Sei sulla pagina 1di 4

1 Srie

6ADM054 ADMINISTRAO Fundamentos da administrao. A empresa como um sistema. As funes administrativas: planejamento, organizao, direo e controle. Sub-sistema administrativo. Sub-sistema de produo. Sub-sistema de recursos humanos. Sub-sistema financeiro. Sub-sistema de marketing. 6CON008 CONTABILIDADE INTRODUTRIA Campo de atuao; objeto da contabilidade; o Patrimnio: equao patrimonial; contas patrimoniais e contas de resultado; balano patrimonial; D.R.E.; plano de contas; escriturao de operaes tpicas, comerciais e de servios. 6PRI040 DIREITO COMERCIAL E SOCIETRIO Noes de direito comercial, empresa, empresrio, sociedade e estabelecicimento. Dissoluo das sociedades. Falncias e Recuperao Judicial. Ttulos de crdito. Contratos mercantis. 6ECO078 ECONOMIA Noes de Microeconomia. Noes de Macroeconomia aplicada a Brasileira. O processo de Globalizao Econmica.

Economia

6EMA032 ESTATSTICA A Cincia Estatstica. Estatstica descritiva:Obteno de dados. Representao tabular e grfica. Medidas de posio e disperso. Probabilidades. Intervalo de confiana. 6LET056 INTERPRETAO E PRODUO DE TEXTOS Leitura ativa e anlise crtica de textos. Planejamento e produo de relatrios, resumos,resenhas crticas e textos dissertativo-argumentativo.

6CON012 INTRODUO TEORIA DA CONTABILIDADE Evoluo histrica da contabilidade. Estrutura conceitual bsica da contabilidade. Princpios contbeis. 6MAT061 MATEMTICA Potenciao, radiciao e progresso aritmtica e geomtrica. Grandezas proporcionais. Funes e equaes do 1 e 2 graus. Sistemas de equaes.

6CON009 METODOLOGIA DA PESQUISA EM CONTABILIDADE Metodologia Cientfica. Pesquisa cientfica. Mtodos, tipologias e tcnicas de pesquisas aplicadas Contabilidade. Projeto de Pesquisa. Estruturao e apresentao do trabalho cientfico. Normas da ABNT. 6CON011 PRTICAS DE ORGANIZAO EMPRESARIAL Execuo dos servios de formalizao da constituio, modificao, fuso, ciso, incorporao e extino de empresas. 6CON010 ROTINAS TRABALHISTAS APLICADAS CONTABILIDADE Rotinas do Departamento Pessoal das Organizaes (prticas trabalhistas). Rotinas de Admisso, Contrato de Trabalho e Rescises de Contratos de Trabalho. Contribuies Previdencirias das Pessoas Jurdicas. Clculo da Folha de Pagamento e Encargos Sociais das Empresas Comerciais, Industriais e de Servios.
2 Srie

2 Srie

6NIC010 COMUNICAO EMPRESARIAL Modelo Geral de Comunicao. Tcnicas de Comunicao Oral. Tcnicas de Redao de Relatrios. Estilos de Linguagem. Estratgias de Interpretao e Comunicao. 6CON014 CONTABILIDADE DE CUSTOS Fundamentos da contabilidade de custos. Formao e contabilizao dos custos industriais. Custos para valorao dos estoques e mensurao de resultados. Sistemas de custeamento e de acumulao de custos. 6CON013 CONTABILIDADE EMPRESARIAL Aprofundamento dos estudos da contabilidade introdutria; escriturao sinttica e analtica das empresas comerciais; controle fsico de estoques; escriturao de matriz e filiais; elaborao das demonstraes contbeis. 6CON015 CONTABILIDADE INFORMATIZADA Aplicao da informtica na contabilidade; utilizao de softwares.

6CON017 CONTABILIDADES DE ORGANIZAES DO TERCEIRO SETOR Entidades sem fins lucrativos (terceiro setor): finalidades; aspectos institucionais, tributrios e operacionais. Estrutura e escriturao contbil. Demonstraes contbeis. 6PUB007 DIREITO E LEGISLAO TRIBUTRIA Ordenamento da Legislao Tributria: Sistema Tributrio Nacional. O Tributo e suas Espcies: Fato Gerador, Sujeito Passivo, Lanamento e Extino da Obrigao Tributria. Principais Tributos e Contribuies Federais, Estaduais e Municipais das Empresas: IRPJ. CSLL, PIS, COFINS, IPI, ICMS, ISS e SIMPLES. 6CON018 ETICA GERAL E PROFISSIONAL Cdigo de tica Profissional do Contador. Legislao que rege a Profisso Contbil. Entidades Sindicais e de Fiscalizao. 6EMA033 MTODOS QUANTITATIVOS APLICADOS CONTABILIDADE Testes paramtricos e no paramtricos. Correlao linear. Regresso linear. Noes de programao linear e anlise discriminante. 6ADM055 ORGANIZAO E MTODOS Estruturas organizacionais. Departamentalizao. Atribuies das unidades organizacionais. Tcnicas de representao grfica. 6PSI026 PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL A Psicologia e a multideterminao do ser humano. Reflexes sobre o ser humano e o trabalho. Relacionamento interpessoal: teorias motivacionais; liderana; comunicao e cooperao no trabalho. Reflexes sobre sade e trabalho. 6CON019 TEORIA DA CONTABILIDADE Definio e critrios de avaliao de Ativo. Definio e critrios avaliao de Passivo e de Patrimnio Lquido. Receitas, Despesas, Perdas e Ganhos.

de

6CON016 TCNICAS FINANCEIRAS APLICADAS CONTABILIDADE Estudo das funes financeiras na gesto das organizaes. Fundamentos do valor do dinheiro no tempo e o impacto no patrimnio das organizaes. Inflao e Atualizao Monetria de Dvidas. Metodologias aplicadas viabilidade de negcios e s decises de investimentos de capital.
3 Srie

3 Srie

6CON025 CONTABILIDADE FISCAL Apurao de tributos e contabilizao dos ajustes resultantes da aplicao da legislao tributria nas empresas. 6CON021 CONTABILIDADE GERENCIAL Estudo dos instrumentos contbeis voltados para o processo de tomada de deciso. Anlise de custos, formao de preos de venda e gesto do lucro. 6CON023 CONTABILIDADE GOVERNAMENTAL Normas gerais de direito financeiro, Aspectos contbeis da Lei de Responsabilidade Fiscal, do Oramento Pblico e dos Crditos Adicionais, Patrimnio Pblico, Sistemas contbeis e contabilizaes. Demonstraes contbeis e anlise e interpretao dos resultados. 6CON020 CONTABILIDADE SOCIETRIA Reorganizao societria; extino de sociedade; avaliao de investimentos; impostos diferidos; ajustes de avaliao patrimonial; consolidao das demonstraes contbeis; ativos e passivos contingentes;contabilidade em moeda de poder aquisitivo constante e converso para moedas estrangeiras. 6CON022 ESTRUTURA DAS DEMONSTRAES CONTBEIS Estrutura das demonstraes contbeis, aspectos conceituais e prticos (apresentao, finalidade, importncia e normatizao). 6CON024 GESTO TRIBUTRIA Gesto de tributos, estudo dos efeitos das normas tributrias na contabilidade. 6CON027 METODOLOGIA DA PESQUISA - SEMINRIOS EM CONTABILIDADE Apresentao e discusso de projetos, metodologicamente estruturados, voltados para a rea de pesquisa cientfica na rea da Cincia Contbil. 6CON026 PLANO DE NEGCIOS EMPRESARIAIS Elaborao de planos de negcios empresariais.Plano oramentrio e demonstraes contbeis projetadas. Acompanhamento e avaliao do plano de negcios. 6TCC407 TRABALHO DE CONCLUSO DE CURSO I - MONOGRAFIA Elaborao de projeto de pesquisa sobre tema especifico da cincia contbil.
4 Srie

6CON028 ANLISE DAS DEMONSTRAES CONTBEIS Avaliao do desempenho empresarial com base nas demonstraes contbeis. Limitaes, mtodos e tcnicas de anlise. Anlise por meio de indicadores econmicos e financeiros. Anlise de estrutura e de evoluo. Gesto do Capital de Giro. Relatrios de anlises. 6CON029 AUDITORIA Normas profissionais, tcnicas e procedimentos de auditoria. Papis de trabalho. Controle interno. Auditoria das contas patrimoniais, receitas, despesas e das demonstraes financeiras. Pareceres e relatrio de auditoria. Responsabilidade do auditor. 6CON036 CONTABILIDADE DE ENTIDADES DIVERSAS Aspectos contbeis especficos de entidades ideais.

de

fins

econmicos

e/ou

4 Srie

6CON030 CONTROLADORIA O processo de gesto empresarial e a controladoria. Principais funes da controladoria. O papel do "controller" e suas funes nas organizaes. Planejamento e gesto de lucro nas empresas. Sistemas integrados de gesto empresarial. Modelos de avaliao de desempenho empresarial. Sistema de Informao (gesto de arquivos de dados). 6CON035 CONTROLADORIA GOVERNAMENTAL O processo de gesto pblica e a controladoria. Principais funes da controladoria governamental. O papel do "controller" e suas funes nos organismos pblicos diante das normas vigentes. Controles internos. Instrumentos de Planejamento (PPA, LDO e LOA). Instrumentos e metodologia de monitoramento das aes governamentais. Instrumentos e metodologia de avaliao de projetos, programas e polticas pblicas. 6EST428 ESTGIO SUPERVISIONADO Trabalho a ser desenvolvido na prpria UEL, conforme regulamento prprio, sobre temas relacionados Contabilidade, de contedo interdisciplinar, sob orientao e acompanhamento individual por docente orientador. 6ECO080 FINANAS EMPRESARIAIS Administrao Financeira; Mercados Financeiros; Riscos e Retorno de Ativos e Avaliao de Carteira; Alavancagem; Planejamento Financeiro. 6ECO079 MERCADO DE CAPITAIS Introduo ao mercado de capitais. Intermedirios financeiros. Sistema Financeiro Nacional. Bolsa de Valores e Bolsa de Mercadorias e Futuros. Risco e retorno. Fundamentos e operaes do mercado de capitais. 6CON034 NOES DE ATUARIA PARA CONTADORES Principais conceitos atuariais. Sistema previdencirio brasileiro. Fundos de penses: modalidade e natureza de planos de benefcios. Ativo total de um plano de benefcios, reservas, demonstraes contbeis dos fundos de penso. Seguros: Caracterizao das atividades de seguros, demonstraes contbeis das companhias seguradoras e registro de transaes de seguros. Relacionamento da cincia atuarial com a cincia contbil. 6CON031 PERCIA CONTBIL Exerccio profissional em percia contbil. Atuao do contador em percia contbil. Normas profissionais e tcnicas da percia contbil. 6CON032 SIMULAO EMPRESARIAL O processo de gesto empresarial em ambientes competitivos com uso de softwares de simulao empresarial. Tcnicas de negociao entre empresas. 6TCC408 TRABALHO DE CONCLUSO DE CURSO II - MONOGRAFIA Desenvolvimento e apresentao do trabalho monogrfico de pesquisa sobre tema especfico da cincia contbil. 6CON033 TPICOS CONTEMPORNEOS DE CONTABILIDADE Tpicos emergentes em contabilidade no contemplados nos contedos programticos das disciplinas antecedentes, em funo de sua atualidade.

Potrebbero piacerti anche