Sei sulla pagina 1di 15

IMUNOLOGIA 1. o teste imunolgico utilizado para o diagnstico de toxoplasmose em mulheres grvidas: a) Aglutinao do ltex (IgG). b) Hemaglutinao.

. c) Fixao do complemento . d) Sabin-Feldman para determinao de IgG. e) Imunofluorescencia indireta para IgM.

2- Sobre algumas das tcnicas de imunoensaios, observe e assinale a alternativa conforme o que se pede: I. Baseia-se na fixao do antgeno ou do anticorpo em matriz constituda de membrana de nitrocelulose ou nilon. II. Emprega molculas de antgeno ou anticorpo marcados com radioistopos III. Baseia-se na imobilizao do antgeno ou do anticorpo em fase slida, e na utilizao de um conjugado ligado a uma enzima. IV. Caracteriza-se pela passagem de corrente eltrica em gel de poliacrilamida para promoo da mobilidade de protena. V. Emprega conjugados de anticorpos ou antgenos ligados covalentemente a molculas reveladoras. As tcnicas descritas so, respectivamente: a) Radioimunoensaio, ELISA, Western Blot, Imunofluorescncia, Imunocromatografia. b) ELISA, Imunocromatografia, Radioimunoensaio, Western Blot, Imunofluorescncia. c) Imunocromatografia, Radioimunoensaio, ELISA, Western Blot, Imunofluorescncia. d) Western Blot, Imunocromatografia, Radioimunoensaio, ELISA, Imunofluorescncia. 3. A tolerncia um estado de insensibilidade a uma molcula (ou seja, antgeno). Portanto, auto-tolerncia refere-se ao estado de insensibilidade imunolgica que ocorre na presena das molculas prprias (ou seja, auto-antgenos). Os distrbios que se originam pela perda de tolerncia so conhecidos com doenas auto-imunes. A imunopatologia dos distrbios autoimunes desencadeada pela presena de anticorpos auto-reativos, ou pela ativao de linfcitos T que secretam citocinas do tipo 1 responsveis pela ativao dos fagcitos. Sobre as imunoterapias utilizadas nas doenas auto-imunes, correto afirmar, EXCETO: a) Imunossupresso inespecfica, que no envolve a supresso de clones de linfcitos B e T especficos para o antgeno envolvido. b) Um dos mecanismos pelos quais os agentes antiinflamatris no-esterides produzem seus efeitos parece a inibio de produtos sintetizados pela via do cido araquidnico c) Anticorpos monoclonais antiidiotpicos dirigidos contra o linfcito T que se ligam aos autoantigenos no podem ser usados, pois suprimiriam a imunidade contra outros patgenos. d) So agentes especficos para linfcitos T, a ciclosporina, anticorpos contra CD3 e anticorpos contra o receptor da interleucina 2 (IL 2R).

4- As reaes em que apresentam interao entre antgeno e anticorpo so conhecidas como imunoensaios. Sobre esses mtodos, marque a alternativa INCORRETA: A) As reaes de aglutinao partem do princpio em que h interao entre anticorpo e antgeno multivalente particulado que resulta em ligaes cruzadas de vrias partculas de antgenos pelos anticorpos. B) Na inibio de hemaglutinao direta, os anticorpos da amostra revestem partculas virais o que resulta na inibio da aglutinao, indicativo de um teste positivo para a presena de anticorpos. C) Na imunofluorescncia, o procedimento utiliza anticorpos covalentemente ligados a grupamentos fluorescentes que no causam uma mudana significativa na atividade do anticorpo. D) O ensaio imunossorvente ligado enzima (ELISA) um imunoensaio de fase slida que pode ser usado para avaliaes qualitativas e quantitativas de antgeno ou de anticorpo. E) O Veneral Disease Research Laboratory (VDRL) detecta anticorpos antiprotenas que se formam no hospedeiro como resposta ao material proteico liberado pelas clulas lesadas no incio da infeco e ao material proteico do prprio Treponema palidum. 5- O princpio do exame rpido para diagnstico de HIV, solicitado pelo obstetra para gestantes que esto em trabalho de parto e que no fizeram o pr-natal, fundamenta-se na (A) deteco qualitativa de anticorpos contra o HIV-1/2 por imunocromatografia. (B) interao de anticorpos com antgenos fixados em uma membrana por imunoblot. (C) amplificao de sequncias especificas de cidos nucleicos do vrus por PCR. (D) quantificao direta do RNA viral em amostra de plasma por RT-PCR. 6- Observe o grfico a seguir.

Curvas de distribuio de frequncia de ttulos observadas em uma populao alvo LR - Limiar de Reatividade ou cut off a regio de corte do teste sorolgico Fonte: FERREIRA; VILA, 2011. [Adaptado]. Analisando-se o grfico e considerando-se que a curva I representa a populao de indivduos no doentes e a curva II, a populao de indivduos doentes, observa-se que (A) o nmero de falsos positivos tende a diminuir quando o LR deslocado para a esquerda. (B) a baixa frequncia de soros reagentes com altos ttulos, na curva I, progressivamente vo negativando. (C) o nmero de falsos negativos tende a aumentar quando o LR deslocado para a direita. (D) a alta frequncia na regio de corte, entre as curvas I e II, permitir maior discriminao entre indivduos doentes e no doentes.

7- Em um exame laboratorial foram encontrados os seguintes resultados de marcadores sorolgicos para hepatite: AgHBs (negativo), anti-HBs IgM (negativo), anti-HBs IgG(negativo), Anti-HBc (positivo). A anlise dos resultados um indicativo de que o individuo (A) apresenta infeco aguda. (B) est em fase de infeco crnica. (C) est em fase prodrmica. X (D) foi vacinado contra o HBV. 8- Os antgenos e anticorpos em amostras sanguneas podem ser identificados pelo emprego de testes altamente sensveis. Com base nos princpios dos testes, no ensaio de (A) aglutinao indireta, as partculas utilizadas possuem determinantes antignicos naturais e so utilizadas para tipagem de grupos sanguneos. (B) imunoenzimtico, as enzimas peroxidade e fosfatase alcalina so utilizadas como sistema de revelao. (C) imunofluorescncia indireta, o antgeno liga-se ao anticorpo marcado com fluorocromo, o qual pode ser observado ao microscpio de fluorescncia. (D) ELISA, o mtodo indireto caracterizado pela ligao de um anticorpo marcado com enzima ao antgeno fixado na placa de leitura. 9. A turbidimetria e nefelometria so tcnicas usadas para medir a concentrao plasmtica de diversas protenas. Marque a alternativa correta com relao a essas tcnicas. A) A diferena principal entre as tcnicas consiste que na turbidimetria se mede a radiao difundida pela amostra e na nefelometria medida a radiao no difundida. B) A diferena principal entre as tcnicas consiste que na turbidimetria se mede a radiao transmitida pela amostra e na nefelometria medida a radiao no transmitida. C) Ambas so variaes da espectrofotometria, destinadas avaliao quantitativa de substncias em funo da turbidez, proporcional a seu poder de difrao sobre luz incidente. D) Ambas so tcnicas espectromtricas de absoro molecular, observando-se o aumento da intensidade da radiao que atravessa um meio devido um espalhamento da radiao ao interagir com a amostra. E) Ambas so tcnicas espectromtricas de emisso molecular, observando-se a reduo da intensidade da radiao que atravessa um meio devido um espalhamento da radiao ao interagir com a amostra.

10- Alguns dos mtodos empregados em anlises hormonais so radioimunoensaios e ensaios imunoenzimticos. Assinale a afirmativa correta referente a esses mtodos bioanalticos. A) O radioimunoensaio e o ensaio ELISA so excelentes mtodos para avaliao hormonal, so bastante precisos para a determinao de concentraes hormonais, no precisando de curva de calibrao. B) O radioimunoensaio e o ensaio ELISA so excelentes mtodos para avaliao hormonal, enquanto o primeiro bastante preciso para a determinao de concentraes hormonais, no precisando de curva padro, o segundo menos preciso, fazendo necessrio o uso de curva padro. C) ELISA (Enzime Linked Immuno Sorbent Assay) um teste imunoenzimtico em que os principais reagentes so anticorpos conjugados a enzimas e especficos contra o analito de interesse, enquanto o radioimunoensaio emprega antgeno marcado radioativamente e anticorpos para determinar a concentrao do analito. D) O radioimunoensaio um ensaio quantitativo empregando-se antgenos marcados radioativamente, enquanto o ensaio imunoenzimtico ELISA (Enzime Linked Immuno Sorbent Assay) emprega antgenos no marcados para anticorpos ligados enzima marcada radioativamente. E) O radioimunoensaio um ensaio quantitativo empregando-se antgenos marcados radioativamente, enquanto o ensaio imunoenzimtico ELISA emprega anticorpo conjugado a enzima marcada radioativamente que para esta catalise reao de modificao do substrato, gerando um cromgeno.

BIOQUIMICA

1. Assinale verdadeiro (V) ou falso (F) nas afirmaes abaixo sobre os lipdeos: ( ) A reduo de HDL-colesterol comprovadamente est relacionada a uma vida sedentria. ( ) Os triglicerdeos apresentam-se diminudos nos casos de sndrome nefrtica. ( ) Os estrognios elevam os nveis de HDL-colesterol. ( ) O colesterol total dever apresentar-se diminudo nas anemias hemolticas. A sequncia correta, de cima para baixo, : (A) V, F, V, V; (B) V, V, F, V; (C) V, V, F, F; (D) V, V, V, V; (E) V, F, F, V.

2. As doenas auto-imunes podem ser classificadas em sistmicas ou localizadas. Assinale a alternativa na qual o(s) auto-anticorpo(s) NO esto corretamente relacionados com o desenvolvimento da doena auto-imune. Doena auto-imune Auto-anticorpo(s) associado(s) a) Doena de Addison Adrenocortical b) Anemia perniciosa Fator intrnseco ou clulas parietais gstricas c) Doena de Grave Receptor de TSH d) Diabetes mellitus insulinadependente - Anti-receptor de insulina

3. A fosfatase alcalina est alterada, comumente, em doenas sseas. Qual das enfermidades a seguir apresenta nveis srios de fosfatase alcalina geralmente dentro do valor de referncia? a) Osteoporose. b) Doena de Paget. c) Hiperparatieoidismo. d) Raquitismo. e) Osteomalcia. 4. Correlacione os parmetros da coluna B pela Coluna A, em seguida assinale a nica opo que apresenta a correlao CORRETA: Coluna A A. HDL-colesterol. B. LDL-colesterol. C. VLDL-colesterol. D. Triglicrides. Coluna B 1. O valor da concentrao desta lipoprotena pode ser obtido pela frmula de Friedwald, subtraindo-se do colesterol total os valores de HDL-colesterol e VLDL-colesterol. 2. O valor da concentrao desta lipoprotena pode ser obtido dividindo-se o valor do riglicrides por 5. 3. O nvel srico acima de 400mg/dL deste parmetro, inviabiliza a aplicao da frmula de Friedwald. 4. A protena mais relevante nesta lipoprotena a apolipoprotena A-1 (Apo A-1). a) A-4 B-1 C-2 D-3. b) A-4 B-2 C-1 D-3. c) A-1 B-3 C-4 D-2. d) A-2 B-3 C-1 D-4. e) A-4 B-1 C-3 D-2.

5. O cido rico o produto final do metabolismo de qual substncia? a) Protenas. b) Aucares. c) Purinas. d) Lipoprotenas. e) Carboidratos. 6. Assinale a alternativa que apresenta de forma incorreta um marcador tumoral sorolgico individual associado a uma patologia. A) -hCG no tumor da hipfise. B) CA 125, no carcinoma de ovrio. C) POA, no cncer do pncreas. D) PSA, no cncer de prstata. E) CA 15-3, no melanoma.

7. A ictercia uma pigmentao amarelada da pele e do branco dos olhos (esclertica), produzida por valores anormalmente elevados de pigmentos biliares (bilirrubina) no sangue. Sobre este assunto, marque a alternativa CORRETA: a) Os glbulos vermelhos antigos ou com alteraes so eliminados da circulao sangunea, principalmente atravs do bao. Durante este processo, a hemoglobina (substncia contida nos glbulos vermelhos que transporta o oxignio) transforma-se em bilirrubina. Esta chega ao fgado e excretada para o intestino como um componente da blis. Se a excreo da bilirrubina encontrar um obstculo, o excesso desta volta ao sangue provocando ictercia. b) Na ictercia, a pele e os olhos tornam-se amarelados. A urina costuma adquirir um tom escuro, j que a bilirrubina excretada atravs do pncreas. c) O bao ocupa papel central no metabolismo da bilirrubina, sendo responsvel por sua captao, conjugao e excreo. d) Em pacientes com ictercia, os exames de sangue apresentaro os seguintes ndices: aumento do nmero de glbulos vermelhos, aumento do nmero de leuccitos, aumento do nmero de plaquetas. e) A Ictercia no pode ocorrer em funo de uma doena heptica. 8- Os hormnios sexuais so sintetizados pelos ovrios, testculos e glndulas supra-renais. Esses hormnios so responsveis pela manifestao das caractersticas sexuais e so vitais na reproduo humana. Sobre esses hormnios podemos afirmar que: I-Estrognios so hormnios que causam a masculinizao do trato genital e o desenvolvimento e manuteno das caractersticas sexuais masculinas. II-Androstenediona um metablito produzido pelas gnadas e crtex supra-renais precursor da sntese de testosterona na circulao perifrica de mulheres em idade adulta, onde circula de modo no especifico ligado albumina. III-A progesterona utilizado na avaliao da funo fetal e placentria. As determinaes da progesterona podem ser realizadas tanto na urina de 24h como no soro ou plasma. Est(o) correta(s) apenas a(s) afirmativas: a. I b. II c. III d. I, II e III 9- Sobre provas hepticas e do trato biliar, marque a alternativa INCORRETA: A) O grau de elevao da fosfatase alcalina srica demonstra a gravidade da obstruo biliar e a quantidade de tecido biliar afetado. B) A aspartato-aminotransferase (AST/TGO) apresenta nveis sricos mais elevados que a alanina-aminotransferase (ALT/TGP) na cirrose alcolica ativa, na congesto heptica e no tumor metasttico do fgado. C) A obstruo extra-heptica do trato biliar produz inicialmente um aumento da bilirrubina no-conjugada, sem afetar a frao conjugada. D) Nos casos de hemlise grave, o plasma pode apresentar uma quantidade de bilirrubina noconjugada maior do que aquela que pode ser removida pelo fgado. E) A gamaglutamil-tranferase (GGT) apresenta elevao no nvel srico tanto na leso hepatocelular aguda quanto pela obstruo do trato biliar.

10. Considerando o mtodo bioanaltico de eletroforese, correto afirmar que: A) A eletroforese um mtodo onde se observa a migrao de partculas carregadas dissolvidas ou dispersas numa soluo eletroltica em direo ao eletrodo de mesma polaridade, por ao de um campo eltrico. B) As separaes eletroforticas podem ser conduzidas em sistemas sem fase de suporte, por exemplo, separao em soluo livre na eletroforese capilar, com ou sem a presena de meios estabilizados como filmes ou gis. C) Na eletroforese em gel, o deslocamento das partculas carregadas dissolvidas ou dispersas numa soluo eletroltica retardado pelas interaes com o gel da matriz que constitui o meio de migrao e comporta-se como um tamis molecular. D) Na eletroforese capilar em soluo livre, as substncias analisadas adquirem carter anftero ao interagirem com os grupos silanis da superfcie interna do capilar, sendo necessrio manter constante o pH do meio durante o processo atravs do uso de soluestampo. E) A eletroforese em gel de poliacrilamida em condies desnaturantes faz uso de dodecilsulfato de sdio em combinao com o calor para a dissociao das protenas nas suas subunidades polipeptdicas, durante a aplicao no gel, limitando o fenmeno de agregao dos polipeptdeos monmeros.

HEMATOLOGIA 1. A bilirrubina formada essencialmente pela degradao da ____. A bilirrubina chega circulao como Bb ____ ou no conjugada, ligando-se ____. A bilirrubina livre para ser excretada deve ser conjugada ao cido glicornico, formando a Bb ____. A sequncia correta para o preenchimento das lacunas acima : (A) hemcia, indireta, biliverdina, direta; (B) hemoglobina, direta, albumina, indireta; (C) hemcia, total, albumina, direta; (D) hemoglobina, indireta, albumina, direta. (E) hemoglobina, indireta, ferritina, direta. 2. Nas anemias, assim como em toda a hematologia, os mecanismos bsicos que produzem citopenias situam-se no comprometimento da produo (hipofuno), perdas, encurtamento da sobrevida circulante, sequestrao (hiperesplenismo) e hemodiluio. Usualmente as causas so multifatoriais e a classificao das anemias categorizada pelo mecanismo mais importante Com relao classificao patognica das anemias foram feitas a seguintes afirmativas: I As anemias por aplasia ou displasia podem ser causadas pelas leucemias, por quimioterapias, ou por deficincia na sntese do heme. II Deficincias nutricionais de vitamina B12 ou folatos podem provocar anemia megaloblstica. III Deficincia endcrina devido insuficincia renal crnica pode ser causa de anemia. IV As anemias hemolticas podem ser causadas por deficincias congnitas, como na anemia falciforme ou por talassemias. V A no produo da enzima Glicose-6,P Desidrogenase pode ser causa do encurtamento da sobrevida dos eritrcitos em circulao. So afirmativas VERDADEIRAS: a) I, II, III IV e V. b) I, II , III e IV apenas. c) II, III, IV e V apenas. d) II e V apenas.

3. Em relao s doenas mieloproliferativas crnicas podemos afirmar que: a) Sempre cursam com cromossomo Philadelphia positivo. b) Os pacientes portadores dessa doena apresentam esplenomegalia. c) Podem evoluir com translocao para Leucemia aguda. d) As linfonodomegalias cursam paralelamente. e) O diagnstico definitivo feito com o auxilio do hemograma completo. 4. Paciente, sexo feminino, 40 anos, realizou hemograma de rotina que revelou: - Hemoglobina - 13 g/d L; - Hematcrito - 40%; - Leuccitos - 6500 com diferencial normal; - Plaquetas - 70000/mm3. A paciente assintomtica e o exame clnico normal. Qual o primeiro passo na investigao deste paciente do ponto de vista laboratorial? a) Eliminar a presena de infeces virais. b) Realizar a sorologia para Dengue. c) Realizar o Mielograma. d) Confirmar a trombocitopenia em lmina de EDTA e/ou nova coleta. e) Realizar sorologia para Citomegalovrus. 5. Em seu estado desoxigenado, a hemoglobina S caracterizada pela capacidade de: a) Dissoluo da hemoglobina. b) Polimerizao da hemoglobina. c) Lise da hemoglobina. d) Viscosidade da hemoglobina. e) Fragmentao da hemoglobina. 6. Os tipos sanguneos so determinados pela presena, na superfcie das hemcias, de antgenos que podem ser de natureza bioqumica variada, podendo ser compostos por carboidratos, lipdeos, protenas ou uma mistura desses compostos. Sobre a tipagem sangunea, marque a alternativa INCORRETA: a) No Grupo sanguneo AB, os indivduos no possuem antgenos nem A ou B na superfcie de suas hemcias, mas o soro sanguneo deles contm Imunoglobulina M com anticorpos anti-A e anti-B contra os grupos antgenos A e B. b) No Grupo sanguneo AB, os indivduos tm tanto antgenos A quanto B na superfcie de suas hemcias, e o soro sanguneo deles no contm quaisquer anticorpos dos antgenos A ou B. c) No Grupo sanguneo O, os indivduos no possuem antgenos nem A ou B na superfcie de suas hemcias, mas o soro sanguneo deles contm Imunoglobulina M com anticorpos anti-A e anti-B contra os grupos antgenos A e B. d) Algum do grupo O pode receber sangue s de algum do grupo O, mas pode doar sangue para pessoas com qualquer grupo ABO (ou seja, A, B, O ou AB). e) No Grupo sanguneo B, os indivduos tm o antgeno B na superfcie de suas hemcias e anticorpo anti A no plasma sanguneo.

7- Em estado normal, no interior do sistema vascular fechado, o sangue permanece em estado lquido. Esse equilbrio conhecido por hemostasia. Sobre esse assunto, marque a alternativa correta: A) A tromboplastina tecidual, que pode ser liberada pelas clulas endoteliais, a primeira via de ativao e inicia a via do sistema intrnseco. B) No sistema extrnseco, os monmeros de fibrina se polimerizam e o polmero se estabiliza; essa fibrina estabilizada solvel na presena de algumas substncias, como a ureia. C) O Tempo de Tromboplastina Parcial Ativado (TTPA) diretamente afetado pelas plaquetas, enquanto essas no influenciam a atividade da heparina in vivo. D) O Tempo de Protrombina (TP) utilizado como uma triagem geral para distrbios de coagulao e, tambm, como prova de funo heptica. E) A pr-calicrena uma pr enzima que constitui a parte central do sistema calicrena; a deficincia dessa pr enzima predispe efetivamente o indivduo ocorrncia de sangramento anormal. 8- Qual o mtodo de investigao laboratorial das alteraes do mecanismo da coagulao sangunea que envolve os fatores da coagulao I, II, V, VII e X? (A) Contagem de reticulcitos. (B) Contagem de plaquetas. (C) Tempo de protrombina. (D) Tempo de tromboplastina parcial ativada. 9. Problemas relacionados anemia constituem um importante segmento na investigao do bioqumico e uma frao aprecivel para qualquer prtica clnica. A respeito dos mtodos de diagnstico das anemias, assinale a alternativa correta. A) No existe nenhum exame simples e nico que permita o diagnstico da deficincia de ferro, devendo ser realizadas combinaes de parmetros para se atingir tal intento. B) A eletroforese de hemoglobina em meio alcalino pode ser utilizada para diferenciar diversos tipos de hemoglobinas, como por exemplo, a HbS da HbD. C) A dosagem de ferro srico abaixo de 50mg/dL em um homem de 40 anos, de estatura mediana, implica em uma deficincia de ferro. D) A dosagem de ferritina um mtodo altamente preciso, e apresenta forte correlao com os estoques de ferro. Ademais, no apresenta interferentes importantes como o teste do ndice de saturao da transferrina. E) Deficincia de ferro evidenciada por resultados inferiores a 150g/mL no ensaio do receptor de transferrina.

10. A hemostasia o resultado de uma srie de eventos relacionados, e as consequncias de falhas na sua manuteno podem ser devastadoras. Assinale a alternativa verdadeira a respeito dos testes de hemostasia e coagulao. A) O Tempo de Protrombina (TP) estar alterado para um paciente hemoflico. B) O Tempo de Protrombina (TP) avalia as vias extrnseca e comum da coagulao, e depende da integridade dos fatores VII, V, II e X. C) O tempo de Trombina avalia o tempo de coagulao do plasma fluoretado na presena de trombina permitindo testar a converso de fibrinognio a fibrina. D) O Tempo de Protrombina (TP) mais sensvel deficincia do fator V e tem menor sensibilidade aos fatores da via comum e para deficincia de fibrinognio. E) O TTPA (Tempo de Tromboplastina Parcial Ativada) avalia as vias extrnseca e comum da coagulao e depende dos fatores VIII, IX, XI e XII, precalicrena e cininognio de alto peso molecular.

MICROBIOLOGIA 1. A clera provocada por uma ____, denominada ____, que foi a causa de diversas epidemias mundiais de doena diarreica. Os ____ permanecem na luz intestinal secretando as ____, que so responsveis pela diarreia secretora tpica da doena. A sequncia correta para o preenchimento do texto acima : (A) Bactria gram (+), Vibrio cholerae, bacilos, enterotoxinas; (B) Bactria gram (-), Vibrio cholerae, vibries, enterotoxinas; (C) Bactria gram (-), Bacillo Koch, bacilos, endotoxinas; (D) Bactria gram (+), Streptococus pneumoniae, pneumococos, estreptolisinas; (E) Bactria AAR, Mycobacterium tuberculosis, bacilos, endotoxinas. 2. Relacione a segunda coluna de acordo com a primeira: A. Corresponde ao LPS das bactrias gram negativas. B. Infeco causada por ndulo escuro e duro no fio do cabelo. C. Enzima que degrada HO em gua e oxignio. D. Agente causador da desinteria bacilar. ( ) Piedra nigra. ( ) Catalase. ( ) Shigella. ( ) Endotoxinas. A resposta correta : A) B, C, D, A. B) C, D, A, B. C) D, A, B, C. D) A, B, C, D. E) A, B, D, C. 3. A colorao de Gram um importante mtodo utilizado na microbiologia. capaz de dar ao mdico orientaes iniciais para o tratamento com antibiticos. Sobre esse mtodo, podemos afirmar que: a) Utiliza-se apenas cristal violeta, lugol e safranina nas etapas da colorao. b) Muito utilizada na pesquisa de microbactrias. c) Utiliza-se Fucsina pura aquecida, cristal violeta e safranina nas etapas da colorao. d) Importante mtodo para pesquisar o bacilo de Koch, 95% de valor preditivo positivo. e) Essencial para identificar microorganismos considerando sua parede bacteriana, como bacilos/cocos gram positivos ou gram negativos. 4. Com relao ao correto procedimento da urocultura, assinale a alternativa verdadeira. A) Deve-se utilizar, exclusivamente, a 1 urina da manh, sendo ideal a urina de primeiro jato. B) Deve-se utilizar, exclusivamente, a 1 urina da manh, sendo ideal o jato mdio espontneo. C) Recomenda-se utilizar a 1 urina da manh, sendo ideal a urina de jato mdio, ou ento aps reteno vesical de duas a trs horas. D) Recomenda-se utilizar a 1 urina da manh, sendo ideal a urina de primeiro jato, ou ento aps reteno vesical de duas a trs horas. E) Recomenda-se utilizar a 1 urina da manh, sendo ideal a urina de primeiro jato, ou ento aps reteno vesical de quatro a cinco horas.

5. Colorao que diferencia grupos especficos de bactrias, tais como Mycobacterium, Rhodococcus, Nocardia, Tsukamurella, Gordona, Legionella micdadei, que apresenta capacidade de corar oocistos de Cryptosporidium, Isospora, Sarcocystis e Cyclospora, sendo o nico mtodo disponvel para o diagnstico da hansenase: A) Gram. B) Giemsa. C) Ziehl-Neelsen. D) Tinta da China. E) Albert Layborn. 6. Com relao prova tuberculnica (PT) correto afirmar: A) utilizada, em adultos e crianas, para o diagnstico de infeco latente pelo M. tuberculosis var. pneumoniae (ILTBp). B) A leitura deve ser realizada 48 a 72 horas aps a aplicao, podendo ser estendido para 96 horas, caso o paciente falte leitura na data agendada. C) Indicada na investigao de infeco latente em crianas e na investigao de infeco latente e da tuberculose doena em adultos. D) Reaes falso positivas podem ocorrer em indivduos vacinados com a BCG, infectados por outras micobactrias, imunodepresso avanada e em casos de infeces virais agudas. E) Consiste na inoculao intradrmica de um derivado protico do Micobacterium tuberculosis, no tero mdio da face posterior do antebrao esquerdo, para medir a resposta imune celular a estes antgenos. 7- A resistncia bacteriana a antibiticos pode estar relacionada a estruturas intracelulares chamadas: A) Capsdeos. B) Transcriptase reversa. C) Plasmdeos. D) Peptideoglicano. E) Penicilinases. 8. Com relao s caractersticas dos bacilos gram negativos mais comumente isolados no laboratrio frente aos antimicrobianos, CORRETO afirmar: A) As enterobactrias produzem freqentemente metalo-betalactamases, sendo sempre resistentes ao Imipenem. B) Pseudomonas aeurignosa responde melhor ao tratamento com gentamicina do que com amicacina. C) Acinetobacter spp um srio problema em infeces de origem hospitalar e geralmente resistente Polimixina e sensvel ao Imipenem. D) A Escherichia coli e a Klebsiella pneumoniae so espcies que freqentemente produzem um tipo de beta-lactamase especial chamada de induzvel; enzima esta codificada pelo gene AmpC. E) As bactrias no fermentadoras da glicose geralmente so multirresistentes, podendo ser sensveis apenas Polimixina B ou ao Imipenem. 9. Uma reao de CAMP positiva produzida por: a) Helicobacter pylori; b) Streptococcus agalactiae; c) Haemophylus haemolyticus; d) Streptococcus pneumoniae.

10. O microorganismo Haemophilus influenzae pode produzir o fenmeno de satelitismo em placas de cultura de Agar sangue de carneiro a 5% com: a) Streptococcus bovis; b) Haemophilus parainfluenzae; c) Streptococcus pyogenes; d) Staphylococcus aureus.

UROANLISE 1. Em indivduos normais, pequenas quantidades de albumina e de protenas de baixo peso molecular so filtradas pelos rins. Praticamente todas so reabsorvidas ou metabolizadas, tendo como resultado a excreo diria de pequenas quantidades de protenas. O exame de urina com fita reagente capaz de detectar essas protenas na urina, sendo um teste semiquantitativo e pouco sensvel para valores que no excedam 300 a 500 mg albumina por dia. Quantidade menor de albumina excretada por dia pode ser til como manifestao precoce na nefropatia diabtica e denominada de (A) Hipoproteinria persistente. (B) Proteinria paroxstica persistente. (C) Microalbuminria. (D) Hipoalbuminria. (E) Depurao de protena na urina de 24 horas. 2. A conservao de uma amostra de urina um processo importante na anlise laboratorial desse fluido biolgico. Normalmente, se a amostra no for analisada logo aps a coleta, a mesma deve ser conservada refrigerada, porm nunca congelada. Uma amostra de 15ml de urina deixada temperatura ambiente em local iluminado por um perodo de 6 horas poder apresentar: (A) aumento de cetonas por aumento do metabolismo de glicose por bactrias que proliferam na amostra. (B) aumento do urobilinognio, por aumento da degradao da bilirrubina, que instvel na luz. (C) aumento do pH, devido degradao da ureia em amnia por bactrias. (D) diminuio da turvao, devido desintegrao de hemcias e leuccitos. (E) formao de cilindros pela precipitao de protenas. 3 - O exame de urina fornece uma ampla variao de informaes teis no que concerne as doenas envolvendo os rins, o trato urinrio inferior, podendo ainda revelar vrios outros distrbios funcionais. Assinale dentre as afirmativas a seguir aquela que apresenta ERRO conceitual na anlise do teste especfico: a) Normalmente no existe protena na urina, assim qualquer trao de sua presena, reflete doena renal primria. b) A glicosria geralmente ocorre quando o nvel sanguneo de glicose superior a 180-200 mg/dL. c) A galactose pode ser observada na urina em distrbios genticos de seu metabolismo, como uma deficincia na galactocinase. d) Corpos cetnicos na urina so produtos do metabolismo incompleto das gorduras e sua presena pode indicar acidose no diabetes mellitus no controlado.

4 - Na realizao do exame de urina, (A) o pH cido consequente do crescimento bacteriano em amostras mantidas em temperatura ambiente. (B) a presena de urobilinognio deve-se diminuio do nvel srico da bilirrubina noconjugada. (C) a bilirrubina conjugada consequente da obstruo do trato biliar (extra ou intraheptico). (D) o nitroprussiato permite a deteco da acetona, o cido acetoactico e o cido hidroxibutrico.

5. A coleta de lquido Cefalorraquidiano (Lquor) deve ser feita em trs tubos estreis, marcados 1, 2 e 3 obedecendo ordem em que coletado. A correta distribuio importante para avaliao laboratorial desse material nobre. Assinale a opo que indica a distribuio CORRETA. a) Tubo 1: Microbiologia, Tubo 2: Hematologia, Tubo 3: Bioqumica e Sorologia. b) Tubo 1: Bioqumica, Tubo 2: Sorologia e microbiologia, Tubo 3: Hematologia. c) Tubo 1: Bioqumica, Tubo 2: Microbiologia, Tubo 3: Sorologia. d) Tubo 1: Microbiologia e Sorologia, Tubo 2: Hematologia, Tubo 3: Bioqumica. e) Tubo 1: Bioqumica e sorologia, Tubo 2: Microbiologia, Tubo 3: Hematologia.

PARASITOLOGIA 1. A malria, caracteriza-se por febre intermitente, sudorese e calafrios e diagnosticada no laboratrio atravs de: A) Exame do lquor. B) Exame direto do material retirado das leses. C) Puno-bipsia da medula ssea. D) Xenodiagnstico. E) Gota espessa de sangue corada com Giemsa. 2. Quais os mtodos de escolha para extrao das larvas de Strongylodes stercolaris? a) Hoffman e Stoll-Hauser. b) Stol-Hause e Baermann Moraes. c) Baermann Moraes e Rugai e col. d) Rugai e colaboradores e Kato-Katz. e) Baermann Moraes e Hoffman. 3. O processamento de amostras de fezes pode ser realizado por diferentes formas e sobre o tema, correto afirmar que: A) a montagem mida direta consiste em preparar uma poro de amostra com algumas gotas de soluo fisiolgica estril, em uma placa de Petri. B) a adio de gotas de verde malaquita auxilia a observao de ovos e larvas de helmintos, bem como cistos de protozorios nas montagens diretas com salina. C) o mtodo da concentrao, por meio da tcnica de flutuao baseado na densidade. Dado que ovos e cistos so menos densos que a soluo de glicerina empregada (d=1,26g/L), estas estruturas flutuam, facilitando a observao. D) a tcnica de sedimentao pode ser aplicada tanto por gravidade quanto por centrifugao. E) nos esfregaos com colorao permanente, a hematoxilina frrica utilizada apenas para visualizao da morfologia de helmintos, enquanto o lugol empregado para ovos e trofozoitos.

4. Sobre o exame parasitolgico de fezes, marque a alternativa INCORRETA: a) No h nenhuma recomendao especfica para que seja realizada a coleta das fezes, j que os exames parasitolgicos so simples e procuram por parasitas evidentes. b) Os exames parasitolgicos podem ser qualitativos ou quantitativos, apresentando diferentes sensibilidades na deteco de ovos e larvas de helmintos e cistos de protozorios. O sucesso do diagnstico das parasitoses depende da coleta das fezes e do nmero de amostras. c) Para o mtodo direto podem ser usados os seguintes materiais: lmina, lamnula, gua, lugol, microscpio tico. d) Mtodo direto realizado partir da diluio de uma pequena quantidade de fezes em gua, com a adio de lugol e leitura em microscpio tico. e) O mtodo direto um mtodo fcil e barato e permite visualizar protozorios e helmintos. 5. Ainda sobre o exame parasitolgico de fezes, marque a alternativa INCORRETA: a) O mtodo MIF realizado com amostras colhidas e acondicionadas com MIF de 3 a 5 dias, consecutivos ou alternados, ou conforme orientao mdica. b) Entre os materiais utilizados para a realizao do mtodo Hoffmam esto a gaze ou tamis (peneira), pois no mtodo necessrio coar a suspenso de fezes em gua. c) O mtodo de Hoffmam geralmente mais indicado para a deteco de ovos pesados, como S. mansoni. d) A escolha do mtodo independe dos sintomas clnicos apresentados pelo paciente, j que, na maioria dos casos, o exame de fezes no ser o nico a ser realizado para o diagnstico final de uma patologia. e) Mtodo de Baermann-Moares um mtodo de concentrao para a identificao de larvas de helmintos por migrao ativa, com propriedade de hidrotropismo e termotropismo positivos. 6- Identifique se so verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas com relao s Parasitoses. ( ) Toxoplasma gondii, um protozorio que possui ciclo heteroxeno onde o homem o hospedeiro intermedirio e os mosquitos do gnero Anopheles so os definitivos e pode ser encontrado nas formas amastigotas, promastigota. ( ) As leishmanioses so causadas por diferentes espcies de protozorios do gnero Leishmania, e transmitidas pela picada de um mosquito da sub-famlia Phlebotominae. ( ) As formas tripomastigotas metacclicas eliminadas nas fezes e na urina dos barbeiros, durante ou logo aps o repasto sanguneo, penetram pelo local da picada e interagem com as clulas do SMF da pele e mucosas causando a Doena de Chagas. ( )Na amebase a via de infeco normal para o homem a ingesto de ovos. Aps a ingesto, o ovo comea a se desenvolver no meio cido do estmago e completado no duodeno e jejuno, onde ocorre a colonizao do parasita. Assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta (de cima para baixo). a. V V F F b. V F V F c. V V V F d. F V V F

7- Assinale a alternativa correta com relao aos mtodos para deteco de parasitas: A) As tcnicas de Lutz (1919) e Hoffman, Pons e Janer (1934) so tcnicas utilizadas para concentrar as amostras de fezes e tm como princpio a sedimentao por centrifugao. B) A anlise macroscpica da amostra de fezes permite a identificao de vermes adultos parasitos como Ascaris lumbricoides, Enterobius vermicularis e Schistosoma mansoni. C) A tcnica de Faust e colaboradores (1939) um mtodo qualitativo que tem como princpio a centrfugo-sedimentao em sulfato de zinco a 33%. D) O mtodo de Blagg e colaboradores (1955) uma tcnica de concentrao que tem como princpio a centrfugo-sedimentao do material conservado em formalina a 10%. E) O mtodo de Kato-Katz (Katz et al., 1972) um mtodo empregado tanto de maneira quantitativa como qualitativa na pesquisa de ovos de helmintos como Trichuris trichiura. 8- Em um esfregao sanguneo de um paciente infectado pelo Plasmodium falciparum se observa a presena de inmeros parasitas dentro de eritrcitos em forma anelar. Esse estgio morfolgico conhecido como: a) Merozota. b) Esporozota. c) Oocineto. d) Oocisto. e) Trofozota. 9- Para o diagnstico coproscpico de infeco por Strongyloides stercoralis, o mtodo e a forma de pesquisa mais adequados so: a) Metdo de rugai e forma filariide. b) Mtodo de willis e cistos. c) Mtodo de baermann-moraes e forma rabditide. d) Mtodo kato e katz e cistos. e) Mtodo direto e cistos. 10 - A localizao anatmica da inflamao causada por Schistossoma mansoni ocorre principalmente: a) Nos alvolos pulmonares. b) Nas vnulas intestinais. c) Nos tbulos intestinais. d) Na medla ssea. e) No sistema nervoso central.

Potrebbero piacerti anche