collection. Direitos Autorais: Science Service Historical Image Collection.

Centro Federal de Educao Tecnolgica do Esprito Santo

54

Principais Fontes de Hidrognio 1. Gs Natural O gs natural uma fonte de energia rica em hidrognio, com a relao de um tomo de carbono para quatro tomos de hidrognio. um dos combustveis fsseis mais utilizados no mundo, com sua participao na matriz energtica mundial de aproximadamente de 23%, atrs apenas do petrleo que est com 40%. Dentre os principais combustveis fsseis, como o petrleo e o carvo, o gs natural o menos poluente. Hoje, aproximadamente a metade da produo de hidrognio no mundo provm do gs natural, e a maior parte da produo em escala industrial pelo processo de reforma a vapor, ou como um subproduto do refino de petrleo e produo de compostos qumicos. Para ser utilizado numa clula a combustvel, o gs natural passa pelo processo de reforma para se obter o hidrognio. A reforma a vapor do gs natural utiliza energia trmica calor - para separar os tomos de hidrognio do tomo de carbono no metano (CH4), e envolve a reao do gs natural com vapor dgua a alta temperatura em superfcies catalticas platina ou nquel. O processo extrai os tomos de hidrognio, deixando o dixido de carbono como subproduto. Este processo realiza-se em duas fases: Fase 1: A reao decompe o combustvel em gua e monxido de carbono (CO). Fase 2: Uma reao posterior transforma o monxido de carbono e a gua em dixido de carbono e hidrognio. Estas reaes ocorrem sob temperaturas de 200C ou maiores. Em clulas a combustvel de xido slido (SOFC) ou carbonato fundido (MCFC), a reforma a vapor ocorre internamente devido alta temperatura entre 600C e 1000C. O catalisador a esta temperatura pode ser o nquel, mais barato que a platina, pois nesta temperatura as reaes de catlise ocorrem mais facilmente dispensando um catalisador de altssima taxa de reaes e caro como a platina. Do ponto de vista ambiental este sistema de produo de hidrognio no considerado sustentvel, devido s emisses de CO2, que contribui para o efeito de estufa. A reforma a gs natural tem se mostrado o meio de menor custo para produzir o hidrognio comercial, mas como pode ser observado acima, o gs natural um hidrocarboneto, e emite CO2 no processo de converso. Entretanto, se o pico global da produo de gs natural ocorrer por volta de 2020, como predizem alguns gelogos, ser necessrio descobrir outros mtodos de produzir hidrognio ou utilizar um combustvel renovvel como o etanol lcool da cana-de-acar, e esta dever ser a principal aposta brasileira.

Centro Federal de Educao Tecnolgica do Esprito Santo

55

2. Etanol O etanol hoje uma das principais fontes de energia no Brasil. uma fonte de energia renovvel, pouco poluente, e se aplicado em clulas a combustvel, possibilita uma eficincia energtica melhor que a utilizada hoje e com praticamente nenhuma emisso de poluentes. Alm disso, o Brasil o maior produtor mundial de cana-de-acar, e tambm o maior produtor de acar e etanol (lcool). Movimenta anualmente cerca de 12 bilhes de dlares e emprega diretamente aproximadamente um milho de trabalhadores, e indiretamente cerca 3,5 milhes, com a maior parte das unidades produtoras e de mercado de trabalho localizadas nos Estados de So Paulo e do Paran. No ano de 2003, a produo de lcool chegou a 14,4 bilhes de litros em todo o pas, com o Centro-Sul responsvel por 12,9 bilhes de litros desse total. um volume 16,72% acima dos 11,014 bilhes de litros produzidos na safra 02/03. Isto se deve s novas variedades de matria-prima, s condies climticas favorveis e melhoria da eficincia industrial das unidades produtoras. O etanol produzido a partir de amido de milho, da cana-de-acar, da beterraba e de outras matrias-primas, e tem sido usado por dcadas como combustvel para transporte em vrias partes do mundo. Apresenta energia densa e lquida que pode ser estocada compactamente, contm 35% de oxignio, e possui uma combusto limpa. Pode ser produzido no pas, o que diminui a necessidade do leo importado e dos derivados de petrleo, contribui para a segurana energtica dos pases e fornece suporte econmico e mercados alternativos para as safras da matria-prima utilizada. Quando o etanol substitui o petrleo, os benefcios ambientais incluem menores emisses de CO2. E ao contrrio de outros combustveis oxigenados, o etanol no nocivo ao meio ambiente no caso de ocorrerem derramamentos ou vazamentos. Por possuir estes atributos, o etanol possui um futuro forte como combustvel alternativo ou como combustvel adicional para mecanismos de combusto interna. A demanda por etanol crescente e a indstria do etanol responde com progressos, como uma tecnologia de produo mais eficiente e com uma capacidade de produo maior. Quando o etanol usado em uma clula a combustvel, pode gerar alm de energia, importantes contribuies ambientais, alm de abrir novos mercados com a gerao distribuda e com aplicaes avanadas em sistemas de transporte. Por este motivo, a indstria do etanol est comeando a ter um papel mais importante nos mercados futuros. As clulas a combustvel com etanol usado diretamente so conhecidas como DEFCs Direct Ethanol Fuel Cells/Etanol Direto. No Brasil, assim como nos EUA, existem estudos procurando viabilizar a utilizao do etanol nas CaCs, mas ainda esto em fase de desenvolvimento.

Centro Federal de Educao Tecnolgica do Esprito Santo

56

As principais caractersticas do Etanol esto abaixo: Lquido incolor e voltil, com odor e sabor caractersticos; Pureza expressa em graus Gay Lussac. O lcool vendido comercialmente para fins domsticos tem 96GL. Capacidade de dissolver substncias orgnicas. Composto orgnico saturado. Pode ser dissolvido com gua em todas as propores. Queima gerando uma chama com desprendimento de calor e nenhuma fuligem. Frmula Molecular: CH2OH5 Peso Molecular: 46 Densidade API: 47,1 Massa Especfica: 789,1 kg/m Temperatura de fuso (a 101,35 kPA): -117,22 C Temperatura de ebulio (a 101,35 kPA): 77,78 C Calor latente: 921096,00 J/kg Valores Calorficos: 26990,90 J/kg (mais baixo) a 29,28 J/kg (mais alto) Razo ar-combustvel: 9,0 : 1 Octanagem (Mtodo motor ASTM): 99 ndice de Cetano: 10

3. Metanol O metanol um lquido incolor, com peso molecular igual a 32,04, possuindo um odor suave na temperatura ambiente. Sua frmula molecular CH3OH. Atualmente, o metanol uma das matrias-primas mais consumidas na indstria qumica. J foi conhecido como lcool da madeira, devido a sua obteno comercial a partir da destilao destrutiva da madeira. A maior utilizao do metanol atualmente est na produo de formaldedo, metil-tertbutil-ter (MTBE) aditivo para a gasolina e que est sendo banido aos poucos nos EUA e como combustvel puro ou em mistura com gasolina para automveis leves. A tecnologia conhecida como metanol direto (DMFC) uma variao da tecnologia PEMFC no qual faz uso do metanol diretamente sem a necessidade de reforma do combustvel para se ter o hidrognio puro. O metanol convertido em dixido de carbono e hidrognio no nodo. O hidrognio se quebra em prtons e eltrons. Os prtons atravessam a membrana at reagir com o oxignio para formar gua, seguindo o mesmo padro de reao numa tpica clula a combustvel PEMFC. A maioria das CaCs so alimentadas por hidrognio, o qual pode ser adicionado diretamente ou ser extrado a partir de um combustvel no prprio sistema CaC atravs da reforma de uma fonte de hidrognio tal como o metanol, o etanol, e hidrocarbonetos, como o gs natural e gasolina. As clulas a combustvel de Metanol Direto (DMFC),

Centro Federal de Educao Tecnolgica do Esprito Santo

57

entretanto, so alimentadas por metanol, o qual misturado ao vapor e ento ao nodo (eletrodo negativo) da clula a combustvel. As clulas a combustvel DMFC no tem muitos dos problemas de armazenamento tpicos de outras tecnologias, pois o metanol tem uma densidade de potncia maior que a do hidrognio embora menor que a da gasolina ou diesel. O metanol tambm mais fcil de transportar e fornecer para o mercado, pois pode utilizar a corrente infraestrutura por ser um combustvel lquido, como a gasolina. Estas clulas operam na temperatura de 120-130C, o qual um pouco maior que a temperatura padro de uma PEMFC (80C), e atinge uma eficincia de aproximadamente 40%. A desvantagem que a baixa temperatura de converso do metanol para hidrognio e dixido de carbono precisa de uma quantidade maior de platina como catalisador do que na PEMFC convencional, o que aumenta o custo da clula a combustvel. O aumento no custo , entretanto, compensado pela praticidade de utilizar um combustvel lquido e de no necessitar de um reformador. A tecnologia existente nas DMFCs ainda est em incio de desenvolvimento mas j tm demonstrado sucesso em aplicaes em telefones celulares e laptops, mercados potenciais para esta tecnologia. As principais propriedades fsicas do Metanol esto abaixo: Densidade (20/4 C) mx: 0,7932 Ponto inicial de ebulio 760mm Hg, C: 64,4+ - 0,1 Faixa de destilao 760mm Hg, C mx: 1,0 incluindo, 64,4+ - 0,1 Limite de inflamabilidade inferior % vol 6,7 Limite de inflamabilidade superior % vol: 36,5 Calor de combusto cal/g, gas.,25 C: 5683 Calor de combusto cal/g, liq.,25 C: 5420 Calor de fuso cal/g: 0,76 Calor de vaporizao cal/g (ponto normal de ebulio): 262,8 Ponto de congelamento C: -97,8 ndice de refrao n20: 1,32863 Calor especfico do lquido cal/g/C a 20C: 0,599 Presso crtica Atm: 78,7 Temperatura crtica C: 240,0 Temperatura de auto-ignio C: 470 Coeficiente de expanso cbica por C a 55C: 1,24 x 103 Constante dieltrica mhos, 25C: 32,63 Presso de Vapor mm Hg, 20C: 96,0 Solubilidade em gua, lcool ou ter completa

Centro Federal de Educao Tecnolgica do Esprito Santo

58

4. gua A gua dever ser uma das principais fontes de hidrognio no futuro. Companhias de energia no Brasil esto comeando a pesquisar a viabilidade econmica de se produzir hidrognio a partir da gua utilizando os reservatrios das grandes usinas hidreltricas brasileiras. A idia produzir durante a madrugada, perodo em que a demanda por energia baixa e de menor custo. Para extrair o hidrognio da molcula de gua (H2O), utiliza-se o mtodo por eletrlise. A eletrlise faz uso da eletricidade para romper a gua em tomos de hidrognio e oxignio, passando por ela uma corrente eltrica. Este processo existe h mais de 100 anos. Seu funcionamento consiste de dois eletrodos, um negativo (nodo) e outro positivo (ctodo) que so submersos em gua pura, qual se deu maior condutibilidade pela aplicao de um eletrlito, tal como um sal, melhorando a eficincia do processo. As cargas eltricas da corrente quebram as ligaes qumicas entre os tomos de hidrognio e o de oxignio e separa os componentes atmicos, criando partculas carregadas (ons). Os ons se formam em dois plos: o anodo, polarizado positivamente, e o catodo, polarizado negativamente. O hidrognio se concentra no ctodo e o anodo atrai o oxignio. Uma tenso de 1,24V necessria para separar os tomos de oxignio e de hidrognio em gua pura a uma temperatura de 25C e uma presso de 1,03Kg/cm2. A tenso necessria para quebrar a molcula de gua varia conforme a presso ou a temperatura so alteradas. Visualmente, o hidrognio borbulha em direo ao eletrodo de carga negativa (anodo), e o oxignio rumo ao eletrodo de carga positiva (ctodo). A menor quantidade de eletricidade necessria pra eletrolisar um mol de gua de 65,3 Watts-hora (25C). A produo de um metro cbico de hidrognio requer 0,14 kilowatts-hora (kWh) de energia eltrica (ou 4,8kWh por metro cbico). A eletrlise no tem sido muito utilizada porque os custos da eletricidade usada no processo impedem que ela concorra com o processo de reforma a vapor do gs natural e futuramente com o de etanol. A eletricidade pode custar de trs a quatro vezes mais que o gs natural reformado a vapor. medida que o gs natural for ficando mais escasso e caro, provavelmente a eletrlise ficar competitiva. No Brasil, pode-se aproveitar os reservatrios das hidroeltricas e produzir hidrognio nos horrios fora de pico e mais baratos, como durante a madrugada. Se os custos das clulas fotovoltaicas, de gerao elica, hdrica e geotrmica, todas estas formas de energia renovveis e livres de carbono, diminurem, a eletrlise atravs destes mtodos ser uma opo tambm atrativa. 5. Biomassa A biomassa oferece as melhores perspectivas entre todas as fontes de energia renovveis e como fonte de hidrognio, seja produzindo lcool (etanol), metanol ou metano (CH4). A cana-de-acar, o milho, as florestas cultivadas, soja, dend, girassol, colza, mandioca, palha de arroz, lascas ou serragem de madeira, dejetos de criao animal, so bons exemplos de biomassa. Seu valor energtico alto, pois uma tonelada de matria seca gera 19 GJ. Um hectare de cana-de-acar produz 980 GJ e a mesma rea reflorestada gera 400 GJ.

Centro Federal de Educao Tecnolgica do Esprito Santo

59

6. Metano de Estao de Tratamento de gua e Esgoto O metano (CH4) um componente do "biogs", produzido por bactrias anaerbias. Estas bactrias so encontradas em grande quantidade no meio ambiente. Elas quebram, ou digerem, matria orgnica na ausncia de oxignio e produzem o "biogs" como resduo metablico. Exemplos de fontes de biogs incluem os aterros sanitrios, o esterco de gado ou porcos e as estaes de tratamento de guas e esgotos. O metano tambm o principal componente do gs natural produzido por bactrias anaerbias h milhes de anos atrs. 7. Algas e Bactrias Os processos biolgicos e fotobiolgicos atravs de enzimas utilizam algas e bactrias para produzir hidrognio. Sob condies especficas, os pigmentos em certos tipos de algas absorve energia solar. As enzimas na clula de energia agem como catalisadores para decompor as molculas de gua. Algumas bactrias tambm so capazes de produzir hidrognio, mas diferentemente das algas necessitam de substratos para seu crescimento. Os organismos no apenas produzem hidrognio, mas tambm podem limpar poluio ambiental. Sabe-se de longa data que as algas produzem pequenas quantidades de hidrognio, mas at recentemente os cientistas no haviam encontrado um mtodo factvel para aumentar esta produo. Cientistas da Universidade da Califrnia, Berkeley, e o Laboratrio Nacional de Energia Renovvel encontraram uma soluo. Aps permitir que a cultura de algas crescesse sob condies normais, os pesquisadores privaram-nas de enxofre e oxignio. Aps muitos dias gerando hidrognio, a cultura de algas foi colocada novamente sob condies normais por alguns poucos dias, permitindo assim que armazenassem mais energia. O processo pode ser repetido vrias vezes. A produo de hidrognio por algas pode eventualmente promover um meio prtico e de baixo custo para a converso de luz solar em hidrognio. 8. Gasolina e Diesel A gasolina e o diesel tambm podem ser utilizados para produzir hidrognio para as clulas a combustvel, mas so mais inconvenientes por terem uma estrutura com diversas molculas. A nica vantagem seria o aproveitamento da sua infra-estrutura estabelecida em postos servindo como transio para o modelo de postos a hidrognio no futuro. Mas a tendncia dever ser o aproveitamento da infra-estrutura estabelecida pelo lcool (etanol

Centro Federal de Educao Tecnolgica do Esprito Santo

60

Funcionamento Bsico

Centro Federal de Educao Tecnolgica do Esprito Santo

61

3. Linhas de Transmisso 3.1 Tenses de Transmisso Padronizao

Terminologia Tenso Nominal a tenso fase-fase eficaz na qual o sistema projetado. Tenso Mxima de Operao do Sistema a tenso mais alta fase-fase eficaz que esperada em condies normais de operao em qualquer instante e em qualquer parte do sistema. Alta Tenso a designao para tenses de transmisso abaixo de 230 Kv. Extra Alta Tenso entre 230 Kv e 600 Kv. Ultra Alta Tenso acima de 600 Kv. Vnom (Kv) Vmx (Kv) 13,8 15 23 25,8 34,5 38 44 48,3 69 72,5 88 92,4 138 145 230 242 345 362 440 460 500 550 750 800

Centro Federal de Educao Tecnolgica do Esprito Santo

62

Centro Federal de Educao Tecnolgica do Esprito Santo

63

Centro Federal de Educao Tecnolgica do Esprito Santo

64

Centro Federal de Educao Tecnolgica do Esprito Santo

65

3.2

Materiais Utilizados

3.2.1 Cabos Condutores Consideraes de Projeto a) Tenso tima de transmisso a longa distncia Joule Perdas Corona P = R.I = .l.I . I= P = K. l I S P = K.l w V Condutor
Custo da transmisso Custo total Custo do isolamento

P=k.l W V

Custo do condutor Nvel econmico de tenso Nvel de tenso

b) Adaptao do Projeto ao Meio Ambiente Gerao de oznio devido o efeito corona Emisso de rudo audvel Interferncia em sinais R.F. Tenses eletrostticas induzidas

c) Seleo do condutor d) Critrios eltricos isolamento mnimo fase / terra, etc. e) Outras consideraes Pra-raios

Centro Federal de Educao Tecnolgica do Esprito Santo

66

Caractersticas fsicas das linhas areas de transmisso Cabos condutores: condutores ideais para linhas areas de transmisso seriam aqueles que possam apresentar as caractersticas abaixo: a) Alta condutibilidade eltrica: perdas por efeito joule (R.I), possam ser mantidas economicamente, dentro de limites tolerveis. Oneram diretamente o custo do transporte de energia. b) Baixo custo: uma parcela pondervel do investimento total (custo dos cabos), influindo de maneira decisiva no custo de transporte de energia. c) Boa resistncia mecnica: assegurar integridade mecnica linha, garantindo continuidade de servio e segurana s propriedades e s vidas. d) Baixo peso especfico: as estruturas de suporte so dimensionadas para absorver os esforos mecnicos transmitidos pelos condutores, um dos quais, o seu prprio peso. Portanto quanto maior for este, mais robustos e caras sero as estruturas. e) Alta resistncia oxidao e a corroso por agentes qumicos : para que no sofram reduo da seo ao longo do tempo, provocando reduo na sua resistncia mecnica e eventual ruptura.

Caractersticas Condutividade 20C

Alumnio T. dura 61% IACS

Cobre T. dura 97% IACS

IACS International Annelead Standart 100% correspondem condutibilidade padro internacional - medida 20C, em cobre quimicamente puro. Como ligas de cobre, eram muito empregados bronze I e bronze II, com 15% e 30% de zinco, respectivamente, dando maior resistncia mecnica ao cobre. Em regio de atmosfera poluda e a beira-mar, pode ser desaconselhvel o emprego de cabos de alumnio, sujeitos corroso. Nesse caso aconselhvel o emprego de uma das ligas ALDREY (Al, Mg, Si e Fe), o que aumenta as resistncias qumicas e mecnica, em detrimento da resistncia eltrica, cujo valor aumenta consideravelmente. Custo Al / Custo Cu = 25% A resistncia mecnica inferior compensada com cabos de alumnio com alma de ao.

Centro Federal de Educao Tecnolgica do Esprito Santo

67

Condutores Padronizados O encordoamento normal dos cabos condutores, quando compostos de fios de mesmos dimetros, obedece seguinte lei de formao: N = 3x + 3x + 1 Onde: N = nmero total de fios componentes X = nmero de camadas ou coroas Logo: Para 1 camada 7 fios Para 2 camadas 19 fios Para 3 camadas 37 fios Para 4 camadas 61 fios , etc. Padronizao brasileira As normas brasileiras elaboradas pela ABNT especificam as caractersticas exigveis na fabricao e para o recebimento dos condutores destinados a fins eltricos. a) Condutores de cobre aplica-se EB-12 cabos nus de cobre Seo em milmetros quadrados. Composio, ou nmeros de filamentos Classe de encordoamento

Normas ABNT EB-11 e EB-12 regulam as caractersticas que os cabos e fios nus devem possuir: a. b. c. d. e. f. g. h. i. j. k. Qualidade do material, suas caractersticas eltricas e fsicas Acabamento Encordoamento, passo do encordoamento Emendas Variao do peso e da resistncia eltrica Dimenses, construo e formao Tolerncias no comprimento dos cabos Embalagem e marcao desta Propriedades mecnicas e eltricas Ensaios de aceitao Responsabilidades dos fabricantes

Centro Federal de Educao Tecnolgica do Esprito Santo

68

b)

Condutores de alumnio e alumnio-ao

Normas ABNT: EB 219 fios de alumnio para fins eltricos EB 292 fios de ao zincado para alma do cabo de alumnio EB 193 cabos de alumnio (CA) e cabos de alumnio com alma de ao (CAA) para fins eltricos. Sua designao deve ser feita pela rea nominal da seo do alumnio, expressa em mm, pela formao, pelo tipo (CA ou CAA), pela classe de encordoamento correspondente, e eventualmente, pela referncia comercial. De acordo com esse cdigo canadense de referncia comercial, h para cada tipo de cabo uma famlia de nomes atravs dos quais cada bitola fica completamente definida assim: Para Cabos CA nomes de flores Para Cabos CAA nomes de aves, ambos na lngua inglesa Exemplo: Cdigo Tulip Cabo CA alumnio, composto de 19 filamentos. Dimetro dos filamentos = 3381 mm Dimetro do cabo (nominal) = 16,92 mm Peso do cabo (nominal) = 467,3 Kg / Km Carga ruptura = 2995 Kg Resistncia eltrica em CC 20C = 0,168 / Km Cdigo Penguin Cabo CAA, composio 1 fio ao e 6 de Al c/ seo de 125,1 mm Bitola AWG n 0000 Dimetro do fio de ao = 4,77 mm Dimetro do fio de alumnio = 4,77 mm Dimetro do cabo (nominal) = 14,31 mm Peso do cabo (nominal) = 432,5 Kg / Km Carga de ruptura = 3820 Kg Resistncia eltrica em CC 20C = 0,26719 / Km

Centro Federal de Educao Tecnolgica do Esprito Santo

69

c)

Condutores em liga de alumnio

O alumnio, em liga metlica com outros materiais, aumenta consideravelmente sua resistncia mecnica, porm aumenta tambm sua resistncia eltrica. Essas ligas podem aumentar consideravelmente sua resistncia oxidao e corroso em regies de atmosfera poluda ou beira-mar. Essas ligas tm diversos nomes de acordo com suas composies. Na Europa o ALDREY muito utilizado. Nos EUA e Canad temos dois tipos de condutores em ligas de Alumnio: Tipo AAC cabos homogneos compostos de fios iguais em ligas de alumnio de diversas composies. Tipo ACAR idnticos ao cabo CAA, exceto pela alma, que nesse caso ser composta de liga de alumnio, ao invs de ao. Estes condutores so fabricados no Brasil. d) Condutores Copperweld e Alumoweld

Seus filamentos so obtidos pela extruso de uma capa de cobre ou de alumnio sobre um fio de ao de alta resistncia. Seu emprego em linhas de transmisso como cabos condutores limitado a situaes especiais em que so necessrias pequenas sees de materiais condutores aliados a elevadas resistncias mecnicas. Como cabos pra-raios tem largo emprego e em linhas de telecomunicaes e mesmo como condutor neutro em sistemas de distribuio, urbanos e rurais. e) Condutores Tubulares e expandidos

A fim de reduzir os gradientes de potencial nas superfcies dos condutores e com isso aumentar o valor da tenso crtica de corona dos cabos, introduziram-se diversos tipos de condutores designados como expandidos empregando materiais diversos. A figura abaixo mostra um cabo CAA expandido e alguns exemplos de condutores de cobre ou bronze tubulares. O condutor CAA expandido tem um dimetro externo cerca de 15% maior que um condutor de mesmas caractersticas eltricas. a) Condutores Expandidos b) Condutores Ocos c) Condutores CAA Expandidos

Centro Federal de Educao Tecnolgica do Esprito Santo

70

f)

Condutores Mltiplos

Condutores mltiplos ou enfeixados propostos em 1909 por Thomas, tiveram seu emprego aplicado no incio da dcada de 1930. Devido s primeiras linhas de tenso extra-elevadas, sendo que na Europa sua aceitao foi mais imediata do que na Amrica, o que evidenciado pelo fato de que as primeiras linhas de 345 Kv, que entraram em servio em 1956. O desenvolvimento das novas tcnicas de construo, a melhoria das ferragens e a confiana adquirida na operao das primeiras linhas fizeram com que o seu uso se generalizasseS S S

3.2.2 Isoladores e Ferramentas Os cabos so suportados pelas estruturas atravs dos isoladores, que como seu prprio nome indica, mantm isolados eletricamente das mesmas. Devem resistir tanto as solicitaes mecnicas como as eltricas. Os isoladores so submetidos s solicitaes mecnicas que lhe so transmitidos pelos cabos condutores. So de 3 tipos: a) Foras verticais devido ao prprio peso dos condutores (nos pases de clima frio, este peso acrescido do peso da capa de gelo que pode se formar em tono dos mesmos). b) Foras horizontais axiais no sentido dos eixos longitudinais das linhas necessrias, para que os condutores se mantenham suspensas sobre o solo. c) Foras horizontais transversais em sentido ortogonal aos eixos longitudinais das linhas, devidas a ao da presso do vento sobre os prprios cabos. Esses esforos so transmitidos pelos isoladores s estruturas, que devem absorv-los. As solicitaes de natureza eltrica a que um isolador deve resistir so as tenses mais elevadas que podem ocorrer nas linhas, e que so: a) Tenso normal e sobretenses em freqncia industrial; b) Surtos de sobretenso de manobra que so de curta durao, podendo no entanto, atingir de 3 a 5 vezes a tenso normal entre fase e terra. c) Sobretenses de origem atmosfrica, cujas intensidades podem ser muito elevadas e variadas.

Centro Federal de Educao Tecnolgica do Esprito Santo

71

Um isolador eficiente deve ainda ser capaz de fazer o mximo uso do poder isolante do ar que o envolve a fim de assegurar isolamento adequado. A falha de um solador pode ocorrer tanto no interior do material (perfurao) ou pelo ar que envolve (descarga externa). Seu desenho deve ser de forma a assegurar uma distribuio balanceada de potenciais e, conseqentemente, dos gradientes de ar, com o objetivo de assegurar tenses de descarga adequada. Alm desses requisitos deve ainda satisfazer a outro no menos importante, que o da no produo, mesmo aps longos perodos de operao, da indesejvel radiointerferncia. Esta, em geral, causada nos isoladores por minsculos pontos de disrupo eltrica para o ar: corona. Produzem correntes de altas freqncias que irradiam energia de maneira semelhante um rdio transmissor. Exige-se ainda dos isoladores extrema robustez, de modo a poderem resistir ao manuseio, sem sempre delicado, nos armazns e obras. Devem ser durveis quando em servio, reduzindo a um mnimo o nmero de reposies no decorrer dos anos, e resistir bem aos choques trmicos a que esto submetidos pelas condies metereolgicas locais. Suas superfcies devem ter acabamento capaz de resistir bem as exposies ao tempo, mesmo em atmosfera de elevado grau de poluio em que haja presena de xidos de enxofre e outros reagentes. Para a sua fabricao empregam-se dois tipos de materiais: a) Porcelana Vitrificada b) Vidro temperado Encontra-se em fase de introduo isolamentos para linhas executados com resinas sintticas. A associao de epxi com fibras de vidro, alm de ter poder isolante apresenta excelentes caractersticas mecnicas. A principal vantagem desse tipo de material consiste em permitir a execuo de peas estruturais auto-isolantes, e conforme as classes de tenso, eliminar inteiramente os isoladores convencionais, podendo contribuir para a reduo das dimenses de estruturas. a) Porcelana Vitrificada Deve ser de boa qualidade, baixa porosidade, isenta de bolhas de ar e impureza, alm de apresentar alta resistncia mecnica e ao impacto. Sua resistncia dieltrica, deve ser da ordem de 6 a 6,5 Kv/mm. Sua superfcie deve ser vitrificada cuidadosamente a fim de vedar os seus poros, impedindo a absoro de gua e evitando a reduo de sua resistncia dieltrica. A vitrificao deve ser resistente a altas temperaturas, devendo resistir ao calor oriundo de eventuais arcos eltricos sem se danificar. A grande dificuldade da eletrocermica consiste na obteno de peas espessas e de grandes dimenses capazes de satisfazer a essas exigncias.
Centro Federal de Educao Tecnolgica do Esprito Santo 72

b) Vidro temperado Possui uma resistncia dieltrica da ordem de 14 Kv/mm e resistncia mecnica equivalente a da porcelana, podendo inclusive ser fabricadas peas mais espessas. Seu custo inferior ao da porcelana, porm mais sujeito a danos por atos de vandalismo, pois, devido sua tmpera, os isoladores no resistem bem aos impactos, mesmo leves, dependendo do local atingido (por exemplo, saias dos isoladores de disco, que so inteiramente estraalhados por pedras atiradas com estilingues). Com o advento da transmisso nas tenses extras elevadas em CA e CC, condies mais severas de servio, vm sendo impostas aos isoladores, devido inclusive, crescente intensidade da poluio atmosfrica, isso tem levado a grandes projetos de pesquisa em todo mundo, visando aprimorar materiais e desenhos dos isoladores, no sentido de assegurar uma crescente melhoria em seus desempenhos. Est se adotando vitrificao semicondutora em isoladores antipoluio. Tipos de Isoladores Em linhas de transmisso emprega-se basicamente trs tipos de isoladores. a) b) c) Isoladores de pino Isoladores tipo pilar Isoladores de suspenso

a) Isoladores de Pino so fixados estruturas atravs de um pino de ao. Para tanto, em sua parte interna possuem um furo rosqueado, com rosca de filete redondo padronizado pela ABNT (MB22), os pinos de ao forjado possuem, em sua parte superior, uma cabea de chumbo filetada, sobre o qual se atarracha o isolador. So normalmente solicitados compresso e a flexo.

Monocorpo para 25kV

Centro Federal de Educao Tecnolgica do Esprito Santo

73

Somente so empregados em linhas at 69 Kv, e com condutores relativamente leves em virtude da pequena resistncia do chumbo da cabea dos pinos ao esmagamento e tambm da pequena resistncia dos prprios pinos e esforos de flexo. Devido a mencionada dificuldade de se obterem peas maiores e mais espessas, isoladores para tenses nominais maiores que 25 Kv so compostos de diversas peas de espessuras menores, sobrepostos entre si. So isoladores multicorpos. Em vidro temperado possvel obt-los de uma s pea (isolador monocorpo).
Multicorpo para 69kV

b) Isoladores tipo pilar so menos usados entre ns em L.T. do que os isoladores de pino, podendo ser construdos de uma nica pea, tambm de porcelana, para tenses mais elevadas. Dado o seu sistema de fixao, resistem a esforos mecnicos, bem mais elevados tanto de compresso como flexo. Nos EUA construram-se linhas com esse tipo de isolador com tenses at 110 Kv.

c) Isoladores de suspenso representam o tipo de isoladores de maior importncia para as linhas de transmisso, pois trabalhando a trao, condio muito favorvel de solicitao tanto para o vidro como para a porcelana, ajustam-se facilmente s condies de servio impostas em linhas em tenso extra-elevadas e ultra-elevadas.

Centro Federal de Educao Tecnolgica do Esprito Santo

74

Empregam-se basicamente dois tipos de isoladores de suspenso: 1. Isoladores monocorpo ou barra longa 2. Isoladores de disco 1. Isoladores monocorpo, levam o nome de barra longa - So constitudos de uma nica pea de porcelana, cujo comprimento varia de acordo com a nvel de isolamento desejado. Para um mesmo nvel de isolamento, ele sempre inferior ao das cadeias de isoladores correspondentes, o que pode resultar em considervel reduo nas dimenses das estruturas, so fabricados com comprimentos at 1305mm para tenses at 110 KV em uma s pea, podendo ser conectada duas ou mais em srie para tenses maiores. 2. Isoladores de disco so referidos na MB-22 da ABNT, simplesmente como isoladores de suspenso por no considerar o tipo anterior. So compostos de um corpo isolante e ferragens de suspenso, atravs das ferragens, unidades de isoladores so conectados entre si, formando longas cadeias de isoladores. Essas ferragens so idealizadas, de forma a permitir grande flexibilidade, o que abriga os isoladores a trabalharem sob trao, com esforos concentrados em seu eixo, no Brasil, ferragens de suspenso dos isoladores so padronizados pela ABNT (PB 57) permitindo o cmbio por unidades fornecidas por diversos fabricantes. As ferragens constituem-se de uma haste fixada na parte inferior do isolador, terminada em forma de bola (boleto), ou de lingeta (olhal), e por uma campnula terminada ou em um garfo ou em uma concha. O tipo de engate bola-concha quase adotado universalmente em L.T. para cadeias em V, s vezes so preferidas os engates garfoolhal. Engate concha-bola

Centro Federal de Educao Tecnolgica do Esprito Santo

75

As ferragens dos isoladores de suspenso devem ser galvanizadas em banho quente de zinco, sendo a espessura da camada controlada pela NB-22. Caractersticas dos Isoladores de Suspenso a) Caractersticas fsicas e mecnicas Resistncia eletromecnica Carga mxima de trabalho Resistncia ao impacto Resistncia aos choques trmicos

b) Caractersticas eltricas Tenses disruptivas a seco e sob chuva em freqncia industrial Tenses disruptiva sob impulso Tenso de perfurao Tenso de radiointerferncia e corona

Essas caractersticas devem ser indicadas pelos fabricantes e grandezas ANB 22 e a MB-22 da ABNT, regulamentam quais os ensaios e sua forma de realizao para verificao das garantias oferecidas. Distribuio de potncias em isoladores e cadeias de isoladores Distribuio de potncias ao longo de um nico isolador

Tenso do Solo % da tenso aplicada 100 80 60 40 20 0 2 4 6 8 10 12

Centro Federal de Educao Tecnolgica do Esprito Santo

76

Circuito Equivalente de uma cadeia de Z isoladores C


1 C

Vn Vg

A figura mostra a distribuio de potenciais em uma unidade. Como e de se esperar, os gradientes mais elevados ocorrem prximos aos pinos e a campnula, enquanto que gradientes menores ocorrem ao longo da superfcie restante, se considerarmos uma cadeia de isoladores com z elementos, teremos o circuito equivalente acima, onde Vn (Kv) tenso a que esto submetidas n unidades a contar do lado aterrado (estrutura) Vg (Kv) tenso a qus esto submetidos os z elementos. C (F) capacitncia entre campnula e pino de um isolador. c (F) capacitncia de uma unidade do solo. K (f) capacitncia de uma unidade ao condutor. 3.2.3 Ferragens e Acessrios So representados pelo conjunto de peas que devem suportar os cabos e lig-los s cadeias de isoladores e estas s estruturas. No conjunto, o seu desenho de extrema importncia, mesmo em detalhes mnimos, pois podem construir-se fontes corona e importantes fontes de radiointerferncia, mesmo com tenses relativamente baixas. Cadeias de suspenso: as cadeias de isoladores devem suportar os condutores e transmitir aos suportes todos os esforos destes. Na parte superior devem possuir uma pea de ligao estrutura, em geral um gancho ou uma manilha, e na parte inferior, terminam em uma pina (ou grampo de suspenso) que abraa e fixa o cabo condutor. Pina de suspenso Dispositivo antivibrantes Armadura antivibrantes Festes Amortecedores stockbridge Grampos de suspenso armados
Centro Federal de Educao Tecnolgica do Esprito Santo 77

Cadeias de ancoragem: suportam alm dos esforos que devem suportar as cadeias de suspenso tambm os esforos devidos ao tracionamento dos cabos. Podem ser constitudos de uma simples coluna de isoladores, como tambm de diversas colunas em paralelo, dependendo da fora de trao a que esto sujeitas. O elemento de fixao do cabo condutor o grampo de tenso ou grampo de ancoragem, que deve ser dimensionado para resistir aos esforos mecnicos a que ficar sujeito, e ao mesmo tempo reter o cabo, sem possibilidade de escorregamento. Em alumnio ou ferro malevel, existem dois tipos bsicos: De passagem: o cabo retido por presso, atravessando o grampo sem secionamento, havendo diversas formas de execuo; De compresso: o cabo seccionado no ponto de ancoragem e o grampo aplicado por compresso do material por meio de prensa hidrulica ou alicate prensa de grande capacidade. Para os cabos CAA pode ser constitudo de duas peas, uma interna que retm o ncleo de ao e que suporta o esforo mecnico e uma externa de alumnio que possui sapatas terminais para a ligao eltrica da derivao. Estruturas das linhas de transmisso

3.3

As estruturas constituem os elementos de sustentao dos cabos das L.T.s tero tantos pontos de suspenso quanto forem os cabos condutores e cabos pra-raios a serem suportados. Suas dimenses e formas dependem, portanto, de diversos fatores, destacando-se: Disposio dos condutores; Distncia entre condutores; Dimenses e formas de isolamentos; Flechas dos condutores; Altura de segurana; Funo mecnica; Forma de resistir; Materiais estruturais; Nmero de circuitos, etc;

Da a grande variedade de estruturas em uso. 3.3.1 Disposio dos Condutores Nas linhas trifsicas empregam-se, fundamentalmente, trs disposies de condutores: a) Disposio triangular b) Disposio horizontal
Centro Federal de Educao Tecnolgica do Esprito Santo 78

c) Disposio vertical a) Disposio triangular: os condutores esto dispostos segundo os vrtices de um tringulo, que poder ser eqiltero ou outro qualquer, no primeiro caso desde que a disposio seja eletricamente simtrica, no segundo assimtrica.

X X
B C

Assimtrica 69 KV

Simtrica 69 KV

b) Disposio horizontal: os condutores so fixados em um mesmo plano horizontal, onde o nome usado s vezes lenol horizontal. Pode ser simtrica ou assimtrica. Sua principal vantagem reside em permitir, estruturas de menor altura para um mesmo condutor e vo do que as demais disposies, porm estruturas mais largas. a disposio preferida das linhas a circuitos simples, para tenses elevadas e extra-elevadas.
21,34m

33,5m

41,5m

L.T. 750KV - Canad

12.7m Estai 27,45m 34,3m

L.T. 500KV - Canad

c) Disposio vertical: ou em lenol, a disposio preferida para linhas a circuito duplo e para linhas que acompanham vias pblicas. Nestes os condutores se encontram montados em um plano vertical.

At 138 KV

Centro Federal de Educao Tecnolgica do Esprito Santo

79

Para as linhas a circuito prefere-se as disposies abaixo:


2,30m 3,80m 3,80m 25,0m

15,10m

L.T. 138KV - CESP

3.3.2 Dimenses das estruturas As dimenses principais das estruturas so determinadas principalmente pelos seguintes fatores: Tenso nominal de exerccio Sobretenses previstas

Como fatores secundrios: Flexo dos condutores Forma de sustentao de condutores Dimetro dos condutores

Essas dimenses (distncia entre condutores, altura dos seus pontos de suspenso, distncia entre as partes aterradas) variam grandemente de pas para pas, dependendo das normas adotas. No Brasil, esses elementos so fixados em norma pela ABNT (NB 182/1972) 3.3.3 Classificao das estruturas das L.T.s H diversos critrios pelos quais podemos classificar as estruturas das L.T.s, sendo os mais usados: Quanto sua funo na linha; Quanto sua forma de resistir Quanto ao material empregado em sua fabricao

Centro Federal de Educao Tecnolgica do Esprito Santo

80

3.3.3.1 Funes das estruturas nas linhas Atravs da norma da ABNT NB 182 Projetos de Linhas areas de transmisso e subtransmisso de energia eltrica especfico as cargas atuantes, bem como as hipteses de carga a serem consideradas nos projetos e clculos do suportes das LT.s. A) Cargas verticais Componentes Verticais dos esforos de trao dos cabos (condutores e pra-raios); Peso dos acessrios de fixao dos cabos (ferragens e isoladores); Peso do prprio suporte e eventuais cargas verticais, devido ao estaiamento; Sobrecargas de montagens, manuteno e/ou outras eventuais. B) Cargas Horizontais transversais Ao do vento sobre os cabos e respectivos acessrios de fixao; Ao do vento sobre o suporte na direo normal linha; Componentes horizontais transversais dos esforos de trao dos cabos e eventuais esforos horizontais introduzidos pelo estaiamento.

C) Cargas horizontais longitudinais Componentes horizontais longitudinais dos esforos de trao dos cabos e eventuais esforos introduzidos pelo estaiamento; Ao do vento sobre o suporte, na direo da linha. As cargas acima relacionadas, que podem ser consideradas como normais, sobrepemse ainda cargas anormais, ou excepcionais, s quais, sob certas condies, os condutores devem resistir, so elas as cargas provocadas pelo rompimento de um ou mais cabos. As estruturas alm de sua funo geral de suporte dos condutores, possuem tambm funes subsidirias, cuja influncia marcante em seu dimensionamento. Essas funes esto relacionadas com o tipo de cargas que devem suportar. a) Estruturas de Suspenso b) Estruturas de Ancoragem Ancoragem total tambm chamadas de estruturas de fim de linha, so dimensionadas para resistir a todas as cargas normais e excepcionais unilateralmente. So portanto as estruturas mais reforadas das linhas. Ancoragem parcial tambm chamadas de ancoragem intermediria, servindo normalmente como pontos de tensionamento.

Centro Federal de Educao Tecnolgica do Esprito Santo

81

c) Estruturas para ngulos so dimensionadas para resistir aos esforos normais, inclusive das foras horizontais devidas a presena dos ngulos. Resistem geralmente s cargas excepcionais. d) Estruturas de derivao quando se deve fazer uma derivao, sem haver necessidade de interrupo ou seccionamento nesse ponto, a linha simplesmente derivada de estruturas apropriadas para esse fim. e) Estruturas de transposio ou rotao de fase 3.3.3.2 Forma de resistir das estruturas Solicitao axial vertical; Solicitao horizontal transversal; Solicitao horizontal longitudinal

A classificao das estruturas em dois grupos, quanto ao seu componente face a essas cargas a) Estruturas autoportantes; b) Estruturas estaiadas. a) Estruturas Autoportantes So estruturas que transmitem todos os esforos diretamente para as suas fundaes, comportando-se como vigas engastadas verdadeiras, com elevados momentos fletores junto linha de solo. Elas podem ser: Rgidas Flexveis Mistas ou semi-rgidas

1. Estruturas rgidas: so dimensionadas para resistir aos esforos normais e sobrecargas, sem deformaes elsticas perceptveis, e s cargas excepcionais, com deformaes elsticas de menor importncia. Em seu aspecto geral, so simtricas em ambas as direes (longitudinais e transversais), com dimenses relativamente grandes e construdas em estruturas metlicas treliadas. 2. Estruturas Flexveis: resistem apenas s cargas normais sem deformaes perceptveis , resistindo s sobrecargas e esforos excepcionais com deformaes elsticas considerveis. So simtricas em ambas as direes e se
Centro Federal de Educao Tecnolgica do Esprito Santo 82

caracterizam pelo elevado grau de esbelteza; os postes singelos so exemplos tpicos desse tipo de estrutura, como tambm o so os prticos articulados. 3. Estruturas mistas ou semi-rgidas: so rgidas em uma direo e flexveis em outro. Assim, so estruturas assimtricas, com dimenses maiores na direo em que so rgidas e menores na outra. o caso dos prticos contraventados ou rgidos. b) Estruturas Estaiadas So normalmente estruturas flexveis ou mistas que so enrijecidas atravs de tirantes ou estais. Os tirantes absorvem parte dos esforos horizontais, transmitindo axialmente pela estrutura. Os tirantes em geral so constitudos com cabos de ao galvanizado a fogo, com sete fios e dimetros nominais variveis. Os cabos Alumoweld e Copperweld tambm tem sido bastante empregados. As estruturas estaiadas, at pouco tempo, tinham emprego limitado s linhas com estruturas de madeira ou concreto e tenses at 230Kv. Mais recentemente foram introduzidas estruturas metlicas estaiadas para tenses at 750Kv. Um caso particular constitui as linhas com estruturas semi-rgidas no sentido transversal que obtm sua estabilidade longitudinal atravs dos cabos pra-raios, ancorados em cada uma das estruturas de suspenso e terminados nas estruturas de amarrao.

2,74 2,74

3,50

3,50

3,50

3,50

19,5

19,0

345Kv - USA 7,85

230Kv Cavan Duplo TEE CHESF Brasil Concreto

7,85

4,00

8,00

4,00

17,2

345 Kv Madeira - USA

Centro Federal de Educao Tecnolgica do Esprito Santo

83

Estruturas Autoportantes a) Rgida; b) Elstica; c) Semi-rgida


Cabos de Ao

Estais 380 Kv Finlndia

230Kv Frana

3.3.3.3 Materiais para Estrutura Materiais usuais para fabricao das estruturas das LTs so: madeira, concreto, metais, mistas e resinas armadas

a) Madeira deve possuir caractersticas especiais, capazes de satisfazer as exigncias peculiares do servio, quais sejam: Elevada resistncia mecnica flexo; Boa resistncia s intempries; Indeformalidade com o decorrer do tempo; Boa resistncia ao ataque de microorganismos que levam sua destruio.

Obs.: madeiras capazes de satisfazer as condies acima: aroeira; leo vermelho; maaranduba e candeia. Para as : cruzetas, travessas, etc.
Centro Federal de Educao Tecnolgica do Esprito Santo 84

Recomenda-se: Ip; Faveiro; cabreva; etc. b) Concreto Armado A evoluo no emprego das estruturas de concreto armado se deve principalmente a: Maior durabilidade e ausncia total de manuteno; Melhoria das vias e meios de transporte, bem como do equipamento de manejo e montagem; Iintroduo de ao-carbono, permitiu uma reduo considervel nas dimenses da pea, obtendo-se sees pequenas e alta resistncia, o que reduziu ainda mais o seu custo.

Sua principal desvantagem est nas dificuldades de transporte no campo, principalmente em terrenos acidentados e de difcil acesso. So empregados dois tipos de armaduras para as estruturas de concreto: Pr-tensionadas; Convencional.

c) Estruturas metlicas constitudo de ao carbono normais de alta resistncia, em perfilados ou tubos. Devem ser protegidos contra oxidao. A zincagem a quente das peas, asseguram ausncia de manuteno, por 25 anos ou mais. O alumnio e suas ligas tambm tem sido usados como material estrutural para linhas de alta tenso. A reduo de peso que se obtm , sem sacrifcio da resistncia, notvel, porm seu custo ainda muito elevado. Sob certas condies podem ser montadas em locais de fcil acesso e transportadas de helicptero.

Centro Federal de Educao Tecnolgica do Esprito Santo

85

3.4

Cabos Pra-Raios Ocupam a parte superior da estrutura e se destinam a interceptar descargas de origem atmosfrica e descarreg-la para o solo, evitando que causem danos e interrupes nos sistemas. um equipamento destinado proteo de sobretenso provocada por descargas atmosfricas ou por chaveamento na rede. Um pra-raios constitudo basicamente por: corpo de porcelana, resistores no-lineares, desligador automtico, centelhador srie, proteo contra sobrepresso, conforme mostra a figura 3.4.1. At pouco tempo os cabos pra-raios eram sempre rigidamente aterrados atravs das estruturas quando surgiu a idia de utiliz-los para telecomunicaes e telemedies isolaram-se ento as estruturas dos cabos atravs de isoladores de baixa resistncia disruptiva, o que no afetou sua eficincia como elemento de proteo, permitindo o emprego de equipamento de acoplamento para comunicaes muito menos dispendioso.

Fig. 3.4.1 Vista da parte interna de um pra-raios.

Centro Federal de Educao Tecnolgica do Esprito Santo

86

Cabos utilizados Cabos de Ao HS, HSS ou SM galvanizados (ao galvanizado de alta ou extra alta resistncia); Cabos aluminoweld (cabos formados por fios de ao recoberto por alumnio); Cabos copperweld; Cabos CAA de alta resistncia mecnica (alunnio com alma de ao).

Fig. 3.4.2 Montagem de um Pra-raios em uma cruzeta. A figura 3.4.2 mostra um pra-raios montado numa cruzeta, indicando os elementos usados na montagem e na conexo. J a figura 2.4 apresenta graficamente as variaes de corrente e tenso durante a operao de um pra-raios a resistor no-linear.

Centro Federal de Educao Tecnolgica do Esprito Santo

87

Fig. 3.4.3 Curva de Atuao de um pra-raios. Para especificar um pra-raios, necessrio que se indiquem, no mnimo os seguintes elementos: tenso nominal (em kV), freqncia nominal, mxima tenso disruptiva de impulso sob frente de onda (em kV), mxima tenso residual de descarga (em kV), mxima tenso disruptiva freqncia industrial (em kV), corrente de descarga (em A), e tipo (distribuio ou estao).

Centro Federal de Educao Tecnolgica do Esprito Santo

88

4. Caractersticas de transmisso de energia em corrente alternada e corrente contnua A transmisso em corrente alternada hoje utilizada universalmente e mostrou-se adequada para transmitir e distribuir Energia Eltrica. Embora isso seja verdadeiro, existem ainda alguns problemas que no foram resolvidos mediante o emprego de corrente alternada, de forma tcnica e econmica. A transmisso de grandes blocos de potncia a grandes distncias de forma econmica e com o mnimo de agresso ao meio ambiente. Transmisso estvel de potncia entre sistemas assncronos ou com diferentes frequncias. Acrscimos de potncia uma dada rede sem majorar o nvel de potncia de curtocircuito desta rede. Transmisso subterrnea e subaqutica a distncia maiores que 30/40 km devido as severas limitaes impostas pela gerao de creativos do cabo CA ea consequente necessidade de reatores em derivao impraticvel em travessias martimas ou de rios, penalizando econmicamente o uso de cabos em corrente alternada. Um fator determinante para a aplicao de CCAT (Corrente Contnua em Alta Tenso), o baixo custo das linhas areas em corrente contnua. Acima de uma certa distncia cerca de 700 km, a economia obtida nos cabos das linhas maior do que os custos extras oriundos das estaes terminais, tornando a opo de transmisso em corrente contnua vantajosa. Observa-se que um sistema de transmisso em corrente contnua com dois condutores metlicos e a possibilidade do retorno pela terra na falta de um deles, equivale na prtica a um circuito duplo de corrente alternada, dispondo da mesma confiabilidade e a um custo menor inclusive no que tange a uma menor utilizao de faixas de passagem. 46 m

32 m

33,5 m

107 m
Centro Federal de Educao Tecnolgica do Esprito Santo

49 m
89

Alm disso a transmisso de corrente contnua no afetada pela capacitncia e a indutncia da linha. Utilizando toda a seo transversal do condutor (ausncia do efeito pelicular) propicia um controle de potncia estvel e veloz. A interconexo de sistemas operando a freqncias diferentes ou de sistemas assncronas (frequncias idnticas, mas possuindo diferentes modos de controle) feita com sucesso por elos em corrente contnua. Elos em corrente alternada apresentam dificuldades com respeito a potncia de acoplamento quando a capacidade de transmisso do elo for pequena em comparao com a capacidade geradora dos sistemas interligados. Mesmo pequenas diferenas de frequncias nos dois sistemas acarretam grandes correntes de interligao, com a proteo atuando para desconect-las. O emprego de corrente contnua resolve facilmente este problema, sem nada a acrescentar a potncia de curto-circuito das reas interligadas. Isto equivale a no ser necessrio alterar potncia de transformadores, reforos em barramentos ou empregos de disjuntores com maior capacidade de interrupo. Todos os fatos mencionados anteriormente tem tornado cada vez maior o emprego da corrente contnua no mundo , principalmente com o desenvolvimento das vlvulas a estado slido, cada vez mais compactas, confiveis e econmicas, permitindo minimizar custos das instalaes terminais. Concluso Quanto maior a distncia de transmisso, a vantagem do menor custo da linha em corrente contnua se far sentir na comparao com a alternativa em corrente alternada. Este fato demostrado atrves da anlise da figura abaixo. Tendo esta figura a variao do custo do investimento da transmisso (para uma dada potncia) em funo da distncia. Nas transmisses em corrente contnua as estaes terminais tem um custo bem mais elevado que nas transmisses em corrente alternada, enquanto que para o custo da linha ocorre o inverso. Assim sendo a partir de uma dada distncia. O custo global de da transmisso em correntecontnua passa a ser menor que o custo total da transmisso em corrente alternada. No possvel estabelecer de modo genrico este ponto, pois ele varia de acrdo com a potncia a ser transmitida, as condies locais, as caractersticas do sistema, terminais, etc... A distncia de 750 km citada como exemplo para um caso em particular, estudos publicados tem mostrado que o ponto crtico situa-se numa faixa de 500 a 1.500 km.

Centro Federal de Educao Tecnolgica do Esprito Santo

90

Custo (R$)

Corrente Alternada Ponto Crtico Corrente contnua

250 500 750 1000 1250

Distncia ( km)

Vantagens e Desvantagens da Transmisso em Corrente Contnua (CC) Vantagens: Flexibilidade de operao e expanso Pode operar com somente um plo e retorno pela terra, o que equivale a um circuito duplo de corrente alternada. Dentro de certos limites a transmisso CC pode operar com tenso reduzida. Operao assncrona A distncia de transmisso no limitada por razes de estabilidade, caracterstica esta que permite a interlagao de sistemas com frequncias diferentes ou que apresentam problemas de estabilizao. Corrente de curto circuito No contribui para o aumento desta corrente exceto um pequeno valor que depende do tipo e da quantidade de compensao reativa para os terminais. Transmisso subterrnea e submarina Em corrente altenada limitado devido aos efeitos do valor de corrente capacitiva dos cabos, o que no ocorre em CC, mostrando assim grandes perspectivas para alimentao de grandes centros urbanos, transmisses submarinas e martimas. Transmisso mais confivel operao em tenso reduzida caso haja problema de isolamento, operao com metade da potncia, se um dos plos ou parte da estao estiver fora de servio, menos exposio raios, pois s temos dois condutores contra trs em corrente alternada ou seis em igualdade de transmisso.

Centro Federal de Educao Tecnolgica do Esprito Santo

91

Desvantagens: Custo dos terminais Este era um dos grandes obstculos no uso da corrente contnua. Este fator foi muito diminudo devido s novas tecnologias de tirstores. Confiabilidade e disponibilidade de vlvulas Este era o maior obstculo bsico e fundamental at meados de 1970, visto que as vlvulas a vapor de mercrio apresentavam baixa confiabilidade. Custo de manuteno A baixa confiabilidade das vlvulas de vapor de mercrio tornava os custos de manuteno das estaes conversoras bastante elevadas se comparadas corrente alternada. Com novas tecnologias isto no se verifica, conforme experincias existentes. Pouco conhecimento da tecnologia O grande nmero de projetos a partir de 1970, difundiu esta tecnologia, facilitando estes tipo de transmisso. Vale salientar que estes comentrios referem-se especificamente s estaes conversoras e no as Linhas de transmisso.

Centro Federal de Educao Tecnolgica do Esprito Santo

92

107 m

107 m

5. Condutncia de Disperso e Efeito Corona Introduo de Efeito Corona e perdas nos Isoladores As perdas por disperso englobam as perdas devidas ao efeito corona e as perdas nos isoladores. As primeiras so uniformemente distribudas ao longo das linhas. As perdas nos isoladores, se concentram nos mesmos, porm como a distncia entre estruturas suporte pequena em comparao com o comprimento das linhas, tambm estas so consideradas uniformemente distribudas. 5.1 Perdas nos Isoladores

Atravs do material com que so fabricados os isoladores (porcelana ou vidro), como tambm ao longo de sua superfcie, verifica-se o escape de corrente em freqncia normal. Essas correntes provocam perdas de energia, e seu valor funo de uma srie de fatores merecendo destaque: Qualidade do material do isolador; Condies superficiais do isolador; Geometria do isolador; Freqncia da tenso aplicada; Potencial a que so submetidos; Condies metereolgicas, etc;

Experincias realizadas em uma linha experimental (275Kv), mostraram que estas perdas variam muito, indicando por unidade de isolador pendente: Tempo bom 0,25 a 1,5 W/isolador Chuva fraca 2,5 W/isolador Chuva forte 25W/Isolador No geral estas perdas, so suficientemente pequenas para poderem ser desprezadas na maioria dos casos.

Centro Federal de Educao Tecnolgica do Esprito Santo

93

5.2

Efeito Corona

A seleo dos condutores uma das decises mais importantes a serem tomadas pelo projetista das LTs. Nas linhas em mdias e altas tenses, a escolha da sees dos condutores geralmente se baseia em um equacionamento econmico entre as perdas por efeito joule e os investimentos necessrios. Nas linhas em tenses extra elevadas e nas futuras linhas em tenses ultra-elevadas, o controle das manifestaes do efeito corona pode ser o elemento dominante para orientar essa escolha. As mltiplas manifestaes do efeito corona tem implicaes diretas com a economia das empresas concessionrias e com o meio ambiente no qual as linhas de transmisso se encontram. Todas so importantes e por isso devem merecer dos projetistas a devida ateno; O efeito corona aparece na superfcie dos condutores de uma linha area de transmisso quando o valor do gradiente de potencial a existente excede o calor do gradiente crtico disruptivo do ar. Mesmo em uma campo eltrico uniforme, entre dois eletrodos planos no ar, uma srie de condies controlam essa tenso disruptiva, tais como a presso do ar, a presena de vapor dgua, o tipo de tenso aplicada e a fotoionizao incidente. No campo no uniforme em torno de um condutor a divergncia de campo exige influncia adicional, e qualquer partcula contaminadora como poeira, por exemplo, transforma-se em fonte pontual de descargas. Descargas eltricas em gases so geralmente iniciadas por um campo eltrico que acelera eltrons livres a existentes. Quando esses eltrons adquirem energia suficiente do campo eltrico, podem produzir novos eltrons por choque com outros tomos. o processo de ionizao por impacto. Durante sua acelerao no campo eltrico cada eltron livre colide com tomos de oxignio, nitrognio e outros gases presentes, perdendo nessa coliso, parte de sua energia cintica ocasionalmente um eltron pode atingir um tomo com fora suficiente, de forma a excit-lo. Nessas condies, o tomo atingido passa a um estado de energia mais elevado. O estado orbital de um ou mais eltrons muda e o eltron que colidiu com o tomo perde parte de sua energia para criar esse estado. Posteriormente o tomo atingido pode reverter ao seu estado inicial, liberando o excesso de energia em forma de calor, luz, energia acstica e radiaes eletromagnticas. Um eltron pode igualmente colidir com um on positivo, convertendo-se em tomo neutro. Esse processo, denominado recombinao, tambm libera o excesso de energia. Toda a energia liberada ou irradia deve provir do campo eltrico da linha, portanto do sistema alimentador, para o qual representa perda de energia, e conseqentemente prejuzo. De um modo geral, elas se relacionam com a geometria dos condutores, tenso de operao, gradientes de potencial nas superfcies dos condutores e, principalmente com as condies metereolgicas locais. Constatou-se por exemplo que as perdas por corona em linhas de tenses extra-elevadas podem variar de alguns Kilowatts/Km, at algumas centenas de Kilowatts/Km, sob condies adversas de chuva ou garoa.
Centro Federal de Educao Tecnolgica do Esprito Santo 94

As perdas mdias, como se verificou podem constituir apenas pequenas partes das perdas por efeito Joule, porm as perdas mximas podem ter influncia significante nas demandas dos sistemas, pois a capacidade geradora para atender a essa demanda adicional dever ser prevista ou diferena de energia importada. Tanto as perdas com tempo bom como aquelas sob chuva dependem dos gradientes de potencial na superfcie dos condutores. As perdas sob chuva dependem no s do indicie de precipitaes, como tambm do nmero de gotculas dgua que conseguem aderir superfcie dos condutores. Esse nmero maior nos condutores novos do que nos usados, nos quais as gotas dgua aderem mais facilmente geratriz inferior dos condutores. Nas transmisses em tenses extra-elevadas e as tenses ultra-elevadas enfatizaram dois outros tipos de perturbao do meio, provocados pelo efeito corona, sendo-lhes atribudo tambm carter de poluio radiointerferncia (R.I) rudo acstico (RA)

Descargas individuais de corona provocam pulsos de tenso e corrente de curta durao que se propagam ao longo das linhas resultando em campos eletromagnticos em sus imediaes. Essas descargas ocorrem durante ambos os semiciclos da tenso aplicada, porm aquelas que ocorrem durante os semiciclos positivos que irradiam rudos capazes de interferir na radio recepo nas faixas de freqncia das transmisses em amplitude modulada (AM). Em particular nas faixas das ondas mdias. Eflvios de corona tambm ocorrem em outros componentes das linhas, tais como ferragens e isoladores. Porm a intensidade dos rudos gerados bastante inferior a dos geradores pelos condutores. Ferragens defeituosos pinos e contra-pinos mal ajustados ou soltos podem igualmente gerar pulsos eletromagnticos. Estes no entanto, ocorrem nas faixas das freqncias de FM e TV, provocando interferncia ou rudo nas recepes de FM e TV. O estudo do comportamento das linhas no que se refere a RI bastante complexo em virtude dos inmeros fatores que afetam seu comportamento, muitos dos quais ainda so indefinidos e nem mesmo completamente entendidos, de forma que os efeitos cumulativos so considerados em bases estatsticas. Nos projetos de pesquisa sobre Corona em tenses extra e ultra elevadas, verificou-se que uma outra manifestao sua no poderia ser desprezada nas linhas de 500 kV ou tenses superiores, dado o carter de poluio ambiental que representa. a poluio acstica causada pelo rudo caracterstico provocado pelos eflvios do Corona. Estudos mostraram que o rudo audvel funo dos mximos gradientes de potencial na superfcie dos condutores.

Centro Federal de Educao Tecnolgica do Esprito Santo

95

O dimensionamento econmico das LTs est relacionado com a escolha do gradiente de potencial mximo admissvel na superfcie dos condutores das linhas de transmisso. Como veremos gradientes de potencial para uma mesma classe de tenso somente so reduzidos mediante o emprego de condutores com nmero crescente de subcondutores, ou pela forma com que so distribudos sobre o crculo tendo como centro o eixo do feixe. Alternativas vem sendo pesquisadas para a reduo da radiointerferncia e rudos audveis, como a colocao de espinas em volta dos condutores ou o seu envolvimento em capas de neoprene. O emprego dos condutores mltiplos assimtricos tem apresentado problemas de estabilidade mecnica sob ao do vento, e a melhor soluo sob esse aspecto poder conflitar com a melhor soluo sob o aspecto de distribuio de gradientes de potencial. 5.2.1 Formao dos eflvios de Corona Sabemos que o gradiente crtico disruptivo do ar atmosfrico E o da ordem de 30,5 (kV/cm) em atmosfera-padro de 20C e presso baromtricade 760mm de Hg. Para a corrente alternada, o valor eficaz do gradiente disruptivo igual a Eo = 21,6 kV/cm. Foi verificado atravs de experincias que o fenmeno das descargas de Corona somente se inicia com valores de gradientes mais elevados nas superfcies dos condutores, quando tambm se iniciam as manifestaes luminosas. A esse valor de gradiente denominou-se gradiente crtico visual (ECRV). Um condutor atinge o gradiente crtico visual quando o gradiente crtico disruptivo atingido a uma determinada distncia da superfcie do condutor, o que necessrio para que o campo acumule energia suficiente para desencadear o processo. Essa distncia denominada distncia de energia igual 0,301/r (cm) em atmosfera-padro. Fatores de superfcie Condies superficiais dos condutores Condutores cilndricos, polidos e secos Cabos novos, secos, limpos e sem abraso Cabos de cobre expostos ao tempo em atmosfera limpa Cabos de cobre expostos ao tempo em atmosfera agressiva Fatores de superfcie (m) 1,00 0,92 0,82 0,72

Cabos de alumnio novos, limpos e secos, com condies de superfcie decorrentes 0,53 a 0,73 do grau de cuidado com que foram estendidos nas linhas (mdias 0,60) Cabos molhados, novos ou usados 0,16 a 0,25

Verifica-se pelos valores obtidos na tabela que o ECRV diminui muito com a presena de gua sobre os cabos, cujas gotas representam pontos de concentrao de potncial. Os valores mais baixos de m atribudos aos cabos novos e secos decorrem do fato de que
Centro Federal de Educao Tecnolgica do Esprito Santo 96

estes, em geral, alm de apresentarem pequenas irregularidades superficiais (arranhes, farpas, etc...), que a oxidao provocada pelo prprio Corona se encarrega de eliminar, com o tempo, possuem tambm leos ou graxas em sua superfcie, qual aderem mais facilmente partculas de poeira orgnica e inorgnica, que representam fontes de eflvios puntiformes.

Gota normal

Gota deformada pelo campo eltrico

Deformao de gotas d`gua sob ao do campo eltrico de um condutor Nos cabos novos sujeitos chuva, a gua adere a toda a sua superfcie em forma de gotculas, enquanto que, nos cabos usados, a tendncia se formarem gotas maiores ao longo de sua geratriz inferior, porm em menor nmero. As gotculas em geral, so deformadas sob a ao do campo eltrico, formando pontas nas quais o gradiente se torna suficientemente elevado para produzir eflvios puntiformes, causando todos os inconvenientes mencionados. O gradiente crtico visual decresce consideravelmente. 5.3 Previso do desempenho das linhas quanto a formao de Corona

Para que uma linha apresente um desempenho satisfatrio face ao fenmeno do Corona, necessrio que o gradiente de potncial, na superfcie dos condutores ou subcondutores, seja inferior ao valor do gradiente critico visual desta linha, ou seja: E < ECRV Observaes realizadas em linhas de transmisso mostraram que se pode esperar um desempenho razovel com valores de gradientes de potncial da ordem de 15 kV/cm. Publicaes recentes indicam que se pode esperar desempenho satisfatrio, seja no que diz respeito a perdas, seja quanto ao nvel de intensidade de rudos de radiointerferncia com: E < 17 kV/cm Este valor tem sido empregado em dimensionamentos preliminares para a escolha tcnico econmica de condutores de linhas.

Centro Federal de Educao Tecnolgica do Esprito Santo

97

5.4

Gradiente de potencial na superfcie dos condutores

Consideremos inicialmente um condutor cilndrico reto, de raio r (m), de grande comprimento, de forma que se possa examinar um pedao de comprimento unitrio sem que ele seja afetado por quaisquer efeitos das extremidades. Consideramos igualmente longe de quaisquer outros condutores ou planos condutores. Este condutor possui carga Q (coulomb/km), uniformemente ditribuda sobre sua superfcie. O seu campo eltrico pode ser visualizado conforme figura abaixo atravs das linhas de fora que emanam normalmente de sua superfcie e cujo nmero proporcional a Q. Se considerarmos um cilindro concntrico com o condutor de espessura infinitesimal e a uma distncia R (m) de seu centro, o mesmo nmero de linhas de fora que emanam da superfcie do condutor de raio r tambm atravessar o cilindro, distribuindo-se sobre sua superfcie uniformemente.

r R

Campo eltrico de um condutor cilndrico no espao

A densidade considerarmos

do um

fluxo na superfcie do comprimento unitrio deste, ser:

cilindro

se

DR = Q (C/m); 2 R na superfcie do prprio condutor: Dr = Q (C/m); 2 r se lembrarnos que o gradiente de potncial se relaciona com a densidade de fluxo atravs da expresso: E = D (V/m) Teremos o gradiente de potencial na superfcie do condutor e do cilindro: ER = Q 2 R . (V/m) e Er = Q 2 r . (V/m)

onde: a permissividade do meio.


Centro Federal de Educao Tecnolgica do Esprito Santo 98

5.5

Anlise quantitativa das manifestaes do efeito Corona

Conforme foi mencionado, anteriormente, trs das manifestaes do efeito Corona apresentam maiores preocupaes nos projetos das linhas de transmisso, as quais examinaremos a seguir: a radiointerferncia; b rudos auditivos: c perdas de energia. As duas primeiras apresentam ntido carter de poluio ambiental, atingindo portanto, direitos da populao em geral. As perdas por Corona representam problemas econmicos. Em geral ocorrem, simultneamente, e se relacionam diretamente com o gradiente de potencial doas condutores. 5.5.1 Radiointerferncia Descargas ou eflvios pontuais nas superfcies dos condutores, causados por irregularidades ou partculas slidas aderentes, provocam a formao de pulsos de correntes que se propagam ao longo das linhas, estabelecendo campos eletromagnticos que se estendem lateralmente, e cuja presena detectada por receptores de rdio de amplitude modulada (AM) , principalmente nas faixas de 500 a 1.600 kHz, ou seja, exatameente nas faixas reservadas s transmisses de ondas mdias. As pesquisas mostraram que os fatores que afetam a radiointerferncia e que constituem as variveis na maioria dos mtodos divulgados so: fator de superfcie; frequncia da energia irradiada; resistividade do solo; umidade relativa; densidade relativa do ar; velocidade do vento; ndice de precipitao (chuvas).

Centro Federal de Educao Tecnolgica do Esprito Santo

99

5.5.2 Rudos Acsticos At antes do aparecimento das linhas de transmisso de 500 kV, as maiores fontes de rudos nos sistemas eltricos eram constitudas pelos transformadores e subestaes. No entanto o rudo gerado por linhas acima de 500 kV pode tornar-se fator decisivo com parmetro limitante em projetos. O rudo auditivo nas linhas ocorre ao longo dos cabos condutores, com componenetes em frequncias subarmnicas da frequncia da linha, de natureza contnua. Essas componentes podem ser atrbuidas a um movimento oscilatrio da capa de ar ionizado que envolve os condutores. H tambm uma componente de natureza aleatria e provocada pelos eflvios de Corona nas superfcies dos condutores durante os semiciclos positivos da tenso na linha, com um espectro mais amplo de frequncias, mantendo sons de frequncia fundamental, subarmnicos e harmnicos de orden superior. Esssa fontes pontuais devidas aos eflvios podem ser consideradas uniformemente distribudas ao longo da linha, emitindo ondas sonoras esfricas. H pesquisas em andamento, cuja finalidade entender e equacionar melhor o problema, assim como buscar meios de reduzir o seu efeito entre os quais: uso de grande nmero de subcondutores por fase; empregos de feixes de condutores assimtricos, reduzindo seu nmero na parte inferior; aumento dos dimetros fsicos dos condutores, envolvendo-os por tubos de neoprene de dimetros bem maiores que o seu dimetro, afastando as gotas d`gua da geratriz inferior; aumento do dimetro eltrico dos cabos por meio de espiras de arames finos, provocando supercorona;

5.5.3 Perdas de energia por Corona Mesmo em linhas com condutores bem dimensionados, quando as perdas por Corona, com tempo bom, so suficientemente pequenas para serem desprezadas para fins de determinao de parmetros das linhas, o mesmo no acontece, como mostraram estudos efetuados em diversos pases, em condies de mau tempo, conforme comentamos anteriormente. Para a determinao analtica das perdas por efeito Corona, encontra-se na literatura um nmero grande de expresses, a maioria delas empricas e baseadas em pesquisas e observaes realizadas por seus autores e cujos resultados nem sempre convergem. No abordaremos estes clculos neste estudo.
Centro Federal de Educao Tecnolgica do Esprito Santo 100

6 6.1 6.1.1

Linhas de Distribuio Estudo das cargas eltricas Introduo

Para o estudo a simulao do sistema de distribuio, ou seja, para o entendimento e compreenso da operao deste sistema, torna-se necessrio representar os diversos tipos de cargas por modelos matemticos convenientes. Cada modelo deve relacionar, atravs de coeficientes caractersticos, as variaes de potncia ativa e reativa com as variaes de tenso e frequncia do sistema. Deve-se tambm, determinar as porcentagens com que cada carga tpica contribui para o sistema ao qual est ligada. De posse destes valores (coeficientes caractersticos e percentagens), deve-se pesquisar coeficientes caractersticos para as associaes de diferentes cargas. Acontece, porm, que a composio de cargas, alm de mudar com o tempo, no determinada diretamente. Em vista desta incerteza, a associao de diversas cargas pode normalmente ser representada por trs modelos matemticos, que so: Impedncia constante Corrente constante Potncia constante 6.1.2 Classificao das cargas

As cargas encontradas na distribuio podem ser classificadas segundo os seguintes aspectos: Posio geogrfica; Circuito no sistema de fornecimento; Dependncia na continuidade de fornecimento; Atividade do consumidor.

Posio geogrfica Cargas urbanas; Cargas rurais.

Baseando-se nesta classificao, adotam-se condies diferentes de qualidade de servio. Os consumidores urbanos recebem mais ateno do que os rurais, quanto a continuidade de fornecimento e variao da tenso.

Centro Federal de Educao Tecnolgica do Esprito Santo

101

Por outro lado, para incentiver as atividades dos consumidores rurais, estes so favorecidos pelo governo que, por meio de rgos competentes, que financia a eletrificao de suas propriedades, determina que lhe sejam dadas concesses especiais, como tarifa inferior do consumidor urbano, iseno de certas obrigaes, etc.. Circuito no sistema de fornecimento Cargas de Transmisso Cargas de Subtransmisso Cargas Primrias Cargas Secundrias (Grupo A) (Grupo A) (Grupo A) (Grupo B)

Segundo esta classificao, foram estabelecidos os grupos A e B de tarifas. Dependncia na continuidade de fornecimento; Consumidor Proridade A: hospitais, fbricas de papel, caf soluvel e leite em p, indstrias de fios e cabos, texteis, centros de processamento de dados, emissoras de rdio e Tv. Consumidor Proridade B: indstrias com alto-fornos, estabelecimentos bancrios, rgos governamentais, eswtao de tratamento de gua. Consumidor Proridade C: Centros comerciais, oficinas mecnicas, hotis, cinemas, padarias, condomnios residnciais (com elevadores), etc... Consumidor Proridade D: outros Atividade do consumidor Residencial Comercial Industrial Rural Iluminao Pblica Outros: Poderes pblicos (Excutivo, Legislativo e Judicirio dos governos Federal, Estadual e Municipal, Autarquias e Fundaes). Servios Pblicos (relativos a gua, esgoto e saneamento, irrigao e trao eltrica). Consumo prprio da concessionria. Curvas de carga (Diagrama de cargas)

6.1.3

Centro Federal de Educao Tecnolgica do Esprito Santo

102

Excepcionalmente, as cargas permanecem constantes durante um longo perodo. Quase sempre, variam constantemente segundo as atividades, os nveis scio-econmicos e os costumes dos consumidores, s horas do dia, os dias da semana, as estaes do ano, etc.. A curva de carga um grfico, representado no plano cartesiano, que mostra a variao da carga em funo do tempo. Quando o eixo dos tempos abrange um dia, obtm-se a curva de carga diria. As classes de carga, segundo as atividades dos consumidores, podem ser prontamente idenrificadas pelas curvas dirias, que possuem configuraes bem diferentes de uma classe para outra. Curva tpica de Carga residencial
Carga x Tempo
Potncia

Pico de Iluminao

Horas 0 2 4 6 8 10 12 14 16 18 20 22 24

Centro Federal de Educao Tecnolgica do Esprito Santo

103

Curva tpica de Carga comercial


Carga x Tempo
Potncia

Iluminao Incio das atividades do comrcio

Horas 0 2 4 6 8 10 12 14 16 18 20 22 24

Curva tpica de Carga Industrial


Carga x Tempo
Potncia

Almoo Incio das atividades

Trmino das atividades

Horas 0 2 4 6 8 10 12 14 16 18 20 22 24

Obs.: A curva diferente para aquelas indstrias com funcionamento contnuo (3 turnos de trabalho).

Centro Federal de Educao Tecnolgica do Esprito Santo

104

Curva tpica de Iluminao Pblica


Carga x Tempo
Potncia

Horas 0 2 4 6 8 10 12 14 16 18 20 22 24

A curva tpica de uma carga rural bastante diferente conforme se focalize um perodo de safra ou entre-safra. Entretanto, nem todas as cargas rurais assim se apresentam. As que se comportam periodicamente, dessa forma, so chamadas de cargas sazonais. 6.1.4 Modelos de cargas eltricas

Existem basicamente trs modelos para representao de uma dada carga: Impedncia constante Corrente constante Potncia constante Carga de impedncia constante Quando a carga representada por um modulo de impedncia constante, a potncia (P) da carga proporcional ao quadrado da tenso (V). Ou seja, a impedncia Z = R + jX constante, no variando com a tenso. P = V.I V.V Z = |V| Z P

Potncia x Tenso
P (pu) 1,0

Centro Federal de Educao Tecnolgica do Esprito Santo


V (pu)

105

As cargas que se comportam, praticamente como de impedncia constante so as lmpadas incandescentes e as cargas de aquecimento (resistivas).
1,0

Carga de corrente constante Potncia x Tenso


P (pu) 1,0

Para o modelo de carga do tipo corrente constante, a potncia proporcional tenso, isto , a corrente independente da variao da tenso. Neste caso o modelo matemtico dado por: P = V.I I = P V Este tipo de comportamento pode ser observado nas lmpadas de descarga baixa presso com compensao do fator de potncia.

1,0

V (pu)

Carga de potncia constante Potncia x Tenso


P (pu) 1,0

Neste caso a potncia (ativa e reativa) no varia com a tenso, isto : S = P + j Q = cte Os motores de induo se comportam, basicamente com cargas de potncia constante.

1,0

V (pu)

Obs.: Os trs modelos apresentados tratam as cargas de forma independente da frequncia. Na realidade, muitas delas variam com a frequncia, como o caso das lmpadas de descarga, fornos a arco, conversores, motores, etc. No entanto, verifica-se que este parmetro na representao das cargas, principalmente na baixa tenso, pode ser desprezada. 6.1.5 Composio de cargas

Centro Federal de Educao Tecnolgica do Esprito Santo

106

No conjunto, as cargas esto combinadas segundo um percentual que caracteriza cada regio e/ou tipo de consumidor, Ou seja, a carga de um alimentador composta por um conjunto de cargas de diferentes naturezas, motivo pelo qual no se pode dizer que o mesmo obedece a um dos modelos expostos. As cargas normalmente presentes nos circuitos de distribuio so as lmpadas incandescentes, de descarga baixa presso e alta presso (vapor de mercrio), fornos e aquecedores (chuveiros e ferros eltricos), motores de induo e aparelhos de ar condicionados. Como cada tipo de carga requer uma representao diferente dificultando a soluo do fluxo de potncia, torna-se conveniente agrupar as cargas em uma nica carga total, com apropriada lei de variao. Quando analisamos a composio de cargas dos alimentadores de distribuio, verificamos que o modelo mais conveniente o de corrente constante.

Centro Federal de Educao Tecnolgica do Esprito Santo

107

7 Finalidade

Redes de Distribuio

A presente norma tem como objetivo estabelecer os critrios bsicos e as condies gerais para a elaborao de Projetos de Redes de Distribuio, pela Escelsa ou por terceiros, na rea de concesso da Escelsa. Consideraes Bsicas Os projetos apresentados por terceiros tero prazo de validade para execuo de 12 (doze) meses, aps o visto da ESCELSA. Findo esse prazo e no executada a obra, dever ser consultada a ESCELSA quanto necessidade de apresentao de novo projeto, de acordo com os padres e normas vigentes. Os projetos para as regies onde existe ou no rede eltrica, devero obedecer a um planejamento bsico, elaborado pela rea de Planejamento da ESCELSA, possibilitando um desenvolvimento contnuo e uniforme da rede, dentro da expectativa de crescimento de cada localidade. O projetista deve sempre avaliar o efeito da rede proposta no meio ambiente onde ser construda, procurando sempre minimizar ou eliminar os aspectos que possam interferir diretamente com o desempenho do fornecimento de energia eltrica, mas considerando tambm aspectos como ecologia, esttica e fatores sociais. Ao verificar rvores de porte inadequado sob a rede eltrica, quando de levantamentos de campo para projetos, deve-se procurar o cliente e orient-lo a contatar o setor pertinente da Prefeitura Municipal de sua cidade para a extrao das mesmas quando possvel, e solicitar o plantio de rvores de porte adequado (at quatro metros de altura), evitando-se podas corretivas e emergenciais futuras, interrupes de energia eltrica, acidentes eltricos, etc. Todo projeto de extenso e reforma de redes urbanas de distribuio, elaborado pela ESCELSA ou por terceiros, deve prever somente postes de concreto circular e padronizados pela ESCELSA. Sempre que possvel, colocar a posteao do lado Oeste na rua cujo eixo esteja na direo aproximada Norte-Sul, a fim de que as futuras rvores de mdio porte possam ser plantadas do lado Leste, dando maior sombra, tarde, sobre as frentes das casas e as caladas. Para as ruas cujo eixo est na direo Leste- Oeste, o lado da posteao deve ser sempre que possvel do lado Norte, para que as rvores de porte mdio, plantadas do lado Sul, dem sombra sobre a calada. Desse modo a arborizao obtm maior insolao durante o dia e os moradores tm sombra tarde, refrescando suas casas, e a ESCELSA e a comunidade beneficiam-se com a no interferncia entre a rede eltrica e a arborizao. As figuras a seguir mostram a localizao dos postes e das rvores em funo do seu porte.

Centro Federal de Educao Tecnolgica do Esprito Santo

108

Figura 7.1 - Locais adequados para instalao de rede dedistribuio area

Figura 7.2 - Locais adequados para o plantio de rvores de pequeno e mdio porte

Centro Federal de Educao Tecnolgica do Esprito Santo

109

As distncias entre a rede eltrica e as construes, fachadas, letreiros, luminosos, reformas, etc., devem ser avaliadas prevendo futuras ampliaes destas e o futuro afastamento das redes eltricas, propondo desde j estruturas definitivas, conforme a largura das caladas existentes e evitando condies inseguras para os moradores do local, bem como gastos futuros com as remoes e interrupes de energia. No propor posteao em locais onde as curvas das ruas, avenidas, rotatrias, etc., direcionam os veculos, pela fora centrfuga, para fora do eixo da curva, diretamente a estes locais, o que eleva a probabilidade de abalroamentos dos postes. Esses devem ser locados no outro lado da rua, evitando-se possveis abalroamentos com danos materiais e pessoais para a ESCELSA e pessoas. Evitar posteao fora do alinhamento das divisas dos terrenos onde no est definida a entrada de veculos, evitando-se futuras remoes de postes. Propor a iluminao pblica adequada aos locais de maior concentrao de pessoas, tais como: escolas, postos de sade, hospitais, templos religiosos, praas, reas de lazer, pontos de nibus, reas institucionais de conjuntos habitacionais ou loteamentos, etc., com lmpadas de capacidade superior s demais ruas do local, previamente negociado com a Prefeitura Municipal A responsabilidade de autorizao de locao dos postes nas vias / reas pblicas sempre da Prefeitura Municipal (PM). Igualmente no Planejamento da Iluminao Pblica, deve ser previamente negociado entre a ESCELSA e PM. Projetar sempre utilizando-se das estruturas mnimas necessrias ao atendimento proposto, sempre obedecendo os requisitos tcnicos mnimos previstos em norma, porm, aplicando-se as redues de trao possveis e corretos clculos mecnicos dos postes, o que certamente trar economias ao projeto, segurana para os trabalhadores e a comunidade, favorecendo a ESCELSA e o cliente. Propor sempre, no projeto o reparo de passeio em locais onde os postes forem instalados ou removidos e existam caladas pavimentadas. Estar sempre de posse, quando dos levantamentos em campo ou no escritrio,dos manuais e oramentos atualizados possibilitando informar prontamente ao cliente quanto a previso dos custos dos servios solicitados, bem como obter a prvia concordncia ou o cancelamento do processo. Em cruzamentos areos (flying-tap) de redes primrias (15 ou 23 kV) novas, com condutores nus, quando possvel, deve ser projetado e instalado os condutores de maior bitola ou os condutores fonte por cima dos de menor bitola ou carga (adotar sempre dois postes de 11m e dois postes de 12m, no mnimo). Em reformas ou melhoramentos da rede de distribuio, adotar a soluo mais econmica independente da posio dos condutores. Em cruzamentos de condutores de alumnio com condutores de cobre, os de alumnio sempre devem ser instalados por cima. Nos cruzamentos areos de redes primrias, de condutores nus com rede compacta (spacer cable), a rede compacta deve ser instalada acima da rede com condutores nus e as ligaes das

Centro Federal de Educao Tecnolgica do Esprito Santo

110

fases devero ser feitas com cabo coberto, observando-se a distncia mnima entre circuitos. Todos os materiais previstos nos projetos e construo, devem seguir as Especificaes e Padres Tcnicos vigentes na ESCELSA, e de fornecedores habilitados pela ESCELSA para o respectivo material. Conceitos Bsicos para Projeto da Rede de Distribuio Area Rede Secundria O dimensionamento eltrico de um circuito de distribuio em baixa tenso feito verificando-se dois parmetros principais, a saber, queda de tenso e o limite trmico dos cabos. Os comprimentos usuais de nossas redes secundrias fazem com que, na maioria dos casos, seja suficiente o clculo da queda de tenso; no entanto, em casos especiais de circuitos muito curtos necessrio fazer a verificao do limite trmico. No so feitas restries quanto s perdas, nos projetos de redes secundrias, porque os limites de queda de tenso estabelecidos so suficientes para restringir as perdas a nveis aceitveis. Nas redes de distribuio de energia eltrica qualquer modificao ou alterao proposta acarreta geralmente custos elevados; por esse motivo fundamental que, nos projetos, a configurao dos circuitos secundrios tenha uma escolha bastante criteriosa. de grande importncia o formato ou configurao dos circuitos das redes secundrias e sendo estas bem dimensionadas, com a proposio de circuitos flexveis e bem definidos, alm de outras vantagens poder proporcionar: a) Mxima vida til da instalao, evitando que a rede de distribuio tenha um envelhecimento prematuro, respondendo ao crescimento da carga para a qual foi dimensionada. b) Obteno de um maior beneficio pelo menor custo operacional, incluindo perdas de energia, custos dos condutores, transformadores de distribuio, materiais diversos, etc. Para fins de projeto, estabelecemos que um circuito secundrio deve ter uma vida til terica de 15 anos sendo que, no 7,5o ano previsto um seccionamento com intercalao de transformadores. evidente que, na prtica, este seccionamento e esta vida til podero se confirmar ou no dependendo do crescimento real da carga. As redes secundrias de uma regio, onde existe o mesmo padro de carga (mesma carga residencial tpica), devem ser alimentadas com setores secundrios justapostos da mesma configurao, mesmo comprimento e mesmas bitolas de condutores, fazendo-se alteraes apenas onde cargas atpicas assim o exigirem. Esta uniformidade facilitar o projeto e permitir fazer-se os seccionamentos e intercalao de transformadores, de uma maneira mais repetitiva e uniforme. Em bairros residenciais estveis, como geralmente o caso dos ncleos habitacionais, onde a possibilidade de grandes alteraes nos tipos de carga pequena, pode-se reduzir ao mnimo o custo da instalao e da operao da rede de distribuio colocando-se o
Centro Federal de Educao Tecnolgica do Esprito Santo 111

menor nmero possvel de transformadores e em conseqncia, a menor extenso possvel de rede primria, com o uso de circuitos secundrios longos e com bitolas maiores que, em geral, do menos problemas de manuteno. Em bairros comerciais ou com pequenas indstrias ligadas a rede secundria, ou ainda, bairros em que as residncias esto sendo substitudas por prdios de apartamentos, ou outras cargas maiores, conveniente que se tenha a rede primria se estendendo por um maior nmero de ruas e um nmero maior de transformadores de distribuio, tornando a rede mais flexvel para futuras alteraes. Neste caso a rede secundria resultante deve ser com cabos mais leves reduzindo-se os nus nos casos de sua substituio antes do trmino da sua vida til. Os condutores a serem utilizados na rede secundria sero multiplexados, recomendando-se para os barramentos, 120(70) mm2 ou 70(70) mm2 e, para as laterais, 70(70) mm2 ou 50(50) mm2. De um modo geral, deve-se evitar o projeto de circuitos novos com cargas completas equivalentes a transformadores inferiores a 45 kVA, em bairros estveis conforme o item 5.5 e 30 kVA em bairros com redes secundrias mais leves. Preferencialmente, ramais de ligao de consumidores prximos ao meio do vo da rede secundria devero ser ligados ao poste mais prximo do transformador reduzindo, desta forma, a carga do vo e, em conseqncia, as quedas de tenso e as perdas de energia. Por motivos de segurana, a rede secundria em um poste com transformador deve sempre ser alimentada por este. Sendo desnecessria, a rede secundria deve ser retirada permanecendo sempre o neutro. Dois transformadores instalados no mesmo poste devero, preferencialmente, serem ligados independentemente, sem paralelismo evitando a transposio da rede primria, a no ser que a carga do maior consumidor for maior que um dos transformadores.Neste caso evitar instalar rede secundria e, se for inevitvel, alimentar a rede somente por um dos transformadores ligando-se o segundo transformador a um nmero pequeno de ramais de servio de grandes cargas. Transformadores instalados em postes adjacentes tornam desnecessrios a rede secundria no vo, permanecendo sempre o condutor neutro.

De um modo geral, deve-se evitar extenses de circuitos de redes secundrias maiores que 350 m. A no ser que haja evidentes vantagens de custo, convm evitar a construo de circuitos secundrios com cruzamento com seccionamento areo.
Centro Federal de Educao Tecnolgica do Esprito Santo 112

Conceitos Bsicos para Projeto da Rede de Distribuio Area - Ramal e Subramal Primrios Dependendo da existncia ou no de um tronco ou de uma lateral de alimentador, a linha que alimenta diretamente os transformadores classificada como ramal ou subramal. As regras dadas a seguir so aplicveis a ambos os casos, sendo que para simplificar o texto, nos referimos apenas a ramais, exceo feita a alguns casos especficos onde a distino esta claramente mostrada. Os ramais primrios so determinados pela localizao dos consumidores em mdia tenso e, basicamente, pelas configuraes adotadas para a rede secundria e as conseqentes localizaes dos seus postos de transformao. Escolhida a configurao da rede secundria a ser adotada em determinado local, conforme descrito no item anterior e demais captulos aplicveis, deve-se definir a configurao dos ramais primrios. Para alguns formatos e disposies de quarteires a direo dos ramais primrios nica e para outros, tem-se mais de uma opo (quarteires quadrados por exemplo). Dado o carter repetitivo da rede secundria, em geral ser possvel construir-se os ramais na configurao mais adequada, isto , paralelos uns aos outros ou seguindo aproximadamente a mesma direo. 6.4- Sempre que possvel os ramais construdos, o mais paralelamente possvel uns dos outros, devem ser dispostos de tal maneira a derivarem de um tronco de alimentador ou, caso no exista, de uma lateral de alimentador ou mesmo de um ramal (denominando-se ento de sub-ramal). Os ramais primrios devem ser projetados com comprimentos finais de ordem de 1km a 2km, a menos que a configurao do bairro determine comprimentos menores sendo, nas reas de maior densidade de carga, adotados comprimentos menores (1 km). Havendo previso de expanses da rede eltrica os ramais podero ser construdos inicialmente mais curtos, sempre obedecendo o planejamento global da rea para a rede primria. Este item no se aplica a subramais de pequena extenso. Na construo dos ramais devero ser evitados ngulos ou mudanas de direo. A bitola mnima para os ramais primrios ser 70 mm2, para rede compacta. Sero utilizadas bitolas maiores se as cargas projetadas para o ramal ultrapassam os limites de carregamento econmico ou limites de queda de tenso, no caso de ramais excepcionalmente longos. Sempre que possvel, um ramal primrio dever possuir, como fonte alternativa de alimentao, um ponto de ligao em sua extremidade, atravs de uma ligao com chave extremidade de um outro ramal ligado a outro alimentador ou lateral. No caso de sub-ramais de pequena extenso dificilmente se ter justificativa econmica para a dupla fonte. Padronizao de Redes Primrias Urbanas de Distribuio
Centro Federal de Educao Tecnolgica do Esprito Santo 113

O padro de rede primria urbana na ESCELSA a rede primria compacta (11,9 - 13,8 ou 23 kV), com condutores de alumnio (CA) protegidos com cobertura em XLPE, instalados em espaadores, conforme os padres tcnicos de montagem vigentes. Em casos onde so exigidas condies especiais de instalao, devido a espaamentos crticos, arborizao histrica, reas de preservao ambiental, necessidade de aproveitamento de posteao existente, congestionamento de sadas de alimentadores de SEs, podero vir a serem projetadas, alm da Rede Primria Compacta (RPC), as Redes Primrias Isolada (RPI) com cabos isolados multiplexados - 3x240 mm2 + 1x120 mm2 (8,7/15 ou 15/25 kV) ou mesmo cabos subterrneos. Esses tipos de projetos so considerados especiais e dever ser consultado, previamente, o Departamento de Engenharia da ESCELSA. NOTAS: a) Para regies densamente poludas e nas reas prxima orla martima, no devero ser projetadas redes areas com cabos cobertos, pois a deposio de agentes agressivos e/ou da maresia na superfcie protetora dos cabos, permite a passagem da correntes eltricas superficiais, o que ocasiona um fenmeno conhecido como tracking (trilhamento eltrico); A restrio de uso dos cabos cobertos nos municpios litorneos, est limitada uma distncia de trezentos (300) metros da orla martima. b) Nessas situaes especficas, ou quando explicitamente mencionadas nas Normas de Projetos de Redes Areas de Distribuio Urbanas, a rede primria ser projetada e construida com condutores nus de aluminio (CA). Nesse caso a bitola mnima para os ramais primrios ser 1/0 AWG CA. Padronizao de Redes Secundrias Urbanas de Distribuio O padro de rede secundria urbana na ESCELSA a Rede Secundria Isolada (RSI), com cabos multiplexados, isolao 1 kV, conforme os padres tcnicos de montagem vigentes.. NOTA: Somente em situaes especficas, quando explicitamente mencionadas nas Normas de Projetos de Redes Areas de Distribuio Urbanas, a rede secundria ser projetada e construda com condutores nus de alumnio (CA). Tipos de Projetos Para facilitar o entendimento dos procedimentos para a elaborao dos projetos nas redes de distribuio primria e secundria, a ESCELSA definiu os tipos de projetos, que se baseiam no motivo principal da sua realizao, que poder ser para adequar tecnicamente as redes ou para a expanso das mesmas com o objetivo de atender pedidos de terceiros e o crescimento de mercado. Ligao de Clientes (GED 3738) So aqueles destinados a atender novos consumidores e que implicam no prolongamento das redes de distribuio existentes, e quanto sua natureza, podem ser:

Centro Federal de Educao Tecnolgica do Esprito Santo

114

- Extenso de rede primria para atender cargas industriais localizadas, com fornecimento em mdia tenso (23 - 13,8 - 11,9 kV) ; - Extenso de rede primria para atender cargas comerciais localizadas (como shopping centers), com fornecimento em mdia tenso (23 - 13,8 ou 11,9 kV) ; - Extenso de rede primria para atendimento de edifcios de uso coletivo ou mistos (23 - 13,8 ou 11,9 kV); - Extenso de rede primria e secundria para atender ligaes em novos loteamentos, pedidos de ligao de terceiros, ou para possibilitar a eletrificao de conjuntos habitacionais, etc ; e - Extenso de rede secundria para atender novas cargas prximas a redes existentes; Ncleos Habitacionais e Loteamentos (GED 3735) No deixa de ser um projeto de ligao de clientes, porm devido particularidade desse tipo de atendimento, identificamos como um projeto especfico. Quanto a sua natureza podem ser: Projetos de ncleos habitacionais horizontais. Projetos de loteamentos urbanos ou rurais com caractersticas urbanas. a) Os ncleos habitacionais se caracterizam por terem todas as casas prontas, cuja ocupao imediata, diferentemente dos loteamentos, que tm ocupao aleatria, caracterizando-se por haver lotes vagos; b) Nos loteamentos, o projeto deve permitir a construo parcial da rede, para o atendimento dos primeiros pedidos de ligao, sem gerar custos adicionais para a ESCELSA, mediante a substituio de materiais recentemente instalados nas primeiras ligaes . Melhoramentos na Rede de Distribuio (GED 3736) So projetos que visam introduzir modificaes significativas nas redes alterando a sua configurao fsica e eltrica, para atender os seguintes casos: Melhoria ou reforma de rede para atender ao crescimento de carga na rea, eliminando as suas deficincias tcnicas e procurando manter nveis de - -Melhoramentos de redes com o reforo mecnico das estruturas para que as mesmas possam suportar com segurana os esforos provenientes da ocupao por terceiros, tais como redes das companhias telefnicas, - TVs a cabo, redes de sistemas de trleibus, etc;

NOTA:

Iluminao Pblica (GED 3670) So os projetos que visam atender s solicitaes para instalao de materiais de iluminao pblica, com ou sem extenso de rede. De um modo geral os projetos de iluminao pblica sero ao longo das vias pblicas nos postes destinados a sustentar a
Centro Federal de Educao Tecnolgica do Esprito Santo 115

rede de distribuio. Podero ser feitos projetos tambm em praas e jardins ou em logradouros pblicos em geral, desde que o material aplicado seja todo padronizado pela ESCELSA . Projetos de Alimentadores e Ramais (GED 3737) Os alimentadores podem ser: Alimentadores expressos no exclusivos, para atender prioritariamente cargas significativas em reas industriais ou mesmo para alimentar cargas especiais, como fornos eltricos, etc ; Alimentadores que iro energizar as redes de distribuio urbanas a partir das subestaes abaixadoras ; Alimentadores que possibilitaro a energizao de localidades onde no existe subestao; Alimentadores propostos para aliviar ou dividir cargas de circuitos sobrecarregados com demanda prxima de sua capacidade trmica ou com queda de tenso elevada; e Ramais primrios que possibilitaro a energizao de transformadores ou de instalaes particulares.

Dados Gerais para Projetos nas Redes de Distribuio Dados Iniciais para o Projeto Antes do incio da elaborao do projeto de rede de distribuio urbana indispensvel a obteno dos dados que iro subsidiar o projetista na escolha da melhor soluo para cada caso, bem como possibilitar a confeco do mesmo. Planejamento e projetos existentes Deve ser verificado com outras reas tcnicas da ESCELSA, se h algum planejamento de alimentadores, ramais primrios e redes secundrias, ou obra ainda no executada, para aquele local onde est sendo desenvolvido o projeto. Caso no exista o planejamento, o mesmo deve ser elaborado, e servir de base para o projeto. Mapas e Cadastros a) plantas bsicas e com redes de distribuio nas escalas 1:1000 ou 1:5000, conforme o caso, referenciadas ao sistema de coordenadas UTM (Universal Transversa de Mercator), com a indicao bem clara da direo do Norte Geogrfico, seja atravs de seta, seja atravs de quadrculas de coordenadas UTM ; b) para ncleos habitacionais ou loteamentos, obter cpias das plantas com a dimenso dos lotes e arruamento, inclusive o levantamento topogrfico da

Centro Federal de Educao Tecnolgica do Esprito Santo

116

rea (arquivo magntico) com as Prefeituras Municipais ou firmas loteadoras; c) para alimentadores, obter projeto unifilar junto rea de Planejamento da ESCELSA. Outros dados importantes a) ter em mos o documento / solicitao gerador do projeto, determinando o tipo e forma de atendimento; b) verificar se consumidor em mudana de endereo, com ou sem variao de carga; c) analisar o envolvimento de outros rgos externos (Companhias Telefnicas, TV a Cabo, rodovias, ferrovias, Aeronutica, Marinha, IBAMA, Prefeitura, GRAPOHAB, etc) ou internos que envolvam usinas, subestaes ou linhas de transmisso; d) para melhoramentos, analisar as reclamaes (quando necessrio), atravs de medies grficas e instantneas, e pesquisar as interrupes de energia do local ; e) para atendimento a Companhias Telefnicas e TV a Cabo, obter dados de trao dos cabos a serem instalados nos postes da ESCELSA, bem como o projeto de ocupao, com indicao dos postes a serem ocupados, conforme norma especifica. Levantamento de Campo O projetista deve fazer o levantamento de campo, somente aps a elaborao do projeto preliminar, atravs de anlise dos dados existentes nos arquivos e mapas, fazendo-se simultaneamente a viabilidade projeto. a) confrontar dados dos mapas com o real encontrado em campo, verificando as redes primria e secundria, consumidores existentes, faseamento, postes, estais, transformadores, etc ; b) avaliar o estado fsico dos materiais (postes, cruzetas, cabos, ramais de ligao, conexes, etc.) ; c) avaliar os consumos (kWh) altos, apurando possveis cargas elevadas com pouco tempo de uso e baixo consumo ou cargas pequenas com grande tempo de uso e alto consumo, por exemplo: motores de bombas dgua, mquinas de solda, residncias com oficinas de fundo de quintal, etc. ; d) observar as construes em andamento, terrenos vagos, perfil de renda dos consumidores existentes, mudana de padro e/ou tipo de construes, taiscomo de residncias para comrcio, de residncias para edifcios de usocoletivo, etc. ; e) verificar a existncia de equipamentos de terceiros nos postes da ESCELSA, identificando sua propriedade (Companhias Telefnicas, TV a Cabo, entrada subterrnea, sinaleiros, etc.) ; f) verificar a existncia de cargas que causam perturbao nas redes de distribuio, tais como: motores acima de 5 CV, Raio X, mquina de solda e forno a arco ; g) verificar a existncia de rvores, marquises, fachadas, sacadas, acidentes geogrficos e a topografia do local ; h) verificar o tipo e a largura do passeio onde se ir propor instalao, retirada, ou reinstalao de postes, estruturas e aterramentos, prevendo a recomposio do passeio e escolhendo as estruturas que possibilitem a manuteno dos afastamentos mnimos entre rede eltrica e construes ;
Centro Federal de Educao Tecnolgica do Esprito Santo 117

i) verificar a existncia de construes subterrneas, tais como redes de gua, esgotos, guas pluviais, redes telefnicas, etc. ; j) verificar os equipamentos e chaves instalados nos postes, assim como as caractersticas mecnicas e alturas dos postes; e k) verificar a existncia de guias e sarjetas ou se o alinhamento do arruamento est definido pela Prefeitura Municipal, caso contrrio, o projeto dever ser encaminhado ao rgo competente da mesma, para aprovao e definio em campo atravs de estacas.

Centro Federal de Educao Tecnolgica do Esprito Santo

118

Potrebbero piacerti anche