Sei sulla pagina 1di 6

Unidade 1

Integral Indefinida/Tabela de Integrais


O clculo integral originou-se h aproximadamente 2000 anos quando os gregos tentavam resolver problemas de determinao de reas por um mtodo chamado de exausto que consistem traar polgonos (linhas poligonais) de reas bem definidas em torno de uma rea irregular, aumentando-se at a melhor aproximao da rea. Arquimedes (287-212 a.C.) utilizou este mtodo com e estabeleceu formulas exatas das reas do crculo e de algumas outras figuras particulares. Veja figura 1, abaixo.

Figura 1 Mtodo da exausto aplicado a uma regio semicircular. A partir do sculo XVI as noes de matemtica foram desenvolvendo, os algarismos romanos foram substitudos pelos arbicos, os sinais + e comearam a ser aplicados e reconheceu-se a facilidade do sistema decimal. Houve tambm a evoluo da linguagem algbrica com a larga introduo de simbologia, ressuscitando o interesse do mtodo a exausto, descobrindo-se grande nmero de resultados por pioneiros como Cavalieri, Toricelli, Roberval, Fermat, Pascal e Wallis. O mtodo da exausto no que se designa hoje como Clculo Integral, com grande variedade de aplicaes para determinao de rea, volume, momento de Inrcia, etc. No sculo XVII, o clculo revolucionou devido aos esforos de Isaac Newton (1642-1727) e Gottfried Leibniz (1646-1716) continuando at o sculo XIX, quando os matemticos Augustin Louis Cauchy (1789-1857) e Bernard Riemann (1826-1866) lhe deram uma slida base matemtica. Outros aperfeioamentos vm sendo desenvolvidos at os dias de hoje. Nos dias de hoje, o clculo integral uma poderosa ferramenta para uso nas diversas reas engenharia sendo aplicado desde conceitos fundamentais, em qumica, fsica e biologia, como no desenvolvimento de projetos e aplicaes tecnologicamente mais avanados. Nesta aula ser trabalhado o tema:

1. Integral Indefinida Basicamente, todas as operaes matemticas possuem a sua inversa: a. Soma o inverso da subtrao; b. Multiplicao o inverso da diviso; c. Integrao o inverso da derivao.

Integral Indefinida/Tabela de Integrais

Definindo-se formalmente: Uma funo F(x) chamada de primitiva da funo f(x) num intervalo I, se para todo x (Lembrando que f da funo a derivada da funo) I, tem-se F(x)=f(x).

Vejamos alguns exemplos: (i) (ii) (iii) (iv) uma primitiva da funo As funes A funo e , pois tambm so primitivas da funo , onde c constante, primitiva da funo . pois

A funo primitiva da funo origem, pois para todo o x0 tem -se F(x)=f(x).

em qualquer intervalo que no contm a

importante destacar que qualquer funo admite diversas primitivas.

Desta forma, podemos fazer as seguintes proposies: Proposio 1: Seja F(x) primitiva de uma funo f(x) e c uma constante qualquer, ento G(x)=F(x)+c tambm primitiva de f(x). Prova: Como F(x) primitiva, ento F(x)=f(x) G(x)=(F(x)+c)=F(x)+0=f(x) Proposio 2: Se f se anula em todos os pontos de um intervalo I, ento f constante em I.

Prova: Sejam x,y I, x<y. Como f derivvel em I, f contnua em [x,y] e derivvel em (x,y). Pelo teorema do Valor Mdio, existe z , tal que

Como f(z)=0, f(y)-f(x)=0 para dois pontos quaisquer x e y do intervalo I, conclui-se que f constante neste intervalo.

Proposio 3: Se F(x) e G(x) so funes primitivas de f(x) no intervalo I, ento existe uma constante c tal que G(x)-F(x), para todo o intervalo x I. Prova: Seja H(x)=G(x)-F(x). Como F e G so primitivas de f(x) no intervalo I, temos F(x)=G(x)=f(x), para todo x I.Assim, H(x)=G(x)-F(x)=f(x)-f(x)=0 para todo x

I.

Com base na proposio 2, existe uma constante c, tal que H(x)=c para todo x

I, portanto

Integral Indefinida/Tabela de Integrais


G(x)-F(x)=c.

Da proposio 3, conclui-se se F(x) uma particular primitiva de f ento toda primitiva de f da forma

G(x)=F(x)+c

onde c uma constante. Desta forma, o problema de determinar as primitivas de f, resume-se em achar uma primitiva particular. Exemplo: Sabe-se que (sen x) = cos x. Assim, F(x)= sen x uma primitiva da funo f(x)=cos x. Portanto, toda primitiva de f(x) da forma

G(x)=sen x + c

para alguma constante c.

importante observar, que como a integral a operao inversa da derivada todo o procedimento acima baseado no conhecimento do processo de derivao. Portanto, para o bom desempenho, o aluno deve conhecer antecipadamente todos os conceitos de derivao que o pr-requisito fundamental desta disciplina.

Neste momento j possvel definir-se a integral indefinida.

Como para se determinar a funo derivada de uma primitiva, calcula-se a derivada, para definir-se uma funo primitiva a partir de uma funo derivada deve-se calcular a integral indefinida.

Vamos definio formal: Se F(x) uma primitiva de f(x), ento a expresso F(x)+c chamada de integral indefinida da funo f(x) e denotada por

integrando Smbolo de integrao


A funo f(x) a funo de integrao e dx identifica a varivel de integrao. Desta forma, este processo consiste em determinar a integral indefinida da funo e chamado de integrao.

Da definio da integral indefinida decorre:

(i) (ii)

representa uma famlia de funes (a famlia de todas as primitivas da funo integrando)

Propriedades:

Integral Indefinida/Tabela de Integrais


Sejam f,g duas funes com IR e k uma constante. Ento: (i) a integral do produto de uma constante pela funo igual vezes a integral da funo. - a integral da soma a soma das integrais. a constante

(ii)

Integrar exige muita intuio, conhecendo-se apenas a derivada de uma dada funo necessrio descobrir a funo. Pode-se obter a tabela de integrais, integrais imediatas, a partir das derivadas das funes elementares.

Exemplos: Sabe-se que (sen x) = cos x. Ento Como (-cos x) = sen x, ento

, pois

, pois

, pois

Tabela de Integrais Imediatas

(n constante -1)

Integral Indefinida/Tabela de Integrais

Alguns exemplos de integrais indefinidas utilizando a tabela de integrais.

Exemplo 1:

Exemplo 2:

Exemplo 3:

Sabendo-se que

Exemplo 4:

Exemplo 5:

Integral Indefinida/Tabela de Integrais

Exemplo 6:

Potrebbero piacerti anche