Sei sulla pagina 1di 3

02/02/13

CLNICA DECKERS - ORIENTAES MDICAS - ORTOPEDIA - TENDINITE PATELAR (JOELHO DE SALTADOR)

:: ORIENTAES MDICAS
ORTOPEDIA FISIOTERA PIA ONDA S DE CHOQUE PST / TRA T. A RTROSE MEDICINA ESPORTIVA NUTRI O CA RDIOLOGIA PNEUMOLOGIA DERMA TOLOGIA PEDIA TRIA TEMA S GERA IS PRIMEIROS SOCORROS

TENDINITE PATELAR (JOELHO DE SALTADOR)


O que a tendinite patelar? O tendo patelar est localizado bem abaixo da patela e faz a ligao entre ela e o osso da perna (tbia). A tendinite patelar, tambm, chamada de joelho de saltador, a inflamao deste tendo, causando dor nesta regio.

:: SESSES ESPECIAIS As dvidas mais freqentes sobre:


A RTROSE A RTROSE

TRA TA TA DA POR PST


PRTESES

(A RTOPLA STIA S)

Como ocorre? A atividade que mais causa a tendinite patelar o salto realizado excessivamente. Outras atividades que podem causar a tendinite patelar, quando realizadas repetidamente, so: correr, caminhar e andar de bicicleta. Todas essas atividades causam estresse no tendo patelar, podendo levar inflamao. Tendinite patelar tambm pode ocorrer em pessoas que possuem um desalinhamento dos membros inferiores, como: quadris largos, joelhos valgos ou ps com arcos que se chocam quando voc corre ou anda (p chato), condio que se chama pronao acentuada.

Quais so os sintomas? Dor e sensibilidade ao redor do tendo patelar. Edema no joelho ou onde o tendo patelar se conecta ao osso da perna. Dor ao saltar, correr ou caminhar, especialmente ladeira ou escada abaixo. Dor ao dobrar ou esticar a perna. Sensibilidade na parte de trs da patela.

Como diagnosticada? O mdico examinar o joelho procurando por sensibilidade no tendo patelar. Ele pode pedir para o paciente correr, saltar ou agachar para saber se esses exerccios causam dor. Os ps sero examinados para descobrir se h pronao acentuada. O mdico poder pedir raios-x do joelho.

Como tratada? Aplicao de compressas de gelo sobre a rea por 8 minutos, seguidos de 3 minutos sem gelo, repetindo at completar o ciclo total de 30 minutos, por 3 ou 4 dias ou at que a dor desaparea. Uso de medicamentos antiinflamatrios, prescritos pelo mdico. Uso de uma faixa para ser colocada sobre o tendo patelar, chamada tira-infra-patelar. A tira ir amparar o tendo patelar visando evitar desgaste e dor nele. Uso de suportes para o arco, feitos sob medida, em caso de pronao acentuada. Durante a recuperao da leso, o esporte ou a atividade, anteriormente praticados, devem ser mudados para outros que melhorem a condio. Por exemplo: Nadar ao invs de jogar basquete.

www.clinicadeckers.com.br/html/orientacoes/ortopedia/073_tendinite_patelar.html

1/3

02/02/13

CLNICA DECKERS - ORIENTAES MDICAS - ORTOPEDIA - TENDINITE PATELAR (JOELHO DE SALTADOR)


Quando retornar ao esporte ou atividade ? O objetivo da reabilitao que o retorno do paciente ao esporte ou atividade acontea o mais breve e seguramente possvel. O retorno precoce poder agravar a leso, o que pode levar a um dano permanente. Todos se recuperam de leses em velocidades diferentes e, por isso, para retornar ao esporte ou atividade, no existe um tempo exato, mas quanto antes o mdico for consultado, melhor. O retorno ao esporte acontecer, seguramente, quando o paciente: Puder dobrar e esticar totalmente o joelho, sem sentir dor. Possuir total fora da perna lesionada, em comparao outra perna. No possuir mais edema no joelho. Puder correr em linha reta, sem sentir dor ou mancar. Puder correr em linha reta a toda velocidade, sem mancar. Puder fazer viradas bruscas a 45. Puder fazer viradas bruscas a 90. Puder correr fazendo o 8 de 18 metros. Puder correr fazendo o 8 de 9 metros. Puder pular com ambas as pernas e depois somente com a perna lesionada, sem sentir dor.

Como evit-la? A tendinite patelar comumente causada por desgaste durante atividades como salto ou corrida. A melhor maneira de evit-la possuir fortes msculos nas coxas e um bom alongamento das pernas.

Exerccios de reabilitao da tendinite patelar:


Os exerccios a seguir so apenas um guia de tratamento bsico, por isso o paciente deve fazer a reabilitao acompanhado de um fisioterapeuta, para que o programa seja personalizado. A fisioterapia conta com muitas tcnicas e aparelhos para atingir os objetivos, como: analgesia, fortalecimento muscular, manuteno ou ganho da amplitude de movimento de uma articulao, etc, e por isso, o tratamento no deve ser feito sem a superviso de um profissional.

1 - Mobilidade Patelar: Sentar com a perna lesionada estendida frente do tronco e com os msculos da coxa relaxados. Com o dedo indicador e polegar, gentilmente pressionar a patela para baixo em direo ao seu p. Manter essa posio por 10 segundos. Retornar posio inicial. Ento, puxar a patela para cima em direo cintura. Manter por 10 segundos. Retornar posio inicial. Depois, tentar empurrar suavemente a patela para dentro em direo outra perna e manter por 10 segundos. Repetir esses exerccios por aproximadamente 5 minutos.

2 - Alongamento em P da Musculatura de Isquitibiais: Comear colocando o calcanhar da perna lesionada sobre um banco de, aproximadamente, 40 cm de altura. Inclinar o tronco para frente e flexionar o quadril at sentir um leve alongar na parte posterior da coxa. Colocar as mos nos ps ou, se no for possvel, nos tornozelos. Manter os ombros e as costas eretos. Manter o alongamento por 30 a 60 segundos e repetir o exerccio 3 vezes.

3 - Alongamento do Quadrceps: Em p, de cabea erguida, manter o lado so do corpo junto a uma parede e apoiar a mo contra ela. Com a outra mo, segurar o tornozelo da perna lesionada e levar o calcanhar para cima, em direo ndega, sem arquear a coluna. Manter a posio por 30 a 60 segundos e repetir 3 vezes.

www.clinicadeckers.com.br/html/orientacoes/ortopedia/073_tendinite_patelar.html

2/3

02/02/13

CLNICA DECKERS - ORIENTAES MDICAS - ORTOPEDIA - TENDINITE PATELAR (JOELHO DE SALTADOR)

4 - Postura do Quadrceps: Sentar no cho com a perna lesionada estendida frente. Tentar contrair o msculo da parte de cima da coxa, empurrando a parte de trs do joelho para baixo em direo ao cho. Concentrar a contrao na parte interna da coxa. Manter essa posio por 5 segundos e repetir 10 vezes. Fazer 3 sries.

5 - Elevao Com a Perna Estendida: Sentar com a perna lesionada estendida e a outra perna dobrada com o p apoiado no cho. Puxar os dedos do p da sua perna lesionada em direo ao tronco, o mximo que puder, enquanto contrai os msculos da parte de cima da coxa. Elevar a perna de 10 a 15 centmetros do cho, manter por 5 segundos e, ento, abaixar a perna, lentamente. Repetir 10 vezes e fazer 03 sries.

6 Levantar Pesos Estendendo a Perna (Musculao): Esse exerccio deve ser feito com tornozeleiras de pesos. Sentar em um banco com as tornozeleiras presas aos tornozelos, estender o joelho, deixando a perna reta. Os ltimos quinze graus de extenso so os mais importantes e, por isso, a perna deve estar estendida por completa. Alternar as pernas. Fazer 3 sries de 10.

Ir Para o Topo da Pgina Voltar Para a Lista de Temas de Orientaes em Ortopedia Siga a Clnica Deckers no Twitter e veja dicas e orientaes mdicas de vrias especialidades

Clnica Deckers - Av . Europa, 887 Jd. Europa - So Paulo / SP - Tel.: (11) 3065 1299

www.clinicadeckers.com.br/html/orientacoes/ortopedia/073_tendinite_patelar.html

3/3

Potrebbero piacerti anche