Sei sulla pagina 1di 9

De BlenderWiki

Transparncia
Modo: Todos os modos Painel: Shading / Material Contexto Transparncia Materiais em misturador pode ser configurado para ser transparente, de modo que a luz pode passar atravs de quaisquer objectos que utilizam o material. A transparncia controlado atravs de um canal "alfa", em que cada pixel tem um valor adicional, a gama 0-1, em adio aos seus valores de cor RGB. Se alfa = 0, ento o pixel transparente, e os valores RGB para a superfcie no contribuem em nada para a aparncia do pixel; para alfa = 1, a superfcie totalmente opaco, e a cor da superfcie determina a cor final do pixel. No Blender, existem trs maneiras em que a transparncia de um material podem ser definidas: Mscara, Z-buffer e Ray-trace. Cada um destes explicado em mais detalhe abaixo. A visualizao de materiais opo com um objeto esfera d uma boa demonstrao das capacidades destas trs opes.

Opes comuns
Os seguintes controles de propriedade esto disponveis para todas as opes de transparncia: Alfa Define a transparncia do material, definindo todos os pixels no canal alfa para o valor fornecido. Fresnel Define o poder do efeito Fresnel. O efeito de Fresnel controla o grau de transparncia do material , dependendo do ngulo entre a normal da superfcie e a direco de viso. Tipicamente, quanto maior for o ngulo, um material torna-se mais opaca (isto ocorre geralmente no contorno do objecto). Specular Controla o alpha / queda para a cor especular. Misturar Controla a mistura entre as reas transparentes e no transparentes. S se usou Fresnel maior do que 0.

Mscara
Esta opo mscaras simplesmente ao fundo. Ele utiliza o canal alfa para misturar a cor de cada pixel no plano do objecto activo com a cor do fundo correspondente do pixel, de acordo com o canal alfa do pixel. Assim, para alfa = 1, a cor do objeto visto - o objeto completamente opaco, mas se alfa = 0, apenas o fundo visto - o objeto transparente (mas note que qualquer outro objeto atrs do objeto ativo desaparece). Isto til para fazer texturas de objetos slidos ou semi-transparente de material de referncia fotogrfica - a mscara feita com alpha opaco para pixels dentro do objeto, e transparente de pixels fora do objeto. Veja Transparncia mscara .

Z buffer
Este utiliza o buffer de alfa para rostos transparentes. O valor de alfa de cada pixel determina a combinao da cor do material de base, e a cor do pixel determinada a partir dos objectos / fundo por trs dele. Apenas as configuraes bsicas esto disponveis com esta opo, mas no calcula refraes.

Transparncia Raytraced
Usa ray tracing para calcular refraes. Ray tracing permite refraces complexos, falloff ea desfocagem, e usado para simular a refraco dos raios de luz atravs de um material transparente, tal como uma lente. Note-se que a opo raytrace s est disponvel na renderizao e Blender Cycles tornar os motores, mas no na Game Engine. Um raio enviado a partir da cmara e percorre a cena at encontrar um objeto. Se o primeiro objeto atingido pelo raio no transparente, ento o raio toma a cor do objeto. Se o objeto transparente, ento o raio continua o seu caminho atravs dele para o prximo objeto, e assim por diante, at que um objeto no-transparente finalmente encontrou o que d toda a cadeia de raios a sua cor. Eventualmente, o primeiro objeto transparente herda as cores do seu fundo, proporcional ao seu Alpha valor (eo valor de Alpha de cada material transparente bateu no meio). Mas, enquanto o raio viaja atravs do objecto transparente, que pode ser desviado do seu curso, de acordo com o ndice de refraco (IOR) do material. Quando voc realmente olhar atravs de uma simples esfera de vidro, voc vai notar que o fundo de cabea para baixo e distorcido: tudo isso por causa do ndice de refrao do vidro. Ativar Raytracing Para obter raios traado transparncia, voc precisa: 1. permitir ray tracing em suas configuraes de renderizao. Isto feito no contexto de renderizao Painel Shading. Ray tracing ativado por padro. 2. definir o valor Alpha para algo diferente de 1.0. 3. para que o material de fundo para receber a luz que passa atravs de seu objeto transparente, transparente Receba deve estar ligado para que o material no Material painel Sombra.

Opes
Alm das opes comuns dadas acima, os seguintes controles de propriedade esto disponveis: IOR ndice de refrao. Define o quanto um raio viaja atravs do material ser refratada, portanto, produzindo uma imagem distorcida de seu fundo. Veja os valores IOR para materiais comuns abaixo. Filtre
O painel Transparncia.

Quantidade de filtragem para trao transparente ray. Quanto maior for este valor, mais a cor de base do material mostrar. O material ainda ser transparente, mas ele vai comear a tomar sobre a cor do material. Desativado (0,0) por padro. Falloff Como a luz absorvida rapidamente medida que passa atravs do material. D "profundidade" e "espessura" para vidro. Limitar Materiais mais espessas do que isto no so transparentes. Isto usado para controlar o limiar aps o qual a cor do filtro comea a entrar em jogo. Profundidade Define o nmero mximo de superfcies transparentes um nico raio pode percorrer. No existe um valor tpico. Objetos transparentes fora da Profundidade gama ser processado breu se visto atravs do objeto transparente que a profundidade est programado. Em outras palavras, se voc observar as reas pretas na superfcie de um objeto transparente, a soluo , provavelmente, para aumentar a sua profundidade valor (este um problema comum com ray tracing objetos transparentes). Voc tambm pode precisar para ativar sombras transparentes no fundo do objeto. Lustro Configuraes para o brilho do material. Quantidade A clareza da refrao. Defina esta opo para algo inferior a zero para obter uma refrao embaada. Limiar Limiar para a amostragem adaptativa. Se uma amostra contribui com menos do que esse valor (em percentagem), a amostragem interrompida. Amostras Nmero de amostras de cone mdia de refrao embaada.

Exemplos
ndice de Refrao
( Influncia do IOR de um Objeto na distoro do plano de fundo:. esferas da gua, vidro e Diamond (cima para baixo) ). Existem diferentes valores para materiais tpicos: O ar 1,000 (sem refrao), o lcool 1,329 , o vidro 1,517 , o plstico 1,460 , a gua 1,333 e Diamond 2,417 .

Influncia do IOR de um Objeto na distoro do fundo: esferas de gua, vidro e Diamond (cima para baixo).

Fresnel

16 pedaos de vidro girada em vrias direes demonstrar o efeito Fresnel dependente do ngulo com ray tracing (esquerda) e alpha buffer transparncia ( direita). Note-se que a principal diferena a falta de efeito IOR, neste ltimo caso. (Faa o download . mistura .)

Configuraes para Fresnel usando raios traado ( esquerda) e transparncia Z (direita). Note-se a brilho especular na telha de vidro F4 (que est de frente para a meio caminho entre a luz e a cmara), sendo o efeito de Fresnel pode ser visto na linha C e coluna 6, onde as faces so afastados da cmara. A quantidade de efeito de Fresnel pode ser controlada atravs de um aumento da mistura ou diminuindo o valor alfa valor.

Profundidade

Uma cena simples, com trs taas em uma superfcie, e trs lmpadas. profundidade foi ajustada para 4, 8, 12 e 14, resultando em tornar vezes de 24 seg, 34 seg, 6 min e 11 min, respectivamente. (Faa o download . mistura .)

Aumento da profundidade tambm aumenta consideravelmente o tempo de renderizao. Cada vez que um raio de luz passa atravs de uma superfcie, o algoritmo de ray-tracing chamada de forma recursiva. No exemplo acima, cada um dos lados de cada vidro tem um exterior e uma superfcie interior. Os raios de luz, portanto, tm que passar por quatro superfcies para cada vidro.

Mas no s que, em cada ponto de uma superfcie, alguma da luz pode ser reflectida, ou fora da superfcie espelhada em vrias direces. Isto resulta em vrios raios que necessitam de ser calculados para cada ponto (muitas vezes referida como uma rvore de raios [1] (http://www.cs.unc.edu/~rademach/xroads-RT/RTarticle.html) ). Em cada uma das imagens renderizadas acima, existem 640 400 = 256 000 pixels. Aumentando a profundidade , pelo menos uma rvore de raios adicionado a cada pixel. Seja gentil com seu computador. Cuidadosamente colocar objetos em uma cena para evitar a sobreposio de objetos transparentes muitas vezes uma alternativa interessante.

Dicas
Sombras transparentes

No h sombras transparentes

No h sombras transparentes, iluminao ambiente habilitado

Sombras transparentes habilitado, alfa ajustado para 0,0

Como anterior, alfa definido para 0,25

Sombras transparentes com ocluso de ambiente definido para multiplicar, uma distncia (raio da esfera)

A anterior, a distncia aumentada para 2 (dimetro de esfera)

Por padro, as sombras dos objetos transparentes so prestados preto slido, como se o objeto no foi transparente em tudo. Mas, na realidade, a um objeto mais transparente, mais clara ser a sua sombra. No Blender, sombras transparentes so definidos sobre os materiais que recebem as sombras do objeto transparente. Isso ativado e desativado com o Transparent Receba boto, no material de contexto Sombra painel. O brilho da sombra depende da Alpha valor do material de fundio sombra. Alternativas para sombras raios traados transparentes podem ser encontradas no Mundo contexto, ou seja, o Ambient Occlusion , iluminao ambiente , e Reunir painis. Alternativamente, uma textura pode ser usada para controlar a intensidade valor do material de sombra de recepo.

Valores IOR para materiais comuns


A lista a seguir fornece alguns dos valores do ndice de refrao para usar quando ray tracing transparncia usada para vrios lquidos, slidos (pedras preciosas) e gases: A Acetona Actinolite Agalmatolito gata gata Ar lcool 1.36 1,618 1.550 1.544 1.540 1.000 1.329 Ebonite Ekanite Elaeolite Esmeralda Emerald Catseye Esmeralda, fluxo Synth E 1,66 1.600 1.532 1,5601,605 1,5601,605 1.561 J Jade, Jadeite Jade, Nephrite Jadeta Jaspe Jato 1,641,667 1,6001,641 1.665 1.540 1.660 Sanidina Safira Sapphire, Star Escapolita Scheelita Serpentina Xampu Concha Silcio Sillimanite Prata Sinhalite Smaragdite Smithsonite Sodalita Cloreto de Sdio Spessartite Sphalerite Sphene Espinela Spinel, Azul S 1.522 1,7571,779 1,7601,773 1.540 1.920 1.560 1.362 1.530 4.24 1.658 0,18 1.699 1.608 1.621 1.483 1.544 1,791,81 2.368 1.885 1,7121,717 1,7121,747 1,708-

Escapolita, Amarelo 1.555 Selnio, Amorphous 2.92

lcool, etlico 1.36 (gro) Alexandrite Alexandrite Almandine Alumnio mbar Ambligonita Ametista Ammolite Anatase Andaluzite Anidrido Apatita Apophyllite Aragonite Argo Asfalto Axinite 1.745 1.750 1,83 1.44 1.545 1.611 1.540 1.600 2.490 1.640 1.571 1.632 1.536 1.530

K Kornerupina 1.665 Kunzita Kyanite L 1,560Labradorita 1,572 Lapis Gem Lazulite Lazulite Conduzir Leucite M Magnesita Malaquita Sepiolite Metanol Leite 1.500 1,501,55 1.615 2.01 1.509 1.515 1.655 1.530 1.329 1.35 1,6601,676 1.715

Esmeralda, Synth 1.568 hidro Enstatite pidote Etanol lcool Etlico Euclsio F Fabulite Feldspato, Adventurine Feldspato, Amazonita Feldspato, Labradorite 2.409 1.532 1.663 1.733 1.36 1.36 1.652

Feldspato, Albita 1.525 1.525 1.565 1.525 1.539

gua-marinha 1.575

1.000281 Feldspato, Microclina 1.635 1,6741,704 Feldspato, Oligoclase

Mercury (liq) 1.62

Axinite Azurita B Barita Cerveja Benitoite Benzeno Berilo Beryl, Vermelho Beryllonite Brazilianite Bromo (liq) Bronze Brownite C Calcita Calspar Cancrinite

1.675 1.730 1.636 1.345 1.757 1.501 1,571,60 1,5701,598 1.553 1.603 1.661 1.18 1.567 1.486 1.486 1.491

Flourite Frmica G

1.434 1,47

Moldavita Selenito

1.500 1,5181,526

Spinel, Vermelho Spodumene Rubi Estrela Estaurolita Esteatite Ao Stichtite

1,735 1.650 1,761,773 1.739 1.539 2,50 1.520

Barytocalcite 1.684

1,88Garnet, Andradite 1,94 1,880Garnet, Demantoid 1,9 Garnet, Demantoid 1.880 Garnet, Grossular 1.738 Garnet, Hessonite 1.745 1,790Garnet, mandarim 1,8 Garnet, Pyrope Garnet, Rhodolite 1,731,76 1,7401,770

Moonstone, 1.525 adularia Moonstone, 1.535 Albita Morganite N Natrolite Nefrite Nitrognio (gs) Nitrognio (liq) Nylon O Obsidiana 1.489 1.480 1.600 1,5851,594

Titanato de estrncio 2,410 Styrofoam 1.595 Soluo de Acar 1.38 30%

1.000297 Soluo de Acar 1.49 80% 1,2053 Sulphur 1.960 1.53 Synthetic Spinel T Taaffeite Tantalita Tanzanite Teflon Thomsonite Olho de tigre Topzio 1.473 1.466 Topzio Azul Topzio Imperial Topaz, Rosa Topaz, White Topzio Amarelo Turmalina Turmalina Turmalina Azul Turmalina, Catseye Turmalina Verde 1.720 2.240 1,6901,7 1.35 1.530 1.544 1,6071,627 1.610 1,6051,640 1.620 1.630 1.620 1,6031,655 1.624 1,611,64 1,611,64 1,611,64 1.730

Garnet, Rhodolite 1.760 Garnet, Spessartite 1.810 Garnet, Tsavorite Garnet, Uvarovite 1,7391,744 1,741,87

leo de 1.536 Wintergreen Petrleo, Clove Oil, Lemon Petrleo, Neroli Petrleo, Laranja Petrleo, crtamo 1.535 1.481 1.482

Dixido de 1.517 1.000449 Gaylussite carbono (gs) Vidro 1,51714 Dissulfureto de Vidro, Albita 1,4890 1.628 carbono Vidro, Crown 1.520 Tetracloreto 1.460 Vidro, Coroa, de carbono 1.517 Zinco Bebidas 1,34Vidro, Flint, Dense 1,66 Gasosas 1,356 Vidro, Flint, mais Cassiterita 1.997 1,89 pesada Celestite 1.622 Vidro, Flint, 1,65548 Cerussite 1.804 Pesado Ceylonite 1.770 Vidro, Flint, 1.80 1,544lantnio Calcednia 1,553 Vidro, Flint, Luz 1,58038 Giz 1.510 Vidro, Flint, 1,62725 Chalybite 1.630 Medium Cloro (gs) 1.000768 Glicerina 1.473 Cloro (liq) Red Chrome Chrome Tourmaline Chrome 1.385 2,42 1,611,64 Ouro H Hambergite Hauyne Hauynite 1,559 1,4901,505 1.502 0.47 Chrome Verde 2.4

leo, vegetal 1,47 (50 C) Olivina nix Opal, Preto Opal, Fogo 1.670 1.486 1,4401,460 1,4301,460

1,440Opal, White 1,460 Oregon Sunstone 1,5601,572

Turmalina, na 1,61Oxignio Paraba 1,65 1.000276 (gs) 1,61Turmalina, Vermelho Oxignio (liq) 1.221

Yellow Crmio Chrysoberyl Chrysoberyl, olho de gato Chrysocolla Chrysoprase Citrina Citrina Clinohumite Clinozoisite

2,31 2.97 1.745 1,7461,755 1.500 1.534 1,5321,554 1.550 1,6251,675 1.724

Hlio Hematita Hemimorphite Hiddenite

1.000036 2.940 1.614 1.655

P Padparadja Painite Prola Periclsio Peridoto Peristerite Petalita Phenakite 1,7601,773 1.787 1.530 1.740 1,6351,690 1.525 1.502 1.650 2.117 1.460 1,50 1.55 1.540 1.540 1.610 2.790 1,840 1.810 1.740 1,5441,553 1,45843 R Wardite Variscite gua (0 C) gua (100 C) gua (20 C) gua (gs) gua (35 C, temperatura ambiente) Whisky Willemita Witherite Vivianite Vodka Wulfenite Z Zincite Zirco 1.690 1.735 1.544 1,5191 1,7571,779 2.62 Zircon, alta Zircon, Baixo Zirconia, Cubic Ulexita Uvarovite VW Tremolita Tugtupite Terebintina Turquesa U

1,64 1.600 1.496 1.472 1.610 1.490 1.870 1.590 1.550 1,33346 1,31766 1,33283 1.000261 1,33157 1.356 1.690 1.532 1.580 1.363 2.300 2.010 1,7771,987 1.960 1.800 2,1732,21

Querida, o teor de 1.504 gua de 13% Querida, o teor de 1.494 gua de 17% Querida, o teor de 1.484 gua de 21% Howlite De hidrognio (gs) Hidrognio (liq) Hiperstnio Eu Gelo Idocrase Cristal iodo Iolite Ferro Marfim 1.586

Azul Cobalto 1,74 Cobalt Verde 1.97 Cobalt Violet 1.71 Colemanite Cobre xido de cobre Coral Coral Cordierite Corndon Suco de Cranberry (25%) Crocoite Cristal Cuprite D Danburite Danburite Diamante Diopside Dolomite Dumortierite 1,6271,641 1.633 2.417 1.680 1.503 1.686 1.586 1.10 2.705 1.486 1,4861,658 1.540 1.766 1.351 2.310 2.000 2.850

1.000140 Phosgenite Plstico 1,0974 Plexiglas 1.670 Poliestireno Prsio 1.309 Prasiolite 1.713 Prehnite 3.34 Proustite 1,522Purpurite 1,578 Pirita 1.51 Pyrope 1.540 Q Quartzo Quartz, Fused Rhodizite Rodonite Salt Rock Borracha Natural Rubi

Rhodochrisite 1.600

Rum, White 1.361 Rutilo

Retirado de " http://wiki.blender.org/index.php/Doc:2.6/Manual/Materials/Properties/Transparency " Categoria : Materiais

Potrebbero piacerti anche