Sei sulla pagina 1di 2

ATIVIDADES

INVESTIGATIVAS

NA

AULA

DE

QUMICA

ATIVIDADES PRTICAS?
Danielle de Assis Rocha Maria Emlia Caixeta de Castro e Lima

INTRODUO (1300 caracteres com espaos) As atividades investigativas esto sendo bastante discutidas atualmente e divulgadas em eventos e peridicos da rea de cincias. Contudo, muitas pessoas ainda tm uma viso intuitiva e, em geral, equivocada do que seja. Munford e Lima (2007) identificaram trs concepes equivocadas muito comuns, inclusive entre professores da educao bsica. Uma delas aponta que comum as pessoas acreditarem que atividades de investigao envolvem, necessariamente, atividades prticas ou experimentais, ou que se restringem a elas. As autoras destacam que muitas atividades experimentais no possuem caractersticas essenciais da investigao, enquanto uma atividade que no prtica pode ser at mais investigativa do que aquelas experimentais, dependendo da situao em que proposta e discutida. Uma das caractersticas principais de uma atividade investigativa a questo inicial, que pode ser fornecida pelo professor ou elaborada pelos estudantes, sobre a qual os estudantes se debruam sobre dados, coletados por eles ou fornecidos, para tentar responder. de extrema importncia que os professores da educao bsica saibam caracterizar, planejar e desenvolver esse tipo de atividade, utilizando-a como recurso para diversificar as atividades em sala de aula.

OBJETIVO DO TRABALHO (400 caracteres com espaos) Planejar, desenvolver e caracterizar atividades de carter investigativo, experimentais e no experimentais, a respeito da relao entre as ligaes qumicas e as propriedades dos materiais.

MTODOS (1300 caracteres com espaos) As atividades planejadas foram aplicadas em turmas de primeiro ano do ensino mdio em uma escola estadual em Belo Horizonte, essas turmas no tm o costume de desenvolver atividades desse tipo, por isso, decidimos por uma atividade estruturada, que aquela onde o professor guia o processo durante toda a investigao, o problema inicial e o mtodo fornecido ao aluno que deve chegar soluo guiado pelo professor. Os estudantes estavam envolvidos em um projeto com minerais, chamado de Mineralogia na Aula de Qumica (ROCHA e outros, 2012), portanto aproveitamos esse tema como contexto de nossa atividade. Para isso adaptamos do livro didtico de qumica de Mortimer e Machado (2005) uma atividade sobre as propriedades dos materiais e as ligaes qumicas. As atividades adaptadas do livro foram uma sobre temperatura de fuso e outra sobre a condutividade nos slidos, a adaptao feita foi a

substituio dos materiais por minerais que os estudantes j estavam familiarizados com. A pergunta que deveria ser respondida era Qual a relao entre a variedade de propriedades dos minerais e as ligaes qumicas presentes neles?, essa questo foi dividida em duas outras que foram discutidas com os estudantes analisando dados e evidncias.

RESULTADOS E DISCUSSO (1300 caracteres com espaos) Na primeira atividade fornecemos aos alunos uma tabela com dados de temperaturas de fuso de alguns minerais e mediamos uma discusso com os estudantes para que eles prprios cheguem resposta da pergunta inicial. Ao serem questionados sobre o que ocorre com as interaes entre as partculas durante a fuso os estudantes citaram que quando um material se funde suas partculas ficam mais afastadas umas das outras, fica claro aqui o quanto os estudantes superestimam os espaos entre as partculas, problema provavelmente causado pelas representaes grficas usadas para os estados fsicos. A partir desse momento

guiamos uma discusso a respeito do que deve provocar a desorganizao das partculas na fuso. Em outra atividade utilizamos um simples dispositivo contendo uma lmpada ligada tomada com circuito aberto, para avaliar a condutividade dos minerais. A investigao foi baseada nos movimentos preveja, observe, compare, explique. Depois de testar os minerais buscamos explicaes para o observado da mesma maneira como foi conduzida a primeira atividade. Durante essa atividade ocorreu algo inusitado que a enriqueceu. Uma amostra de hematita (composto tipicamente inico) conduziu eletricidade no estado slido. Tivemos que pensar juntos para chegar a uma explicao plausvel.

CONCLUSES (1300 caracteres com espaos) Acreditamos que as atividades propostas aqui possuem um carter investigativo. Todas elas tinham uma pergunta que os estudantes deveriam responder, a discusso ocorreu de uma maneira que os estudantes analisaram os dados que tinham e chegaram resposta da pergunta inicial. Esse processo foi guiado pelo professor, portanto uma atividade investigativa estruturada. Vrios autores classificaram as atividades investigativas por nveis de estruturao, Herron identificou trs nveis de abertura para atividades investigativas (1971), as atividades aqui propostas podem ser classificadas no primeiro nvel de Herron, onde a questo inicial foi proposta pelo professor, assim como os mtodos restando aos estudantes analisar dados para chegar a uma soluo. importante salientar que esses nveis no so para distinguir se uma atividade investigativa boa ou ruim. A bem da verdade, no existe atividade boa ou ruim, mas a que serve a um ou a outro propsito conforme os objetivos definidos pelo professor e a adequao aos estudantes em termos de familiaridade com esse tipo de desafio. O aluno precisa passar por todos esses nveis gradativamente para que ele consiga chegar a uma atividade de nvel trs, sem se sentir paralisado diante dela pelo seu grau de abertura.

Potrebbero piacerti anche