Sei sulla pagina 1di 40

Ministrio da Educao Departamento do Ensino Secundrio

Programa de Prticas Laboratoriais de Electrotecnia/Electrnica

12 Ano

Curso Tecnolgico de Electrotecnia/Electrnica

Autores: Jos Manuel Guerreiro Gregrio (Coordenador) Rogrio Barros Baldaia Jos Virglio Faria Pires Antnio Jos Coelho Henriques

Homologao

21/03/2002

Pr t ic as L ab or at or i ais de E lec tr ot ec n i a e El e c tr n ic a 12 Ano

ndice

Desenvolvimento do programa - 12 Ano Bibliografia Geral

3 35

Pr t ic as L ab or at or i ais de E lec tr ot ec n i a/ E l ec t r n ic a 12 Ano

Desenvolvimento do programa 12Ano

(de acordo com as especif icaes de Electrnica e de Telecomunicaes)

Prticas Laboratoriais de Electrotecnia/Electrnica 12 Ano - Desenvolvimento do programa (de acordo com as especificaes de Electrnica e de Telecomunicaes) Temas/Contedos Objectivos Sugestes Metodolgicas Aulas de 90 Min.

1- Circuitos sequenciais sncronos.

Nota: as indicaes que se seguem pressupem uma prvia leitura das sugestes metodolgicas gerais feitas na apresentao do programa e que no so aqui repetidas por uma questo de simplificao do texto. Devem, no entanto, estar sempre presentes na gesto do programa. Assim, o professor ter o cuidado de, a cada passo, discernir a importncia relativa dos assuntos, centrar o processo de aprendizagem na actividade dos alunos, diferenciar os mtodos de acordo com as caractersticas daqueles, diversificar o tipo de actividades laboratoriais, lanar constantes desafios de reflexo e de discusso, aplicar continuamente uma avaliao formativa apoiada em instrumentos adequados. Atendendo carga horria disponvel, considera-se necessria a existncia de um conjunto de mdulos previamente construdos, que possibilitem a execuo de parte significativa das experincias e onde os alunos apenas efectuam as ligaes pretendidas.

Prticas Laboratoriais de Electrotecnia/Electrnica 12 Ano - Desenvolvimento do programa (de acordo com as especificaes de Electrnica e de Telecomunicaes) Temas/Contedos 1.1. Aplicaes com contadores sncronos. Objectivos Utilizar circuitos 74HCT ou 4000. CMOS da srie Sugestes Metodolgicas Ensaiar o funcionamento de um relgio digital de 12 horas e minutos. Usando um contador reversvel com load sncrono (74HCT169) ou assncrono (74HCT191 e 74HCT193), propor a realizao do circuito de contagem dos carros num parque automvel. Promover a apresentao e discusso de diferentes solues para o circuito detector da passagem do carro, pelos grupos de alunos. Utilizando registos (74HCT373 ou 74HCT374 ou 74HCT377) e o registo de deslocamento universal (74HCT194), sugerir a um grupo de alunos a realizao dum emissor de informao srie, provinda alternadamente de duas fontes paralelas de 4 bits, e a outro grupo o correspondente receptor. Ensaiar um conjunto emissor/receptor ou, solicitar aos alunos a construo do circuito de comando de um motor passo a passo, tendo o sentido de rotao dependente de uma entrada. 1 Aulas de 90 Min. 2

Testar o funcionamento dum relgio digital. Projectar um circuito envolvendo uma contagem reversvel. Ensaiar o circuito projectado.

1.2.

Registos.

Interligar fontes de dados ao mesmo barramento. Testar o funcionamento dum registo de deslocamento universal. Distinguir entre transmisso paralela e srie dos dados. Ensaiar um circuito de aplicao da transmisso srie de informao. Experimentar os deslocamentos esquerda e direita. Aplicar os deslocamentos em ambos os sentidos.

Prticas Laboratoriais de Electrotecnia/Electrnica 12 Ano - Desenvolvimento do programa (de acordo com as especificaes de Electrnica e de Telecomunicaes) Temas/Contedos Objectivos Sugestes Metodolgicas Aulas de 90 Min.

1.3.

Sntese de controladores Ensaiar um circuito sequencial de com flip-flops. Moore, tendo no mximo duas entradas e duas sadas, conhecidas as suas especificaes. Ensaiar um circuito sequencial de Mealy, tendo no mximo duas entradas e duas sadas, conhecidas as suas especificaes. Usar o diagrama de estados e as excitaes dos flip-flops na deteco de avarias. Distinguir o comportamento dos circuitos de Moore e de Mealy.

Exemplificando com circuitos de aplicao prtica, propor aos alunos a montagem e teste de circuitos sequenciais de Moore e / ou Mealy, baseado em flip-flops JK, desenhados nas aulas de SAD. Porque o factor tempo determinante no funcionamento dos circuitos sequenciais, os alunos mostram dificuldades acrescidas na deteco das avarias, sendo por isso importante ministrar de forma oportuna as tcnicas de deteco de erros de funcionamento deste tipo de circuitos. Realar a necessidade de recorrer ao diagrama de estados do circuito, para interpretar de forma correcta o seu funcionamento, completando-o se necessrio, com os estados no usados no seu desenho, para uma compreenso correcta de aparentes maus funcionamentos. Mostrar com os circuitos usados as diferenas de comportamento do circuito de Moore e de Mealy. Utilizar simuladores informticos de electrnica digital, que mostrem a resposta temporal, para melhor

Prticas Laboratoriais de Electrotecnia/Electrnica 12 Ano - Desenvolvimento do programa (de acordo com as especificaes de Electrnica e de Telecomunicaes) Temas/Contedos Objectivos Sugestes Metodolgicas comprenso do comportamento real do circuito. 1.4. Sntese de controladores com contador e multiplexers. Distinguir as sinteses cannica com flip-flops e modular. Compreender as funes dos mdulos usados no circuito. Interligar os diferentes mdulos. Ensaiar circuitos sequenciais, cujas especificaes so conhecidas, e construdos numa perspectiva modular com circuitos integrados MSI ou LSI. Propor aos alunos a montagem e teste de circuitos envolvendo vrias entradas e sadas, e que procurando resolver situaes da vida quotidiana, foram desenhados nas aulas de SAD. Transmitir aos alunos a noo que a sntese modular, permite o uso de tcnicas diferentes de deteco de avarias. Propor aos diferentes grupos de trabalho de alunos, a elaborao do desenho electrnico por utilizao de uma ferramenta informtica, dos circuitos ensaiados e verificados. Efectuar a sua divulgao na turma e restante comunidade escolar. 3 Aulas de 90 Min.

Prticas Laboratoriais de Electrotecnia/Electrnica 12 Ano - Desenvolvimento do programa (de acordo com as especificaes de Electrnica e de Telecomunicaes) Temas/Contedos 2 Memrias. 2.1. Memrias EPROM. Objectivos

Sugestes Metodolgicas Propor ao alunos a execuo de um circuito baseado numa EPROM, que mostre num display de 7 segmentos, uma contagem hexadecimal. Um contador gerar os endereos. Sugerir aos alunos a construo de um circuito de memrias, tendo os mesmos barramentos de dados e de endereos, em analogia com os computadores. Pode-se para tal, adicionar uma RAM tendo endereos distintos ao circuito construdo anteriormente com a EPROM, e contendo, por exemplo, os caracteres ASCII correspondentes a uma mensagem. Um contador e um ou dois interruptores geraro os endereos, permitindo mostrar a mensagem ou a contagem hexadecimal. Propor aos alunos que substituam o descodificador de endereos do circuito de memrias usado anteriormente por um baseado numa PAL. Ou alternativamente, usar a PAL para construir um dos controladores estudados e desenhado com flip-flops D em SAD.

Aulas de 90 Min.

Utilizar uma ferramenta informtica de programao de EPROM. Ensaiar o funcionamento dum circuito baseado numa EPROM. Testar o funcionamento duma RAM. Distinguir as operaes de escrita e leitura. Usar as sadas tri-state.

2.2.

Memrias RAM.

2.3.

Dispositivos programveis Conhecer uma ferramenta informtica - PLD. de programao de PAL. Construir um circuito digital baseado numa PAL. Testar o circuito.

Prticas Laboratoriais de Electrotecnia/Electrnica 12 Ano - Desenvolvimento do programa (de acordo com as especificaes de Electrnica e de Telecomunicaes) Temas/Contedos 3 Microcontroladores. Objectivos Sugestes Metodolgicas Aulas de 90 Min.

Programao.

Compreender a sintaxe da linguagem mnemnica (assembly). Explicar a funo do tradutor (assembler) da linguagem mnemnica em mquina. Utilizar uma ferramenta informtica de apoio, que realize a traduo de linguagem mnemnica em mquina. Aplicar as instrues de movimentao de dados internos e externos, ao nvel do byte ou do bit, em pequenos programas. Utilizar instrues de operaes lgicas, tendo como operandos bytes ou bits, de rotao e de permuta. Aplicar as instrues aritmticas em programas. Escrever programas envolvendo subrotinas e tomadas de deciso ao nvel do byte ou do bit. Compreender como operam as interrupes geradas por hardware. Escrever pequenos programas envolvendo subrotinas e interrupes.

Sugere-se que se mostre aos alunos, que um processador realiza sequencialmente operaes muito precisas, com dados contidos em registos, determinadas por instrues guardadas na memria e que so por eles descodificadas e executadas. Para exemplificar a actuao do tradutor (assembler) de linguagem mnemnica (assembly) em mquina, sugere-se a converso manual de cada instruo em mnemnica de um pequeno programa no cdigo mquina correspondente. A prtica de escrever e correr pequenos programas, ser a maneira mais eficiente de o aluno compreender as operaes executadas pelo microcontrolador. Essa prtica deve ser complementada com a utilizao de uma ferramenta informtica, simuladora ou interactiva com o circuito didctico do microcontrolador, que possibilite correr os programas passo a passo, e

10

Prticas Laboratoriais de Electrotecnia/Electrnica 12 Ano - Desenvolvimento do programa (de acordo com as especificaes de Electrnica e de Telecomunicaes) Temas/Contedos Objectivos Sugestes Metodolgicas visualizar os contedos de registos, memria, etc., para que desse modo, se melhore a percepo das operaes efectuadas pelo microcontrolador e se detecte os erros do programa. A planificao da resoluo do problema proposto, deve ser feita com a visualizao do algoritmo correspondente, por recurso aos fluxogramas, que para alm de um auxiliar precioso na organizao da lista de aces necessrias, tambm o na construo do programa em linguagem mnemnica. Dado o tempo disponvel, ser importante que os programas solicitados aos alunos, mais do que percorram todas as instrues, mostrem os principais mecanismos de tratamento da informao, quer interna quer externa ao microcontrolador. Apresentar programas simples, que introduzam conceitos e tcnicas de programao, tanto quanto possvel ligados a hardware electrnico exterior, de modo a servirem de catalisadores a aplicaes mais elaboradas, que podero vir a ser Aulas de 90 Min.

Prticas Laboratoriais de Electrotecnia/Electrnica 12 Ano - Desenvolvimento do programa (de acordo com as especificaes de Electrnica e de Telecomunicaes) Temas/Contedos Objectivos Sugestes Metodolgicas desenvolvidas em Projectos e na PAT. Propor a grupos de alunos a execuo de desenhos de circuitos electrnicos, que fomentem a ligao do microcontrolador ao exterior, e com posterior divulgao na comunidade escolar. Aulas de 90 Min.

10

Prticas Laboratoriais de Electrotecnia/Electrnica 12 Ano - Desenvolvimento do programa (de acordo com as especificaes de Electrnica e de Telecomunicaes) Temas/Contedos Objectivos Sugestes Metodolgicas Nestes trabalhos com amplificadores operacionais sugere-se a utilizao do A741 ou TL081. Aulas de 90 Min.

4 Circuitos com amplificadores operacionais.

4.1.

Circuitos lineares. Termmetro. Construir um termmetro a partir dum Utilizar, por exemplo, o CI LM335 ou AD590 como sensor de temperatura e sensor de temperatura e duma tenso o CI ICL8069 ou AD580 como tenso de referncia. de referncia. Descrever a forma de calibrar o Consultar manuais e sites de termmetro. fabricantes para conhecer as caractersticas dos CI. Analisar o comportamento dos A utilizao duma tenso rectangular na entrada do integrador ser feita circuitos integrador e diferenciador quando do estudo do gerador de onda com entrada sinusoidal. triangular. Utilizar um conversor tenso-corrente Utilizar, por exemplo, uma PTC, NTC ou RTD como sensor de temperatura e para realizar a transmisso da transmitir o seu valor distncia. resposta de um sensor distncia. Analisar um circuito de medida de uma Utilizar um toride com enrolamento sensor de corrente de defeito e corrente de defeito usando um transformar esse valor numa tenso. conversor corrente-tenso. 2

Integrador/diferenciador.

Conversor tenso-corrente.

Conversor corrente-tenso.

11

Prticas Laboratoriais de Electrotecnia/Electrnica 12 Ano - Desenvolvimento do programa (de acordo com as especificaes de Electrnica e de Telecomunicaes) Temas/Contedos 4.2. Circuitos no lineares. Rectificadores de preciso. Montar um rectificador de preciso de Usar na entrada ondas sinusoidais e triangulares e determinar, para cada onda completa. caso, o ganho do amplificador. Utilizar um rectificador de onda completa em conjunto com um filtro passa-baixo e um amplificador para determinar o valor eficaz de uma grandeza sinusoidal e/ou triangular. 1 1 Objectivos Sugestes Metodolgicas Aulas de 90 Min.

4.3.

Comparadores. Analisar a resposta de um detector de Confrontar as tenses de subida e descida com os valores tericos. nvel. Analisar a resposta de um detector de Simular um circuito de comando de passagem por zero. acendimento automtico de uma Analisar a resposta de um Schmittlmpada. trigger. Utilizar um Schmitt-trigger numa montagem com uma fotorresistncia e um LED. 1 1

Detector de nvel inversor e no inversor. Detector de passagem por zero. Schmitt-trigger inversor e no inversor. Montagem com fotorresistncia (LDR).

4.4. Conversores D/A e A/D. Circuito de sample&hold.

Conversor D/A.

um circuito integrado Analisar o funcionamento de um Utilizar especfico, por exemplo o LF398. circuito de sample&hold. Relacionar a frequncia de Sugere-se como sinal digital de amostragem com o sinal amostrado. entrada a sada de um contador binrio Construir um conversor D/A com uma CMOS. malha R-2R tendo como entrada a sada de um contador binrio.

12

Prticas Laboratoriais de Electrotecnia/Electrnica 12 Ano - Desenvolvimento do programa (de acordo com as especificaes de Electrnica e de Telecomunicaes) Temas/Contedos Objectivos Sugestes Metodolgicas Aulas de 90 Min.

Conversor A/D.

Construir um conversor A/D por Sugere-se a utilizao de um comparador qudruplo (LM339). comparao paralela usando um Utilizar, por exemplo, os CI codificador de prioridade. CA3161+CA3162 ou ICL7107 da Montar um voltmetro digital a partir Intersil. dum CI conversor A/D com drivers Este trabalho poder, se necessrio, para displays de 7 segmentos. substituir o conversor corrente-tenso Utilizar o circuito anterior para referido anteriormente. construir um ampermetro, usando um conversor corrente-tenso.

13

Prticas Laboratoriais de Electrotecnia/Electrnica 12 Ano - Desenvolvimento do programa (de acordo com as especificaes de Electrnica e de Telecomunicaes) Temas/Contedos 5 Geradores de formas de onda. 5.1. Gerador de onda sinusoidal. Montar um gerador de onda Usar um oscilador de entre os que sinusoidal. foram estudados. Verificar a aco do circuito limitador da tenso de sada. Montar um gerador de onda triangular com controlo de duty-cycle na sada de onda rectangular e controlo de tenso mxima e mnima na sada de onda triangular. Montar um circuito PWM e controlar a velocidade de um pequeno motor de c.c. 5.3. Circuitos de temporizao. Oscilador de relaxao. Analisar o funcionamento de um Sugere-se a utilizao do CI 555. oscilador de relaxao usando um timer. Projectar e montar um oscilador de relaxao conhecidas a frequncia de oscilao e o duty-cycle. Analisar o funcionamento de um Sugere-se a utilizao do CI 555 e de circuitos especficos da famlia TTL e multivibrador monostvel usando um CMOS com verificao do tempo de timer. largura de impulso e flancos de Projectar e colocar em funcionamento disparo. um multivibrador monostvel conhecido o tempo de largura de impulso. 2 Objectivos Sugestes Metodolgicas Aulas de 90 Min.

5.2.

Gerador de onda triangular. 1

Multivibrador monostvel.

14

Prticas Laboratoriais de Electrotecnia/Electrnica 12 Ano - Desenvolvimento do programa (de acordo com as especificaes de Electrnica e de Telecomunicaes) Temas/Contedos Objectivos Sugestes Metodolgicas Aulas de 90 Min.

6 Electrnica de potncia. Utilizar dispositivos de disparo. Controlo de potncia num Ensaiar um circuito de potncia que receptor. utilize um SCR. Evidenciar as vantagens de utilizao de snubber nos circuitos indutivos em comutao. Ensaiar um circuito de potncia que utilize um TRIAC.

Usar isolamento entre os circuitos de comando e potncia. Sugere-se fazer o controlo de velocidade de um pequeno motor de c.c. Usar isolamento entre os circuitos de comando e potncia. Sugere-se fazer a regulao da intensidade luminosa de uma lmpada de incandescncia. Utilizando circuito integrado de comutao por passagem por zero, realizar um controlo de temperatura. Nos circuitos citados anteriormente sugere-se a utilizao do isolamento por ligao ptica num dos trabalhos, e por transformador no outro.

Ligao ptica distncia.

Montar e analisar um circuito de Fazer uma emisso pulsada de infravermelhos e utilizar um filtro emisso e recepo de infravermelhos passa-banda de banda estreita com desmodulao. sintonizado com a frequncia de emisso como desmodulador. Apesar deste trabalho no apresentar uma aplicao directa electrnica de potncia a sua realizao parece-nos revestida de inegvel interesse prtico. Sugere-se, por isso, a sua realizao, no caso de haver tempo para tal.

15

Pr t ic as L ab or at or i ais de E lec tr ot ec n i a/ E l ec t r n ic a 12 Ano

Desenvolvimento do programa - 12Ano

(de acordo com as especif icaes de Instalaes Elctricas e Automao Industrial )

Prticas Laboratoriais de Electrotecnia/Electrnica 12 Ano Desenvolvimento do programa (de acordo com as especificao de Instalaes Elctricas e Automao Industrial) Temas/Contedos 1 - Funcionamento de um laboratrio de mquinas elctricas. Objectivos Sugestes metodolgicas NOTA Embora nem todas as actividades lectivas propostas no programa decorram obrigatoriamente num laboratrio de mquinas elctricas, a grande maioria das regras, normas e procedimentos a observar, so comuns a todos os laboratrios, pelo que se pode considerar universal o contedo deste primeiro ponto do programa. Aulas de 90 min

1.1- Descrio da constituio do laboratrio. Localizao do equipamento.

Identificar o equipamento do laboratrio.

Enumerar os cuidados a ter com a manipulao dos diferentes equipamentos. 1.2- Regras e normas a cumprir na realizao dos trabalhos prticos. Conhecer o processo de execuo dos trabalhos em todas as suas fases.

Sensibilizar para uma utilizao racional dos equipamentos e aparelhos de medida.

Conhecer e praticar normas elementares de segurana. Conhecer antecipadamente os trabalhos a realizar.

Elaborar os planos antecipadamente.

dos

trabalhos

16

Prticas Laboratoriais de Electrotecnia/Electrnica 12 Ano Desenvolvimento do programa (de acordo com as especificao de Instalaes Elctricas e Automao Industrial) Temas/Contedos 2 Sistemas trifsicos. Identificar sistemas trifsicos (geradores e receptores). 2.1-Sistemas trifsicos equilibrados. - Ligao em estrela. - Ligao em tringulo. Efectuar montagens, em estrela tringulo de receptores monofsicos. Medir grandezas elctricas. Relacionar as diferentes grandezas elctricas: Tenses simples e compostas; Correntes nos receptores e nas linhas de alimentao. Determinar a potncia trifsica para cada uma das montagens. 2.2-Sistemas trifsicos desequilibrados. Ligao em estrela. Identificar e descrever o Mtodo de Aron (dos 2 Wattmetros) para medir a potncia trifsica. Verificar experimentalmente o deslocamento do neutro (estrela desequilibrada). Verificar experimentalmente a compensao do factor de potncia Mtodo de Boucherot). e em Objectivos Sugestes metodolgicas Nota: as indicaes que se seguem pressupem uma prvia leitura das sugestes metodolgicas gerais feitas na apresentao do programa e que no so aqui repetidas por uma questo de simplificao do texto. Devem, no entanto, estar sempre presentes na gesto do programa. Assim, o professor ter o cuidado de, a cada passo, discernir a importncia relativa dos assuntos, centrar o processo de aprendizagem na actividade dos alunos, diferenciar os mtodos de acordo com as caractersticas daqueles, diversificar o tipo de actividades laboratoriais, lanar constantes desafios de reflexo e de discusso, aplicar continuamente uma avaliao formativa apoiada em instrumentos adequados. Efectuar o ensaio das montagens, quer em estrela quer em tringulo, medindo intensidades de corrente, tenses e potncias Efectuar a medida da potncia trifsica, utilizando um Wattmetro trifsico e dois Wattmetros (Mtodo de Aron). Explorar a situao da montagem em estrela desequilibrada (falta de fase, carga desequilibrada com e sem neutro). Aulas de 90 min

2.3-Verificao experimental da compensao do factor de potncia.

17

Prticas Laboratoriais de Electrotecnia/Electrnica 12 Ano Desenvolvimento do programa (de acordo com as especificao de Instalaes Elctricas e Automao Industrial) Temas/Contedos Objectivos Sugestes metodolgicas Aulas de 90 min

3 Transformador.
3.1- Transformador monofsico. - Observao de caractersticas. 3.1.1- Ensaios do transformador: - Ensaio em vazio. Descrever as caractersticas observadas. Determinar a polaridade dos enrolamentos. Medir, com o secundrio em vazio, as tenses no primrio e secundrio, a corrente e a potncia no primrio. Determinar a relao de transformao em vazio do transformador. Relacionar a potncia medida em vazio com as potncias de perdas essenciais nesse estado.

Sugere-se que no incio do estudo do transformador seja efectuada uma visita breve a um posto de transformao, eventualmente o da escola, com o objectivo de observar o transformador de potncia, recolher as suas caractersticas e situ-lo na instalao. Realizar o ensaio em vazio tenso nominal, determinando a corrente de magnetizao (I0) e a potncia activa absorvida com o transformador em vazio (P0). Recomenda-se na realizao do ensaio em curto circuito a utilizao de uma tenso inferior tenso nominal, que permita obter no secundrio a corrente nominal. Os resultados dos ensaios e os valores das grandezas obtidos devem sobretudo ter uma abordagem e tratamento fsico.

- Ensaio em curto-circuito.

Realizar o ensaio em curto circuito para medir as correntes no primrio e no secundrio, a tenso e a potncia no primrio. Relacionar a potncia medida em curto circuito com as potncias de perdas essenciais nesse estado.

18

Prticas Laboratoriais de Electrotecnia/Electrnica 12 Ano Desenvolvimento do programa (de acordo com as especificao de Instalaes Elctricas e Automao Industrial) Temas/Contedos Objectivos Identificar a tenso de curto-circuito. Identificar a impedncia de curto-circuito. Identificar o factor de potncia em curtocircuito. - Queda de tenso num transformador. Abordar graficamente o conceito de queda de tenso. Sugestes metodolgicas Aulas de 90 min

Medir a potncia til e a absorvida para diversas cargas (a 0,25 0,50 0,75 1 do valor nominal), com factores de potncia diferentes (carga resistiva, indutiva e capacitiva). Para a determinao directa do rendimento sugere-se a utilizao de - Determinao do rendimento do Determinar a correspondncia entre as mdulos didcticos de carga resistiva, transformador. polaridades dos enrolamentos primrio e indutiva e capacitava. secundrio.

Referir que a determinao do rendimento pelo mtodo directo no recomendvel para mdios e grandes transformadores.

3.1.2- Paralelo de transformadores monofsicos.

Ligar transformadores em paralelo e observar a distribuio da carga de acordo com as potncias nominais dos transformadores.

19

Prticas Laboratoriais de Electrotecnia/Electrnica 12 Ano Desenvolvimento do programa (de acordo com as especificao de Instalaes Elctricas e Automao Industrial) Temas/Contedos Objectivos Sugestes metodolgicas Aulas de 90 min

3.2- Transformador trifsico. 3.2.1- Observao e caractersticas. Constituio. Identificar e descrever as grandezas indicadas na chapa de caractersticas.

De acordo com a sugesto de visitar no incio do estudo do transformador um PT real (da escola ou outro), identificar e descrever as caractersticas do transformador trifsico observadas.

3.2.2- Grupos de ligao. - ndice horrio. - Relao de transformao.

Realizar as montagens correspondentes aos diferentes grupos de ligao (Yy, Dy e Yz). Para os ensaios sugere-se a utilizao de um transformador trifsico com 6 Determinar o ndice horrio correspondente enrolamentos por coluna com 190 V por aos grupos de ligao mais usuais. enrolamento, de forma a permitir realizar Verificar a relao de transformao para as os diferentes tipos de ligao na nossa vrias hipteses de ligao de rede de BT (didctico, eventualmente transformadores trifsicos. construdo para o efeito). Verificar as condies que dois Sugere-se que se relembre os conceitos transformadores devem ter para poderem ligados com as f.e.m. induzidas, tenses ser colocados em paralelo. nos enrolamentos, o seu sentido e concordncia. Realizar o paralelo de dois transformadores trifsicos e verificar a distribuio da carga Utilizar a representao grfica para a pelos dois. determinao do ndice horrio. Identificar e interpretar as caractersticas Na visita ao PT sugerida, identificar e indicadas na chapa de caractersticas. descrever as caractersticas dos transformadores de medida. Realizar montagens com transformadores de medida de intensidade. Sugere-se a consulta de documentao tcnica.

3.2.3- Paralelo de transformadores trifsicos.

3.3- Transformadores especiais. - Autotransformador. - Transformadores de medida: de intensidade; de tenso.

20

Prticas Laboratoriais de Electrotecnia/Electrnica 12 Ano Desenvolvimento do programa (de acordo com as especificao de Instalaes Elctricas e Automao Industrial) Temas/Contedos 4 Mquinas elctricas de corrente alternada. 4.1-Motor assncrono trifsico. Identificar a mquina e descrever a sua constituio. Observar a chapa de caractersticas. Observar a placa de terminais. Identificar os terminais. Identificar os modos de ligao dos enrolamentos do estator. Verificar experimentalmente alguns processos de arranque (autotransformador, arranque estrela tringulo e arranque rotrico). Determinar as perdas constantes (perdas por histerese e de Joule no ferro e perdas de atrito). Verificar a corrente de arranque do motor de rotor em gaiola em vazio e com carga mesmo reduzida, com a tenso nominal aplicada. Ensaio em carga. Verificar a variao da velocidade, do rendimento e do factor de potncia, com a carga mecnica. Objectivos Sugestes metodolgicas Aulas de 90 min

Devero ser observadas mquinas monofsicas e trifsicas, bem como mquinas de rotor em gaiola ou rotor bobinado. A mquina assncrona a ensaiar dever ser trifsica. Referir as disposies regulamentares no que se refere ao arranque destes motores. No caso do motor de rotor bobinado, fazer a analogia com o transformador, verificando a variao da tenso aos terminais do rotor (com este aberto), se o rodarmos. Referir a possibilidade de regulao de velocidade de um motor de induo trifsico atravs de um restato inserido no circuito rotrico. Utilizar, se possvel, um dnamo-freio ou um freio de Prony com dinammetro para medir o binrio resistente. Referir a possibilidade de funcionamento da mquina assncrona como gerador, no necessitando de manobra especial de sincronizao com a linha.

4.1.1- Constituio. Caractersticas.

4.1.2- Ensaios do motor assncrono:

Ensaio em vazio.

21

Prticas Laboratoriais de Electrotecnia/Electrnica 12 Ano Desenvolvimento do programa (de acordo com as especificao de Instalaes Elctricas e Automao Industrial) Temas/Contedos Objectivos Sugestes metodolgicas Aulas de 90 min

4.1.3- Motor monofsico com condensador. Ensaio.

- Descrever o princpio de funcionamento. - Realizar o arranque do motor monofsico. - Realizar a inverso do sentido de rotao. - Determinar algumas caractersticas elctricas. - Identificar situaes de utilizao.

Referir que o motor monofsico no arranca espontaneamente.

4.1.4- Outros motores monofsicos - Identificar outros motores monofsicos. com colector. - Descrever o seu princpio de funcionamento. Motor universal. Motor de repulso. - Comparar as caractersticas electromecnicas. Motor de plo dividido e anel em curto-circuito. - Identificar situaes de aplicao. Motor srie repulso compensado.

Apresentar os motores monofsicos mais frequentes nos accionamentos de pequena potncia. Referir as situaes de aplicao de cada um dos motores.

22

Prticas Laboratoriais de Electrotecnia/Electrnica 12 Ano Desenvolvimento do programa (de acordo com as especificao de Instalaes Elctricas e Automao Industrial) Temas/Contedos 4.2-Alternador trifsico. Objectivos Sugestes metodolgicas Aulas de 90 min

4.2.1- Constituio. Caractersticas. 4.2.2- Ensaios do alternador: - Ensaio em vazio.

A mquina sncrona a ensaiar dever ser Identificar a mquina e descrever a sua trifsica. constituio. Observar a chapa de caractersticas. No decorrer dos ensaios necessrio Observar a placa de terminais. Identificar os que a velocidade do alternador permaterminais. nea inalterada.

Traar a alternador. - Ensaio com carga. - Funcionamento curto-circuito. - Reactncia sncrona.

4.2.3- Ligao da alternador rede. -

do Referir os factores relativos a cada fase que contribuem para a queda de tenso. Referir e verificar que se trata da curva de magnetizao. Traar a caracterstica externa do gerador Verificar e justificar, que a corrente de sncrono com diferentes cargas. curto circuito de um gerador sncrono tem variao linear. Interpretar o funcionamento em curto circuito. Sugere-se uma verificao experimental do comportamento do grupo motorgerador a uma alterao da potncia Caracterizar em funo da corrente de pedida pela rede. excitao a reactncia sncrona. Caracterizar de forma sucinta o que so as curvas de regulao (U0) indicar os processos de as obter (montagem Caracterizar as curvas de regulao. experimental carga hmica, e mtodo grfico outras cargas) e a informao Identificar e verificar as condies que o que obtemos. alternador deve ter para se poder efectuar o - Referir a sequncia de manobras para paralelo com a rede. fazer o paralelo do alternador com a rede. Efectuar o paralelo de um alternador com a Este ensaio poder ser realizado rede. directamente no quadro de ensaios e com um sincronoscpio, se a escola possuir esse recurso.

caracterstica

em

vazio

23

Prticas Laboratoriais de Electrotecnia/Electrnica 12 Ano Desenvolvimento do programa (de acordo com as especificao de Instalaes Elctricas e Automao Industrial) Temas/Contedos Objectivos Sugestes metodolgicas Aulas de 90 min ser

4.2.4- Funcionamento da mquina Observar o comportamento da mquina como sncrona como motor. motor. Identificar diferentes situaes de funcionamento. 4.2.5- Outros motores sncronos: Motores sncronos monofsicos sem rotao predeterminada; Motores sncronos monofsicos com inverso de marcha elctrica. 4.2.6- Avarias das mquinas de corrente alternada. Alternadores: Falta de tenso; Tenso inferior normal; Aquecimento excessivo. Motor de induo trifsico: No arranca; No atinge a velocidade normal; Arranca com dificuldade, ronca e aquece; Aquece exageradamente. - Identificar os principais defeitos funcionamento dos alternadores. Identificar este tipo de motores. Descrever sucintamente a constituio, o funcionamento e as caractersticas dos vrios motores. Identificar situaes prticas de utilizao.

Este ensaio poder tambm realizado na sequncia do anterior.

Referir as inmeras aplicaes destes tipos de motores na indstria. Apresentar documentao tcnica.

de - Enumerar as principais causas das avarias das mquinas de corrente alternada. - Relacionar os defeitos de funcionamento com as respectivas causas. - Referir os principais cuidados gerais a ter com as mquinas elctricas (limpas, - Identificar os principais defeitos de secas, enrolamentos sem humidade ou funcionamento dos motores de induo sujidade, terminais, parafusos ou porcas trifsicos. de ligao limpos e apertados). - Relacionar os defeitos de funcionamento com - Referir algumas rotinas de manuteno. as respectivas causas.

24

Prticas Laboratoriais de Electrotecnia/Electrnica 12 Ano Desenvolvimento do programa (de acordo com as especificao de Instalaes Elctricas e Automao Industrial) Temas/Contedos 5-Motores de corrente contnua. Identificar a mquina e descrever a sua constituio. Observar a chapa de caractersticas. Observar a placa de terminais. Identificar os terminais. Explicar a reversibilidade da mquina de corrente contnua. Identificar as grandezas elctricas e mecnicas que intervm no funcionamento do motor. Relacionar as diferentes variveis elctricas e mecnicas. Efectuar a montagem que permite o traado da curva caracterstica de velocidade. Relacionar a velocidade com as grandezas elctricas, tenso, corrente absorvida e fluxo magntico (corrente de excitao). Caracterstica de binrio. Efectuar a montagem que permite o traado da curva caracterstica de binrio. Efectuar o traado da caracterstica mecnica (binrio/velocidade) com base nos valores obtidos para o traado das caractersticas anteriores. O aluno deve compreender o comportamento dos diferentes motores de modo a permitir a sua escolha para determinada aplicao. Indicar que tal como na mquina de corrente contnua a funcionar como gerador, analisamos as caractersticas supondo a velocidade constante, imposta pelo motor de accionamento, agora, a funcionar como motor, ao contrrio, a varivel independente da mquina a tenso, que se supe constante, fornecida por uma rede com uma potncia muito maior que a da mquina, cujas variaes de carga no a afectam. Analisar as caractersticas mais importantes: Caractersticas electromecnicas ; Caractersticas mecnicas. Referir que sendo a velocidade sensivelmente constante com a carga, pode afirmar-se que o motor derivao autoregulador no que diz respeito velocidade. Objectivos Sugestes metodolgicas Aulas de 90 min

5.1- Constituio. Caractersticas.

5.2- Curvas caractersticas electromecnicas e mecnicas.

5.3- Motor de excitao derivao. Caracterstica de velocidade.

25

Prticas Laboratoriais de Electrotecnia/Electrnica 12 Ano Desenvolvimento do programa (de acordo com as especificao de Instalaes Elctricas e Automao Industrial) Temas/Contedos Objectivos Sugestes metodolgicas Aulas de 90 min

5.4- Motor srie.

Efectuar as ligaes que permitem utilizao da mquina como motor srie.

- Caracterstica de velocidade. - Caracterstica de binrio.

Efectuar a montagem que permite o traado das curvas caractersticas de velocidade e de binrio. Interpretar as curvas caractersticas tendo presente as expresses da velocidade e do binrio electromagntico do motor.

Indicar que no motor srie no conveniente trabalhar em vazio, j que o motor tende a embalar, com risco de se danificar. Em vez de comear o ensaio com o motor em vazio, inici-lo com uma certa carga, que de seguida se varia gradualmente. Sugere-se que se faa uma anlise comparativa dos motores derivao e srie no que diz respeito ao comportamento da velocidade e do binrio.

5.5- Motores especiais:

Identificar este tipo de motores. Descrever as suas principais caractersticas elctricas. Sugere-se que sejam mostradas montagens j realizadas com estes tipos de motores que permitam a sua identificao, e descrever o controlo de funcionamento. importante a consulta de catlogos com informao tcnica.

Motor passo-a-passo;

Motor de corrente contnua Identificar os terminais de ligao. sem escovas. Identificar situaes de utilizao.

26

Prticas Laboratoriais de Electrotecnia/Electrnica 12 Ano Desenvolvimento do programa (de acordo com as especificao de Instalaes Elctricas e Automao Industrial) Temas/Contedos Objectivos Sugestes metodolgicas Aulas de 90 min

5.6- Avarias das mquinas de corrente contnua.

Defeitos de funcionamento dos - Identificar os principais defeitos de - Enumerar as principais causas das motores de corrente contnua. funcionamento dos motores de corrente avarias dos motores de corrente contnua. contnua. - No arranca. - Relembrar os principais cuidados gerais a - Desarvora. - Relacionar os defeitos de funcionamento com ter com as mquinas elctricas (limpas, - Arcos elctricos no coas respectivas causas. secas, enrolamentos sem humidade ou lector. sujidade, terminais, parafusos ou porcas - Aquecimento exagede ligao limpos e apertados). rado. - Referir a importncia de manter nas mquinas de corrente contnua a superfcie do colector bem limpa, lisa e concntrica com o veio.

27

Prticas Laboratoriais de Electrotecnia/Electrnica 12 Ano Desenvolvimento do programa (de acordo com as especificao de Instalaes Elctricas e Automao Industrial) Temas/Contedos 6 - Electrnica de potncia. Identificar o componente fisicamente e nas - Consultar manuais tcnicos especficos suas formas correntes. para identificar parmetros importantes na Visualizar no osciloscpio e interpretar a utilizao do componente, bem como caracterstica de um UJT. valores limites de funcionamento. Analisar o funcionamento de oscilador de relaxao. - indispensvel no estudo experimental dos componentes electrnicos a utilizao segura do osciloscpio, pelo que a sua manipulao e controlo deve ser revista. Objectivos Sugestes metodolgicas Aulas de 90 min

11

6.1.1- Caracterstica do UJT.

6.1.2- Oscilador de relaxao com UJT. Analisar o comportamento do tiristor em regime esttico (conduo, corte e bloqueio). 6.1.3- Caracterstica do tiristor.

Medir as corrente mnimas de disparo e de manuteno. - Sugere-se uma montagem simples de um tiristor (TIC 106) num circuito de corrente Verificar a comutao do tiristor do estado de contnua, com uma fonte de alimentao conduo para o estado de bloqueio. varivel e a utilizao de uma lmpada, para controlo de funcionamento e dois Observar a comutao do tiristor do estado miliampermetros para medir as correntes de bloqueio para o estado de conduo. mnimas da porta e de manuteno.

6.1.4- Controlo de potncia num receptor com oscilador de relaxao.

Verificar experimentalmente o controlo de um - Referir o efeito no ngulo de disparo para tiristor atravs dos impulsos gerados por um diferentes valores da corrente de porta. transstor UJT, sincronizado com o sinal da - Realizar o controlo de velocidade de um rede. pequeno motor de c.c. Identificar e determinar os ngulos de disparo e de conduo.

28

Prticas Laboratoriais de Electrotecnia/Electrnica 12 Ano Desenvolvimento do programa (de acordo com as especificao de Instalaes Elctricas e Automao Industrial) Temas/Contedos Objectivos Sugestes metodolgicas Aulas de 90 min

6.1.5- Controlo de potncia num receptor com malha RC.

Verificar e registar o efeito do controlo de - Utilizar uma PTC e uma NTC para potncia com um tiristor atravs da utilizao controlar o ngulo de disparo. de uma malha desfasadora RC. - Se for julgado conveniente, poder realizar-se um outro circuito de aplicao do componente no controlo de uma tenso alternada. O controlo do tiristor poder fazer-se atravs de uma corrente contnua na porta. - Se for o caso, a montagem deve ser demonstrativa, realizada e explorada pelo professor.

6.1.6- Circuitos integrados de disparo Identificar alguns circuitos integrados para - Tendo em considerao a utilizao para comutao. comutao. generalizada dos circuitos com tiristores e Identificar e relacionar as variveis que a variedade dos respectivos circuitos de determinam a durao do impulso e o ngulo disparo, referir o fabrico e a utilizao de de disparo. diversos circuitos integrados de disparo, Observar as diversas formas de onda. com o objectivo de simplificar o projecto de circuitos de comutao. - Sugere-se que, com uma montagem simples, se realize um gerador de impulsos com o CI TCA785.

29

Prticas Laboratoriais de Electrotecnia/Electrnica 12 Ano Desenvolvimento do programa (de acordo com as especificao de Instalaes Elctricas e Automao Industrial) Temas/Contedos Objectivos Sugestes metodolgicas Aulas de 90 min

- Considerar tiristores no controlo dos 6.2- Rectificao monofsica controla- Analisar e verificar experimentalmente o circuitos rectificadores. da. controlo de potncia numa montagem de - Realizar montagens experimentais para verificao do controlo de potncia de meia onda e de onda completa, com um meia onda e de onda completa, por tiristor atravs de um circuito gerador de - meia onda. tiristor, atravs da variao do ngulo de impulsos. conduo e utilizando um circuito gerador - onda completa. de impulsos (uma malha desfasadora RC Identificar as formas de onda (carga e ou outro). componente). - Utilizar o osciloscpio ou um simulador para a visualizao da evoluo da tenso na carga e no tiristor. - Referir a rectificao industrial como uma das funes da electrnica de potncia e o seu aspecto mais relevante, que o - Rectificao industrial. controlo duma potncia elevada, no Descrever as caractersticas principais do funcionamento de uma mquina de corrente circuito de carga, atravs de uma contnua nos quatro quadrantes. potncia mnima, no circuito de disparo do - Escolha dos rectificadores. tiristor. Identificar os limites tecnolgicos dos - Referir os principais elementos de uma rectificadores, indicados pelos fabricantes - Controlo da velocidade da montagem rectificadora, uma fonte mquina de corrente contnua monofsica ou polifsica ligada atravs (quatro quadrantes). de rectificadores (dodos ou tiristores) a - Ponte mista unidirecional um circuito de utilizao e eventualmente (2 tiristores e 2 dodos). a uma fonte de tenso contnua, podendo Descrever e analisar o funcionamento das - Ponte completa unidirecional este sistema funcionar como rectificador montagens (circuito de potncia) no controlo (4 tiristores). ou como ondulador. do funcionamento (velocidade-binrio) do - Privilegiar neste estudo, a construo das - Dupla ponte completa motor de corrente contnua. reversvel (8 tiristores). formas de onda de tenso e corrente.

30

Prticas Laboratoriais de Electrotecnia/Electrnica 12 Ano Desenvolvimento do programa (de acordo com as especificao de Instalaes Elctricas e Automao Industrial) Temas/Contedos Objectivos Sugestes metodolgicas Aulas de 90 min

6.3- Rectificao trifsica.

Identificar os tiristores conduo simultnea.

que

esto

em Breve referncia s pontes mistas.

6.3.1- Rectificao trifsica controlada.

Descrever o funcionamento de um rectificador Referir a utilizao das montagens com trifsico controlado de meia onda (ligao em tiristores nos sistemas em anel de montagem em estrela, estrela), utilizando tiristores como regulao da velocidade ou no controlo meia onda. rectificadores. da temperatura. Identificar a forma de onda da tenso na pontes mistas (3 tiristores e carga, em funo do ngulo de disparo. 3 dodos com dodo roda Descrever e analisar o funcionamento das livre). montagens (circuito de potncia) no controlo Sugere-se a realizao de uma do funcionamento (velocidade-binrio) do montagem em estrela com um nico dupla ponte completa (8 motor de corrente contnua nos 4 quadrantes. grupo de rectificadores (ctodo comum). tiristores).

31

Prticas Laboratoriais de Electrotecnia/Electrnica 12 Ano Desenvolvimento do programa (de acordo com as especificao de Instalaes Elctricas e Automao Industrial) Temas/Contedos Objectivos Sugestes metodolgicas Aulas de 90 min

6.4.1- Caracterstica do DIAC.

6.4.2- Caracterstica do TRIAC.

Identificar fsicamente os componentes nas Analisar os componentes atravs da suas formas correntes e as suas principais estrutura de junes que os constituem. caractersticas. Determinar a caracterstica de um DIAC. Sugere-se uma montagem simples de um TRIAC num circuito de corrente Determinar experimentalmente as alternada, com um autotransformador e a caractersticas estticas (1 e 3 Q) de um utilizao de uma lmpada, para controlo TRIAC. de funcionamento e dois miliampermetros para medir as correntes Identificar e determinar os ngulos de disparo mnimas da porta e de manuteno. e de conduo. Utilizar um osciloscpio, para obter as Determinar experimentalmente a tenses no TRIAC e na porta. caracterstica de comando (porta-terminal E1) de um TRIAC.

6.4.3- Controlo de potncia atravs de Analisar o controlo de potncia (lmpada de - Observar as variaes do ngulo de TRIAC num receptor. incandescncia) atravs de um TRIAC, por conduo e de disparo. variao do ngulo de conduo, utilizando um circuito desfasador RC e um DIAC. - Realizar o controlo de velocidade de um pequeno motor de c.a. Determinar os ngulos (mximo e mnimo) de disparo. - Utilizar uma LDR e uma NTC para controlar o ngulo de disparo. - Referir a existncia do QUADRAC e as vantagens dos opto-acopoladores.

32

Prticas Laboratoriais de Electrotecnia/Electrnica 12 Ano Desenvolvimento do programa (de acordo com as especificao de Instalaes Elctricas e Automao Industrial) Temas/Contedos 7-Variao e regulao de velocidade. Travagem. Objectivos Sugestes metodolgicas Aulas de 90 min

Deve em conjunto com a disciplina de SAD do 12ano, ser feita uma reviso dos conceitos fundamentais de mecnica, nomeadamente os conceitos 7.1-Identificao dos elementos que Distinguir variao de regulao de de velocidade, de binrio (os diferentes permitem a transmisso de energia velocidade e identificar as principais funes. binrios opostos pelas mquinas), de mecnica (deslocamento angular ou potncia, o estudo do movimento com linear da carga). Identificar os elementos da cadeia diferentes situaes de carga, o cinemtica. significado do funcionamento das mquinas nos quatro quadrantes etc. 7.2-Travagem de motores assncronos. Contra-corrente. Injeco de corrente contnua. Funcionamento em hipersncrono. Outros processos de travagem. Freio por correntes de Foucault. Electro-freio. Identificar e descrever os diversos mtodos de travagem. Relembrar as unidades utilizadas nestas grandezas. Verificar experimentalmente alguns dos processos de travagem estudados. Referir os redutores de velocidade, a sua utilidade, os seus tipos e as suas caractersticas.

7.3-Variao electrnica de velocidade Identificar os critrios tecnolgicos ligados Referir os diferentes tipos de conversores para motores elctricos. com a natureza da rede e o tipo de motor na de frequncia. escolha do variador, do seu calibre e quadrantes de funcionamento. Verificar experimentalmente a utilizao de conversores de frequncia para motores de corrente alternada.

33

Prticas Laboratoriais de Electrotecnia/Electrnica 12 Ano Desenvolvimento do programa (de acordo com as especificao de Instalaes Elctricas e Automao Industrial) Temas/Contedos Objectivos Sugestes metodolgicas Aulas de 90 min

7.3.1-Variadores de velocidade para motores de corrente alternada. Tipos: Onda de corrente; Modulao de amplitude; Modulao de largura de impulsos.

Abordar a questo das avarias e manuteno neste tipo de equipamentos Verificar e ajustar as caractersticas de (informao tcnica dos fabricantes). accionamento (relao tenso/frequncia, compensao do escorregamento, etc.). Demonstrar a possibilidade de ajustar as rampas de acelerao e de travagem, a Identificar e descrever o esquema de gama de frequncias, e as velocidades potncia de um conversor. programadas permitindo facilitar a adaptao do motor ao processo. Verificar experimentalmente a utilizao de conversores de frequncia para motores de corrente contnua.

Identificar as principais caractersticas.

Identificar as principais caractersticas. - Referir os diversos parmetros a ajustar 7.2.2-Variadores de velocidade para Identificar e descrever os esquemas de em funo do tipo do motor e da sua motores de corrente contnua. aplicao. utilizao (tempos de arranque e paragem, binrio e arranques frequentes). Verificar experimentalmente a utilizao do arrancador progressivo para arrancar e parar 7.2.3-Arrancadores progressivos para progressivamente os motores assncronos motores de corrente alternada. trifsicos. Identificar as vantagens do arrancador progressivo no arranque e na paragem de motores. Identificar e descrever os esquemas de aplicao.

34

Pr t ic as L ab or at or i ais de E lec tr ot ec n i a e El e c tr n ic a 12 Ano

Bibliografia
(De acordo com as especificaes de Electrnica e de Telecomunicaes)
Angulo, C., Muoz, A. e Pareja, J. (1993).Teoria e Prtica de Electrnica . S. Paulo: McGraw-Hill. (Recomendado para os trabalhos de dodos. Aconselhado aos docentes). Ayala, K. J. (1997). The 8051 Microcontroller Architecture Programming and Applications. New York: West Publishing Company. (Recomendado para microcontroladores). o professor. Contempla o captulo do programa:

Ferreira, J. M. (1998). Introduo ao Projecto com Sistemas Digitais e Microcontroladores. Porto: Edies FEUP. (Recomendado para o professor. Contempla os captulos do programa: circuitos sequenciais sncronos e microcontroladores). Hall, D. (1989). Digital Circuits and Systems. USA: McGraw -Hill. (Contm boa fundamentao terica de sistemas digitais, exemplos de aplicao, exerccios e sugestes para laboratrio. Aconselhado aos docentes). Malvino, A. P. (1991). Electrnica no Laboratrio. S. Paulo: McGraw-Hill. (Recomendado para os trabalhos: transstores bipolares e de efeito campo e amplificadores operacionais . Aconselhado aos docentes).

Malvino, A. P. (2000). Princpios de Electrnica. Lisboa: McGraw-Hill. (Recomendado para o professor. Contempla os captulos do programa: circuitos com amplificadores operacionais e geradores de forma de onda). Melo, M. (1993). Electrnica Digital. S. Paulo: McGraw-Hill. (Contm muitas sugestes de trabalhos de sistemas digitais. Aconselhado aos docentes).

Mohan, U. R. (1989). Power Electronics: Converters, Applications and Design. New York: John Wiley and Sons. (Recomendado para o professor. Contempla os captulos do programa: electrnica de potncia).

35

Pr t ic as L ab or at or i ais de E lec tr ot ec n i a e El e c tr n ic a 12 Ano

Pinto, A. e Caldeira, J. (1996). Prticas Oficinais e Laboratoriais, 12 Ano. Porto: Porto Editora. (Recomendado para os trabalhos de amplificadores operacionais). Silva, V. (1991). Trabalhos Prticos de Electrnica, 12 Ano. Lisboa: Didctica Editora. (Recomendado para os trabalhos de amplificadores operacionais). Tischler, M. (1981). Experiments in Amplifier, Filters, Oscillators and Generators. USA: McGraw-Hill.

(Recomendado para os trabalhos de circuitos com amplificadores operacionais e geradores de forma de onda).

Tobey, G. H. (1989). Operational Amplifiers - Design and Applications. New York: McGrawHill. (Recomendado para o professor. Contempla os captulos do programa: circuitos com amplificadores operacionais e geradores de forma de onda).

Yeralan, S. e Ahluwalia, A. (1995). Programming and Interfacing the 8051 Microcontroller. New York: Addison Wesley (Recomendado para o professor. Contempla o captulo do programa: microcontroladores).

36

(especificaes de Instalaes Elctricas e de Automao Industrial)


Alain, H., Claude, N. e Michel, P. (1985). Machines lectriques. lectronique de puissance. Le Technicien Dunod. Paris: Bordas. (Recomendado para docentes). Bellier, M. e Galichon, A. (1972). Machines lectriques. Paris: Delagrave. (Recomendado para docentes). Malvino, A. P. (1991). Electrnica no Laboratrio. S. Paulo: McGraw-Hill. (Recomendado para alguns trabalhos prticos de componentes electrnicos. Aconselhado aos docentes). Martignoni, A. (1980). Ensaios de Mquinas Elctricas. Porto Alegre: Brasil Ed. Globo. (Contm roteiros de trabalhos laboratoriais de mquinas elctricas que podem ser usados nas aulas). Matias, J.V.C. (1988). Guia de Laboratrio de Electricidade. Lisboa: Didctica Editora. (Roteiros de trabalhos laboratoriais e provas de avaliao. Aconselhado aos professores e alunos). Niard, J. (1984). Elctronique, Terminal F3. Paris: Nathan Technique. (Recomendado para docentes). Niard, J. (1985). Machines lectriques, Terminal F3. Paris: Nathan Technique. (Recomendado para docentes). Pinto, A. e Caldeira, J. (1996). Tecnologias, 12 Ano. Porto: Porto Editora. (Recomendado para o estudo dos componentes da electrnica de potncia. Aconselhado aos alunos). Pinto, A. e Caldeira, J. (1996). Prticas Oficinais e Laboratoriais, 12 Ano. Porto: Porto Editora. (Recomendado para os trabalhos prticos dos componentes da electrnica de potncia. Aconselhado aos alunos). Pinto, L. M. V. e Vasconcelos, J. F. (1990). A Utilizao da Electricidade com toda a Segurana. Porto: Ed. ASA. (Estudo dos vrios regimes de neutro aplicados segurana e proteco de pessoas. Aconselhado aos docentes e alunos).

37

Rodrigues, J. e Matias, J. (1984). Transformadores. Lisboa: Didctica Editora. (Recomendado para o aluno no estudo dos transformadores). Silva, V. (1991). Trabalhos Prticos de Electrnica, 11 Ano. Lisboa: Didctica Editora. (Recomendado para os trabalhos de transstores bipolares e de efeito campo. Aconselhado aos docentes e alunos). Silva, V. (1991). Trabalhos Prticos de Electrnica, 12 Ano. Lisboa: Didctica Editora. (Recomendado para os trabalhos de amplificadores operacionais regulao) Simon, A. (1987). Cours de schmas d'lectricit, Tomo 2. Paris: ditions L'lan Lige Eyrolles. (Recomendado para o estudo da regulao de velocidade e travagem de motores assncronos. Aconselhado aos docentes). Tlmecanique (1988). lectronique de puissance (catlogo). Paris: autor. (Estudo dos componentes da electrnica de potncia. Aconselhado aos docentes).

38

Potrebbero piacerti anche