Sei sulla pagina 1di 20

DIREITO CIVIL III CONTRATOS

TEORIA GERAL DOS CONTRATOS

1) Quais as condies de validade dos contratos?

Os contratos seguem os mesmos requisitos de validade do negcio jurdico (art. 104, CC): agente livre e capaz; objeto lcito, possvel e determinvel; forma adequada.

FORMAO DOS CONTRATOS

2) O que so negociaes preliminares?

Negociaes preliminares so conversaes, debates e estudos prvios, atravs dos quais os contratantes exteriorizam seus interesses, objetivando firmar futuramente um contrato, sem que haja qualquer tipo de vinculao jurdica entre as partes. Nessa fase pr-contratual redigida a minuta contratual.

3) O que se entende por proposta?

Proposta a oferta dos termos de um negcio, convidando a outra parte a com eles concordar. Constitui ato jurdico unilateral, por intermdio do qual o policitante convida o oblato a contratar, apresentado desde logo os termos em que se dispe a faz-lo. (RODRIGUES, Silvio. Direito Civil: dos contratos e das declaraes unilaterais da vontade. 27. ed. So Paulo: Saraiva, 2000. v. 3. P. 61)

4) Quando a proposta deixa de ser obrigatria?

Art. 428 do Cdigo Civil

5) Em que consiste a aceitao?

A aceitao consiste na manifestao expressa ou tcita de vontade, por parte do oblato, feita dentro do prazo, aderindo integralmente proposta em todos os seus termos, tornando o contrato perfeito, desde que tenha cincia o prprio proponente. (KMPEL, Vitor Frederico. Direito civil: direito dos contratos. So Paulo: Saraiva, 2005. v. 3. p. 60)

6) Em que momento ocorre a formao do contrato?

Entre presentes, no instante em que se verificar que o aceitante anuiu proposta.

Entre ausentes, a perfeio da avena no se d somente com a anuncia do oblato, havendo necessidade de que seja a aquiescncia transmitida ao outro contratante (teoria da agnio na modalidade expedio).

CLASSIFICAO DOS CONTRATOS

7) O que so contratos consensuais?

Contratos consensuais so aqueles que se aperfeioam com o simples consentimento, ou seja, com o acordo de vontades, no havendo necessidade de que se verifique a entrega da coisa.

8) O que so contratos solenes? possvel estabelecer uma diferena entre contrato solene e contrato formal, ou podemos consider-los como sinnimos?

Contratos solenes so aqueles cuja forma determinada pela lei. Parte da doutrina diferencia o contrato solene do contrato formal. Segundo esta linha de pensamento, os contratos solenes so aqueles em que h exigncia de escritura pblica para a sua celebrao, como o contrato de compra e venda de imvel cujo valor supere em 30 vezes o maior salrio mnimo vigente no pas. Por outro lado, os contratos formais so aqueles em que h regras especiais para sua formao, como a exigncia de forma escrita. Neste sentido, Silvio Venosa.

9) O que so contratos nominados ou tpicos?

Contratos nominados ou tpicos so aqueles que tm designao prpria, servindo de modelo para outros ajustes. So previstos e regulados pela legislao, sendo que o Cdigo Civil contempla 23 contratos nominados.

10) Em que consiste o contrato sinalagmtico?

Contrato bilateral ou sinalagmtico aquele em que cada um dos contratantes , concomitantemente, credor de uma prestao e devedor de outra. No caso, obrigao de uma das partes corresponde uma contraprestao por parte da outra e vice-versa. H, portanto, reciprocidade das obrigaes.

11) correto afirmar que todo contrato bilateral oneroso e todo contrato unilateral gratuito?

Todo contrato bilateral oneroso, mas nem todo contrato unilateral gratuito. Ex: mtuo feneratcio, que unilateral, porm oneroso, pois h pagamento de juros.

12) O que so contratos aleatrios?

Contratos aleatrios so aqueles que se caracterizam pela incerteza, na medida em que a prestao de uma das partes depende de um risco futuro e incerto, no podendo ser verificada antes de sua ocorrncia. Tal avena fundamenta-se na existncia da lea, isto , na sorte, no risco, no acaso. Ex.: contrato de seguro em relao seguradora.

13) Contratos acessrios e contratos coligados so sinnimos?

Contratos acessrios so aqueles que guardam uma relao de dependncia com outro contrato, existindo em funo dele. Ex: contrato de fiana, que acessrio a um contrato de mtuo.

Os contratos coligados constituem situao intermediria entre os contratos principais e acessrios, pois se tratam de dois contratos principais por natureza, mas que, por vontade das partes, esto unidos por um nexo funcional. Ex: A compra de um terreno com imvel para moradia (contrato principal) e a compra de outro terreno, vizinho, para rea de lazer (contrato secundrio).

O STJ tem entendido que, em sede de contratos coligados, o inadimplemento do contrato principal no enseja, necessariamente, a resoluo do contrato secundrio, como ocorreria se fosse contrato acessrio, em consonncia com o princpio da gravitao jurdica.

14) Como so classificados os contratos quanto ao momento de seu cumprimento? Qual a importncia dessa classificao?

a) de execuo imediata (instantneos): aqueles cujo vencimento ocorre concomitantemente com o aperfeioamento do contrato.

b) de execuo diferida: so contratos a termo, que devero ser adimplidos em sua totalidade na data do vencimento ajustada.

c) de execuo continuada (execuo sucessiva ou trato sucessivo): aqueles cuja execuo se dar de forma peridica.

A importncia de tal classificao decorre dos seguintes fatores:

a) o princpio da onerosidade excessiva ou impreviso no se aplica aos contratos de excecucao instantnea (art. 478)

b) a exceo do contrato no cumprido somente pode se verificar em contratos de execuo instantnea

c) o princpio da simultaneidade das prestaes s se aplica aos de execuo instantnea

d) nos contratos de execuo instantnea, a nulidade ou resoluo por inadimplemento reconduz as partes ao estado anterior, ao passo que os contratos de execuo continuada, so respeitados os efeitos produzidos, no havendo que se falar em restituio do status quo ante.

ESTIPULAO EM FAVOR DE TERCEIROS

15) Em que consiste a estipulao em favor de terceiros?

A estipulao em favor de terceiro o negcio jurdico por meio do qual se ajusta uma vantagem pecuniria em prol da pessoa que no o celebra, mas se restringe a colher seus benefcios (LISBOA, Roberto Senise. Manual de Direito Civil: contratos e declaraes unilaterais: teoria geral e espcies. Vol. 3. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2005. p. 251)

16) O estipulante sempre poder exonerar o devedor de sua obrigao?

No. Em regra, o estipulante pode exonerar o promitente. No poder faz-lo, contudo, se ao terceiro, em favor de quem se fez o contrato, se deixar o direito de reclamar-lhe a execuo. (art. 437 do CC)

17) O estipulante pode substituir o terceiro designado no contrato?

Sim, o estipulante pode reservar-se o direito de substituir o terceiro designado no contrato, independentemente da sua anuncia e da do outro contratante. (art. 438 do CC)

DA PROMESSA DE FATO DE TERCEIRO

18) Em que consiste a promessa de fato de terceiro?

Trata-se de avena firmada entre duas pessoas, as quais celebram um negcio jurdico em que figura como objeto a prestao de um fato a ser cumprido por pessoa estranha relao contratual.

A promessa de fato de terceiro fonte de uma obrigao de fazer, qual seja, fazer com que uma pessoa integre relao jurdica com outra. O devedor tem a obrigao de convencer que terceiro celebre negcio jurdico com o credor.

19) O que ocorre se o terceiro no concordar com o que foi prometido? E se ele concordar (anuir) mas, posteriormente, deixar de cumprir o ajustado?

Na primeira hiptese, o terceiro no pode ser obrigado pela avena aquele que tiver prometido fato de terceiro responder por perdas e danos (art. 439).

J se o terceiro anuiu, assumindo posio de contratante, exonera-se o estipulante aquele que prometeu fato de terceiro no se compromete com o cumprimento do negcio celebrado com o terceiro.

VCIOS REDIBITRIOS

20) O que so vcios redibitrios?

Vcios redibitrios so defeitos ocultos que tornam a coisa imprpria para o uso a que destinada ou que, se fossem conhecidos, impediriam a realizao do contrato.

21) Quais as diferenas entre o vcio redibitrio e o erro?

EVICO

22) O que significa evico?

A evico a perda total ou parcial de um bem em razo de sentena que o atribui a outrem por direito anterior ao contrato.

23) Quais os requisitos para a responsabilidade por evico?

- a perda, total ou parcial, da propriedade ou da posse da coisa alienada pelo adquirente;

- a onerosidade da aquisio do bem;

- sentena judicial com trnsito em julgado, reconhecendo a evico.

24) Quais os direitos do evicto?

Uma vez caracterizada a evico, o adquirente tem direito de pedir a restituio integral do preo, a indenizao dos frutos que tiver sido obrigado a restituir, as despesas do contrato e a indenizao dos prejuzos que resultem diretamente da evico (art. 450), incluindo as custas processuais e os honorrios advocatcios.

25) As partes contratantes podem diminuir ou excluir a responsabilidade pela evico?

Sim. Conforme o art. 448, lcito s partes, por clusula expressa, reforar, diminuir ou excluir a responsabilidade pela evico.

CONTRATO PRELIMINAR

26) Em que consiste o contrato preliminar?

Cuida-se de ajuste por meio do qual as partes comprometem-se a firmar posteriormente uma nova avena, a qual ser definitiva.

27) Contrato preliminar e negociaes preliminares so sinnimos?

No. Nas negociaes preliminares no existe qualquer vinculao jurdica entre as partes, diferentemente do que ocorrer no contrato preliminar.

28) correto afirmar que, sendo o contrato definitivo solene, o contrato preliminar dever ser igualmente formal?

No. O contrato preliminar trata-se de contrato no formal, mesmo sendo solene o contrato definitivo. Quando o contrato definitivo exige a escritura pblica, por exemplo, o contrato preliminar pode ser lavrado em instrumento particular.

EXTINO DOS CONTRATOS

29) Qual o modo normal de extino dos contratos?

A extino do contrato se d, via de regra, pela execuo, seja instantnea (imediata ou diferida) ou continuada - o cumprimento da prestao libera o devedor e satisfaz o credor.

30) Quem est legitimado a invocar a anulabilidade de um contrato?

Est legitimado a pleitear a anulao somente o contraente em cujo interesse foi estabelecida a regra (art. 177).

31) Em que consiste a clusula resolutiva? Essa clusula sempre opera de pleno direito?

a possibilidade que cada contraente tem de pedir a resoluo do acordo, se o outro no cumpre as obrigaes avenadas. Essa faculdade pode resultar de estipulao ou de presuno legal. Quando as partes convencionam, diz-se que estipulam clusula resolutiva expressa. Na ausncia de estipulao, tal pacto presumido pela lei, que subentende a existncia da clusula resolutiva a denominada clusula resolutiva tcita.

Nos termos do art. 474 do CC, a clusula resolutiva expressa opera de pleno direito; a tcita depende de interpelao judicial.

32) Em que consiste o direito de arrependimento? Ele pode ser exercido a qualquer tempo?

O direito de arrependimento, desde que expressamente previsto no contrato, autoriza qualquer das partes a rescindir o ajuste, mediante declarao unilateral da vontade.

O direito de arrependimento deve ser exercido no prazo convencionado, ou antes da execuo do contrato, se nada foi estipulado a respeito, pois o cumprimento do contrato implica em renncia tcita do direito de arrepender-se.

33) Qual a diferena entre resoluo e resilio de um contrato?

A extino do contrato mediante resoluo tem como causa a inexecuo ou descumprimento por um dos contratantes.

A resilio no deriva de inadimplemento contratual, mas unicamente da manifestao de vontade, que pode ser bilateral ou unilateral.

34) A resoluo do contrato por onerosidade excessiva pode ser evitada?

Segundo o art. 479 do CC, a resoluo poder ser evitada, oferecendo-se o ru a modificar equitativamente as condies do contrato.

35) O distrato exige forma especial?

O distrato deve obedecer mesma forma do contrato a ser desfeito. Assim, o distrato exige forma especial apenas quando o contrato tambm tiver forma especial.

36) A resilio unilateral pode tambm ser denominada de denncia, renncia, revogao ou resgate. A afirmao est correta? Se estiver, quando usar cada um desses termos?

Sim. Via de regra, a resilio unilateral, nos casos em que a lei expressa ou implicitamente o permita, opera mediante denncia notificada outra parte (art. 473).

No contrato de mandato, a resilio unilateral denomina-se revogao ou renncia, conforme a iniciativa seja, respectivamente, do mandante ou do mandatrio. A revogao tem ensejo quando a lei confere parte o direito de liberar-se do ajuste por meio de simples revogao dos poderes conferidos ao outro contratante. A renncia, por sua vez, cuida-se do ato por meio do qual a parte notifica o outro, exteriorizando sua vontade de no mais pretender exercer seu direito.

E o resgate consiste no ato por meio do qual a parte se libera de uma obrigao, nus ou encargo a que se encontrava subordinada, ou do cumprimento de uma obrigao de cunho pessoal.

37) Quando a morte de um dos contratantes implicar a extino do ajuste?

A morte de um dos contratantes s acarreta a dissoluo dos contratos personalssimos, que no podero ser executados pela morte daquele em considerao do qual foi ajustado.

COMPRA E VENDA

38) Como pode ser classificado um contrato de compra e venda?

Oneroso, bilateral, tpico, no solene (exceo compra e venda de imvel que exceda a 30 salrios mnimos, conforme o art. 108 CC), consensual (art. 482, CC), comutativo ou aleatrio.

39) Quais os elementos essenciais do contrato de compra e venda?

O objeto ou coisa, o preo e o consentimento.

40) Quando a compra e venda ser considerada como obrigatria e perfeita?

Em conformidade com o art. 482, o contrato de compra e venda concludo com o simples consentimento (contrato consensual).

41) A compra e venda pode ter por objeto coisa futura?

Sim. se a coisa for futura (art. 483), o negcio ser aleatrio, podendo traduzir-se na venda de uma esperana (emptio spei) ou na venda de coisa esperada (emptio rei speratate).

42) Pode a fixao do preo ser deixada ao arbtrio de um terceiro?

Sim, o preo pode ser fixado por terceiro designado pelos contratantes (art. 485).

43) O que ocorrer se o preo fixado no contrato for fictcio ou irrisrio?

Restar desnaturada a compra e venda, devendo o negcio ser considerado como troca ou doao.

44) Embora possuindo capacidade civil, uma pessoa pode no ter legitimidade para celebrar determinado contrato de compra e venda. A afirmao verdadeira?

Sim. O art. 497 elenca situaes em que determinadas pessoas esto proibidas de celebrar contrato de compra e venda.

45) O vendedor obrigado a entregar a coisa antes de receber o preo?

Salvo estipulao em contrrio, quando a compra e venda for vista, a entrega se dar aps o pagamento, enquanto que na compra e venda a prazo, a entrega ser feita no momento da celebrao do contrato.

46) Quem responde pelas despesas de escritura e registro? E pelos dbitos que gravem a coisa at o momento da tradio ou do registro?

Salvo clusula em contrrio, ficaro as despesas de escritura e registro a cargo do comprador, e as despesas da tradio correm por conta do vendedor (art. 490).

47) Se, na venda de um imvel, se estipular o preo por medida de extenso ou se determinar a respectiva rea, e esta no corresponder, em qualquer dos casos, s dimenses dadas, qual direito que assistir ao comprador?

Tratando-se de venda ad mensuram, ter o comprador o direito de exigir o complemento da rea e, no sendo isso possvel, o de reclamar a resoluo do contrato ou abatimento proporcional ao preo (art. 500).

48) Quando se presume que a referncia s dimenses do bem (imvel) foi meramente enunciativa?

Quando a diferena encontrada na exceder de um vigsimo da rea total enunciada, a venda ser considerada ad corpus. (art. 500, n.)

49) Havendo contradio ou diferena entre a amostra (ou modelo) e a maneira pela qual se descreveu a coisa no contrato, o que deve prevalecer?

Deve preponderar a amostra ou modelo, conforme prev o art. 484, pargrafo nico.

50) No que se refere s coisas vendidas conjuntamente, o defeito oculto de uma autoriza a rejeio de todas?

Nas coisas vendidas conjuntamente, o defeito oculto de uma no autoriza a rejeio de todas. (art. 503)

51) O que so pactos adjetos?

As clusulas especiais de compra e venda (retrovenda, venda a contento e venda sujeita prova, preempo ou preferncia, venda com reserva de domnio, venda sobre documentos) so tambm conhecidas como clusulas adjetas ou pactos adjetos

52) correto afirmar que o direito de preferncia personalssimo?

Sim, o direito de preferncia no se pode ceder nem passa aos herdeiros. (art. 520)

53) Qual a consequncia advinda da alienao da coisa a terceiro, sem que tenha sido dado ao vendedor originrio o direito de preferncia?

Responder o comprador originrio por perdas e danos. Caso o adquirente tenha procedido de m-f, responder ele solidariamente (art. 518).

54) Por que se diz que a retrovenda consiste em condio resolutiva expressa?

Porque por meio dela possvel o desfazimento da venda, retornando as partes ao status quo ante.

55) Esse direito de resgate pode ser cedido ou transferido a herdeiros e legatrios do vendedor?

Sim. Pode o vendedor ceder ou transferir a herdeiros e legatrios o direito de retrato (art. 507).

56) Na venda a contento como deve ser tratado o comprador enquanto no manifestar sua aceitao?

Segundo o art. 511, enquanto no manifestar sua aceitao, as obrigaes do comprador, que recebeu, sob condio suspensiva, a coisa comprada, so as de mero comodatrio.

57) O que se entende por venda com reserva de domnio?

Trata-se de clusula por meio da qual o vendedor reserva a si a propriedade do bem at que o comprador efetue o pagamento integral do preo, momento em que a propriedade lhe ser transferida (arts. 521 e 524).

58) Na venda sobre documentos, quando e onde deve ser efetuado o pagamento?

No havendo estipulao em contrrio, o pagamento deve ser efetuado na data e no lugar da entrega dos documentos (art. 530).

TROCA OU PERMUTA

59) Como pode ser classificado o contrato de troca ou permuta?

Tpico, no solene (s por exceo ser solene - art. 108), consensual, comutativo, bilateral e oneroso.

60) Quais as principais diferenas entre os contratos de troca e de compra e venda?

Na troca ou permuta h a alienao de uma coisa por outra. Salvo disposio em contrrio, cada um dos contratantes pagar por metade as despesas com o instrumento (art. 533, I).

Na compra e venda h a alienao de coisa contra certo preo. Despesas de escritura e registro em relao ao imvel competem ao comprador, e as advindas da tradio sero pagas pelo vendedor (art. 490).

DOAO

61) Como pode ser classificado o contrato de doao?

Unilateral, gratuito, tpico, formal (lei impe a forma escrita), consensual (exceo: doao manual de natureza real aperfeioamento depende da tradio).

62) A doao perdurar ainda que o doador venha a falecer antes da aceitao do donatrio? E se o donatrio falecer antes de aceitar a liberalidade?

A morte do doador, antes que o donatrio a aceite, resulta na extino da obrigao. Por outro lado, a morte do donatrio, antes da aceitao, no obriga o doador a cumprir a doao com os herdeiros, pois o animus donandi existia em relao ao falecido.

63) No que se refere forma, como deve ser feito o contrato de doao?

O contrato de doao exige a forma escrita, por escritura pblica ou instrumento particular (art. 541).

64) O que se entende por doao manual?

Cuida-se da doao verbal de bens mveis de pequeno valor, a qual deve ser seguida pelo ato da tradio. (art. 541, n.)

65) Quando pode ocorrer a revogao da doao?

Segundo dispe o art. 555, a doao pode ser revogada por ingratido do donatrio (art. 557) ou por inexecuo do encargo (art. 562).

Potrebbero piacerti anche