Sei sulla pagina 1di 54

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEAR - UFC ESCOLA SUPERIOR DO MINISTRIO PBLICO - ESMP Curso de Especializao em Processo Penal

OS DIREITOS FUNDAMENTAIS E O EFETIVO ACESSO JUSTIA

LEONARDO ANTNIO DE MOURA JNIOR

FORTALEZA-CE 2002

LEONARDO ANTNIO DE MOURA JNIOR

OS DIREITOS FUNDAMENTAIS E O EFETIVO ACESSO JUSTIA


Monografia apresentada Coordenao do Curso de Especializao em Processo Penal da Escola Superior do Ministrio Pblico/Universidade Federal do Cear, como requisito parcial para a obteno do ttulo de Especialista.

Fortaleza - Cear 2002

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEAR ESCOLA SUPERIOR DO MINISTRIO PBLICO CURSO DE ESPECIALIZAO EM PROCESSO PENAL OS DIREITOS FUNDAMENTAIS E O EFETIVO ACESSO JUSTIA

Monografia submetida apreciao, corno parte dos requisitos necessrios obteno do ttulo de Especialista em Processo Penal, concedido pela Universidade Federal do Cear/Escola Superior do Ministrio Pblico.

AUTOR: Leonardo Antnio de Moura Jnior

Monografia aprovada em: 30 de outubro de 2002 BANCA EXAMINADORA:

Maria 1alia Barbosa da Silva - Ms 1 1 Examinador

-) ivanice Mogzuma de"Carvalho Pinheiro - MS 20 Examinador

/ MachJel' Riueiro de Oliveira Filho 00rdenador do Curso aria tianiia Barbosa da ti Ms \ Diretora da ESMP ,

O importante que os direitos que promanam da liberdade e igualdade como a cidadania, a sade, a educao, a informao, possam, na prtica, ser alcanados, e exigidos de quem est obrigado a fornec-los.

(Carneiro, 1999; 25).

Dedico este trabalho ao meu pai, Leonardo Antnio de Moura, maior incentivador de meu crescimento acadmico e profissional.

0
Agradeo

A Deus, fonte inesgotvel de proteo e orientao na qual sempre procuro pautar minhas aes;

a toda a minha famlia, pelo estmulo e colaborao com que sempre me distingue;

a minha namorada, Karina Ponte Bandeira, companheira de todas as horas que nunca se negou a prestar qualquer auxlio neste trabalho e em outros;

ao meu orientador, professor Machidovel Trigueiro de Oliveira Filho, pela contribuio significativa para a realizao deste trabalho;

professora Magnlia Barbosa da Silva, diretora da Escola Superior do Ministrio Pblico, sempre disponvel a resolver todos os problemas de seus alunos;

professora Ivanice Montezuma, pela gentileza e organizao final do trabalho

SUMARIO

INTRODUO

.01

CAPTULO 1 DIREITOSFUNDAMENTAIS.................................................................................11 1.1 Caractersticas ........................................... .............. . ............................. 11 1.2 Conceito.................................................................................................19 1.3 Coliso dos Direitos Fundamentais ......................................................20 1.4 Interpretao Constitucional..................................................................24 1.5 Princpio da proporcionalidade .............................................................27

CAPTULO II ACESSO JUSTIA ...........................................................................................30 2.1 Obstculos ao acesso Justia ...........................................................31 2.2 Solues e polticas de acesso Justia .............................................40 2.3 Avanos legislativos .............................................................................42 4 CONSIDERAESFINAIS ........................... .----------------------------------------------------- 47

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS.....................................................................53

4
RESUMO

MOURA JNIOR, Leonardo Antnio de. Os Direitas Fundamentais como base do Estado Democrtico de Direito. Universidade Federal do Cear! Escola Su p erior do Ministrio Pblico. Fortaleza - CE, outubro de 2002- Professor Orientador Machidovel Trigueiro de Oliveira Filho Ms (Coordenador do Curso de Especializao em Processo Penal) e Diretora da ESMP Maria Magnlia Barbosa da Silva- Ms.

Este trabalho resultado de estudos a respeito dos Direitos Fundamentais como base do Estado Democrtico de Direito e se caracteriza como uma descrio terica a respeito do tema, luz de autores que o abordam, dentre os quais podemos citar Bonavides (1995 e 2000), Canotilho (1999), Capez (2000), Guerra Filho (1997 e 1999), Moraes (1999), Moraes (2000), Mancuso (1996), Silva (1996), dentre outros, que constituram o alicerce terico das reflexes que conduziram a elaborao desta monografia. O objetivo geral do trabalho foi oferecer uma contribuio compreenso da teoria que fundamenta esses direitos, evidenciando o carter cientfico com que a matria tratada pela doutrina. Ao final do trabalho consideramos que os Direitos Fundamentais podem ser considerados assim, Direitos Humanos inalienveis, imprescritveis, irrenunciveis, postulados na Lei Maior de cada pais, possuindo natureza jurdica de direitos constitucionais, e repetidos no Ordenamento Jurdico como um todo, cuja grandeza e magnitude de suas proposies os faz serem considerados normas-princpios e, sendo assim considerados, irradiam as suas disposies por todo o Ordenamento Jurdico, demonstrando a tendncia e o vetor poltico-social de uma nao.

INTRODUO

ri
O estudo dos Direitos Fundamentais , sem sombra de dvida, um tema de grande relevncia, vez que estes direitos so-essenciais para todos os povos, em todos os tempos, sendo base do verdadeiro Estado Democrtico de Direito. a partir do estudo desses direitas, considerados- nurmas-prrrrcfpros, que se irradiam suas proposies-por todo o Ordenamento- infraconstitucional, a partir dos quais podemos vislumbrar a matiz, o esprito, a linha, a direo ou o vetor poltico-social das Constituies de todo o mundo.
L

Tais direitos vm, dia-a-dia, ganhando maiores espaos nas Cartas Magnas das naes, incluindo entre estas a Constituio Brasileira, que reservou todo um Ttulo para os Direitos e Garantias Fundamentais. O presente trabalho tem como objetivo dar urna contribuio no entendimento da teoria que fundamenta esses direitos, evidenciando o carter cientfico com que a matria tratada pela doutrina. No seu desenvolvimento procurou-se discorrer sobre as caractersticas dos direitos fundamentais, refletindo sobre sua evoluo histrica e evidenciando as outras caractersticas prprias de direitos de tamanha essencialidade, quais sejam: inalienabitidade, imprescritibi-lidade e irrenunciabilidade. Aps o estudo das caractersticas dos Direitos Fundamentais, passou-se conceitu-los, por se entender que um bom conceito de qualquer objeto ou instituto deve passar, necessariamente, pelo conhecimento de suas caractersticas.

No desenvolvimento do trabalho procurou-se fazer distino entre regras e princpios buscando, com a ajuda da doutrina, evidenciar as diversas solues possveis quando estes institutos entram em coliso, reservando a este estudo todo um captulo do trabalho, por se entender que este- tema objeto de grande parte dos debates acadmicos de Direito Constitucional contemporneo. Dada a complexidade do tema referente coliso dos Direitos Fundamentais e suas solues, procurou-se aprofundar o estudo da interpretao constitucional, buscando, na medida do possvel ., trazer este estudo para a seara dos Direitos Fundamentais. A seguir, deu-se um destaque especial ao Princpio da Proporcionalidade, tendo em vista que, atualmente, ele tem sido alvo das ocupaes de alguns doutrinadores como 'um princpio dos princpios', orientador e princpio geral de direitos, irradiando suas proposies por todos os ramos do direito. Foi abordado, ao final, o- Direito ao acesso efetivo Justia, como um Direito Fundamental voltado a garantir a proteo aos direitos do cidado. Desfechando o trabalho, foram apresentadas as consideraes finais em que- so apontadas algumas formas de tornar vivel e com plena funcionalidade o acesso Justia a todo cidado, indistintamente.

CAPTULO 1 DIREITOS FUNDAMENTAIS

1.1 Caractersticas

A tarefa de conceituar qualquer irrstitutc urna das mais ridas na seara

jurdica Antes de adentrarmos propriamente no conceito de Direitos Fundamentais, faz-se mister estudarmos as suas principais caractersticas, pois assim torna-se mais fcil a conceituao destes direitos. Ao nosso parecer, um bom conceito de qualquer objeto . aquele que reflete as suas caractersticas, e segundo Moraes (2000: 27), abstraindo-se quaisquer conotaes jus-naturalistas os direitos fundamentais possuem quatro caractersticas: a historicidade, a inalienabilidade, a imprescritibilidade e a irrenunciabilidade.

A) Historicidade

A primeira caracterstica diz respeito evoluo histrica dos referidos direitos, sendo estes submetidos a transformaes no decorrer do tempo. O Professor Paulo Bonavides (2000: 116) dividiu os direitos fundamentais na ordem institucional em quatro geraes sucessivas e traou um paralelo destas trs primeiras geraes com os lemas da Revoluo Francesa: Liberdade, igualdade e fraternidade (solidariedade), assim como o fez em primeira mo o Jurista Karel Vasak (Moraes, op. cit.: 28).

12

Os primeiros direitos a constarem do instrumento normativo constitucional foram os direitos de liberdade, compreendendo-os- individuais, os coletivos e os polticos. Esses direitos se caracterizam pelo estabelecimento de um dever de absteno por parte do Estado, de modo que o Estado os satisfaz por um ato de abster-se ou de no atuar. O indivduo o seu titular, traduzindo-se como faculdades ou atributos da pessoa tais direitos. A segunda gerao informada pelo valor igualdade, dominando as discusses do Sculo XX. Inclui os direitos- sociais; culturais, econmicos, bem como os direitos coletivos ou de coletividades. Muitos desses direitos surgiram a partir do pensamento ideolgico antiliberal desse sculo. Estes direitos-, ao contrrio dos anteriores, identificam-se por um dever de prestao ou fornecimento de um bem por parte do Estado. O Estado caracterstico desse perodo o Estado Social de Direito, marcado por certa interveno estatal no intuito de- promover o desenvo[vimentQ e a execuo dos direitos sociais. Paulo Bonavides ps em dvida a eficcia destes direitos na poca, tendo em vista a sua prpria natureza de direitos que exigem do Estado determinadas prestaes materiais nem sempre efetivadas devido a carncia ou limitao dos meios e recursos que o Estado deve empregar, prm deu sinais de otimismo quanto a real efetivao desses direitos pelo que escreveu: "Atravessaram, a seguir, uma crise de observncia e execuo, cujo fim parece estar perto, desde que recentes Constituies, inclusive a do Brasil, formularam o preceito da aplicabilidade dos direitos fundamentais" (Bonavides, 2000-518). Na primeira fase ou gerao descrita, os Direitos Fundamentais consistiam basicamente no estabelecimento das Garantias Fundamentais de Liberdade, at ento concebidos numa bipolaridade entre o indivduo e o Estado. A partir do surgimento da segunda gerao de direitos fundamentais, motivados pela Escola- Alem, evidenciou-se- o aspecto objetivo, em contraposio ao aspecto subjetivo da primeira gerao. Saindo da defesa do indivduo propriamente dito, passou-se a discutir a proteo de uma realidade

LI

social mais abrangente, descobrindo, desta forma, nas garantias institucionais, um novo contedo dos direitos fundamentais. Esta concepo de objetividade relativa aos direitos fundamentais fez com que os princpios da igualdade e da liberdade deixassem de ser simples direitos individuais para tornarem-se, conforme a doutrina alem, uma dimenso objetiva de garantia contra atos arbitrrios do Estado. 4 Dois grandes expoentes destes pensamentos foram Cari Schmitt e Weimar, que defendiam ser as garantias institucionais de grande importncia para frear e com isso proteger determinadas instituies da interveno alteradora por parte do legislador originrio (Bonavides, op, cit: 523). Cari Schmitt (apud Bonavides, op. cit 523) identificou, entre outras, as seguintes garantias institucionais- as que rodeiarn o funcionalismo pbco, o magistrio, a autonomia municipal, a excluso de Tribunais de Excees etcIk

Teve ainda o cuidado de diferenciar as expresses garantias instituconais das garantias do instituto. Sendo as primeiras pertinentes a instituies de direito pblico que "compem uma parte da administrao de assuntos pblicos" (Schmitt, apud Bonavides, op. cit 523). J as ltimas ocorrem sempre em proveito de institutos jurdicos de direito privado como a propriedade, o direito sucessrio, a famlia, o casamento, sendo, tambm garantias de direito constitucional, protegendo relaes jurdicas e complexos normativos tpicos. O valor fraternidade ou solidariedade informaram a terceira gerao dos Direitos Fundamentais-- Nesta gerao, as maiores- dseusses no se do mais em relao aos direitos do indivduo ou da coletividade. Existe uma maior nfase nos temas referentes ao prprio gnero humano, como o caso dos- direitos ao meio ambiente saudvel, ao desenvolvimento dos povos, paz, ao direito de propriedade sobre o patrimnio comum da humanidade, ao direito de comunicao, dentre outros. Esses direitos no se destinam de forma imediata a proteger os interesses de um indivduo, de um grupo, ou de um determinado Estado. Esses interesses

14

sero protegidos como conseqncia do respeito ao destinatrio primeiro desses direitos, que gnero- humano. Os direitos citados noo- foram

de-forma exaustiva, sendo- para Bonavides

(op. cit) apenas uma indicao daqueles direitos que se delinearam em contornos mais ntidos contemporaneamente, havendo a possibilidade da existncia de outros em fase de gestao. 4 Desta forma, a formulao de novos direitos- ser- um processo- que acompanhar a evoluo das sociedades, no possuindo fim determinado, uma vez que, segundo Mbaya (apud Bonavides, op. cit 523): "quando um sistema de direitos se faz conhecido e reconhecido, abrem-se novas regies da liberdade que devem ser exploradas". O- Ministro do Suprem-o- Tribunal Federal Jos Ceiso de- Me41a Fitho; no que pertine a estes direitos de terceira gerao fez ao relatar um processo um irretorquvel comentrio-

... os direitos de teeira gerao, que malerializ rpaderes de tiularidade coletiva atribudos genericamente a todas as formaes sociais; cansagiarrr a- principia da solidariedade e constituem um momento importante no processo de desenvolvimento, expanso- e- recorrlieci,,,entcr dos direitos humanos, caracterizados, enquanto valores fundamentais irrdispanveis, pela nota de uma-essencial exa'uribilidade (Mello Filho, apud Moraes, 2000: 33).

Ao tentarmos dissecar todos os aspectos pertinentes ao tema, de- bom alvitre, destacarmos que os direitos de fraternidade ou solidariedade consistem em direitos meta individuais, mais especificamente em direitos difusos, que reclamam proteo em todos os mbitos: Municipal, Estadual, Federal e Internacional. Entende-se por direitos metaindividuais ou transindividuas, aqueles- que ficam em uma zona intermediria entre o interesse particular e o interesse

15

pblico, sendo considerados uma categoria intermediria. O titular desses interesses no seria o cidado individualmente considerado nem o Estado enquanto pessoa jurdica de direito pblico. Para Capez, Professor e Promotor do Estado de So Paulo-

4 ... um interesse metaindividual, quando alm de ultrapassar o


crculo individual, corresponde aos anseios de todo um segmento ou categoria social. Dentro dessa categoria intermediria (interesses metaindMduarsY, possvei ainda, estabelecer uma distino entre os interesses que atingem uma categoria detemitnada (ou- determinvel) de pessoas & os que aingQm um grupo indeterminado (ou de difcil determinao) de indivduos (Capez, 2000: 15).

Assim, que se faz a subdiviso dos interesses metaindividuais- em interesses coletivos e difusos, sendo os primeiros comuns a um grupo determinado ou determinvel de pessoas- ligadas por uni Fiame jufdico. Cpmo exemplo de interesses coletivos temos aquele dos pais de alunos de uma escola particular que questionam o aumento irregular da mensalidade- escolar de- seus filhos. V-se claramente o liame jurdico e a facilidade de identificar os interessados. J quando o interesse difuso, os seus titulares no so previamente determinados ou determinveis e encontram-se ligados por uma situao de fato. Segundo Fernando Cape-z (-2000), esses interesses so- irtdivlsvefs e, embora comuns a urna categoria mais ou menos abrangente de pessoas, no se pode afirmar com preciso a quem pertencem, nem em que medida quantitativa so por elas compartilhados. O seu objeto indivisvel, de modo a no admitir ciso. Desta forma, podemos observar que os direitos destacados na terceira gerao so direitos difusos, uma vez que o interesse na boa qualidade do ar atmosfrico, na preservao do meio ambiente sadio, e o direito- a paz no mundo

16

so compartilhados por um nmero indeterminado de pessoas, sendo direitos indivisveis pelo fato de no pertencerem individualmente a nenhuma dela. Para fecharmos com pena de ouro a discusso sobre o Tema Direitos Difusos, de bom alvitre observarmos a lio de Mancuso sobre o assunto:

Interesses difusos pertencem ao gnero interesses meta ou superindividuais, a compreendidos aqueles que depassam a rbita individual para se inserirem num contexto global, na ordem coletiva lata sensu Ne Ecdrpu oprirnado recai eni valores de ordem social, como o bem comum, a qualidade de vida, os direitos humanos etc. Os conflitos que a1 surgem traze,rr a marca da impessoalidade ... (Mancuso, 1996: 17).

A ttulo de ilustrao, vale ressaltar, que esses direitos transindividuai, atualmente, podem ser protegidos de diversas formas, encontrando guarida em lei * como o Cdigo de Defesa do Consumidor (Lei 8.078190) e na Lei de Ao Civil Pblica (Lei 7.347185). O professor Paulo Bonavides sugere ainda o surgimento de urna quarta gerao de direitos fundamentais, que segundo ele foi introduzida em decorrncia da globalizao poltica-na esfera da normatividade jurdica. Esses direitos sero responsveis pela concretizao da sociedade aberta do futuro, em sua dimenso de mxima universalidade. Assim, so direitos de quarta gerao o direito democracia, o direito informao e o direito ao pluralismo. Vale ressaltar, que para o professor Willis Santiago Guerra Filho (1997), a terminologia mais propcia a ser utilizada seria a de dimenses de direitos fundamentais, uma vez que as antigas geraes no desaparecem com o advento das novas, e sim cumulam-se no tempo. Para sermos o mais fiel possvel ao pensamento do citado professor, achamos conveniente transcrev-lo, na ntegra, dado o brilhantismo de seu posicionamento, mesmo entendendo que os

17

outros autores ao usarem a terminologia 'gerao", em nenhum momento quiseram que transparecesse-o entendimento que as geraes anteriores desapareciam com o surgimento das mais novas geraes. Eis o seu posicionamento:

Que em vez de "geraes" melhor se falar em "dimenses de direitos fundamentais", nesse contexto, no se justifica apenas pelo preciosismo de que as-geraes-anteriores no-desaparecem com o surgimento das mais novas. Mais importante que os direitos gestados em uma gerao, quando aparecem em uma ordem jurdica que j traz direitos da gerao sucessiva, assumem uma outra dimenso pois os direitos de gerao- rnS recente tomam-se um pressuposto para entend-los de forma mais adequada - e, conseqentemente-, tambm para melhor rea/izlos. ,Assim, por exemplo, o direito individual de propriedade, num contexto em que se reconhece a segunda dimenso dos direitos fundamentais, s pode ser exercido observando-se sua funo social,e com o aparecimento da terceira dimenso, abserandose igualmente sua funo ambiental (Guerra Filho, 1997: 13). 4

B) !nahenabilidade

A segunda caracterstica utilizada por Guilherme Pena de Morais e por Jos Afonso da Silva a de que os direitos fundamentais so inalienveis. Sendo estes direitos os principais informadores da ideologia poltica de cada Ordenamento Jurdico, so eles essenciais. Havendo a subtrao desses direitos dada a sua magnitude- no Ordenamento Jurdico-, a pessoa humane- no se realiza, no convive e, em muitas vezes, nem sobrevive. Tais Direitos possuem natureza constitucional, figurando de forma destacada nas Constituies de todo o mundo. Dada a relevncia dos mesmos, alienar qualquer um deles, a titulo gratu4to

ou oneroso, poderia estar se ferindo um dos princpios basilares e fundamentais para o ser humano, que o princpio da dignidade da pessoa humana, princpio este amplamente festejado na Constituio da Repblica Federativa do Brasil de 1988. Jos Afonso da Silva ao discorrer sobre esta caracterstica disse: "So direitos intransferveis, inegociveis, porque no so de contedo econmico4 patnmoniai. Se- a ordem constitucional os confere a todos, deles no se podem desfazer, porque so indisponveis" (Silva, 1996:179).

C) Imprescritibilidade

Por esta caracterstica, a inrcia do titular de um direito fundamental no poder prejudicar a exigibilidade desses direitos. Em relao a eles, a prescrio no prevalecer, uma vez que esta trata de um instituto jurdico que s atinge a exigibilidade dos direitos de carter patrimonial, carter este que no faz parte dos direitos fundamentais.

O) Irrenunciabilidade

Os direitos fundamentais assim como no podem ser alienados no podero ser renunciados. vedado qualquer ato no sentido de disposio destes direitos, existindo, porm, a possibilidade de seu titular deixar de exerce-los.

19

1.2 Conceito

Depois do estudo das caractersticas nas linhas pretritas. Fica mais fcil concluirmos o que vem a ser Direitos Fundamentais. Historicamente, pode se dizer que os direitos fundamentais so, originalmente, direitos humanos, 4 entretanto, esta terminologia no a mais recomendada pela doutrina. Para o Professor Willis Santiago Guerra os direitos fundamentais so "manifestaes positivas do direito, com a aptido para a produo de efeitos no plano jurdico dos chamados direitos htrmanos- Guerra Filho, 1997: 12). Assim, os Direitos Fundamentais esto postos na ordem jurdica, no sendo apenas aqueles inerentes natureza do homem Enrique Haba (apud Moraes, 2000: 17), tambm fez distino entre estas denominaes, afirmando que os direitos fundamentais estariam no plano da norniatividade sendo uma classe descritiva dos direitos humanos, ao passo que os direitos humanos estariam no plano dos valores, sendo estes uma categoria prvia, legitimadora e informadora dos direitos fundamentais. Citado por Paulo Bonavides, Gari Schmitt definiu que os direitos fundamentais propriamente ditos so os direitos do homem livre e isolado, direitos que possuem em face do Estada (Bonavides, 2000: 15). Correspondendo, assim, a uma concepo de direitos absolutos, que s excepcionalmente se relativizam "segundo o critrio da fel' ou "dentro dos limites legais". Para o doutrinador Moraes (2000: 11), "os direitos fundamentais resultam em posies jurdicas das pessoas enquanto tais, com eficcia no mbito das relaes com o Estado ou entre particulares, consubstanciados ou no na Constituio" Os direitos fundamentais podem ser considerados assim, direitos humanos inalienveis, imprescritveis, irrenunciveis, postulados na Lei Maior de cada pas, possuindo natureza jurdica de direitos constitucionais, e repetidos no

20

Ordenamento Jurdico como um todo, cuja grandeza e magnitude de suas proposies os faz serem considerados normas-princpios e, sendo assim considerados, irradiam as suas disposies por todo o Ordenamento Jurdico, demonstrando a tendncia e o vetor poltico-social de uma nao. Estes direitos encontram-se protegidos na maioria dos textos constitucionais, e no caso especfico do Brasil, possuem, conforme o 1 11 , do art. 50 da Constituio Federal de 1988, aplicao imediata, ipsis litteris: "As normas definidoras dos direitos e garantias fundamentais tm aplicao imediata" O constituinte brasileiro, reconhecendo a importncia desses direitos, os colocou no patamar de clusulas ptreas, impossibilitando a sua- supresso ou diminuio de seu campo de abrangncia, at mesmo por Emenda Constitucional (art. 60. IV, CF/88): No ser objeto de deliberao a proposta de emenda tendente a abolir:

IV - os direitos e garantias individuais" Dotou ainda a Constituio de garantias e remdios constitucionais destinados a assegurar a efetividade das normas de direitos fundamentais.

1.3 Coliso dos Direitos Fundamentais

4 O problema da coliso ou conflito de Direitos Fundamentais, vern ganhando dia a dia uma maior relevncia nos debates acadmicos de direito constitucional contemporneo. Assim, quando dois direitos fundamentais se contrapem, torr-se necessrio um raciocnio lgico e um juzo de ponderao em relao a esses bens ou valores jurdicos fundamentais para solucionar o conflito.

LI

21

Duas normas entram em coliso quando cada qual aplicada de per si, conduzem a resultados entre si incompatveis, a saber, a dois-juzos cQncretos e contraditrios de dever-ser jurdico. Para se entender como seria esse raciocnio lgico e os mecanismos utilizados para a soluo destas colises, necessrio um estudo das normas jurdicas e de sua subdiviso em princpios e regras. A Constituio, de acordo com a doutrina moderna, uma norma jurdica, ex superior, que serve de parmetro de validez para as demais normas do Ordenamento Jurdico. As normas jurdicas compreendem as regras e os princpios. Por principio devemos ter em mente a noo de mandamento nuclear, base do sistema. O administrativista Celso Antnio Bandeira de Mello, ao nosso entender, foi quem melhor elaborou o conceito de princpio: *

. mandamento nuclear de urrr sistema verdadeiro alicerce dele, disposio fundamental que se irradia sobre diferentes normas compondo-lhes o esprito e serdo de critrio para sua exata compreenso e inteligncia, exatamente por definir a lgica e a racionalidade do- sistema normativo, no- que- lhe co~ a tnica e lhe d sentido harmnico (apud Silva, 1996: 93).

Vale ressaltar, ainda, outro conceito de princpio que foi elaborado pela Corte Italiana e destacado na Clssica Obra de Direito Constitucional do professor Paulo Bonavides: Li A
Farse mister assinalar que se de'verrrcorrsiderar camcr princpios do ordenamento jurdico aquelas orientaes e aquelas diretivas de carter geral e fw7dmental que se possam deduzir da conexo sistemtica, da coordenao e da ntima racionalidade das normas, que concorrem para formar assim, num dado momento histrico, o tecido do ordenamento jurdico (Bonavides,
op. cit:

229).

Desta forma, entendemos que os princpios fundamentais definem e caracterizam a coletividade poltica e o Estado, e enumeram as principais opes poltico-constitucionais. Os artigos constitucionais que consagram estes princpios constituem a essncia, sntese ou matriz das demais normas constitucionais . Os referidos princpios funcionam como guias, mecanismos de interpretao e de integrao, uma vez que eles do coerncia geral ao sistema. Partindo-se do pressuposto que princpios so normas e as normas compreendem os princpios e as regras, uma vez que ambas se formulam com a ajuda de expresses deodnticas fundamentais como mandamento, permisso e proibio, passaremos agora a tratar dos critrios de diferenciao destes institutos a partir dos ensinamentos de Moraes (2000). O referido Jurista utilizou trs critrios para diferenciar estas duas espcies de normas, quais sejam: generalidade, fecundidade e validade/valor. No primeiro critrio, os princpios se distinguem das regras pelo elevado grau de generalidade que possuem em face do reduzido grau das regras. Pelo segundo critrio, que o da fecundidade, as atividades de interpretao e aplicao das regras so presididas pelos princpios, assim os princpios funcionam como orientadores do Ordenamento Jurdico. No terceiro e ltimo critrio que o da validade/valor, os princpios so correlativos ao plano do valor, enquanto que as regras so conexas ao plana da validade, isto -, o conflito de regras se resolve na dimenso da 'validade', j a coliso de princpios, na dimenso do 'valor'. No que concerne coliso de regras, o Jurista supramencionado afirmou que:

a soluo h de ser encontrada no plano da validade, de sorte que somente uma das regras em conflito integra o sistema de Direito Positivo, encontrando fundamento de validade no ordenamento normativo, de acordo com trs critrios distintos, a saber o cronolgico flex pristertar derrogat pl7ari), a hier.rqijico (lex superior derrogat lex inferion) e/ou o da especialidade (lex specialis derrogat generelt) (Moraes, op. cit.: 60.

LI

23

Discorrendo tambm sobre a diferena entre regras e princpios, eis o pensamento do Professor Wiflis Santiago Guerra Filho, ipsis litteis:

J se toma cada vez mais difundido entre ns esse avano fundamental da teoria do cJi,it p contempornea, qtie em uma fase "ps-positivista" (Guerra Filho, 1996; Bonavides, 1997: 247), com a superao dialtica da anttese entre o- positivismo e o jusnaturalismo, distingue normas jurdicas que so regras, em cuja estrutura lgico-deodntica h a descrio de uma hiptese tica e a previso da conseqncia jurdica de sua ocorrncia, daquelas que so princpios, por no trazerem semelhante descrio de situaes jurdicas, mas sim a prescrio de um valor, que assim adquire validade jurdica objetiva, ou seja, em uma palavra, posihvdade Guerra Fiho, 999. 5-52.

Diante do exposto, entendemos que as normas de direitos fundamentais, dada a sua importncia e irradiao em todo o Ordenamento Jurdico, podem ser consideradas normas-princpios. Desta forma, a coliso de direitos fundamentais encontra-se inserida na coliso de princpios. Para o doutrinador alemo Robert Alexy (1985: 78-79), uma vez que os conflitos entre regras se desenrolam na dimenso da valdade um conflito entre elas somente pode ser resolvido se uma clusula de exceo, que remova o conflito, for introduzida numa regra ou pelo menos se uma das regras for declarada nula. J em relao aos conflitos dos princpios, o Jurista acima citado assevera que estes tm um peso diferente nos casos concretos, e que o princpio de maior peso o que preponderar. Em determinadas circunstncias, analisando o caso concreto, um princpio pode ceder a outro, porm, em uma situao distinta, a questo de prevalncia pode se resolver de forma contrria. Assim, um conflito de menor peso em um caso concreto no ser declarado nulo, podendo o mesmo preponderar em outro caso concreto.

[]

24

Dworkin (apud Bonavides, 2000: 253), na mesma linha de pensamento de Alexy, tambm deu aos princpios a dimenso de peso, importncia ou valor, afirmando que a escolha ou a hierarquia dos princpios a de sua relevncia. Sobre o assunto, assim concluiu Moraes: No h a supresso de- um princpio em favor de outro, e sim a ponderao dos princpios em conflito, para que seja assegurada a menor constrio possvel" (Moraes, 2000:60).

1.4 Interpretao Constitucional

O direito brasileiro sofreu no que tange- a Teoria Geral dos Direitos Fundamentais, ao longo dos anos, um grande influxo do pensamento alemo principalmente neste tema. o Alm dos mtodos clssicos de interpretao como o filolgico, o sistemtico, o teleolgico e outros, a doutrina foi atuante no que tange a interpretao de normas e princpios constitucionais. Foi a doutrina alemfra que mais irradiou o seu pensamento pelo mundo. dela que se extrai os melhores subsdios para aprofundar a questo aqui colocada, no sentido de desenvolver mtodos para interpretar a Constituio. Como j dissemos anteriormente ao definirmos, de forma detalhada, princpios e regras, evidenciando o conflito existente quando um se contrape ao outro, ou quando se chocam entre eles mesmos, observamos a importncia de um maior aprofundamento sobre o tema, uma vez que os princpios encontram-se em estado latente de coliso uns com os outros, clamando, por uma interpretao constituional. A doutrina sobre o tema vasta e os mtodos de interpretao so inmeros. Muitas vezes, podemos observar que o que um doutrinador quis especificar a mesma coisa que um outro tambm quis, apenas com

25

nomenclaturas diferentes. Assim, dada a impossibilidade de percorrermos o assunto por diversos autores, seguiremos a trilha oferecida pelo Professor Willis Santiago, enxertando a mesma com pensamentos de outros autores, passando pelos mtodos a 'vo de pssaro' at chegarmos no princpio da Proporcionalidade, onde o discutiremos de forma mais profunda, dada a sua importncia no cenrio acadmico atual. Desta forma, o primeiro mtodo ou princpio de interpretao constitucional a da Unidade da Constituio, que evidencta que a Constituio - um sistema integrado, no podendo a mesma ser interpretada aos pedaos, uma vez que uma norma jurdica isolada, destacada, desprendida do sistema jurdico, no expressa significado normativo algum. Willis Santiago Guerra Filho asseverou o seguinte, ipisis litteris:

o
O primeiro - e mais importante - desses princpios o da unidade da constituio, o quaf determina que se absefve a interdependncia das diversas normas da ordem constitucional, de modo a que formem urrr sistema irtteg1dd ande cada norma encontra sua justificativa nos valores mais gerais expressos em outras normas, e assim suceSSfVaTT7eflte, at chegarmos ao mais alto desses valores, expresso na deciso fundamental do constituinte, naquilo que como vimos anteriorrneri'te, Pablo Lucas Verd (1977: 532) chama de frmula poltica (Guerra Filho, 1999: 57).

Outro princpio o do efeito integrador que afirma que na soluo de problemas jurdicos, como conflito entre dois direitos fundamentais (princpios) ou duas regras, ou entre estes e aqueles, se d- preferncia a interpretao que mais favorea a integrao social. O princpio da mxima efetividade defende que na interpretao de norma constitucional deve-se dar prevalncia o sentido que confira a maior eficcia. 0 princpio da fora normativa da Constituio chama a ateno pela

26

necessidade constante de se proceder a atualizao normativa, no intuito de assegurar a permanncia e a eficcia das normas. Esta necessidade se baseia no fato de que a sociedade se encontra em constante evoluo, precisando de regras adequadas sua atual condio. O princpio da interpretao conforme a Constituio, tambm de origem alem, encontra-se hoje muito discutido no Cenrio Jurdico Brasileiro. O prprio STF o tem utilizado para interpretar princpios e regras. Este princpio afasta interpretao contrria alguma norma constitucional, bem como soluciona conflitos, como no caso de normas com vrias significaes possveis, dever dar prevalncia a significao que apresente conformidade com as normas constitucionais, evitando, com isto, sua declarao de inconstitucional idade e sua consequente retirada do Ordenamento Jurdico. Alexandre de Moraes, citando Canotilho, escreveu: o
A interpretao conforme a Constituio s legtima quando existe um espao de deciso aberto a vrias propostas interpretativas, umas em conformidade com a Constituio e que devem ser preferidas, e outras em desconformidade com ela (Canotilho, apud Moraes, 1-999 43).

Pelo princpio da concordncia prtica ou da harmonizao exige-se a coordenao e combinao dos bens jurdicos em conflito de forma a evitar o sacrifcio total de uns em relao aos outros. Assim, na interpretao sistmica deve-se estabelecer qual ser o valor prevalente, no esquecendo de otimizar a preservao dos demais valores, j trazendo, nesse sentido, aspectos do princpio da proporciona/idade.

27

1.5 Princpio da proporcionalidade

Esse princpio mereceu destaque em nosso trabalho tendo em vista que o mesmo objeto de muitas discusses no mundo jurdico, no s na seara do Direito Constitucional, mas tambm nos outros ramos, como no Direito Penal, Processo Penal, Administrativo e outros. A ttulo de ilustrao e levando o tema para o Direito Penal, no teria sentido, nem cabimento, a cominao ou a aplicao de pena flagrantemente desproporcional gravidade do fato, devendo o aplicador da norma penal fazer um juzo ponderao e de proporcionalidade sobre a relevncia dos direitos fundamentais lesionados. Assim, deve se ter em mente, no caso concreto, para a aplicao da pena, a relao existente entre o bem que lesionado ou posto e perigo (gravidade do fato) e o bem de que algum pode ser privado (gravidade penal). Toda vez que, nessa relao, houver um desequilbrio acentuado, estabelece-se, em conseqncia, uma inaceitvel desproporo. O princpio em tela, embora no tenha sido contemplado de forma expressa no nosso Ordenamento Jurdico, no possuindo nenhum cri-rio formalmente constitudo, dever ser sempre buscado num juzo de adequabilidade, conforme a relevncia das normas em conflito. Assim, o Juiz, aplicador da Lei, no limite do arbtrio que lhe sobra, dever proferir sua deciso de forma justa e- proporcional ao fato-, ctrcunstnciase magnitude dos bens etireitos fundamentais por ventura lesados. Este princpio tambm bastante festejado nos campos do Direitp Administrativo, no como um dos princpios explcitos na Carta Magna, que so: moralidade, legalidade, publicidade, impessoalidade e eficincia, mas como um vetor ou diretriz implcita que o administrador dever ter em mente.

29

O professor Celso Antnio Bandeira de Mello asseverou que o princpio da proporcionalidade nada mais do- que uma faceta do princpio da-raLoabiftdade e que, a desproporcional idade na seara administrativa configuraria infringncia ao princpio da razoabilidade. At mesmo, no campo do direito privado, encontramos guarida para este princpio, conforme se v no art. 924 do Cdigo Civil Brasileiro, 'verbo ad verbum': Art. 924: "quando se cumprir em parte a obrigao, poder o Juiz reduzir proporcionalmente a pena estipulada para o caso de mora ou de in&lmplsmento ". O professor Willis Santiago Guerra Filho dispensou todo um captulo de seu livro para tratar sobre o princpio da proporcionalidade, e deixou clara a sua importncia quando da interpretao de normas fundamentais em conftos, chamando o mesmo de "princpio dos princpios" (Guerra Filho, 1999: 31)_ O autor salientou ainda que os Princpios da Isonomia e da Proporcionalidade acham-se estreitamente associados. O princpio em tela tornou-se uma exEgncia cognitiva, onde os termos razo e proporo esto intimamente ligados, permitindo fazer a escolha dos princpios de direitos fundamentais quandcr estes se encontram em estado, de contradio, dando como soluo sempre aquela que maximize o respeito a todos os direitos envolvidos no conflito. O princpio da proporcionalidade tem um contedo que se reparte em trs, ou seja, dever seguir trs vetores para a otimizao do respeito mximo a todos os direitos fundamentais envolvidos no conflito, quais sejam: 'princpio da proporcionalidade em sentido estrito' ou 'mxima do sopesamento', 'princpio da adequao' e o 'princpio da exigiblldade' ou 'mxima do meio mais suave'.

O 'princpio da proporcionalidade em sentido estrito' determina que se estabelea uma correspondncia entre o fim a- ser alcanado por uma disposio normativa e o meio empregado, que seja juri carfle7tEa me/fiar passvel lsso significa, acima de tudo, que no se fira o "contedo essencial" (Weserisgehalt) de

11

29

direito fundamental, com o desrespeito intolervel da dignidade humana, bem coma que; mesimerwhavendo-desv~em para, digamos, o interesse de pessoa, individual ou coletivamente considerada, acarretadas pela disposio normativa em apro, as vantagens que traz para interesses de outra ordem superam aquelas desvantagens.

Os subprincpios da- adequacr e da e'igibikdadl! , ou indispensabilidade (Erforderlichkeit), por seu turno, determinam que, dentro do faticamente possvel, o meio escolhido se preste para atingir o fim estabelecido, mostrando-se, assim, "adequado". Alm disso, esse meio deve se mostrar "exigive1 crque significa no haver outro, igualmente eficaz e menos danoso a direitos fundamentais (Guerra FtFho, 1999 S7,

II

Ih

CAPITULO II

ACESSO JUSTIA

A Carta Magna de 1988, denominada Constituio Cidad', sem sombra de dvidas, em muito evoluiu no que tange ao estabelecimento de direitps e garantias individuais do cidado, direitos sociais, direitos polticos, dentre outros. Tais direitos, em certos casos, foram elevados- - categoria de direitos fundamentais do cidado, vez que so considerados, dada a magnitude e o interesse de seus preceitos, verdadeiros princpios, que orierrtanT todo o ordenamento jurdico, conforme j analisado em captulo anterior. A problemtica que se observa nos debates acadmicos atuais se estes dispositivos constitucionais no passam de mera demagogia ou se realmente so colocados em prtica. O Acesso Justia, entendido como o acesso a determinada ordem de valores e direitos fundamentais para o homem, engloba em seu significado o acesso ao Judicirio, porm, no se completa somente por ele, devendo ser encarado como um conceito mais complexo e abrangente. A expresso 'Acesso Justia' pode ser conceituada de- modo amplo como * o sistema pelo qual as pessoas podem reivindicar os seus direitos e/ou resolver seus litgios sob os auspcios do Estado, no s perante o Poder Judicirio, mas tambm, em relao aos outros poderes. O direito ao acesso efetivo justia tem sido progressivarnnte reconhecido como sendo de importncia capital entre os novos direitos individuais

1l

e sociais, uma vez que a titularidade de direitos destituda de sentido, na ausncia de mecanismos para sua efetiva reivindicao. O acesso justia pde, portanto, ser encarado como requisito fundamenta!, o mais bsico dos direitos humanos, de um sisternajurdtco moderno-e igualitrio que busque a garantia, e no apenas proclamar os direitos de todos. A busca da compreenso dos entraves ao acesso ao judicirio, vinculado ao direito processual, permite uma viso mais ampla da prpria justia social, que no se esgota com o simples acesso ao judicirio, mas que se efetiva com sua plena funcionalidade e que ratifica o exerccio da cidadania. Assim, a expresso Acesso Justia' no consiste apenas- na possibilidade do cidado reivindicar algum direito perante os rgos estatais, mas tambm, que a resposta por parte do Estado seja efetiva, seja a tempo, e que de fato solucione o conflito de interesses. No estudo deste Direito Fundamental, analisando-se sob um prisma negativo, o que se investiga no propriamente o acesso justia, mas as dificuldades, entraves, bem como os mecanismos tcnico-jurdicos, sociais, culturais e econmicos pelos quais d-se o obstaculamento.

21 Obstculos ao acesso Justia

conveniente esclarecer acerca do que se pode considerar como pontos nevrlgicos do estudo do acesso, ou seja, aqueles fatores que impedem ou dificultam o efetivo acesso a justia, quais sejam: a efetiva desigualdade das partes; a insuficincia de informaes para reconhecimento e guarda de direitos; fator tempo; fator psicolgico; desconhecimento sobre a estrutura burocrtica do Estado; respeito s formalidades processuais e aos prprios entraves provenientes da estrutura do Poder Judicirio; alto valor dos servios judiciais; legislao a respeito do tema defasada e lacunosa; dentre outros.

Ia

32

Alguns dos fatores supra elencados so comuns, em geral, a qualquer nvel de- procura por justia, seja judicial, administrativa, ou de cunha supraestatal.

a) Desigualdade socioeconmica. e

Este aspecto basilar no estudo do presente tema e em muito se- liga ao princpio constitucional da Igualdade, to festejado na Constituio Federal, que preceitua que todos os cidados tm direito a tratamento idntico pela lei, em consonncia com os critrios albergados pelo ordenamento jurdico. Assim, em certos casos previstos- em Lei esta poder dar tratamento desigual queles que se encontram em situaes distintas, buscando com isso a igualdade material no caso concreto. A condio socioeconmica daqueles que necessitam ou desejam ingressar em uma demanda judicial de grande relevncia. Muitos fatores podem advir: de um lado a sobrevivncia do profissional que necessita de seus honorrios, de outro o Judicirio com seus entraves burocrticos e altas custas judiciais e, finalmente, o cidado que pleiteia seus direitos. Some-se a isto, a realidade ftica de um Pas de Terceiro Mundo com todas as mazelas inerentes ao subdesenvolvimento, onde grande parcela da- populao sobrevive com salrios indignos. A prpria Constituio Federal no captulo II que- trata Dos Direitos Sociais', mais precisamente no inciso IV do art. 70, explicita o que deveria ser o salrio mnimo, abrangendo todas as necessidades vitais bsicas do cidado e de sua famlia; porm, o que realmente se constata um total descumprimento ao preceito constitucional, vez que o salrio mnimo vigente de R$ 200,00 (duzentos reais), encontrando-se muito aqum de suprir quelas necessidades contidas no referido inciso, levando o ser humano trabalhador a vivenciar

condies subumanas de sobrevivncia, in verbis:

Art. 70 So direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, alm de


outros que visem melhoria de sua condio social:

IV - salrio mnimo, fixado em lei, nacionalmente unificado, capaz de atendera suas necessidades vitais bsicas e s de sua famlia com moradia, alimentacr, educao, sade, lazer, vesturio, higiene, transporte e previdncia social, com reajustes peridicos que lhe preservem o poder aquisitivo, sendo vedada sua vincula o para qualquer fim;

Aliados s custas processuais e honorrios advocatcios, somam-se o custos de pendas necessrios em alguns casos, tornando o montante final para o ingresso ao Judicirio invivel para a maioria dos brasileiros que no recebem o suficiente para se manter de forma digna. Horcio Wandenley Rodrigues acrescenta que o sistema jurdicoprocessual brasileiro, estruturado em grande parte sobre os princpios da igualdade (formal) e dispositivo, em muitos momentos, esquece que sem igualdade material h poucas possibilidades de uma deciso verdadeiramente justa. Seria necessria, segundo Watanabe-(1984:163), a "paridade de armas na
disputa em juzo" ou, como coloca Capelletti (apud Rodrigues, 1994: 35),

"igualdade apenas utpica, pois as diferenas entre as partes no podero jamais ser completamente suprimidas." Ao estudo interessa mais de perto a igualdade jurisdiciorTal; de onde decorrem diversas conseqncias: a vedao de juzos e tribunais de exceo (art. 50, XXXVII, CF) e, em conseqncia, a afirmao do princpio do Juiz Natural 50, LV, CF); (art. 50, LIII); o princpio do contraditrio e da ampla defesa (art. 50, princpio do devido processo legal (art. 50, LIV, CF); e do acesso Justia (art. XXXV). Da igualdade jurisdicional prevista na Constituio Federal, nasce o

34

princpio da igualdade processual, porm, a igualdade prevista na Constituio a igualdade formal e negativa, que dispe que a lei no deve estabelecer qualquer distino entre as partes e seus procuradores, conforme j afirmado anteriormente, devendo ter as partes as mesmas oportunidades para se manifestar em juzo A simples igualdade formal no satisfaz, devendo-se optar pelo critrio da igualdade material, tratando igualmente aqueles que so iguais entre si, e desigualmente os desiguais, na medida de suas desigualdades. Assim, sendo todos iguais perante a lei e sabendo-se que cr aceeso justia depende, algumas vezes, de elevados encargos financeiros, como resolver o problema daqueles que no dispem de tais recursos? O legislador ptrio no ficou inerte e tratou de elaborar normas com o escopo de minimizar a flagrante desigualdade econmico-financeira. Conforme (art. 50, L)O(IV, CF) 'O Estada prestar assistncia jurdica integral e gratuita aos que comprovarem insuficincia de recursos; o A assistncia jurdica, em detrimento da judiciria contida nos textos constitucionais anteriores, ampliou a assistncia aos carentes, dando-lhes assessorias preventiva, extrajudicial e para ingresso em juzo. As Defensorias Pblicas foram regulamentadas pela Lei Complementar n 80194, que organiza as Defensorias Pblicas da Unio, do Distrito Federal e dos Territrios, e- estabelece normas gerais para sua organizao- nos Estados, tendo a prpria Constituio conferido instituio o carter de uma das funes essenciais da justia, juntamente com o Ministrio Pblico e com a Advocacia Pblica. Porm, a simples insero de tais normas na Constituio Federal no basta para solucionar o problema. necessrio que o Estado propicie condies e recursos s Defensorias para viabilizar a efetiva defesa daquele que se declara necessitado. O que se observa atualmente que a referida instituio no recebe do Estado subsdios humanos e materiais suficientes para permitir o efetivo acesso justia da populao, visto que os que dela- necessitam correspondem a

grande maioria da populao brasileira. Os poucos defensores pblicos existentes, apesar da labuta incansvel e obstinada, no conseguem atender com presteza a todos os que procuram a instituio. Ao contrrio, as partes abastadas financeiramente, bem como- as Procuradorias dos Estados, so dotadas de todos os recursos para a defesa de seus interesses, vislumbrando-se, de imediato, a desigualdade existente entre as partes.

b) Direito informao

No - s o entrave scio-econmico que- obstacuFariza o- acesso justia, o nivelamento cultural daqueles que pleiteiam direitos coloca-se como elemento no menos importante. O desconhecimento da legislao e dos instrumentos processuais que garantem os direito realidade quase que geral em um pas com tantas desigualdades como o Brasil. Para Marinoni

"a democratizao da Justia, na verdade, deve passar pela democratizao do ensino e da cultura, e mesmo pela democratizao- da- prpria , linguagem, coma insfrumento de intercmbio de idias e informaes" (Marinoni apud Rodrigues, 1994: 36).

O sistema educacional posto disposio da populao carente encontrase defasado, no incluindo em seus programas matrias referentes cidadania e dignidade da pessoa humana, contentando-se em ensinar o bsico aos alunas, deixando de lado assuntos fundamentais para a formao de uma conscincia

36

poltico-social dos educandos, para que se tornem, no futuro, cidados sabedores de seus direitos e obrigaes, vindo os mesmos a participar de forma concreta na sociedade, seja cumprindo obrigaes, seja reivindicando direitos. Some-se a esta estrutura de ensino, o 'bombardeamento dino- de informaes 'vazias' praticadas pelos meios de comunicao, que se voltam alienao mental do povo, no proporcionando o acesso informao necessria para que o cidado adquira conhecimentos importantes ao exerccio da cidadania. Vate ressaltar alguns dos principais entraves educao, que uma vez resolvidos, em muito contribuiriam para o efetivo acesso justia, quais sejam: - os baixos salrios dos professores afastam das salas de aula a qualidade; - as instituies de ensino pblicas no comportam com eficincia a demanda;
LI

- as famlias, devido situao econmica, ingressam seus filhos no 'mercado de trabalho ainda crianas, impossibilitando-os de freqentar as aulas; - as instituies de ensino particulares so caras e em grande parte voltadas prioritariamente para o lucro em detrimento da qualidade de ensino; - os currculos escolares no so revistos h muito tempo e no se adaptam realidade vigente; - o Estado adquire material didtico desatualizado e com erros de contedo para fornecer aos seus alunos. O direito informao como elemento essencial para garantir o acesso Justia, em pases subdesenvolvidos ou em desenvolvimento como o Brasil, de tanta relevncia, como o de ter um advogado que esteja a disposio daqueles necessitados que, conhecedores dos seus direitos, querem exerc-los.

37

Para Carneiro (1999: 58), tais pessoas que no tm acesso informao


so consideradas: 'os 'no-partes' so pessoas absolutamente marginalizadas da

sociedade, porque no sabem nem mesmo os direitos de que dispem ou de


como exerc-los; constituem o grande contingente do nossa pas".

c) Respeito tcnica e fator temporal

As formalidades processuais devem ser ngorosamente atendidas ao se pleitear em juzo. Assim, sabendo-se que um litgio judicial requer conhecimentos tcnicos especficos sobre a matria trazida em juzo, e necessria a presena de advogado para representar as partes. A participao de tcnicos na conduo do processo uma exigncia indeclinvel, vez que aos leigos no est ao alcance a conduo do processo. Conforme dito anteriormente, a participao destes especialistas, requer um custo a ser arcado pela parte, que muitas vezes no dispe desses recursos. A prpria Constituio Federal em seu art. 133, preceitua:

"Art. 133. O advogado indispensvel administrao da justia,


sendo inviolvel por seus atas e manifestaes no exerci iQ da profisso, nos limites da lei".

Desta forma, dada a obrigatoriedade, quase- corno regra gera', da necessidade da presena de representante com capacidade postulatria, que o Estado obriga-se, para dar efetivo acesso Justia, a estruturar e munir com recursos humanos e materiais as Defensorias Pblicas. A presena do advogado, devido a sua formao tcnica, aumenta consideravelmente a qualidade e a segurana da defesa dos interesses das

partes. Outro fator de entrave- ao acesso justia relaciona-se aos prprios instrumentos processuais postos resoluo do conflito de interesses. Destacamse como obstculos a existncia em determinadas situaes, de excessivas espcies de recursos (em especial os agravos), adiando, demasiadamente a

resoluo da lide. A expresso 'Acesso Justia', conforme j analisada, complexa e abrangente, e o fator temporal de grande importncia no tema, de maneira que a simples sentena proferida do magistrado, se no se der no momento oportuno e apropriado, nenhum benefcio trar a parte. Afirma Carneiro (1999: 79) que 'a jurisdio ideal seria aquela que pudesse, no momento mesmo da violao, conceder, a quem tem razo, o direito material". O referido autor enaltece o principio da utilidade, sendo fundamental que o processo possa assegurar ao vencedor tudo aquilo que ele tem direito a receber da forma mais rpida e proveitosa possvel, e com o menor sacrifcio para o vencido. Porm, segurana e celeridade so aspectos de certa forma inconciliveis, na medida em que as partes precisam de tempo para postular, demonstrando seus respectivos direitos. Ao magistrado, tambm dever ser dado tempo para anlise exaustiva da prova, para que o mesmo possa proferir uma deciso com segurana. Este o dilema existente rapidez na deciso de um lado, respeitando-se a tcnica processual, e segurana da mesma, do outro lado. No passado, quanto mais longo o procedimento, proporcionando o maior nmero de oportunidades e de recursos que as partes pudessem utilizar, possivelmente, mais justa seria a deciso final. Ocorre que, a realidade da vida atual, com a evoluo da indstria, da tecnologia, dos meios de comunicao, dos sistemas financeiros, da economia, tal lentido se torna descabkla.

IR

39

A celeridade que outrora era exceo pontual, passa a cada dia ser mais buscada, pois o maior inimigo da efetividade do acesso a justia nos dias de hoje consiste no prprio tempo, uma vez que quanto mais demorado for o processo, menor ser a utilidade do vencedor de poder usufruir o bem da vida. O processo no pode servir e se constituir em uma vantagem para a parte que no tem razo, o legislador consciente disto, elaborou urna- srie de leis com procedimentos mais cleres, como a dos Juizados Especiais (Lei 9.099195), da Ao Civil Pblica (Lei 7.347185), bem como modificou alguns artigos das- leis processuais, buscando sempre uma soluo mais rpida e eficaz do litgio, como o caso da concesso de tutela antecipada.

d) Entraves relacionados estrutura do judicirio

Alguns entraves ao acesso justia so inerentes Prpria estrutura do Poder Judicirio. O aumento vertiginoso de demandas postas em juzo, em contraste com o nmero reduzido de magistrados para julg-los, e a prpria estrutura antiquada e materialmente deficiente do sistema, so fatores que prejudicam a rapidez da prestao jurisdicional. Assim, a morosidade da soluo dos litgios, a carncia de recursos financeiros e humanos, o corporativismo de seus membros, a inexistncia de instrumentos de controle externo por parte da sociedade, e a ausncia de autonomia frente ao Executivo e Legislativo, geram para a sociedade- como, um todo um sentimento de descrena frente s instituies jurisdicionais e at mesmo o questionamento do prprio direito. A crise do Poder Judicirio compreende, assim, sua descrena, lentido, burocratizao, corrupo e inadequao de muitas de suas decises aos valores sociais. Solues alternativas so buscadas para resolver os problemas dos que so excludos da participao do sistema, valendo-se a populao de uma justia

40

paralela, no oficial, para solucionar suas lides, segundo leis e procedimentos prprios, marginais ao- Ordenamento Jurdico Estatal, muitas vezes buscando a
`justia pelas prprias mos".

Somados aos dificultadores apresentados aliam-se: a cultura da camada mais pobre que v o Judicirio como algo inacessvel e irreal para sua esfera social; ausncia, como j tratada, de assistncia jurdica preventiva e- extrajudicial
LI

eficaz em alguns Estados.

2.2 Solues e polticas de acesso Justia

A doutrina e a legislao esto inquietas para resolver o problema, da efetividade do acesso Justia. Um nmero cada vez maior de obras doutrinrias e de leis e reformas legislativas procuram buscar a efetividade do acesso Justia

. As trs 'ondas'

Segundo Cappelletti e Garth (1988: 31-74), o interesse que o tema, Acesso Justia, tem despertado nas ltimas dcadas conduziu o seu enfrentamento atravs de trs abordagens distintas que as chamou de- 'ondas'. Embora cronologicamente sucedneas, devem elas somar-se no escopo da presente questo. Assim, na tentativa de equacionamento do problema ts o ondas so assim descritas: a primeira onda desse movimento relacionava-se representao legal dos pobres, cujo problema assim se apresenta: fora do juzo consideram-se informao e assistncia extrajudicial; j em juzo, assistncia judiciria preciso enfatizar que- no basta a assistncia atravs de advoa1os, em Juzo.

41

Pode ocorrer que a assistncia extra e pr-judicial seja mais necessria, porque pobreza significa, normatinente- no apenas pobreza econmica, mas tambm, jurdica. Para Cappelletti, isto "pobreza de informao" (in conferncia proferida no plenfio da Assemblia Legislativa do Rio grande do Suf. Em qualquer caso, trata-se de assistncia a ser prestada por profissionais devidamente habilitados. , resse ponto que se apresenta a-polmica, 0 At o sculo passado, defendia-se que os profissionais envolvidos na assistncia jurdica aos pobres seriam detentores de obrigao honorfica, da no lhes caber qualquer compensao econmica por seus prstimos. Nos tempos do Estado do Bem-Estar (Walfare State), reconhece-se a efetivao do direito de acesso justia como tarefa fundamental do Estado. Este entendimento estendido a legislaes orientadas segundo diversas perspectivas polticas, que passaram a reconhecer o dever de compensao aos advogados, fundamentalmente, por dois sistemas, geradores de um terceiro. o Conforme a experincia europia a representao judicial dos pobres leuse, ento, por advogados privados, enquanto que a norte-americana por procuradores pblicos. Observou-se, contudo, que-o adequado seria um teciro sistema, segundo o qual as partes carentes de informaes e/ou assistncia judicial pudessem escolher entre advogados privados e-pblicos; A segunda onda refere-se questo ainda hoje sombria, dos interesses difusos. Interesses que isolados se- mostram de valor econmico insuficier1 para despertar e motivar os seus detentores em enfrentar judicialmente grandes corporaes industriais e mesmo o Estado, por seus permissionrios de servio ou por si prprio. Assim, com diversas demandas- afetas s- relaes de- consumo e- quase todas relacionadas proteo e defesa do meio ambiente e do patrimnio sejam passveis de histrico e cultural, faz com essas ltimas nem sempre sejam quantificao econmica.

42

O enfoque de acesso justia", que se constitui na terceira e ltima onda, sintetiza as primeiras, concatenando-as de modo a construir um sistema integvel e coeso, "representando, dessa forma, uma tentativa de atacar as barreiras ao acesso-de modo mais articulado e- compreensivo' (CappeUetti e Garth, 1988: 31). Trata, pois, da transformao da estrutura judicial, desburocratizando-se tribunais e procedimentos. Implica, assim, numa ampla cadeia de reformas que * necessariamente passam pela reforma da legislao e por que no dizer da mentalidade do operador do Direito, esta-ltima mais difcil que primeira. So exemplos de temas afetos simplificao e desburocratizao, nos quais o novo enfoque de tal- modo manifesto que-anos atrs- teria sido chamado utpico: a responsabilidade objetiva, no campo da responsabilidade civil, a inexigncia da culpa para o divrcio, ainda vigente em alguns pases; a simplificao processual, por exemplo, decorrentes dos procedimentos dos Juizados Especiais Cveis e Criminais ou das Cortes de Conciliao eArbitrgem, ou ainda da Mediao, e tantos outros imaginveis. Como se observa, a chamada terceira onda trata, dentre outros aspectos, de "transformar a estrutura judicial'. Nesse particular, o mais adequado, seria a discusso sobre acesso justia e reforma do judicirio, valorizao das Defensorias Pblicas, entre outros aspectos, a fim de tornar a Justia mais clere e menos dispendiosa, podendo assim, cumprir a sua misso de cidadania.

2.3 Avanos legislativos

A Constituio Federal de 1988 foi a que mais se- preocupou com o problema do efetivo acesso justia. Ao estabelecer no inciso LXXIV do art. 50 Q Estado prestar assistncia jurdica integral e gratuita aos que comprovarem insuficincia de recursos", dando relevncia assistncia jurdica, em detrimento da judiciria contida em textos

L]

43

passados, ampliou a assistncia aos carentes, dando-lhes assessorias preventiva, extrajudicial e pra o ingresso em juzo. Por determinao constitucional, a assistncia prestada deve ser integral, necessrio a ou seja, aquela que propicie ao interessado todos os instrumentos recessriop uma efetiva defesa de seus direitos, seja na esfera judicial ou administrativa, seja antes, durante ou posteriormente aos-respectivos-processos A gratuidade aliada ao termo integral' reafirma a preocupao do legislador com aqueles que no podem suportar os encargos oriundos de um litio, tornando-os isentos de quaisquer despesas que se fizerem necessrias ao efetivo acesso jijstia. A Carta Magna consagrou no ad 50 , XXXIV, o direito de petio aos Poderes Pblicos, assegurando-o a todos, independentemente do pagamento de taxas, em defesa de direitos ou contra ilegalidade ou abuso de poder, no obstando o exerccio de tal direito de maneira coletiva ou conjunta, atravs da interposio de peties, representaes ou reclamaes efetuadas conjuntamente por mais de uma pessoa. O legislador constituinte colocou disposio dos indivduos uma sne de instrumentos para a garantia de seus direitos fundamentais, sendo utilizados quando o simples enunci-ado de tais direitos- no - suficiente para assegurar o respeito a eles. Tais instrumentos, ou para alguns doutrinadores remdios, quando visam a provocar a atividade jurisdicional do Estado, so denomindos aes constitucionais', vez que seus preceitos decorrem da prpria Constituio Federal. Assim, esto previstos no texto constitucional, consistindo em instrumentos
50, LXVIII); Habeas eficazes ao efetivo acesso justia: o Habeas Corpus (art.

Data (art. 50 , LXXII); Mandado de Segurana Individual (art. 5 1, LXIX); Mandado de Segurana Coletivo (art. 5 1 , LXX); Mandado de Injuno (art. 5 0, LXXI); Ao Popular (art. 51 , LXXII!); Ao Civil Publica (art. 129, IR); e outros.

44

Dada a impossibilidade de discutir cada um destes instrumentos de "per si", sero abordados somente alguns pontos relevantes, e que influem de maneira direta no estudo do acesso justia. Institutos como o da Ao Popular conferem aos cidados sem brasileiros natos ou naturalizados, inclusive aqueles entre 16 e 21 anos e, ainda, aos portugueses equiparados e no gozo de seus direitos polticos, legitimidade ativa para a propositura da referida ao constitucional que vise anular ato lesivo ao patrimnio pblico ou de entidade que o Estado participe, ficando o autor, salvo comprovada m-f, isento de custas judiciais e nus da sucumbncia. O Habeas Corpus, ao constitucional de carter penal e de procedimento especial, isenta de custas aquele que sofrer ou se achar ameaado de sofrer violncia ou coao em sua liberdade de locomoo; por ilegalidade ou-abuso de poder. A legitimidade para o ajuizamento do Habeas Corpus constitui atributo da prpria personalidade, sendo dispensada para sua proposFtura a capacidade de 0 estar em juzo, bem como a postulatria. Dessa forma, qualquer do povo, nacional ou estrangeiro, independentemente de capacidade civil, poltica, profissional-, de idade, sexo, profisso, estado mental, pode fazer uso do instituto em benefcio prprio ou alheio. Enfim, todos esses instrumentos constitucionais facilitam o ingresso das pessoas ao Judicirio. Houve uma mudana considervel no que tange ampliao , da legitimidade Ad Causam. As Associaes, o Ministrio Pblico e outras instituies passaram a ser Fegtimados para propor aes, principalmente, na defesa dos direitos difusos, coletivos e individuais homogneos, sendo esta uma tendncia das legislaes modernas. Com a evoluo da sociedade e o incremento das novas relaes, surgiram direitos que exorbitam da esfera do direito individual, vez que pertencem a um grupo de pessoas determinado, indeterminado ou indeterminvel. Nesta ltima qualificao se enquadram os direitos difusos, que no pertencem a ningum de forma isolada, embora pertenam a toda a coletividade, como o direito ao meio ambiente saudvel, o direito do consumidor, dentre outros.

45

Por no pertencerem a ningum de forma isolada, as teorias tradicionais, peta impossibilidade da defesa desses direitos, no permitiam ao Estado que o particular os defendesse em seu nome, vez que esses direitos no pertencem ao particylar. Tal posicionamento se tornou arcaico, no podendo ser aceito pela nova

tendncia de coletivizao do processo, vez que as relaes, a cada dia que passa, deixam de ter conotao meramente individualista, passando a coletiva, principalmente nas relaes de consumo. A problemticaj-foi superada com edio de leis, como a daAo-Popilar (Lei n 4.717165), a do Cdigo de Defesa do Consumidor (Lei n 8.078190), a do Estatuto da Criana e do Adolescente (Lei n 8.069190), e da Ao Civil Pblipa (Lei n 7.347185). Esta ltima deu grande abrangncia legitimidade ativa, conferindo aos entes polticos, ao Ministrio Pblico, s Autarquias, s Sociedades de Economia Mista, s Empresas Pblicas e s Associaes, o

direito de pleitear em juzo na tutela dos referidos interesses. A Lei dos Juizados Especiais (Lei n 9.099195) tambm cumpriu seu papel no que tange viabilizao do acesso justia, vez que procurou garantir ria prtica o princpio da acessibilidade, com a regionalizao da justia, tornando-a, com a-descentralizao, mais prxima e- menos misteriosa- para queles-que dela necessitam. Deu legitimidade s pessoas fsicas maiores de 18 anos a comparecerem em juzo sem a presena de um advogado, nas causas de vlpr at 20 salrios mnimos, possibilitando, ainda, a realizao de atos processuais em horrios noturnos. Dispensou no 1 1 Grau de Jurisdio o pagamento de custas, taxas ou despesas. Tais dispositivos legais utilizados para julgamento de causas de pequena complexidade, e em sede de juizados descentralizados, localizados nos bairros, aproximou a justia da populao, que passou a ser mais e melhor informda, diminuindo, assim, o grave problema da desinformao jurdica existente no nosso pas, tendo como conseqncia positiva, a facilitao do acesso das classes menos favorecidas ao Judicirio.

46

O princpio da utilidade, pelo qual fundamental assegurar ao vencedor tudo aquilo que ele tem direito a receber, de forma mais rpida-e provei1osa possvel, tambm foi respeitado pela Lei n 9.099195. A rapidez foi priorizada como elemento para garantir a efetividade do processo, sendo a celeridade um dos princpios orientadores dos Juizados, ao lado da oralidade, simplicidade, informalidade e economia processual. * A Lei n 9307196 que colocou em funcionamento os TFIbUflaFS Arbitrais, brao privatizado da justia, bem como a implantao dos PROCONs (Proteo do Consumidor) pelo Estado incumbidos da defesa do consumidor e com competncia de Poder de Polcia e de aplicao de sanes administrativas, podem de alguma maneira ajudar a desafogar' a mquina judiciria, reso4yendo em suas prprias searas os litgios que lhes so postos. Por tudo o que foi dito, observamos que o legislador no se-quedou inrte, muito ainda h que se fazer, porm, muito j foi feito, elaborou uma srie de leis que visam instrumentalizar e facilitar o efetivo acesso justia. O Poder Executivo, de sua parte, no implementou polticas arrojadas para diminuir este problema, agindo de forma tmida, no oferecendo s Defensoris Pblicas, instituies importantssimas para minimizar o problema do acesso justia, tratamento condizente com suas funes constitucionais, vez que em alguns Estados a mesmas sequer existem e, quando existem, so desprovidas de recursos humanos e financeiros. Somente com urna- populao com nveis razoveis de- educao, possuindo acesso informao de seus direitos, bem como com instituies como Defensoria Pblica, Ministrio Pblico e Poder Judicirio, todos fortalecidos e independentes, que se poder falar em cidadania e efetivo acesso justia.

47

rrtMc .r. '_a_'.J4 1 4J ERAES FINAIS

A elaborao do presente trabalho, sem sombra de dvida, foi muito importante para o aprimoramento do conhecimento jurdico, uma vez que oportunizou o tratamento de um tema que a cada dia vem tomando maiores dimenses no contexto jurdico contemporneo. Dada a relevncia do tema, a doutrina tem sido frtil, proporcionado um tratamento cientfico aos direitos fundamentais, formulando toda uma teona de base, e com isto, dando a oportunidade do estudo especfico da matria dentro do cenrio jurdico. Isto demonstra a importncia que esses direitos possuem em todo o sistema jurdico. Teve-se uma surpresa feliz, na busca de obras jurdicas para alicerar teoricamente este trabalho, dada a magnitude do tema, de encontrar uma grande quantidade de obras jurdicas acerca deste assunto, dentre as quais as que mais contriburam para o enriquecimento do estudo, pelo brilhantismo com que abordam o objeto de estudo, foram aquelas escritas pelos professores da Universidade Federal do Cear, Paulo Bonavides e Willis Santiago Guerra Filho. Pde-se observar que estes direitos vm ganhando destaque com o decorrer do tempo nas Constituies por todo o mundo, entretanto, a efetivao prtica destes direitos, em alguns locais, questionvel. Com otimismo, entendese que, de qualquer forma, a evoluo e o respeito a estes princpios fundamentais so inevitveis. A prpria Constituio Nacional d um claro exemplo de que estes direitos tendem a ser mais respeitados, uma vez que dispensou todo um Ttulo, e veio munida com uma srie de garantias e remdios para a efetivao desses direitos.

Para se ter uma idia do quanto o legislador constituinte ptrio deu importncra a esses direitos, basta dizer que a expresso 'dignidade da pessoa humana, que concede unidade aos direitos e garantias fundamentais, foi posta no texto constitucional na condio de um dos fundamentos da Repblica Federativa do Brasil (art. 1, 1H, CF/88). A expresso 'prevalncia dos direitos humanos' foi posta na condio de um dos princpios que regem as relaes internacionais la Repblica Federativa do Brasil. E, por ltimo, e tambm para evidenciar o vetor, a linha poltica-socral da Constituio Federal de 1988, a expresso 'direito da pessoa humana' foi posta no art. 34, VII, alnea b', na condio de um dos princpios sensveis, ou seja, aqueles que do azo a medida extrema da
INTERVENO.

Apesar de Lei Suprema brasileira trazer em seu bojo, com muito destaque, aspectos relativos aos direitos fundamentais, entende-se que neste pas, devido a uma srie de fatores, destacando-se entre eles a pssima distribuio de renda, onde coexistem, lado a lado, pessoas com possibilidades de vidas confortveis para si e suas famlias e miserveis absolutos, vivendo em pleno Sculo XXI sem as condies bsicas de vida, inerentes a qualquer ser humano: alimentao, moradia, educao e sade. Sem estas condies, verdadeiros pr-requisito de subsistncia de um ser humano, como fica o Princpio da Dignidade da Pessoa Humana? No decorrer do trabalho foram evidenciadas as principais caractersticas dos direitos fundamentais e, a partir delas, e j com um certo embasamento terico a respeito de matria, teve-se a coagem e o atrevimento de formular um conceito de direitos fundamentais: Os direitos fundamentais podem ser considerados assim, direitos humanos inalienveis, imprescritveis, irrenunciveis, postulados na Lei Maior de cada pas, possuindo natureza jurdica de- direitos constitucionais, e repetidos no Ordenamento Jurdico como um todo, cuja grandeza e magnitude de suas proposies os faz serem considerados normas-princpios e, sendo assim considerados, irradiam as suas disposies por todo o Ordenamento Jurdico,

49

demonstrando a tendncia e o vetor poltico-social de uma nao. Viu-se ainda, a partir do estudo da coliso dos direitos fundamentais, que esses direitos no so absolutos, no so ilimitados, encontram seus limites nos demais direitos igualmente consagrados pela Carta Magna. Assim, caso haja um conflito entre direitos desta grandeza, o intrprete ou o aplicador da lei deve se utilizar dos mtodos de interpretao e soluo de conflitos que foram por ns analisados neste texto, para que, de forma a harmonizar os bens jurdicos em conflito, evite com isto o sacrifico de um desses bens em detrimento do 04tro, buscando uma reduo proporcional na esfera de alcance de cada qual, no intuito do verdadeiro significado de Justia. Nota-se, ainda, a predominncia e o influxo germnico no que tange, ao tema Direitos Fundamentais, principalmente nos aspectos especficos s solues de conflitos existentes entre normas jurdicas A doutrina alem irradiou para vrios ordenamentos jurdicos suas proposies, principalmente aquela referente a um dos temas mais festejados no direito contemporneo, que- o princpio da proporcional idade. Entende-se que o referido princpio, tendo em vista ser aplicado nos diversos ramos do direito, seja pblico ou privado, como foi evidenciado no desenvolvimento deste trabalho, possui 'status' de um verdadeiro princpio geral de direito, e corresponde a melhor forma de soluo quando o aplicador da lei se deparar com o eventual conflito de normas. Conceituar este princpio no seria apropriado nesta fase do trabalho, uma vez que isto j foi feito no desenvolvimento, entretanto, vale a pena explicit& o brilhantismo de uma frase de Jellinek, que, ao nosso ver, expressa todo o sentido deste princpio: "No se abatem pardais com canhes". Quanto ao tema Acesso Justia, por sua abrangncia e complexidade, no se esgota pelas breves consideraes contidas no presente trabalho. A expresso 'acesso justia' de difcil conceituao, no significando a mera oportunidade de algum ingressar com uma ao em juzo, mas sim- a

50

oportunidade de tomar chegada a uma 'ordem jurdica justa', que contempla oportunidades equilibradas para os litigantes. No obstante, a justia total seja uma utopia, perfeitamente possvel o alcance da 'ordem jurdica justa', desde que vencidas, as principais barreiras que impedem o acesso justia nos campos: econmico, social, cultural e mesmo no jurdico. Em pases como o Brasil, de dimenses continentais e onde se tem uma gama de realidades distintas, onde a total falta de recursos (de todas as espcies, no s financeiros) est presente, diversos aspectos devem ser levados em considerao, para a anlise da questo. Como a grande maioria da populao vive em estado de misria e a renda familiar muito baixa, com certeza, no ter condies financeiras de arcar com as custas judiciais e honorrios de advogado, sem prejuzo de seu prprio sustento ou de sua famlia. As despesas com custas processuais e honorrios de advogado no so baratos e as despesas em uma demanda judicial no param a, pois, dependendo do interesse em litgio, pode ser necessria a realizao de percFas ou outras diligncias, o que envolver mais gastos. Como poder a populao pobre arcar com estas despesas se no tem condio de se alimentar com o mnimo necessrio para uma razovel nutrio? Cabe a ao Estado oferecer ao cidado a assis4n .cia jurdica necessria, gratuitamente. Neste ponto, o legislador brasileiro andou bem e elaborou normas que minimizam a flagrante desigualdade econmico-financeira, atravs da criao das Defensorias Pblicas, que apesar de institudas, ainda no dispem de estrutura para atender satisfatoriamente.a grande massa dos que delas necessitam. Outro fator de bices ao acesso justia, o nvel de desinformao que muito grande com relao legislao vigente. Muitas pessoas desconhecem os

51

seus direitos mais elementares. Um bom exemplo disto o cidado-consumidor. A Lei n 8.078190, que instituiu o Cdigo Bras4e+ro de Defesa do Consumidor est em vigor h doze anos e, at hoje, os consumidores no tm a total conscincia de seus direitos no mercado de consumo, sendo, por vezes, lesados. O acesso justia, assim, deve passar pela democratizao do ensino e da cultura, pois sem estes elementos no se pode falar em cidadania. Questes ik processuais, como necessidade de advogado para litigar em juzo, bem como o vasto nmero de recursos judiciais, tornando, muitas vezes, o processo, dado o grande lapso temporal sem utilidade, tambm dizem respeito ao acesso justia. Um ponto que, certamente, faz com que seja lenta a prestao jurisdicional o pequeno nmero de juzes, uma vez que os quadros da Magistratura nunca se completam, fazendo com que os juizes tenham que acumular funes e se desdobrar na prestao da atividade jurisdicional. A doutrina e a legislao ofereceram solues para efetivar o acesso justia. Para a soluo desses problemas, Cappelletti e Garth, apontam as solues que foram dadas por diversos ordenamentos jurdicos, aos quais denominam de 'ondas'. A primeira onda diz ele se refere assistncia judiciria para os carentes A segunda onda diz respeito s reformas legislativas tendentes a proporcionar a representao jurdica para os interesses 'difusos'. A terceira onda, por seu turno, denominada de 'enfoque de acesso justia', que mais ampla, englobando as anteriores e indo mais alm. A legislao. por sua vez, comeando pela prpria Constituio Fedral formulou uma srie de dispositivos, com o intuito de dar soluo ao problema, como: a criao das Defensorias Pblicas, a implementao do direito de petio e de instrumentos para fazer valer os direitos fundamentais: Habeas Corpus, Habeas Data, Mandado de Injuno, Mandado de Segurana lndividial e Coletivo, Ao Civil Pblica, Ao Popular, dentre outros. A Lei que instituiu os Juizados Especiais, tambm cumpriu o seu papel para soluo do problema, vez que tornou a justia mais prxima e menos

misteriosa para queles que a procuram. Com a evoluo da sociedade e com o incremento das novas relaes jurdicas surgiram direitos que exorbitam da esfera individual. A legislao teve que avanar e se modernizar, sendo a tendncia atual a defesa coletiva dos interesses transindividuais ou metaindividuais, permutando a conotao meramente individualista pela coletiva. 4 A viabilidade do acesso justia a todos que dela necessitam dever passar, sem desvios, pelo fortalecimento das instituies j existentes; Defensoria Pblica dever ser dado o tratamento condizente com suas atribuies constitucionais de funo essencial Justia, dotando-a de subsdios humanos e financeiros para que possa desempenhar eficazmente o seu mister. O Ministrio Pblico deve fazer valer a suas prerrogativas constitucionais, sempre com independncia, seja quando atue como parte, ou como fiscal da Lei, no se prestando a interesses de governantes do momento. O Poder Judicirio dever, assim como o Ministrio Pblico, ser absolutamente independente, combatendo a corrupo, a burocratizao e a morosidade no trato das aes judiciais que lhes so encaminhadas, pois, somente desta maneira que se poder falar em efetivo acesso justia.

REFERNCIAS BLBUQGRF IC AS

BASTOS, Celso Ribeiro. Curso de Direito Constitucional, 18. ed., So Paulo: Editora Saraiva, 1997.

BASTOS, Celso Ribeiro e BRITO. Carlos Ayres de. Interpretao e aplicabilidade das Normas Constitucionais. 1. ed., So Paulo: Saraiva, 1982. BONAVIDES, Paulo. Curso de Direito Constitucional, 10. ed., So Paulo: Malheiros, 2000. CANOTILLO, Jos Joaquim Gomes. Direito Constitucional. 6 ed. Coimbra- Livraria Almedina, 1999. Cincia Poitic a, W. ect, So Paulo.- Ma1heros 1995: CAPELETTI, Mauro. Acesso Justia. Traduo por ElIen Gracie Northfleet. Porto Alegre: Frabis, 1988.

CAPELET11, Mauro e GARTH Brayant: Acess- to- JusticE MiIt Giuffr Sijthoff, 1988, 6.v. CAPEZ, Fernando. Tutela dos Interesses Dfusos e Coletivos, 6.ed., So Paulo: Paloma, 2000. CARNEIRO, Paulo Cezar Pinheiro. Acesso Justia: juizados especiais cvis e ao civil pblica - urna nova sistematizao da Teoria Geral do Processo. Rio de Janeiro: Forense, 1999. CDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR.. Lei n 8.078190. CONSTITUIO FEDERAL DO BRASIL., 1988 * GUERRA FILHO, Willis Santiago. Dos direitos Humanos aos direitos fundamentais. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 1997 Processo Constitucional e Direitos Fundamentais. 1. ed, So Paulo: Celso Bastos, 1999. iNTERNET: www.jus.com.br e 0710812002. ww universojuridica com. br.Acessado em

54

..O ( ri1r LEI DOS JUIZADOS ESPE1bo Lei '... 11 tt1 '.) L 1 1 1 Q. OC U1 /..J.

MANCUSO, Rodolfo de Camargo. Ao Civil Pblica 4 ed, So Paulo: Revista dos Tribunais, 1996. MEIRELLES, Hely Lopes. Mandado de Segurana, 22. ed., So Paulo, Malheiros 2000MORAES, Alexandre de. Direito Constitucional. 8. ed., So Paulo: Atlas, 1999. MORAES, Guilherme Braga Peia de. Direitos Fundamentais: Conflitos e Solues. 1. ed., Niteri: Fraeteret Labor, 2000. RODRIGUES, Geisa de Assis. Juizados especiais cveis e aes coletivas. Rio de Jane4ro: Forense, 1997. SILVA, Jos Afonso da. Curso de Direito Constitucional Positivo. 12. ed., So Paulo: Malheiros Editores, 1996. SMANIO, Gianpaolo Poggio. Interesses Difusos e Coletivos. So Paulo: Atlas, 1998. VASCONCELOS, Arnaldo. Teoria Geral do Direito. 3.ed., So Paulo: Malheiros. 1993.

Potrebbero piacerti anche