Sei sulla pagina 1di 15

NARRANDO HISTRIAS DE VAMPIROS: UMA ANLISE HISTRICA DA TEMTICA VAMPIRESCA A PARTIR DO SERIADO TELEVISIVO TRUE BLOOD Rodrigo Lessa

Cezar Santos1 Resumo: O presente artigo prope uma anlise das disputas discursivas em torno do seriado televisivo True Blood, buscando investigar de que forma este produto, contemporneo, tensiona as formas de se narrar histrias sobre vampiros na TV americana. O referencial terico-metodolgico utilizado o livro de Jason Mittell intitulado Genre and Television (2004). A anlise produzida neste artigo busca colocar em prtica os preceitos metodolgicos de Mittell, que faz uso dos conceitos de genealogia Foucaultiana, como o prprio autor chama, e de formaes discursivas, sempre ancorado em uma abordagem cultural. Palavras-chave: gnero televisivo, anlise histrica, formao discursiva, seriados televisivos, vampiros. As histrias de vampiros fazem parte da cultura popular. O enorme fascnio por estes seres sobrenaturais fica evidente com as grandes bilheterias de filmes de Hollywood, ou com romances nas listas de mais vendidos; mas isto no algo novo. Histrias de vampiros um fenmeno na cultura popular h mais um sculo, desde os primeiros livros e filmes que abordaram o tema. E, mais antigo ainda, o mito do vampiro perpassa por inmeras culturas ao redor do mundo h sculos. Da Grcia ao Mxico, passando por Rssia, Filipinas e Romnia, os mitos sobre os vampiros assombraram as pessoas de inmeras maneiras. Ao atribuir a criaturas sobrenaturais a culpa por eventos inexplicveis, povos extraiam sentido de mortes repentinas, desaparecimentos e, claro, reaparies daqueles que pensavam estar mortos. Os estudos sobre o vampirismo partem geralmente de explicaes de contextos sociais, procurando remeter sociedade da poca em que os mitos eram tidos como verdadeiros para compreender as funes e significaes destas estrias. Outra abordagem, de vis psicolgico, procura entender a existncia do vampiro no cenrio psquico ntimo de cada indivduo (MELTON, 1995). Seja atravs dos mitos antigos ou de narrativas ficcionais, os vampiros sempre foram alvo de temor e fascnio.
A crena em criaturas vampricas provavelmente remonta s experincias humanas muito antes do advento da palavra escrita. Tanto um Mestrando do Programa de Ps-Graduao em Comunicao e Cultura Contemporneas da Universidade Federal da Bahia. E-mail: lessaro@gmail.com.
1

temor respeitoso em relao aos mortos como uma crena nas propriedades mgicas do sangue podem ser encontradas em culturas do mundo todo. Contos modernos e antigos sobre chupadores de sangue, voadores notvagos e sobrenaturais, tais como a lmia (bruxa, na mitologia grega), so caractersticos, sob muitas formas, de muitas culturas mundiais (RICCARDO, 1995, p.XXIII).

No interessa ao trabalho recorrer e recuperar as origens dos mitos de vampiros, mas sim compreender as suas representaes nas narrativas ficcionais da cultura popular, e, em especial, na televiso contempornea. Para tal, utilizaremos uma proposta metodolgica de Jason Mittell para compreender, atravs da anlise de disputas discursivas, como um produto cultural contemporneo o seriado televisivo True Blood2 tensiona as formas de se narrar histrias sobre vampiros na TV americana. Ao final, espera-se obter um panorama de produtos ficcionais com temtica vampiresca, observando recorrncias, diferenas e mudanas ao longo dos anos, buscando compreender de que forma True Blood se relaciona com o que j foi anteriormente produzido com esta temtica. Ser buscado na histria o surgimento dos vampiros nas fices televisivas e traada a evoluo dessas narrativas; tambm essencial traar um paralelo com os vampiros narrados na literatura e no cinema, para compreender como estes influenciaram e/ou foram influenciados pelos personagens da TV. Uma proposta metodolgica3 Para alcanar nossos objetivos, utilizamos o referencial terico de Jason Mittell no livro Genre and Television (2004). O autor fornece ao artigo uma proposta metodolgica que nos permite investigar a fundo o nosso objeto, recorrendo genealogia Foucaultiana e s disputas discursivas para compreender como o seriado True Blood tensiona os modos de narrar os vampiros na televiso americana. A anlise

True Blood estreou no canal a cabo americano HBO em setembro de 2008 e teve 12 episdios na sua primeira temporada; atualmente o seriado possui cinco temporadas, mas o artigo tratar apenas da primeira, pois esta j nos fornece as informaes necessrias para a compreenso do seriado como um todo. Breve sinopse: Vampiros e outras criaturas sobrenaturais existem no universo deste seriado. Aps a inveno de um sangue sinttico, comercialmente vendido como Tru Blood, os vampiros aparecem publicamente e buscam uma convivncia pacfica com os seres humanos, pois j no precisam se alimentar deles. O seriado discute justia, igualdade, racismo, preconceito e religio, em analogia s lutas de minorias por direitos sociais. Esse o pano de fundo para conhecermos Sookie Stackhouse, protagonista da histria, e seu par romntico, o vampiro Bill Compton. A histria se inicia com a chegada do primeiro vampiro pequena cidade de Bon Temps, interior da Louisiana, que deixa a comunidade curiosa, ao mesmo tempo em que uma garota local assassinada. 3 A proposta metodolgica testada no presente artigo originou-se no mbito da disciplina Temas em Metodologias de Anlise de Produtos e Linguagens, ministrada pela Prof.Dra. Itania Gomes, no Programa de Ps-Graduao em Comunicao e Cultura Contemporneas da Universidade Federal da Bahia. Uma primeira verso deste artigo foi desenvolvida durante esta disciplina.

produzida no presente artigo busca colocar em prtica os preceitos metodolgicos de Mittell, assumindo assim um carter quase experimental. Mittell v os gneros 4televisivos como categorias culturais, buscando uma nova abordagem ao tema, para alm das categorias textuais. O autor argumenta:
() uma das grandes lies do ps-estruturalismo questionar as categorias que parecem ser naturais e assumidas. As definies de gnero no so mais naturais do que os textos que elas aparentam categorizar. Gneros so produtos culturais, constitudos por prticas miditicas e sujeitas a mudanas correntes e redefinies. Para entender melhor o que so gneros e como eles operam nas prticas culturais, ns precisamos da teoria dos gneros para formar nosso entendimento sobre como eles operam dentro de vrios domnios culturais5 (MITTELL, 2004, p. 1).

A pergunta feita a seguir pelo autor : se gneros no so simplesmente as propriedades textuais, para onde devemos ir ao analis-los? Segundo Mittell, para compreendermos como os gneros se tornaram culturalmente importantes, devemos examin-los enquanto prticas discursivas. Desta forma, seria possvel investigar o modo como as vrias formas de comunicao trabalham para constituir as definies, interpretaes e avaliaes dos gneros, dentro de contextos histricos especficos. A proposta metodolgica para anlise de produtos televisivos de Mittell (2004) se ancora em uma abordagem cultural e recorre anlise histrica. O autor formula cinco pontos que ele considera essenciais para uma anlise satisfatria de acordo com a abordagem proposta. Resumimos os cinco pontos a seguir: A anlise de gnero deve levar em considerao os atributos particulares do meio: a anlise deve dar conta dos modos especficos em que um meio opera durante um momento particular. Inclui tambm a compreenso de como mltiplas mdias podem trabalhar juntas em instncias especficas. Na televiso, deve-se olhar para hbitos de consumo e identificao da audincia, grade de programao, emissoras de exibio, anncios publicitrios, dentre outros. Os estudos de gnero devem negociar entre a especificidade e a generalidade: a anlise tradicional de gnero costuma evitar especificidades detalhadas em funo das generalizaes. Uma abordagem com maior nuance deve explicar esta tenso de forma mais efetiva. O autor oferece duas direes gerais para abordar sua anlise de gnero. A
4

Autores como Ken Gelder (1994) consideram a vampire fiction como um subgnero da fico popular. No presente artigo no vamos problematizar esta questo, utilizando as referncias de Mittell para entender o nosso corpus. 5 Traduo nossa para: () one of the great lessons of poststructuralism is to question the categories that seem to be natural and assumed. Genre definitions are no more natural than the texts that they seem to categorize. Genres are cultural products, constituted by media practices and subject to ongoing change and redefinition. To better understand what genres are and how they operate in cultural practice, we need genre theory to ground our understanding of how they work within various cultural realms.

primeira sugere que se inicie com um gnero e analise um elemento especfico dele, estreitando o foco para um aspecto especifico, seja de definio, significado, histria ou valor cultural de um gnero. Isso evita a generalizao exagerada que tpica dos estudos tradicionais do gnero. A segunda direo sugere que se inicie com um estudo de caso de um meio especifico e analise o modo como os processos de gnero operam dentro de uma instncia especfica. O autor lembra que pode-se comear a anlise com instncias isoladas de uma esfera especfica da prtica miditica, mas a anlise do gnero deve incorporar as operaes interrelacionadas do gnero atravs dos mltiplos domnios da mdia. As histrias do gnero devem ser escritas usando as genealogias discursivas: Para se compreender os gneros como categorias culturais, so necessrios mtodos historiogrficos diferentes do que se usa na anlise tradicional. O autor sugere a utilizao do modelo de genealogia Foucaultiana, que enfatiza a amplitude de enunciados ao invs de profundidade interpretativa para a coleta de instncias discursivas que cercam uma determinada instncia do gnero em questo. Isso quer dizer que para abordar satisfatoriamente os processos discursivos em jogo, a anlise do gnero deve juntar as instncias em que o gnero atua, interrelacionando os locais de prticas da audincia, da indstria e da cultura. Ao analisar o gnero como formao discursiva, tem que se observar as prticas de construo do gnero, a partir da definio, interpretao e avaliao do mesmo. Os gneros podem operar em diversos locais, e o autor cita algumas sugestes de onde o analista pode coletar formaes discursivas. Na instncia industrial existem tcnicas de produo, marketing de nicho, escolhas de patrocnio, press releases, entrevistas, identidade da emissora ou da rede e estruturas corporativas; nos aspectos textuais existe narrativa, contedo temtico, estilo visual, modos de produo, formato de gravao, tcnicas de edio e fluxo programtico; na imprensa existem reviews em jornais e revistas, fanzines, cenas de bastidores, entrevistas, editoriais, crticas, nmeros de audincia e revistas de nicho; por fim, as vozes dos telespectadores podem ser encontradas em sites na internet, salas de bate-papo, conversas pessoais, grupos de discusses, cartas enviadas a emissoras e peridicos, dentre outros. O autor aponta que h inmeros locais onde os gneros se articulam, e que cabe ao analista procurar estes locais e incorpor-los, criando uma genealogia ampla e rica para seu objeto de estudo. Os gneros devem ser entendidos dentro da prtica cultural: Para o autor, o uso industrial e de senso comum que fazem dos gneros exatamente o local onde os

gneros so operacionados e constitudos. E analisando esta prtica cultural que se pode compreender como os gneros trabalham dentro de um contexto histrico, ou como eles surgem e se desenvolvem, ou como eles se encaixam dentro de grandes relaes de poder. A meta entender os gneros como categorias culturais. Os gneros devem ser situados dentro de largos sistemas de hierarquias culturais e relaes de poder: Para o autor, ao olharmos o gnero como um processo discursivo contextual, conseguimos situar o gnero dentro de regimes mais largos de poder e entender melhor como o gnero opera culturalmente. As diferenas entre gneros so imbricadas em hierarquias de valor cultural e os processos comuns de avaliao podem localizar o gnero dentro de hierarquias sociais, sendo uma das formas cruciais de se observar como os gneros so culturalmente constitudos. Um dos exemplos do autor localizar o talk show a partir de distines de valor esttico, da identidade da audincia ou de hierarquias do gosto. Esta anlise produz um espectro de convenes e suposies genricas que so explicitamente ligadas a sistemas maiores de poder cultural e de diferenciao, como quando se compara um tablide com um jornal de notcias mais srias. Com esta abordagem, possvel observar de quais maneiras os agentes culturais articulam a diferenciao entre gneros como um aspecto constitutivo das definies, significados e valoraes dos gneros. Em resumo, a abordagem proposta por Mittell (2004) para uma anlise de gneros televisivos examinar gneros enquanto categorias culturais constitudos por aglomerados de formaes discursivas que operam dentro de textos, audincias, indstrias e contextos culturais. com esta perspectiva que damos incio nossa anlise. Este artigo pretende colocar em prtica a proposta de Mittell, assumindo um carter experimental. A ideia aqui no simplesmente executar isoladamente os cinco pontos propostos por Mittell, mas sim compor uma anlise que d conta dos objetivos do artigo e que esteja em sintonia com a abordagem do autor. Por conta do vasto contedo e imensa variedade de discursos sobre os temas aqui abordados, e pelas delimitaes de espao dadas pela natureza deste artigo, recortes foram feitos. Modos de narrar vampiros: comeando pela literatura e pelo cinema O vampiro como conhecemos hoje foi cunhado em Dracula, romance gtico do escritor irlands Bram Stoker. Publicado em 1897, o romance j foi adaptado para o cinema inmeras vezes em diversos pases; estima-se que o personagem Drcula tenha

inspirado mais de 200 filmes6 e 100 romances, nos quais o famoso vampiro era o protagonista em histrias diferentes da do romance original (MELTON, 1995). Bram Stoker se apropriou de lendas urbanas e mitos sobre vampiros que circulavam na Europa desde o sculo XI e de contos publicados no sculo XIX para moldar no conde Drcula o esteretipo de vampiro moderno. Os dois mais importantes contos sobre vampiros em lngua inglesa so The Vampyre, de John Polidori, e Carmilla, de Sheridan Le Fanu (respectivamente publicados em 1819 e 1872), e inspiraram Stoker na construo do seu Drcula. O vampiro de Polidori era o Lord Ruthven, um aristocrata viajante que atraa e matava mulheres inocentes a fim de se alimentar com seu sangue. Ele pode ser descrito como um fidalgo impassvel, de olhos cinzentos e frios e tez lvida, que parece querer provocar angstia nas criaturas mais frvolas (LECOUTEUX, 2005, p. 20). No h uma descrio exata do vampiro; apenas subentendidos, prprios para provocar a imaginao do leitor. No sculo XIX, o conto de Polidori fez imenso sucesso na Europa, sendo traduzido para outras lnguas e tendo verses no teatro e na pera. A Carmilla de Le Fanu apresenta uma vampira, personagem inovadora na poca. Carmilla introduziu o mundo vampiresco na literatura gtica, apresentando uma personagem misteriosa que aos poucos se revela uma vampira. A vampira se escondia no castelo que pertencia sua famlia quando viva, tinha hbitos notvagos, dois dentes parecidos com agulhas, fora sobre-humana e podia transformar-se em animais (o gato era seu favorito). A vtima de Carmilla era uma bela moa de 19 anos, com a qual cria um vnculo afetivo prximo ao da paixo e que revela ser sua descendente. Para Le Fanu, vampiros eram mortos que retornavam para atacar a famlia ou seus descendentes, ficando confinados geograficamente ao local em que foram sepultados. Enquanto o conto de Polidori considerado por muitos a base da fico moderna sobre vampiros (RICCARDO, 1995), a Carmilla de Le Fanu serviu de referncia com sua forma peculiar de retratar uma vampira em um contexto gtico. Com o decorrer dos anos, Carmilla foi revisitada em verses cinematogrficas7. Utilizando elementos de Polidori e Le Fanu para produzir um personagem vampiro com um pano de fundo gtico, o romance Dracula de Stoker
6

Nosferatu (1922, dirigido por F.W.Murnau) foi a primeira adaptao no-oficial; os nomes tiveram que mudar por conta de direitos autorais. As adaptaes mais conhecidas so os filmes dirigidos por Tod Browning em 1931 e por Francis Ford Coppola em 1992, com Bela Lugosi e Gary Oldman interpretando o conde Drcula, respectivamente. 7 So exemplos de filmes que se basearam no conto Carmilla: Et mourir de plaisir (1960, dirigido por Roger Vadim), The Vampire Lovers (1970, dirigido por Roy Ward Baker), La Novia Ensangrentada (1972, dirigido por Vicente Aranda), Carmilla (1999, dirigido por Tom LePine), entre outros.

criou o vampiro vilo definitivo, (...) um predador aristocrtico profano sado do tmulo, que hipnotiza, corrompe e se alimenta das lindas jovens que mata. Stoker revelou todo o impacto das conotaes psicossexuais envolvidas no relacionamento entre vampiro e vtima, mostrando a notvel semelhana entre a nsia de sangue dos mortos-vivos e a sensualidade reprimida dos simples mortais (RICCARDO, 1995, p. XXVI).

Segundo Melton (1995), logo na primeira apario de Drcula no romance j foram mostrados o que se tornariam os elementos bsicos da imagem do vampiro: fora fora do comum, caninos alongados, pele muito plida, corpo frio, no ingere alimentos, no se mostra luz do sol, ficando recluso ao seu caixo durante o dia. Contudo, outras caractersticas foram esquecidas com o tempo, como o mau hlito perceptvel, as palmas das mos peludas, as unhas extremamente afiadas e as orelhas pontiagudas. O teatro e o cinema ajudaram a construir uma imagem mais amena do conde Drcula, que perdeu alguns aspectos asquerosos e mudou seus trajes para um black-tie. A verso cinematogrfica dirigida por Tod Browning em 1931, com o ator Bela Lugosi no papel principal, popularizou a imagem de um Drcula mais palatvel, bem-vestido, elegante, aristocrata, visto como um estrangeiro europeu com sotaque hngaro pelo pblico norte-americano. A partir de ento, este Drcula passou a ser usado como referncia nas inmeras produes subsequentes numa mescla com a descrio do romance de Bram Stoker (MELTON, 1995). Apesar de vilo, cujo intuito matar e beber o sangue da vtima, o vampiro adquire um ar sedutor. O impacto de Dracula no consumo de literatura sobre vampiros foi grande, mas demorou mais de meio sculo para inspirar a produo de romances com temas vampirescos: durante esse tempo, poucos romances foram publicados sobre o tema e nenhum chegou a ser considerado relevante (RICCARDO, 1995). Apenas em 1954 o romance I Am Legend8, de Richard Matheson, chegou a causar novamente um importante impacto literrio. A partir de 1960, mais de 100 romances com o Drcula como protagonista foram publicados por autores distintos, incluindo verses para o pblico juvenil e resumos do original. Para Riccardo (1995), o livro que viria abalar as convenes sobre os vampiros seria Entrevista com o vampiro, de Anne Rice. Publicado em 1976, o romance retratava o vampiro Louis como heri trgico e anti-heri ao

Situado em um mundo apocalptico no qual a humanidade foi quase extinta por uma doena que transformava todos em vampiros, o romance conta a histria de Robert Neville, aparentemente o nico homem vivo do planeta. Recebeu trs verses para o cinema (1964, dirigido por Ubaldo Ragona e Sidney Salkow; 1971, dirigido por Boris Sagal; 2007, dirigido por Francis Lawrence) e foi grande responsvel por popularizar o tema da devastao mundial nas obras de fico cientfica.

mesmo tempo, fazendo uma apreciao altamente introspectiva da vida de um vampiro. Ele uma pessoa erudita e sensvel que se v atirada no mundo dos vampiros, transformado por Lestat, personagem que voltaria como protagonista nos prximos livros da autora. Louis passa a lidar ento com sua imortalidade enquanto busca um sentido de identidade em sua existncia como um assassino movido a sangue. Conquanto o Drcula de Stoker ainda seja a imagem dominante do vampiro para o grande pblico, a viso romanceada do vampiro de Rice foi uma avalanche literria para milhes de pessoas, que se tornaram enfeitiadas por essa nova imagem (RICCARDO, 1995, p. XXIX-XXX). A revista Preview (edio 2, 2009), corrobora com essa ideia ao publicar uma reportagem com o trecho: Depois do lanamento do livro Entrevista com o Vampiro (...), um novo vampiro nasceu: o vampiro-humano. Rice usou a mesma estratgia narrativa que Mary Shelley utilizou com sucesso em Frankenstein e contou as histrias dos vampiros do ponto de vista deles, disse Veronica Hollinger. Dessa forma eles ganham em humanidade, conquistando a simpatia para serem vistos no mais como monstros unidimensionais. Ao mesmo tempo eram belos e glamurosos. Rice voltaria a escrever sobre vampiros na dcada de 1980, em romances conhecidos como Crnicas Vampirescas, sempre os abordando como pessoas sensveis, bonitas e com tendncias artsticas, que sentem xtase e intimidade quando bebem sangue. A srie de livros de Rice sobre um mundo misterioso dos vampiros a tornou a autora mais popular depois de Stoker (RICCARDO, 1995), e alguns foram adaptados para o cinema, como Entrevista com o Vampiro (1994, dirigido por Neil Jordan) e A rainha dos condenados (2001, dirigido por Michael Rymer). Os vampiros ganham nuances psicolgicas maiores, para alm apenas da beleza fsica, ajudando a construir uma nova forma de enxerg-los. Eles aqui no so vistos como seres simplesmente malvolos, cujo nico propsito matar, mas sim como pessoas tentando preservar o pouco de humanidade que lhes restou desde que se transformaram. Essa nova abordagem a que mais est em voga recentemente e proporciona a construo do vampiro como um heri mais ainda nas narrativas em que o personagem encontra outras maneiras para se alimentar, sem precisar matar um ser humano. Recentemente, um novo fenmeno literrio e cinematogrfico surgiu com uma forma diferenciada9 de narrar os vampiros. O romance Crepsculo, escrito por

Importante frisar que o esteretipo de vampiro proposto em Dracula de Bram Stoker no foi uma frmula seguida risca por todos os escritores e diretores de cinema. H diferentes e muitas vezes curiosas formas de se retratar os vampiros no cinema e na literatura, a exemplo de vampiros espaciais e outros voltados a um pblico infantil.

Stephenie Meyer, foi publicado em 2005 e rapidamente se tornou um sucesso de vendas. Nos anos seguintes foram publicadas as sequncias Lua Nova (2006), Eclipse (2007) e Amanhecer (2008), que compem a Saga Crepsculo. A srie de livros conta a histria de Bella Swan, uma adolescente americana que se apaixona pelo vampiro Edward Cullen, que corresponde o amor imediatamente. Edward, contudo, luta para controlar seus impulsos assassinos e isso o impede de ter um relacionamento com a humana Bella. Ele faz parte da famlia Cullen: liderada por Carlisle, que ocupa a posio de patriarca, e composta por vampiros que se consideram vegetarianos, eles se alimentam apenas de sangue animal e jamais atacam um ser humano. Outras caractersticas marcantes do vampiro de Meyer: sua pele brilha quando se expe luz solar, no tem caninos pontiagudos, possui fora e agilidade superiores a de um ser humano, no se deita em caixo ou abaixo da terra e cada vampiro possui uma habilidade especial (como por exemplo, ler mentes, prever o futuro, super-velocidade, etc.). A revista Preview (2009) chama os livros de Meyer como maior exemplo do tipo de vampiro que iria surgir no sculo 21, o vampiro-namorado. Edward seria o exemplo maior de vampiro romntico e casto; enquanto Bill Compton, vampiro da srie True Blood, seria a verso para adultos: tambm romntico, mas muito mais sexual. Alan Ball, criador de True Blood, disse em entrevista revista Rolling Stones (edio americana, 2010): Para mim, vampiros so sexo. Eu no entendo uma histria de vampiros sobre abstinncia, em referncia ao vampiro Edward, que s faz sexo com seu par romntico aps o casamento, nos momentos finais da saga. Estima-se que os quatro livros da srie Crepsculo venderam cerca de 100 milhes de cpias ao redor do mundo, e logo foram adaptados para o cinema. O primeiro filme da srie, tambm intitulado Crepsculo, foi lanado em 2008 nos cinemas e arrecadou cerca de 385 milhes de dlares em bilheteria. O segundo filme, intitulado A Saga Crepsculo: Lua Nova foi lanado em 2009, e o terceiro em 2010. O ltimo livro foi dividido em dois filmes; a parte um foi exibida nos cinemas em 2011, e a parte dois est prevista para estrear em 2012. notvel uma interseco entre o seriado televisivo True Blood e a verso cinematogrfica de Crepsculo. A comparao constante entre eles acaba se tornando um ponto de tensionamento que ajuda a localizar ambos os produtos. Inmeras reportagens em revistas e sites de fs tecem comparaes entre eles. Os dois fizeram considervel sucesso de pblico quase que simultaneamente; contudo, apresentam vampiros distintos e so direcionados a pblicos tambm distintos. De um lado, os

vampiros castos, vegetarianos e que brilham no sol, em Crepsculo. De outro, os vampiros altamente sexualizados, com crtica social e metforas polticas de True Blood. No necessrio fazer julgamento de valor ou de qualidade esttica, j que no importa qual melhor. Provavelmente, ambos conseguiram se destacar justamente pela rivalidade em torno entre eles; um nos cinemas, o outro na TV. Vejamos agora a trajetria dos vampiros na televiso. Narrando histrias de vampiros na TV O primeiro vampiro a fazer sucesso na televiso americana Barnabas Collins, personagem da telenovela diurna Dark Shadows (ABC, 1966-1971). Inovadora por apresentar uma histria gtica repleta de elementos sobrenaturais, Dark Shadows tornou-se popular a partir da insero do vampiro Barnabas como personagem fixo na trama, que passou a ser popularmente reconhecido da mesma forma que o Drcula de Bram Stoker e o Lestat de Anne Rice (MELTON, 1995). O romance The Night Stalker, de Jeff Rice, foi adaptado em 1972 para um telefilme homnimo no canal americano ABC e apresentou o caador de vampiros e de outras criaturas sobrenaturais Kolchak. Com enorme sucesso de pblico, outro telefilme foi exibido em 1973, abrindo as portas para a realizao de um seriado semanal em 1974, que levou o nome Kolchak The Night Stalker10. Apesar de o seriado ter sido cancelado aps a primeira temporada, a frmula do caador seria revisitada em outros seriados at os tempos atuais11, como Buffy, a caa-vampiros12 e Supernatural13. Seguindo esta linha do caador de seres sobrenaturais, o seriado Forever Knight14 inovou ao apresentar um vampiro em busca de redeno no papel do caador. Nick Knight era um detetive boa-praa em busca de uma cura para o vampirismo, enquanto desvendava mistrios e assassinatos. O tipo do vampiro detetive tornaria a aparecer em outras produes televisivas, como Angel15 e Moonlight16. Em 1997, Joss Whedon criou o seriado Buffy, a caa-vampiros, baseado no roteiro que ele prprio escreveu para o filme homnimo de 1992 (dirigido por Fran Rubel Kuzui). Levando tela da TV a histria que no conseguiu levar do jeito
Kolchak The Night Stalker, criado por Jeffrey Grant Rice. 1974-1975, ABC, EUA. O prprio Kolchak seria revisitado em um remake exibido pelo canal ABC, em 2005. Chamado apenas de Night Stalker, a produo foi uma minissrie de 6 episdios. 12 Buffy, The Vampire Slayer, criado por Joss Whedom. 1997-2003, The WB/UPN, EUA. 13 Supernatural, criado por Eric Kripke. 2005-, The WB/The CW, EUA. 14 Forever Knight, criado por Barney Cohen e James D. Parriott. 1992-1996, CBS, EUA/Canad. 15 Angel, criado por Joss Whedon e David Greenwalt. 1999-2004, The WB, EUA. 16 Moonlight, criado por Ron Koslow e Trevor Munson. 2007-2008, CBS, EUA.
11 10

desejado para o cinema, Whedon produziu 7 temporadas do seriado, que foi cancelado em 2003. O mundo de Buffy foi revisitado diversas vezes atravs da publicao de histrias em quadrinhos e livros oficiais, sempre em projetos encabeados por Whedon, dando prosseguimento histria do ponto em que foi interrompida no seriado de TV. Buffy conta a histria de uma garota normal que frequenta o colgio e que descobre ser uma escolhida para lutar contra as foras do mal monstros, demnios e vampiros. Um aspecto inovador do seriado foi o relacionamento amoroso entre a personagem principal, humana, com um vampiro. Chamado Angel, esse vampiro bonzinho recebe destaque no seriado e ganha um spin-off17 que levou seu nome. Outro seriado que faz uso de ambientao teen, assim como Buffy, a caavampiros, The Vampire Diaries18, produo do canal norte-americano The CW19. O seriado uma adaptao da srie de livros com o mesmo nome, da escritora Lisa Jane Smith. Inicialmente pensada como uma trilogia, a srie de livros foi publicada em 1991, mas pelo sucesso de pblico alcanado, a autora lanou mais um volume em 1992. Em 2009, os direitos de adaptao para a televiso foram garantidos pelo CW, seguindo a tendncia de Crepsculo nos cinemas e True Blood na televiso. Com essa retomada aos romances vampirescos, Smith anunciou novos volumes de sua srie com os ttulos The Vampire Diaries: The Return (j publicados em 2009, 2010 e 2011) e The Vampire Diaries: The Hunters (sem previso de publicao). The Vampire Diaries conta a histria do tringulo amoroso formado pela humana Elena e por dois vampiros irmos, Stefan e Damon. Os vampiros neste seriado so dotados de fora e agilidade descomunais, possuem dentes caninos pontiagudos que se retraem quando desejam, reagem instintivamente quando sentem sangue humano e podem se transformar em animais (Damon se transforma em um corvo). Algumas caractersticas humanas so personificadas em Stefan, que assume o papel do vampiro bom. Ele se esfora para viver entre humanos, se apaixona por Elena e dotado de compaixo, se recusando a ferir pessoas e se alimentando do sangue de animais. J Damon o tpico vampiro vilo, que no respeita os humanos e os mata ao bel prazer; contudo, com o decorrer da histria, ele vai revelando qualidades humanas, tornando-o
Chama-se de spin-off o seriado que surge derivado de outro, como o caso de Angel. The Vampire Diaries, criado por Kevin Williamson e Julie Plec. 2009-, The CW, EUA. 19 O canal The CW uma juno dos canais The WB (Warner Bros. Entertainment) e UPN (CBS Corporation). Foram os mesmos responsveis pela exibio de Buffy, a caa-vampiros (as 5 primeiras temporadas foram exibidas no The WB e as duas ltimas no UPN). A proposta deste novo canal produzir seriados e reality shows originais voltados ao pblico formado por jovens adultos (notadamente, entre 18 e 34 anos), conforme informa seu site oficial. Faz parte atualmente de sua grade de programao Gossip Girl, Supernatural, One Tree Hill, Americas Next Top Model, Melrose Place e 90210.
18 17

um personagem dbio que oscila entre ser vampiro e desejar o amor de Elena. Ambos os vampiros podem caminhar luz do sol por possurem um anel mgico que os protege. Duas experincias merecem ser citadas, ainda que brevemente, pois ilustram a volatilidade da programao de TV no que diz respeito aos seriados. Moonlight uma produo original do canal norte-americano CBS que foi cancelada aps a exibio de 16 episdios. O seriado contava a histria do detetive Mick St. John, que foi transformado em vampiro na dcada de 1950 e permanecia at os dias atuais desvendando crimes misteriosos, muitos relacionados a vampiros e a seu prprio passado. O outro seriado Blood Ties20, produo canadense em parceria com o canal norte-americano Lifetime Television e baseada na srie de livros Blood, de Tanya Huff. Exibida no Canad no canal Citytv e nos Estados Unidos no Lifetime, o seriado teve apenas duas temporadas que somam 22 episdios (12 episdios da primeira temporada e 10 episdios da segunda). Contava a histria da ex-policial Vicki Nelson, que se torna investigadora particular quando comea a perder a viso por problemas de sade. Ela conhece o vampiro Henry, se tornam parceiros nas investigaes de crimes sobrenaturais e acabam se apaixonando. Tanto Moonlight quando Blood Ties no resistiram por muito tempo no concorrido ambiente da TV e foram canceladas rapidamente. Isso evidencia que, quando um seriado no est atingindo nmeros suficientes de audincia ou crticas favorveis, ele pode ser cancelado; na maioria dos casos, o seriado deixa de ser exibido sem que seja produzido um final para a histria. Quando tratamos de seriados de TV, portanto, o nmero de temporadas e episdios produzidos podem servir como evidncia de xito comercial e de pblico, embora longevidade no indique necessariamente qualidade esttica. Os livros, filmes e seriados21 mencionados compem um panorama diverso o suficiente para observarmos certas semelhanas e diferenas na construo do personagem vampiro na televiso e das histrias contadas sobre eles. Notamos que, dos anos 1990 at hoje, tornou-se popular a figura do vampiro heri, quase sempre construdo atravs do embate com o vampiro vilo. H quase sempre uma maneira do vampiro heri se alimentar sem precisar matar seres humanos; s vezes, encontram-se justificativas para o vampiro poder andar luz do sol e, assim, ter uma vida mais
20 21

Blood Ties, criado por Peter Mohan. 2007, Lifetime Television/Citytv, EUA/Canad. Outras sries da televiso americana que no foram mencionadas no texto, mas que abordam a temtica vampiresca em alguma medida: Big Wolf on Campus (mltimplos canais, 1999-2002), Blade (SpikeTV, 2006), The Curse of Dracula (NBC, 1979), Dracula: The Series (mltiplos canais, 19901991), Kindred: The Embraced (Fox, 1996) e The Munsters (CBS, 1964-1966; e o remake em 1988-1991).

prxima da dos humanos. O relacionamento amoroso surge como uma progresso das relaes esboadas nas narrativas sobre vampiros clssicos, como Dracula e Carmilla, nas quais a vtima que alimentava o vampiro geralmente sucumbia seduo do monstro. A perspectiva de Anne Rice foi essencial ao possibilitar certa abordagem romntica nas narrativas vampirescas, at ento localizadas majoritariamente nos gneros literrios gticos ou de horror. E a esta altura, chegamos em True Blood. O seriado apresenta seus vampiros em um mundo ficcional nunca visto na televiso: os vampiros se revelam publicamente, almejam viver normalmente entre os humanos e passam a lutar por direitos igualitrios. Isso tudo por conta da criao de um sangue sinttico, o que tornava no mais necessrio que os vampiros se alimentem de seres humanos. Dentro deste universo vemos uma variedade de tipos de personagens vampiros; o par romntico da protagonista, o vilo sem escrpulos, o louco por poder, o assassino frio, a vampira rainha; mas tambm alguns tipos pouco convencionais, como a vampira-beb recmtransformada, um homem solitrio de classe mdia que vive uma vida pacata, dentre outros. A diversidade de personagens vampiros aponta para a importncia desses personagens na narrativa: estes so apresentados como seres completos, com nuances e personalidades distintas, e no apenas como o monstro que deve ser caado e destrudo, to comum em seriados anteriores. Contudo, nem tudo inovao. A caracterizao dos personagens vampiros est em sintonia com as mudanas sofridas ao longo dos anos, com dito anteriormente. Os vampiros no possuem aspecto grotesco, suas vestimentas no so diferentes das de qualquer pessoa, eles no precisam se alimentar de seres humanos (embora ainda o faam), eles apresentam sentimentos humanos, so seres altamente sexuais. Mas tambm apresentam algumas caractersticas clssicas, como observadas desde os primeiros escritos sobre os vampiros. Em True Blood eles tm sede insacivel por sangue humano, podem hipnotizar pessoas, eles morrem com uma estaca de madeira no peito, eles queimam quando expostos ao sol, a prata queima a pele e os enfraquece. A temtica vampiresca encontra abrigo apropriado no canal de exibio de True Blood, a emissora HBO. Por ser um canal a cabo, a HBO possibilita ao seriado uma abordagem com violncia grfica e cenas de alto teor ertico, em consonncia com a temtica e com as caractersticas de seus vampiros. Produes anteriores, como Buffy, a caa-vampiros ou Angel, eram produzidos para canais abertos e direcionados ao pblico juvenil, havendo assim restries quanto linguagem e ao uso de cenas de sexo ou

violncia. Estas restries se devem a inmeros fatores, como o horrio de exibio, o apoio de patrocinadores (empresas e marcas tendem a no anunciar em produtos controversos) e presso de associaes reguladoras que definem a indicao etria das produes. Na HBO, por no haver anncios comerciais e por ser um canal exclusivo para assinantes, suas produes so destinadas ao pblico adulto; comum que haja programas cuja indicao etria para maiores de 18 anos apenas. A revista Sci-Fi News (2009) publicou em artigo: True Blood supera produes como Buffy, A caa vampiros, j que entrega um produto de qualidade tcnica e relevncia social muito mais apurado e visualmente irreparvel. O criador da srie, Alan Ball, disse em entrevista mesma revista: No consigo imaginar essa mesma srie em outro canal. Teramos sofrido tanta censura e presso, e o resultado seria muito diferente. Consideraes Finais Acreditamos que o presente artigo consegue experimentar e compartilhar a viso de Mittell, conforme abordado no incio. Ainda que longe de estar completa, a anlise aqui realizada se mostra vlida ao tratarmos ao longo do trabalho de importantes premissas metodolgicas antecipadas por Mittell, como a busca por discursos mltiplos a fim de construir uma genealogia satisfatria. O maior desafio metodolgico parece ser a infinidade de contedo disponvel que, associado ao espao limitado, acaba por gerar recortes ou trechos demasiadamente resumidos. Um dos desafios ao se realizar esta anlise foi articular os mltiplos discursos e informaes relevantes em um texto coeso e agradvel leitura. Para tanto, dividimos o texto da anlise em 2 tpicos, com o intuito de organizar a leitura e a compreenso. Com o mesmo intuito, optamos por colocar a maioria das fontes informativas e discursos coletados nas referncias bibliogrficas ao final do trabalho, uma vez que o excesso de referncias ao longo do texto atrapalharia a leitura. Outros trabalhos devem respeitar suas necessidades especficas, no sendo pretenso deste artigo apresentar um modelo a ser rigorosamente seguido. Mais importante, acreditamos que esta experincia tenha sido um exerccio metodolgico vlido, ainda que no definitivo. Talvez o maior aprendizado que se tira com este artigo a viabilidade de se analisar gneros como categorias culturais, traando uma genealogia histrica conforme o problema analisado requer. O foco foi a temtica vampiresca de seriados televisivos, mas a metodologia aplicada pode ser expandida a uma variedade de temas, gneros e produtos, conquanto haja tensionamentos e disputas discursivas em torno da questo.

BIBLIOGRAFIA GELDER, Ken. Reading the vampire. London: Routledge, 1994. HBO. Disponvel em: http://www.hbo.com/. Acesso: 27/08/2011. IMDB. Disponvel em: http://www.imdb.com. Acesso: 22/08/2011. LECOUTEUX, Claude. Histria dos Vampiros: Autpsia de um mito. So Paulo: Editora UNESP, 2005. MELTON, J. Gordon. O Livro dos Vampiros A Enciclopdia dos Mortos-Vivos. So Paulo: Editora MAKRON Books, 1995. MITTELL, Jason. Genre and Television: From cop shows to cartoons in American Culture. New York: Editora Routledge, 2004. Notcias Robert Pattinson. Disponvel em: http://noticiasrobertpattinson.com.br/. Acesso: 27/08/2011. PEREIRA, P. Gustavo. Almanaque de Seriados. Rio de Janeiro: Ediouro Publicaes, 2008. Revista Preview. Ano 1, edio 2. So Paulo: Nova Sampa Diretriz Editora, 2009. Revista Rolling Stones. Edio 1112. New York: Wenner Media, 2010. Revista Sci-Fi News. Ano 13, edio 139. So Paulo: Ncleo de Edio Sci-Fi News, 2009. RICCARDO, Martin V. Breve histria cultural dos vampiros. In: O Livro dos Vampiros A Enciclopdia dos Mortos-Vivos. So Paulo: Editora MAKRON Books, 1995. Sookie Novels. 27/08/2011. Disponvel em: http://sookienovels.wordpress.com/. Acesso:

The Vault. Disponvel em: http://www.trueblood-online.com/. Acesso: 27/08/2011. True Blood. Disponvel em: http://www.hbo.com/true-blood/. Acesso: 27/08/2011. True Blood Net. Disponvel em: http://truebloodnet.com/. Acesso: 27/08/2011. True Blood Wiki. Disponvel em: http://truebloodwiki.wetpaint.com/. Acesso: 27/08/2011. TV.com. Disponvel em: http://www.tv.com. Acesso: 22/08/2011. Twilighters. Disponvel em: http://www.twilighters.com.br/. Acesso: 27/08/2011. Wikipedia. Disponvel em: http://pt.wikipedia.org/. Acesso: 27/08/2011.

Potrebbero piacerti anche