Sei sulla pagina 1di 3

UNEMAT Universidade do Estado do Mato Grosso Campus de Barra do Bugres Depto.

de Cincia da Computao

OSM Organizao, Sistemas e Mtodos Professor: Leandro Passos E-mail: passosantos@gmail.com

JORDAN SOUZA SANTOS 09.1.50.41 Atividades de Fixao n 01 1. O que so mtodos? Conjunto de etapas, ordenadamente dispostas, a serem vencidas na investigao da verdade, no estudo de uma cincia ou para alcanar determinado fim (Galliano, 1979, p.6). 2. Qual a tarefa de um analista de processos? Analisar os processos produtivos e os servios detalhadamente, bem como na sua globalidade; Propor melhorias ou alteraes quando necessrio; Monitorizar os processos e as alteraes implementadas para determinar o sucesso das mesmas; Procurar ativamente a excelncia nos processos. 3. Liste as principais funes do Analista de OSM. Introduzir mtodos de trabalhos que possibilitem, um bom nvel de produtividade, minimizao da ociosidade, diminuindo os custos. Adequar melhores resultados tanto no mbito pessoal e material com no espao fsico e tempo. 4. Qual principal objetivo do Analista de OSM? Maximizar os resultados . 5. Defina organizao, sistemas, atividade e processo. Organizao: Associao ou instituio com objetivos definidos. Sistemas: Disposio das partes ou dos elementos de um todo, coordenados entre si, e que funcionam com estrutura organizada. Atividade: Qualquer ao ou trabalho especfico. Processo: Maneira pela qual se realiza uma operao segundo determinadas normas. 6. Defina OSM (Organizao, Sistemas e Mtodos). Funo mista de Organizao e Planejamento, desenvolvendo-se na construo da estrutura de recursos e de operaes de uma instituio, assim como na determinao de seus planos, principalmente na definio dos procedimentos, rotinas e dos mtodos. 7. Quais objetivos bsicos de OSM? Eliminar o intil e o suprfluo , Maximizar os resultados e Otimizar os recursos e minimizar os custos.

8. De acordo com a teoria de Von Bertalanffy, o que so sistemas? Um sistema pode ser definido como um "conjunto de elementos em constante interao". 9. Cite algumas funes de OSM? Racionalizar : Pessoal, Material , Espao fsico e Tempo. 10. Liste as aplicaes de OSM no desenvolivmento Organizacional. Estrutura organizacional, Estrutura organizacional, Racionalizao do trabalho, Controle de sistemas, Sistemas de informao. 11. Mencione 5 (cinco) habilidades humanas do Analista de OSM. Relaes interpessoais boas, Perfeccionismo, Criativo, Perspicaz e amplas reas de conhecimento. 12. Explique as ocupaes desempenhadas pelo Analista de Negcios e Analista de Processos. O Analista de Negcios tem um papel estratgico na empresa, geralmente lida com a chefia. O Analista de Processos estuda e busca a otimizao dos processos, diminuindo os custo e maximizando os resultados. 13. Liste 5 (cinco) habilidades tcnicas esperadas de um Analista de OSM. Habilidade para levantar dados, analisar, elaborar e implantar sistemas administrativos. Habilidade de lidar com programas, processos, processamento, mtodos e tc. de anlise. Habilidade para manusear equipamentos especficos, como computadores. Habilidade para reunir idias de forma lgica. Habilidade para ter conhecimento das ferramentas e dos processos que a empresa usa. 14. Qual a relao existente entre Analista de OSM e Analista de Sistema? Explique de acordo com discusso em sala. Um analista de OSM precisa ter esta habilidade tcnica de para levantar dados, analisar, elaborar e implantar sistemas administrativos, que geralmente a rea de um analista de sistemas. 15. Descreva as vantagens e desvantagens da consultoria de OSM. Vantagens: Viso imparcial dos problemas Ausncia de favoritismo nas solues Fcil caracterizao dos custos Desvantagens: Consome mais tempo no diagnstico Desconhece a cultura interna Perigo de criar dependncia

16. Relacione e descreva os sistemas de informao utilizados nas atividades administrativas e pedaggicas da Unemat, deste campus. SAGU: Possui os dados Atualizados dos Acadmicos, possibilita a consulta acadmica do histrico, notas e frequncias. Na parte do professor , possibilita realizar as chamadas online e salvar aula por aula os contedos ministrados. GINUTECA: Consulta as Obras contidas na biblioteca do Campus, possibilitando agendamento destas.

Potrebbero piacerti anche