Sei sulla pagina 1di 3

A clula procaritica

As clulas procariticas so os organismos mais simples que apresentam processos fisiolgicos. Apresentam sempre uma parede celular no celulsica, uma molcula circular de DNA nua, sem qualquer protena associada e sem separao do resto do citoplasma. Chama-se a esta molcula nucleide, (embora seja um certo abuso de linguagem). No apresentam organitos membranares, embora haja estruturas membranares internas, resultantes do pregueamento da membrana plasmtica, em certos grupos, como as Cianobactrias, Cloroxibacterias, bactrias quimiauttrofas e outras. Os ribossomas so mais pequenos que os dos eucariotas e os flagelos, quando existem, so muito mais simples. Os organismos procariticos mais conhecidos so as bactrias e as cianobactrias (s vezes ainda chamadas "algas" azuis), mas existe uma grande variedade de espcies com caractersticas muito diferentes umas das outras. Salvo uma excepo conhecida, com 0.1 mm, todos estes organismos so muito pequenos, da ordem dos 0.5 aos 5 m, muitos so anaerbios obrigatrios (o oxignio produz a sua morte) e habitam todos os meios imaginveis e alguns inimaginveis, como guas termais a 90C (onde se pode cozer carne) e interstcios das rochas a vrios centros de metros por baixo do solo. So conhecidas muitas bactrias patognicas, mas muitas h que sosimbiontes dos organismos superiores, como as fixadoras de azoto associadas s leguminosas e as coliciformes que vivem no nosso intestino. Alguns organismos, como o cavalo, dependem de bactrias intestinais para efectuar a digesto da celulose. Embora pequenos, os procariontes formam uma parte considervel da biomassa total e a sua importncia fundamental nos processos de decomposio e reciclagem do material orgnico.

Parede celular
Revestimento volta da membrana plasmtica. Na grande maioria das bactrias constitudo por molculas de polissacridos ligadas a cadeias polipeptdicas; estas substncias recebem o nome genrico de peptidoglicanos. Existem, no entanto, muitas variantes, como polissacridos ligados a lpides,

Parede celular de uma bactria gram-negativa, com vrias camadas. O interior da bactria est esquerda. Fotografia com microscpio electrnico de transmiso. ~120 000 aumentos

Parede celular de uma bactria gram-positiva, com uma nica camada. O interior da bactria est esquerda. Fotografia com microscpio electrnico de transmiso. ~130 000 aumentos

Ribossomas

Fotomicrografia electrnica de um corte de uma bactria, mostrando ribossomas, os pontos pretos que quase enchem o citoplasma. A barra de referncia tem comprimento de 1 m. A bactria da espcie Pseudomonas multivorans, ligada aos processos de decomposio.

Os ribossomas so organitos que realizam a sntese de protenas a partir do cdigo contido no RNA mensageiro. Nas clulas procariticas tm um tamanho inferior ao que apresentam os das clulas eucariticas.

Membrana plasmtica
Membrana de dupla capa de fosfolpidos, semelhante dos eucariontes, embora com algumas diferenas qumicas, seja na composio dos prprios fosfolpidos, seja nas molculas acompanhantes.

Nucleide
Uma nica molcula de DNA, de forma circular. Uma bactria "normal", como Eschericia coli, tem cerca de 1360 m o que quase um milmetro e meio, enrolado dentro de uma clula com cerca de 1 m de comprimento! Se a bactria tivesse o tamanho de um feijo (cerca de 1 cm), o filamento de DNA, na mesma escala, andaria volta dos 13 ou 14 metros, aproximadamente a altura de um prdio de 5 andares. No espanta que tenha de estar bem enrolado. As setas da fotografia apontam para pregueados regulares do filamento de DNA. O DNA aparece nu, sem qualquer tipo de protenas associadas com ele nem qualquer estrutura membranar que isole o DNA do resto do citoplasma.

Citoplasma
Meio lquido onde se difundem diversas substncias produzidas ou absorvidas pela clula. Pode ser atravessado por elementos esquelticos, como microtbulos ou microfilamentos, mas no apresenta nenhuma estrutura diferenciada.

Potrebbero piacerti anche