Sei sulla pagina 1di 2

Lixamento

Lixamento

1. Processo mecnico de usinagem por abraso executado por abrasivo (lixas) aderido a uma tela que se movimenta com uma presso contra a pea. O lixamento uma remoo de material que utiliza partculas abrasivas fixas, que lascam o material de amostra. O processo de lascagem com gros abrasivos afiados produz as menores quantidades de deformao na amostra, enquanto remove o material na mais alta taxa de remoo. Lixamento Plano (PG):

2. Para obter uma alta e consistente taxa de remoo de material, so preferidos tempos curtos de lixamento e mxima planicidade, e gros de maior tamanho relativo totalmente fixados. O MD Primo ou o MD Piano so utilizados para o lixamento plano. Eles produzem amostras perfeitamente planas, alm de reduzirem o tempo de preparao na etapa posterior de lixamento fino. Em adio, o MD Primo e o MD Piano possibilitam uma reteno de borda muito elevada. O MD Primo contm SiC, e utilizado para o lixamento de materiais moles com dureza abaixo de 150 HV. O MD Piano contm diamantes e utilizado para materiais de dureza 150 HV ou maior. O MD Primo e o MD Piano so compostos de partculas abrasivas revestidas de resina. Durante o uso, novos gros abrasivos so revelados, assegurando uma remoo consistente do material.

3. Lixamento Fino (FG):

1. Lixamento Fino (FG):

2. Uma alta taxa de remoo de material obtida pela utilizao de tamanhos de gro de 15, 9 e 6 m. Esta etapa feita nos discos MD Allegro e MD Largo. O MD Allegro e o MD Largo so discos de compsitos endurecidos (discos rgidos) com uma superfcie de um material compsito especial, permitindo os gros de diamante, cujos so continuamente fornecidos, a se incrustarem na superfcie e prover uma ao de lixamento fino. Com estes discos, obtida uma superfcie muito plana da amostra. O MD Allegro e o MD Largo combinam todas as etapas de FG em uma nica etapa. Esta possibilita uma alternativa ao lixamento fino com lixas abrasivas de papel, que devem ser substitudas continuamente, gerando

muito desperdcio. A fora sobre a amostra deve ser relativamente alta, durante o lixamento, para se obter lascas maiores.

3. Lixas e suas utilizaes: H diversos tipos de lixas: lixas de ferro (usada para remoo de tintas, lixamento de peas, massas plsticas, massa polister, remoo de ferrugem, preparao de chapas metlicas para pintura e lixamento de panelas de freio etc.), lixa ouro, lixa de prata (ideal para lixamento de massas rpidas), lixas planas (ideal para lixamento de superfcies planas) lixas de madeira (ideal para mesas de escrever), etc.

Rasqueteamento

1. o processo mecnico que consiste em extrair partculas metlicas muito pequenas da superfcie de uma pea previamente usinada por limagem, torneamento, fresagem, aplainamento ou retificao. O rasqueteamento aplicado nas superfcies cncavas dos mancais de deslizamento; tambm em faces planas dos instrumentos de medida e de controle como rguas, mesas e bases de nveis, e em guias de barramento de mquinas-ferramenta. O ngulo de corte dos rasquetes varia de 60 110. Essa operao tem dois grandes objetivos: *Corrigir a superfcie das peas para suavizar os pontos de atrito; *Contribuir para a formao de uma pelcula de leo entre as superfcies de contato de peas que deslizam sobre si.

Potrebbero piacerti anche