Sei sulla pagina 1di 2

N.

2
PROBLEMAS CONSTRUTIVOS DE GRAMPOS DE FIXAO DE TAMPOS DE VASOS DE PRESSO
Vasos de presso so equipamentos que requerem cuidados especficos na sua manuteno. Sabe-se que existe tecnologia disponvel para a realizao das inspees peridicas requeridas para estes equipamentos, e que o Ministrio do Trabalho tem agido ativamente nas determinaes da Norma Regulamentadora n 13 (NR13) da Portaria n 3.214 de 08 de julho de 1978, que em 1994 sofreu importante reviso, com a composio do Grupo Tripartite representado pelo Governo, Trabalhadores e Empregadores. Segundo a Norma, os vasos so enquadrados em funo do seu volume, presso e classe de fluido, determinando-se assim o Grupo Potencial de Risco e a Categoria do vaso. A Welding, como uma empresa inspetora que tambm atua neste segmento, tem participado com freqncia da inspeo de vasos de presso para enquadramento na NR13. E com certeza muitos outros Boletins Tcnicos sero elaborados com foco neste assunto. Entretanto, uma situao que tem ocorrido repetidamente vm nos chamando ateno: a fabricao caseira de grampos de fixao de tampos de vasos de presso de pequeno e mdio porte, como por exemplo Reboilers e Aquecedores de Caldo Considerando-se a importncia deste componente, principalmente no mbito da segurana operacional, o mnimo que se pode esperar de quem o fabrica que tenha conhecimento dos seguintes assuntos: Materiais envolvidos (resistncia mecnica, tratamento trmico, composio qumica e soldabilidade). Dimensionamento do componente. Necessidade de Procedimento de Soldagem adequado. Soldador com habilidade para cumprir o Procedimento de Soldagem especificado. Aps concluso, necessidade de verificar se o produto foi fabricado conforme projetado. Conhecimento do torque e da seqncia de aperto dos grampos para fechamento do vaso. Por outro lado, o que se tem observado que as matrias-primas utilizadas na sua fabricao so as que eventualmente j existem em estoque, podendo variar de ao baixo-carbono (SAE 1010/SAE 1020) a ao mdio-carbono baixa-liga (SAE 4140), conforme j ocorrido em vrias situaes analisadas, sem que, contudo, se tenha conhecimento do que se est utilizando. Conseqentemente, no adequa-se o procedimento de soldagem pois sempre se considera as matrias-primas como ao baixocarbono e, portanto, no prev-se pr-aquecimento e alvio de tenses. Em adio, a geometria dos chanfros, quando estes existem, normalmente no adequada e, tendo em vista o aspecto freqente das soldas, as recomendaes de utilizao dos eletrodos no so respeitadas, j que constante a presena excessiva de poros, caracterstica de eletrodos midos.

Foto 1 Vista parcial de um Aquecedor de Caldo mostrando a montagem dos grampos de fixao na tampa.

Estes dispositivos de fixao tm sido fabricados em campo, pelo prprio usurio, atravs da soldagem de uma barra com extremidade roscada a um corpo cilndrico vazado (anel), onde so articulados. Compem ainda o conjunto, arruela e porca.

Foto 2 Aspecto de um grampo de fixao fabricado pelo usurio em campo.

Fotos 3 e 4 Grampo de fixao fabricado em campo antes e aps secionamento longitudinal, mostrando insuficincia e subdimensionamento da solda de unio.
Boletim Tcnico n. 2

Welding Soldagem e Inspees Ltda. - Sertozinho - SP - Tel.: +55 (16) 3942-2023 - Site: www.welding.com.br

No so raras as situaes onde observam-se o anel e o contra-pino de articulao deformados por excesso de aperto, rosca espanada e haste emendada por solda inadequada (Fotos 3 a 8). comum, tambm, observarem-se grampos de fixao em condies parecidas com as aqui descritas, mas neste caso confeccionados pelos prprios fabricantes dos vasos. Porm, com um agravante: no projeto/desenho fornecido ao usurio nada consta a respeito deste componente, seja especificao do material, bitola, detalhes de soldagem, torque ou seqncia de aperto. Enfim, nenhuma informao dada. Tampouco existe qualquer manual de operao ou recomendao para manuteno/conservao do vaso.

Fratura Foto 9 - Grampo de fixao com a haste rompida em operao em regio soldada (ver Fotos 7 e 8).

Poros

Fotos 5 e 6 Grampo de fixao aps secionamento longitudinal mostrando a solda e a deformao do anel, que originalmente tinha a forma circular e no elptica. Na ampliao observam-se porosidade e rea interna sem fuso com geometria concentradora de tenso (arestas), em solda feita pelo prprio fornecedor da pea.

A Welding tambm recomenda que este tipo de componente seja adquirido de empresas especializadas na sua fabricao, observando-se as seguintes caractersticas: Material: Ao SAE 1045 ou SAE 4140. Fabricao: Haste e anel forjados a quente em uma nica pea. Tratamento Trmico: Beneficiado (Normalizado, Temperado e Altamente Revenido). Resistncia Mecnica: Classe 8.8 conforme norma SAE J1199. Rosca: Fabricada por roleteamento (laminada a frio) aps tratamento trmico. Tratamento de Superfcie: Fosfatizao.

Neste contexto, tendo em vista principalmente a gravidade que isto tudo representa, recomendvel que grampos de fixao nas condies descritas sejam substitudos por grampos apropriados. Ou que pelo menos sejam inspecionados por END, tenham seu dimensionamento avaliado e as soldas reparadas. Adicionalmente, essencial que se elabore um manual de operao do equipamento destacando principalmente o procedimento de limpeza, que normalmente requer abertura e fechamento destes vasos com freqncia.

Fotos 7 e 8 Grampo de fixao com a haste emendada com solda em campo. O detalhe mostra a solda aps secionamento longitudinal do tirante nesta regio, indicando penetrao insuficiente e comprometimento da resistncia mecnica do componente.

Fotos 10, 11, 12 e 13 Aquecedor de caldo com rompimento de grampos de fixao e contra-pinos. Setas indicam contra-pino e grampos rompidos devido a provvel subdimensionamento e a tampa, que foi arremessada perigosamente a vrios metros de distncia.
Boletim Tcnico n. 2

Welding Soldagem e Inspees Ltda. - Sertozinho - SP - Tel.: +55 (16) 3942-2023 - Site: www.welding.com.br

Potrebbero piacerti anche