Sei sulla pagina 1di 5

Dupla: Rafael Castelo e Sidney Sillas Curso: Tecnologia em Saneamento ambiental- SIII Professora: Hosineide Rolim Disciplina: Anlises

fsicas e qumicas de gua

Relatrio de aula prtica Determinao de slidos

Limoeiro do Norte- Cear 04/09/2013

1. Introduo Ainda que alguns contaminantes da gua possam ser gases ou lquidos, grande parte da carga contaminante slida. A medio dos slidos importante para definir as condies ambientais baseadas nas premissas de que estes slidos podem causar danos aos peixes e vida aqutica em geral. O teor de slidos numa gua refere-se quantidade de matria suspensa ou dissolvida presente nessa gua, podendo afetar negativamente sua qualidade. A classificao dos slidos pode ser qumica ou fsica. Quimicamente, so classificados como fixos, que permanecem aps completa evaporao da gua e so geralmente sais; e volteis, que se volatilizam em temperaturas inferiores a 550 C, sejam substncias orgnicas ou minerais. Do ponto de vista fsico, so classificados segundo suas dimenses; com tamanhos inferiores a 2,0 m, so chamados dissolvidos, que provm naturalmente do desgaste das rochas ou, em maior quantidade, de despejos domsticos e industriais; e com dimenses superiores a esta, chamados slidos em suspenso, provenientes do carregamento de solos pelas guas pluviais e efluentes domsticos e industriais. O excesso de slidos na gua pode causar alteraes no sabor e problemas com corroso. J os slidos em suspenso provocam turbidez, que prejudica principalmente a atividade fotossinttica. Segundo a ABNT (1989), o mtodo gravimtrico o utilizado para determinao das diversas formas de resduos slidos em amostras de guas, efluentes domsticos e industriais, lodos e sedimentos. Tal mtodo consiste em analisar uma massa ou variao de massa como sinal analtico. De modo geral, operaes de secagem, calcinao e filtrao so as que definem as diversas fraes de slidos presentes numa amostra. Definies gerais das fraes de slidos: Slidos dissolvidos totais: o conjunto substncias orgnicas e inorgnicas contidas num lquido; de todas as

Slidos totais: resduo que resta na cpsula aps a evaporao em banhomaria de uma poro de amostra e sua posterior secagem em estufa a 103105 C at peso constante (ST=STF+STV). Slidos fixos: resduo que resta aps a calcinao em mufla a 550-600oC por 1h; Slidos volteis: resduo que se perde aps calcinao em mufla a 550-600oC por 1h;

Slidos sedimentveis: poro dos slidos que se sedimenta sob ao da gravidade em um cone Imhoff em um perodo de 1h a partir de 1L de amostra. Slidos suspensos: poro que fica retida em filtro com abertura de malha de 1,2 m.

Slidos Totais Fixos Slidos Totais

Slidos Totais Volteis

Slidos Dissolvidos

Slidos em Suspenso

SD Fixos

SD Volteis

SS Fixos

SS Volteis

Slidos Sedimentveis

2. Objetivo do experimento Identificar e classificar a quantidade de slidos em amostras de guas do aude Curral Velho e efluente do Instituo Federal. 3. Material utilizado 3.1. Slidos Sedimentveis Cone de Imhoff; Basto de vidro.

3.2. Slidos totais Cpsulas de porcelana; Balana analtica; Pipetas/provetas; Banho-maria; Estufa;

4. Procedimentos 4.1. Slidos Sedimentveis

Transferir 1L da amostra para cone de Imhoff; Deixar em repouso por uma hora (com 45mim passar o basto de vidro nas paredes); Fazer a leitura da parte decantada no prprio cone e expressar o resultado em mL/L. 4.2. Slidos totais Preparo da cpsula: ignizar cpsulas de porcelana a 550oC em forno mufla por 30 min e esfriar em dessecador. Tarar as cpsulas de porcelana j resfriadas (P1); Tomar alquota apropriada da amostra, transferir para a cpsula de porcelana e levar a secura em banho-maria; Levar a cpsula para a estufa a 105 -110C at peso constante, esfriar em dessecador e pesar (P2); Levar a cpsula para a mufla a 550C at peso constante, esfriar em dessecador e pesar (P3).

5. Resultados

Esgoto coletado no instituto federal do Cear

5.1.

Slidos Sedimentveis

Esgoto tratado: > 1 ml/L aps sedimentao em cone Imhoff por 1 hora; Esgoto bruto: 210 ml/L aps sedimentao em cone Imhoff por 1 hora.

Valor estabelecido pela portaria 154 da Semace: At 1 ml/L para efluentes localizados em ares desprovidas de Rede pblica de esgoto; At 20 ml/L para efluentes lanados na rede publica de esgotamento sanitrio.

5.2.

Slidos totais

P1 = 74,3506

P2 = 79,8562

ST = (79,8562 - 74,3506) / 50*1000 ST = 110,112 mg/L

As legislaes no tratam dos slidos totais para lanamento de efluentes.

6. Concluso

Aps a realizao da pratica e observao dos valores conforme legislaes pertinentes constatou-se, primeiramente, que no h uma legislao que trate de slidos totais nos padres de controle e qualidade ambiental. J os valores dos slidos sedimentveis, ao serem comparados com a portaria 154 da Semace e considerando que a cidade de Limoeiro do Norte possui rede pblica de esgotamento sanitrio, apresentaram as seguintes concluses: esgoto bruto valor muito elevado; e esgoto tratado valor adequado. Isso demonstra eficincia no tratamento, visto que o esgoto bruto apresentou-se bem acima dos padres e aps tratamento, enquadrou-se aos padres estabelecidos pela portaria.

7. Referncias Disponvel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%B3lidos_suspensos. Acesso em: 27 de agosto de 2013 s 17:05. Disponvel: http://www.programaaguaazul.rn.gov.br/indicadores_08.php.

Acesso em: 27 de agosto de 2013 s 17:37.

Potrebbero piacerti anche