Sei sulla pagina 1di 11

No meio e misturado: o moreno como identificao de cor entre estudantes de uma escola pblica

Resumo : A partir de 15 casos de discriminao racial vividos por alunos e alunas de uma escola pblica do Bairro do Guam, analiso como os distintos processos identitrios com base na cor, referncia de identificao tnico-racial, so construdos pelos estudantes como elementos marcadores de sua trajetria educacional. A forma de atuao da escola e a influncia dos casos de racismo vividos pelos sujeitos sobre a construo desses processos de identificao aparecem em um cenrio escolar marcado pela diferenciao de acesso aos meios didtico-pedaggicos entre os alunos conforme o pertencimento aos trs turnos letivos, nos quais a figura mtica do indgena aparece na construo de uma morenidade. Palavras-chave: Escola. Identidade de cor. Moreno. Guam.

Alan Augusto Moraes Ribeiro* Abstract: From fifteen cases of racial discrimination experienced by pupils and students in public schools of the district of Guam, analyze the different processes as identity based on color, reference to ethnic-racial identity, are constructed by students as part of their careers markers education. The manner of operation of the school and the influence of cases of racism experienced by the subjects on the construction of these processes of identification appear in a school setting marked by differentiation of access to resources between teaching-learning students as belonging to three shifts school, where mythical figure appears in the indigenous construction of a brunette.

Keywords: School. Identity of color. Brunette. Guam.

Mestrando no Programa de Ps-Graduao em Cincias Sociais (PPGCS) da Universidade Federal do Par (UFPA). Bolsista da Capes. E-mail : alanaugustoribeiro@yahoo.com.br.

Conjectura, Alan Augusto Moraes Ribeiro, v. 15, n. 1, jan./abr. 2010

67

CAPITULO5.pmd

67

22/6/2010, 17:41

Consideraes iniciais: antes do texto, o contexto, em uma escola pblica de Belm


Neste artigo, recupero depoimentos, observaes registradas em meu caderno de anotaes, bem como memrias de situaes vividas e vistas por mim em meu trabalho de campo feito para minha pesquisa de graduao entre adolescentes e jovens alunos-estudantes 1 da Escola Estadual de Ensino Mdio Alexandre Zacharias de Assumpo, do Bairro do Guam, periferia do municpio de Belm do Par. Durante o perodo letivo de 2006 e 2007, de modo intermitente, convivi na escola da qual fui aluno. Em outras palavras, retornei escola que se situa no bairro em que resido para fazer iniciao cientfica na qual, outrora, fui aluno. Precisei fazer um tipo de ir e vir hermenutico, percorrer o trajeto de um vai-e-vem interpretativo e epistemolgico que penso ter realizado, a partir do que escreve Geertz (1989, p. 15-41), entre o que fui para os meus antigos professores e alguns colegas que no Zaca2 permaneciam como estudantes desde minha poca de estudante na escola, e o que passei a ser para eles: um universitrio, um estagirio e, at mesmo, um professor: entre o modo como me relacionava com eles e o jeito que devo v-los agora, impem-se conceitos e teorias antropolgicas como referenciais de anlise que no posso preterir. Aqui focalizarei as distintas representaes acerca do que se define como escola para alguns alunos, o que cada estudante demanda da instituio que vivida como espao de sociabilidade privilegiado para cada um, os quais, no contexto de minhas incurses ao referido espao, tambm se identificavam a partir do horrio em que estudavam na escola, conforme permanncia nos trs turnos oficiais 3 letivos, bem como o pertencimento racial construdo com base em critrios de classificao e na cor.4 Revisito aqui estrias e experincias vividas diante do que no
1 Aluno ou estudante ser a nomeao por meio da qual farei referncia aos adolescentes e jovens que escutei, vi e com quem convivi na escola. Sem distines para eles (e/ou para mim), ambas os termos so usados por eles, bem como pelos professores e pela diretoria e secretaria para realizar identificaes recprocas. 2 Zaca e o modo nominal reduzido com o qual os estudantes, sobretudo, se referem escola, como diminuio de Zacharias, e com o qual me referirei escola neste texto. 3 As escolas pblicas de Ensino Mdio do Municpio de Belm do Par funcionam em trs turnos letivos distintos: manh, tarde e noite. Oficialmente, conforme a LDB 9.394/1996, a oferta de vagas e de turmas, bem como as sries ou etapas de progresso devem obedecer demanda de procura dos alunos. 4 Adotando a perspectiva sociolgica que concebe a noo de cor como uma categoria de classificao racial que sempre informada pela ideia de raa, cuja presena na elaborao dessa categoria

68

Conjectura, Caxias do Sul, v. 15, n. 1, p. 67-77, jan./abr. 2010

CAPITULO5.pmd

68

22/6/2010, 17:41

dito como oficial na escola (CAVALLEIRO, 2003, p. 101), mas que se vivencia e se experiencia diariamente nela. Este texto apresenta, resumidamente, a discusso que venho desenvolvendo acerca da temtica que posso denominar como processos identitrios segundo um sistema de classificao de cor (PINTO, 1998, p. 3-5), lanando mo de anlise antropolgica sobre a questo da identidade social para pensar o moreno como categoria social abrangente no contexto da Amaznia, a partir de uma anlise com o ponto de partida na escola, sobre depoimentos de alunos de uma escola pblica que viveram experincias de racismo, especificamente ofensas raciais verbais, na escola anteriormente citada. As falas destacadas por mim so todas identificadas com nomes fictcios. Quando no citadas isoladamente, esto presentes dentro do texto interpretativo, entre aspas e/ou em itlico para serem destacadas.

No meio e misturado: o moreno entre os alunos do Zaca


A morena e o moreno, como categorias sociorraciais, portadoras de sentidos peculiares entre os estudantes do Zaca, so permeadas por lgicas culturais e formas de sociabilidade pelas quais perpassam alguns valores identitrios especficos. H um carter de razoabilidade moreno razovel que torna tais atributos portadores de sentidos variados. Assim, no(a) moreno(a) que o pardo ganha fora e vrios tons de pele. O primeiro fomenta a existncia do segundo e ganha o estatuto de cor ao dissolver, assim, seu carter intermedirio, ganhando identidades sociorraciais. O(a) moreno(a) dificulta a visualizao e explicitao do racismo brasileira. (DAMATTA, 1987, p. 62). Ser moreno , sobretudo, no usar o preto, no usar o negro. Segundo Conrado (2007),5 a classificao segundo a cor um interdito social no contexto de Belm, isto , quando escapa de branco,
aparece sob a forma de uma ideologia racial, mesmo que no enunciada e explcita (GUIMARES, 1999, p. 42-43), assinala que essa ideologia racial atua na atribuio de significados mltiplos para a identificao da cor dos sujeitos, exercendo algum tipo de influxo nos mecanismos de classificao dentro dos grupos de cor. Isto , as pessoas tm cor apenas no interior de ideologias raciais. (p. 44). 5 Em palestra proferida no Dia Nacional de Combate ao Racismo, organizada pelo Grupo de Estudos Afro-Amaznicos (Geam), sob o tema Racismo e Aes Afirmativas na UFPA Julho de 2007, a Prof. Dr. Mnica Prates Conrado, do Laboratrio de Antropologia da UFPA fez referncia s questes levantadas pelos participantes que perguntavam como se poderiam realizar definies incontestveis sobre a cor de uma pessoa.
Conjectura, Alan Augusto Moraes Ribeiro, v. 15, n. 1, jan./abr. 2010

69

CAPITULO5.pmd

69

22/6/2010, 17:41

como diz o ditado: preto . Para essa autora, se autoclassificar ou imputar a algum qualquer tonalidade de cor que escape do branco correr o risco de escurec-la, segundo o lugar social em que se encontra o indivduo. Ser preto ou ser chamado preto causa depreciao em sentido absoluto. Preto ou negro xingamento em muitos contextos,pois imprime uma marca indelvel, sem possibilidade de se enquadrar como uma categoria relacional e contextual. Para Maggie (1998, p. 209), o moreno um termo instigante. Ele parece representar uma vlvula de escape presente na anlise das relaes raciais no Brasil, quando define o mestio como a soluo brasileira diante do conflito racial aberto e violento que acontece nos Estados Unidos ao mesmo tempo que revela muito pouco sobre a cor do entrevistado. Faz indicaes acerca da questo racial dos sujeitos e pode ser, tambm, uma chave para se discutir cor e raa sem falar sobre cor e raa.
Moreno contm em si mesmo tanto cor como ausncia de cor. Tanto pode ser um negro retinto, quanto pode [ser] uma alva de cabelos pretos, e uma categoria que tanto revela sobre a cultura quanto pode ser usada para conotar o lugar social das pessoas. Moreno contm em si o gradiente, a oposio negro/branco e a oposio preto/branco. Ela a categoria que por excelncia fala do nosso modo particular cotidiano de falar nas raas e nas oposies, sem falar delas. (MAGGIE, 1998, p. 211).

Em nossa pesquisa, o moreno e a morena informaram mais do que a cor do entrevistado, como j apresentei antes. Nas duas primeiras entrevistas realizadas com Aline e Renata e, posteriormente, com os(as) outros(as) cinco estudantes, o moreno apareceu durante toda a entrevista, sobretudo quando lhes perguntei se elas j haviam sido vtimas de racismo. Elas disseram que de racismo no, mas de discriminao sim, palavra usada vrias vezes sem o complemento racial.
eu acho que no preto! Assim do jeito que se fala no no, porque eu no acho que sou preta. Acho que se podia fal uma palavra menos forte porque morena uma pessoa bonita, assim razovel. assim um pessoa escura que no negra, mas tem uma beleza. (ALINE, 17 anos).

70

Conjectura, Caxias do Sul, v. 15, n. 1, p. 67-77, jan./abr. 2010

CAPITULO5.pmd

70

22/6/2010, 17:41

A ideia de evitao dos termos preta e negra atrela-se a um sentido de atenuao que ambos os vocbulos possuem para Aline. Preto uma palavra forte, isto , oposta a pessoa bonita que representada pela morena. Menos forte possuir um padro de razoabilidade que atribudo ao moreno, imputando-lhe uma distncia considervel com relao ao preto, pois mesmo que aos estudantes, negro e preto sejam vistos e determinados como sinnimos, o termo preto muito mais ofensivo que o termo negro.
Olha, a morena uma pessoa que no escura, e no clara, uma cor razovel. E eu me acho morena-clara, eu me acho clara, me acham morena. Moreno assim oh... pera... pra no dizer negro ou preta porque tem uma diferena assim n, porque tira a negra e bota a morena entendeu. (RENATA, 18 anos).

Substituio, eufemizao (perfrase) e atenuao se conjugam com o sentido de evitao e desvio do uso do termo morena presente na fala de Renata. Para ela morena tambm uma cor razovel, porque no escura nem clara. Ela usada para substituir negra, para botar no lugar dela. O termo razovel repetido por Renata muito mais como uma concordncia do que como um pensamento recorrente. Renata parece repetir a ideia de Aline no apenas por meio do razovel, mas tambm pela noo de distanciamento que morena carrega via noo de razoabilidade.
A pele do negro bem mais escura e o negro mais discriminado, no tem como discriminar a morena porque a pele menos escurinha, e os cabelos so assim: ondulado, o cabelo do negro carapinho. Carapinha aquele tipo de cabelo assim que todo enroladinho, bem mesmo assim. (MARIA, 18 anos).

As entrevistas dessas trs alunas foram o ponto de partida para as minhas incurses em direo aos contatos, com outros alunos e alunas, que pude manter e trocar informaes. A morena para Aline bonita e razovel, mas que tem uma beleza. Ela deve ser vista em oposio cor preta com contedo semntico carregado, isto , menos forte. Todas as descries de moreno(a) expostas a seguir foram registradas pelos prprios estudantes, durante a oficina temtica. As conversas e trocas de brincadeiras entre os alunos participantes foi constante durante a oficina,

Conjectura, Alan Augusto Moraes Ribeiro, v. 15, n. 1, jan./abr. 2010

71

CAPITULO5.pmd

71

22/6/2010, 17:41

Edited by Foxit Reader Copyright(C) by Foxit Software Company,2005-2007 For Evaluation Only.

o que pode ter influenciado as prprias definies sobre a categoria moreno(a).


Eu sou negro, mas sou mais moreno que um negro assim escuro que tem a pele da mo que no branca. Uma pessoa que moreno tem um ndio na famlia, porque no Brasil todos daqui tm um ndio, um negro e um de branco. Por isso que tem caboclo, mulato e mameluco na gente. Todos so iguais, eu acho que no tinha que ter discriminao entre as pessoas do mundo. (EWERTON, 17 anos).

As terminologias de cor apresentadas pelas alunas e pelos alunos podem, ento, ser discutidas com referncia quele emaranhado da semntica cultural das palavras que usamos (SHERIFF, 2002, p. 202) tambm para definir a prpria identidade com base na cor fenotipicamente elaborada. Esses significados, que em face do ambiente visual interno do lugar, no qual esto presentes diversos quadros e pinturas de ndios nas paredes da escola e no contedo dos trabalhos pedaggicos que alguns professores pedem aos alunos do 1 ano sobre o Dia do ndio, so tambm construdos na e pela instituio escolar. O(a) moreno(a) parece evidenciar um esforo semntico com base na qual se expressa um processo identitrio que usado e significado como prximo do negro e distante do branco, descartando a autoidentificao negro e preto e, ao mesmo tempo, distanciando-se da autoidentificao branco. Trocando em midos: esse uso do moreno(a) interpretado como um esforo de afastamento do polo negro e no necessariamente de aproximao, por conseguinte, do polo branco. Isso posto, parece que o processo de embranquecimento ou branqueamento por meio do uso de moreno(a) dos alunos e alunas, que elaborado dentro de um gradiente que gira em torno do polo preto/negro, pode ser interpretado de maneira parcial. H branqueamento, mas ele se d atravs da eliminao da ideia de negritude. Ao mesmo tempo, o(a) moreno(a) pode ser percebido(a) como uma emanao sutil de preconceito em si mesmo. Isto , o moreno usado pelos alunos entrevistados per si uma forma de racismo, ele pode articular consigo uma modalidade de preconceito racial que se d no movimento de negao de si, de transformao de si em outro, de tornarse um outro, uma outra, que evita aquele e aquela que so discriminados, vtimas de ofensa e injria racial. O moreno j preconceito sem se conceber como tal, na medida em que demonstra uma autoevitao dos
72
Conjectura, Caxias do Sul, v. 15, n. 1, p. 67-77, jan./abr. 2010

CAPITULO5.pmd

72

22/6/2010, 17:41

estudantes entrevistados que no querem ser o que os outros dizem (via ofensa racial) que eles e elas so: negros(as) e pretos(as). Por conseguinte, esse branqueamento indica-nos, tambm, uma forma peculiar de significao no contexto observado, que pode ser interpretado muito mais como um distanciamento do que como uma aproximao. Em termos sucintos: o(a) moreno(a) serve mais para se afastar do polo preto do que para se aproximar do polo branco. O termo moreno(a), na pesquisa de Sansone (2003, p. 86), aparece como uma palavra guarda-chuva para definir uma esttica no branca pelos sujeitos. Moreno(a) indica distanciamento de terminologias no negras. Entre os estudantes do Zaca, essa identificao realizada em torno de um contexto especfico e individualizado que lhes comum: se declararam vtimas de preconceito ou discriminao dentro de uma escola que considerada a melhor escolha pblica do Bairro do Guam.
Morena uma mulher clarinha, s um pouquinho, no branca, uma mulata. Morena uma mulata de carnaval, tem um corpo e de pele frgil. O negro tem um corpo, e a morena fica entre os dois, o ser humano que branco e o ser humano que negro. (ROSEMEIRE, 16 anos).

No caso das alunas com quem conversei e que me forneceram tais definies de moreno, os usos e significados dessa cor podem ser interpretados, dentro do contexto observado, como um vocbulo de evitao da autoidentificao negra e/ou preta, ambas representadas pelas alunas e pelos alunos como referncias identitrias portadoras de uma semntica socialmente depreciativa e presente no interior da escola, as quais so expressas e definidas com base nas diferentes percepes que os(as) alunos(as) da escola possuem sobre o tipo de cabelo, traos faciais, corporais, e tonalidade da pele. O que salta aos olhos nessas construes do(a) moreno(a) dentro da escola a referncia de comparao centrada nos termos negro e preto, ou seja, a categoria moreno(a) elaborada com relao a outras construes: o negro, o escuro e o preto. Eles se apresentam sob os esteretipos do escravo, que sempre trabalha arduamente, cuja referncia o passado escravocrata do Pas, imagem possivelmente oriunda dos estudos na disciplina de Histria, da mulata, a mulher negra bonita, com belas feies, com corpo esteticamente sensual, de curvas

Conjectura, Alan Augusto Moraes Ribeiro, v. 15, n. 1, jan./abr. 2010

73

CAPITULO5.pmd

73

22/6/2010, 17:41

arredondadas da domstica , cujo desprestgio social expresso pelos alunos, invisibilizada, etc. Sobre os modos de uso do moreno , a abordagem quantitativa apresentada por Silva (1999, p. 32) demonstra que a tese que considera a preferncia pela denominao morena entre os brasileiros como decorrncia de uma carga semntica negativa atribuda ao termo pardo somente seria plausvel se, mesmo indivduos fenotipicamente brancos no preferissem se autodenominar morenos, sobretudo porque, segundo esse autor, a preferncia pela morenidade parece ter um escopo maior do que uma simples rejeio ao termo pardo. (p. 37). Ou seja, o uso da denominao moreno uma preferncia identitria e aceitao do moreno pelos fenotipicamente classificveis como brancos e negros. A abordagem que localiza o uso do(a) moreno(a) como uma terminologia marcadamente imprecisa e ambgua, que atenua a negatividade de sentido atribuda aos termos preto, negro e Paraba, considera ao mesmo tempo que moreno est situado entre o elemento branco e o preto e representa, na escala de cor estabelecida pelo grupo pesquisado, uma proximidade maior com o branco e, por isso, muitas vezes implique uma ambigidade positiva, isso se entendermos o plo branco como o plo socialmente positivo entre os moradores do Alarico. (PACHECO, 1983, p. 31). Dentro do carter relacional das atribuies de cor, acionadas pelos indivduos em suas relaes cotidianas, a intencionalidade do uso de moreno, conforme essa autora, consistia em se aproximar semanticamente do termo branco. Em nosso trabalho, o atributo moreno(a) expresso pelos alunos e pelas alunas no significou uma tentativa de aproximao com o polo branco. Significou, do outro lado da escala, distanciamento do polo negro/preto. Em outros termos, a construo da cor morena e da morenidade como um tipo de enunciado identitrio (AGIER, 2001, p. 11) com base na cor, foi elaborada com o objetivo de evitar os termos negro e preto, mas no necessariamente aproximar-se do polo branco.
Moreno razovel, e preto mais escuro, tem preto que preto, moreno mais claro. Olha, um exemplo assim: tem maior diferena entre uma pessoa que morena e uma branca do que uma que morena e uma pessoa negra. (RENATA, 19 anos). Morena mistura branco e negro, o cabelo mais soltinho, mais clarinho. A morena menos pretinha, negro mais escuro e negro quase azul tem a palma da mo do negro roxa, meio roxa. Tem

74

Conjectura, Caxias do Sul, v. 15, n. 1, p. 67-77, jan./abr. 2010

CAPITULO5.pmd

74

22/6/2010, 17:41

maior diferena entre morena e branca do que morena e escura, uma pessoa preta. (MARIA, 18 anos). Moreno mais escuro que branco e menos escuro que negro... Uma pessoa negra o contrrio de uma pessoa branquinha... Eu sou morena que t no meio dos dois, porque eu tenho um av que ndio mesmo! Minha me morena... E o meu pai... Olha... Eu acho que branco... Ele mais claro que a mame, porque ele neto de ndio l de Santarm. (NBIA, 19 anos).

Tais diferenciaes entre as construes de negra e de preta (vistas pelas estudantes como termos similares, como expliquei antes), branca e morena tem maior diferena entre uma pessoa que morena e uma branca do que uma que morena e uma pessoa negra; Tem maior diferena entre morena e branca do que morena e escura em termos de distncia, podem sugerir uma particularidade local da maneira como a categoria moreno(a) acionada nas relaes entre os(as) estudantes. O(a) moreno(a) pode ser interpretado como um desses vocbulos de cor que instrumentalizam esse esforo de classificao racial que apresenta um uso descritivo, mas tambm taxonmico peculiar no contexto observado nesta pesquisa, que toma por base traos fenotpicos como: 1) traos labiais; 2) cor e tipo de cabelo; 3) tipo de nariz, mas, sobretudo, considera como mais importante a pigmentao da pele na construo da categoria moreno. Assim, conforme o tipo de cabelo, pode haver referncia ao caboclo, cujos cabelos lisos e pele escura fazem-no migrar para o(a) moreno(a). Entretanto, h uma ordem hierrquica de relevncia desses traos entre os estudantes, a qual v os lbios finos como mais atraentes, embora os lbios grossos sejam mais desejados. O nariz afinado como um trao de beleza em detrimento do nariz alongado que visto como feio esteticamente e marcado racialmente.
A negra tem cabelo carapinha, lbios carnudos, bundo, boco... A morena tem cabelo liso... Mais tem bundo tambm, lbios grande... E tem cabelo carapinha s vezes, mais ela alisa... A morena mais clarinha, tem pele assim mais clarinha, mais branquinha, n? (ELINALVA, 17 anos).

Conjectura, Alan Augusto Moraes Ribeiro, v. 15, n. 1, jan./abr. 2010

75

CAPITULO5.pmd

75

22/6/2010, 17:41

Edited by Foxit Reader Copyright(C) by Foxit Software Company,2005-2007 For Evaluation Only.

Ora, se a percepo da cor e a consequente classificao social em termos raciais com base nessa percepo podem ser tambm influenciadas por caractersticas locais, regionais, onde se dinamizam as relaes sociais em discusso, parece que o vocabulrio usado na Regio Norte, na periferia da cidade de Belm, em uma escola pblica localizada no Bairro do Guam, pode resultar da maneira especfica que os sujeitos dessa cidade percebem a cor em suas relaes, expressando tal percepo em uma variedade de termos que possibilitam, ao mesmo tempo, a criao de vocbulos tambm especficos, isso se considerarmos a categoria moreno(a) como um desses vocbulos que possui sentidos e usos construdos dentro de contextos regionalmente especficos. (PINTO, 1998, p. 26).
Eu acho que sou morena porque a minha famlia tem uma parte de ndio, uma parte de negro e de caboclo do Maraj, porque a minha me veio do Maraj, e ela filha de branco, e o meu pai disse uma vez que ele teve um av que ainda foi escravo... Eu puxei mais pra essa parte do ndio mesmo, porque eu sou moreninha, porque mais por causa do ndio que uma parte l do pessoal de casa... at porque eu acho que uma pessoa morena no sofre de preconceito viu, porque eu no entendi e at o meu tio me falou que eu no podia ser discriminada, porque eu tenho uma pele mais clarinha, assim moreninha, e a discriminao uma coisa que no tem sentido! Eu no entendo, uma coisa sem lgica, uma discriminao contra pessoas mais morenas, assim de cor negra... preta como diz. (ELINALVA, 18 anos).

Um outro sentido que pode ser apreendido do uso de moreno o de ser um apontador em torno do qual ser mais moreno do que um moreno propriamente dito /pode ser negro ou preto. Moreno, ento, apresenta-se como uma referncia com relao qual se pode classificar quem negro, quem preto e quem pode ser moreno , estritamente moreno, que distinto de preto e negro. Assim, um negro mais moreno do que um moreno; uma morena um pouco clara, e um branco no tem nada de moreno. Ao mesmo tempo, moreno(a) se legitima enquanto tal com base na hipodescendncia de ndios.

76

Conjectura, Caxias do Sul, v. 15, n. 1, p. 67-77, jan./abr. 2010

CAPITULO5.pmd

76

22/6/2010, 17:41

Referncias
AGIER, Michel. Distrbios identitrios em tempos de globalizao. Revista Mana, So Paulo, n. 7, v. 2, p. 7-33, 2003. CAVALLEIRO, Eliane. Do silncio do lar ao silncio escolar: racismo, preconceito e discriminao racial na Educao Infantil. 3. ed. So Paulo: Contexto, 2003. DAMATTA, Roberto. Digresso: a fbula das Trs Raas ou o problema do racismo brasileira. In: DAMATA, Roberto. Relativizando: uma introduo antropologia social. Rio de Janeiro: Rocco, 1987. p. 58-85. GERTZ, Clifford. A interpretao das culturas: uma descrio densa: por uma teoria interpretativa da cultura. Rio de Janeiro: LTC, 1989. GUIMARES, Antonio Srgio A. Racismo e anti-racismo no Brasil. So Paulo: Editora 34, 1999. MAGGIE, Yvone. Aqueles a quem foi negada a cor do dia: as categorias de cor e raa na cultura brasileira. In: MAIO, Marcos C.; SANTOS, Ricardo V. (Org.). Raa, cincia e sociedade. Rio de Janeiro: Fiocruz; Centro Cultural Banco do Brasil, 1998. PACHECO, Moema de Teixeira P. Famlia e identidade racial: os limites da cor nas relaes e representaes de um grupo de baixa renda. Dissertao (Mestrado) UFRJ, Rio de Janeiro: Museu Nacional, 1986. PINTO, Regina Pahim. Os problemas subjacentes ao processo de classificao da cor na populao do Brasil. In: ROSEMBERG, Flvia; PINTO, Regina P.; OLIVEIRA, Eliana de; PIZA, Edith O(Orgs.). A classificao da cor no Brasil. XXI ANPOCS. Rio de Janeiro: Fundao IBGE, 1996 (Textos para discusso, v. 8). 1998. SANSONE, Lvio. Negritude sem etnicidade: o local e o global nas relaes raciais e na produo cultural negra do Brasil. Bahia: Edufba, 2003. SHERIFF, Robin E. Como os senhores chamavam os escravos: discursos sobre cor, raa e racismo num morro carioca. In: MAGGIE, Ivone; BARCELOS, Cludia Rezende (Org.). Raa como retrica: a construo da diferena. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2002. SILVA, Nelson do Valle e. Morenidade: modos de usar. Cadernos Afro-Asiticos, Rio de Janeiro: Fundao Joaquim Nabuco, 1999.

Recebido em agosto de 2009 e aprovado em outubro de 2009.


Conjectura, Alan Augusto Moraes Ribeiro, v. 15, n. 1, jan./abr. 2010

77

CAPITULO5.pmd

77

22/6/2010, 17:41

Potrebbero piacerti anche