Sei sulla pagina 1di 30

CENTRO UNIVERSITRIO ASSUNO UNIFAI

Anderson Pereira Elielton Silva Gerson Firmino Jackson Carlos

Controle de Processos I Sensores Industriais Transdutores

So Paulo 2012

SUMRIO
INTRODUO ....................................................................................................................................... 3 1. Definio ......................................................................................................................................... 4

INTRODUO Transdutor um dispositivo que recebe um sinal e o retransmite, independentemente de converso de energia. Transdutores podem ser Ativos ou Passivos. Transdutores passivos so aqueles cuja energia de sada proveniente unicamente (ou quase unicamente) da energia de entrada. Transdutores ativos so aqueles que dispem de uma alimentao de energia. Neles, a maior parte da energia de sada provida pela alimentao.

1. DEFINIO Transdutor um dispositivo que converte um sinal de uma forma fsica para um sinal correspondente de outra forma fsica. (VIM, 2008). Outra definio bastante utilizada que transdutor um dispositivo que transforma um tipo de energia em outro, utilizando para isso um elemento sensor. Os tipos de Transdutores com relao a sua funo so: processo; Transdutores Conversores: convertem e/ou transferem Transdutores Sensores: detectam as variveis do

processo e as transformam para posterior processamento; Transdutores Atuadores: alteram as variveis do

energia entre dois sistemas; Exemplos de Transdutores: Alto-falante, Antena, Cpsula fonocaptora, Clula fotoeltrica, Captador, Dnamo, Fotoclula, Gerador, LVDT, Microfone, Motores, Extensmetro, Termmetro, Termopar.

TRANSDUTORES SENSORES Os Transdutores Sensores so divididos em: Transdutores Sensores Humanos e Transdutores Sensores Industriais.

Transdutores Sensores Humanos Todos os organismos vivos so dotados de sensores, com funes similares quelas dos dispositivos descritos acima. So clulas especializadas, sensveis a estmulos especficos, luz, temperatura, umidade, presso, campo magntico. Os sentidos humanos como Audio, Viso, Tato e Olfato so exemplos de sensores neuroniais especializados.

Transdutores Sensores Industriais Transdutores podem ser Ativos ou Passivos: Transdutores passivos so aqueles cuja energia de sada proveniente unicamente (ou quase unicamente) da energia de entrada.

Transdutores ativos so aqueles que dispem de uma alimentao de energia. Neles, a maior parte da energia de sada provida pela alimentao.

PRESSOSTATOS Os pressostatos so utilizados para monitorar e controlar presso de meios lquidos ou gasosos e so empregados em um amplo campo de aplicao. O pressostato um dispositivo eletromecnico que recebe um sinal de presso e o compara com sua escala interna (diferencial de presso). Aps esta comparao, efetua a ao de ligar ou desligar o seu rel interno. Podem ser divididos em duas categorias em funo de sua aplicao: Controle; Proteo. O funcionamento dos contatos eltricos dos pressostatos de baixa, de alta e conjugados de alta e baixa, obedecem ao movimento do fole, que expande de acordo com a presso. Assim os contatos eltricos modificam o seu estado dependendo do movimento do fole. Os pressostatos podem ter dois tipos bsicos de contatos: SPDT - Single Pole Double Throw que significa, entrada comum e sada dupla. SPST - Single Pole Single Throw que significa, entrada comum e sada nica. Com o aumento da presso, o pressostato se move no sentido de fechar o contato 1 com 4. (ver ilustrao). Quando a presso diminui a situao contrria ocorre.

Pressostados para Controle

Aplicaes usuais: Para efetuar o controle de On/Off de um compressor (pressostato aplicado no lado de baixa presso); Como atuadores do controle de capacidade em compressores efetuando a parada do prprio compressor ou de estgios de

capacidade deste equipamento; Para controlar a operao do ventilador do condensador (pressostato aplicado no lado de alta presso); Para fazer o recolhimento de lquido refrigerante (Pump Down Control)

Pressostados para Proteo

Como proteo, os pressostatos desempenham uma funo importante no processo do sistema, pois so responsveis por efetuar a parada do sistema caso ocorra alguma irregularidade devido a alta ou baixa presso. Modo de Aplicao (com ou sem alarme): Aplicados na suco (baixa presso): podem efetuar a parada do circuito em funo de uma perda parcial ou total de fluido refrigerante no sistema. Aplicados na descarga (alta presso): devem evitar que o circuito atinja presses perigosas em vasos de presso tais como separadores de leo, tanques de lquido e condensadores.

Pressostados para Alta ou Baixa Presso

Suas caractersticas principais so: Uma tomada de presso; Escala de trabalho e diferencial ajustvel; Rel eltrico tipo SPDT polo simples e duplo acionamento; (Baixa) Faixa de presso: 0.5 a 7 bar (-0.05 a 0.7 MPa). (Alta) Faixa de presso: 7 a 400 bar (0.7 a 40 MPa), podem suportar at uma sobrepresso de 600 bar (60 MPa).

Pressostados Conjugados

Este tipo de pressostato combina as funes de controle de alta e baixa presso em um nico equipamento. Suas caractersticas principais so: 2 Tomadas de presso;

Escala de trabalho e diferencial ajustvel; Rel eltrico tipo SPDT polo simples e duplo acionamento; Faixa de presso: Baixa 0.7 MPa) Alta 7 a 400 bar (0.7 a 40 MPa); 0.5 a 7 bar (-0.05 a

Rels internos separados para a baixa e alta presso. Isto torna possvel a sinalizao de alarmes separados para alta e baixa presso mesmo utilizando uma pea conjugada;

Pressostados Diferencial

Algumas aplicaes: Utilizado para efetuar a parada do compressor devido a lubrificao inadequada; Verificao da perda de carga em filtros de linha de lquido / suco / leo. O pressostato de leo sempre utilizado em compressores com lubrificao forada, verificando a presso diferencial da bomba de leo. Para isto, admite duas tomadas de presso: uma de baixa presso (LP) e a outra de alta presso (HP). O lado HP conectado na sada da bomba de leo e o lado de baixa na suco da bomba ou no crter do compressor.

Um pressostato ainda pode ter outras duas caractersticas: Podem ser com rearme manual (indicado para funo de proteo); ou Podem ser com rearme automtico (indicado para funo de controle). Obs.: O rearme manual obriga o operador a, antes de efetuar o rearme, verificar qual foi o motivo de seu desarme.

Sensores Industriais Este captulo examina os tipos e usos de sensores industriais. Discute sensores digitais e analgicos e o seu cabeamento.

A NECESSIDADE SENSORES

DE

Os sensores tornaram-se vitais na indstria e os fabricantes esto mostrando uma tendncia de integrao de equipamentos controlados por computador. No passado, os operadores eram os crebros de um equipamento e fonte de toda informao sobre a operao de um processo. O operador sabia se as peas estavam disponveis, que peas estavam prontas, se eram boas ou ms, se o trabalho feito com ferramentas estava aceitvel, se o dispositivo eltrico estava ligado ou no, e assim por diante. O operador podia detectar problemas na operao vendo, ouvindo, sentindo (vibrao, etc..), e cheirando problemas. A indstria est usando agora computadores (em muitos casos PLCs) para controlar os movimentos e as seqncias das mquinas. Um PLC muito mais rpido e mais preciso do que um operador nestas tarefas. Um PLC no pode ver, ouvir, ter sensaes, ou cheirar os processos mas pode usar sensores industriais para substituir estas capacidades. TIPOS DE SENSORES Contactores vs. Nocontactores Os sensores so classificados de vrias maneiras; uma classificao comum : sensores com contato ou sem-contato. Se o dispositivo precisa contactar uma pea para a detectar, o dispositivo um sensor do contato. Um interruptor de limite simples em uma correia transportadora um exemplo. Quando a pea move uma alavanca no interruptor, o interruptor muda de estado. O contato da pea e do interruptor cria uma mudana no estado que o PLC pode monitorar. Os sensores sem-contato podem detectar uma pea sem tocar nela fisicamente, o que evita o retardo ou a interferncia no processo. Os sensores sem-contato (eletrnicos) no operam mecanicamente (i.e., no tm nenhuma pea mvel) e so mais confiveis e menos sujeitos a falhas do que sensores mecnicos. Os dispositivos eletrnicos so tambm muito mais rpidos do que dispositivos mecnicos, assim, dispositivos sem-contato podem trabalhar em taxas muito elevadas de produo. O restante deste captulo examina sensores sem-contato. Sensores Digitais Uma outra maneira classificar sensores : digitais ou analgicos. As aplicaes industriais necessitam tanto de sensores digitais quanto de analgicos. Um sensor digital tem dois estados: ligado ou desligado. A maioria de aplicaes envolvem monitorar a presena/ausncia de peas e procedimentos de contagem, o que um sensor digital faz de maneira perfeita e barata. Os sensores digitais so mais simples e mais fceis de usar do que os analgicos, o que um fator para seu largo uso. Os sensores com sadas digitais podem estar ligados ou desligados.

Geralmente possuem sadas transistorizadas. Se o sensor detectar um objeto, o transistor ligado e permite a passagem de uma corrente eltrica. A sada do sensor conectada geralmente a um mdulo de entrada do PLC. Sensores esto disponveis com contatos de sada normalmente fechados ou normalmente abertos. Os sensores com contatos normalmente abertos permanecem desligados at que detectem um objeto e ento so ligados. Os sensores com contatos normalmente fechados permanecem ligados at que detectem um objeto, quando ento se desligam. Quando se trata de fotosensores, os termos liga-na-luz e liga-no-escuro so usados frequentemente. Liga-no-escuro significa que a sada do sensor fica ligada enquanto nenhuma luz chega ao sensor, o que similar a uma circunstncia de normalmente fechado. Sensores tipo liga-na-luz apresentam a sada ligada enquanto a luz incidir sobre o receptor, similar a um sensor normalmente aberto.

Sensores ticos Todos os sensores ticos usam a luz para detectar objetos. Uma fonte de luz (emissor) e um fotodetector sentem a presena ou a ausncia da luz. LEDs (diodos emissores de luz), que so diodos semicondutores que emitem luz, so usados tipicamente como fontes de luz porque so pequenos, resistentes, muito eficientes e podem ser ligados/desligados em velocidades extremamente elevadas. Operam em um comprimento de onda estreito e so muito confiveis. Os diodos emissores de luz no so sensveis temperatura, choque, ou vibrao e tem uma vida til quase infinita. O tipo de material usado para o semicondutor determina o comprimento de onda da luz emissora. Os diodos emissores de luz existentes nos sensores so usados normalmente em pulsos. O emissor de luz pulsado (desligado e ligado repetidamente). O tempo de permanncia ligado pequeno comparado ao tempo desligado. Os LEDs so pulsados por duas razes: para impedir que o sensor seja afetado pela luz ambiental, e para aumentar a vida til do diodo emissor de luz. Isto tambm chamado de modulao. Tipos de Sensores ticos Sensores de Reflexo: Um dos tipos mais comuns de sensores ticos o tipo reflexivo ou de reflexo difusoa. O emissor e o receptor de luz so encapsulados na mesma pea. O emissor emite a luz, que incide no produto a ser detectado. A luz refletida retorna ao receptor onde detectada (figura abaixo). Os sensores reflexivos tm menor poder de deteco (alcance) do que outros tipos de sensores ticos porque dependem da luz refletida no produto.

Sensor tipo Reflexivo. O emissor e o receptor de luz esto no mesmo pacote. Quando a luz do emissor bate em um objeto, o receptor detecta e a sada do sensor muda de estado. A distncia de deteco (alcance) deste tipo de sensor limitada pela capacidade do objeto de refletir a luz em direo ao receptor.

Concepo e princpio de Funcionamento O Termstato Tipo 2430 K utilizado como regulador de temperatura quando e ligado a uma Vlvula da Srie 43.Nota: Os termstatos tais como o Tipo 2430 K que funcionam de acordo com o princpio de presso de vapor so descritos em EB 2430-3 EN. Consulte as Instrues de montagem e operao relevantes para obter detalhes: EB 2171 EN para Tipo 43-1 e Tipo 43-2 EB 2172 EN para Tipo 43-5, Tipo 43-6 e Tipo 43-7 EB 2173 EN para Tipo 43-3. Os termstatos funcionam de acordo com o princpio de absoro. A temperatura do fluido cria uma presso no sensor (11) que proporcional temperatura. Esta presso transferida sobre o tubo capilar (10) para o elemento de operao (13) onde convertida numa fora de posicionamento. A haste da vlvula (4) movida pelos foles de posicionamento (9) e pino do elemento de operao (12). O set point pode ser alterado rodando o regulador do set point (8). 4 15 14 10 7 8 9 12 13 Binrio de apert

Instalao Quando instala, certifique-se que a temperatura ambiente permitida no ultrapassa os 80 C. Instale a vlvula na tubagem horizontal com o termstato suspenso para baixo. So possveis outras posies de montagem em determinadas condies de funcionamento. Consulte as instrues de montagem e operao relevantes dos reguladores de temperatura. Instalar o sensor de temperatura O sensor de temperatura pode ser instalado em qualquer posio. No entanto, certifique-se que fica completamente imersa no fluido do processo a controlar. Seleccione um local de instalao onde no ocorrem o sobreaquecimento e tempos de paragem sensveis. Solde uma tomada com uma rosca fmea de G (para um sensor com 9,5 mm de dimetro) ou rosca fmea de G (para um sensor com 16 mm de dimetro) no local de instalao. Una a junta do parafuso ou cpsula termomtrica na tomada e aperte utilizando um parafuso de fixao. AVISO Para evitar a corroso, utilize apenas materiais idnticos ou semelhantes quando instala o sensor ou a cpsula termomtrica. Por exemplo, no insira um sensor ou

cpsula termomtrica feitos de metal no ferroso num permutador de calor feito de ao inoxidvel. Neste caso, utilize uma cpsula termomtrica feita de ao inoxidvel para o sensor. Tubo capilar Instale o tubo capilar para que no ocorram danos mecnicos. O raio de curvatura mnimo de 50 mm. Qualquer excesso de comprimento do tubo capilar deve ser enrolado em anel. Em nenhuma circunstncia o tubo capilar pode ser dobrado ou encurtado. Certifique-se que o tubo capilar no exposto a flutuaes considerveis de temperatura. EB 2430 PT 5 Funcionamento 3 Funcionamento 3.1 Ajustar o set point Rode o regulador de plstico preto (8) para ajustar o set point enquanto observa o termmetro de referncia. Os diagramas de regulao podem ser utilizados como orientao para verificar o primeiro valor aproximado. Rode o regulador no sentido dos ponteiros do relgio para reduzir o set point Rode o regulador no sentido contrrio dos ponteiros do relgio para aumentar o set point. O set point ajustado pode ser selado com chumbo no orifcio

Termostato um componente cuja funo a de controlar a temperatura ambiente (interna ou externa) mantendo-a o mais estvel possvel. Ele atua parando ou colocando em funcionamento o compressor, automaticamente. Normalmente constitudo de um bulbo, um capilar e contatos eltricos. Existem modelos mais sofisticados que mudam a resistncia eltrica conforme a temperatura aumenta ou diminui, enviando um sinal para a placa eletrnica que controla o aparelho colocar o compressor em funcionamento.

Clique na imagem para amplia-la Seu funcionamento baseia-se no princpio da dilatao dos corpos. O termostato contm em seu capilar um gs que pode ser dixido sulfrico, cloreto de metila, gs utilizado no sistema ou outro similar. A dilatao ou contrao das molculas do gs transmite este movimento a um fole acoplado a uma pea mvel que atua fechando ou abrindo os contatos e, dessa forma, ligando ou desligando o compressor. Teste do termostato Ele pode ser testado atravs da verificao de continuidade com um multmetro: Deslig-lo do circuito; Girar o boto para posio desligado; Colocar a ponta de prova entre os dois terminais; Verificar continuidade no deve existir. Girando-se o boto para posio ligado, ouve-se um "click", e deve passar a dar sinal de continuidade;* Com o boto na posio ligado, dirigir um jato de R22 para o bulbo. Se estiver funcionado bem no deve dar continuidade. * para temperatura ambiente acima de 18o. C (para termostato frio) e abaixo de 26o. C (para termostato CR) Termostato descongelante utilizado somente nos aparelhos ciclo reversos. Trabalha normalmente fechado. Sua funcao inverter o ciclo calor para o frio, quando houver um incio de congelamento no condensador. Normalemente est fixado na lateral esquerda do condensador. ENCODERS Este sem dvida nenhuma um dos equipamentos mais usados em Automao Industrial e Mecatrnica, pois com ele conseguimos converter movimentos angulares e lineares em informaes teis nossa mquina ou processo. Neste artigo pretendemos abordar os mais diversos tipos de encoders, seu princpio de funcionamento e suas aplicaes. O encoder um transdutor que converte um movimento angular ou linear em uma srie de pulsos digitais eltricos. Esses pulsos gerados podem ser usados para determinar velocidade, taxa de acelerao, distncia, rotao, posio ou direo.As principais aplicaes dos encoders so:- em eixos de Mquinas Ferramentas NC e CNC;- em eixos de Robs;- controle de velocidade e posicionamento de motores eltricos;- posicionamento de antenas parablicas,

telescpios e radares;- mesas rotativas; e- medio das grandezas acima mencionadas de forma direta ou indireta. O sistema de leitura baseado em um disco (encoder rotativo), formado por janelas radiais transparentes e opacas alternadas. Este iluminado perpendicularmente por uma fonte de luz infravermelha, quando ento, as imagens das janelas transparentes so projetadas no receptor. O receptor converte essas janelas de luz em pulsos eltricos conforme os desenho das figuras 1 e 2. Os encoders podem ser divididos em encoders incrementais e absolutos.

Fig 1 - Princpio de funcionamento de um encoder rotativo.

Fig. 2 - Princpio de funcionamento de um encoder linear.ENCODERS INCREMENTAIS O encoder incremental fornece normalmente dois pulsos quadrados defasados em 90, que so chamados usualmente de canal A e canal B. A leitura de somente um canal fornece apenas a velocidade, enquanto que a leitura dos dois canais fornece tambm o sentido do movimento. Um outro sinal chamado de Z ou zero tambm est disponvel e ele d a posio absoluta "zero" do encoder. Este sinal um pulso quadrado em que a fase e a largura so as mesmas do canal A. Veja um exemplo na figura 3.

Figura 3 - Representao grfica dos sinais A, B e Z de um encoder incremental. A resoluo do encoder incremental dada por pulsos/revoluo (normalmente chamado de PPR), isto , o encoder gera uma certa quantidade de pulsos eltricos por uma revoluo dele prprio (no caso de um encoder rotativo).Para

determinar a resoluo basta dividir o nmero de pulsos por 360, por exemplo, um encoder fornecendo 1024 pulsos/ revoluo, geraria um pulso eltrico a cada 0,35 mecnicos.A preciso do encoder incremental depende de fatores mecnicos, eltricos e ambientais, que so: erros na escala das janelas do disco, excentricidade do disco, excentricidade das janelas, erro introduzido na leitura eletrnica dos sinais, temperatura de operao e nos prprios componentes transmissores e receptores de luz.Normalmente, nos encoders incrementais so disponibilizados alm dos sinais A, B e Z, tambm os sinais complementares, /A, /B e /Z .

Encoder Incremental ENCODERS ABSOLUTOS O princpio de funcionamento de um encoder absoluto e de um encoder incremental bastante similar, isto , ambos utilizam o princpio das janelas transparentes e opacas, com estas interrompendo um feixe de luz e transformando pulsos luminosos em pulsos eltricos.

Encoder Absoluto O encoder absoluto possui um importante diferencial em relao ao encoder incremental: a posio do encoder incremental dada por pulsos a partir do pulso zero, enquanto a posio do encoder absoluto determinada pela leitura de um cdigo e este nico para cada posio do seu curso; conseqentemente os encoders absolutos no perdem a real posio no caso de uma eventual queda da tenso de alimentao (at mesmo se deslocados). Quando voltar a energia ao sistema, a posio atualizada e disponibilizada para o mesmo (graas ao cdigo gravado no disco do encoder) e, com isso, no se precisa ir at a posio zero do encoder para saber a sua localizao como o caso do

incremental.O cdigo de sada utilizado para definir a posio absoluta do encoder. O cdigo mais empregado o binrio, pois este facilmente manipulado por um circuito relativamente simples e, com isso, no se faz necessrio nenhum tipo de converso para se obter a posio real do encoder. O cdigo extrado diretamente do disco (que est em rotao). O sincronismo e a aquisio da posio no momento da variao entre dois cdigos tornam-se muito difceis. Se ns pegarmos como exemplo dois cdigos consecutivos binrios como 7 (01112) e 8 (10002), notaremos que a variao de zero para um e um para zero ocorre em todos os bits, e uma leitura feita no momento da transio pode resultar em um valor completamente errado (figura 4).

Figura 4 - Zona de Mltiplas comutaes em um encoder absoluto. Para solucionar esse problema utilizado um cdigo binrio chamado "Cdigo Gray", que tem a particularidade de na comutao de um nmero para outro somente um bit ser alterado como podemos verificar na tabela abaixo.

Vemos tambm na figura 5 dois discos ticos um com cdigo binrio e outro em cdigo Gray. A resoluo do encoder absoluto dada por contagem/revoluo, isto , se ele tiver no seu disco (encoder rotativo) 12 faixas para o cdigo Gray, ento ter 212 combinaes possveis perfazendo um total de 4096 combinaes. Fazendo algumas contas, concluiremos que o encoder gera uma combinao de cdigos a cada 0,0879 ou 08m79s. Podemos verificar outras resolues para encoders absolutos na tabela abaixo. TECNOLOGIA DE ENCODERS ABSOLUTOS VIRTUAIS H um grande fabricante de encoders chamado Gurley Precision Instruments que desenvolveu uma nova tecnologia chamada de Virtual AbsoluteTM Technology ou, em portugus, Tecnologia de Encoders Absolutos Virtuais.Nessa nova tecnologia, o disco possui assim como nos encoders incrementais, trs informaes: canal A, canal B e o zero canal Z, mas com uma particularidade: o canal Z substitudo por um cdigo serial similar com um cdigo de barras ao invs de somente uma janela indicando o zero do encoder. Na figura 7 existe uma comparao entre os discos de um encoder incremental, um encoder absoluto e um disco de um encoder absoluto virtual. No sabemos a posio real no momento de start-up, como no encoder absoluto convencional, mas depois de

um movimento muito curto em qualquer direo e partindo de qualquer ponto do encoder, possvel determinar a posio exata (dentro da resoluo) do seu eixo.

Figura 7 - Comparao entre os discos dos encoders incremental, absoluto e absoluto virtual. Em um encoder rotativo, o ngulo de inicializao de aproximadamente 1, enquanto em um linear de aproximadamente 0,5 mm, em outras palavras, necessria a movimentao do encoder em aproximadamente 1 ou 0,5 mm para se determinar a posio real de onde a mquina est.Adicionalmente ao cdigo de sada h um bit de status no encoder que informa quando o ele inicializado. Esse bit indica se h problemas com a fonte de alimentao, algum tipo de interferncia eletromagntica ou at mesmo algum tipo de falha no equipamento. Quando todas essas condies esto normais, esse bit de status indica que existe um valor de posio vlido na sada do sinal.Esse tipo de encoder mais caro que um incremental (mas no muito), e muito mais barato que um absoluto, fazendo-o ideal para determinadas aplicaes. Podemos citar algumas na tabela abaixo.

Na verdade, no existe um encoder que seja ideal para todas as aplicaes; cada caso um caso, e na maioria das que eu conheo, o encoder mais utilizado o incremental, pois no to caro e abrange quase todas as necessidades. Mas existem aplicaes onde somente o encoder absoluto recomendado.

Micro-encoder para pequenas

aplicaes.

Encoder Absoluto

Encoder utilizando interface para a rede interbus TIPOS DE SADAS DE SINAL Independentemente do tipo de encoder a ser utilizado, este tem que enviar os pulsos ou os valores de contagem atravs de um circuito eletrnico de sada do sinal, para que a posterior interpretao dos dados seja feita por uma placa de um PLC, CNC, Rob ou at mesmo circuitos dedicados com

microcontroladores.A tendncia hoje a utilizao de encoder com sada para rede Fieldbus como, por exemplo:- Interbus;- Profibus;- Device Net;- CAN.A escolha para essas redes de campo deve-se ao fato de que com elas h uma economia de cabos circulando entre o campo e seu painel eltrico.

ENCODER UTILIZANDO INTERFACE PADRO RUGGED PARA A REDE INTERBUS Nos encoders absolutos existem uma grande quantidade de fios a serem conectados, e com o uso do Fieldbus diretamente ao encoder no precisamos de tais conexes. Quando no utilizamos o Fieldbus (ainda a grande maioria das vezes), temos diversos circuitos de sada de sinal, entre os quais podemos citar: - NPN e NPN Coletor aberto: composto apenas por um transistor do tipo NPN e um resistor na configurao pull-up, o qual polariza o transistor em seu ponto quiescente. Esse circuito similar a lgica TTL e por essa razo considerado compatvel com ela. Quando dimensionado corretamente, na saturao do transistor a sada chega aproximadamente a 0 V, e no corte a tenso de sada fica prximo tenso de alimentao. O comportamento do circuito fica comprometido pelo aumento da distncia do cabo at a carga, pela freqncia dos pulsos a serem transmitidos e pelo aumento da carga. Assim, para uma aplicao ideal esses parmetros devem ser levados em considerao. A sada em coletor aberto se diferencia pela falta do resistor de polarizao.Com isso, quem polariza o transistor a prpria carga, permitindo que se obtenham diferentes nveis de sinais na carga (figura 8).

Figura 8 - Circuito de sada NPN com e sem coletor aberto.

- PNP e PNP Coletor aberto: Tomemos as mesmas consideraes do circuito NPN. A principal diferena est no transistor, que do tipo PNP, e por isso seu emissor est no positivo da fonte. O resistor quando presente serve como pulldown para o circuito de sada (figura 9).

Fig 9 - Circuito de sada PNP com e sem coletor - Push-Pull: Este circuito utilizado para aumentar a performance do circuito de sada. Na verdade, a maior limitao dos circuitos acima apresentados que o resistor tem que possuir uma resistncia muito maior que a impedncia de um transistor saturado, e com isso a carga est limitada a uma alta impedncia. Para resolver esse problema, um outro transistor inserido formando uma configurao em push-pull, com isso a impedncia da carga pode ser menor. Essa soluo aumenta a performance de freqncia, e favorece um maior trecho de cabo entre o encoder e a carga at mesmo em altas velocidades de transmisso (figura 10).

Figura 10 - Circuito de sada "push-pull". - Drive de Linha: Este utilizado em ambientes sujeitos a distrbios eltricos ou onde a distncia do encoder at a carga seja muito grande. A transmisso dos sinais se d de forma complementar. Por isso, o distrbio eltrico reduzido

substancialmente (desde que o cabo seja blindado e tranado), essas interferncia so chamadas interferncias em modo comum (figura 11)

Figura 11 - Circuito de sada utilizando um driver diferencial.

Figura 5 - Diferena construtiva dos discos pticos utilizando cdigo binrio e cdigo Gray (2 bits).

Figura 6 - Circuito de converso de cdigo Gray para cdigo binrio.

TACMETROS

O termo tacmetro aplica-se aos instrumentos empregados para medir a velocidade angular. Muitos automveis tm tacmetros que medem o nmero de revolues do eixo de manivelas do motor. Medidores de Velocidade = Em aplicaes industriais ou mesmo no projeto de determinados tipos de equipamentos eletrnicos de medida necessrio saber a velocidade com que um eixo, uma engrenagem ou outra pea rodam. Para contar a velocidade de rotao ou RPM preciso usar um circuito denominado tacmetro, que exige um tipo de tecnologia diferenciada para sua elaborao, e que pode ter o projeto consideravelmente simplificado pelo emprego de microprocessadores associados lgica digital. A seguir sero descritos os mais importantes dentre os diversos tipos de tacmetros existentes, bem como sero mostrados seus princpios de funcionamento, de modo a permitir e facilitar o entendimento dos conceitos aqui apresentados. Os tacmetros so instrumentos

destinados a medio de valores relacionados a eventos por tempo, utilizados na medio de velocidade, vazo, rotaes, etc., em intervalos de tempo em segundo, minuto ou hora. Exemplo: Hertz (ciclos por segundo), mm/s, RPM, mts/m, Lts/m, Km/h, ps/h e outras. A medio de velocidade na indstria efetuada de duas formas: com tacmetros mecnicos e com tacmetros eltricos. Os primeiros detectam o nmero de voltas do eixo da mquina por meios exclusivamente mecnicos, podendo incorporar ou no a medio conjunta do tempo para determinar o nmero de revolues por minuto ( r.p.m.), enquanto que os outros captam a velocidade por sistemas eltricos. Para usos industriais costuma-se utilizar os tacmetros eltricos porque permitem a transformao direta do sinal para alimentar os instrumentos registradores ou controladores de painel. TIPOS DE TACMETROS

Tacmetros Mecnicos O tacmetro mecnico mais utilizado o tpico contador de revolues empregado para medir localmente a velocidade de rotao de todas as classes de mquinas ou dispositivos giratrios. Este contador consiste basicamente em um eixo flexvel terminado em forma de ponta que se apoia sobre o centro da pea giratria. Ao girar, eixo flexvel move, atravs de um trem de engrenagens, dois diais calibrados concntricos, (um exterior, e outro interior). Cada diviso do dial exterior representa uma volta do eixo giratrio, enquanto que no dial interior uma diviso representa uma revoluo do dial exterior. Conhecido o tempo de trabalho do contador, medido mediante um cronmetro, fcil calculara velocidade mdia em r.p.m. Tacmetros Centrfugos = Os tacmetros centrfugos baseiam-se em um volante centrfugo clssico empregado inicialmente nas caldeiras a vapor. Dois pesos rotativos articulados a um eixo giratrio aumentam seu raio de giro devido fora centrfuga, e comprimem uma mola. A medida da compresso da mola, (lida em uma escala), representa a velocidade de giro do eixo. A velocidade limite que esses instrumentos podem medir de mais de 40000r.p.m., com uma preciso de + 1%. Esses aparatos podem dispor de transmisso hidrulica ou pneumtica. Tacmetros Eltricos = Os tacmetros eltricos empregam um transdutor que produz um sinal analgico ou digital como converso da velocidade de giro do eixo da mquina. Um sistema eletrnico de medio bsico que faz uso de tacmetro tem basicamente quatro componentes essenciais: O transdutor (tacmetro) que converte a grandeza medida (rotaes por minuto RPM) numa sada eltrica usvel; o condicionador de sinal que transforma a sada do transdutor em um tipo de sinal eltrico aceito pelo display; o display (ou leitor) que mostra a informao desejada a respeito da grandeza; o fornecedor de potencia que alimenta as voltagens necessrias ao condicionador e sinal e a alguns tipos de transdutores e displays. Existem vrios tipos de tacmetros, de acordo com os transdutores. Tacmetro de Correntes Parasitas = Nos tacmetros de correntes parasitas o eixo da mquina faz girar um m dentro de uma taa de alumnio. O giro do m induz correntes parasitas no alumnio que criam um par resistente proporcional velocidade. Uma mola freia o cabeal do alumnio, ficando este em uma posio

que sinalada em um dial. deste modo que funciona o tacmetro eltrico empregado em um automvel, por exemplo. Na aviao, a mquina faz girar o m permanente atravs de um grupo gerador-motor sncronos, enquanto que em mquinas de ferrovia geralmente se utiliza um rotor que produz um campo magntico giratrio. Tacmetro de Corrente Alternada = O tacmetro de corrente alternada consiste em um estator bobinado multipolar em que o rotor dotado de m permanente induz uma corrente alternada. Um voltmetro sinala a corrente induzida, e pelo tanto, o giro em r.p.m. do giro da mquina. Tacmetro de corrente Contnua = O tacmetro de corrente contnua, (ou dnamo tacomtrico) consiste em um estator de m permanente e um rotor com um entre ferro uniforme. A tenso contnua recolhida atravs das escovas do rotor proporcional velocidade em r.p.m. da mquina. Essa tenso pode ser lida em um voltmetro indicador, ou ainda alimentar um instrumento potenciomtrico atravs de uma resistncia divisora detenso. A preciso na medida alcana + 0.5 % para velocidades que chegam at a 6000 r.p.m. Tacmetro de frequncia = O tacmetro de frequncia (ou frequencmetro) mede a frequncia do sinal de c.a. captada por transdutores do tipo eletromagntico, capacitivo ou ptico que do impulsos cujo nmero proporcional velocidade de giro da mquina. O transdutor no tem nenhum contato mecnico com o eixo rotativo. A medida da frequncia pode ser passada a um contador eletrnico baseado na medida das revolues por unidade de tempo. Tacmetros Eletro-pticos = Velocidade angular muitas vezes medida por sensores fotoeltricos que usam tanto o mtodo de transmisso quanto de reflexo. O mtodo da transmisso utiliza um encoder angular incremental com um padro de codificao continuo (360) e tem como sada uma onda quadrada

ou senoidal.O mtodo da reflexo usado numa grande variedade de sistemas sensores de velocidade angular. A cabea do sensor tem uma fonte luminosa que emite um feixe colimador na direo de uma poro reflexiva do objeto rotor e um sensor de luz que detecta um pulso luminoso sempre que o feixe refletido de volta (a maioria dos objetos rotores pode requerer um pedao de fita reflexiva colada em algum ponto). A sada do sensor de luz uma contagem de revolues que pode ser facilmente convertida em RPM, tanto por integrao para produzir um sinal analgico quanto por comparao com pulsos gerados por relgio, a fim de ter-se um sinal digital como sada. Um mtodo tambm largamente utilizado para a medio de velocidade angular de objetos rotores o "congelamento do movimento", atravs do emprego do estroboscpio. Um estroboscpio utiliza uma lmpada catodo fria para como fonte para emisso de flashes de luz de alta intensidade, utilizados para iluminar o objeto. O nmero de flashes por minuto est sujeito a ajuste manual contnuo. Esse ajuste feito at que o objeto rotar parea estar parado, o que ocorre quando um flash de luz emitido a cada rotao completa do objeto. O numero de flashes por minuto, correspondente ao nmero de rotaes por minuto pode ser tanto mostrado num display no prprio estroboscpio quanto num display digital.

Tacmetros AC / DC = A velocidade angular pode ser medida atravs de geradores AC ou DC. Os geradores AC so usados para medir velocidades angulares mdias. O nmero de ciclos de voltagem gerados por revoluo depende do nmero de plos, e a velocidade pode ser medida atravs de um simples contador de freqncia. A medio de velocidades instantneas mais complicada. Para este fim, usado um conversor torsional de dois canais. Este conversor requer duas entradas para cada canal. A primeira entrada o nmero de pulsos por revoluo e a segunda a voltagem pulstil que vem do sensor. A sada do conversor gera medies de velocidade com uma sensibilidade de 0,05 mV. Tacmetro DC: Mede a velocidade atravs da associao de um campo magntico e um condutor. A corrente gerada atravs do movimento relativo destes medida e registrada por meio se um instrumento. Tacmetro AC: Podem medir a velocidade atravs de sistemas sensveis velocidade ou freqncia.

Tacmetro pulstil magntico (digital) = constitudo de uma bobina, dentro da qual rotaciona um eixo marcado com interrupes radiais. Um sensor indica a interrupo de um ciclo quando uma depresso do eixo passa por ele, gerando ondas quadradas de 5V DC. Tacmetro pulstil ptico (digital) = Usam o poder de clculo dos microprocessadores para converter medidas de um sensor ptico em medidas de velocidade. Uma variedade interessante o tacmetro estroboscpico. Um circuito gera a interrupo da luz a taxas muito elevadas e estas podem ser ajustadas para uma velocidade fixa, eliminando harmnicos e sub harmnicos que podem confundir as medies. Tacmetro de relutncia varivel = Produz pulsos proporcionais velocidade. Estes pulsos so amplificados e retificados. utilizado para velocidades entre 10000 e 50000 rpm. Tacmetro de vigas vibrantes = Mede a freqncia de rotao atravs do acoplamento de vrias vigas com freqncias naturais de oscilao distintas. A freqncia de rotao verificada atravs da observao de qual viga est vibrando. Tacmetros fotoeltricos = So usados para medies de at 3 milhes de rpm. A parte mvel que se deseja estudar concebida de modo a conter partes reflexivas e absorventes. A interrupo da luz refletida provoca a gerao de um impulso por meio de uma clula fotoeltrica. Estes impulsos so interpretados por um medidor de freqncia que gera ondas quadradas. Estas ondas so levadas a um circuito discriminatrio que proporciona a medio da velocidade. Curiosidade = Os velocmetros dos avies, s podem ser interpretados diretamente quando o avio voa no nvel do mar e na atmosfera padro. Com o acrscimo de altitude e com as variaes da densidade do ar, certas compensaes devem ser consideradas para obter a verdadeira velocidade do avio em relao ao solo. importante transmitir aos leigos que , por exemplo,

100 ns de velocidade indicada ao nvel do mar, correspondem a cerca de 121 ns de velocidade aerodinmica a 10.000 ps de altitude numa ISA

+ 10 ( International Standard Atmosphere mais 10 graus centgrados ao nvel do mar). Nos avies modernos o piloto dispe automaticamente das indicaes de trs velocidades: a indicada (VI, ou IAS em ingls); a aerodinmica verdadeira (VA ou TAS em ingls) e a VS (GS em ingls - que a velocidade em relao ao solo). Nos avies mais antigos o piloto usa computadores mecnicos, bacos e/ou tabelas para calcular essas velocidades. Como regra geral admitimos que a VA aumenta 2% a cada 1000 ps.

CONCLUSO

Tacmetros so dispositivos de muita importncia em reas onde medies devem ser precisas, alm de apresentar estas informaes atravs de dados em forma de nmeros ou num display ou em um relgio. principalmente empregado em reas onde necessrio fazer medies de velocidades. Um tacmetro um transdutor indutivo que converte diretamente a velocidade ou acelerao num sinal eltrico. Assim, o objeto cuja velocidade angular se pretenda conhecer diretamente acoplado ao rotor de um gerador de corrente continua, que roda em torno dos plos de uma armadura de um magnete permanente (estator). O funcionamento do tacmetro digital baseia se na converso da media de pulsos de entrada, fornecidas por um sensor durante o tempo de amostragem, em um valor legivel no display do aparelho. Os sensores podem ser do tipo ptico, indutivo, magntico, entre outros.

Bibliografia Vocabulrio Internacional de Metrologia. 3 Edio. Novembro 2008

Potrebbero piacerti anche