Sei sulla pagina 1di 6

Funcionamento e Aplicaes do Sistema GPS

O que o sistema GPS?

Fsica

Unidade 1 Parte 1

GPS significa Global Positioning System (Sistema de Posicionamento Global). Este sistema pertence aos Militares dos EUA. O sistema GPS composto por 3 segmentos: 1) Segmento de Satlites: conjunto de mais de 24 satlites que: - distam da Terra cerca de 20 180 km (valor diferente do manual). - obtm a energia de painis fotovoltaicos sempre orientados para o Sol. - tm um perodo de 12 horas (tempo que levam a dar a volta Terra). - possuem 4 relgios atmicos com preciso de 3 nanossegundos (3 10-9 s). - emitem sinais rdio (v = 3 108 m.s-1) distintos em intervalos de 1 milissegundo.
Docente: Benjamim Medeiros

Viagens com GPS

http://sites.google.com/site/benjamimfq/

benjamimfq@gmail.com

Funcionamento e Aplicaes do Sistema GPS


2) Segmento de Controlo: so 5 estaes terrestres e vrias antenas que tm como funo: - controlar a posio, velocidade e os relgios dos satlites. - analisar as condies atmosfricas que induzem erros no sistema. - efetuar correes nas rbitas dos satlites, devido atrao do Sol e da Lua.

Funcionamento e Aplicaes do Sistema GPS


Como funciona o sistema GPS? O sistema GPS baseia-se no sistema de triangulao para determinar a posio, sendo necessrio no mnimo 3 satlites.

VIDEO

Pg. 11

VIDEO

3) Segmento de Utilizadores: corresponde ao uso dos recetores. Estes recetores recebem sinais de 4 satlites e fornecem informao: - Coordenadas. - Valores da Velocidade Mdia. - Cronometragem do tempo. Pg. 16

Como foi referido, para determinar a posio usando o GPS bastam 3 satlites. Contundo, para se saber a posio com preciso aceitvel necessitamos no mnimo de 4 satlites.

Funcionamento e Aplicaes do Sistema GPS


Como que o GPS mede a distncia a que estamos de cada satlite?

A Medio do Tempo
A medio do tempo desempenha um papel fundamental no sistema GPS, um atraso de uns poucos milissegundos podem resultar num erro de localizao de muitos quilmetros. Para a medio do tempo utilizam-se relgios, que foram sendo aperfeioados ao longo do tempo. Relgios Primitivos: antes do sc. XVII as pessoas mediam o tempo de forma muito imprecisa, com relgios de Sol ou de gua. Relgios Mecnicos: funcionam com base no movimentos de pndulos ou de uma mola em espiral. A incerteza destes relgios na ordem dos 100 ms/dia (muito impreciso). Relgios de Quartzo: tm frequncias muito regulares, mas muito sensveis temperatura. Tm incerteza de 0,1 ms/dia (impreciso).
pgs. 14 e 15

Os satlites GPS emitem um sinal rdio velocidade da luz, 3 (valor da velocidade da radiao eletromagntica no vcuo).

108 m.s-1

A radiao eletromagntica viaja em linha reta e com velocidade constante. Para um movimento retilneo uniforme podemos aplicar a expresso:

d=v

t
t

Nota: como se trata de radiao eletromagntica podemos considerar que: d = c

Que grandeza medida para se saber a distncia a que se encontra um recetor do satlite?

Como a velocidade dos sinais rdio constante, basta saber o tempo que demora o sinal desde o satlite at ao recetor. Os satlites GPS possuem a bordo relgios atmicos (muito precisos). Os recetores possuem a bordo relgios de quartzo (menos precisos), o que poder originar uma incerteza na localizao.
O facto dos relgios de quartzo serem pouco precisos causam grandes problemas na localizao atravs do sistema GPS.

Relgios Atmico: baseia-se na excitao e desexcitao de eletres de tomos de csio-133. So os relgios mais precisos, mas os muito caros. A sua incerteza de 1 10-4 ms/dia (muito preciso).

Determinao da Posio no Sistema GPS


Como se pode corrigir a incerteza na localizao?
Se utilizarmos apenas 3 satlites a posio determinada com um erro muito grande, pois o relgio de quartzo do recetor pouco preciso.

Coordenadas Geogrficas
Como indicamos a posio de um objecto no planeta Terra?
A indicao de uma posio num mapa ou no GPS contm: - Latitude; - Longitude; - Altitude.

Que pontos de referncia so utilizados para medir as posies?


pg. 13

Para saber com preciso a posio so necessrios pelo menos 4 satlites. Para que serve o 4. satlite na localizao da posio?
Para fazer o mtodo de triangulao bastam 3 satlites, o 4. satlite no serve para triangular. Equador: linha imaginria que divide a Terra em dois hemisfrios (Norte e Sul).

A existncia de um 4. satlite (relgio atmico) permite corrigir o erro na medio do tempo, compensado o erro do relgio de quartzo do recetor. Quantos mais satlites forem detetados no recetor, mais exata a posio.

Paralelos: linhas menores que o equador mas que definem planos paralelos a este. Meridiano de Greenwich: semi-circunferncia que une os dois plos, passa perto de Londres, sendo considerado como o meridiano de origem dividindo Este e Oeste. Meridianos: so semi-circunferncias que unem os plos do planeta.

Coordenadas Geogrficas
O que a latitude?
Latitude: valor do ngulo ao centro da Terra, em graus e medido sobre o meridiano, entre o paralelo do local e o equador. Na latitude h a indicao de Norte (N) ou Sul (S) e varia de 0 a 90.

Coordenadas Geogrficas
Como se faz a indicao da latitude ou da longitude?
H duas formas principais de apresentar latitude ou longitude: 1) graus, minutos, segundos e hemisfrio: 2) graus e hemisfrio: 41,24 N ou 41 14 11 N 9,133 W ou 9 7 57 W

Como medida a altitude?


Altitude: o comprimento, medido na vertical, entre o nvel mdio das guas do mar e o local considerado.

O que a longitude?
Longitude: valor do ngulo ao centro da Terra, em graus e medido sobre o paralelo, entre o meridiano do local e o meridiano de Greenwich. Na longitude h a indicao de Este (E) ou Oeste (W), varia de 0 a 180.

Como indicada uma posio na Terra?


Coordenadas (V.F.C.): 3741 N 2526 W 26m Alt 15h23min.

VIDEO

Coordenadas Cartesianas
Em Matemtica e em Fsica utiliza-se outro sistema de coordenadas tridimensional. Este sistema de coordenadas chamado de Sistema Cartesiano.

Trajetria, Espao Percorrido e Deslocamento


Quando estudamos o movimento de translao de um corpo, no consideramos as partes particulares de um corpo, mas apenas o seu centro de massa.

O que uma trajetria?


Trajetria: linha imaginria que representa o conjunto das posies ocupadas pelo centro de massa do corpo ao longo do tempo.

Como se indicam as coordenadas num eixo ortonormal (ou cartesiano)?

H duas formas principais de apresentar as coordenadas de um ponto: 1) Coordenadas cartesianas: A (xA, yA, zA). 2) Vetor de Posio: r M = x A e x + y A e y + z A e z Nem sempre so utilizados os 3 eixos coordenados. Se o movimento for unidimensional apenas o eixo x e se for bidimensional utilizam-se os eixos x e y.

Como se define a trajetria de um corpo? Para se poder definir uma trajetria necessrio um referencial, ou seja, um ponto de vista.

VIDEO

Trajetria, Espao Percorrido e Deslocamento


Qual a diferena entre espao percorrido e deslocamento? Espao Percorrido (s): o comprimento total do percurso efetuado, ou seja, o comprimento total da trajetria. uma grandeza escalar cujo valor sempre positivo. Deslocamento (r): uma grandeza vetorial que une a posio inicial posio final. O valor ou mdulo do vetor deslocamento o comprimento entre posio final e inicial.

Trajectria, Espao Percorrido e Deslocamento


Quando que o espao percorrido tem o mesmo valor do deslocamento? Para o valor do espao percorrido ser igual ao valor do deslocamento o movimento ter de ser retilneo e apenas num nico sentido. Quando que o espao percorrido tem o menor que o valor do deslocamento? O espao percorrido nunca poder ter um valor inferior ao do deslocamento:

r s r

Pgina 22.

Qual a diferena entre uma grandeza escalar e uma grandeza vetorial? Grandeza Escalar: grandeza representada apenas por um valor e sempre positivo. Exemplos: massa, comprimento, espao percorrido, rapidez mdia Grandeza Vetorial: definida por 4 caractersticas: ponto de aplicao, direo, sentido e mdulo (ou valor). Estas grandezas podem ser positivas ou negativas. Exemplos: deslocamento, velocidade, acelerao, fora

EXERCCIO 1) Um atleta est numa pista circular com raio de 250 m. Qual o valor do espao percorrido e as caractersticas do deslocamento deste atleta se ele der: a) meia volta pista. b) duas voltas completas pista.

Velocidade Mdia e Rapidez Mdia


Qual a diferena, em Fsica, entre ser rpido e ser veloz? Rapidez Mdia: a razo entre o espao percorrido (s) e o intervalo de tempo (t).

Velocidade
Quando estamos no carro, o valor indicado pelo velocmetro da velocidade mdia? No, o valor indicado pelo velocmetro corresponde velocidade instantnea.. Velocidade Mdia (vm): medida em intervalos de tempo (t) relativamente grandes. Velocidade Instantnea ( v ): o valor exato da velocidade num dado instante, ou seja, quando t se aproxima de zero. A velocidade instantnea pode ser denominada apenas por velocidade. Quais as caractersticas da velocidade instantnea? A velocidade instantnea uma grandeza vetorial, possuindo: - Ponto de Aplicao: o corpo que se move. - Sentido: pode ser positivo ou negativo. - Direo: tangente trajetria. - Mdulo ou valor: em m.s-1 (unidade SI). Um carro faz uma rotunda com o velocmetro a indicar sempre o mesmo valor. Tem velocidade constante? Para a velocidade ser constante tem de se manter o valor, sentido e direo . Num movimento curvilneo h alterao da direo, logo a velocidade no constante. O que significa dizer que o vetor velocidade tangente trajetria?

rm =

s t

s = espao percorrido (m) t = intervalo de tempo (s) rm = rapidez mdia (m.s-1)

Velocidade Mdia: a razo entre o deslocamento (r) e o intervalo de tempo (t).

r r r vm = t

r = deslocamento (m) t = intervalo de tempo (s) vm = velocidade mdia (m.s-1)

Que outras diferenas existem entre a rapidez mdia e a velocidade mdia? A rapidez mdia uma grandeza escalar, ou seja, sempre positiva. A velocidade mdia uma grandeza vetorial, podendo ser positiva ou negativa de acordo com o sentido do movimento global do corpo. Em que situao a rapidez mdia igual ao mdulo da velocidade mdia? Se o mdulo do deslocamento for igual ao espao percorrido (movimento retilneo sem alterao de sentido) a rapidez mdia igual ao mdulo da velocidade mdia.

Anlise Grfica dos Movimentos


A primeira coisa que deve ser feita ao sermos deparados com um exerccio que contenha grficos ser olhar para os eixos para identificar tipo de grfico e unidades. Que diferentes tipos de grficos associados aos movimentos so mais comuns? No estudo de movimentos so utilizados grficos. Os mais frequentemente usados so: - Grfico da Trajetria (y/x) - Grfico Posio-Tempo (x/t ou y/t) - Grfico Velocidade-Tempo (v/t) - Grfico Acelerao-Tempo (a/t) 1) Grficos da Trajetria (y/x): so grficos que indicam a trajetria de um movimento. Geralmente usados em movimentos bidimensionais. Ambos os eixos medem comprimentos.

Anlise Grfica dos Movimentos


2) Grficos Posio-Tempo (x/t): nestes grficos podemos retirar informaes sobre: - a evoluo das posies; - o valor do deslocamento e do espao percorrido; - o valor e sentido da velocidade.
A B C D

Que informaes podemos retirar dos grficos acima? Se o grfico posio-tempo for retilneo com declive constante, significa que o corpo moveu-se com velocidade constante ao longo do tempo. Se o grfico posio-tempo for crescente (como em A e B), significa que a velocidade ser positiva, pois o corpo desloca-se no sentido adotado como positivo. Se o grfico posio-tempo for decrescente (como em C e D), significa que a velocidade ser negativa.

Anlise Grfica dos Movimentos


A B C D

Anlise Grfica dos Movimentos


Como determinar o valor da velocidade instantnea num grfico posio-tempo inconstante? O valor da velocidade instantnea de um corpo igual ao declive do grfico posiotempo num determinado instante.

Como podemos calcular a velocidade a partir de um grfico posio-tempo que uma reta? Se o grfico for curvilneo, que informao podemos retirar do grfico? Se um grfico posio-tempo for curvilneo isso significa que a velocidade varia ao longo do tempo. Se o grfico da posio for crescente, a velocidade positiva. Se o grfico da posio for decrescente, a velocidade negativa.

Anlise Grfica dos Movimentos


Grficos Posio-Tempo

Anlise Grfica dos Movimentos


Grficos Posio-Tempo

Anlise Grfica dos Movimentos


3) Grficos Velocidade-Tempo (v/t): permitem retirar as seguintes informaes: - o valor e sentido da velocidade em cada instante; - o valor do espao percorrido e do deslocamento (mov. retilneos); - o valor da acelerao. (ser estudado mais tarde!)

Anlise Grfica dos Movimentos


Grficos Velocidade-Tempo

Nota: o valor do espao percorrido igual soma das reas debaixo de um grfico v/t. Para o deslocamento, temos de ter em ateno se a velocidade positiva ou negativa.

Potrebbero piacerti anche