Sei sulla pagina 1di 4

DIREITO PENAL - CONTINUAO DE RESUMO SOBRE FONTES FORMAIS E INTEPRETAO DA LEI PENAL As fontes formais imediatas (tambm chamadas

de fontes indiretas do Direito), so:

* Os costumes * Os princpios gerais do Direito.

Costumes, so regras sociais resultantes de uma prtica repetida de forma generalizada e prolongada,o que resulta numa certa convico de obrigatoriedade, de acordo com cada sociedade e cultura especfica. Eles se dividem em trs espcies:

"secudum legem", so aqueles que correspondem vontade da lei.

"Contra legem", so costumes que contrariam uma lei, podendo s vezes revog-la ou coloc-la em desuso. Um exemplo o jogo do bicho, que infringe o Art. 58 das Leis de contraveno pena: "Explorar ou realizar a loteria denominada jogo do bicho, ou praticar qualquer ato relativo sua realizao ou explorao.". A venda de cd's piratas ou os downloads no pagos de msica e filmes tambm.

"Praeter legem", so os costumes utilizados no caso de lacunas na lei, ou seja, diante da inexistncia de uma lei especfica para regular determinada situao. Exemplo: a emisso de cheque pr-datado. O cheque ordem de pagamento vista ou, promessa de pagamento a prazo? A Lei 7.357/85, a Lei do Cheque, em seu art. 32 diz: O cheque pagvel vista. Considera-se no-estrita qualquer meno em contrrio.

OS PRINCPIOS GERAIS DO DIREITO:

* Alteridade (necessidade de haver duas pessoas, um autor e uma vtima, como nmero mnimo para que um crime seja configurado.)

*Adequao social (O Direito deve se adequar s necessidades sociais. No se deve estabelecer punies quilo que a sociedade considera correto) ex: As vaquejadas so socialmente aceitas, embora firam o Artigo 32 da Lei Federal n. 9.605/98: considerado crime praticar ato de abuso, maustratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domsticos ou domesticados, nativos ou exticos. Pena Deteno de 3 (trs) meses a 1 (um) ano e multa."

*Confiana (excluso de responsabilidade criminal por presuno de confiana entre ambas as partes envolvidas) O mdico pede ao enfermeiro que traga uma determinada substncia a ser aplicada no paciente e o seu auxiliar traz a substncia errada. Nesse caso o mdico no pode ser punido, pois possui uma relao de confiana com o enfermeiro.

INTERPRETAO DA LEI PENAL

- Quanto ao resultado a) Declarativa (quando a inteno da sentena se apresenta de forma explicita) Ex: Art 327 CP: Considera-se funcionrio pblico, para os efeitos penais, quem, embora transitoriamente ou sem remunerao, exerce cargo, emprego ou funo pblica.

b) Restritiva (quando a lei possui palavras que ampliam a vontade da lei que acabam levando a uma reduo no alcance da interpretao) EX: Os artigos 28, inciso II e artigo 26 do cdigo penal so excludentes, considerando-se em alguns casos a embriaguez decorrente do alcoolismo,

que uma doena: Vejamos: Art. 28 - No excluem a imputabilidade penal: (...) II - a embriaguez, voluntria ou culposa, pelo lcool ou substncia de efeitos anlogos.

Art. 26 - isento de pena o agente que, por doena mental ou desenvolvimento mental incompleto ou retardado, era, ao tempo da ao ou da omisso, inteiramente incapaz de entender o carter ilcito do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento

c) Extensiva (quando a lei carece de amplitude, ou seja, diz menos do que deveria dizer, devendo o intrprete verificar qual os reais limites da norma.) Os impedimentos ao casamento , previsto no Cdigo Civil, no esto especificados no artigo 237 do Cdigo Penal Art. 237 - Contrair casamento, conhecendo a existncia de impedimento que lhe cause a nulidade absoluta.

FORMAS DE INTERPRETAO PROGRESSIVA

* Interpretao analgica, ocorre quando o legislador enumera situaes e prev a possibilidade de acrscimo de novas situaes . Ex: Art. 171 - Obter, para si ou para outrem, vantagem ilcita, em prejuzo alheio, induzindo ou mantendo algum em erro, mediante artifcio, ardil, ou qualquer outro meio fraudulento. Nesse caso, quando o legislador diz "qualquer outro meio fraudulento" deixa aberta a possibilidade de surgimento de novas formas de fraude.

*Analogia, uma forma de integrao a fim de preencher as lacunas, quando por exemplo h dois casos semelhantes onde um no previsto por lei.

Analogia "in bona partem" (a analogia serve para beneficiar o acusado) Analogia "in mala partem" (em prezuzo para o acusado. )

Potrebbero piacerti anche