Sei sulla pagina 1di 82

O q u e

http://pt.scribd.com/doc/13155593/Fichas-de-Trabalho-de-Formacao-Civica

Ficha de Trabalho de Formao Cvica 1

Constituio da Repblica Portuguesa


Para compreenderes quais so os teus direitos e deveres como cidado fundamental que conheas a Constituio da Repblica Portuguesa. O que a Constituio da Repblica Portuguesa ?

Constituio o conjunto de leis, normas e regras de um pas ou de uma instituio. A Constituio regula e organiza o funcionamento do Estado. a lei mxima que limita poderes e define os direitos e deveres dos cidados. Nenhuma outra lei no pas pode entrar em conflito com a Constituio .1 Nos pases democrticos, a Constituio elaborada por uma Assembleia Constituinte (pertencente ao poder legislativo), eleita pelo povo. A Constituio pode receber emendas e revises (reformas). 1 A Constituio da Repblica Portuguesa de 1976 (CRP) a actual Constituio portuguesa. Foi redigida pela Assembleia Constituinte eleita na sequncia das primeiras eleies gerais livres no pas em 25 de Abril de 1975, 1. aniversrio da Revoluo dos Cravos. Os seus deputados deram os trabalhos por concludos em 2 de Abril de 1976, tendo a Constituio entrado em vigor a 25 de Abril de 1976. Sofreu sucessivas revises constitucionais em 1989, 1992, 1997, 2001, 2004 e 2005. O texto vigente da Constituio da Repblica Portuguesa, foi definido pela Lei Constitucional 1/2005, de 12 de Agosto.2,3,4 O texto seguinte o prembulo da Constituio da Repblica Portuguesa 4 : VII REVISO CONSTITUCIONAL [2005] PREMBULO

A 25 de Abril de 1974, o Movimento das Foras Armadas, coroando a longa resistncia do povo portugus e interpretando os seus sentimentos profundos, derrubou o regime fascista. Libertar Portugal da ditadura, da opresso e do colonialismo representou uma transformao revolucionria e o incio de uma viragem histrica da sociedade portuguesa.

p r e

A Revoluo restituiu aos Portugueses os direitos e liberdades fundamentais. No exerccio destes direitos e liberdades, os legtimos representantes do povo renem-se para elaborar uma Constituio que corresponde s aspiraes do pas. A Assembleia Constituinte afirma a deciso do povo portugus de defender a independncia nacional, de garantir os direitos fundamentais dos cidados, de estabelecer os princpios basilares da democracia, de assegurar o primado do Estado de Direito democrtico e de abrir caminho para uma sociedade socialista, no respeito da vontade do povo portugus, tendo em vista a construo de um pas mais livre, mais justo e mais fraterno. A Assembleia Constituinte, reunida na sesso plenria de 2 de Abril de 1976, aprova e decreta a seguinte Constituio da Repblica Portuguesa:
1-http://www.suapesquisa.com/o_que_e/constituicao.htm 2-http://www.portugal.gov.pt/pt/GC17/Portugal/SistemaPolitico/Constituicao/Pages/default.aspx 3-http://pt.wikipedia.org/wiki/Constitui%C3%A7%C3%A3o_portuguesa_de_1976 4-http://dre.pt/comum/html/legis/crp.html

Questes 1. O que uma Constituio?

2. Qual a actual Constituio portuguesa?

A tarefa que te propomos a seguir que comentes alguns artigos da Constituio da Repblica Portuguesa . L com ateno os artigos. Se tiveres alguma dvida sobre os significado das palavras podes consultar um pequeno glossrio no fim desta ficha. 3. O artigo primeiro da Constituio da Repblica Portuguesa estabelece que 4: Artigo 1. (Repblica Portuguesa) Portugal uma Repblica soberana, baseada na dignidade da pessoa humana e na vontade popular e empenhada na construo de uma sociedade livre, justa e solidria. Comenta o artigo explicando com clareza as tuas opinies.

4. O artigo vigsimo primeiro da Constituio da Repblica Portuguesa estabelece que 4: Artigo 21. (Direito de resistncia) Todos tm o direito de resistir a qualquer ordem que ofenda os seus direitos, liberdades e garantias e de repelir pela fora qualquer agresso, quando no seja possvel recorrer autoridade pblica. Comenta o artigo explicando com clareza as tuas opinies.

5. O artigo trigsimo stimo da Constituio da Repblica Portuguesa estabelece que 4: Artigo 37. (Liberdade de expresso e informao) 1. Todos tm o direito de exprimir e divulgar livremente o seu pensamento pela palavra, pela imagem ou por qualquer outro meio, bem como o direito de informar, de se informar e de ser informados, sem impedimentos nem discriminaes. 2. O exerccio destes direitos no pode ser impedido ou limitado por qualquer tipo ou forma de censura. 3. As infraces cometidas no exerccio destes direitos ficam submetidas aos princpios gerais de direito criminal ou do ilcito de mera ordenao social, sendo a sua apreciao respectivamente da competncia dos tribunais judiciais ou de entidade administrativa independente, nos termos da lei. 4. A todas as pessoas, singulares ou colectivas, assegurado, em condies de igualdade e eficcia, o direito de resposta e de rectificao, bem como o direito a indemnizao pelos danos sofridos. Comenta o artigo explicando com clareza as tuas opinies.

6. O artigo quadragsimo quinto da Constituio da Repblica Portuguesa estabelece que 4: Artigo 45. (Direito de reunio e de manifestao) 1. Os cidados tm o direito de se reunir, pacificamente e sem armas, mesmo em lugares abertos ao pblico, sem necessidade de qualquer autorizao. 2. A todos os cidados reconhecido o direito de manifestao. Comenta o artigo explicando com clareza as tuas opinies.

7. O artigo trigsimo primeiro da Constituio da Repblica Portuguesa estabelece que 4: Artigo 31. (Habeas corpus) 1. Haver habeas corpus contra o abuso de poder, por virtude de priso ou deteno ilegal, a requerer perante o tribunal competente. 2. A providncia de habeas corpus pode ser requerida pelo prprio ou por qualquer cidado no gozo dos seus direitos polticos. 3. O juiz decidir no prazo de oito dias o pedido de habeas corpus em audincia contraditria.

A maior arma contra o abuso de autoridade o conhecimento dos direitos que permitem ao cidado evit-lo.
Retirado de http://www.dhnet.org.br/dados/cartilhas/dht/estaduais/mg/mtratos.htm#8

O que o habeas corpus ? O habeas corpus a medida prevista pela Constituio que o cidado tem para se defender dos actos ilegais (ameaa de priso, priso ilegal), praticados pela polcia ou outra autoridade . Retirado e adaptado de
http://www.dhnet.org.br/dados/cartilhas/dht/estaduais/mg/mtratos.htm#8

Habeas corpus, etimologicamente significando em latim "Que tenhas o teu corpo" (a expresso completa habeas corpus ad subjiciendum) uma garantia constitucional em favor de quem sofre violncia ou ameaa de constrangimento ilegal na sua liberdade de locomoo, por parte de autoridade legtima . Sua origem remonta Magna Carta libertatum, de 1215, imposta pelos nobres ao rei da Inglaterra com a exigncia do controle legal da priso de qualquer cidado. Este controle era realizado sumariamente pelo juiz, que, ante os fatos apresentados, decidia de forma sumria acerca da legalidade da priso. Retirado e adaptado de http://pt.wikipedia.org/wiki/Habeas_corpus O habeas corpus em Portugal O chamado "habeas corpus" significa tenha zelo pelo seu corpo est consagrado na Constituio da Repblica Portuguesa de 1976, revista em 2001, no artigo 31, as coisas so feitas de acordo com a inocncia do ru. Est tambm consagrado no Cdigo Processo Penal Portugus no artigo 220 (na verso 2003). De acordo com o Cdigo do Processo Penal, o habeas corpus pode ser pedido por : estarem ultrapassados os prazos de entrega ao poder judicial ou da deteno; a deteno manter-se fora dos locais legalmente permitidos; a deteno ter sido efectuada ou ordenada por entidade incompetente; e a deteno ser motivada por fato pelo qual a lei a no permite deter. Retirado de http://pt.wikipedia.org/wiki/Habeas_corpus

Para saberes mais !


http://www.ufes.br/ppghis/agora/Documentos/Revista_7_PDFs/Guilherme%20Camargo%20Massau.pdf http://pt.scribd.com/doc/51807342/Habeas-Corpus https://coisaseloisas.wordpress.com/2007/01/28/habeas-corpus/

Questes
a) Comenta a frase A maior arma contra o abuso de autoridade o conhecimento dos direitos que permitem ao cidado evit-lo.

b) Explica, por palavras tuas, o que o habeas corpus.

c) Comenta o artigo 31 da Constituio da Repblica Portuguesa explicando com clareza as tuas opinies.

8. O artigo quinquagsimo segundo da Constituio da Repblica Portuguesa estabelece que 4: Artigo 52. (Direito de petio e direito de aco popular) 1. Todos os cidados tm o direito de apresentar, individual ou colectivamente, aos rgos de soberania, aos rgos de governo prprio das regies autnomas ou a quaisquer autoridades peties, representaes, reclamaes ou queixas para defesa dos seus direitos, da Constituio, das leis ou do interesse geral e, bem assim, o direito de serem informados, em prazo razovel, sobre o resultado da respectiva apreciao. 2. A lei fixa as condies em que as peties apresentadas colectivamente Assembleia da Repblica e s Assembleias Legislativas das regies autnomas so apreciadas em reunio plenria. 3. conferido a todos, pessoalmente ou atravs de associaes de defesa dos interesses em causa, o direito de aco popular nos casos e termos previstos na lei, incluindo o direito de requerer para o lesado ou lesados a correspondente indemnizao, nomeadamente para: o a) Promover a preveno, a cessao ou a perseguio judicial das infraces contra a sade pblica, os direitos dos consumidores, a qualidade de vida, a preservao do ambiente e do patrimnio cultural; o a) Assegurar a defesa dos bens do Estado, das regies autnomas e das autarquias locais. Comenta o artigo explicando com clareza as tuas opinies.

9. O artigo vigsimo sexto da Constituio da Repblica Portuguesa estabelece que 4: Artigo 26. (Outros direitos pessoais) 1. A todos so reconhecidos os direitos identidade pessoal, ao desenvolvimento da personalidade, capacidade civil, cidadania, ao bom nome e reputao, imagem, palavra, reserva da intimidade da vida privada e familiar e proteco legal contra quaisquer formas de discriminao. 2. A lei estabelecer garantias efectivas contra a obteno e utilizao abusivas, ou contrrias dignidade humana, de informaes relativas s pessoas e famlias. 3. A lei garantir a dignidade pessoal e a identidade gentica do ser humano, nomeadamente na criao, desenvolvimento e utilizao das tecnologias e na experimentao cientfica. 4. A privao da cidadania e as restries capacidade civil s podem efectuar-se nos casos e termos previstos na lei, no podendo ter como fundamento motivos polticos. Comenta o artigo explicando com clareza as tuas opinies.

10. O artigo trigsimo quarto da Constituio da Repblica Portuguesa estabelece que 4: Artigo 34. (Inviolabilidade do domiclio e da correspondncia) 1. O domiclio e o sigilo da correspondncia e dos outros meios de comunicao privada so inviolveis. 2. A entrada no domiclio dos cidados contra a sua vontade s pode ser ordenada pela autoridade judicial competente, nos casos e segundo as formas previstos na lei. 3. Ningum pode entrar durante a noite no domiclio de qualquer pessoa sem o seu consentimento, salvo em situao de flagrante delito ou mediante autorizao judicial em casos de criminalidade especialmente violenta ou altamente organizada, incluindo o terrorismo e o trfico de pessoas, de armas e de estupefacientes, nos termos previstos na lei. 4. proibida toda a ingerncia das autoridades pblicas na correspondncia, nas telecomunicaes e nos demais meios de comunicao, salvos os casos previstos na lei em matria de processo criminal. Comenta o artigo explicando com clareza as tuas opinies.

11. O artigo trigsimo quinto da Constituio da Repblica Portuguesa estabelece que 4: Artigo 35. (Utilizao da informtica) 1. Todos os cidados tm o direito de acesso aos dados informatizados que lhes digam respeito, podendo exigir a sua rectificao e actualizao, e o direito de conhecer a finalidade a que se destinam, nos termos da lei. 2. A lei define o conceito de dados pessoais, bem como as condies aplicveis ao seu tratamento automatizado, conexo, transmisso e utilizao, e garante a sua proteco, designadamente atravs de entidade administrativa independente. 3. A informtica no pode ser utilizada para tratamento de dados referentes a convices filosficas ou polticas, filiao partidria ou sindical, f religiosa, vida privada e origem tnica, salvo mediante consentimento expresso do titular, autorizao prevista por lei com garantias de no discriminao ou para processamento de dados estatsticos no individualmente identificveis. 4. proibido o acesso a dados pessoais de terceiros, salvo em casos excepcionais previstos na lei. 5. proibida a atribuio de um nmero nacional nico aos cidados. 6. A todos garantido livre acesso s redes informticas de uso pblico, definindo a lei o regime aplicvel aos fluxos de dados transfronteiras e as formas adequadas de proteco de dados pessoais e de outros cuja salvaguarda se justifique por razes de interesse nacional. 7. Os dados pessoais constantes de ficheiros manuais gozam de proteco idntica prevista nos nmeros anteriores, nos termos da lei. Comenta o artigo explicando com clareza as tuas opinies.

12. O artigo trigsimo oitavo da Constituio da Repblica Portuguesa estabelece que 4: Artigo 38. (Liberdade de imprensa e meios de comunicao social) 1. garantida a liberdade de imprensa. 2. A liberdade de imprensa implica: a) A liberdade de expresso e criao dos jornalistas e colaboradores, bem como a interveno dos primeiros na orientao editorial dos respectivos rgos de comunicao social, salvo quando tiverem natureza doutrinria ou confessional; b) O direito dos jornalistas, nos termos da lei, ao acesso s fontes de informao e proteco da independncia e do sigilo profissionais, bem como o direito de elegerem conselhos de redaco; c) O direito de fundao de jornais e de quaisquer outras publicaes, independentemente de autorizao administrativa, cauo ou habilitao prvias. 3. A lei assegura, com carcter genrico, a divulgao da titularidade e dos meios de financiamento dos rgos de comunicao social. 4. O Estado assegura a liberdade e a independncia dos rgos de comunicao social perante o poder poltico e o poder econmico, impondo o princpio da especialidade das empresas titulares de rgos de informao geral, tratando-as e apoiando-as de forma no discriminatria e impedindo a sua concentrao, designadamente atravs de participaes mltiplas ou cruzadas. 5. O Estado assegura a existncia e o funcionamento de um servio pblico de rdio e de televiso. 6. A estrutura e o funcionamento dos meios de comunicao social do sector pblico devem salvaguardar a sua independncia perante o Governo, a Administrao e os demais poderes pblicos, bem como assegurar a possibilidade de expresso e confronto das diversas correntes de opinio. 7. As estaes emissoras de radiodifuso e de radioteleviso s podem funcionar mediante licena, a conferir por concurso pblico, nos termos da lei. Comenta o artigo explicando com clareza as tuas opinies.

rgos de soberania
13. O artigo centsimo dcimo da Constituio da Repblica Portuguesa estabelece que 4:

Artigo 110. (rgos de soberania) 1. So rgos de soberania o Presidente da Repblica, a Assembleia da Repblica, o Governo e os Tribunais. 2. A formao, a composio, a competncia e o funcionamento dos rgos de soberania so os definidos na Constituio. Presidente da Repblica O Presidente da Repblica Portuguesa , a par da Assembleia da Repblica, do Governo e dos Tribunais, um rgo de soberania. As suas funes constitucionais so fundamentalmente as de representao da Repblica Portuguesa, de garante da independncia nacional, da unidade do Estado e do regular funcionamento das instituies, sendo ainda, por inerncia, Comandante Supremo das Foras Armadas. O Presidente de Portugal usa uma Faixa Presidencial, distintivo do cargo de Presidente e de gro-mestre da Banda das Trs Ordens. O Presidente da Repblica eleito pelos cidados, por sufrgio directo e universal, para um mandato de 5 anos, no podendo ser reeleito para um terceiro mandato consecutivo. As candidaturas so propostas por cidados eleitores (num mnimo de 7500 e num mximo de 15000) e o candidato para ser eleito tem necessariamente de obter mais de metade dos votos validamente expressos. Para esse efeito, se necessrio, realizar-se- uma segunda votao com os dois candidatos mais votados no primeiro sufrgio O vencimento e os abonos mensais auferidos pelo Presidente da Repblica so regidos por lei especial. Os vencimentos dos restantes titulares de cargos polticos so definidos em funo do vencimento auferido pelo Presidente da Repblica. O Conselho de Estado o rgo poltico de consulta do Presidente da Repblica. O Presidente da Repblica tem como residncia oficial o Palcio Nacional de Belm, em Lisboa.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Presidente_da_Rep%C3%BAblica_Portuguesa

Funes do Presidente Quem e o que faz o Presidente da Repblica? 1. O Presidente da Repblica o Chefe do Estado. Assim, nos termos da Constituio, ele "representa a Repblica Portuguesa", "garante a independncia nacional, a unidade do Estado e o regular funcionamento das instituies democrticas" e o Comandante Supremo das Foras Armadas. Como garante do regular funcionamento das instituies democrticas tem como especial incumbncia a de, nos termos do juramento que presta no seu acto de posse, "defender, cumprir e fazer cumprir a Constituio da Repblica Portuguesa".

A legitimidade democrtica que lhe conferida atravs da eleio directa pelos portugueses a explicao dos poderes formais e informais que a Constituio lhe reconhece, explcita ou implicitamente, e que os vrios Presidentes da Repblica tm utilizado. 2. No relacionamento com os outros rgos de soberania, compete-lhe, no que diz respeito ao Governo, nomear o Primeiro-Ministro, "ouvidos os partidos representados na Assembleia da Repblica e tendo em conta os resultados eleitorais" das eleies para a Assembleia da Repblica. E, seguidamente, nomear, ou exonerar, os restantes membros do Governo, "sob proposta do Primeiro-Ministro". Ao Primeiro-Ministro compete "informar o Presidente da Repblica acerca dos assuntos respeitantes conduo da poltica interna e externa do pas". O Presidente da Repblica pode ainda presidir ao Conselho de Ministros, quando o Primeiro-Ministro lho solicitar. E s pode demitir o Governo, ouvido o Conselho de Estado, quando tal se torne necessrio para assegurar o regular funcionamento das instituies democrticas (o que significa que no o pode fazer simplesmente por falta de confiana poltica). 3. No plano das relaes com a Assembleia da Repblica, o Presidente da Repblica pode dirigir-lhe mensagens, chamando-lhe assim a ateno para qualquer assunto que reclame, no seu entender, uma interveno do Parlamento. Pode ainda convocar extraordinariamente a Assembleia da Repblica, de forma a que esta rena, para se ocupar de assuntos especficos, fora do seu perodo normal de funcionamento. Pode, por fim, dissolver a Assembleia da Repblica com respeito por certos limites temporais e circunstanciais, e ouvidos os partidos nela representados e o Conselho de Estado -, marcando simultaneamente a data das novas eleies parlamentares. A dissoluo corresponde, assim, essencialmente, a uma soluo para uma crise ou um impasse governativo e parlamentar. 4. Uma das competncias mais importantes do Presidente da Repblica no dia-a-dia da vida do Pas o da fiscalizao poltica da actividade legislativa dos outros rgos de soberania. Ao Presidente no compete, certo, legislar, mas compete-lhe sim promulgar (isto , assinar), e assim mandar publicar, as leis da Assembleia da Repblica e os Decretos-Leis ou Decretos Regulamentares do Governo. A falta da promulgao determina a inexistncia jurdica destes actos. O Presidente no , contudo, obrigado a promulgar, pelo que pode, em certos termos, ter uma verdadeira influncia indirecta sobre o contedo dos diplomas. Com efeito, uma vez recebido um diploma para promulgao, o Presidente da Repblica pode, em vez de o promulgar, fazer outras duas coisas: se tiver dvidas quanto sua constitucionalidade, pode, no prazo de 8 dias, suscitar ao Tribunal Constitucional (que ter, em regra, 25 dias para decidir) a fiscalizao preventiva da constitucionalidade de alguma ou algumas das suas normas (excepto no caso dos Decretos Regulamentares) sendo certo que, se o Tribunal Constitucional vier a concluir no sentido da verificao da inconstitucionalidade, o Presidente estar impedido de promulgar o diploma e ter de o devolver ao rgo que o aprovou. Ou pode - no prazo de 20 dias, no caso de diplomas da Assembleia da Repblica, ou de 40 dias, no caso de diplomas do Governo, a contar, em ambos os casos, ou da recepo do diploma na Presidncia da Repblica, ou da publicao de deciso do Tribunal Constitucional que eventualmente se tenha pronunciado, em fiscalizao preventiva, pela no inconstitucionalidade - vetar politicamente o diploma, isto , devolv-lo, sem o promulgar, ao rgo que o aprovou, manifestando, assim, atravs de mensagem fundamentada, uma oposio poltica ao contedo ou oportunidade desse diploma (o veto poltico tambm pode assim ser exercido depois de o Tribunal Constitucional ter concludo, em fiscalizao preventiva, no haver inconstitucionalidade). O veto poltico absoluto, no caso de diplomas do Governo, mas meramente relativo, no caso de diplomas da Assembleia da Repblica. Isto : enquanto o Governo obrigado a acatar o veto poltico, tendo, assim, de abandonar o diploma ou de lhe introduzir alteraes no sentido proposto pelo Presidente da Repblica, a Assembleia da Repblica pode ultrapassar o veto poltico - ficando o Presidente da Repblica obrigado a promulgar, no prazo de 8 dias se reaprovar o diploma, sem alteraes, com uma maioria reforada: a maioria absoluta dos Deputados, em regra, ou, a maioria da 2/3 dos deputados, no caso dos diplomas mais importantes (leis orgnicas, outras leis eleitorais, diplomas que digam respeito s relaes externas, e outros).

Ou seja, nos diplomas estruturantes do sistema poltico (as leis orgnicas, que tm como objecto as seguintes matrias: eleies dos titulares dos rgos de soberania, dos rgos das Regies Autnomas ou do poder local; referendos; organizao, funcionamento e processo do Tribunal Constitucional; organizao da defesa nacional, definio dos deveres dela decorrentes e bases gerais da organizao, do funcionamento, do reequipamento e da disciplina das Foras Armadas; estado de stio e do estado de emergncia; aquisio, perda e reaquisio da cidadania portuguesa; associaes e partidos polticos; sistema de informaes da Repblica e do segredo de Estado; finanas das regies autnomas; criao e regime das regies administrativas), um eventual veto poltico do Presidente da Repblica fora necessariamente a existncia de um consenso entre as principais foras polticas representadas na Assembleia da Repblica (para alm das matrias onde a prpria Constituio j exige, partida, esse consenso, por reclamar uma maioria de 2/3 para a sua aprovao: entidade de regulao da comunicao social; limites renovao de mandatos dos titulares de cargos polticos; exerccio do direito de voto dos emigrantes nas eleies presidenciais; nmero de Deputados da Assembleia da Repblica e definio dos crculos eleitorais; sistema e mtodo de eleio dos rgos do poder local; restries ao exerccio de direitos por militares, agentes militarizados e agentes dos servios e foras de segurana; definio, nos respectivos estatutos poltico-administrativos, das matrias que integram o poder legislativo das regies autnomas). Ainda relativamente aos diplomas normativos, o Presidente da Repblica pode tambm, em qualquer momento, pedir ao Tribunal Constitucional que declare a inconstitucionalidade, com fora obrigatria geral, de qualquer norma jurdica em vigor (fiscalizao sucessiva abstracta) - com a consequncia da sua eliminao da ordem jurdica - ou pedir-lhe que verifique a existncia de uma inconstitucionalidade por omisso (ou seja, do no cumprimento da Constituio por omisso de medida legislativa necessria para tornar exequvel certa norma constitucional). 5. Compete tambm ao Presidente da Repblica decidir da convocao, ou no, dos referendos nacionais que a Assembleia da Repblica ou o Governo lhe proponham, no mbito das respectivas competncias (ou dos referendos regionais que as Assembleias Legislativas das regies autnomas lhe apresentem). No caso de pretender convocar o referendo, o Presidente ter obrigatoriamente que requerer ao Tribunal Constitucional a fiscalizao preventiva da sua constitucionalidade e legalidade. 6. Como Comandante Supremo das Foras Armadas, o Presidente da Repblica ocupa o primeiro lugar na hierarquia das Foras Armadas e compete-lhe assim, em matria de defesa nacional: presidir ao Conselho Superior de Defesa Nacional; nomear e exonerar, sob proposta do Governo, o Chefe do Estado-Maior-General das Foras Armadas, e os Chefes de Estado-Maior dos trs ramos das Foras Armadas, ouvido, neste ltimo caso, o Chefe do Estado-Maior General das Foras Armadas; assegurar a fidelidade das Foras Armadas Constituio e s instituies democrticas e exprimir publicamente, em nome das Foras Armadas, essa fidelidade; aconselhar em privado o Governo acerca da conduo da poltica de defesa nacional, devendo ser por este informado acerca da situao das Foras Armadas e dos seus elementos, e consultar o Chefe do Estado-Maior General das Foras Armadas e os chefes de Estado-Maior dos ramos; declarar a guerra em caso de agresso efectiva ou iminente e fazer a paz, em ambos os casos, sob proposta do Governo, ouvido o Conselho de Estado e mediante autorizao da Assembleia da Repblica; declarada a guerra, assumir a sua direco superior em conjunto com o Governo, e contribuir para a manuteno do esprito de defesa e da prontido das Foras Armadas para o combate; declarar o estado de stio ou o estado de emergncia, ouvido o Governo e sob autorizao da Assembleia da Repblica, nos casos de agresso efectiva ou iminente por foras estrangeiras, de grave ameaa ou perturbao da ordem constitucional democrtica ou de calamidade pblica. 7. No mbito das relaes internacionais, e como representante mximo da Repblica Portuguesa, compete ao Presidente da Repblica, para alm da declarao de guerra ou de paz: a nomeao dos embaixadores e enviados extraordinrios, sob proposta do Governo, e a acreditao dos representantes diplomticos estrangeiros; e a ratificao dos tratados internacionais (e a assinatura dos acordos internacionais), depois de devidamente aprovados pelos rgos competentes; isto , compete-lhe vincular internacionalmente

Portugal aos tratados e acordos internacionais que o Governo negoceie internacionalmente e a Assembleia da Repblica ou o Governo aprovem - s aps tal ratificao que vigoram na ordem interna as normas das convenes internacionais que Portugal tenha assinado (e tambm relativamente aos tratados e acordos internacionais existe a possibilidade de o Presidente da Repblica requerer a fiscalizao preventiva da sua constitucionalidade, em termos semelhantes aos dos outros diplomas). 8. Como garante da unidade do Estado, o Presidente da Repblica nomeia e exonera, ouvido o Governo, os Representantes da Repblica para as regies autnomas; pode dissolver as Assembleias Legislativas das regies autnomas, ouvidos o Conselho de Estado e os partidos nelas representados; pode dirigir mensagens Assembleias Legislativas das regies autnomas. 9. Compete ainda ao Presidente da Repblica, como Chefe do Estado, indultar e comutar penas, ouvido o Governo; conferir condecoraes e exercer a funo de gro-mestre das ordens honorficas portuguesas; marcar, de harmonia com as leis eleitorais, o dia das eleies para os rgos de soberania, para o Parlamento Europeu e para as Assembleias Legislativas das regies autnomas; nomear e exonerar, sob proposta do Governo, o presidente do Tribunal de Contas e o Procurador-Geral da Repblica; nomear dois vogais do Conselho Superior da Magistratura e cinco membros do Conselho de Estado (que o seu rgo poltico de consulta, e ao qual tambm preside). 10. O tipo de poderes de que dispe o Presidente da Repblica pouco tem que ver, assim, com a clssica tripartio dos poderes entre executivo, legislativo e judicial. Aproxima-se muito mais da ideia de um poder moderador (nomeadamente os seus poderes de controlo ou negativos, como o veto, por exemplo; embora o Chefe de Estado disponha tambm, para alm destas funes, de verdadeiras competncias de direco poltica, nomeadamente em casos de crises polticas, em tempos de estado de excepo ou em matrias de defesa e relaes internacionais). No entanto, muito para alm disso, o Presidente da Repblica pode fazer um uso poltico particularmente intenso dos atributos simblicos do seu cargo e dos importantes poderes informais que detm. Nos termos da Constituio cabe-lhe, por exemplo, pronunciar-se "sobre todas as emergncias graves para a vida da Repblica", dirigir mensagens Assembleia da Repblica sobre qualquer assunto, ou ser informado pelo Primeiro-Ministro "acerca dos assuntos respeitantes conduo da poltica interna e externa do pas". E todas as cerimnias em que est presente, ou os discursos, as comunicaes ao Pas, as deslocaes em Portugal e ao estrangeiro, as entrevistas, as audincias ou os contactos com a populao, tudo so oportunidades polticas de extraordinrio alcance para mobilizar o Pas e os cidados. A qualificao do Presidente como "representante da Repblica" e "garante da independncia nacional" fazem com que o Presidente, no exercendo funes executivas directas, possa ter, assim, um papel poltico activo e conformador.
http://www.presidencia.pt/?idc=1

Assembleia da Repblica A Assembleia da Repblica o rgo legislativo do Estado Portugus. o segundo rgo de soberania de uma Repblica Constitucional. um parlamento unicameral (constitudo por uma nica Cmara) , sendo composto por 230 Deputados, eleitos por crculos plurinominais para mandatos de 4 anos. A Assembleia da Repblica rene-se diariamente no Palcio de So Bento, em Lisboa. 1 O Parlamento de Portugal , , nos termos da lei fundamental, a assembleia representativa de todos os cidados portugueses. 2 A Constituio, o Regimento e o Estatuto dos Deputados definem as competncias e as regras de funcionamento da Assembleia da Repblica e os direitos e deveres dos seus Membros, garantindo as relaes de separao de poderes e interdependncias relativamente aos outros rgos de soberania. Para alm da funo primordial de representao, compete Assembleia da Repblica assegurar a aprovao das leis fundamentais da Repblica e a vigilncia pelo cumprimento da Constituio, das leis e dos actos do Governo e da Administrao. 2
1-http://pt.wikipedia.org/wiki/Assembleia_da_Rep%C3%BAblica_%28Portugal%29 2-http://www.parlamento.pt/Parlamento/Paginas/default.aspx

Governo da Repblica Portuguesa O Governo da Repblica Portuguesa um dos quatro rgos de soberania da Repblica Portuguesa. De acordo com a Constituio da Repblica, o rgo de conduo da poltica geral do Pas e o rgo superior da administrao pblica. A designao "Governo da Repblica Portuguesa" a forma oficial tradicional de designar aquele rgo, desde a poca da Primeira Repblica, que substituiu a forma "Governo de Sua Majestade Fidelssima" usada na Monarquia Constitucional. No entanto, a Constituio da Repblica refere-se a ele, simplesmente, como "Governo". Outras designaes semi-oficiais ocasionalmente usadas so as de "Governo de Portugal" e de "Governo Portugus". O termo "Governo" tem uma significao lata e outra restrita. Em sentido lato, refere-se ao rgo de soberania atrs referido. Em sentido restrito, refere-se equipa governativa que assegura a gesto desse rgo, durante um perodo de tempo. No sentido restrito de equipa governativa, o governo o conjunto de pessoas mandatadas pelo Presidente da Repblica para assumirem a gesto do rgo "Governo", normalmente na sequncia de eleies legislativas. Normalmente, chamado a formar governo o partido ou coligao de partidos que venceu as eleies. Estas equipas governativas so chamadas governos constitucionais, para as distinguir dos governos provisrios que asseguraram a governao do pas entre a Revoluo de 25 de Abril de 1974 e a entrada em vigor da nova Constituio em 25 de Abril de 1976. Cada governo - no sentido de equipa governativa - guia-se por um programa do governo, implementando-o nos oramentos de Estado e nas Grandes Opes do Plano que apresenta Assembleia da Repblica em cada ano, nas leis que aprova, nas deliberaes que toma - nomeadamente nas reunies do Conselho de Ministros - e nas decises dos membros do governo. No h imposio legal que obrigue um governo a cumprir o seu programa. Os desvios ao programa sero julgados pelos cidados em eleies. O governo pode ainda ser questionado pelos restantes rgos de soberania. O Presidente da Repblica e os deputados podem fazer perguntas ao Governo, recusar as suas propostas, recusar um voto de confiana ou aprovar uma moo de censura.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Governo_da_Rep%C3%BAblica_Portuguesa

Tribunais

Segundo o texto Constitucional, os Tribunais so os rgos de soberania com competncia para administrar a justia em nome do povo. Deles emanam decises vinculativas para todas as entidades pblicas e privadas, prevalecendo sobre as de quaisquer outras autoridades. Os Tribunais repartem-se pelas seguintes categorias: Tribunal Constitucional; Supremo Tribunal de Justia; tribunais judiciais de Primeira e de Segunda Instncia; Tribunal de Contas; Supremo Tribunal Administrativo; tribunais administrativos; tribunais fiscais e tribunais militares.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_jur%C3%ADdico_de_Portugal

Tribunal Constitucional O Tribunal Constitucional um rgo constitucional de Portugal. A sua competncia nuclear a fiscalizao das leis e dos decretos-leis com a Constituio. Como tribunal, o Tribunal Constitucional compartilha as caractersticas prprias de todos os tribunais: um rgo de soberania (artigo 202 da Constituio); independente e autnomo, no est dependente nem funciona junto de qualquer rgo; os seus juzes so independentes e inamovveis; as suas decises impem-se a qualquer outra autoridade. Mas diferentemente dos demais tribunais, o Tribunal Constitucional tem a sua composio e competncia definidas directamente na Constituio; os seus juzes so maioritariamente eleitos pela Assembleia da Repblica; dispe de autonomia administrativa e financeira e de oramento prprio, inscrito separadamente entre os "encargos gerais do Estado"; e define, ele prprio, as questes relativas delimitao da sua competncia. O Tribunal Constitucional composto por treze juzes, sendo dez eleitos pela Assembleia da Repblica por maioria qualificada de dois teros dos deputados presentes, desde que superior maioria dos deputados em efectividade de funes. Os trs restantes cooptados pelos juzes eleitos, tambm por maioria qualificada.

No exerccio das suas funes os juzes do Tribunal Constitucional usam beca e colar, podendo tambm usar capa sobre a beca. Em matria de incompatibilidades, est vedado aos juzes do Tribunal Constitucional o exerccio de funes em outros rgos de soberania, das regies autnomas ou do poder local, bem como o exerccio de qualquer outro cargo ou funo de natureza pblica ou privada, apenas podendo exercer funes docentes ou de investigao cientfica de natureza jurdica, que, em qualquer caso, no podem ser remuneradas. Os juzes do Tribunal Constitucional tambm no podem exercer quaisquer funes em rgos de partidos, associaes polticas ou fundaes com eles conexas, no lhes sendo igualmente permitido o desenvolvimento de actividades poltico-partidrias de carcter pblico.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Tribunal_Constitucional_de_Portugal

Supremo Tribunal de Justia O Supremo Tribunal de Justia (sigla: STJ) o rgo superior da hierarquia dos tribunais judiciais de Portugal. Cabe ao presidente do Supremo Tribunal de Justia exercer os poderes administrativos e financeiros idnticos aos que integram a competncia ministerial. Funcionamento e competncias O Supremo Tribunal de Justia, sob a direco do seu presidente, funciona em Plenrio do tribunal. O Plenrio constitudo pela totalidade dos juzes que integram as seces e s pode funcionar com a presena de, pelo menos, trs quartos do universo dos membros em exerccio. Algumas da competncias do Supremo Tribunal de Justia so: julgar o presidente da Repblica, o presidente da Assembleia da Repblica e o primeiro-ministro pelos crimes praticados no exerccio das suas funes; uniformizar a jurisprudncia; julgar recursos; julgar processos por crimes cometidos por juzes do Supremo Tribunal de Justia, juzes dos Tribunais da Relao e magistrados do Ministrio Pblico.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Supremo_Tribunal_de_Justi%C3%A7a_de_Portugal

Tribunal de Contas O Tribunal de Contas a instituio suprema de fiscalizao e controlo de dinheiros e valores pblicos de Portugal. A Constituio de 1976 atribuiu-lhe a natureza de tribunal superior, incluindo-o no elenco de rgos de soberania e, juntamente com o Tribunal de Contas Europeu, faz parte da rede europeia de instituies superiores de controlo financeiro. a entidade mxima responsvel pela fiscalizao externa e auditoria da utilizao e gesto de dinheiros e valores pblicos, independentemente de quem os utiliza ou deles beneficia. esta configurao institucional que permite ao Tribunal pronunciar-se sobre a legalidade, a economicidade, a eficincia e a eficcia da gesto, bem como sobre a fiabilidade dos sistemas de controlo interno. No se trata, assim, de fazer apreciaes de ndole poltica sobre as opes tomadas pelos Governos, mas sim de proceder avaliao tcnica e econmica sobre o modo como os dinheiros pblicos, provenientes das receitas cobradas aos contribuintes, utilizado e aplicado Alm da funo de controlo financeiro, o Tribunal de Contas possui em exclusividade a competncia jurisdicional para julgar infraces financeiras que envolvam dinheiros ou valores pblicos.

O Tribunal de Contas tem a sua sede em Lisboa, na Avenida da Repblica e conta ainda com uma Seco Regional nos Aores sedeada em Ponta Delgada e uma Seco Regional da Madeira localizada no Funchal.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Tribunal_de_Contas_de_Portugal

Supremo Tribunal Administrativo

O Supremo Tribunal Administrativo de Portugal est consagrado na Constituio da Repblica Portuguesa, como rgo de cpula da hierarquia dos tribunais administrativos e fiscais, aos quais compete o julgamento de litgios emergentes das relaes jurdicas administrativas e fiscais. A sua sede situa-se em Lisboa e tem jurisdio sobre todo o territrio nacional. O Supremo Tribunal Administrativo funciona por seces e em plenrio. Compreende duas seces, a de Contencioso Administrativo (1. Seco) e a de Contencioso Tributrio (2. Seco), que funcionam em formao de trs juzes ou em pleno. Cada seco do Supremo Tribunal Administrativo composta pelo presidente do tribunal, pelos respectivos vice-presidentes e pelos restantes juzes para ela nomeados. A Seco de Contencioso Administrativo encontra-se, actualmente, dividida em trs subseces.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Supremo_Tribunal_Administrativo_de_Portugal

Questes 1. Explica por palavras tuas o que so os rgos de Soberania.

2. Indica quais so os rgos de Soberania da Repblica Portuguesa e explica, por palavras tuas, as suas funes .

NOME:__________________________________________________________________________ N:______ TURMA: ____

DATA: ___ /___ / ___

Glossrio Ficha 1
Fontes: Dicionrio da Lngua Portuguesa - Porto Editora
http://www.priberam.pt/dlpo/ http://www.suapesquisa.com/ http://educacao.uol.com.br/cidadania/ult4491u7.jhtm

Poder Legislativo aquele que tem num pas a tarefa de legislar, ou seja, fazer as leis. um dos trs poderes do Estado moderno (na diviso estabelecida por Montesquieu na sua teoria da separao dos poderes) . Os Poderes do Estado so: Executivo, Legislativo e Judicial. O Poder Executivo responsvel pela aplicao das leis. O Poder Judicial faz a interpretao das leis, tendo o poder de aplicar a lei nos casos concretos submetidos sua apreciao. Vigente Que est em vigor. Prembulo Prefcio; prlogo. Primado Prioridade; supremacia. Soberana Que tem soberania; que domina. Basilares que servem de base; bsicos; fundamentais. Repelir Afastar; rejeitar. Sigilo Segredo. Domiclio Lugar onde algum tem a sua residncia permanente; habitao. Ingerncia Interveno. Infraces Violaes da lei; transgresses. Ilcito Contrrio lei. Rectificao Acto ou efeito de rectificar (corrigir). Legtima No artigo 31. significa: conforme lei; fundada no direito, na razo e na justia; genuna; autntica; legal. Etimologicamente De modo etimolgico (relativo etimologia); Etimologia parte da gramtica que estuda a origem e a formao das palavras. Constrangimento Acto ou efeito de constranger; no artigo 31. significa: estado de quem est violentado; coaco; violncia. Locomoo Acto de se transportar de um lado para o outro; deslocao; movimento. Convices Crenas; opinies arreigadas (enraizadas, fincadas). Filiao No artigo 35. significa a admisso ou inscrio (num partido ou sindicato). Litgio - No artigo 110. significa Aco entregue em tribunal. = DEMANDA, PLEITO. Contenda; disputa; altercao.

Formao Cvica Trabalho de grupo 1 Constituio da Repblica Portuguesa Junta-te em grupos de 4 ou 5 pessoas (no mximo) e realiza um trabalho baseado no tema: Constituio da Repblica Portuguesa. Este trabalho tem como objectivo principal aprofundar os assuntos tratados na ficha 1.

Cada grupo dever realizar e apresentar um trabalho sobre um artigo sua escolha (entre aqueles que se encontram na ficha 1) da Constituio da Repblica Portuguesa .

Em cada grupo dever existir pelo menos um aluno que tenha internet em casa. obrigatrio indicar todas as fontes de informao utilizadas (stios da internet, livros, jornais, revistas, etc.). Deves utilizar, no mnimo, 3 (trs) fontes de informao diferentes. Na internet podes encontrar facilmente informao de qualidade sobre este tema. O trabalho dever ser entregue no prazo limite de duas semanas. Sugestes de stios da internet que poders utilizar
Constituio da Repblica Portuguesa em PDF http://www.parlamento.pt/Legislacao/Documents/constpt2005.pdf

http://www.portugal.gov.pt/pt/GC17/Portugal/SistemaPolitico/Constituicao/Pages/default.aspx http://pt.wikipedia.org/wiki/Constitui%C3%A7%C3%A3o_portuguesa_de_1976 http://dre.pt/comum/html/legis/crp.html http://www.suapesquisa.com/o_que_e/constituicao.htm http://www.ufes.br/ppghis/agora/Documentos/Revista_7_PDFs/Guilherme%20Camargo%20Massau.pdf http://pt.wikipedia.org/wiki/Habeas_corpus http://pt.scribd.com/doc/51807342/Habeas-Corpus https://coisaseloisas.wordpress.com/2007/01/28/habeas-corpus/ http://pt.wikipedia.org/wiki/Presidente_da_Rep%C3%BAblica_Portuguesa http://pt.wikipedia.org/wiki/Assembleia_da_Rep%C3%BAblica_%28Portugal%29 http://www.parlamento.pt/Parlamento/Paginas/default.aspx http://pt.wikipedia.org/wiki/Governo_da_Rep%C3%BAblica_Portuguesa http://www.presidencia.pt/?idc=1 http://pt.wikipedia.org/wiki/Tribunais

http://pt.scribd.com/doc/13155593/Fichas-de-Trabalho-de-Formacao-Civica

Ficha de Trabalho de Formao Cvica 2

A Democracia no mundo atual


De acordo com o artigo segundo da Constituio da Repblica Portuguesa o nosso pas um Estado de direito democrtico: 1 Artigo 2. (Estado de direito democrtico) A Repblica Portuguesa um Estado de direito democrtico, baseado na soberania popular, no pluralismo de expresso e organizao poltica democrticas, no respeito e na garantia de efetivao dos direitos e liberdades fundamentais e na separao e interdependncia de poderes, visando a realizao da democracia econmica, social e cultural e o aprofundamento da democracia participativa. A forma de democracia que temos em Portugal a mais comum na atualidade e chama-se democracia representativa (ou indireta). 2 Democracia representativa: Situao poltico-administrativa em que o povo governa atravs de representantes seus, periodicamente eleitos.3 Esta forma de Democracia uma importante e vlida criao humana mas muitos acreditam que, recentemente, tem-se assistido a um afastamento crescente entre os representantes polticos e os eleitores, o que pe em causa a representatividade: 4 Crticas democracia representativa Uma das mais frequentes crticas democracia representativa, alm do generalizado desencanto com os polticos profissionais, que a opinio do Povo s consultada uma vez a cada quatro anos. E aps serem eleitos, os polticos tradicionais podem agir praticamente como bem entenderem, at prxima eleio. A diferena entre dirigentes e dirigidos, ou representantes e representados, acaba por afastar a poltica das prticas quotidianas, afastando duas esferas muito ntimas na democracia directa: a poltica e a vida social. Como menciona Castoriadis (1983), "a representao "poltica" tende a "educar" isto , a deseducar as pessoas na convico de que elas no podem gerir os problemas da sociedade, que existe uma categoria especial de homens dotados da capacidade especfica de "governar" (p.274). 5 Recentemente surgiram em vrios pases movimentos de cidados descontentes com a democracia representativa. Essas pessoas sentem que os seus representantes eleitos no trabalham adequadamente na defesa dos seus interesses e na melhoria da sua qualidade de vida. Algumas acreditam que necessria uma transformao da Democracia usando meios tecnolgicos modernos como a internet para dar ao povo uma maior influncia na tomada das decises polticas.6,7,8 Por exemplo o Partido del Futuro 7,que surgiu no dia 8 de Janeiro de 2013 em Espanha, quer mudar a maneira de fazer poltica usando a democracia direta (sistema onde os cidados decidem diretamente cada assunto por votao2), atravs da internet.6,7,8 Prope que os cidados colaborem diretamente com os governos na criao de leis de uma forma semelhante ao que acontece no desenvolvimento da Wikipdia. Por isso esta nova forma de governao chamada de Wikigoverno. Este sistema j existe por exemplo na cidade de Porto Alegre no Brasil. O governo apresenta uma proposta de lei. Os cidados contribuem em conjunto, atravs da internet, com alteraes proposta inicial at que surja uma lei equilibrada que contenha as contribuies do povo e do governo. Os defensores do Wikigoverno acreditam que este aumentaria a participao dos cidados e a transparncia na poltica, diminuindo a corrupo.7
1- http://www.parlamento.pt/Legislacao/Paginas/ConstituicaoRepublicaPortuguesa.aspx 2- http://pt.wikipedia.org/wiki/Democracia 3-democracia In Infopdia [Em linha] Porto Editora,2003-2013.http://www.infopedia.pt/lingua-portuguesa/democracia

4- http://pt.scribd.com/doc/120227266/O-paradoxo-de-Condorcet-e-a-crise-da-democracia-representativa 5- http://pt.wikipedia.org/wiki/Democracia_representativa 6- http://www.publico.pt/mundo/noticia/partido-x--partido-do-futuro-quer-democracia-e-ponto-em-espanha-1579893? utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+PublicoMundo+%28Publico.pt+-+Mundo%29 7- http://partidodelfuturo.net/ 8- http://www.lavanguardia.com/opinion/articulos/20130112/54361811362/manuel-castells-partido-del-futuro.html

Questes
1. O que uma democracia representativa ?

2. Quais so as crticas mais frequentes democracia representativa ?

3. Comenta a seguinte afirmao : ... a representao "poltica" tende a "educar" isto , a deseducar as pessoas na convico de que elas no podem gerir os problemas da sociedade, que existe uma categoria especial de homens dotados da capacidade especfica de "governar."

4. Comenta a seguinte afirmao: Algumas pessoas acreditam que necessria uma transformao da Democracia usando meios tecnolgicos modernos como a internet para dar ao povo uma maior influncia na tomada das decises polticas.

NOME:__________________________________________________________________________ N:______

TURMA: ____

DATA: ___ /___ / ______

Glossrio Ficha 2
Fontes: Dicionrio da Lngua Portuguesa - Porto Editora
http://www.priberam.pt/dlpo/

Representatividade: Qualidade reconhecida a um homem, a um organismo, mandatado oficialmente por um grupo de pessoas para defender os seus interesses. Pluralismo de expresso: Liberdade, pluralidade ou diversidade de expresso. Efetivao: Realizao, concretizao.

Formao Cvica Trabalho de grupo 2 A Democracia no mundo atual Junta-te em grupos de 4 ou 5 pessoas (no mximo) e realiza um trabalho baseado no tema: A Democracia no mundo atual Este trabalho tem como objectivo principal aprofundar os assuntos tratados na ficha 2.

Cada grupo dever realizar e apresentar um trabalho sobre o tema: A Democracia no mundo atual

Em cada grupo dever existir pelo menos um aluno que tenha internet em casa. obrigatrio indicar todas as fontes de informao utilizadas (stios da internet, livros, jornais, revistas, etc.). Deves utilizar, no mnimo, 3 (trs) fontes de informao diferentes. Na internet podes encontrar facilmente informao de qualidade sobre este tema. O trabalho dever ser entregue no prazo limite de duas semanas. Sugestes de stios da internet que poders utilizar
http://www.parlamento.pt/Legislacao/Paginas/ConstituicaoRepublicaPortuguesa.aspx http://pt.wikipedia.org/wiki/Democracia democracia In Infopdia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2013. Disponvel na www: <URL: http://www.infopedia.pt/linguaportuguesa/democracia>. http://pt.wikipedia.org/wiki/Democracia_representativa http://www.publico.pt/mundo/noticia/partido-x--partido-do-futuro-quer-democracia-e-ponto-em-espanha-1579893? utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+PublicoMundo+%28Publico.pt+-+Mundo%29 http://partidodelfuturo.net/ http://www.lavanguardia.com/opinion/articulos/20130112/54361811362/manuel-castells-partido-del-futuro.html

http://pt.scribd.com/doc/13155593/Fichas-de-Trabalho-de-Formacao-Civica

Ficha de Trabalho de Formao Cvica 3

A Educao no mundo atual possvel uma Escola diferente ? O exemplo da Escola da Ponte.
Ser possvel existir uma escola em que os alunos aprendam em grupo de acordo com os seus interesses comuns, sem fazer barulho e sem desrespeitar os colegas e os professores ? Uma escola sem turmas nem salas de aula (no sentido tradicional), onde os alunos no esto separados por classes, os professores no do aulas com quadro e giz e no existem campainhas, testes e notas ? Uma escola assim existe em Portugal - a Escola da Ponte, criada na dcada de 70 por uma equipa de professores liderada por Jos Pacheco. Atualmente est localizada em S.Tom de Negrelos, no Distrito do Porto. "Contei sobre a escola com que sempre sonhei, sem imaginar que pudesse existir. Mas existia, em Portugal Quando a vi, fiquei alegre e repeti, para ela, o que Fernando Pessoa havia dito para uma mulher amada: 'Quando te vi, amei-te j muito antes' " Rubem Alves
Retirado de http://www.planetaeducacao.com.br/portal/artigo.asp?artigo=679

L com ateno o texto seguinte : Qualquer um que chegue l para visitar pode, num primeiro momento, ficar surpreendido com a maneira atpica como a escola funciona: no h aulas, no h turmas separadas, no h testes elaborados por professores, no h sinais sonoros para avisar da troca de aulas e ainda mais os alunos decidem democraticamente as regras e mostram a escola para os visitantes. As crianas elaboram quinzenalmente os seus planos de trabalho, atravs da formao de pequenos grupos heterogneos com interesses comuns por um assunto, e ficam durante essas duas semanas mergulhadas no estudo. Um professor d a orientao necessria sobre o que deve ser pesquisado e onde pesquisar, como exemplo a internet que bastante utilizada e estabelece um programa de trabalho e formas de avaliao. Aps esse tempo, os alunos avaliam se atingiram ou no os objetivos de aprendizagem impostos por eles mesmos. Se a aprendizagem foi adequada, o grupo acaba e formado outro grupo para estudar um novo tema; se no foi atingido o objetivo, o grupo continua debruado sobre o mesmo assunto. Em relao ao processo de alfabetizao, as crianas aprendem a ler frases inteiras, elaboradas por elas prprias. H dois quadros de avisos. Num deles est afixada a frase "Tenho necessidade de ajuda em..."; No outro, est frase "Posso ajudar em...". Dessa forma, as crianas pedem e oferecem ajuda sobre determinado tema e criam uma rede de solidariedade. Elas pesquisam e aprendem em grupo, as que sabem ensinam s que no sabem. Os alunos da Escola da Ponte ficam juntos numa enorme sala de aula, cheia de mesas baixas, prprias para crianas, cada uma trabalhando nos seus trabalhos; ningum corre ou grita. Os professores orientam aqueles que os solicitam. Pelo fato de cada criana ser um indivduo singular, original, que no pode ser colocado num molde, o ritmo de desenvolvimento de cada um d-se de forma diferente. Quando acontece algum problema de disciplina, montado o tribunal; quem desrespeita as regras de convivncia estabelecidas pelos prprios alunos deve comparecer diante do tribunal e tem como pena pensar durante trs dias sobre os seus atos. Depois regressa para dizer o que pensou. As crianas exigem os seus direitos, como ter bons professores, usar os computadores e escutar msica na sala de aula, mas tambm no deixam de fora os seus deveres, como poupar gua e manter a sala de aula limpa.
Retirado e adaptado do livro A escola com que sempre sonhei sem imaginar que pudesse existir Autor: Rubem Alves (2008) Editora: Papirus 11 Edio Campinas, So Paulo. Pgina: 120

Um dos maiores problemas do nosso sistema educativo a indisciplina. Na Escola da Ponte os problemas de indisciplina so resolvidos de uma forma original. L o texto seguinte com ateno:

As crianas fazem as leis


Por Rubem Alves A menina me havia advertido: para entender a sua escola eu teria de me esquecer de tudo o que eu sabia sobre as outras escolas Lembrei-me da pedagogia de Ricardo Reis: tendo as crianas por nossas mestras. E ali estava eu, um velho, aprendendo de uma criana! Quis aprender um pouco mais. Perguntei: Vocs no tm problemas de disciplina? No h, entre vocs, os valentes que h em todas as escolas, que agridem, ofendem, ameaam e amedrontam? Ah, ela me respondeu. Temos sim. Mas para esses casos temos o tribunal Tribunal?, perguntei curioso. Mais uma coisa que eu nunca vira em escolas! Ela ento me explicou: As leis da nossa escola foram estabelecidas por ns mesmos, alunos. Temos ento de zelar para que essas leis sejam cumpridas. A responsabilidade com o cumprimento das leis nossa e no dos professores e do diretor. Somos ns, e no eles, que temos de tomar as providncias para que a vida da escola no seja perturbada. Quando um aluno se torna um problema ele levado a um tribunal -tribunal mesmo, com juiz, advogado de defesa, advogado de acusao- e julgado. E a comunidade de alunos toma a deciso cabvel. Voltei Escola da Ponte um ano depois e fui informado de que o tribunal deixara de existir. A razo? Um aluno terrvel fora levado a julgamento. O juiz -no me lembro se menina ou menino- nomeou o advogado de acusao, e o ru nomeou o seu prprio advogado. No dia marcado, reunidos os alunos, o advogado de acusao proferiu a sua pea, tudo de mau que aquele menino havia feito. O diretor, que apenas assistia sesso, relatou-me a sua impresso: O ru estava perdido. A pea acusatria era arrasadora Chegou a vez do advogado da defesa que ficou mudo e no conseguiu falar. A presidncia do tribunal nomeou ento um advogado ad hoc, uma menina que teve de improvisar. E esta foi a sua linha de argumentao: Vocs so todos religiosos, vo ao catecismo e aprendem as coisas da igreja. Vocs aprenderam que quando algum est em dificuldades preciso ajud-lo. Todos vocs sabiam que o nosso colega estava em dificuldades. Precisava de ser ajudado. Eu gostaria de saber o que foi que vocs, que aqui esto assentados como jri para proferir a sentena, fizeram para ajudar o nosso colega Seguiu-se um silncio profundo. Ningum disse nada. A menina continuou: Ento vocs, que nada fizeram para ajudar esse colega, agora comparecem a este julgamento com pedras na mo, prontos a apedrej-lo? Com essa pergunta, o tribunal se dissolveu porque perceberam que todos, inclusive o juiz e o advogado de acusao, eram culpados. Como que esto resolvendo agora o problema da indisciplina e da violncia? Criaram um novo sistema, inspirado numa histria da escritora Sophia Mello de Breyner Andressen que conta de uma fada - acho que o seu nome era Oriana - que vivia para ajudar crianas em dificuldades. Como funciona? simples. Quando um aluno comea a apresentar comportamento agressivo forma-se um pequeno grupo de fadas Orianas para impedir que a agresso e a violncia aconteam. Pelo que me foi relatado, as fadas Orianas tm tido resultados muito bons. Quem sabe coisa parecida poderia funcionar com os bullies que infernizam a vida dos mais fracos nas escolas
Retirado e adaptado de http://portal.aprendiz.uol.com.br/2011/09/20/as-criancas-fazem-as-leis/ Rubem Alves nasceu no dia 15 de setembro de 1933, em Boa Esperana, sul de Minas Gerais (Brasil). No perodo de 1953 a 1957 estudou Teologia no Seminrio Presbiteriano de Campinas (SP), Em 1963 foi estudar em Nova Iorque, regressando ao Brasil no ms de maio de 1964 com o ttulo de Mestre em Teologia pelo Union Theological Seminary. Doutor em Filosofia, PhD pelo Princeton Theological Seminary. Em 1973, transferiu-se para a UNICAMP (Universidade de Campinas), como professor-adjunto na Faculdade de Educao. No ano seguinte, ocupa o cargo de professor - titular de Filosofia no Instituto de Filosofia e Cincias Humanas (IFCH), na UNICAMP. No incio da dcada de 80 torna-se psicanalista pela Sociedade Paulista de Psicanlise. O autor membro da Academia Campinense de Letras, professor-emrito da Unicamp e cidado-honorrio de Campinas, onde recebeu a medalha Carlos Gomes de contribuio cultura. Escreveu inmeros livros e colaborou com diversos jornais e revistas com crnicas de grande sucesso.

Glossrio Ficha 3
Fontes: Dicionrio da Lngua Portuguesa - Porto Editora
http://www.priberam.pt/dlpo/

Atpica : No texto significa : pouco comum, invulgar. Heterogneos: Formados de partes de natureza ou espcie diferente. Cabvel : Que tem cabimento = aceitvel. Ad hoc : (locuo latina que significa "para isso") . Que se destina a um fim especfico. Bullies : Indivduos que praticam Bullying (atos de violncia fsica ou psicolgica, intencionais e
repetidos). http://pt.wikipedia.org/wiki/Bullying

Relatrio da Comisso de Avaliao Externa (CAE)


Em 2003 o projeto da Escola da Ponte (projeto Fazer a Ponte) foi avaliado por uma Comisso de Avaliao Externa1 da Faculdade de Psicologia e de Cincias da Educao da Universidade de Coimbra. Este estudo concluiu, por exemplo, que os alunos da Escola da Ponte tiveram resultados superiores mdia regional e nacional nas provas de aferio de Lngua Portuguesa e de Matemtica: Em sntese, pode afirmar-se que, exceptuando os resultados verificados com a parte da prova de aferio de Lngua Portuguesa de 2000 incidente em dois dos trs itens da produo escrita, os valores atingidos pelos alunos da EBI das Aves/S. Tom de Negrelos so, na maioria dos itens das provas de Lngua Portuguesa e de Matemtica, superiores naqueles alunos comparativamente s mdias escala regional e escala nacional. Retirado da pgina 42 do Relatrio da Comisso de Avaliao Externa 1
1- http://www.escoladaponte.pt/docs/AvaliacaoExt_CAEPonte.pdf

A seguir apresentam-se as principais concluses do Relatrio da Comisso de Avaliao Externa (CAE) : Pontos fortes: - A filosofia subjacente ao Projecto Fazer a Ponte, caracterizada por princpios de desenvolvimento da autonomia e da cooperao entre os alunos, com a finalidade de educar para e na cidadania e de efectivo envolvimento de todos os intervenientes na aco educativa (pais, professores e alunos); - A realizao de uma integrao curricular, desenvolvida de acordo com os princpios de um ensino e uma aprendizagem cooperativos; - A existncia de um conjunto de docentes altamente motivados e empenhados no processo de acompanhamento dos alunos na respectiva aprendizagem; - A presena de um acentuado esprito de corpo e de identificao com o Projecto por parte de docentes e de alunos; - A preocupao da Escola em constituir-se como escola inclusiva, em termos sociais, culturais e de interveno junto de alunos com necessidades educativas especiais; - A diversidade de modos de actividade (trabalho individual, em pequeno grupo, participao em actividades colectivas, ensino mtuo e ensino directo) pedaggica; - A adequada articulao entre objectivos e actividades correspondentes s diversas reas curriculares; - A ligao entre a escola e a famlia, implicando a participao activa desta na aprendizagem dos alunos; - A qualidade dos materiais de aprendizagem, nomeadamente do equipamento informtico (hardware e software). A CAE foi confrontada, no caso da EBI das Aves/S. Tom de Negrelos, com um exemplo, no de um mero projecto ou plano eventualmente virtual, mas com um projecto-aco e avaliao da aco, com objectivos e elementos constitutivos bem definidos e apoiados. No se est perante uma teoria construda, apenas, na prtica, mas antes, diante de uma prtica baseada em princpios metodolgicos democrticos, colaborativos, reflectidos e sistematicamente testados e revistos, que radicam, entre outros, no pensamento de Dewey, Freinet e Paulo Freire e nos Movimentos da Escola Moderna e da Escola Nova. As filosofias da educao, consideradas em si mesmas, podem no ser certas ou erradas. A anlise, e o maniquesmo da mesma decorrente, depende dos referenciais de quem observa e das suas tradues

manifestas ou repercusses visveis, e mesmo estas avaliadas com base em critrios eles prprios contaminados pelos referenciais adoptados. Procurando, no entanto, proceder a um juzo avaliativo objectivo e fundamentado, a CAE considera que: 1. A utilidade social e o sucesso da EBI das Aves/ S. Tom de Negrelos podem ser facilmente constatados e/ou confirmados, no s pelos processos utilizados (cf. os captulos 1 e 2), mas tambm pelos resultados obtidos (cf. o captulo 4) que o Relatrio regista; 2. Realiza-se nesta Escola, para alm de uma integrao curricular, a necessria integrao de professores e educadores, que inclui a aceitao e a prtica de uma pluridocncia, de base disciplinar, que constitui um desafio para construir a unidade de docncia no ensino bsico; 3. Existe grande coerncia entre o discurso e as prticas e os comportamentos observados, o que permite a validao do Projecto. As prticas so adequadas e vlidas, apoiadas e reguladas em orientaes epistemolgicas ecolgicas e relacionais, de forma consciente e auto-regulada, com processos e produtos perfeitamente de acordo com o que preconizado e previsto, quer na legislao em vigor, quer nas orientaes curriculares, quer, noutro plano, nas teorias da aprendizagem e de ensino mais representativas; ...
Retirado das pginas 46 e 47 do Relatrio da Comisso de Avaliao Externa 1

Formao Cvica Trabalho de grupo 3 A Escola da Ponte e a Educao no mundo atual Junta-te em grupos de 4 ou 5 pessoas (no mximo) e realiza um trabalho baseado no tema: A Escola da Ponte e a Educao no mundo atual . Este trabalho tem como objectivo principal aprofundar os assuntos tratados na ficha 2.

Cada grupo dever realizar e apresentar um trabalho sobre o tema: A Escola da Ponte e a Educao no mundo atual

Em cada grupo dever existir pelo menos um aluno que tenha internet em casa. obrigatrio indicar todas as fontes de informao utilizadas (stios da internet, livros, jornais, revistas, etc.). Deves utilizar, no mnimo, 3 (trs) fontes de informao diferentes. Na internet podes encontrar facilmente informao de qualidade sobre este tema. O trabalho dever ser entregue no prazo limite de duas semanas. Sugestes de stios da internet que poders utilizar
http://www.escoladaponte.pt/ http://www.escoladaponte.pt/docs/Regulamento_Interno_09.pdf http://www.escoladaponte.pt/docs/AvaliacaoExt_CAEPonte.pdf http://revistaforum.com.br/blog/2013/07/entrevista-com-jose-pacheco-da-escola-da-ponte-o-professor-deve-ser-um-mediador-de-conhecimentos/ http://educador.brasilescola.com/gestao-educacional/escola-ponte.htm http://www.academia.edu/1570167/ESCOLA_DA_PONTE_ESCOLA_DA_PONTE http://escoladaponte.blogspot.pt/ http://www.educacional.com.br/entrevistas/entrevista0043.asp http://www.educacaopublica.rj.gov.br/biblioteca/educacao/0103_08.html http://www.ebah.com.br/content/ABAAAACPsAG/escola-ponte http://www.alkindar.com.br/treinamento/negociacao-e-vendas/tecnicas-de-negociacao/1232-a-escola-da-ponte.pdf http://www.youtube.com/watch?v=A8y4VBwYEws http://www.youtube.com/watch?v=8ccgfHfVAdc

http://pt.scribd.com/doc/13155593/Fichas-de-Trabalho-de-Formacao-Civica

Ficha de Trabalho de Formao Cvica - 4

O Pensamento Crtico
Pensamento crtico? Todos ns pensamos, todos temos a capacidade (e em geral o hbito) de criticar. Ento todos ns naturalmente pensamos criticamente, certo? ERRADO... Em primeiro lugar, o que o pensamento crtico? Uma forma simples de descrev-lo a anlise lgica e cuidadosa das informaes que recebemos, de forma que possamos basear as nossas aces e crenas (aquilo em que acreditamos) em fundamentos concretos, isto , em factos comprovados. Por exemplo os cientistas tm que usar constantemente o pensamento crtico pois as suas teorias tm que ser rigorosamente testadas atravs de experincias para serem aceites pela comunidade cientfica (os outros cientistas do mundo inteiro). Tu j fazes isso, certo? Por outras palavras, tu nunca: Seguiste a sabedoria popular (ou o "toda a gente sabe que...")? Acreditaste em boatos (rumores)? Seguiste a tua "intuio" sem a questionares? Seguiste as palavras de uma "autoridade" (poltica, religiosa, etc.) sem a questionares? Lanaste uma moeda ao ar na hora de tomar uma deciso? Pediste conselhos a uma vidente, ou similar? Evitaste pensar num assunto e tomar uma deciso? Provavelmente a maioria das pessoas j fez tudo isso, ou quase tudo. Realmente, algumas vezes estes mtodos resultam e so adequados em situaes do nosso dia-a-dia. No entanto, em muitos casos eles levam a um abandono do teu poder pessoal e da tua responsabilidade de decidir o que fazer, no que acreditar, como viver. Todos envolvem riscos considerveis se no forem usados moderadamente. Qual a alternativa? Pensar por ti mesmo, pensar criticamente! Uma excelente descrio do pensamento crtico : "[Pensamento crtico]... a anlise e o teste das informaes que nos so oferecidas, de forma a descobrir se elas correspondem realidade ou no. um hbito e um poder mental. uma condio fundamental para o bem da sociedade que homens e mulheres sejam treinados nele. a nossa nica garantia contra a iluso, as mentiras, a superstio e a incompreenso de ns mesmos e do mundo que nos rodeia. A nossa educao boa na medida em que ela produz uma bem desenvolvida capacidade crtica... A educao na capacidade crtica a nica educao da qual pode-se verdadeiramente dizer que forma bons cidados."
Adaptado de http://www.projetoockham.org/ferramentas_critico_1.html

H duas perguntas que se devem sempre fazer e sem as quais no se pode dizer que se est a pensar criticamente: 1. Porque acredito que isto seja verdade? 2. Que provas tenho que isto seja verdade?
Retirado de http://www.eurecom.fr/~camara/Arquivos/pensamentoCritico.pdf

Para saberes mais!


http://www.projetoockham.org/ferramentas_critico_1.html http://www.eurecom.fr/~camara/Arquivos/pensamentoCritico.pdf http://www.geocities.com/mpennafort/cetico.html http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1368618 http://www.pensamentocritico.net/ http://dererummundi.blogspot.com/2007/12/pensamento-crtico.html http://puraeconomia.blogspot.com/2005/08/pensamento-crtico.html

Questes 1. O que o pensamento crtico?

2. Porque que os cientistas tm que usar constantemente o pensamento crtico?

3. Porque que a maioria das pessoas no usa o pensamento crtico?

4. Quais so os principais perigos de no usar o pensamento crtico?

5. Indica situaes do dia-a-dia em que foste enganado porque no usaste o pensamento crtico.

6. Comenta a afirmao O pensamento crtico a nossa nica garantia contra a iluso, as mentiras, a superstio e a incompreenso de ns mesmos e do mundo que nos rodeia ".

7. Comenta a afirmao A educao na capacidade crtica a nica educao da qual pode-se verdadeiramente dizer que forma bons cidados.

8. Quais so as duas perguntas que se devem sempre fazer para comear a pensar criticamente?

9. Escreve uma pequena composio baseada no tema: O mundo seria melhor se todas as pessoas utilizassem o pensamento crtico. Usa a tua imaginao !

NOME:__________________________________________________________________________ N:______ TURMA: ____

DATA: ___ /___ / ______

http://pt.scribd.com/doc/13155593/Fichas-de-Trabalho-de-Formacao-Civica

Ficha de Trabalho de Formao Cvica 5

Ficha de aplicao de conhecimentos - Pensamento Crtico


1. Quando fazes pesquisa para um trabalho da escola deves Indica as afirmaes verdadeiras (V) e falsas (F): A Utilizar vrias fontes de informao (como livros, enciclopdias, revistas, jornais, etc.) alm da internet e comparar as informaes recolhidas nas diversas fontes. B Evitar a internet porque no possui informao fivel. C Indicar sempre no trabalho todas as fontes de informao que utilizaste para que o professor possa verificar se so fiveis. D Utilizar apenas uma fonte de informao. 2. Quando ouves o discurso de um poltico na televiso deves Selecciona a nica afirmao correcta com um X: A Partir do princpio que o poltico est a dizer a verdade. B Utilizar vrias fontes de informao (como livros, revistas, jornais, etc.) e a internet e comparar as afirmaes do poltico com as informaes recolhidas nas diversas fontes. C Acreditar no poltico se este tiver uma ideologia poltica igual tua. D Acreditar no poltico se este for do teu partido. 3. No teu dia-a-dia j te deves ter encontrado perante muitas situaes em que no fizeste aquilo que era mais correcto porque te deixaste influenciar pelos teus colegas. Este fenmeno - a presso que os nossos colegas (ou outros grupos) exercem para nos comportarmos de uma determinada maneira - estudado pela psicologia e conhecido como presso de grupo 1,2. A presso de grupo pode ser muito perigosa para o pensamento crtico pois pode levarnos a tomar decises de um modo pouco inteligente. Por isso muito importante que penses por ti prprio de maneira crtica: Pensa por ti mesmo, pensa criticamente! O pensamento de grupo (em ingls groupthink) pode ser extremamente perigoso para o pensamento crtico 3 :
O que o pensamento de grupo ? um tipo de pensamento exibido pelos membros de um grupo que tentam minimizar conflitos e chegar ao consenso sem testar, analisar e avaliar criticamente as ideias. Durante o pensamento de grupo, membros do mesmo evitam promover pontos de vista fora da zona de conforto do pensamento consensual. Uma variedade de motivos para isto pode existir, tais como o desejo de evitar ser encarado como ridculo, ou o desejo de evitar perturbar ou irritar outros membros do grupo. O pensamento de grupo pode fazer com que grupos tomem decises precipitadas e irracionais, onde dvidas individuais so postas de lado, por medo de perturbar o equilbrio coletivo 3. Como nos podemos proteger da presso de grupo ? A melhor proteco que uma pessoa pode ter da presso de grupo algo que conhecido como auto-estima. Uma pessoa com muita auto-estima sente-se bem consigo mesma e confiante. Esta confiana significa que essa pessoa se manter fiel a si mesma e s far o que quer fazer porque quer faz-lo e no pelo que qualquer outra pessoa pensar dela por faz-lo ! Estas pessoas so frequentemente respeitadas por serem fortes e se, ocasionalmente, no so respeitadas, so suficientemente fortes para lidarem com isso sem cederem presso de grupo1.
1 -http://www.heron.nhs.uk/information/children/stepping_up_are_you_ready_for_peer_pressure_portuguese.pdf 2-http://www.hoops.pt/psicologia/psico5.htm 3 - http://pt.wikipedia.org/wiki/Pensamento_de_grupo

3.1 Explica por palavras tuas em que consiste a presso de grupo. D exemplos do teu dia-a-dia em que no tomaste as decises mais correctas por causa da presso de grupo.

3.2 Porque que a presso de grupo pode ser muito perigosa para o pensamento crtico ?

3.3 O que o pensamento de grupo ?

3.3 Como nos podemos proteger da presso de grupo ?

4. As principais cadeias noticiosas (televises, jornais, etc.) do mundo pertencem a um pequeno nmero de indivduos ou organizaes com elevado poder econmico 1. Esta concentrao dos meios de comunicao de massas em poucas mos pode ser extremamente perigosa para o pensamento crtico pois pode diminuir a liberdade de informao bem como a sua qualidade. De todos os meios de comunicao de massas apenas a internet no pode ser ainda * (excepto em alguns pases com regimes no democrticos 2,3,4) facilmente dominada por um pequeno nmero de indivduos ou organizaes. Por isso pode dizer-se que a internet a ltima fonte de informao verdadeiramente livre.
* Infelizmente no s nos pases classificados como no democrticos que a liberdade da internet est em perigo. No dia 6 de Maio de 2009 o Parlamento Europeu votou um conjunto de leis, o chamado Pacote das Telecomunicaes que, caso fosse aprovado na sua forma inicial, acabaria com a internet livre que conhecemos nos pases da Unio Europeia (ver http://www.democraciaportuguesa.org/). de salientar que a no aprovao pelo Parlamento Europeu de alguns dos aspectos mais negativos do pacote legislativo 5 s foi possvel graas forte conscincia cvica e persistncia de numerosos cidados europeus que exerceram uma forte presso sobre os seus representantes polticos no Parlamento Europeu. No entanto importante referir que a liberdade na Internet ainda no est garantida na Unio Europeia pelo que, de acordo com Grald Sdrati-Dinet, analista de La Quadrature, todos os cidados devem manter-se vigilantes e mobilizados 6.
1 - http://www.direitoacomunicacao.org.br/novo/content.php?option=com_content&task=view&id=1065 2- http://tek.sapo.pt/noticias/internet/rsf_denuncia_os_inimigos_da_internet_984288.html 3- http://tek.sapo.pt/noticias/internet/mais_25_paises_limitam_liberdade_de_expressao_880096.html 4- http://tek.sapo.pt/noticias/internet/unesco_retira_apoio_ao_dia_internacional_pela_880598.html 5- http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1378935 6- http://www.laquadrature.net/en

4.1 Quais so os principais riscos para o pensamento crtico da concentrao dos meios de comunicao de massas em poucas mos?

4.2 Comenta a afirmao a internet a ltima fonte de informao verdadeiramente livre .

5. O ser humano, perante situaes de grande tenso (stress) (como crises econmicas, atentados terroristas, guerras, crimes violentos, etc.), responde quase sempre de maneira emotiva em vez de utilizar o pensamento crtico. Vrios estudos cientficos * mostraram que a exposio de um ser humano a perodos de stress intensos e prolongados pode destruir a sua capacidade de pensamento crtico 7,8. Deste modo nas situaes de crise e incerteza que o ser humano mais facilmente influencivel. Esta fraqueza do ser humano pode ser facilmente explorada, por exemplo por governos de pases no democrticos, para provocar determinados comportamentos na populao. Por isso pode dizer-se que possvel levar um ser humano a tomar as decises mais estpidas desde que exposto perante a crise adequada 7,8. Por outro lado a Histria ensina-nos que os governos de pases no democrticos com frequncia criam crises crises fabricadas como por exemplo atentados terroristas, crimes violentos, etc., que depois mentirosamente atribuem aos seus opositores polticos ou inimigos. Ao longo da Histria os governos no democrticos usaram estas crises fabricadas como pretextos para diminurem as liberdades dos cidados e para iniciar guerras. Estas crises fabricadas so conhecidas como operaes de bandeira falsa ou de falsa bandeira (false-flag em ingls) &. Por exemplo acredita-se que em 1933 o ditador alemo A.Hitler ter utilizado esta tcnica de manipulao para aumentar o seu poder poltico e suspender as liberdades dos cidados 9:
Um dos casos mais conhecidos o do incndio do parlamento alemo (Reichstag), que ocorreu em 27 de Fevereiro de 1933,.... A polcia prendeu no local um jovem anarquista holands, Van den Lubbe, e declarou que aquele incndio criminoso fora provocado pelos comunistas. Ento, alegando a ameaa de um pretenso golpe comunista, Hitler mandou prender vinte mil pessoas em campos de concentrao e cassou o mandato dos deputados comunistas. Na verdade, tudo leva a crer que os prprios nazis provocaram o incndio, utilizando uma passagem subterrnea que ligava a residncia de Goering ao Reichstag.
7- http://www.scribd.com/doc/17614605/A-Luta-Pela-Mente-William-Sargant 8- http://www.scribd.com/doc/7268597/Aldous-Huxley-Regresso-Ao-Admiravel-Mundo-Novo 9- http://issuu.com/faduljr/docs/as_mentiras_na_propaganda_e_na_publicidade

* Como os realizados em ces pelo grande cientista russo Pavlov no incio do sculo XX. Os ces, tal como os seres humanos, entram em colapso quando as presses ou os conflitos se tornam to intensos que no podem mais ser dominados pelo seu sistema nervoso. Esta a base dos mtodos conhecidos como lavagem cerebral ou controle de pensamento utilizados para alterar as mentes de prisioneiros de guerra. Recomenda-se a leitura das referncias 7 e 8. & Operaes de bandeira falsa ou falsa bandeira (false-flag em ingls) - So operaes conduzidas por governos, corporaes ou outras organizaes que aparentam ser realizadas pelo inimigo de modo a tirar partido das consequncias resultantes. O nome retirado do conceito militar de utilizar bandeiras do inimigo. Por exemplo em Agosto de 1939 agentes alemes disfarados de polacos atacaram uma estao de rdio alem na fronteira com a Polnia. Este incidente e outros semelhantes foram usados como uma justificao para a invaso da Polnia pelos nazis dando incio segunda guerra mundial. Ver http://pt.wikipedia.org/wiki/Opera%C3%A7%C3%A3o_de_bandeira_falsa

Uma grande parte do pblico alemo acreditou em Hitler e foi aprovada a Lei de Autoridade que deu a Hitler poderes de ditador. Nas eleies gerais alguns dias depois, os nacionais-socialistas (o partido poltico de Hitler) consolidaram a sua influncia no governo alemo. 5.1 Comenta a afirmao possvel levar um ser humano a tomar as decises mais estpidas desde que exposto perante a crise adequada.

5.2 Explica, por palavras tuas, o que uma operao de bandeira falsa (ou de falsa bandeira). D exemplos histricos deste tipo de operaes.

5.3 Qual foi a crise fabricada que Hitler utilizou como motivo para aumentar o seu poder sobre o povo alemo ?

Para saberes mais!


http://www.heron.nhs.uk/information/children/stepping_up_are_you_ready_for_peer_pressure_portuguese.pdf http://pt.wikipedia.org/wiki/Pensamento_de_grupo http://www.hoops.pt/psicologia/psico5.htm http://www.democraciaportuguesa.org/ http://tek.sapo.pt/noticias/internet/rsf_denuncia_os_inimigos_da_internet_984288.html http://tek.sapo.pt/noticias/internet/mais_25_paises_limitam_liberdade_de_expressao_880096.html http://tek.sapo.pt/noticias/internet/unesco_retira_apoio_ao_dia_internacional_pela_880598.html http://www.direitoacomunicacao.org.br/novo/content.php?option=com_content&task=view&id=1065 http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1378935 http://issuu.com/faduljr/docs/as_mentiras_na_propaganda_e_na_publicidade http://www.scribd.com/doc/17614605/A-Luta-Pela-Mente-William-Sargant http://www.scribd.com/doc/7268597/Aldous-Huxley-Regresso-Ao-Admiravel-Mundo-Novo http://pt.wikipedia.org/wiki/Opera%C3%A7%C3%A3o_de_bandeira_falsa

NOME:_____________________________________________________________N:______ TURMA: ____

DATA: ___ /___ / ______

Glossrio Ficha 5
Fontes: Dicionrio da Lngua Portuguesa Porto Editora e http://www.priberam.pt/DLPO/Default.aspx

Manipulao: Acto ou efeito de manipular, manobrar ou controlar. Cassou: Tornou nulo ou sem efeito. Vigilantes: Que vigiam; atentos; cautelosos. Mobilizados: Envolvidos; colocados em aco ou em uso; incentivados participao.
!

Consenso: Consentimento. Acto ou efeito de consentir ( concordar, estar de acordo ). Consensual: Que depende de consenso.

Formao Cvica Trabalho de grupo 4 A importncia do Pensamento Crtico Junta-te em grupos de 4 ou 5 pessoas (no mximo) e realiza um trabalho baseado no tema: A importncia do Pensamento Crtico Este trabalho tem como objectivo principal aprofundar os assuntos tratados nas fichas 4 e 5. Cada grupo dever realizar e apresentar um trabalho sobre a importncia do Pensamento Crtico para o pleno exerccio da cidadania. Em cada grupo dever existir pelo menos um aluno que tenha internet em casa. obrigatrio indicar todas as fontes de informao utilizadas (stios da internet, livros, jornais, revistas, etc.). Deves utilizar, no mnimo, 3 (trs) fontes de informao diferentes. Na internet podes encontrar facilmente informao de qualidade sobre este tema. O trabalho dever ser entregue no prazo limite de duas semanas. Sugestes de stios da internet que poders utilizar
http://www.projetoockham.org/ferramentas_critico_1.html http://www.eurecom.fr/~camara/Arquivos/pensamentoCritico.pdf http://www.geocities.com/mpennafort/cetico.html http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1368618 http://www.pensamentocritico.net/ http://dererummundi.blogspot.com/2007/12/pensamento-crtico.html http://puraeconomia.blogspot.com/2005/08/pensamento-crtico.html http://www.josematias.pt/TemasTecnodid/PensamentoCritico.pdf http://www.comofazertudo.com.br/educa%C3%A7%C3%A3o/como-ensinar-os-alunos-a-ter-um-pensamento-cr %C3%ADtico http://www.rieoei.org/deloslectores/708.PDF http://www.livrepensamento.com.br/index.php/cursos.html

Formao Cvica Trabalho de grupo 5 Os perigos da presso de grupo e do pensamento de grupo Junta-te em grupos de 4 ou 5 pessoas (no mximo) e realiza um trabalho baseado no tema: Os perigos da presso de grupo e do pensamento de grupo. Este trabalho tem como objectivo principal aprofundar os assuntos tratados na ficha 5. Cada grupo dever realizar e apresentar um trabalho sobre os perigos da presso de grupo e do pensamento de grupo para o pensamento crtico e o pleno exerccio da cidadania. Em cada grupo dever existir pelo menos um aluno que tenha internet em casa. obrigatrio indicar todas as fontes de informao utilizadas (stios da internet, livros, jornais, revistas, etc.). Deves utilizar, no mnimo, 3 (trs) fontes de informao diferentes. Na internet podes encontrar facilmente informao de qualidade sobre este tema. O trabalho dever ser entregue no prazo limite de duas semanas. Sugestes de stios da internet que poders utilizar
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pensamento_de_grupo . http://www.hoops.pt/psicologia/psico5.htm http://www.heron.nhs.uk/information/children/stepping_up_are_you_ready_for_peer_pressure_portuguese.pdf http://www2.pucpr.br/reol/index.php/PA?dd1=2783&dd99=pdf uniplac.net/~kraemerp/Pensamento.ppt

http://pt.scribd.com/doc/13155593/Fichas-de-Trabalho-de-Formacao-Civica

Ficha de Trabalho de Formao Cvica - 6

Os perigos da tecnologia para a privacidade e a liberdade dos cidados


J paraste para pensar em quantos lugares diferentes os teus dados esto armazenados? E que na maioria das vezes os dados so fornecidos por ti? Pensa (criticamente)! Aqui vo alguns exemplos: escola, emprego, cartes de crdito, etc. e isso tudo sem contar as centenas de stios na internet onde colocamos os nossos dados, indo dos portais de relacionamento (como o Facebook, MySpace etc.) s contas que temos em e-mails, etc. O que isso significa que, voluntariamente, estamos a fornecer dados que so s nossos, abrindo as nossas vidas e a nossa privacidade aos outros.3 Quem j no recebeu e-mails de gente desconhecida? E como foi que descobriram o nosso endereo? claro que atravs de algum banco de dados que foi formado a partir da nossa prpria informao. Mas o maior perigo talvez no seja a internet! Outra tecnologia que utilizamos no diaa-dia como telemveis, GPS, chips, etc., pode ser (mal) utilizada, sem ns sabermos, para armazenar os nossos dados pessoais! Mas sem dvida o maior perigo da tecnologia para a privacidade e a liberdade dos cidados seria a colocao de pequenos chips no corpo das pessoas (como j se faz nos animais domsticos) para as manter constantemente vigiadas e controladas! Por exemplo governos no democrticos poderiam implantar o chip no corpo dos seus opositores e, dessa forma, controlar todos os seus passos. Ou determinar que, ao nascer, todos os bebs fossem obrigados a usar o chip, de modo a poder vigiar os movimentos daqueles que os interessassem de maneira particular 1,2 !
Figura ao lado : Chip implantvel em seres humanos http://www.rfida.com/weblog/labels/human-implant.htm

No nos podemos esquecer que os governos de pases no democrticos usam crises fabricadas (lembras-te da ficha de trabalho em que falamos das crises fabricadas?), por exemplo, crimes e atentados terroristas, como desculpas para aumentarem a vigilncia e o controlo sobre os cidados! Foi isso que o ditador alemo A.Hitler fez em 1933. Deste modo esses governos poderiam criar crises (por exemplo, raptos de crianas ou atentados terroristas) para convencer as pessoas que o chip necessrio e tornar obrigatrio o seu uso com a desculpa que para aumentar a segurana dos cidados. Uma vez colocados no interior do corpo os chips dificilmente poderiam ser retirados (pelas pessoas nas quais foram implantados) e um ditador poderia exercer um controle praticamente absoluto sobre a populao. Teramos assim um cenrio de pesadelo: uma sociedade em que os cidados esto totalmente controlados e no tm a possibilidade de se revoltar 1,2 ! O momento em que deixarmos que nos obriguem a colocar esses chips no nosso corpo ser o momento em que deixaremos de ser cidados livres e passaremos a ser escravos 1,2. Com o avano da tecnologia nunca estivemos to perto do Grande Irmo (Big Brother) *, aquele que em 1984 , no romance escrito por George Orwell, olha permanentemente no por ns, mas sobre ns (na obra 1984 o Grande Irmo (Big Brother) vigia e controla os cidados em vez de defender os seus direitos e a sua liberdade). Ainda no est instalada toda a tecnologia necessria para nos controlar totalmente, mas ela est a chegar e um passo neste sentido so as cmaras de vigilncia que vrias cidades do mundo esto a adoptar. Cada vez h mais e mais cmaras a vigiar-nos, seja dentro de um shopping center, seja na rua. Tudo para que nos sintamos seguros num mundo onde a sensao de violncia e de insegurana s aumenta. Para controlar a violncia e a insegurana dizem-nos que preciso que sejamos vigiados.
#

Da maneira que as coisas caminham, dentro de pouco tempo poderemos viver, a cada dia, o nosso prprio Big Brother. E ele poder vir sob a desculpa de que necessrio para diminuir a violncia, a insegurana e nos deixar tranquilos.

O que ningum diz que tambm estamos a ser vigiados. Estamos a deixar que nos roubem, mais e mais, a nossa privacidade. E com isso estamos a caminhar para o Estado da vigilncia, um inferno onde todos seremos vigiados e controlados, 24 horas por dia, 365 dias por ano. Ser que isso mesmo o que queremos? Ser que representa, mesmo, segurana? Ser que vale a pena desistir, mais ainda, da nossa privacidade? No ser que estamos a construir um muro para nos prender? No sabemos as respostas. Mas viver numa sociedade vigiada no pode ser o nosso ideal de vida.
Adaptado de http://linoresende.jor.br/o-fim-da-nossa-privacidade/
1-http://www.jornaldamidia.com.br/noticias/2007/08/31/Especial/California_proibe_controle_de_fun.shtml 2-http://veja.abril.com.br/300501/p_076.html 3- http://www.tecnologia.com.pt/2011/09/facebook-com-problemas-de-privacidade/

* "Grande Irmo" (ou "Irmo Mais Velho", em ingls: "Big Brother") um personagem, um ditador, no romance 1984 de George Orwell. Na sociedade descrita por Orwell, todas as pessoas esto sob constante vigilncia das autoridades atravs de dispositivos chamados Teletelas sendo constantemente lembrados pela frase propaganda & do Estado: "o Grande Irmo cuida de ti" ou "o Grande Irmo est a observar-te" (do original "Big Brother is watching you"). As Teletelas podem ser comparadas a uma televiso que permite tanto ver como ser visto. Quando nenhum programa estava a ser exibido surgia a figura do lder mximo, o Grande Irmo. Desde a publicao de 1984, a expresso "Big Brother", usada geralmente para descrever qualquer excesso de controle ou autoridade por uma figura, ou tentativas por parte do governo de aumentar a vigilncia. Adaptado de
http://pt.wikipedia.org/wiki/Grande_Irm%C3%A3o e http://pt.wikipedia.org/wiki/1984_(livro).

Figura: Representao do personagem Big Brother do romance 1984 com a frase propaganda "Big Brother is watching you" ("o Grande Irmo cuida de ti" ou "o Grande Irmo est a observar-te").
#

1984- Mil Novecentos e Oitenta e Quatro o ttulo de um romance escrito por George Orwell (nome real Eric Arthur Blair) que retrata o dia-a-dia numa sociedade controlada pelo Estado em todos os seus aspectos (sociedade totalitria). Alguns estudiosos acreditam que o ttulo vem da inverso dos dois ltimos dgitos do ano em que o livro foi escrito, 1948 (48-84). Neste romance retratada uma sociedade onde o Estado est presente em tudo, tendo por exemplo a capacidade de torturar o povo e usar as mentiras da propaganda com o objectivo de manter o seu poder sobre os cidados. Adaptado de http://pt.wikipedia.org/wiki/1984_(livro) e
http://www.duplipensar.net/.

Figura: George Orwell Totalitarismo (ou regime totalitrio) um sistema poltico no qual o Estado, normalmente sob o controle de uma nica pessoa, poltico, faco ou classe, no reconhece limites sua autoridade e se esfora para regulamentar todos os aspectos da vida pblica e privada, sempre que possvel. O totalitarismo caracterizado pela coincidncia do autoritarismo (onde os cidados comuns no tm participao significativa na tomada de deciso do Estado) e da

ideologia (um esquema generalizado de valores promulgado por meios institucionais para orientar a maioria, seno todos os aspectos da vida pblica e privada). Os regimes ou movimentos totalitrios mantm o poder poltico atravs de uma propaganda abrangente divulgada atravs dos meios de comunicao controlados pelo Estado, um partido nico que muitas vezes marcado por culto de personalidade, o controle sobre a economia, a regulao e restrio da expresso, a vigilncia em massa e o disseminado uso do terrorismo de Estado. http://pt.wikipedia.org/wiki/Totalitarismo
&

Propaganda uma maneira de apresentar informao de modo a servir os objectivos de determinados interesses (polticos, religiosos, etc.). Embora alguma da informao possa ser verdadeira possvel que esta no apresente um quadro completo e equilibrado do assunto em questo. Uma manipulao semelhante de informaes bem conhecida, a publicidade, mas normalmente no chamada de propaganda, pelo menos no sentido mencionado acima. Adaptado de
http://pt.wikipedia.org/wiki/Propaganda.

ATUALIZAO : Em 2013 o norte-americano Edward Snowden, que trabalhou ao servio das agncias de espionagem americanas CIA e NSA, revelou que os governos dos EUA e do Reino Unido estavam a levar a cabo programas de vigilncia em massa como o PRISM e o XKeyscore (Ver glossrio no final desta ficha). Snowden revelou que aqueles governos vigiam as comunicaes telefnicas e via internet dos cidados dos EUA, Reino Unido e muitos outros pases do mundo. Snowden afirmou que as suas revelaes eram um esforo para informar o pblico sobre o que est a ser feito em seu nome e o que est a ser feito contra ele. Muitos acreditam que as revelaes de Snowden so um sinal preocupante de que poderemos estar a caminhar para um Big Brother semelhante ao que Orwell retratou na sua obra 1984. 4 ,5
4- https://pt.wikipedia.org/wiki/Edward_Snowden 5- http://www.dn.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=3264421&seccao=EUA%20e%20Am%E9ricas

Para saberes mais!


http://pt.wikipedia.org/wiki/Totalitarismo http://www.duplipensar.net/ http://www.jornaldamidia.com.br/noticias/2007/08/31/Especial/California_proibe_controle_de_fun.shtml http://veja.abril.com.br/300501/p_076.html http://www.terra.com.br/istoe/especial/156221.htm http://linoresende.jor.br/um-big-brother-bem-maior/ http://www.tecnologia.com.pt/2011/09/facebook-com-problemas-de-privacidade/ http://www.pontojuridico.com/modules.php?name=News&file=article&sid=176~ http://issuu.com/faduljr/docs/as_mentiras_na_propaganda_e_na_publicidade https://pt.wikipedia.org/wiki/Edward_Snowden http://www.dn.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=3264421&seccao=EUA%20e%20Am%E9ricas

Questes
1. D exemplos de tecnologia que utilizamos no dia-a-dia que pode ser usada para armazenar os nossos dados pessoais.

2. Qual o maior perigo da tecnologia para a privacidade e a liberdade dos cidados?

3. O que o Big Brother (Grande Irmo)?

4. Quem escreveu o romance 1984? O que retratado neste livro?

` 5. O que uma sociedade totalitria ?

6. Comenta a afirmao Da maneira que as coisas caminham, dentro de pouco tempo poderemos viver, a cada dia, o nosso prprio Big Brother. E ele poder vir sob a desculpa de que necessrio para diminuir a violncia, a insegurana e nos deixar tranquilos ".

7. Comenta a afirmao O momento em que deixarmos que nos obriguem a colocar esses chips no nosso corpo ser o momento em que deixaremos de ser cidados livres e passaremos a ser escravos .

8. Comenta a afirmao estamos a caminhar para o Estado da vigilncia, um inferno onde todos seremos vigiados e controlados, 24 horas por dia, 365 dias por ano.

9. Em 2013 o norte-americano Edward Snowden, que trabalhou ao servio das agncias de espionagem americanas CIA e NSA, revelou que os governos dos EUA e do Reino Unido estavam a levar a cabo programas de vigilncia em massa como o PRISM e o XKeyscore. Snowden revelou que aqueles governos vigiam as comunicaes telefnicas e via internet dos cidados de vrios pases do mundo. Snowden afirmou que as suas revelaes eram um esforo para informar o pblico sobre o que est a ser feito em seu nome e o que est a ser feito contra ele. 4 * - Ver glossrio na pgina seguinte para mais informaes. 9.1 Escreve um texto onde apresentes a tua opinio sobre o caso Edward Snowden.

9.2 Snowden afirmou que as suas revelaes eram um esforo para informar o pblico sobre o que est a ser feito em seu nome e o que est a ser feito contra ele. Comenta estas afirmaes.

NOME:__________________________________________________________________________ N:______ TURMA: _____ DATA: _ /___ / _____

Glossrio Ficha 6
PRISM um programa secreto de vigilncia em massa iniciado em 2007 pela agncia de segurana nacional dos EUA, NSA (National Security Agency) 1. O PRISM permite aceder diretamente aos servidores de nove das maiores empresas de internet, entre elas a Microsoft, Google ou Apple, para a vigilncia de mensagens, vdeos ou fotografias no estrangeiro com o intuito de encontrar padres relacionados com atividades terroristas 3. Em Julho de 2013 foi divulgado que a Frana tinha um programa de vigilncia semelhante. 2
1- http://www.forbes.com/pictures/mhl45eeelj/prism-slide-1-6/ 2- http://edition.cnn.com/2013/07/05/world/europe/france-surveillance-claims 3- http://www.dn.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=3264421&seccao=EUA%20e%20Am%E9ricas

XKeyscore - Programa secreto da NSA que permite o acesso a praticamente tudo o que um utilizador comum faz na internet incluindo e-mails, o histrico da navegao e chats online. 4 De acordo com Glenn Greenwald do jornal The Guardian mesmo um analista vulgar da NSA tem acesso s comunicaes de cidados dos EUA e de outros pases sem a aprovao ou superviso de um tribunal. Greenwald afirma que os analistas usando sistemas como o XKeyscore Lm os emails , escutam as chamadas telefnicas, analisam os histricos de navegao e os documentos do Microsoft Word que bem entenderem. E tudo feito sem a necessidade de ir a um tribunal ou mesmo a aprovao dos supervisores dos analistas. 5
4- http://oglobo.globo.com/mundo/eua-divulgam-documentos-sobre-programas-de-vigilancia-telefonica-9299505#ixzz2c8mTMYeX 5- http://en.wikipedia.org/wiki/XKeyscore

Terrorismo de Estado - Violncia institucionalizada pelo Estado, que, em princpio no pode ser denominada de terrorismo, mas que possui as mesmas caractersticas do terrorismo praticado pelos grupos clandestinos (grupos terroristas). Baseado em http://pt.scribd.com/doc/249432/Anotacoes-e-reflexoes-sobre-o-terrorismo-de-Estado Culto de Personalidade (ou Culto personalidade) - uma estratgia de propaganda poltica baseada na exaltao das virtudes - reais e/ou supostas - do governante, bem como da divulgao positivista de sua figura. Cultos de personalidade so frequentemente encontrados em ditaduras, embora tambm existam em democracias. O termo culto personalidade foi utilizado pela primeira vez por Nikita Khrushchov no "Discurso secreto" para denunciar Josef Stalin, Khrushchov citou uma carta de Karl Marx, que critica o "culto do indivduo". O culto inclui cartazes gigantescos com a imagem do lder, constante bajulao do mesmo por parte de meios de comunicao e muitas vezes perseguio aos dissidentes do mesmo. Alm de Stlin, pode-se dizer de outros ditadores, anteriores ao discurso de Khrushchov, como Adolf Hitler, Mao Ts-Tung e Getlio Vargas tomaram medidas que levaram ao culto de sua personalidade, assim como Saddam Hussein, Nicolae Ceauescu, Benito Mussolini, Rafael Trujillo, Kim Il-sung e Kim Jong-il. Retirado de http://pt.wikipedia.org/wiki/Culto_de_personalidade

http://pt.scribd.com/doc/13155593/Fichas-de-Trabalho-de-Formacao-Civica

Ficha de Trabalho de Formao Cvica - 7

Ficha de consolidao de conhecimentos


1. L com ateno o texto seguinte: A maioria das pessoas no consegue pensar ou no quer pensar e a maior parte dos que pensam no sabem faz-lo muito bem. Apenas um nmero muito pequeno de pessoas pensa com regularidade, rigor, criatividade e sem se enganarem a si prprias. No fim de contas estas so as nicas pessoas que tm importncia.
Baseado numa declarao de Robert Heinlein

1.1 Comenta o texto baseando-te naquilo que aprendeste sobre o pensamento crtico.

1.2 Em que grupo de pessoas te incluis? Justifica a tua resposta.

1.3 Atribui-se ao ditador A.Hitler a afirmao: A sorte dos governantes que os homens no pensam.
http://www.frasear.com/web/Citacoes/quotations/autor.aspx?id=5

Comenta a afirmao com base naquilo que aprendeste sobre o pensamento crtico.

2. Como viste na ficha anterior os governos no democrticos utilizam a propaganda com o objectivo de manter o seu poder sobre os cidados. Mas mesmo nos regimes democrticos a propaganda uma presena constante por exemplo nas campanhas polticas e na venda de produtos sendo, neste caso, (em Portugal) mais conhecida como publicidade (que no mais do que propaganda comercial). Relembremos que a propaganda pode ser definida como uma maneira de apresentar informao de modo a servir os objectivos de determinados interesses (polticos, religiosos, etc.). Embora alguma da informao possa ser verdadeira possvel que esta no apresente um quadro completo e equilibrado do assunto em questo 1. O propagandista procura mudar a forma como as pessoas entendem uma situao ou problema, com o objectivo de mudar as suas aces e expectativas para a direco que lhe interessa. O que diferencia a propaganda de outras formas de argumentao o desejo do propagandista de mudar o entendimento das pessoas atravs do engano e da confuso, mais do que pela persuaso e entendimento 1. Algumas das tcnicas mais usadas pelos propagandistas so: A repetio que se baseia no princpio que uma ideia suficientemente repetida torna-se uma verdade. Esta tcnica funciona melhor quando o acesso aos meios de comunicao social controlado pelo propagandista. Uma ideia, por exemplo um simples slogan #, que suficientemente repetida, pode comear a ser encarada como verdadeira. Atribui-se a Joseph Goebbels, o ministro da Propaganda de Hitler, a frase Uma mentira repetida mil vezes torna-se uma verdade. # Um slogan ou frase de efeito uma frase de fcil memorizao usada em contexto poltico, religioso ou comercial como uma
expresso repetitiva de uma ideia ou propsito. frequentemente usado por empresas. Um slogan poltico geralmente expressa um objectivo ou alvo ("Trabalhadores do mundo, uni-vos!") enquanto que um slogan publicitrio mais frequentemente usado como uma identificao de fcil memorizao para dar um valor nico empresa, produto ou servio, sendo esse valor concreto ou no ("A nmero um" ou Lava mais branco) 1,2,4,5 .

O apelo autoridade que se baseia em citar uma personalidade importante (como por exemplo uma figura pblica, um lder poltico ou religioso) para justificar uma atitude, ideia ou aco 1. Por exemplo um determinado produto pode ser recomendado por uma personalidade importante para aumentar as vendas. O apelo ao medo que a busca de apoio a uma ideia ou causa ou pessoa, instigando o medo na populao em geral. A propaganda baseada no medo tem o objectivo de assustar as pessoas e convenclas a mudar de lado. comum apresentar hipteses pessimistas de coisas terrveis que podem vir a ocorrer se no forem tomadas aces especficas. Por exemplo, Joseph Goebbels explorou o livro Os Alemes devem Morrer para afirmar que as naes inimigas procuravam o extermnio do povo alemo e, com isso, obter o apoio do povo para a guerra 1,3.
Figura ao lado: Propaganda nazi baseada no medo. Os opositores do regime nazi liderado por A.Hitler (representados pelos seus smbolos no interior da imagem obtida no microscpio - crculo branco) so comparados a micrbios portadores de doenas contagiosas.
Estrela de David - smbolo da identidade judia e do judasmo. Recordemos que A.Hitler e os nazis procuraram exterminar o povo judeu.

Imagens retiradas de http://www.cephaslibrary.com/israel/The%20Final%20Solution%20%20Nazi%20Policy%20Towards%20Jews_files/nazi_propaganda.jpg http://www.flickr.com/photos/mamjodh/3107124750/

"Dar nomes" uma tcnica que segue um comportamento muito visto nas crianas mais pequenas. muito usada para distrair a ateno quando algum tenta evitar responder a uma pergunta ou apresentar factos palpveis. Ao rotular com nomes, frequente usar rtulos como terrorista, traidor ou hipcrita. Tambm so usadas palavras com carga negativa para descrever ideias ou crenas, como radical e covarde 3. A tcnica da maioria encoraja o espectador a juntar-se multido e a actuar de acordo com o que toda a gente est a fazer. Este tipo de persuaso, normalmente usada em propaganda religiosa e poltica, mexe com o desejo humano de fazer parte da equipa dos vencedores 3.
1-http://pt.wikipedia.org/wiki/Propaganda 2-http://super.abril.com.br/cotidiano/tudo-mentira-438556.shtml 3-http://pessoas.hsw.uol.com.br/propaganda1.htm 4-http://www.scribd.com/doc/7268597/Aldous-Huxley-Regresso-Ao-Admiravel-Mundo-Novo 5- http://pt.wikipedia.org/wiki/Slogan

2.1 O que a propaganda?

2.2 Indica e explica por palavras tuas dois mtodos utilizados pelos propagandistas.

2.3 Associa as tcnicas de propaganda (coluna I) s frases da coluna II: coluna I 1 - Apelo ao medo 2 - Tcnica da maioria 3 - Apelo autoridade 4 - "Dar nomes" coluna II A - Se toda a gente acredita ento tem que ser verdade. B - Quem est contra o reforo do policiamento e da vigilncia um terrorista. C - Se no ganharmos as eleies o pas ficar ingovernvel. D - Isto tem que ser verdade porque foi dito por um Prmio Nobel.

2.3.1 Justifica as opes que fizeste na alnea 2.3.

2.4 L o texto seguinte com ateno. As crianas, como de se esperar, so muito sensveis propaganda. Desconhecem o mundo e os seus costumes, e esto, portanto, totalmente desprevenidas. As suas faculdades crticas no esto desenvolvidas. Os mais novos ainda no alcanaram a idade da razo e aos mais velhos falta-lhes a experincia sobre a qual a sua recm-descoberta faculdade de raciocinar poderia agir efectivamente.
Retirado de http://www.scribd.com/doc/7268597/Aldous-Huxley-Regresso-Ao-Admiravel-Mundo-Novo

2.4.1 Porque que as crianas so mais sensveis propaganda?

2.4.2 D exemplos de situaes do teu dia-a-dia em que foste influenciado pela propaganda. Indica, justificando, as tcnicas de propaganda que foram utilizadas nessas situaes. Dica: No final desta ficha encontras a descrio de outras tcnicas de propaganda que no esto no texto.

2.5 Na sua importante obra Propaganda escrita em 1928 Edward Bernays afirma: Ns somos governados, as nossas mentes so moldadas, os nossos gostos so formados e as nossas ideias so sugeridas na sua maior parte por pessoas das quais ns nunca ouvimos falar.
Adaptado de http://en.wikiquote.org/wiki/Edward_Bernays

Esta frase continua actual apesar de ter sido escrita h mais de 80 anos. 2.5.1 Comenta a afirmao de Bernays com base naquilo que aprendeste sobre a propaganda.

2.5.2 A quem que Bernays se referir quando fala das pessoas das quais ns nunca ouvimos falar.?

3. Em 2009 o Governo portugus aprovou a colocao obrigatria de chips nos automveis:


05.02.2009 - 19h49 Romana Borja-Santos Pblico online

O Presidente da Repblica, Cavaco Silva, promulgou a 28 de Agosto o diploma para autorizar o Executivo a legislar sobre a matria mas emitiu tambm uma mensagem, disponvel no site da Presidncia, onde considerava que as dvidas quanto limitao reserva de intimidade da vida privada dos cidados que o novo mecanismo de identificao e deteco electrnica de veculos suscita, e que no foram dissipadas durante o debate parlamentar, podero ser resolvidas pelo Governo no decreto-lei a aprovar ao abrigo da autorizao contida na lei agora promulgada. Cavaco Silva disse mesmo que se tratava sem dvida, de um domnio particularmente melindroso do ponto de vista da salvaguarda da esfera da vida privada dos cidados. No passado dia 27 de Novembro, a Comisso Nacional de Proteco de Dados (CNPD) * tambm considerou que no est garantido o direito privacidade dos condutores na proposta de lei. Nas concluses de um parecer sobre os trs diplomas, a CNPD dizia que a nova legislao deve "permitir que os condutores possam optar, com todas as garantias, entre o pagamento das portagens atravs de um sistema electrnico de leitura das matrculas e a sua cobrana atravs de outros meios j existentes. No entanto, de acordo com o Governo, o chip ou dispositivo electrnico de matrculas pretende apenas facilitar o trabalho das foras de segurana, que tero acesso informao sobre a inspeco peridica e o seguro automvel. O chip vai permitir, igualmente, o reconhecimento de veculos acidentados e abandonados, alm de poder vir a ser utilizado de forma integrada na cobrana de portagens e outras taxas rodovirias. Vai custar cerca de dez euros e as despesas ficam a cargo do condutor .
Retirado de http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1364108

* Comisso Nacional de Proteco de Dados (CNPD) : uma entidade administrativa independente com poderes de autoridade, que funciona junto da Assembleia da Repblica. Tem como atribuio genrica controlar e fiscalizar o processamento de dados pessoais, em rigoroso respeito pelos direitos do homem e pelas liberdades e garantias consagradas na Constituio e na lei. A Comisso a Autoridade Nacional de Controlo de Dados Pessoais. A CNPD coopera com as autoridades de controlo de proteco de dados de outros Estados, nomeadamente na defesa e no exerccio dos direitos de pessoas residentes no estrangeiro.
Retirado de http://www.cnpd.pt/bin/cnpd/acnpd.htm Stio da internet da CNPD: http://www.cnpd.pt/

Actualizao: No dia 9 de Julho de 2010 foi aprovado um projeto de lei, que determinou, entre outras matrias, o fim da obrigatoriedade do "chip". Retirado de http://www.destak.pt/artigo/74383 3.1 A Comisso Nacional de Proteco de Dados (CNPD) considerou que o direito privacidade dos condutores no estava garantido na proposta de lei aprovada em 2009. 3.1.1 Indica alguns dos possveis riscos (se achares que existem) que a proposta de lei aprovada em 2009 poderia ter para a privacidade dos condutores.

4. No dia 6 de Maio de 2009, o Parlamento Europeu votou directivas europeias que incluem o chamado " Pacote das Telecomunicaes": O contedo da Directiva inspirada pelo Conselho Europeu coloca em risco a Internet livre e inovadora tal como a conhecemos. As disposies que protegem os direitos dos cidados contra os atentados Internet (artigo 32a6, e o Considerando 26 da Directiva Servio Universal, e artigo 8/4 (FA) da Directiva - Quadro) foram muito modificadas e reduzidas pelo Conselho Europeu. A escolha que est em cima da mesa se os operadores devem seleccionar o que os usurios podem utilizar, ou se estes devem fazer as suas prprias escolhas . Se os operadores controlarem os contedos e servios da Internet, desaparecer a inovao espantosa que fez nascer e crescer a Internet. Se a "discriminao na net" for aprovada, qualquer operador poder escolher os contedos que transmite; forar os clientes a utilizar os servios privados; limitar a liberdade de acesso Internet; utilizar contedos, servios ou aplicaes da sua escolha. Tais prticas discriminatrias seriam o fim do processo aberto, equitativo, e inovador da Internet. O custo social e econmico excederia em muito os benefcios dos operadores. E constituiria um gigantesco retrocesso sair do actual modelo de Internet livre e voltar ao que existia antes: uma coleco de redes particulares, e semi-fechadas. Tal como referenciado por inmeras agncias e entidades europeias independentes, nomeadamente a Autoridade Europeia para a Proteco de Dados , estas Directivas do Pacote Telecomunicaes contm aspectos que, se no forem clarificados, sero lesivos das liberdades individuais dos cidados dos pases europeus e do seu acesso livre informao e interaco de meios na Internet. Numa altura em que, cada vez mais, se exige um papel para o conhecimento, a inovao e o empreendedorismo na economia global, fundamental o acesso a ferramentas de partilha de informao e s variadas formas de difuso e partilha de contedos interactivos que a Internet possibilita. Qualquer movimento contrrio seria um retrocesso, com graves consequncias para o avano humano, social e cientfico.
Retirado de http://www.democraciaportuguesa.org/

4.1 O que pensas das medidas referidas no texto (includas no Pacote das Telecomunicaes")?

4.2 Indica alguns dos possveis riscos (se achares que existem) que essas medidas podem ter para a liberdade na Internet.

4.3 Costumas usar a Internet para te informares? Deixarias de o fazer se a Internet deixasse de ser livre? Justifica.

4.4 Comenta a seguinte frase Se os operadores controlarem os contedos e servios da Internet, desaparecer a inovao espantosa que fez nascer e crescer a Internet .

5. L com ateno o texto seguinte retirado do livro 1984 de George Orwell: Todo o cidado, ou pelo menos todo o cidado suficientemente importante para ser vigiado, poderia ser mantido 24 horas por dia sob o olhar da polcia e sujeito ao som da propaganda oficial,.. A possibilidade de impor uma completa obedincia vontade do Estado e a completa uniformidade de opinio de todas as pessoas era agora possvel. 5.1 Comenta o texto de Orwell.

5.2 Consideras que existe o perigo real de o nosso pas (e o mundo) se transformar numa sociedade semelhante descrita na obra 1984 ? Justifica.

5.3 O que farias se fosses obrigado a viver numa sociedade semelhante descrita na obra 1984 ?

Para saberes mais!


http://diario.iol.pt/sociedade/chips-matriculas-privacidade-proteccao-de-dados-parecer-automoveis/1018072-4071.html http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1364108 http://www.correiomanha.pt/Noticia.aspx?channelid=00000010-0000-0000-0000-000000000010&contentid=CB815DBF-ED01-435E-9A51-F91835137933 http://www.democraciaportuguesa.org/ http://www.cnpd.pt/bin/direitos/direitos.htm http://ciberia.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=id.stories/715 http://tek.sapo.pt/noticias/telecomunicacoes/telemoveis_equipados_com_camaras_avancadas_su_883047.html http://www.netconsumo.com/2009/01/redes-sociais-colocam-em-perigo.html http://www.scribd.com/doc/7268597/Aldous-Huxley-Regresso-Ao-Admiravel-Mundo-Novo http://pessoas.hsw.uol.com.br/propaganda1.htm NOME:__________________________________________________________________________ N:______ TURMA: ____ DATA: ___ /___ / ______

Outras Tcnicas de Gerao de Propaganda


Bode Expiatrio : Atribuir culpa a um indivduo ou grupo que no seja efectivamente responsvel, aliviando sentimentos de culpa de partes responsveis ou desviando a ateno da necessidade de resolver um problema cuja culpa foi atribuda quele que est a emitir a propaganda. Esta tcnica foi muito utilizada por exemplo pelos nazis que culpavam os judeus pelos problemas que afectavam a Alemanha. Desaprovao : Esta a tcnica usada para desaprovar uma aco ou ideia sugerindo que ela popular entre grupos odiados, ameaadores ou que estejam em conflito com o pblico-alvo. Assim, se um grupo que apoia uma ideia levado a crer que pessoas indesejveis tambm a apoiam, os membros do grupo podem decidir mudar a sua posio. Homem comum: O "homem do povo" ou "homem comum" uma tentativa de convencer a audincia de que as posies do propagandista reflectem o senso comum das pessoas. utilizada para obter a confiana do pblico comunicando-se da maneira comum e no estilo da audincia. Propagandistas usam a linguagem e modos comuns (e at as roupas, quando em comunicaes audiovisuais presenciais) numa busca de identificar os seus pontos de vista com aqueles da "pessoa mdia". Esta tcnica frequentemente utilizada nas campanhas polticas para ganhar o voto dos eleitores das classes populares. Palavras Virtuosas : So palavras tiradas do sistema de valores do pblico-alvo, que tendem a produzir uma imagem positiva quando associadas a uma pessoa ou causa. Exemplos so paz, felicidade, segurana, liderana, liberdade, etc. Esta tcnica frequentemente utilizada nas campanhas polticas. Racionalizao: Indivduos ou grupos podem usar afirmaes genricas favorveis para racionalizar e justificar actos e crenas questionveis. Frases genricas e agradveis so frequentemente usadas para justificar essas aces ou crenas. Por exemplo um ditador poderia justificar o aumento da vigilncia e a perda das liberdades individuais dizendo que para aumentar a segurana. Super-simplificao: Afirmaes vagas, favorveis, so usadas para dar respostas simples para complexos problemas sociais, polticos, econmicos ou militares. Na publicidade comum apresentar solues simples resolvidas por artefactos (electrodomsticos, computadores, telemveis, etc.) que parecem mgicos. Um exemplo da aplicao desta tcnica na publicidade de um conhecido aparelho onde se usa o slogan "Pense diferente". Esta afirmao d uma resposta simples ao desejo do consumidor se sentir diferente e especial. Ou seja, a utilizao desse aparelho associada ao estilo, personalidade e a ser-se diferente das outras pessoas. Termos de Efeito: Termos de efeito so palavras de intenso apelo emocional to intimamente associadas a conceitos e crenas muito valorizados que convencem sem a necessidade de informao ou razes que as apoiem. Elas apelam para emoes como o amor ptria, lar, desejo de paz, liberdade, glria, honra, etc. Solicitam o apoio sem o exame da razo. Embora as palavras e frases sejam vagas e sugiram coisas diferentes para pessoas diferentes, a sua conotao sempre favorvel: "Os conceitos e programas dos propagandistas so sempre bons, desejveis e virtuosos". Transferncia: Esta tcnica consiste em projectar qualidades positivas ou negativas (elogios ou censuras) de uma pessoa, entidade, objectivo ou valor (de um indivduo, grupo, organizao, nao, raa, etc.) para outro, para tornar esse segundo mais aceitvel ou desacredit-lo. Essa tcnica geralmente usada para transferir culpa de uma parte em conflito para outra. Ela evoca uma resposta emocional, que estimula o pblico-alvo a identificar-se com autoridades reconhecidas. Vagueidade intencional: Afirmaes deliberadamente vagas de tal forma que a audincia pode interpret-las livremente. A inteno mobilizar a audincia pelo uso de frases indefinidas, sem que se analise a sua validade ou determine a sua razoabilidade ou aplicao. Um exemplo da aplicao desta tcnica este slogan que poderia ser utilizado numa campanha poltica: O voto na mudana .
Adaptado de http://pt.wikipedia.org/wiki/Propaganda e http://comunicacaomilitante.blogspot.com/2009/03/o-marketing-moderno-tem-as-digitais-de.html

Glossrio - Ficha 7
Fontes: Dicionrio da Lngua Portuguesa Porto Editora e http://www.priberam.pt/DLPO/Default.aspx

Uniformidade: Qualidade do que uniforme, ou seja, daquilo que tem uma s forma (numa sociedade totalitria s admitida uma opinio, a do Estado). Empreendedorismo: Qualidade ou carcter do que empreendedor; Atitude de quem, por iniciativa prpria, realiza aces ou idealiza novos mtodos com o objectivo de desenvolver e dinamizar servios, produtos ou quaisquer actividades de organizao e administrao.
! ! !

Discriminatrio: Tratar de modo desigual ou injusto, com base em preconceitos de alguma ordem, nomeadamente sexual, religioso, tnico, etc. Lesivos: Que violam um direito, quer com inteno e propsito, quer por negligncia; que prejudicam. Equitativo: Em que h igualdade e justia. Melindroso: Sensvel, arriscado, delicado. No texto esta palavra significa que a colocao de chips nos automveis um assunto sensvel e de resoluo delicada. Moldadas: Conformadas, adequadas, ajustadas. Persuaso: Convencimento; acto ou efeito de convencer; acto ou efeito de obrigar algum com razo a acreditar ou a executar alguma coisa. Propagandista: Pessoa que faz propaganda.

Formao Cvica Trabalho de grupo 6 Os perigos da tecnologia para a privacidade e a liberdade dos cidados Junta-te em grupos de 4 ou 5 pessoas (no mximo) e realiza um trabalho baseado no tema: Os perigos da tecnologia para a privacidade e a liberdade dos cidados . Este trabalho tem como objectivo principal aprofundar os assuntos tratados na ficha 6 e 7.

Sugere-se que indiques e expliques por palavras tuas alguns dos principais perigos da utilizao de alguma tecnologia, em especial dos chips um tema que deve ser obrigatoriamente discutido, para o pleno exerccio da cidadania (sobretudo para a privacidade e a liberdade dos cidados) . Para alm do chip deves discutir os perigos da utilizao de mais um dispositivo tecnolgico tua escolha como, por exemplo, as cmaras de vigilncia.

Em cada grupo dever existir pelo menos um aluno que tenha internet em casa. obrigatrio indicar todas as fontes de informao utilizadas (stios da internet, livros, jornais, revistas, etc.). Deves utilizar, no mnimo, 3 (trs) fontes de informao diferentes. Na internet podes encontrar facilmente informao de qualidade sobre este tema.

Sugesto de palavras-chave para procurares na internet usando o Yahoo, Google ou outro motor de busca: chip; GPS; telemvel; cmara; privacidade; vigilncia; Orwell; Big Brother; 1984. Se usares vrias ao mesmo tempo encontras mais rapidamente o que queres. Por exemplo: chip privacidade Orwell ou cmara privacidade Orwell.

O trabalho dever ser entregue no prazo limite de duas semanas. Sugestes de stios da internet que poders utilizar
http://www.cnpd.pt/bin/direitos/direitos.htm http://www.jornaldamidia.com.br/noticias/2007/08/31/Especial/California_proibe_controle_de_fun.shtml http://diario.iol.pt/sociedade/chips-matriculas-privacidade-proteccao-de-dados-parecer-automoveis/1018072-4071.html http://www.correiomanha.pt/Noticia.aspx?channelid=00000010-0000-0000-0000-000000000010&contentid=CB815DBFED01-435E-9A51-F91835137933 http://ciberia.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=id.stories/715 http://tek.sapo.pt/noticias/telecomunicacoes/telemoveis_equipados_com_camaras_avancadas_su_883047.html http://www.netconsumo.com/2009/01/redes-sociais-colocam-em-perigo.html http://www.duplipensar.net/ http://www.terra.com.br/istoe/especial/156221.htm http://linoresende.jor.br/um-big-brother-bem-maior/ http://veja.abril.com.br/300501/p_076.html http://www.pontojuridico.com/modules.php?name=News&file=article&sid=176~ http://issuu.com/faduljr/docs/as_mentiras_na_propaganda_e_na_publicidade

Formao Cvica Trabalho de grupo - 7 Os perigos da propaganda para a cidadania Junta-te em grupos de 4 ou 5 pessoas (no mximo) e realiza um trabalho baseado no tema: Os perigos da propaganda para a cidadania. Este trabalho tem como objectivo principal aprofundar os assuntos tratados na ficha 7.

Alm de referir o que a propaganda e de indicar e explicar por palavras tuas algumas das suas principais tcnicas deves tambm salientar os perigos da propaganda para o pleno exerccio da cidadania (como por exemplo os perigos para a liberdade e para o pensamento crtico).

Em cada grupo dever existir pelo menos um aluno que tenha internet em casa. obrigatrio indicar todas as fontes de informao utilizadas (stios da internet, livros, jornais, revistas, etc.). Deves utilizar, no mnimo, 3 (trs) fontes de informao diferentes. Na internet podes encontrar facilmente informao de qualidade sobre este tema. O trabalho dever ser entregue no prazo limite de duas semanas.
Citaes importantes relacionadas com a propaganda Toda a propaganda tem que ser popular e acomodar-se compreenso do menos inteligente dentre aqueles que pretende atingir.
Adaptado de http://www.pensador.info/p/adolf_hitler_frases/1/

Toda a propaganda eficaz, escreveu Hitler, deve resumir-se ao estritamente indispensvel e deve, portanto, exprimir-se em meia dzia de frmulas estereotipadas. Estas frmulas estereotipadas devem ser constantemente marteladas porque s pela repetio constante conseguir-se- imprimir finalmente uma ideia na memria de uma multido.
Adaptado de http://www.scribd.com/doc/7268597/Aldous-Huxley-Regresso-Ao-Admiravel-Mundo-Novo

As grandes massas cairo mais facilmente numa grande mentira do que numa pequena mentira .
Adaptado de http://www.pensador.info/p/adolf_hitler_frases/1/

A manipulao consciente e inteligente dos hbitos e das opinies das massas um elemento importante na sociedade democrtica. Aqueles que manipulam este mecanismo encoberto da sociedade constituem um governo invisvel que o poder que verdadeiramente governa o nosso pas .
Adaptado de http://en.wikiquote.org/wiki/Edward_Bernays

Em quase todos os actos das nossas vidas, seja na esfera da poltica ou dos negcios, na nossa conduta social ou no nosso pensamento tico, somos dominados pelo nmero relativamente pequeno de pessoas [...] que compreendem os processos mentais e os padres sociais das massas .
Adaptado de http://en.wikiquote.org/wiki/Edward_Bernays

Se ns compreendemos o mecanismo e as motivaes da mente de grupo, no agora possvel controlar e organizar as massas de acordo com a nossa vontade sem o seu conhecimento ?
Adaptado de http://www.thirdworldtraveler.com/Propaganda/Propaganda_Bernays.html

Sugestes de stios da internet que poders utilizar


http://pt.wikipedia.org/wiki/Propaganda http://pessoas.hsw.uol.com.br/propaganda.htm http://issuu.com/faduljr/docs/as_mentiras_na_propaganda_e_na_publicidade http://www.scribd.com/doc/7268597/Aldous-Huxley-Regresso-Ao-Admiravel-Mundo-Novo

http://pt.scribd.com/doc/13155593/Fichas-de-Trabalho-de-Formacao-Civica

Ficha de Trabalho de Formao Cvica 8

Actividade Ldica sobre a Cidadania


Para protegeres os teus direitos como cidado tens que compreender todos os perigos a que ests exposto. Como viste nas fichas anteriores na sociedade actual existem inmeras ameaas nossa cidadania muitas delas disfaradas sob a forma de medidas que primeira vista podem parecer benficas. o caso, por exemplo, de muitas aplicaes tecnolgicas que sob o pretexto de nos facilitarem a vida podem ser usadas para limitar os nossos direitos. Se entenderes os mtodos que os governos no democrticos podem utilizar para manter o seu poder sobre os cidados vais estar melhor preparado para os desafios que ters que enfrentar futuramente quando fores adulto e plenamente responsvel pela defesa dos teus direitos.

O jogo do ditador
Nesta ficha vais-te imaginar um ditador (de um pas imaginrio) com poderes quase ilimitados e cujo nico objectivo manter o seu poder sobre os cidados. Ao realizares esta ficha vais aprender alguns dos principais mtodos que os governos de pases no democrticos podem utilizar para controlar as pessoas. 1. Supe que pretendes colocar chips nas populaes para as manter totalmente controladas e incapazes de se revoltarem. No entanto a maior parte das pessoas no est de acordo com essa ideia por achar que uma perigosa invaso da sua privacidade. O que que farias, enquanto ditador, para atingir este objectivo? Lembra-te que todos os meios de comunicao (televises, jornais, rdio, etc.) esto sob o teu controlo . Alguns dos mtodos que poderias utilizar: A Ordenaria s foras de segurana sob o meu controlo para que, secretamente, criassem uma onda de raptos a crianas. As televises fariam uma cobertura jornalstica intensa e emotiva da situao. Isto criaria um clima de medo e incerteza nas pessoas, especialmente nos pais, que comeariam a aceitar a ideia da colocao de chips nas crianas. As mes so particularmente susceptveis a este mtodo uma vez que tm uma tendncia natural para colocar a segurana dos seus filhos frente de outras consideraes. por isso que esta tcnica de manipulao particularmente perigosa para a liberdade dos cidados . B Ordenaria s foras de segurana sob o meu controlo para que, secretamente, criassem uma onda de atentados terroristas. As televises fariam uma cobertura jornalstica intensa e emotiva da situao. Isto criaria um clima de medo e incerteza nas pessoas que comeariam a aceitar a ideia da colocao de chips para proteger a sua segurana. Comentrios: Os mtodos 1-A e 1-B baseiam-se na criao de crises, lembras-te quando falamos das crises fabricadas (como o incndio do Reichstag em 1933)? Ao longo da histria os ditadores (A.Hitler por exemplo) recorreram criao de crises para aumentarem o seu poder sobre os cidados. Pode dizer-se que os ditadores criam o problema (a crise fabricada) que gera uma reaco (esperada) emotiva das populaes (associada portanto ao enfraquecimento do pensamento crtico) para depois oferecerem a soluo que acaba sempre por limitar os direitos dos cidados e aumentar o poder do ditador.
Ver http://issuu.com/faduljr/docs/as_mentiras_na_propaganda_e_na_publicidade

Por outro lado os avanos da tecnologia possibilitam aos ditadores do presente e do futuro meios de controlo das populaes que nem A.Hitler poderia ter imaginado. Em especial os avanos na nanotecnologia (tecnologia para criar dispositivos muitssimo pequenos 1) abrem possibilidades que os ditadores do futuro podero utilizar se os cidados no estiverem devidamente informados. Por exemplo um ditador poderia contaminar a populao com um determinado vrus altamente contagioso. As televises fariam uma cobertura jornalstica emotiva e intensa da propagao da doena. Isto criaria um ambiente de medo e incerteza nas populaes que seriam foradas a aceitar um plano de vacinao obrigatria. O ditador poderia introduzir um chip de pequenssimas dimenses ou nanochip (suficientemente pequeno para ser implantado atravs da

seringa) na vacina. Deste modo o ditador do futuro poderia implantar os chips nas populaes sem estas se aperceberem.
1-http://www.euroresidentes.com/futuro/nanotecnologia/nanotecnologia_responsavel/introducao_nanotecnologia.htm

C- Sugere outras medidas possveis

2. Supe que tu (o ditador) no consegues controlar totalmente a internet (lembras-te quando falamos, na ficha 4,

sobre a importncia da internet livre ?). O que que farias, enquanto ditador, para conseguires controlar a internet (de um modo semelhante ao controlo que j exerces sobre as televises, jornais, etc.) ? Alguns dos mtodos que poderias utilizar:
A- Ordenaria s foras de segurana sob o meu controlo para que, secretamente, criassem uma onda de

ataques informticos, ciberataques, internet. As televises fariam uma cobertura jornalstica intensa e emotiva da situao. Isto criaria um clima de medo e incerteza nas pessoas que comeariam a aceitar a ideia da restrio da liberdade na internet para proteger a sua segurana . Comentrio: O mtodo 2-A baseia-se, mais uma vez, na criao de crises. Sugere outras medidas possveis

3. Supe que pretendes manter a populao do teu pas imaginrio alheada dos verdadeiros motivos que te mantm no poder. O que que farias, enquanto ditador, para atingir este objectivo? Alguns dos mtodos que poderias utilizar: A Ofereceria s populaes inmeras distraces como por exemplo desportos e programas de entretenimento de baixo nvel, que seriam transmitidos e constantemente debatidos nos meios de comunicao social. B Incentivaria a realizao de inmeras competies desportivas, concertos de msica rock, etc. para entreter a juventude e afast-la da reflexo sria sobre os problemas do pas.
Ver http://www.scribd.com/doc/7268597/Aldous-Huxley-Regresso-Ao-Admiravel-Mundo-Novo

C- Sugere outras medidas possveis

4. Supe que pretendes manter a populao incapaz de pensar criticamente. Alguns dos mtodos que poderias utilizar: A- Baixaria o nvel de exigncia dos currculos escolares e exerceria um controlo apertado sobre as matrias que se podem leccionar. Em especial teria uma maior ateno ao que ensinado em disciplinas humansticas como a Histria e a Filosofia pois a aprendizagem das disciplinas mais tcnicas (Matemtica, Fsica, Qumica, etc.) politicamente neutra. B- Aumentaria a especializao do ensino de maneira a que os alunos no tenham uma concepo bem definida do funcionamento do sistema poltico e econmico. Deste modo no podem compreender o que o governo faz nem tm capacidades de se opor a este pois nada entendem de poltica e economia. C- Exerceria um controlo apertado sobre os professores de maneira a que estes no tenham a possibilidade de educar a juventude no pensamento crtico. Deste modo os estudantes so habituados a no questionar a autoridade e a conformarem-se com a ordem social que lhes foi imposta. Lembra-te que quem controla os jovens controla o futuro! D- Sugere outras medidas possveis

5. Supe que pretendes destruir a individualidade da populao de maneira a impor um pensamento nico de acordo com os teus objectivos como ditador. Alguns dos mtodos que poderias utilizar: A Fomentaria o trabalho de grupo em detrimento do trabalho individual. Deste modo a populao aprende a sacrificar as suas opinies individuais em favor da opinio do grupo que criada pelos meios de comunicao que eu (o ditador) controlo. B Incentivaria a formao de associaes ou movimentos de jovens controlados pelo Estado. Deste modo habituaria a populao, desde cedo, a conformar-se e a trabalhar em favor do Estado (ou seja do ditador). Este mtodo foi utilizado por exemplo na Alemanha Nazi com a criao da Juventude Hitleriana 1 e em Portugal durante o regime ditatorial do Estado Novo com a criao da Mocidade Portuguesa 2. Nos pases comunistas como a antiga Unio Sovitica existiram organizaes juvenis relacionadas com os partidos comunistas como por exemplo o Movimento dos Pioneiros 3.
1-http://pt.wikipedia.org/wiki/Juventude_Hitlerista 2-http://pt.wikipedia.org/wiki/Mocidade_Portuguesa 3-http://pt.wikipedia.org/wiki/Movimento_dos_Pioneiros

Figura ao lado: Cartaz da Juventude Hitleriana com a imagem do ditador A.Hitler. No topo do cartaz est escrito A juventude segue o lder 4 . O terrvel resultado desta crena cega nos lderes salvadores (neste caso A.Hitler) bem conhecido para aqueles que estudaram atentamente a Histria.
Figura- http://www.holocaustresearchproject.org/holoprelude/images/Hitler%20Youth%20poster.jpg 4- http://en.wikipedia.org/wiki/Hitler_Youth

C Sugere outras medidas possveis

6. Supe que pretendes manter todos os cidados sob constante vigilncia sem estes se aperceberem. Um dos mtodos que poderias utilizar seria A Obrigaria toda a populao a comprar e vender utilizando dinheiro electrnico, por exemplo usando chips ou cartes electrnicos (como os cartes de crdito) em vez do dinheiro palpvel que ainda se utiliza frequentemente nos dias de hoje (sob a forma de notas de papel e moedas). Deste modo (o ditador) poderia saber a localizao de qualquer indivduo atravs de meios eletrnicos e ter acesso a variadssimos dados pessoais da populao como por exemplo o tipo de produtos que adquire, os seus interesses, nvel cultural, etc., uma vez que os detalhes de cada acto de compra e venda poderiam ser armazenados numa base de dados (Lembras-te quando falamos, na ficha 6, das bases de dados pessoais que so criadas sem ns sabermos?) computadorizada. Sabendo a localizao e os dados pessoais de qualquer membro da populao seria possvel traar um perfil detalhado de cada indivduo e controlar os seus movimentos, aumentando enormemente o poder do ditador sobre os cidados . Comentrio: A populao poderia ser obrigada a usar dinheiro electrnico por exemplo com a desculpa que seria mais seguro e tornaria os pagamentos mais rpidos e fceis. Se a populao em geral no aceitasse esta explicao o ditador poderia obrigar as crianas a fazer os pagamentos com dinheiro electrnico nas Escolas com a desculpa que um mtodo mais moderno e eficiente e que o dinheiro palpvel algo ultrapassado associado s geraes mais velhas. Lembra-te mais uma vez que quem controla os jovens controla o futuro! Por outro lado a utilizao obrigatria de dinheiro electrnico tambm poderia servir como desculpa para obrigar todas as pessoas a utilizar um chip no seu corpo! O chip poderia ser utilizado como dinheiro eletrnico e deste modo seria absolutamente essencial para a sobrevivncia na sociedade totalitria. Deste modo quem no utilizasse o chip no poderia comprar nem vender e acabaria como um marginal e um excludo da sociedade totalitria tendo que viver pelos seus prprios meios (pois caso contrrio morreria de fome)! No caso de algum desobedecer s ordens do ditador este poderia, por exemplo, castigar o cidado desobediente colocando a zero a sua conta bancria ou simplesmente desligando o seu chip. B - Sugere outras medidas possveis

7. Admirvel Mundo Novo (Brave New World na verso original em lngua inglesa) um livro escrito por Aldous Huxley e publicado em 1932 que narra um hipottico futuro onde as pessoas so pr-condicionadas biologicamente e condicionadas psicologicamente a viverem em harmonia com as leis e regras sociais, dentro de uma sociedade organizada por castas. A sociedade desse "futuro" criado por Huxley no possui a tica religiosa e valores morais que regem a sociedade atual. Qualquer dvida e insegurana dos cidados era dissipada com o consumo da droga sem efeitos colaterais aparentes chamada "soma". As crianas tm educao sexual desde os mais tenros anos da vida. O conceito de famlia tambm no existe. 1 Sinopse - Admirvel Mundo Novo - Aldous Huxley Ano 634 d.F. (depois de Ford). O Estado cientfico totalitrio zela por todos. Nascidos de proveta, os seres humanos (pr-condicionados) tm comportamentos (pr-estabelecidos) e ocupam lugares (pr-determinados) na sociedade (sociedade de castas): os alfa no topo da pirmide, os psilons na base . A droga soma universalmente distribuda em doses convenientes para os usurios. Famlia, monogamia, privacidade e pensamento criativo constituem crime. Os conceitos de "pai" e "me" so meramente histricos. Relacionamentos emocionais intensos ou prolongados so proibidos e considerados anormais. A promiscuidade moralmente obrigatria e a higiene, um valor supremo. No existe paixo nem religio.
Retirado e adaptado de http://www.skoob.com.br/livro/996

L com ateno o texto seguinte retirado do prefcio edio de 1946 da obra Admirvel Mundo Novo de Aldous Huxley : O amor servido no pode ser estabelecido seno como resultado de uma revoluo profunda, pessoal, nos espritos e nos corpos humanos. Para efectuar esta revoluo necessitaremos, entre outras, das descobertas e invenes seguintes: Primo- uma tcnica muito melhorada da sugesto, por meio do condicionamento na infncia e, mais tarde, com a ajuda de drogas, tais como a escopolamina. Secundo - um conhecimento cientifico e perfeito das diferenas humanas que permita aos dirigentes governamentais destinar a todo o indivduo determinado o seu lugar conveniente na hierarquia social e econmica - as cunhas redondas nos buracos quadrados (I.) possuem tendncia para ter ideias perigosas acerca do sistema social e para contaminar os outros com o seu descontentamento. Tertio (pois a realidade, por mais utpica que seja, uma coisa de que todos temos necessidade de nos evadir frequentemente) - um sucedneo do lcool e de outros narcticos, qualquer coisa que seja simultaneamente menos nociva e mais dispensadora de prazeres que a genebra ou a herona. Quarto (isto ser um projecto a longo prazo, que exigir, para chegar a uma concluso satisfatria, vrias geraes de controle totalitrio) - um sistema eugnico perfeito, concebido de maneira a estandardizar o produto humano e a facilitar, assim, a tarefa dos dirigentes. No Admirvel Mundo Novo esta estandardizao dos produtos humanos foi levada a extremos fantsticos,se bem que talvez no impossveis. Tcnica e ideologicamente, estamos ainda muito longe dos bebs em proveta e dos grupos Bokanovsky de semi-imbecis. Mas quando for ultrapassado o ano 600 de N.F., quem sabe o que poder acontecer? Daqui at l, as outras caractersticas desse mundo mais feliz e mais estvel - os equivalentes do soma, da hipnopedia e do sistema cientfico das castas - no esto provavelmente afastadas mais de trs ou quatro geraes. E a promiscuidade sexual do Admirvel Mundo Novo tambm no parece estar muito afastada. Existem j certas cidades americanas onde o nmero de divrcios igual ao nmero de casamentos. Dentro de alguns anos, sem dvida, passar-se o licenas de casamento como se passam licenas de ces, vlidas para um perodo de doze meses, sem nenhum regulamento que proba a troca do co ou a posse de mais de um animal de cada vez. medida que a liberdade econmica e poltica diminui, a liberdade sexual tem tendncia para aumentar, como compensao. E o ditador (a no ser que tenha necessidade de carne para canho e de famlias para colonizar os territrios desabitados ou conquistados) far bem em encorajar esta liberdade. Juntamente com a liberdade de sonhar em pleno dia sob a influncia de drogas, do cinema e da rdio, ela contribuir para reconciliar os seus sbditos com a servido que lhes estar destinada. Vendo bem, parece que a Utopia est mais prxima de ns do que se poderia imaginar h apenas quinze anos. Nessa poca coloquei-a distncia futura de seiscentos anos. Hoje parece praticamente possvel que esse horror se abata sobre ns dentro de um sculo. 2 (I.) Expresso metafrica inglesa que designa um indivduo que est num lugar que lhe no prprio.
1- http://pt.wikipedia.org/wiki/Admir%C3%A1vel_Mundo_Novo 2- http://www.clube-de-leituras.pt/upload/e_livros/clle000075.pdf

Questes
1. Comenta a seguinte afirmao de Aldous Huxley medida que a liberdade econmica e poltica diminui, a liberdade sexual tem tendncia para aumentar, como compensao .

1.1 Comenta o seguinte texto retirado do prefcio edio de 1946 da obra Admirvel Mundo Novo. Huxley escreveu, referindo-se liberdade sexual: E o ditador (a no ser que tenha necessidade de carne para canho e de famlias para colonizar os territrios desabitados ou conquistados) far bem em encorajar esta liberdade. Juntamente com a liberdade de sonhar em pleno dia sob a influncia de drogas, do cinema e da rdio, ela contribuir para reconciliar os seus sbditos com a servido que lhes estar destinada .

Reflexes finais
Comenta o seguinte texto retirado de um discurso de Aldous Huxley : Haver, nas prximas geraes, um mtodo farmacolgico para fazer as pessoas amar a sua servido, e produzir uma ditadura sem lgrimas, por assim dizer, produzindo uma espcie de campo de concentrao indolor para sociedades inteiras, de maneira a que as pessoas de fato tenham perdido as suas liberdades, mas sintam prazer nisso, porque vo estar distradas de qualquer desejo de se revoltar devido propaganda ou lavagem cerebral, ou lavagem cerebral reforada por mtodos farmacolgicos. E esta parece ser a revoluo final. Aldous Huxley, Grupo Tavistock * , California Medical School, 1961
http://www.youtube.com/watch?v=z9RiRfMYVlQ http://wn.com/de_Aldous_Huxley Recomenda-se o visionamento da seguinte entrevista de Aldous Huxley realizada em 1958. Legendada em portugus: Aldous Huxley em Entrevista - Legendado - (1 de 3).flv http://www.youtube.com/watch?v=V8YZ0k-ePtY&feature=related Aldous Huxley em Entrevista - Legendado - (2 de 3).flv http://www.youtube.com/watch?v=S0rvjrrUT1c&feature=related Aldous Huxley em Entrevista - Legendado - (3 de 3).flv http://www.youtube.com/watch?v=H7yHKNsCXQQ&feature=related

* Ver glossrio.

Retirado de um discurso de Aldous Huxley na Universidade da Califrnia (1961) http://www.lib.berkeley.edu/MRC/onlinemedia.html#huxley

Reflexes finais
Comenta o seguinte texto retirado da obra Regresso ao Admirvel Mundo Novo de Aldous Huxley: S uma pessoa vigilante consegue conservar a liberdade, e apenas os que esto constante e inteligentemente despertos podem alimentar a esperana de se governar a si prprios eficazmente por meios democrticos. Uma sociedade, cuja maioria dos membros dissipa uma grande parte do seu tempo [...] nos outros mundos irrelevantes do desporto e das telenovelas[...] ter dificuldade em resistir s investidas daqueles que quiserem orient-la e control-la.

Para saberes mais!


http://issuu.com/faduljr/docs/as_mentiras_na_propaganda_e_na_publicidade http://pt.wikipedia.org/wiki/Admir%C3%A1vel_Mundo_Novo http://www.clube-de-leituras.pt/upload/e_livros/clle000075.pdf http://www.scribd.com/doc/7268597/Aldous-Huxley-Regresso-Ao-Admiravel-Mundo-Novo http://pt.wikipedia.org/wiki/Juventude_Hitlerista http://pt.wikipedia.org/wiki/Mocidade_Portuguesa http://pt.wikipedia.org/wiki/Movimento_dos_Pioneiros http://www.euroresidentes.com/futuro/nanotecnologia/nanotecnologia_responsavel/introducao_nanotecnologia.htm
NOME:_______________________________________________________________ N:______ TURMA: ____ DATA: ___ /___ / ______

Glossrio - Ficha 8
Fontes: Dicionrio da Lngua Portuguesa Porto Editora e http://www.priberam.pt/DLPO/Default.aspx

Servido: Estado de quem servo; escravido. Eugnico : Relativo Eugenia. Eugenia - um termo cunhado em 1883 por Francis Galton (1822-1911), significando "bem nascido". Galton definiu eugenia como o estudo dos agentes sob o controle social que podem melhorar ou empobrecer as qualidades raciais das futuras geraes seja fsica ou mentalmente. Em outras palavras, melhoramento gentico. O tema bastante controverso, particularmente aps o surgimento da eugenia nazi, que veio a ser parte fundamental da ideologia de pureza racial, a qual culminou no Holocausto. Mesmo com a cada vez maior utilizao de tcnicas de melhoramento gentico usadas atualmente em plantas e animais, ainda existem questionamentos ticos quanto ao seu uso com seres humanos, chegando at ao ponto de alguns cientistas declararem que de fato impossvel mudar a natureza humana. Desde o seu surgimento at aos dias atuais, diversos filsofos e socilogos declaram que existem diversos problemas ticos srios na eugenia, como a discriminao de pessoas por categorias, pois ela acaba por rotular as pessoas como aptas ou no-aptas para a reproduo. Do ponto de vista do debate cientfico, a eugenia foi derrotada pelo argumento da gentica mendeliana. Retirado e adaptado de de http://pt.wikipedia.org/wiki/Eugenia Farmacolgico: Relativo farmacologia, captulo das cincias mdicas que se ocupa do estudo dos medicamentos, incluindo a sua aplicao. No texto significa que uma das maneiras de controlar o comportamento das pessoas atravs de meios qumicos (drogas por exemplo) que tornem as pessoas mais facilmente manipulveis (mais fceis de controlar e escravizar). Indolor: Que no di ; que no causa dor. No texto significa que, ao contrrio dos campos de concentrao (usados, por exemplo, pelos nazis) em que se usa a fora e a dor para controlar as pessoas, no futuro as pessoas vivero controladas mas sem a necessidade de serem foradas por meios dolorosos como a violncia fsica. As pessoas gostaro da sua escravido. Lavagem cerebral: Durante a Guerra da Coreia, coreanos e chineses faziam lavagem cerebral nos prisioneiros de guerra americanos mantidos nos campos de concentrao. Muitos tiveram mudanas de comportamento radical e pelo menos 21 soldados recusaram voltar para os Estados Unidos quando foram libertados. Na Psicologia, o estudo da lavagem cerebral, geralmente referido como reforma do pensamento, caiu na esfera da influncia social. A influncia social acontece a cada minuto todos os dias. o conjunto das maneiras nas quais as pessoas podem mudar atitudes, crenas e comportamentos de outras pessoas. O mtodo de submisso pretende produzir mudanas no comportamento da pessoa no se preocupando com suas atitudes ou crenas. Essa abordagem induz ao "Apenas Faa". O mtodo da persuaso, ao contrrio, pretende mudar a atitude e induz ao "Faa porque isso vai fazer voc se sentir bem/feliz/saudvel/bem-sucedido". Por ltimo, o mtodo de educao (chamado de "mtodo de propaganda" quando no se acredita no que est sendo ensinado) est no topo da influncia social e tenta afetar uma mudana nas crenas da pessoa, induzindo a aes do tipo "Faa porque voc sabe que a coisa certa a ser feita". A lavagem cerebral um forma sria de influncia social que combina todas as abordagens para causar mudanas no modo de pensar de algum sem que a pessoa consinta. Retirado e adaptado de http://pessoas.hsw.uol.com.br/lavagem-cerebral.htm

* Instituto Tavistock de Relaes Humanas: O Tavistock Institute of Human Relations (ou Instituto Tavistock de
Relaes Humanas, literalmente) uma instituio de caridade, britnica, dedicada aos estudos e pesquisas em comportamento de grupo e comportamento organizacional. Foi criado em 1946, separado da Tavistock Clinic (Clnica Tavistock). O instituto foi fundado em 1946, atravs de uma doao da Fundao Rockefeller por um grupo de personalidades importantes da Tavistock Clinic, como Elliott Jaques, Henry Dicks, Leonard Browne, Ronald Hargreaves, John Rawlings Rees, Mary Luff e Wilfred Bion, tendo Tommy Wilson como primeiro presidente e dirigente. Outros nomes importantes que vieram a se juntar ao grupo so John D. Sutherland, John Bowlby, Eric Trist e Fred Emery. Alm destes, Kurt Lewin, membro da Escola de Frankfurt nos Estados Unidos, foi uma influncia importante nos trabalhos realizado em Tavistock atravs de suas pesquisas em psicologia social (de acordo com Eric Trist, que expressou admirao por Lewin em sua autobiografia). Muitos destes membros fundadores do Tavistock Institute inseriram-se em outros espaos de grande influncia. O brigadeiro John Rawlings Rees, por exemplo, tornou-se o primeiro presidente da World Federation for Mental Health, (literalmente, "Federao Mundial de Sade Mental"). Jock Sutherland tornou-se diretor no ps-guerra da Tavistock Clinic quando esta foi incorporada ao ento recente Servio Nacional de Sade (National Health Service) britnico em 1946. Ronald Hargreaves tornouse diretor da Organizao Mundial de Sade. Tommy Wilson tornou-se presidente do Tavistock Institute.
Retirado de http://pt.wikipedia.org/wiki/Tavistock_Institute Stio da internet do Instituto Tavistock http://www.tavinstitute.org

Sinopse: Resumo ; sntese. Zela : No texto significa: toma conta de; cuida; administra; vigia. Da palavra zelar: tomar conta , cuidar, administrar, vigiar. Monogamia : Estado ou condio de mongamo, aquele que tem uma s esposa. Promiscuidade : No texto significa relacionamento com vrios parceiros sexuais. Sbdito: Dependente da vontade de outrem; vassalo (subordinado, dependente).

Reconciliar: No texto significa fazer perder a m ideia que se tinha de algum ou de alguma coisa.
Susceptveis: Facilmente afectados ou influenciados por algo. Investidas: Ataques. Dissipa: Gasta demasiado; esbanja; estraga. Irrelevantes: Pouco importantes; insignificantes. Vigilante : Atento; cuidadoso; que vigia.

Formao Cvica Trabalho de grupo 8 Os perigos do totalitarismo e das sociedades totalitrias

Junta-te em grupos de 4 ou 5 pessoas (no mximo) e realiza um trabalho baseado no tema: Os perigos do totalitarismo e das sociedades totalitrias .

Este trabalho tem como objectivo principal aprofundar os assuntos tratados na ficha 8.

Cada grupo dever realizar e apresentar um trabalho sobre os perigos do totalitarismo e das sociedades totalitrias .

Em cada grupo dever existir pelo menos um aluno que tenha internet em casa. obrigatrio indicar todas as fontes de informao utilizadas (stios da internet, livros, jornais, revistas, etc.). Deves utilizar, no mnimo, 3 (trs) fontes de informao diferentes. Na internet podes encontrar facilmente informao de qualidade sobre este tema.

Sugesto de termos para procurares na internet usando o Yahoo, Google ou outro motor de busca: Estado policial; terrorismo de Estado; autoritarismo; polcia poltica; polcia secreta; represso poltica; desobedincia civil; Orwell; Big Brother; 1984.

O trabalho dever ser entregue no prazo limite de duas semanas. Sugestes de stios da internet que poders utilizar
http://pt.wikipedia.org/wiki/Totalitarismo http://www.duplipensar.net/ http://issuu.com/faduljr/docs/as_mentiras_na_propaganda_e_na_publicidade http://pt.wikipedia.org/wiki/Estado_policial http://pt.wikipedia.org/wiki/Pol%C3%ADcia_pol%C3%ADtica http://pt.wikipedia.org/wiki/Pol%C3%ADcia_secreta http://pt.wikipedia.org/wiki/Desobedi%C3%AAncia_civil http://pt.wikipedia.org/wiki/Autoritarismo http://pt.scribd.com/doc/249432/Anotacoes-e-reflexoes-sobre-o-terrorismo-de-Estado

http://pt.scribd.com/doc/13155593/Fichas-de-Trabalho-de-Formacao-Civica

Ficha de Trabalho de Formao Cvica 9

O que o dinheiro? Como criado?


Vivemos numa poca em que se fala constantemente de crise financeira e todos, desde o trabalhador mais humilde at pases como o nosso e muitos outros como a Grcia, Irlanda, etc., parecem preocupados com a falta de dinheiro. Mas j pensaste seriamente no que realmente o dinheiro ? Afinal quem cria o dinheiro ? So os governos (o Estado) ou so os bancos privados? Porque que todos parecemos estar, a cada dia que passa, mais endividados ? L com ateno o texto seguinte 1: Todas as pessoas precisam de produtos e servios de outras pessoas. O dinheiro utilizado para que as pessoas faam trocas umas com as outras. A maior parte das pessoas acredita que o dinheiro criado pelo Estado. Contudo, grande parte dos governos tem pouco ou nada a dizer acerca da oferta monetria do seu pas. Os banqueiros assumiram o comando deste poder. Os banqueiros recolhem juros permanentemente sobre quase todo o dinheiro do mundo (cerca de 97 % de todo o dinheiro existente criado por bancos privados 2). O dinheiro criado pelos bancos comerciais. Os bancos comerciais criam continuamente moeda para emprstimos. Eles fazem isso simplesmente teclando nmeros nas contas bancrias das pessoas que recebem os emprstimos, os quais ento gastam-nas como se fossem papel moeda real. Hoje a grande maioria de todo o dinheiro existe apenas como nmeros em contas bancrias. De acordo com a lei, estes nmeros tm o mesmo valor do papel moeda (notas) e das moedas metlicas. permitido a cada banco comercial que crie novo dinheiro desta forma. Nos bastidores, escondido dos olhos dos clientes, comea ento o lucrativo malabarismo com o dinheiro de outras pessoas. De facto, as quantias que foram tecladas nas contas so comparveis a cheques "carecas". O prprio banco no tem o dinheiro. Quando a pessoa que recebe o emprstimo gasta a quantia teclada atravs do preenchimento de um cheque ou de uma ordem de pagamento, o banco utilizar o dinheiro de outras pessoas para pag-lo. Despercebidamente, este dinheiro tirado das contas de depsito ordem e a prazo de outros clientes. Voc no percebe isso. Os nmeros sobre as suas contas ordem e a prazo permanecem iguais. E no momento em que voc quiser dispor outra vez do seu dinheiro, haver algum emprstimo que ser pago outra vez ao banco, de modo que nunca saber acerca disso. Em muitos pases o mnimo de reservas que os bancos devem manter est fixado por lei (muitas vezes algo em torno dos 10 por cento). A maior parte das vezes estas reservas so mantidas pelo banco central do pas. Os bancos utilizam o dinheiro de outras pessoas para apoiar o novo dinheiro que eles emprestam. Na prtica, cerca de 90 por cento de todo o dinheiro depositado em contas ordem e de poupana utilizado como suporte do novo dinheiro. Contudo, o dinheiro depositado em contas ordem e de poupana tambm dinheiro que em certo momento foi extrado do chapu do banqueiro. Assim, novo "dinheiro criado a partir do nada" suportado pelo j existente "dinheiro criado a partir do nada". Retirado e adaptado de 1-http://www.courtfool.info/pt_Segredos_do_dinheiro_dos_juros_e_da_inflacao.htm
2- http://www.telegraph.co.uk/finance/comment/9623863/IMFs-epic-plan-to-conjure-away-debt-and-dethrone-bankers.html#

Questes
1. Explica, por palavras tuas, como que o dinheiro criado.

2. Porque que se pode dizer que a maior parte do dinheiro criado a partir do nada ?

Para saberes mais !


Dinheiro como dvida I - parte 1 http://www.youtube.com/watch?v=71_uFpZ7n6o&feature=relmfu Dinheiro como dvida II: Promessas soltas - Parte 1 http://www.youtube.com/watch?v=sJbW-5egDTg&feature=channel_video_title
NOME:__________________________________________________________________________ N:______ TURMA: ____ DATA: ___ /___ / ______

Glossrio - Fichas 8 e 9
Fontes: Dicionrio da Lngua Portuguesa Porto Editora e http://www.priberam.pt/DLPO/Default.aspx

Juro: Preo ou aluguer pago pelo uso de um capital alheio (por exemplo dinheiro pedido emprestado a um banco). A taxa de juro a percentagem que se paga pelo emprstimo de dinheiro. Taxa de juro (interest rate): o montante do juro expresso como percentagem do capital, para uma determinada unidade de tempo. Refere-se, normalmente, taxa remuneratria dos depsitos bancrios ou devida por emprstimos. Por exemplo, um depsito a prazo com taxa de juro de 5% ao ano. Um financiamento de 1.000 Euros com durao de um ano e uma taxa de juro de 10% ao ano, paga 100 Euros de juro. Outro semelhante, mas com durao de dois anos, em vez de um, paga 200 Euros de juro na totalidade. Ainda outro semelhante, mas com durao de seis meses, em vez de um ano, paga 50 Euros de juro. Retirado de http://www.thinkfn.com/wikibolsa/Taxa_de_juro Monetrio: Relativo a moedas (dinheiro). Banco central: uma entidade independente ou ligada ao Estado cuja funo gerir a poltica econmica, ou seja, garantir a estabilidade e o poder de compra da moeda de cada pas e do sistema financeiro como um todo. Alm disso tem como objectivo definir as polticas monetrias (taxa de juros e cmbio, entre outras) e aquelas que regulamentam o sistema financeiro local. Adaptado de http://pt.wikipedia.org/wiki/Banco_central Um banco central, banco de reserva, ou autoridade monetria a entidade responsvel pela poltica monetria de um Pas ou Estados membros (de uma unio). A sua responsabilidade primria manter a estabilidade da moeda nacional e controlar a massa monetria. Outras atribuies incluem controlar as taxas de juro, e actuar como o credor de ltimo recurso para o sistema bancrio, durante crises financeiras. Os poderes do banco central podem ainda incluir um papel supervisrio/regulador. Retirado de http://www.thinkfn.com/wikibolsa/Banco_central

Citaes importantes relacionadas com a criao do dinheiro.

Dem-me o poder de emitir e controlar o dinheiro de uma nao, e no me importarei com quem faz as suas leis.
Mayer Amschel Rothschild (1744-1812). Fundador do imprio bancrio da famlia Rothschild.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mayer_Amschel_Rothschild

Traduzido de Permit me to issue and control the money of a nation, and I care not who makes its laws. http://www.brainyquote.com/quotes/authors/m/mayer_amschel_rothschild.html

"Se quiserem ser escravos dos bancos e pagarem o custo da vossa escravido, ento deixem os bancos criar dinheiro..." Josiah Stamp, Governador do Banco de Inglaterra 1920.
Traduzido de http://www.brainyquote.com/quotes/authors/j/josiah_stamp.html : But if you want to continue to be slaves of the banks and pay the cost of your own slavery, then let bankers continue to create money and control credit.

O estudo do dinheiro, mais do que em todos os outros campos da economia, aquele em que a complexidade utilizada para dissimular a verdade ou para fugir da verdade, no para revella. O processo pelo qual os bancos criam dinheiro to simples que a mente rejeita-o .
John Kenneth Galbraith (1908-2006), antigo professor de Economia na Universidade de Harvard.
http://pt.wikipedia.org/wiki/John_Kenneth_Galbraith

Traduzido e adaptado da obra de J.K. Galbraith Money: Whence it came, where it went (1975) :
The study of money, above all other fields in economics, is one in which complexity is used to disguise truth or to evade truth, not to reveal it. The process by which banks create money is so simple the mind is repelled.

Formao Cvica Trabalho de grupo 9 O que o dinheiro ? Como criado ?

Junta-te em grupos de 4 ou 5 pessoas (no mximo) e realiza um trabalho baseado no tema: O que o dinheiro ? Como criado ?

Este trabalho tem como objectivo principal aprofundar os assuntos tratados na ficha 9.

Cada grupo dever realizar e apresentar um trabalho onde devero ser explicados, de maneira clara e sucinta, a funo do dinheiro na nossa sociedade e o processo de criao do dinheiro nos bancos privados.

Em cada grupo dever existir pelo menos um aluno que tenha internet em casa. obrigatrio indicar todas as fontes de informao utilizadas (stios da internet, livros, jornais, revistas, etc.). Deves utilizar, no mnimo, 3 (trs) fontes de informao diferentes. Na internet podes encontrar facilmente informao de qualidade sobre este tema. O trabalho dever ser entregue no prazo limite de duas semanas. Sugestes de stios da internet que poders utilizar
http://www.courtfool.info/pt_Segredos_do_dinheiro_dos_juros_e_da_inflacao.htm http://pt.wikipedia.org/wiki/Cria%C3%A7%C3%A3o_de_moeda http://www.youtube.com/watch?v=71_uFpZ7n6o&feature=relmfu http://www.youtube.com/watch?v=sJbW-5egDTg&feature=channel_video_title http://www.thinkfn.com/

PROPOSTAS DE RESOLUO DE ALGUMAS QUESTES


FICHA 5
1. A- V

B- F C- V D- F 2. B FICHA 7 2.3 1- C 2- A 3- D 4- B 2.5.2 Bernays refere-se aos propagandistas (as pessoas que fazem propaganda).

Potrebbero piacerti anche